PESQUISA NESTE SITE:

21 março 2019

ITAJUBÁ-MG - Risco de desabamento de barranco preocupa moradores

                   Um terreno baldio no Bairro Vila Isabel, em Itajubá-MG, tem preocupado quem mora próximo a uma área de barranco. A montanha de terra tem se deslocado e mostra riscos claros de desabamento. 
                   O local fica em frente a várias casas.

                   O problema já acontece há anos. A principal preocupação é no período de fortes chuvas. Quem mora perto do local, convive com o medo.

“De um ano para cá, que a gente mora aqui, o barranco tem cedido muito. Por causa das chuvas, nós não estamos conseguindo dormir. A gente fica preocupado porque durante o dia dá tempo de correr. À noite, não”
                   Explica a aposentada Elenice Almeida de Souza.

                   Segundo moradores, os sinais de desmoronamento começaram quando parte da terra foi retirada. 

“Acho que foi uma retirada de terra que não foi bem feita e aconteceu tudo isso. Foi de forma irregular porque se fosse uma coisa bem feita não estaria na situação que está aí hoje”
                   Contou o seu Sebastião, que mora no bairro há mais de 50 anos.

                   Depois que a terra começou a ceder, algumas casas chegaram a ser danificadas. Em uma delas, um muro caiu e a terra continua pressionando uma das paredes. A solução encontrada por moradores foi colocar madeiras e arame para evitar que parte do barranco invada o restante da casa.

                   O barranco fica ao lado da Avenida Clemente Teodoro da Silva. Em outras reportagens feita pela EPTV, afiliada da Rede Globo, nos anos de 2014 e 2017, foi possível ver a modificação do terreno ao longo do tempo. Na época, a prefeitura alegava que o terreno era particular e que não havia risco de desmoronamento, mas que os donos haviam sido notificados.

                   O pedido da prefeitura é que fossem feitas obras de contenção. No entanto, nada foi feito. 

“Está perigoso, este barranco já recuou uns 10 metros e a caixa d’água lá em cima está cedendo também”
                   Contou o construtor Joaquim José.


O que diz a prefeitura

                   O secretário de comunicação da prefeitura, Francisco Tomazoli, reafirmou que se trata de um terreno particular. 

“A prefeitura tomou todas as medidas administrativas necessárias. Ela vem acompanhando, fez um projeto técnico junto à universidade federal para recuperação. É uma obra de alguns milhões de reais que a princípio é de responsabilidade dos proprietários”.

                   Ainda segundo Francisco, a prefeitura entrou com uma Ação Civil Pública no Ministério Público contra os proprietários. 

“Chamando o Ministério Público para que ele possa tomar alguma providência junto com os responsáveis, porque como é uma obra muito cara, a prefeitura não pode colocar dinheiro público no imóvel particular”.

                   O dono do terreno não foi encontrado para comentar o caso.

                   Com Informações de: Minas Hoje.

SÃO PAULO - Ex-presidente Michel Temer e Moreira Franco são presos pela Polícia Federal

O nome da operação é Descontaminação e cumpre oito mandados de prisão preventiva e dois de prisão temporária.

                 O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi preso na manhã desta Quinta-feira (190321). A prisão faz parte de inquéritos referentes a desmembramentos da Operação Lava Jato
                 A Polícia Federal também tem como alvo o ex-ministro Minas e EnergiaMoreira Franco.

                 A operação chama-se Descontaminação e cumpre oito mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 26 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e Paraná, além do DISTRITO FEDERAL. Parte da apuração se refere ao pagamento de propinas para a construção da usina Angra 3, no Rio de Janeiro.

                 A investigação teria como base as delações do empresário José Antunes Sobrinho, ligado à Engevix, e do corretor Lucio Funaro. Sobrinho citou acordo sobre “pagamentos indevidos que somam R$1.100.000,00, em 2014, solicitados por João Baptista Lima Filho, coronel próximo a Temer, e pelo ministro Moreira Franco, com anuência do então presidente, no contexto do contrato da AF Consult Brasil com a Eletronuclear.












                 O advogado Eduardo Carnelós, que defende Michel Temer, considerou a prisão de seu cliente “uma barbaridade”.

                 Os mandados, expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, pedem a prisão preventiva de Temer e Moreira Franco, ou seja, sem prazo para terminar. 
                 Há diligências em curso nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

                 Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. Não foram fornecidos detalhes sobre a motivação das prisões. Segundo informações da GloboNews, a prisão de Temer ocorreu no Bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, onde ele vive. De lá, o ex-presidente segue para o Aeroporto de Guarulhos e será levado até o Rio de Janeiro. Moreira Franco foi preso no Rio de Janeiro, onde mora.

                 O ex-presidente é alvo de 10 inquéritos, cinco deles abertos quando o emedebista ocupava o comando do Palácio do Planalto. Os demais foram autorizados neste ano. Michel Temer é o segundo ex-presidente a ser preso após condenação na esfera penal. 
                 O primeiro foi Luiz Inácio Lula da Silva, em Abril de 2018.

                 Michel Temer foi o 37º presidente do Brasil e chegou ao cargo em 31 de Agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT). Antes disso, ele havia sido eleito deputado constituinte e, depois, foi eleito quatro vezes deputado federal. 
                 Temer também foi presidente da Câmara.

Polícia Federal 

                 A Polícia Federal emitiu nota informando que a investigação decorre de elementos colhidos nas Operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade deflagradas pela PF
                 Veja a íntegra da nota:

“A Polícia Federal deflagrou hoje (190321) a Operação Descontaminação e cumpre 08 Mandados de Prisão Preventiva, 02 Mandados de Prisão Temporária e 26 Mandados de Busca e Apreensão nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná e no DF. 

A investigação decorre de elementos colhidos nas Operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade deflagradas pela PF anteriormente e, notadamente, em razão de colaboração premiada firmada pela Polícia Federal. Os mandados foram expedidos pela 7° Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.”

Defesa de Moreira 

                 A defesa do ex-ministro Moreira Franco afirmou que “causa estranheza” a prisão, já que tanto o ex-ministro tem residência fixa conhecida e estaria colaborando com as investigações. 
                 Veja a íntegra da nota:

“A defesa de Wellington Moreira Franco vem manifestar inconformidade com o decreto de prisão cautelar. Afinal, ele encontra-se em lugar sabido, manifestou estar à disposição nas investigações em curso, prestou depoimentos e se defendeu por escrito quando necessário.

Causa estranheza o decreto de prisão vir de juiz de direito cuja competência não se encontra ainda firmada, em procedimento desconhecido até aqui.

Moraes Pitombo Advogados”

Repercussão

                 O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse, por meio da assessoria, que não iria comentar a prisão de Michel Temer.

                 Já o deputado Alessandro Molon (PSB), líder da oposição na Câmara, afirmou que a Justiça foi feita. 

“Vários comparsas dele já foram presos. Trata-se do chefe da quadrilha. Nós tentamos, aqui na Casa, fazer com que Michel Temer respondesse pelos seus delitos e ele usou o foro de presidente para que isso não avançasse. Felizmente, agora, ele começa a responder perante a Justiça”
                 Disse, na manhã desta Quinta-feira (190321), no Congresso.

Nota do MDB

                 Em nota, o partido do ex-presidente disse “lamentar” a prisão. 
“Não há irregularidade por parte do ex-presidente da República Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco”
                 Diz a nota. 

                 Confira na íntegra:

“O MDB lamenta a postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte do ex-presidente da República, Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco. 

O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa.”

                 Com Informações de: Metrópoles.

JOÃO PINHEIRO-MG - Criança se afoga em balde, não resiste e morre no Hospital Municipal

                 Uma criança de 1 ano e um mês de idade deu entrada no Hospital Municipal de João Pinheiro-MG na noite desta Quarta-feira (190320) às 22:00 horas com suspeita de afogamento, segundo informações a criança Sofia, se afogado em um balde com água.

                 O site JP Agora foi até o Hospital para coletar mais informações e, conforme apurado a criança deu entrada com parada cardíaca, os médicos ficaram em trabalho de reanimação durante 30 minutos, sendo restabelecido um pulso fino, porém o quadro clínico da criança era instável.

                 Uma outra parada cardíaca aconteceu ás 07:30 horas da manhã desta Quinta-feira (190321), foi feito um trabalho de reanimação pelos médicos pelo período de 50 minutos porém sem sucesso.

                 O corpo da criança foi encaminhado para o IML de Paracatu-MG para determinar a causa concreta da morte da criança.

                 Com Informações de: Patos Agora.

BARBACENA-MG - Adolescente é preso com mais de 100 pedras de crack

                 Um adolescente de 16 anos foi detido em Barbacena-MG, na noite desta Quarta-feira (190320), por suspeita de tráfico de drogas. 

                 No barraco onde ele mora, no Bairro Nova Cidade, foram apreendidos uma sacola com 115 pedras de crack, uma bucha de maconha, quatro balanças e um celular.

                 A Polícia Militar - PM recebeu uma denúncia de que havia um menor traficando drogas próximo ao Terminal Rodoviário

                 Os militares foram ao local e o suspeito contou que tinha recebido certa quantidade de crack e que a droga estava no barraco.

                 No imóvel, o adolescente mostrou que o material estava em uma sacola pendurada na cabeceira de uma cama. 

                 De acordo com a PM, durante as buscas, o menor se exaltou e ameaçou os militares, chamando a irmã dele para acompanhar a ocorrência.

                 Ele foi contido, apreendido e encaminhado à delegacia.

                 Com Informações de: Minas Hoje.

MONTE CARMELO-MG - Motorista morre em acidente na MG-190

Carro em que a vítima estava bateu em um caminhão.

                 Um motorista, que não teve a idade divulgada, morreu na manhã desta Quarta-feira (190320) em um acidente que envolveu entre um carro e um caminhão na MG-190, em Monte Carmelo-MG, no Alto Paranaíba.

                 De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, a vítima estava presa as ferragens e teve o corpo esmagado durante o impacto. Equipes do Corpo de Bombeiros atenderam à ocorrência e retiraram o corpo, que posteriormente foi levado para o Instituto Médico Legal - IML.

                 O trânsito ficou interditado na rodovia e foi controlado por agentes da Polícia Rodoviária Federal - PRF

                 O trecho foi liberado no início da tarde.

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS