PESQUISA NESTE SITE:

21 junho 2020

CAPITÃO ENÉAS-MG - Prefeitura Municipal confirma terceira morte por complicações causadas pelo novo coronavírus

De acordo com o município, trata-se de um homem de 73 anos que estava internado no Hospital Mário Ribeiro, em Montes Claros.


               A Prefeitura Municipal de Capitão Enéas-MG confirmou, a terceira morte de paciente com complicações causadas pela Covid-19. De acordo com o município, trata-se de um homem de 73 anos.
               A informação é deste Domingo (200621).

               Segundo a prefeitura, o paciente estava internado no Hospital Mário Ribeiro, em Montes Claros-MG, e morreu nesse Sábado (200620). 
               De acordo com o município, ele tinha diabetes.

               De acordo com o Boletim Epidemiológico, Capitão Enéas tem 18 casos confirmados, sendo que 11 estão curados e 03 morreram.

               Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - Parceria com Polícia Civil agiliza combate à violência doméstica

Ferramenta do TJMG, já em teste piloto, permite consulta rápida a medidas protetivas.


                 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, de mãos dadas com a Polícia Civil, entra firme no árduo combate à violência doméstica, que atinge vários lares mineiros. 

                 Na Sexta-feira (200619), o presidente do Tribunal, desembargador Nelson Missias de Morais, assinou uma portaria conjunta que disponibiliza o funcionamento de um novo sistema eletrônico. O sistema permite o acesso online a informações sobre medidas protetivas expedidas por magistrados mineiros e inicialmente será utilizado somente pela Polícia Civil. O objetivo é estender o funcionamento à Polícia Militar.

                 Assinaram a portaria, além do presidente Nelson Missias de Morais, o corregedor-geral de justiça de Minas Gerais, desembargador José Saldanha da Fonseca; o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Wagner Pinto de Sousa; o procurador-geral de justiça de Minas Gerais, Antônio Sergio Tonet; e o chefe da Assessoria Militar do TJMG, coronel Marcos Antônio Dias.

                 Também participaram da cerimônia de assinatura da portaria o desembargador Julio César Gutierrez; o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Luiz Carlos Rezende e Santos; o juiz da Vara de Inquéritos, Daniel Leite; o defensor público geral do estado, Gério Patrocínio Soares; a superintendente de Investigação da Polícia Civil, delegada Ana Claudia Oliveira Perry; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias do Ministério Público de Minas Gerais, Patrícia Habkouk.

                 Para o presidente Nelson Missias, a ferramenta, que já está disponível através de um teste piloto na Comarca de Belo Horizonte-MG, é de grande importância para que todas as instituições envolvidas no processo possam acessar informações de forma eficiente.

"Trata-se de uma grande conquista, mas precisamos avançar ainda mais para facilitar o trabalho não apenas da Polícia Civil, mas futuramente da Polícia Militar. Essa parceria nos ajuda a construir uma sociedade melhor"
                 Observou o presidente.

                 Segundo Nelson Missias, o sistema facilitará a comunicação entre os órgãos que compõem o sistema de justiça penal para que se possa prestar um melhor serviço à sociedade. 

"Estamos dando um grande passo para ter maior controle sobre a violência doméstica e tentar minimizá-la"
                 Encerrou o presidente.


Fins de semana

                 O juiz auxiliar da Presidência do TJMG Delvan Barcelos Júnior explica que a ferramenta surgiu em função das dificuldades encontradas por policiais civis, principalmente nos finais de semana, que não tinham acesso a determinadas medidas protetivas expedidas pela Justiça mineira. 

                 Como as secretarias das varas ficam fechadas nos fins de semana, os policiais trabalhavam às cegas e, muitas vezes, não podiam agir por pura falta de informação.

                 Com o sistema, todas as informações originadas no Tribunal de Justiça relativas a violência doméstica passam a ficar disponíveis aos policiais civis 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados, evitando atrasos no cumprimento de decisões. 

"Agora, com o sistema, os policiais poderão acessar as informações a qualquer momento, não sendo mais necessário utilizar outros recursos como e-mail ou telefone para saber sobre decisões judiciais"

                 Explica o juiz auxiliar da Presidência, que, dentro do TJMG, atua diretamente na área de desenvolvimento de novas tecnologias.

                 Ele ressalta que, em um primeiro momento, a ferramenta estará disponível somente na Comarca de Belo Horizonte para aprimoramento. Depois, será instalada em todo o estado. Futuramente, o sistema também estará disponível para a Polícia Militar

                 Neste caso, a importância é ainda maior, pois os policiais militares são os primeiros a atender uma ocorrência de violência doméstica e, com a consulta online, podem, por exemplo, efetuar uma prisão in loco, sem nenhuma burocracia.

Sistemas interligados

                 O chefe de Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Wagner Pinto, explica que o sistema desenvolvido pelo Tribunal de Justiça funcionará de forma interligada com a plataforma PCNET, da Polícia Civil, que abrange todo o estado. 

"Quando interligamos os sistemas, tudo fica mais ágil, facilitando o nosso combate a crimes de violência doméstica"
                 Explicou o delegado.

                 Em anexo, ouça o podcast com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, e com chefe de Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Wagner Pinto.

                 Com Informações de: ASCOM.
TJMG - MINAS GERAIS.

UNAÍ-MG - O que aconteceu na 18ª Reunião ordinária da Câmara Municipal nesta última Segunda-feira (15)

ORDEM DO DIA
18ª Reunião Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura.


Matérias aprovadas:

                Autor: Valdir Porto
                Turno:

                PROÍBE O TRANSPORTE, ARMAZENAMENTO, COMÉRCIO, MANUSEIO, A UTILIZAÇÃO, A QUEIMA E A SOLTURA DE FOGOS DE ARTIFÍCIOS SONOROS NO MUNICÍPIO DE UNAÍ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

OBSERVAÇÃO
                Na oportunidade será deliberado o Substitutivo n.º 2 do Projeto de Lei 59/2018.

                Autor: Professor Diego
                Turno: Segundo

                SUSPENDE OS PRAZOS DE VALIDADE DOS CONCURSOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELO CORONAVÍRUS (COVID-19).

                Autor: Alino Coelho
                Turno: Único

                DENOMINA MIGUEL FERREIRA RODRIGUES A PRAÇA PÚBLICA QUE MENCIONA.

OBSERVAÇÃO
                Na oportunidade será deliberado, em turno único, o parecer que dá redação final ao Projeto de Lei 55/2018

                Autor: Valdir Porto
                Turno: Único

                CONCEDE O TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA UNAIENSE AP SENHOR JOSÉ DOS ANJOS LUIZ ALVES.

OBSERVAÇÃO
                Na oportunidade será deliberado, em turno único, o parecer que dá redação final ao Projeto de Decreto Legislativo 3/2020.

                Requerimento nº 162 de 2020
                Autor: Valdir Porto
                Turno:

                REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO, JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DETERMINAR O ENVIO A ESTA CASA DE PROJETO DE LEI QUE CRIE UM PARQUE ECOLÓGICO NO LIMITE COM O LOTEAMENTO CURVA DO RIO IDENTIFICADAS COMO ÁREA VERDE 03 ONDE O MESMO LEVARÁ O NOME DE ÁLVARO RODRIGUES BARBOSA, NA FORMA DA MINUTA ANEXA.

                Requerimento nº 164 de 2020
                Autor: Ilton Campos
                Turno:

                REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO, JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE DETERMINAR QUE SEJA FEITO PATROLAMENTO E CASCALHAMENTO DA ESTRADA QUE DA ACESSO A FAZENDA CARAÍBAS NESTE MUNICÍPIO.

                Requerimento nº 165 de 2020
                Autor: Andréa Machado
                Turno:

                REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DISPONIBILIZAR VACINA CONTRA RAIVA PARA TODOS OS ANIMAIS (CACHORROS E GATOS), QUE NECESSITAREM, MESMO QUE NÃO SEJA PERÍODO DE CAMPANHA.

                Requerimento nº 166 de 2020
                Autor: Andréa Machado
                Turno:

                REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DISPONIBILIZAR MAIOR NÚMERO POSSÍVEL POR MÊS DE CASTRAÇÃO EM CÃES E GATOS, NESTE MUNICÍPIO.

                Requerimento nº 168 de 2020
                Autor: Andréa Machado
                Turno:

                REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DETERMINAR A INSTALAÇÃO DE UM ANEXO DA FARMÁCIA BÁSICA, COM A DISPONIBILIZAÇÃO DE UM FUNCIONÁRIO PARA DISPENSAÇÃO DOS MEDICAMENTOS PARA A POPULAÇÃO DE GARAPUAVA E REGIÃO.

                Requerimento nº 169 de 2020
                Autor: Andréa Machado
                Turno:

                REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DETERMINAR O ATENDIMENTO MÉDICO PARA O ASSENTAMENTO SÃO MIGUEL, COM FREQUÊNCIA DE PELO MENOS DUAS VEZES POR MÊS.

                Requerimento nº 170 de 2020
                Autor: Andréa Machado
                Turno:

                REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE DISPONIBILIZAR ÁGUA PARA TODAS AS FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO SÃO MIGUEL, SITUADO NO MUNICÍPIO DE UNAÍ.

                Requerimento nº 171 de 2020
                Autor: Andréa Machado
                Turno:

                REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DETERMINAR A INSTALAÇÃO DE UM ANEXO DA FARMÁCIA BÁSICA, COM A DISPONIBILIZAÇÃO DE UM FUNCIONÁRIO PARA DISPENSAÇÃO DOS MEDICAMENTOS PARA A POPULAÇÃO DE CHAPADINHA E REGIÃO.

Matérias rejeitadas:

                Autor: Valdmix Silva
                Turno: Único

                ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO; DA RESOLUÇÃO N.º 195, DE 25 DE NOVEMBRO DE 1992 QUE “CONTÉM O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE UNAÍ” E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

OBSERVAÇÃO
                Na oportunidade, antes, será deliberada a Emenda n.º 1, de autoria do Relator/Vereador Alino Coelho, apresentada à PELO M 2/2020.

                Autor: José Gomes Branquinho - Prefeito do Município de Unaí
                Turno:

                REVOGA DISPOSITIVO DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE UNAÍ-MG.

Foi retirado da pauta da ordem do dia o:

                Projeto de Resolução nº 1 de 2020
                Autor: Professor Diego
                Turno: Único

                ALTERA DISPOSITIVOS DA RESOLUÇÃO N.º 516, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2003, QUE “INSTITUI O CÓDIGO DE HOMENAGENS DA CÂMARA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

                Com Informações de: INF.879-2020
CMU - UNAÍ-MG.

CURVELO-MG - Uma mulher foi encontrada morta com fios enrolados no pescoço, cortes e hematomas

Segundo a PM, o ex dela é o principal suspeito do crime. Filha relatou que a mãe estava com medo dele, que não aceitava o término. Atual namorado disse que estava sendo seguido por uma pessoa de moto no dia anterior ao crime.


                Uma mulher de 38 anos foi encontrada morta com fios enrolados no pescoço, cortes, hematomas no rosto e sinais de enforcamento dentro de casa em Curvelo-MG.
                O crime ocorreu nesta Sexta-feira (200619).

                Segundo a Polícia Militar, o principal suspeito do crime é ex-namorado dela. Até a manhã deste Sábado (200620) ele ainda não não havia sido encontrado.

                A PM foi chamada pelo genro da vítima. Ele contou que esteve na residência dela, mas o imóvel estava fechado. Horas depois, retornou, abriu a porta e viu a sogra morta em cima de uma cama.

                A filha da mulher falou aos policiais que conversou com a mãe por telefone e ela relatou que estava com medo do ex, por ele não aceitar o fim do relacionamento.

                O atual namorado da vítima também disse para os militares que chegou a contar para ela que estava sendo seguido por uma pessoa de moto. Ao saber, ela afirmou que poderia ser o ex, já que havia falado para ele que estaria namorando.

                Os policiais continuam fazendo buscas para encontrar o suspeito. A perícia da Polícia Civil esteve no local e liberou o corpo para uma funerária.

                Com Informações de: G1.

SALINAS-MG - Ao fazer levantamentos sobre três assaltos registrados, PM prende homens e apreende arma, moto e celular

Segundo a Polícia Militar, um dos presos é suspeito de envolvimento nos crimes e o outro comprou produtos roubados.


                   A Polícia Militar recuperou um celular roubado e apreendeu uma moto e uma arma ao fazer levantamentos para identificar os envolvidos em três assaltos ocorridos em apenas uma semana no mês Junho em Salinas-MG. Dois homens foram presos. 
                   A ocorrência foi registrada nesta Sexta-feira (200619).

                   Segundo a Polícia Militar, no último roubo, ocorrido no dia 13, houve uma perseguição entre os policiais e os criminosos. Eles estavam em duas motos, mas conseguiram fugir. Na ocasião um dos veículos foi apreendido e os condutores foram identificados.

                   Já nesta Sexta-feira, um desses homens foi flagrado com a mesma moto usada no dia da fuga. De acordo com a PM, ele desrespeitou a ordem de parada, abandonou o veículo e saiu correndo. Ele ainda sacou uma arma e apontou em direção aos militares, que revidaram atirando.

                   Em seguida, os policiais receberam informações de que ele estaria se escondendo em uma casa no Bairro Santa Felicidade. O imóvel foi cercado, o homem fugiu novamente pulando muros, mas foi preso. A arma que ele apontou para os PMs foi encontrada no trajeto feito por ele durante a fuga.


                   Ao ser questionado sobre a perseguição do dia 13, confirmou que a moto e o celular roubados nessa data foram comprados por outra pessoa.

                   O receptador foi identificado e localizado. Ele disse à PM que comprou o aparelho por R$150,00 e o veículo por R$ 300, de um morador de Padre Carvalho-MG. O telefone foi encontrado escondido embaixo de telhas em um lote vago.

                   Os policiais fizeram levantamentos e identificaram mais dois suspeitos de envolvimento nos três roubos. Eles ainda não foram encontrados.

                   A moto, o celular e os dois presos foram levados para a delegacia de Taiobeiras-MG.

                   Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Dois motoristas ficam feridos em acidente com caminhões, trator e carro

Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos feridos dirigia o carro e o outro conduzia um caminhão.


                Um acidente envolvendo dois caminhões, um trator e um carro deixou dois motoristas feridos, em Unaí-MG, na LMG-628, rumo ao Distrito Garapuava.
                O acidente ocorreu na Sexta-feira (200619) na LMG-628.

                De acordo com as informações levantadas pelo Corpo de Bombeiros, os caminhões seguiam sentido do Distrito Garapuava a Unaí, quando um dos motoristas tentou ultrapassar um trator e bateu em um carro. 
                O segundo caminhoneiro desviou e caiu em uma ribanceira.

“O acidente ocasionou duas vítimas, ambas conscientes, orientadas e com escoriações generalizadas. Segundo informações, foi uma ultrapassagem mal sucedida, culminando em uma colisão frontal entre o caminhão e o veículo de passeio”
                Fala o sargento Higor Gonçalves Mourão.

                Ficaram feridos os motoristas do carro e o do caminhão que caiu na ribanceira.


                Com Informações de: G1.

LAGAMAR-MG - PRE registra outro acidente no Indaiazinho no mesmo local da morte de carreteiro; carro de funerária também se acidenta


                A Polícia Rodoviária Estadual - PRE registrou mais um grave acidente na Curva do Indaiazinho, entre Lagamar-MG e Vazante-MG.

                Na noite deste Sábado (200620), enquanto um caminhão guincho fazia a retirada de uma carreta que havia se acidentado na início da manhã, a qual o motorista faleceu, um veículo Palio se chocou violentamente contra o guincho.

                De acordo com informações da PRE, no veículo estavam três pessoas. O motorista, identificado por Jean, sofreu um grave ferimento no braço esquerdo e foi encaminhado para Patos de Minas-MG.

                De acordo a Polícia, militares estavam sinalizando aos motoristas para que reduzissem a velocidade no local para a retirada da carreta.


Morte do motorista da carreta e acidente com carro funerário

                Na manhã deste Sábado (200620), O motorista da carreta, Elton Rosa, faleceu após se acidentar na curva do Indaiazinho. O carro funerário que fazia o traslado do corpo da vítima para Patos de Minas também se acidentou ao chegar na cidade patense. 
                O motorista da funerária nada sofreu.


                Com Informações de: Correio Regional.

MINAS GERAIS - Nenhum leito será suficiente se a epidemia explodir, diz secretário de saúde

Carlos Eduardo Amaral defendeu com veemência o isolamento social.


               O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, concedeu entrevista ao Triângulo Notícias
               A entrevista ocorreu na manhã deste Sábado (200620).

               Ele afirmou que outros países possuem uma estrutura de saúde superior a do Brasil como Itália e Espanha, contudo enfrentaram dificuldades no combate ao novo coronavírus, pois não adotaram medidas de isolamento adequadas.

               O Secretário de Saúde destacou que são dois focos no enfrentamento da crise. O primeiro é a prevenção com o isolamento social e o segundo o tratamento que consiste na disponibilização de leitos, com respiradores, e medicamentos.

               Carlos Eduardo Amaral, afirmou: 

“não adianta falar em ampliação de leitos se nós não falarmos em isolamento social, ou seja, nenhum leito será o suficiente se a epidemia explodir em algum lugar do estado”.

               Ele ainda salientou que a saúde é uma responsabilidade compartilhada entre o governo federal, estadual e municipal, contudo o administrador local é o gestor da saúde, ou seja, é aquele ente que faz os contratos e que coordena a estruturação.

               Sobre a compra de leitos privados para atender a demanda no sistema público, Carlos Eduardo Amaral disse que o setor particular também está sujeito ao aumento da demanda, já que a doença, Covid-19, não escolhe entre os usuários do SUS ou da rede privada.

               Quanto a entrega de respiradores para a regional de Patos de Minas-MG, o Secretário de Saúde informou que está sendo realizada uma análise para verificar se já existe estrutura adequada para receber os dez equipamentos, já que segundo ele não adianta entregá-los se não houver leitos para instalá-los e equipe para operá-los.

               Assista a entrevista a seguir:


               Com Informações de: Triângulo Notícias.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS