PESQUISA NESTE SITE:

19 abril 2017

MONTES CLAROS-MG - 5º Festival Viola dos Gerais está com inscrições abertas

Concurso premiará músicas que valorizam o sertanejo de raiz. Inscrições podem ser feitas até 10 de maio; confira regulamento.



              Instituto Cultural e Artístico Viola dos Gerais, em parceria com a Inter TV Grande Minas, realiza o 5º Festival Viola dos Gerais. As inscrições estão abertas, e o candidato pode se inscrever até o dia 10 de maio. A comissão organizadora divulgará a lista com os artistas classificados para as eliminatórias no dia 14 de maio. Confira regulamento.

              De acordo com o regulamento, o Festival Viola dos Gerais terá uma única Categoria: Música Sertaneja de Raiz, ou seja, aquela de origem caipira com letra e melodia voltadas para as coisas do campo ou histórias amorosas, que permitem a interpretação sertaneja. Faça aqui sua inscrição.

              Todo material deve ser enviado pelos Correios para a sede da Inter TV Grande Minas, em Montes Claros-MG
              Cada compositor poderá inscrever três músicas, e cada uma não poderá ter duração superior a quatro minutos, porém, as canções inscritas deverão ser apresentadas por intérpretes diferentes.

              Nesta edição, o Viola dos Gerais estará em sete cidades: 
Bocaiuva-MG
Buenópolis-MG,
Porteirinha-MG,
Cristália-MG,
Carbonita de Minas-MG,
Capitão Enéas-MG
Bonito de Minas-MG.

              Confira locais e datas das eliminatórias:

Bocaiuva - 20 de maio
Porteirinha - 16 de junho
Cristália - 01 de julho
Carbonita - 02 de julho
Capitão Enéas - 04 de agosto
Bonito de Minas - dia 05 de agosto

              A grande final será nos dias 15, 16 e 17 de setembro em Montes Claros, podendo ser alterada a critério da organização.

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Mulher morre ao bater moto em trator na zona rural

Condutor do trator disse que não foi possível ver a motociclista por conta da vegetação. Em São Francisco, um homem também morreu em um acidente.


              Uma motociclista, de 47 anos, morreu ao bater em um trator, nesta Terça-feira (170418), no Distrito de Ermidinha, em Montes Claros-MG

              Segundo a Polícia Militar, o condutor do trator, de 54 anos, é inabilitado e foi preso; ele disse que estava iniciando um cruzamento e não viu a motociclista por conta da vegetação. O acidente foi em uma estrada de acesso a MGC-135.

              Ainda segundo a PM, a condutora da moto bateu na grade de proteção dianteira do trator e morreu no local; o óbito foi constatado pelo SAMU. O condutor do caminhão não ficou ferido e foi levado para a delegacia.

              E em São Francisco-MG, um homem de 54 anos morreu após ser atropelado por um ônibus, nesta Terça-feira (170419). Para a polícia, o motorista, de 32 anos, contou que a vítima estava à beira da estrada e que não foi possível evitar o acidente. O atropelamento aconteceu depois de uma curva em uma estrada vicinal do Povoado de Contenda.

              Familiares da vítima contaram para os policiais que o homem tinha hábito de fazer uso de bebida alcoólica. 
              O condutor do ônibus foi conduzido para a delegacia para mais esclarecimentos.

              Com Informações de: G1.

JANUÁRIA-MG - Homem que tentou matar a mulher é preso pela PC

Tentativa de homicídio ocorreu no dia 25 de março deste ano, em Pirapora; suspeito foi preso na casa dos pais, na Vila São Vicente.


               Um homem de 30 anos foi preso nesta Terça-feira (170418) em Januária-MG durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva. De acordo com a Polícia Civil, ele é investigado por tentativa de homicídio contra a esposa, em Pirapora-MG, no Norte de Minas.

               O crime, segundo a PC, foi no dia 25 de março deste ano. 
               Na ocasião a vítima relatou à polícia que foi espancada pelo esposo, que teria pegado ainda uma faca para tentar matá-la, mas ela conseguiu se defender. 

               A vítima relatou também que foi mantida em cárcere desde o dia anterior sob ameaças de morte, caso ela denunciasse as agressões. A PC diz que a mulher chegou a ficar internada com vários hematomas e cortes na cabeça.

               O autor das agressões, segundo a PC, estava foragido. A Polícia Civil de Pirapora conseguiu informações de que ele estava na casa dos pais na Vila São Vicente, em Januária. Policiais de Januária foram ao endereço informado e conseguiram prendê-lo quando chegava à residência. 

               Ele foi encaminhado ao Presídio de Janaúba-MG

               A PC afirma que o inquérito sobre o caso deve ser concluído em até 10 dias.

               Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Após recontagem, número de maços de cigarros apreendidos passa para 374 mil, diz PM

Inicialmente a informação da PM era de 35 mil; cigarros contrabandeados foram apreendidos durante fiscalização de rotina.


              Polícia Militar apreendeu 374.500 maços de cigarros contrabandeados em Unaí-MG, no Noroeste de Minas, nessa Terça-feira (170418). 

              A informação inicial era de 35 mil, mas a polícia divulgou, nesta Quarta-feira (170419), que foi feita uma recontagem da carga.

              Ainda segundo a PM, no total foram 749 caixas de cigarros. A apreensão foi durante uma fiscalização de rotina na rua lateral à BR-251

              Militares desconfiaram de um veículo que passava pelo local e fizeram a abordagem. Algumas caixas foram encontradas no veículo e o restante do material estava em um galpão.

              Os cigarros serão encaminhados à Receita Federal em Uberlândia-MG.

              Com Informações de: G1.

UNIVERSAL - 19 DE ABRIL: Dia do Exército Brasileiro

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril.


              Esta data homenageia a força e presença do exército nacional brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira.

              O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco.

              Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.
              Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa.

              Atualmente o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada.

              O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica.

Veja também: Dia do Soldado.

              Existem cinco principais divisões dentro do Exército Brasileiro: a infantaria, a cavalaria, a artilharia, a engenharia e as comunicações.


Canção do Exército Brasileiro

Nós somos da Pátria a guarda,
Fiéis soldados,

Por ela amados.
Nas cores de nossa farda Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.

Em nosso valor se encerra
Toda a esperança
Que um povo alcança.

Quando altiva for a 
Terra Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.

A paz queremos com fervor,
A guerra só nos causa dor.

Porém, se a Pátria amada 
For um dia ultrajada
Lutaremos sem temor.

Como é sublime
Saber amar,
Com a alma adorar
A terra onde se nasce!

Amor febril
Pelo Brasil 
No coração
Nosso que passe.

E quando a nação querida,
Frente ao inimigo,
Correr perigo,
Se dermos por ela a vida
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.

Assim ao Brasil faremos
Oferta igual
De amor filial.

E a ti, Pátria, salvaremos!
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.

A paz queremos com fervor, 
A guerra só nos causa dor.

Porém, se a Pátria amada
For um dia ultrajada
Lutaremos sem temor.


              Com Informações de: Calendarr.

UNIVERSAL - 19 de Abril: Dia do Índio

O Dia do Índio é celebrado anualmente em 19 de abril no Brasil.


              Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.

              Antes da chegada dos primeiros europeus em terras americanas, todos os países que formam este continente eram amplamente povoados por grandes nações indígenas. Infelizmente, a ganância e a crueldade humana fizeram com que muitas tribos fossem totalmente dizimadas e grande parte da cultura indígena foi esquecida.

              Na tentativa de preservar as tradições e identidade dos indígenas, o Dia do Índio surgiu para não deixar as novas gerações esquecerem das verdadeiras raízes que formam o povo brasileiro.

História do Dia do Índio

              O dia 19 de abril foi escolhido como data para se comemorar a cultura indígena em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940.

              O objetivo deste congresso era de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.

              No Brasil, esta data foi oficializada através do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, com assinatura do então presidente Getúlio Vargas.

              A nível internacional, a Organização das Nações Unidas - ONU também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) para conscientizar os governos e população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.

Atividades para o Dia do Índio

              Durante o Dia do Índio, as escolas e demais instituições culturais e de ensino incentivam as crianças e os jovens a conhecerem as diferentes práticas culturais dos indígenas.

              A Fundação Nacional do Índio - FUNAI - é uma das principais instituições brasileiras que se dedica a defender a cultura e os direitos dos povos indígenas do país.

              Para isso, são organizadas algumas atividades, como trabalhos criativos e palestras informativas, por exemplo.

Algumas dicas do que fazer no Dia do Índio:
              Fazer um cocar de índio com penas;
              Fazer colares indígenas;
              Trabalhar com argila e fazer vasilhas e outros utensílios, pintando-os com motivos indígenas;
              Relembrar para as crianças as palavras de origem indígena;
              Contar a história dos índios no Brasil;
              Consciencializar as crianças para a importância da cultura indígena no Brasil;
              Pintar desenhos alusivos ao dia;
              Cantar músicas indígenas ou alusivas ao Dia do Índio.

              Co Informações de: Calendarr.

UNAÍ-MG - Prefeitura aumenta participação na Festa do Boqueirão

Os principais responsáveis pela Festa do Boqueirão são: a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Associação dos Romeiros e a Prefeitura de Unaí.


               Neste ano a Prefeitura Municipal de Unaí-MG é que vai gerenciar diretamente o fornecimento de água e energia elétrica no Distrito de Boqueirão. Também vai cuidar da limpeza. Vai se encarregar do suporte para as atividades na área de saúde e segurança durante o período de festividades.

             Cada uma das entidades com interesses e responsabilidades específicas e coincidentes. O consenso é que a todos interessa o sucesso da festa.

               Com exceção do local onde está o templo, todo o restante do Boqueirão é área pública. Propriedade do município de Unaí, sob responsabilidade da prefeitura.

               A cargo da Secretaria de Cultura também o direcionamento para os procedimentos de utilização dos espaços públicos pelos romeiros e pelos comerciantes. 

               Os alvarás necessários para as atividades no Boqueirão terão suas taxas recolhidas mediante Documento de Arrecadação Municipal - DAM, no sistema bancário.

               13 de junho, dia de Santo Antônio, é feriado municipal em Unaí. 
               Este ano irá cair numa Terça-feira.

               Com Informações de
Assessoria de Comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS