PESQUISA NESTE SITE:

17 agosto 2020

PATOS DE MINAS-MG - Queimadas se agravam na região e Bombeiros alertam para importância da prevenção


                O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas-MG emitiu um alerta aos moradores da região. As queimadas vêm se agravando e é preciso evitar uma maior incidência. Além de ser crime, a queimada causa danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.
                A advertência foi na Sexta-feira (200814).

                Todos já devem ter sofrido com fuligem, fumaça de queimadas realizadas em lotes vagos, áreas de preservação, ou até mesmo terem seus bens e vidas sob risco por conta desse tipo de ato, que infelizmente é comum e traz sérios problemas.

                A queimada na maioria das vezes é causada pelo homem, no intuito de realizar a queima de lixo ou limpeza de um lote, o problema é que na maior parte das vezes a vegetação está seca e alta, se projetando em alguns casos para edificações confrontantes.

                No período atual, com o agravamento da seca e aumento da temperatura e dos ventos, as áreas rurais tornam-se muito vulneráveis aos incêndios em virtude das grandes áreas abertas, muitas vezes sem aceiros entre as divisas das propriedades.


                Desta forma, pastos, plantações, reservas, pomares, quintais e edificações rurais muitas vezes se misturam, tornando-se por vários hectares uma faixa constante de vegetação, facilitando a propagação das chamas e dificultando os trabalhos de extinção dos incêndios.

                Além de trazer sérios riscos aos transeuntes de rodovias e estradas vicinais, os incêndios em áreas rurais ainda trazem prejuízos à fauna e à flora. Durante todo o ano de 2019, o 12º Batalhão de Bombeiros com sede em Patos de Minas atendeu um total de 288 ocorrências referentes a incêndios em vegetação.

                Em 2020, até o dia 10 de Agosto, já foram atendidas 216 ocorrências desta natureza e agora inicia-se o período mais crítico, por isso é importante que a população redobre a atenção e tome medidas preventivas para não se tornarem vítimas.

                Na cidade, caso seja vizinho de lotes vagos, o ideal é não jogar lixo nos mesmos, e caso o proprietário não tome as medidas previstas pelo código de postura do município (manter lote limpo), faça ao longo da divisa um aceiro para proteção da sua edificação.


                Na zona rural o maior aliado na proteção contra a propagação dos incêndios e também o maior facilitador dos trabalhos de combate às chamas é o aceiro que é uma medida preventiva caracterizada pela criação de uma faixa sem vegetação medindo de 01 a 02 metros de largura em torno das cercas de divisas, plantações, currais, reservas florestais, casas, galpões entre outros bens.

                Com o aceiro consegue-se compartimentar as áreas impedindo ou dificultando a propagação do incêndio e criando pontos a partir dos quais os Bombeiros podem iniciar o combate às chamas.

                Assim como na área urbana, também é proibido queimar lixo em fazendas e fazer limpeza de áreas rurais utilizando o fogo, visto que estas práticas frequentemente acabam por gerar grandes incêndios florestais.

                Essas medidas trarão segurança, porém devemos conscientizar de que a queimada traz inúmeros prejuízos e utilizarmos de métodos diferentes para solução de problemas como limpeza de áreas e descarte correto de lixo.










                Com Informações de: PO Notícias.

PATOS DE MINAS-MG - Operador de maquinário agrícola morre durante a colheita de milho

Bombeiros encontraram o maquinário funcionando, porém o operador não estava dentro da cabine.


               Na tarde desta Segunda-feira (200817), o operador e proprietário de uma colhedeira de milho morreu após ser triturado pela própria máquina em uma fazenda que fica na região do Km 383 da BR-365, em Patos de Minas-MG, próximo a Comunidade Rural de Leal.

               Duas viaturas do 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros, deslocaram para o local da ocorrência. Chegando na fazenda, os bombeiros encontraram a máquina de colher milho funcionando, porém não havia operador.


               Segundo o solicitante, havia partes de roupa próxima à máquina, o que levantou suspeita de que o operador pudesse estar preso no interior do equipamento agrícola. Sob a coordenação do Comandante do 12º BBM, foi realizada avaliação da cena, desligamento da máquina, estudo de situação e os trabalhos de busca no interior do equipamento. 

               As equipes localizaram parte do corpo do operador preso entre as ferragens do maquinário e outras partes trituradas no solo.

               Após os trabalhos periciais, as equipes realizaram a remoção do corpo de Criscele Costa Silva, de 42 anos, que foi levado para o Instituto Médico Legal - IML de Patos de Minas
               Ainda não há informações sobre a causa do acidente.

               Com Informações de: Patos Notícias.

UNAÍ-MG - Sobe para 35 os Casos de óbitos por Covid-19 e Positivos alcançam o numero de 1650 casos


                 Unaí-MG,  tem atualização do número de Casos de Óbitos em 35 casos. o número de Casos Suspeitos foi elevados para 7.326 Casos nesta Segunda-feira (200817).
                 Somente sete Casos de Descartados e Curados foram registrados nesta Data.

                 A semana teve início com registros altos para Suspeitos e para Casos Positivos:

Casos registrados neste final de Semana (72:00 horas).

                 232 novos Casos Suspeitos,
                 042 novos Casos Positivos,

                 7 novos Casos Descartados,
                 7 novos Casos Curados,

                 3 novos Casos de Óbitos, pela Covid-19.

                 Hoje presenciei uma mãe vindo do mercado, segurando seu filhinho pela mão. Ela usava óculos escuros, Calça Jeans, e uma blusa simples. Como proteção usava uma máscara estampada, e levava uma blusa tira-colo!

                 Seu filho de uns três ou quatro anos, caminhava ao seu lado de mãos dadas com sua mãe. Ele usava uma camisetinha colorida e uma bermudinha preta. Era algo normal de se ver em Unaí, mas uma coisa chamou a minha atenção, ele não estava usando máscara para se proteger...

                 Alguém até pode me dizer: "Coitadinho, você quer que uma criança dessa idade, tão inocente, use uma máscara no seu rosto"?
Respondo: Lógico! Melhor que deixá-lo a mercê do Coronavírus.

                 Não que ache tão certo, mas é obrigatório, uma vez que a mãe o levou ao mercado. Estamos em um tempo que, para cuidarmos, devemos tomar atitudes drásticas e muito sérias.

                 Primeiro a criança estava exposta, isso jamais pode ser visto na cidade de Unaí, onde todos os dias temos mortes e infectados na cidade.
                 Segundo a doença não escolhe ninguém por idade: mata adultos, mata jovens, velhos e crianças. Se formos olhar o perfil dela nas redes sociais, pode estar lá, escrito: "Fique em Casa", daí ela sai, leva sua criança desprotegida para a rua, isso é imprudência!

                 Ah mas, não tenho onde deixá-lo. Espere para um horário em que o marido sai, e a mãe fica com o filho em casa, ou vice-versa! A criança desprotegida, é vulnerável, contagia e em casa, transmite para os pais, irmãos e todos com quem tem contato.
                 Mamãe que ama seu filho, Proteja ele, deixe em casa, cuide enquanto é tempo!

                 Unaí tem muito em que se adequar para estar protegidos da Pandemia que assola a população neste mês de Agosto. Por sua vida e daqueles que você ama, fique em casa.

Registro Pandemiológico Unaienses:
                 Com dados Diários, Mensais e Gerais - Atualizados nesta Segunda-feira (200817).








BOLETIM PANDEMIOLÓGICO UNAIENSES:
                 Com dados do Dia e Gerais da Pandemia na cidade de Unaí-MG, Na Região Noroeste de Minas Gerais, atualizado nesta Segunda-feira (200817).

                 Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

BURITIS-MG - Motociclista morre após cair de ponte sobre o Córrego Avanço


               A Polícia Militar registrou um acidente com vítima fatal na área rural de Buritis-MG. Um homem de 50 anos perdeu o controle da motocicleta quando atravessava a ponte sobre o Córrego Avanço, que fica a aproximadamente 4 quilômetros do Centro de Buritis-MG.

               De acordo a Polícia Militar, metade do corpo da vítima estava submerso, próximo à motocicleta, uma Yamaha YBR. O veículo não possuía placa de identificação e a numeração do chassi estava raspada.

               O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal - IML de Unaí-MG
               Na manhã do dia seguinte a Prefeitura Municipal fez reparos na ponte, que tem aproximadamente 6 metros de altura.






               Com Informações de: Mais Buritis.

MONTE AZUL-MG - Após denúncia, 33 pessoas são presas em rinha de galos

Foram apreendidos 72 galos, além de bicos e esporas e R$ 920 em dinheiro.


                Trinta e três pessoas foram presas e 72 galos apreendidos após denúncia anônima de realização de rinha na zona rural de Monte Azul-MG.

                Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, foi realizado monitoramento que confirmou a presença de diversas pessoas no local apontado, sendo montada operação para capturar os envolvidos.

                Quando os militares chegaram ao local, havia dezenas de pessoas ao redor de uma arena onde havia galos brigando. Foi dada ordem para que todos ficassem na posição em que estavam, mas algumas pessoas fugiram e escaparam por uma mata próxima.


                O dono da propriedade onde a rinha estava sendo realizada conseguiu fugir, mas foi identificado e será autuado.

                Foram apreendidos 72 animais, além de 34 bicos, 23 esporas, R$920,00 em dinheiro, entre outros materiais.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Trio é detido pela Polícia Militar envolvidos em roubo, porte ilegal de arma de fogo e receptação no Bairro Canaã


                 Os policiais militares foram solicitados por um homem de 38 anos, vítima de roubo. Aos militares, disse que transitava a pé pela Rua José Alcino da Rocha no Bairro Canaã, em Unaí-MG, e foi abordado um homem, que o empurrou e retirou o aparelho celular de seu bolso, o socou e falou para ele não reagir, ele viu um rapaz que estava dando cobertura com a mão na cintura, aparentando estar armado. 
                 O assalto ocorreu nesta Segunda-feira (200817).

                 De posse das características dos suspeitos, os militares iniciaram os rastreamentos e abordaram um dos suspeitos, um homem de de 30 anos ainda no bairro. Ele confessou a autoria do crime e disse que trocou o aparelho celular por três pedras de crack, negócio feito com um adolescente em uma “Boca de fumo” localizada no Bairro Novo Horizonte.

                 Na residência estavam três pessoas, um idoso, avô do adolescente em conflito com a lei, de 17 anos, e um rapaz de 20 anos, após uma vistoria pelo local, foi encontrado dentro de um cesto de roupas usadas um revólver calibre 32 municiado com cinco munições intactas, na cozinha foi encontrado um tablete de substância análogo à maconha. O rapaz assumiu ser o dono da arma de fogo e da droga. 
                 O celular da vítima não foi encontrado.

                 O homem de 30 anos já foi preso por furtos, ameaças, lesão corporal, vias de fato agressão e uso/consumo de drogas, o de 20 anos já foi preso por porte ilegal de arma de fogo, furto e desacato. O adolescente relatou aos militares, que a menos de uma semana foi liberado do Centro Socioeducativo de Unaí.

                 O homem foi preso pelo crime de roubo consumado, o rapaz por posse ilegal de arma de fogo e posse de drogas e o adolescente foi apreendido pelo crime de receptação, todos foram encaminhados pra a delegacia de Polícia Civil juntamente com a arma de fogo, munições e a droga apreendidas.

”POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 245 ANOS: 
NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA.” UMA POLÍCIA SOLIDÁRIA.

                 Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

BRASIL - INSS inicia projeto-piloto de prova de vida digital, ENTENDA

Cerca de 500 mil beneficiários poderão fazer o procedimento nos próximos dias. No Distrito Federal e entorno serão contemplados nesse piloto 8.127 beneficiários do INSS.


                O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, em parceria com a Secretaria de Governo Digital - SGD do Ministério da Economia e a Dataprev, inicia o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial a partir do dia 20 de Agosto. Nesta primeira etapa, participarão cerca de 500.000 beneficiários de todo o Brasil.

                Os primeiros contatos com os segurados começam a ser realizados nos próximos dias pelo INSS por meio de mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail. Estes segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida, portanto, é importante que realizem o procedimento, se forem contatados pelo INSS.

                Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN e do Tribunal Superior Eleitoral. Serão selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.

                Vale salientar que este é um projeto-piloto de prova de vida por biometria. Portanto, nesta etapa, o INSS, em parceria com a Secretaria de Governo Digital - SGD e a DATAPREV, farão os ajustes necessários para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança, posteriormente, para todos os beneficiários.

                É importante destacar que o beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.


                A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Como será?

                A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmara do celular do cidadão, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br) que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.

                É importante destacar que, como se trata de um piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.

Como é atualmente

                Suspensa desde Março até Setembro deste ano devido às normas relacionadas à pandemia, a prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

                A comprovação costuma ser feita na instituição bancária em que o segurado recebe seu benefício. Atualmente, o procedimento de prova de vida é presencial, bastando o beneficiário apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros) a um funcionário. Em algumas instituições bancárias, esse procedimento já pode ser feito por meio da tecnologia de biometria direto nos terminais de autoatendimento.

Perguntas e respostas


1- Como será realizada a prova de vida por biometria?

                Com o uso do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br) o segurado enviará uma foto e será feito o reconhecimento facial por meio de: 

                1) prova de vivacidade; 
                2) prova de identidade. 

                Após essas duas etapas, o aplicativo indica se aquela pessoa é de fato a pessoa do CPF informado no cadastramento.

                A prova de vivacidade é efetuada da seguinte forma: 

                o cidadão é orientado pelo aplicativo Meu gov.br a centralizar o rosto, virar o rosto para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria através de foto. Seguindo esses passos, é possível confirmar a vivacidade do cidadão.

                A prova de identidade é efetuada da seguinte maneira: caso a biometria do cidadão a ser validada seja do TSE, será necessário informar o número do título de eleitor e, caso a biometria seja do DENATRAN, será necessária a Data de Emissão da Carteira de Habilitação.

2- Todos os segurados terão que fazer a prova de vida por biometria?

                Nesta primeira etapa de testes, o projeto será feito com o cerca de 500.000 beneficiários de todo o país. O INSS entrará em contato por telefone, SMS e e-mail, convidado o beneficiário a participar do projeto.

3- Como o segurado pode ter certeza de que está sendo contatado pelo INSS?

                O remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Por isso é importante ficar atento. Qualquer mensagem sobre prova de vida que não tenha esse número deve ser desconsiderada, pois não foi enviada pelo INSS
                Caso o cidadão que tenha sido notificado tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações.

4- A prova de vida presencial continua?

                Importante destacar que a suspensão do pagamento por falta da prova de vida, atualmente, está suspensa devido a pandemia do Coronavírus. Este novo projeto, ressaltamos, visa dar mais comodidade e segurança ao cidadão, reduzindo a necessidade de deslocamentos para a realização do serviço. Caso o cidadão não tenha acesso à internet e um smartphone, a prova de vida seguirá sendo realizada nas agências bancárias.

5- A prova de vida digital do projeto-piloto terá validade ou será apenas um teste?

                Sim, a prova de vida terá validade e, após o beneficiário finalizar o processo, não precisará se deslocar até uma agência bancária, conforme é feito anualmente.

6- A partir de quando a prova de vida por biometria vai valer para todos os segurados?

                A partir dos resultados do piloto, o INSS, em conjunto com a SGD e a DATAPREV, avaliarão e farão aprimoramentos, para que o projeto possa ser expandido para todos os beneficiários.

7- O INSS vai disponibilizar para todos os beneficiários a prova de vida digital ainda este ano? Caso não, há previsão?

                Sim, a expectativa é que este serviço esteja disponível para todos os beneficiários ainda neste ano, mas dependerá dos resultados do projeto-piloto.

8- Quando a prova de vida digital for implementada, acabará a prova de vida presencial?

                Importante destacar que a prova de vida atualmente está suspensa e essa novo projeto visa dar mais comodidade e segurança ao cidadão, reduzindo a necessidade de deslocamentos para a realização do serviço. Caso o cidadão não tenha acesso à internet e um smartphone, a prova de vida seguirá sendo realizada nas agências bancárias.

9 – Quando implementada para todos, como deve proceder para fazer a prova de vida anual o beneficiário que não tem acesso à internet?

                Caso o cidadão não tenha acesso à internet e um smartphone, a prova de vida seguirá sendo realizada nas agências bancárias. A prova de vida digital é uma alternativa importante e segura para que o beneficiário não precise se deslocar até uma agência bancária para realizar o procedimento anual.

10- A base de dados do governo federal usada para a prova de vida digital é grande o suficiente para fazer a prova de vida de todo os beneficiários?

                Para este piloto, o INSS trabalhará com a base de dado do DENATRAN e do TSE.

11- Existe um modelo de celular indicado para que possa fazer o reconhecimento facial?

                É necessário que o beneficiário possua um smartphone com câmera frontal, para que a biometria facial seja feita.

12. Por que foi necessário usar dois aplicativos para o procedimento da prova de vida?

                Os dois aplicativos de governo já existiam, então, a solução mais rápida para a população a ser beneficiada foi integrá-los e solucionar a questão do deslocamento de aposentados para a prova de vida. 

                A previsão é que, a partir dessa experiência com a prova de vida, o Meu gov.br integre novos serviços de diversas áreas de governo.

                Com Informações de: INSS.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG - Dois acidentes são registrados na rodovia MGC-354


                 Dois acidentes foram registrados, na rodovia MCG-354, no município de Presidente Olegário-MG. Houve apenas danos matérias. Um motorista, por ser inabilitado foi preso e conduzido para a Delegacia de Policia Civil.
                 Os acidentes ocorreram na tarde desta Sexta-feira (200814).

                 De acordo com a Polícia Militar Rodoviária - PMR, o primeiro acidente foi por volta das 12:40 horas, na altura do Km 167. O motorista 73 anos, perdeu o controle direcional da FORD F1000 quando seguia sentido Presidente Olegário a Patos de Minas-MG e, chocou o veiculo contra um barranco. Por sorte ele não se feriu. Por está com a documentação em dia, condutor e veículo foram liberados e a pista desobstruída,


                 O segundo acidente foi às 13:30 horas, no Km 146, logo após a Represona. O condutor do veículo VW Gol, cor preta, relatou aos militares que seguia sentido Presidente Olegário ao Posto Lagomar, quando em uma curva a esquerda perdeu o controle da direção do veículo, saiu da pista e capotou. 
                 Mesmo com a gravidade do acidente o motorista aparentemente não apresentava ferimentos.

                 Ao ser fiscalizado, foi constatado que o condutor não era habilitado. Diante dos fatos, ele foi submetido ao teste de alcoolemia constatando que o mesmo não havia ingerido bebida alcoólica. Por ter se envolvido em acidente de trânsito e por consequência gerando perigo de dano, o mesmo foi preso em flagrante delito e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil e confeccionada a atuação por estar inabilitado.




                 Com Informações de: PO Notícias.

PATOS DE MINAS-MG - Veículo perde motor e caixa de marchas após bater e quebrar poste na Avenida Fátima Porto


                A batida violenta no prolongamento da Avenida Fátima Porto, em Patos de Minas-MG. O motor do veículo chegou a se soltar após atingir o poste de iluminação pública. O motorista deixou o local e não foi encontrado pela Polícia Militar.
                Acidente aconteceu na noite de Sexta-feira (200814).


                Conforme as primeiras informações, o motorista seguia em sentido ao Centro de Patos de Minas quando teria perdido o controle e atingido um poste na rotatória de acesso ao Bairro Jardim Califórnia
                Com o impacto, o motor foi arremessado do carro.


                Testemunhas informaram que o motorista conseguiu sair do veículo, procurar o celular e depois saiu do local. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência e tentar localizar o condutor. O poste ficou caído sobre o barranco e o carro ocupando parte da via.


                Com Informações de: PO Notícias.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS