PESQUISA NESTE SITE:

16 dezembro 2020

POÇOS DE CALDAS-MG - Bombeiros retiram anel de metal em dedo inchado de homem


                Na tarde de Terça-feira (201215), um senhor de 52 anos compareceu ao Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas-MG, com um anel de aço preso a um dedo da mão direita, impedindo a circulação de sangue e provocando o inchaço do dedo, o anel ficava cada vez mais preso.
                Após análise, os militares realizaram a técnica de retirada do anel, usando fio dental. 

                Esta técnica possibilita a retirada sem necessidade do corte do anel e de forma mais rápida e com menos sofrimento para a vítima.
                Lembrando que para cada situação há uma técnica diferente, de acordo com a gravidade da situação.

                O Corpo de Bombeiros pode utilizar em casos mais graves a técnica de retirada por seccionamento do metal com um equipamento específico para cortes de precisão. É necessário que nestes casos, onde o anel interrompe a circulação de sangue, seja feita a remoção com urgência, pois há o risco de necrose e perda do dedo.

                Como primeira ação a ser adotada, antes mesmo de chegar ao Corpo de Bombeiros ou a um hospital, é importante manter o braço elevado acima da altura do ombro por alguns minutos para que o dedo vá desinchando. Também deve ser evitado o uso de anéis de aço, pois eles são mais difíceis de cortar, caso seja necessário.

                Apesar dos riscos, um número significativo de pessoas insiste em manter os anéis ainda que apertados, pois estabelecem uma relação afetiva com o objeto. Muitas vezes, eles representam a lembrança de alguma pessoa com a qual têm ou tiveram uma relação de afeto. Todavia, é de bom senso utilizar formas alternativas para o uso do anel sem, necessariamente, colocá-lo no dedo. 
                Uma possibilidade é utilizá-lo em uma corrente como se fosse um pingente.

                Em caso de emergência onde a pessoa necessite de atendimento para a situação citada, a vítima pode comparecer diretamente a uma unidade do Corpo de Bombeiros ou solicitar o atendimento através do telefone 193.

                Confira a retirada, no vídeo.


                Com Informações de:
CBMMG - POÇOS DE CALDAS-MG.

RAPOSOS-MG - Mulher é promovida por ato de bravura pela primeira vez na história da Corporação

Mulher é promovida por ato de bravura pela primeira vez na história da Corporação


                 A história do CBMMG é marcada por 109 anos de atos de heroísmo e abnegação em favor do próximo. Nesse cenário, não são poucas as ações que extrapolam os patamares convencionais de comprometimento e sacrifício para que pessoas pudessem ser salvas.

                 O maior reconhecimento que um militar pode receber em função de uma ação exitosa é a denominada "promoção por ato de bravura". É a forma suprema de aclamar o militar que, de maneira consciente e voluntária, com evidente risco à vida, tenha praticado ação cujo mérito transcenda em valor, audácia e coragem. A concessão desse tipo de reconhecimento é tão singular que, em um universo aproximado de 6.000 integrantes, costumam ocorrer, em média, apenas duas promoções desse tipo por ano. 

                 Ainda nesse contexto, é sabido que, de modo geral, as mulheres ainda são minoria nas corporações militares. Mas esse panorama vem mudando ao longo dos anos pelo próprio empenho das mulheres em lutar por seus direitos e também pelas demonstrações incontestáveis de sua força e competência nas diversas áreas.

                 Nesse contexto, pela primeira vez na história do CBMMG o nome de uma mulher figurou na lista de promovidos por ato de bravura, divulgada nessa semana. A cabo Annie Caroline Praça Arcanjo foi promovida a 3º sargento em razão de um salvamento realizado no início do ano, durante as intensas chuvas na cidade de Raposos-MG, Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH

                 Diante do caos que se instalou na cidade de Raposos, em decorrência das fortes chuvas, no dia 24 de Janeiro de 2020, a militar que estava de folga e com a ajuda do pai, que é capitão da reserva, atuou corajosamente no salvamento de seis pessoas que ficaram ilhadas no terraço de uma casa, correndo risco de morrerem, em decorrência da inundação que atingiu a região. 
                 Com a utilização de um colchão inflável, as seis pessoas foram resgatadas com vida, incluindo uma pessoa acamada, devido à cirurgia recente, e um cadeirante, em uma ação que colocou em risco a própria vida da militar.

                 Annie que abriu mão de sua folga e de seu conforto, cumpriu cabalmente a missão constitucional do CBMMG, arriscando sua vida em prol do seu semelhante e enchendo de orgulho a corporação da qual ela faz parte. Seu ato de bravura em demonstrar capacidade de se sacrificar em prol da vida alheia, rendeu-lhe a mais importante promoção concedida por uma instituição militar. 


                 A atuação de Annie reverbera o pioneirismo feminino e a conquista das mulheres por espaços cada vez mais importantes no enfrentamento ao sexismo e outros desafios a serem superados nos diversos âmbitos sociais. 

                 Além disso, mostra também o merecido reconhecimento que a Corporação presta aos seus integrantes, sem distinções de qualquer natureza e a necessária e urgente evolução que a sociedade vivencia objetivando uma sociedade mais justa e igualitária.


                 Com Informações de
CBMMG - RAPOSOS-MG.

LEME DO PRADO-MG - Caminhão-baú capota no Bairro Vargem, Um morre e outro fica ferido


                 Os Bombeiros foram acionados por volta das 16:10 horas de Terça-feira (201215), na zona rural de Leme do Prado-MG, próximo ao Cemitério da cidade, no Bairro Vargem.

                 Os Bombeiros compareceram no local e constataram que tratava-se de um acidente automobilístico, onde um Caminhão Baú, carregado com produtos de limpeza, capotou na Avenida São Geraldo, no Bairro Vargem.
                 O veículo referido permanecia tombado à margem do logradouro.


                 O caminhão era conduzido por um homem, Wagner Silva Sena, de 40 anos, tendo um segundo homem, como passageiro, que conforme relatado pela terceira vítima, do sexo feminino, Silmara, foi conduzido pelo SAMU, ao HPS de Turmalina-MG.

                 Na cena os militares depararam com o condutor preso entre as ferragens, politraumatizado e sem pulso central, sendo o óbito constatado pelo Dr. Guilherme do HPS de Leme do Prado.

                 Após os trabalhos de extricação, que contou com o apoio de uma Pá-carregadeira e uma Retro-escavadeira, o corpo da vítima ficou sob os cuidados da Perícia Técnica, que se encarregou dos procedimentos de praxe.



                 Com Informações de:
CBMMG - LEME DO PRADO-MG.

UBERLÂNDIA-MG - Uma jovem caiu dentro de uma cratera formada no Canteiro Central no Bairro Osvaldo Rezende


                Um pedestre do sexo feminino, 19 anos, caiu em uma cratera no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, na altura do numero 838, Bairro Osvaldo Resende em Uberlândia-MG, enquanto transitava pela via, por volta das 08:15 horas da manhã desta Quarta-feira (201216).
                Ela encontrava-se consciente e orientada com lesões leves.

                O afundamento do solo tinha cerca de 2,50 metros de profundidade e um diâmetro de 8 metros, porém, com uma pequena abertura de meio metro quadrado, visível no calçamento.
                Os militares do Corpo de Bombeiros a acessaram, socorreram e a retiraram do local em segurança.

                A jovem, Laura Curi Vilarinho foi conduzida pela Unidade de Resgate - UR para a UAI Planalto.

                O local foi sinalizado e a vítima retirada rapidamente pelo risco de desabamento.
                A Polícia Militar foi acionada e compareceu no local.

                Não há mais informações sobre os desdobramentos posteriores.


                Com Informações de:
CBMMG - UBERLÂNDIA-MG.

RAUL SOARES-MG - Facebook terá que restabelecer contas de usuária

Empresária teve contas bloqueadas sem justificativa e perdeu vendas.


                 A Justiça determinou que o Facebook reative as contas de uma empresária em sua plataforma. A empresa havia cancelado duas páginas da usuária, uma profissional e outra pessoal, apesar de não ter havido qualquer violação das regras de uso da rede social. 
                 A decisão é da juíza Dielly Karine Moreno Lopes, do Juizado Especial Cível da Comarca de Raul Soares-MG.

                 A empresária conta que trabalha com vendas de roupas e acessórios infantis desde 2018. A internet é o principal meio de veiculação dos seus serviços, por meio das redes sociais Instagram e Facebook.

                 Ela relatou que tinha uma conta profissional no Instagram e outra no Facebook, além de mais duas contas pessoais em cada uma das plataformas, totalizando quatro contas abertas e constantemente movimentadas. No entanto, no dia 28 de Dezembro de 2019, todas as suas contas foram deletadas.

                 Após quatro meses de tentativas de reativá-las, a empresária recebeu um e-mail do Instagram informando que as baixas nas contas foram feitas por engano. A página pessoal foi reativada e a profissional, dias depois. 
                 As contas do Facebook, entretanto, não foram restabelecidas.

                 A empresária informou que todas eram administradas por ela e que, em momento algum, houve violação de regras e protocolos que motivassem a desativação.

                 Para a juíza Dielly Lopes, "a permanência da desativação das contas compromete intensamente a vida econômica da autora [empresária], levando em consideração que ela utilizava as plataformas como loja virtual, extraindo daí sua renda".

                 Com Informações de
TJMG - RAUL SOARES-MG.

BELO HORIZONTE-MG - Incêndio em ônibus dentro da rodoviária


                O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater incêndio em ônibus dentro da Rodoviária de Belo Horizonte-MG, na Plataforma 8, por volta das 07:00 horas da manhã desta Quarta-feira (201216).
                O ônibus é da empresa Gardênia.

                Funcionários da empresa realizaram o primeiro combate na fase inicial do fogo. Os militares chegaram, finalizaram as chamas e realizaram o rescaldo.

                O ônibus veio de Campinas-SP, havendo acabado de chegar, a cerca de 10 minutos, à Belo Horizonte, e coincidentemente, um Bombeiro Militar, cabo Menon, estava de folga dentro da rodoviária, quando o fogo iniciou e percebeu as chamas, ele foi até o ônibus.

                Chegando próximo ao veículo, iniciou-se o combate às chamas, juntamente com os funcionários da empresa, utilizando extintores portáteis, até chegar ao número de 19 extintores, da rodoviária, utilizados.

                Quando as equipes chegaram, as chamas já estavam controladas. Os militares realizaram o rescaldo e o resfriamento do motor do coletivo.

                Também realizaram a ventilação interna com um exaustor, retirando a fumaça e o calor de dentro do veículo.

                Aparentemente, a causa foi um superaquecimento do motor. O veículo havia acabado de chegar, cerca de uns 10 minutos. Conforme o motorista, o incêndio começou por volta de 06:45 horas.
                Não informado o impacto na rotina da rodoviária.


                Com Informações de:
CBMMG - BELO HORIZONTE-MG.



BURITIS-MG - Polícia Militar prende jovem no Bairro Jardim


                 Os policiais militares do 28º BPM receberam informações anônimas que estaria sendo comercializado entorpecentes em uma residência no Bairro Jardim, em Buritis-MG, Região Noroeste de Minas Gerais.
                 A ocorrência é desta Terça-feira (201215).

                 Durante patrulhamento pela Rua Jatobá, avistaram um jovem de 18 anos, fazendo contato na residência denunciada, apanhou algo e saiu rapidamente. 

                 O jovem foi abordado, submetido a busca pessoal e encontrado um em sua posse uma bucha de substância semelhante à maconha, segundo ele pagou R$5,000 pelo entorpecente.

                 Na residência, um adolescente de 17 anos ao perceber a aproximação dos policiais militares embrenhou-se em uma vegetação existente no local e não foi localizado. 

                 Após buscas no interior do imóvel, foram apreendidos um tablete e quatro buchas de substância semelhante à maconha, nove pedras de substância análoga a crack, material para embalar o entorpecente, uma balança eletrônica de precisão, uma faca, um simulacro de arma de fogo tipo pistola, um documento de identidade em nome do adolescente e R$279,85.

                 O jovem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências previstas em lei. Os dados pessoais do adolescente foragido foram citados no Boletim de Ocorrência.

                 Com Informações de:
PMMG - BURITIS-MG.

BELO HORIZONTE-MG - Acusado de matar prostituta é absolvido

Defensores demonstraram falta de provas contra o acusado. 
Crime teria sido motivado por vaga em hotel.


                 Foi absolvido, na Segunda-feira (201214), pelo 1º Tribunal do Júri de Belo Horizonte-MG, o acusado J.H.V., acusado de ter matado J.M.C, na porta da casa dela, na Rua Arouca, 66, Bairro Pindorama. A sessão do júri foi presidida pelo juiz Pedro Câmara Raposo, que acolheu a decisão do Conselho de Sentença, absolvendo o acusado.

                 O promotor Fabiano Mendes, representou o Ministério Público, e a defesa esteve a cargo de defensores, formado por Kassiane Moro Barbosa, Matheus Leroy de Castro Braga e Juliana Teichmann dos Santos, em continuidade às atividades do curso de formação da turma do 8º Concurso da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.

Acusação

                 De acordo com a denúncia, em 14 de Outubro de 2008, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo na porta de casa. Segundo a acusação, o crime foi encomendado pela irmã de uma prostituta, que contratou o atirador. O motivo do crime seria a disputa pelo quarto 115 do Hotel Brilhante, localizado na Rua dos Guaicurus, zona boêmia da capital.

                 Consta na acusação que a vítima ocupou o quarto depois de outra prostituta que se afastou da prostituição quando engravidou. Porém, a gravidez não foi adiante e ela resolveu voltar a atuar no hotel, mas encontrou o quarto já ocupado pela colega.

                 A disputa pelo quarto gerou um desentendimento entre elas e a irmã da primeira prostituta se envolveu também. A denúncia narra que essa irmã procurou outro acusado que intermediou a contratação de um atirador por R$2.000,00.

Defesa

                 A defesa, por sua vez, alegou que J.H.V. foi apontado como autor dos disparos porque tinha o mesmo nome do suposto atirador e ainda por ter características físicas parecidas, que levaram uma testemunha do crime a apontá-lo como o atirador em um reconhecimento fotográfico.

                 De acordo com a defesa e o depoimento do acusado, ele não se lembrava de onde esteve naquele dia, mas, por ser uma Terça-feira comum da semana, provavelmente estivesse em casa com a esposa ou na casa da sogra, como de costume.

                 Os jurados acolheram a tese do trio defensor de que o reconhecimento fotográfico baseado em semelhança física e a coincidência de um prenome não eram provas suficientes da participação de J.H.V. no crime

                 Outros dois acusados - a mandante do crime e o intermediário -, não foram julgados porque morreram, respectivamente em 2014 e 2015, antes do julgamento.

                 Com Informações de:
TJMG - BELO HORIZONTE-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS