PESQUISA NESTE SITE:

08 maio 2020

MINAS GERAIS - TJMG movimenta 6.500.000 de processos em trabalho remoto

Escola Judicial amplia oferta de cursos e atividades virtuais.


               O Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG executou 6.568.730 atos processuais desde 16/3, quando houve a opção pelo trabalho remoto, com atendimento presencial apenas em esquema de plantão e para medidas emergenciais.

               Esses números foram apurados até 04/5. Nesse período, foram 5.404.986 movimentações específicas feitas por servidores em andamento processual, com 645.331 despachos e 285.070 decisões e sentenças assinadas por juízes e desembargadores.

               Foram distribuídas 169.118 novas ações, com 165.892 baixas e 13.725 audiências realizadas na Primeira e na Segunda Instâncias.

               Os processos judiciais e administrativos que tramitam em meio eletrônico tiveram prazos processuais retomados desde 04/5, salvo aqueles de competência dos juizados especiais, que tramitam sem advogado.

               Os prazos processuais dos processos que tramitam em meio eletrônico, que já tenham sido iniciados, serão retomados do ponto em que se encontravam no momento da suspensão, sendo restituídos por tempo igual ao que faltava para sua complementação.

               Os prazos processuais dos processos que tramitam em meio físico ficam suspensos até o dia 15/05/20.


Criatividade e adaptação

               Assim como os números são expressivos na movimentação processual no TJMG, as palavras-chave deste momento de plantão extraordinário do judiciário para Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF são criatividade e adaptação.

               A 2ª vice-presidente do TJMG e superintendente da EJEF, desembargadora Áurea Brasil, revela que as as equipes se organizaram rapidamente para que fosse mantida e até ampliada a oferta de serviços e cursos ao público da escola judicial. A superintendente da EJEF, desembargadora Áurea Brasil, apoiou-se na tecnologia para dar continuidade aos trabalhos de desenvolvimento de pessoas

"A tecnologia mostrou-se a grande aliada para a continuidade dos trabalhos na área de desenvolvimento de pessoas. A EJEF está reformulando suas ações educacionais, transformando as aulas presenciais em aulas na modalidade a distância"
               Ressalta.

               Nesta área, "a Ejef está planejando e desenvolvendo diversas estratégias metodológicas ativas, de caráter eminentemente prático, com a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis"
               Esclarece a responsável pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas - DIRDEP da EJEF, Ana Paula Prosdocimi.

               Isso aconteceu em diversas atividades como, por exemplo, no programa Reflexões e Debates desenvolvidas no Centro Jurídico Juiz Ronaldo Cunha Campos. O Programa Debates e Reflexões no meio virtual foi acompanhado por mais de 160 pessoas

               As dinâmicas foram retomadas na modalidade à distância por meio de transmissões ao vivo, com ricas discussões pela internet. A primeira delas abordou o pacote anticrime com a participação simultânea de 167 pessoas entre magistrados e assessores, conforme destacou a desembargadora Áurea Brasil.


Reinvenção

               O 13º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos foi readaptado para possibilitar que os novos magistrados, neste período, mantivessem atividades de práticas supervisionadas. Eles continuaram atuando no Projeto Pontualidade, prolatando sentenças com a orientação de formadores da EJEF, como atividade prática formativa do curso.

               Agora, os juízes substitutos retornarão à EJEF para concluir as atividades presenciais do curso ao término do Plantão Extraordinário estabelecido pelo Tribunal, como explica o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Luís Fernando de Oliveira Benfatti.


               A juíza substituta Letícia Machado Vilhena Dias mantém em casa as atividades do 13º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substituto.

               Outra iniciativa relevante da EJEF no atual momento é a prioridade dada ao curso de preparação para o teletrabalho na modalidade à distância. A atividade, que começou em 22/04, foi direcionada a servidores autorizados a ingressar no projeto.

               A superintendente da EJEF, desembargadora Áurea Brasil, enfatizou também a manutenção de atividades relativas ao acompanhamento dos mais de 5.000 estagiários do TJMG. Ela destacou também as providências referentes aos registros e análises inseridas no novo sistema de avaliação de desempenho por competências e de registro dos títulos relativos ao aperfeiçoamento técnico nos processos de promoção de magistrados. O juiz substituto Daniel Valério de Siqueira Fonseca prolata sentença sob supervisão dos magistrados formadores da EJEF.


Gestão de documentos

               Na área da gestão de documentos e da informação foi mantido o atendimento presencial aos pedidos de desarquivamento de processos físicos, garantindo o acesso e a continuidade da prestação jurisdicional, explica Fernando Rosa, titular da Diretoria Executiva de Gestão Documental - DIRGED.

               A desembargadora Áurea Brasil acrescenta que, atentos em usar o imenso volume de informações produzidas por todos os órgãos públicos em decorrência da Covid-19, foi lançado o boletim extraordinário coronavirus.

               Trata-se de uma publicação semanal que já está na sua quinta edição e traz uma compilação de sites temáticos sobre o Coronavírus contendo comunicações oficiais, jurisprudência e legislação, com o objetivo de auxiliar aos interessados no acesso a informações específicas sobre o tema.Pedidos de desarquivamento de processos são atendidos normalmente no plantão extraordinário


"O distanciamento social foi assimilado pela equipe da EJEF como uma oportunidade para se reinventar neste novo cenário e modernizar ainda mais sua atuação, sem se descuidar da qualidade e do seu essencial papel em benefício das pessoas e do conhecimento no Tribunal de Justiça"
               Enfatiza a superintendente da EJEF, desembargadora Áurea Brasil.

               Com Informações de
TJMG - MINAS GERAIS.

UNAÍ-MG - Marcada a data para eleição e posse do vereador para o ano de 2020


               A Câmara Municipal de Unaí-MG convida toda a população para a Reunião Solene da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, a realizar-se nesta Segunda-feira (200511), logo após o término da 13ª Reunião Ordinária, a realizar-se na mesma data, para a eleição e posse do Vereador-Corregedor no Plenário Vereador Antônio Pereira dos Santos do Palácio José Vieira Machado, sede do Poder Legislativo do Município de Unaí-MG.

               Esta reunião será transmitida ao vivo pelo portal: AQUI.

               Com Informações de
CMU - UNAÍ-MG.

BURITIS-MG - Polícia Militar prende suspeito de envolvimento com o tráfico ilícito de drogas, arma e outros materiais são encontrados embaixo de assento de cadeira


                Os policiais militares durante a realização batida policial pelos bairros da cidade de Buritis-MG, receberam uma denúncia anônima, informando que um homem estaria traficando drogas no Bairro Israel Pinheiro
                Ocorrência foi desta Quarta-feira (200506).

                A Guarnição da Polícia Militar deslocou para o local e durante patrulhamentos flagrou um usuário de 28 anos fazendo contato na residência denunciada, apanhando algo e saindo rapidamente. Ele foi acompanhado, abordado e submetido à busca pessoal, sendo encontrada uma pedra de substância análoga a crack. 

                Os militares retornaram ao endereço denunciado e no interior do imóvel abordaram um homem de 52 anos, durante busca pessoal foi encontrada a quantia de R$30,00 em dinheiro. 

                Durante as buscas pela casa ainda foram localizadas 201 pedras da mesma substância encontrada com o usuário, duas buchas e um tablete de substância análoga à maconha, um revólver Taurus calibre 38 municiado com seis munições intactas e mais seis sobressalentes, dois rolos de plástico filme, uma balança eletrônica de precisão e dois telefones celulares sem procedência, além de R$2.054,00 em dinheiro trocado (característico no crime de tráfico de drogas). 


                Parte deste material apreendido estava escondido embaixo do assento de uma cadeira, onde estavam um balde e uma bacia, na tentativa de ocultar o material ilícito.

                O homem e o usuário foram presos, o material apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências.

                Com Informações de
PMMG - BURITIS-MG.

UNAÍ-MG - Pacientes deixam a Ala Covid do Hospital Municipal nesta Sexta-feira


                As duas senhoras, únicas ocupantes da ala Covid do Hospital Municipal de Unaí-MG - HMU, como suspeitas de Coronavírus, deixam o local, nesta Sexta-feira (200508).

                Neste momento, não há nenhum paciente, na ala Covid do Hospital Municipal com suspeita de Coronavírus.

                Até este momento, 16:50 horas, desta Sexta-feira (200508), não houve nenhum paciente internado no Hospital Municipal de Unaí, com PCR positivo para Coronavírus.

                Os resultados negativos para Coronavírus, das duas senhoras foram entregues à Secretaria da Saúde na tarde desta Sexta-feira e já foram lançados no sistema.

O Perigo das Fake News em Unaí

                Um stress a mais para os profissionais de Saúde de Unaí, alardes e temores desnecessários são algumas consequências das “fakenews” que circulam nas redes sociais da cidade, sobre casos de Coronavírus.

                Profissionais como o médico Dr. Joaquim Tomaz, referência em Covid-19 no Hospital Municipal; a enfermeira Adriane Araújo, Diretora de Epidemiologia, e a própria Secretaria de Saúde, Denise Oliveira, todos servidores públicos com muitos anos de experiência, são as fontes primeiras das informações oficiais divulgadas pela Prefeitura de Unaí, são profissionais idôneos e reconhecida credibilidade sem razão nenhuma para omitir informações.

                As informações oficiais jamais vão conseguir concorrer em velocidade, com as informações não oficiais e fakenews, mas para evitar alardes desnecessários, será sempre melhor aguardar os informes oficiais.

                Os dados oficiais sobre Coronavírus, só são divulgados pela Prefeitura, após intensa investigação epidemiológica, conduzida, entre outros, pelos profissionais acima.

                Adriane Araújo, a exemplo do Dr. Joaquim Tomaz, alerta para o fato de que os testes rápidos para Coronavírus, só tem indicação depois do 7º dia de sintomas compatíveis, com o Coronavírus.

                Em resumo: 
“fazer teste rápido sem ter sintoma compatível com Coronavírus, é jogar dinheiro fora.” 

                Pode dar resultado falso positivo, ou falso negativo, ou reação cruzada com outros vírus.

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Boletim Epidemiológico apresenta mais um caso Positivo de Coronavírus


                Do boletim desta Sexta-feira (200508), Constarão os seguintes dados:

                352 Casos Suspeitos;
                013 Casos Confirmados com Coronavírus;
                105 Casos Descartados;
                007 Casos Curados.

                O novo caso, trata-se de mulher, na faixa dos 30 anos de idade, trabalha e reside em Unaí-MG. Ela é a mãe das duas primeiras crianças que resultaram positivo. Esta é a segunda vez que ela faz o exame PCR.

                Na primeira vez foi encaminhada ao exame pela prefeitura. O resultado foi negativo. Dias depois do resultado do primeiro exame, passou a apresentar sintomas, então fez o exame na rede particular, e agora o resultado foi positivo.
                Os sintomas que apresenta são dispneia, febre e tosse.

                A paciente passa bem, e se encontra medicada para esses sintomas.

Confira no Boletim Epidemiológico:



                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - O que acontece na Câmara Municipal de Vereadores, em tempos de Enfrentamento a Pandemia

Aconteceu na décima segunda Reunião Ordinária, da Quarta Sessão Legislativa da Decima Oitava Legislatura, em 200504.


REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA 04 DE MAIO DE 2020
Matérias que foram aprovadas:

                a) Projeto de Lei Ordinária nº 100 de 2019;
                Autor: José Gomes Branquinho - Prefeito do Município de Unaí-MG.
                Turno: Primeiro.

REVOGA A LEI N.º 2.759, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2011, QUE “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A PROMOVER A CONCESSÃO DE DIREITO REAL DE USO DA FRAÇÃO DE IMÓVEL PÚBLICO QUE ESPECIFICA AO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS – E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

                Aprovado por:                                11 votos favoráveis, 
                                01 contrário do vereador Ilton Campos,
                                00 Abstenção. 
                Ausentes os vereadores:
                                Olimpio Antunes
                                Silas Professor
                                Tião do Rodo.

                b) Projeto de Lei Ordinária nº 15 de 2020.
                Autor: José Gomes Branquinho - Prefeito do Município de Unaí,
                Turno: Único.

AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL, POR ANULAÇÃO, AO ORÇAMENTO VIGENTE.

                OBSERVAÇÃO
                                Na oportunidade será deliberado, em turno único, o Parecer que dá Redação Final ao Projeto de Lei n.º 15/2020.

                Aprovado por:
                                12 votos favoráveis, 
                                00 contrário, 
                                00 Abstenção. 

                Ausentes os vereadores:
                                Olimpio Antunes
                                Silas Professor,
                                Tião do Rodo.

                c) Requerimento nº 79 de 2020;
                Autor: Petrônio Nêgo Rocha,
                Turno: Único.

REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO, MEDIDAS QUE SE FIZEREM NECESSÁRIAS JUNTO AO SERVIÇO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE UNAÍ-SAAE, PARA PROMOVER A ISENÇÃO TEMPORÁRIA DO PAGAMENTO DA TARIFA DE ÁGUA, DE ESGOTO E DE CONSERVAÇÃO DE HIDRÔMETRO AOS CIDADÃOS UNAIENSES QUE COMPROVAREM JUNTO À AUTARQUIA A INCAPACIDADE FINANCEIRA DE ARCAREM COM TAL TRIBUTO, REFERENTE À LEITURA DO CONSUMO DOS MESES DE MARÇO, ABRIL E MAIO DE 2020, BEM COMO PARA QUE SEJA VEDADA A INTERRUPÇÃO DOS SERVIÇOS FORNECIDOS AOS MESMOS CONSUMIDORES RESIDENCIAIS DE BAIXA RENDA POR ATRASO NO PAGAMENTO DAS FATURAS DURANTE O PERÍODO DE VIGÊNCIA DO DECRETO MUNICIPAL DE CALAMIDADE PÚBLICA, EM RAZÃO DA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA SANITÁRIA OCASIONADA PELA COVID-19.

                Votação simbólica, em bloco, Aprovado por:
                                12 votos favoráveis, 
                                00 contrário,
                                0 Abstenção. 

                Ausentes os vereadores:
                                Olímpio Antunes
                                Silas Professor,
                                Tião do Rodo.

                d) Requerimento nº 80 de 2020;
                Autor: Valdmix Silva,
                Turno: Único,

REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO, JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DETERMINAR A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO PARA O BAIRRO SAGRADA FAMÍLIA.

                Aprovado por Unanimidade.

                Votação simbólica, em bloco, Aprovado por:
                                12 votos favoráveis, 
                                00 contrário,
                                00 Abstenção. 

                 Ausentes os vereadores:
                                Olímpio Antunes
                                Silas Professor,
                                Tião do Rodo.

                 e) Requerimento nº 83 de 2020;
                 Autor: Shilma Nunes;
                 Turno: Único.

REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO, JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DETERMINAR A CORREÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NA AVENIDA JÚLIO RIBEIRO DOS SANTOS, NO BAIRRO NOVA CANAÃ.

                 Votação simbólica, em bloco, Aprovado por:
                                12 votos favoráveis, 
                                00 contrário,
                                00 Abstenção. 

                 Ausentes os vereadores:
                                Olímpio Antunes
                                Silas Professor,
                                Tião do Rodo.

                 f) Requerimento nº 54 de 2020;
                 Autor: Andréa Machado;
                 Turno: Único.

REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO, JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DETERMINAR A INSTALAÇÃO DE 2 (DOIS) REDUTORES DE VELOCIDADE (QUEBRA-MOLAS), NA AVENIDA GOVERNADOR VALADARES EM FRENTE AO IMÓVEL Nº. 3.655 E EM FRENTE À PRAÇA DO BAIRRO BELA VISTA, NOS DOIS SENTIDOS DA AVENIDA.

                 Votação simbólica, em bloco, Aprovado por:
                                12 votos favoráveis, 
                                00 contrário,
                                00 Abstenção. 

                 Ausentes os vereadores:
                                Olímpio Antunes
                                Silas Professor,
                                Tião do Rodo.


                 g) Requerimento nº 85 de 2020;
                 Autor: Shilma Nunes;
                 Turno: Único.

REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO, JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DETERMINAR A INSTALAÇÃO DE LÂMPADAS DE LED NOS POSTES DE ILUMINAÇÃO DO BAIRRO DE LOURDES NA CIDADE DE UNAÍ.

                 Votação simbólica, em bloco, Aprovado por:
                                12 votos favoráveis, 
                                00 contrário,
                                00 Abstenção. 

                 Ausentes os vereadores:
                                Olímpio Antunes
                                Silas Professor,
                                Tião do Rodo.

                 h) Requerimento nº 86 de 2020;
                 Autor: Shilma Nunes;
                 Turno: Único.

REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO, JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DETERMINAR A INSTALAÇÃO DE LÂMPADAS DE LED NOS POSTES DE ILUMINAÇÃO DO BAIRRO NOVO HORIZONTE NA CIDADE DE UNAÍ.

                 Votação simbólica, em bloco, Aprovado por:
                                12 votos favoráveis, 
                                00 contrário,
                                00 Abstenção. 

                 Ausentes os vereadores:
                                Olímpio Antunes
                                Silas Professor,
                                Tião do Rodo.

                 i) Requerimento nº 87 de 2020;
                 Autor: Shilma Nunes;
                 Turno: Único.

REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO, JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DETERMINAR A INSTALAÇÃO DE LÂMPADAS DE LED NOS POSTES DE ILUMINAÇÃO DO BAIRRO CIDADE NOVA NA CIDADE DE UNAÍ.

                 Votação simbólica, em bloco, Aprovado por:
                                12 votos favoráveis, 
                                00 contrário,
                                00 Abstenção. 

                 Ausentes os vereadores:
                                Olímpio Antunes
                                Silas Professor,
                                Tião do Rodo.

                 j) Requerimento nº 88 de 2020;
                 Autor: Shilma Nunes;
                 Turno: Único.

REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO, JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DETERMINAR A CORREÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NA RUA MARIA GALDINA, NO BAIRRO NOVA CANAÃ.

                 Votação simbólica, em bloco, Aprovado por:
                                12 votos favoráveis, 
                                00 contrário,
                                00 Abstenção. 

                 Ausentes os vereadores:
                                Olímpio Antunes
                                Silas Professor,
                                Tião do Rodo.

                 k) Requerimento nº 89 de 2020;
                 Autor: Andréa Machado;
                 Turno: Único.

REQUER SEJA SOLICITADO AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, SENHOR JOSÉ GOMES BRANQUINHO, JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDÊNCIA NO SENTIDO DE DISPONIBILIZAR UMA TÉCNICA DE SAÚDE, DE FORMA PERMANENTE NO DISTRITO DE RURAL-MINAS, PARA ATENDER ESSE POVOADO E REGIÃO.

                  Votação simbólica, em bloco, Aprovado por:
                                12 votos favoráveis, 
                                00 contrário,
                                00 Abstenção. 

                 Ausentes os vereadores:
                                Olímpio Antunes
                                Silas Professor,
                                Tião do Rodo.

                 Com Informações de:
CMU - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS