PESQUISA NESTE SITE:

23 março 2020

UNAÍ-MG - Mãe procura por adolescente que está desaparecido desde o Domingo (23)


                Se encontra desaparecido desde a última noite (200322), o adolescente, Marcelo, morador no Bairro Sagarana, em Unaí-MG.

                Segundo Informações recebidas pelo Unaienses, o garoto saiu de casa ontem a noite em uma bicicleta branca, e ainda não foi localizado. Sua mãe, funcionária do PA, que teve plantão durante a noite, chegou em casa pela manhã e não encontrou o filho em casa, e até esta tarde, ainda não teve notícias dele.

Como toda boa mãe, está desesperada e pede para que viu ou tem informações sobre ele, pede para entrar em contato com a família.
                O nome do adolescente: Marcelo Aparecido Alves Barbosa.

               Sua mãe, Girlene é moradora do Bairro Sagarana, seu telefone (38) 999 839 771  
               Atenção: 'Ligue somente se tiver informações de seu filho'.

                Unaienses                Jisohde - 200323 18:30.

CHINA - Wuhan, berço do coronavírus, retoma progressivamente sua atividade

Moradores estão sendo autorizados a voltar ao trabalho, enquanto o transporte público é retomado após dois meses de confinamento.


                Os habitantes da cidade de Wuhan, na China, onde o novo coronavírus foi identificado em Dezembro, estão sendo autorizados a voltar ao trabalho, enquanto o transporte público é retomado após dois meses de confinamento.

                Esse levantamento das restrições ocorre depois que o ministério da Saúde anunciou nesta Segunda-feira (200323) que nenhum novo caso de contaminação local foi registrado pelo quinto dia consecutivo nesta metrópole de 11.000.000 de habitantes.

                No entanto, 39 casos importados foram relatados em toda a China.


Volta de deslocamentos

                Os moradores de Wuhan que estão em bom estado de saúde vão poder se deslocar dentro da cidade e pegar um ônibus ou metrô depois de apresentar sua identidade, explicaram as autoridades.

                Também vão poder retornar aos seus locais de trabalho se tiverem uma licença emitida pelo empregador e estiverem autorizados a deixar Wuhan para viajar para outras partes da província de Hubei, da qual faz parte, se forem declarados negativos para os testes de Covid-19 e portarem um atestado médico.


                A disseminação do coronavírus nesta metrópole provocou sua quarentena em 23 de Janeiro. Quase todas as outras cidades de Hubei aplicaram as mesmas medidas.

                Até agora, a população estava proibida de sair dos limites do município de sua residência.


                Embora o ministério da Saúde chinês tenha anunciado nesta Segunda-feira outras nove mortes adicionais na China, todas em Wuhan, o número de contaminações caiu muito claramente nas últimas semanas. 
                A maioria dos casos agora é de pessoas que chegam do exterior.

                Com um total de 81.093 casos e 3.270 mortes registradas oficialmente, a China é hoje o segundo país mais afetado no mundo pela pandemia, depois da Itália.




                Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Prefeitura investiga morte por suspeita de coronavírus

De acordo com o município, idoso foi transferido de Capitão Enéas para o Hospital Universitário no sábado e morreu nesse Domingo (22); ele era portador de diabetes e apresentava relato de febre, falta de ar e tosse. Caso ainda não foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde e nem pelo Ministério da Saúde.


                  O setor de epidemiologia de Montes Claros-MG investiga a morte de um idoso, de 61 anos, por suspeita da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a nota divulgada pela Prefeitura, o paciente foi transferido de Capitão Enéas-MG para o Hospital Universitário, em Montes Claros, no Sábado (200321) e faleceu nesse Domingo (200322). 
                  Ele era portador de diabetes e apresentava ‘relato de febre, falta de ar e tosse’.

                  Foi feita a coleta de material que será enviado para a Vigilância Sanitária do Estado. O caso ainda não foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde e nem pelo Ministério da Saúde.

                  Em entrevista ao G1, o secretário municipal de saúde de Capitão Enéas, Márcio Vinícius Batista Mendes, esclareceu que o idoso deu entrada no hospital da cidade no Sábado com insuficiência respiratória.

“Ele chegou na unidade com a diabete descompensada com a faturação de oxigênio em 65% e o normal é estar acima de 90%. Provavelmente, a diabete descompensou e gerou uma insuficiência respiratória. A Secretaria Municipal notificou a suspeita porque ele veio de São Paulo e o resultado do exame deve sair em 10 dias”
                  Disse.

                  Ainda de acordo com o secretário, o idoso morava em São Paulo há 30 anos e veio para o Norte de Minas há 45 dias.

“Ele ficou 30 dias em Montes Claros, onde chegou a consultar no PSF do Bairro Independência por conta da diabetes e fazia 15 dias que estava em Capitão Enéas”.

                  O idoso tem familiares nas duas cidades e o secretário informou que a equipe de saúde acompanha os parentes em Capitão Enéas e todos estão em isolamento domiciliar. Nenhum apresentou sintomas e não há outro caso suspeito no município. A equipe que atendeu o paciente também está em isolamento.

                  A assessoria do Hospital Universitário informou que todos os procedimentos e protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde estão sendo tomados para a segurança dos seus servidores. 
                  Em Montes Claros, há 47 casos suspeitos da doença em investigação nesta Segunda-feira (200323).

Medidas de prevenção

                  A Prefeitura de Capitão Enéas publicou dois decretos com medidas de prevenção e todos os estabelecimentos comerciais da cidade estão fechados.

                  De acordo com o secretário de saúde, as consultas com especialistas e as viagens foram canceladas e o município contratou mais profissionais da limpeza para fazer a higienização do hospital. 
                  Todos os funcionários do grupo de risco foram afastados.

                  A partir da próxima Quarta-feira (200325), a Prefeitura vai montar dois pontos para atendimento das pessoas com sintomas gripais em duas quadras, localizadas em dois bairros da cidade. Os moradores também podem buscar informações pelo telefone (38) 3235-1582.

                  Com Informações de: G1.

BRASIL - Presidente revoga artigo que suspendia contrato de trabalho


                O presidente do BrasilJair Bolsonaro avisou há pouco nas redes sociais que revogou o Artigo 18 da Medida Provisória - MP 927, que permitia a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses, sem salário. 

                O Artigo 18 previa que, durante o estado de calamidade pública, o contrato de trabalho poderia ser suspenso por até quatro meses, para participação do empregado em curso de qualificação profissional não presencial, oferecido pela empresa ou por outra instituição. Essa suspensão poderia ser acordada individualmente com o empregado e não depende de acordo ou convenção coletiva.

                A MP 927 traz outras medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública no país e da emergência em saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19. A MP entrou em vigor neste Domingo (200322) ao ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União, e tem validade de 120 dias para tramitação no Congresso Nacional
                Caso não seja aprovada, perde a validade.

                Entre as medidas estão o teletrabalho, a antecipação de férias, a concessão de férias coletivas, o aproveitamento e antecipação de feriados, o banco de horas, a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho, o direcionamento do trabalhador para qualificação e o adiamento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS.

                Edição: Narjara Carvalho.

                Com Informações de: Agencia Brasil.

MIRABELA-MG - Homem de 36 anos morre após apresentar síndrome respiratória grave

Segundo o município, caso não se enquadra nos critérios epidemiológicos, mas por precaução foi feita a coleta do material para investigar suspeita de coronavírus.


                 Um homem de 36 anos morreu em Mirabela-MG, no Norte de Minas, depois de apresentar uma síndrome respiratória grave, que pode ser um dos sintomas do coronavírus. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o homem deu entrada no Hospital Municipal São Sebastião na tarde do último Sábado (200321) e faleceu na manhã deste Domingo (200322). 
                 Durante a semana, ele foi atendido no hospital duas vezes com falta de ar leve e foi medicado e liberado.

                 O caso ainda não foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde e nem pelo Ministério da Saúde.

                 O coordenador da Vigilância, Felipe Maia Ribeiro, explicou que o homem tinha histórico de alcoolismo, não apresentou febre, não viajou para áreas de risco e também não teve contato com pessoas com suspeita da doença.

“Pelo histórico, ele não se enquadra nos critérios epidemiológicos, mas por precaução foi feita a coleta do material para exame e o caso é investigado”
                 A medida faz parte de um protocolo do Ministério da Saúde e o material será encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias - FUNED.

                 Ainda segundo a Prefeitura, os familiares do paciente estão sendo monitorados e não apresentaram sintomas da doença. 
                 Não há outros casos em investigação no município.

Números em Minas

                 Subiu para 83 o número de casos confirmados de Coronavírus em Minas Gerais. A informação foi divulgada na tarde deste Domingo (200322) pela Secretaria de Estado de Saúde - SES. Ainda segundo o órgão, 7.190 casos estão sob investigação.

                 Os casos confirmados foram notificados por 12 municípios: 
                 Belo Horizonte-MG
                 Coronel Fabriciano-MG
                 Divinópolis-MG
                 Ipatinga-MG
                 Juiz de Fora-MG
                 Mariana-MG
                 Nova Lima-MG
                 Patrocínio-MG
                 Poços de Caldas-MG
                 Sete Lagoas-MG
                 Uberaba-MG;
                 Uberlândia-MG.

                 Com Informações de: G1.

PARACATU-MG - Decreto proíbe abertura de comércios não essenciais a partir desta Segunda-feira (23)

O prefeito de Paracatu se pronunciou neste Sábado (21) e disse que o município vai obedecer decreto do Governo de Minas Gerais.


               O Prefeito Municipal de Paracatu-MG, Olavo Condé se pronunciou na manhã deste Sábado (200321) sobre um decreto que será publicado nesta Segunda-feira (200323) para que todos os comércios não essenciais sejam fechados.

               O decreto em Paracatu será publicado ainda nesta Segunda-feira (200323) entretanto, o prefeito fez um pronunciamento dizendo que o município de Paracatu já obedece o que o governador Romeu Zema determinou através do decreto publicado neste Sábado.

               O município de Paracatu estará seguindo o decreto de calamidade pública instituído pelo Governo de Minas para combater a pandemia de Coronavírus, há diversas restrições ao funcionamento do comércio em todo o estado.

               Com Informações de: Paracatu News.

BRASIL - 25 pessoas morreram em decorrência do Novo Coronavírus no País

Em todo o país, 1546 pessoas foram infectadas pela Covid-19.


                Dados divulgados neste Domingo (200322) pelo Ministério da Saúde mostram que o número de mortes em decorrência da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, subiu de 18 para 25 de ontem para hoje. 

                Já o número de pessoas que contraíram o vírus passou de 1.128 para 1546. Os números foram apresentados pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em coletiva transmitida pela TV Brasil.

                Na última Sexta-feira (200320), o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária do Coronavírus (Covid-19) em todo o país. Segundo a pasta, com a nova atualização, todos os estado brasileiros possuem casos do novo coronavírus

                A Região Sudeste concentra o maior número de casos (926), 
                seguida da Região Nordeste (231), 
                da Região Sul (179), 
                da Região Centro-Oeste (161
                e a Região Norte (49).

                São Paulo (631), 
                Rio de Janeiro (186), 
                Distrito Federal (117), 
                Ceará (112), 
                Minas Gerais (83
                Rio Grande do Sul (73).
                Santa Catarina (57), 
                Paraná (50), 
                Bahia (49), 
                Pernambuco (37), 
                Amazonas (26), 
                Espírito Santo (26), 
                Goiás (21), 
                Mato Grosso do Sul (21), 
                Acre (11), 
                Sergipe (10), 
                Rio Grande do Norte (09), 
                Alagoas (07), 
                Pará (04), 
                Piauí (04), 
                Rondônia (03), 
                Maranhão (02), 
                Mato Grosso (02), 
                Paraíba (02), 
                Tocantins (02
                Rondônia (02),
                Amapá (01),
                Paraíba (01).

                De acordo com o ministro, a estimativa é que metade da população seja contaminada pelo novo coronavírus e que, desse total, mais da metade não vai apresentar sintomas. Segundo Mandetta, cerca de 15% das pessoas que apresentarem os sintomas precisarão de internação hospitalar.

Teste

                Durante a coletiva, o ministro falou sobre a intenção do governo de adquirir de cinco a dez milhões de testes rápidos para aumentar a velocidade de identificação de novos casos de coronavírus no país. A ideia é repetir o mesmo procedimento adotado na Coreia do Sul, onde a população pode realizar os testes em “postos volantes” localizados nas ruas.

                Mandetta disse que para a medida se concretizar é necessário que o governo adquira um equipamento capaz de fazer o procedimento de testagem de maneira automática ou com pouca participação humana. A estimativa é que sejam realizados pela máquina de 30 a 50.000 exames por dia.

“É nossa intenção. Mas pode ser que não se concretize. Se não tiver nada diferente, continuamos fazendo o nosso teste como fazemos hoje”
                Disse o ministro. 

“Todos estados têm capacitação para fazer os testes”
                Acrescentou.

                O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, falou ainda sobre os testes rápidos que o governo anunciou que vai adquirir e que serão destinados aos profissionais de saúde. 

                Segundo Oliveira, os testes já foram aprovados pelas agências reguladoras da China e União Europeia e serão usados nos profissionais que apresentarem algum tipo de sinal ou sintoma do coronavírus. 

“Se o teste for positivo ele permanece em isolamento, se for negativo ele deve recompor a força de trabalho”
                Afirmou.

Vacina da gripe

                Mandetta lembrou que nesta Segunda-feira (200323) tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Na primeira etapa, os públicos prioritários são idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. De acordo com o ministro, este ano haverá a ampliação da vacinação para as pessoas com faixa etária entre 55 a 59 anos e para pessoas com deficiência.

                O ministro lembrou ainda que este também é o período mais crítico de transmissão da dengue e pediu para quem está recolhido em casa que colabore com a eliminação do mosquito.

Verba

                O ministro comentou ainda a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Alexandre de Moraes, que determinou a imediata destinação de R$1.600.000.000,00 ao Ministério da Saúde para custeio de ações de combate ao novo coronavírus. O recurso, que inicialmente foi direcionado para o Ministério da Educação, vem do fundo criado pela operação Lava-jato com as multas pagas pela Petrobras nos Estados Unidos.

“Essa decisão sinaliza que o Judiciário está muito atento ao momento da Saúde pública e é muito correto que eles assim o procedam”
                Disse o ministro, que não deu detalhes de onde os recursos serão aplicados.

Cloroquina

                O ministro comentou sobre a utilização do medicamento cloroquina no tratamento do novo coronavírus. Mandetta disse que alguns pacientes já vêm sendo tratados com essa medicação, mas ainda não é possível dizer se a cloroquina teve papel decisivo na melhora dos pacientes.

“Há indícios e continuam como indícios, são poucos os pacientes tratados e não sabemos se o medicamento foi decisivo ou não para o caso”
                Disse.

                O ministro esclareceu ainda que o governo ainda não definiu o protocolo para o uso da medicação e que caso o produto se comprove eficaz o Brasil tem capacidade para produzi-lo e exportá-lo.

Fake news

                O ministro também falou sobre um áudio que circulou via Whatsapp como se fosse dele. No áudio, a pessoa falava sobre a expansão do vírus no país. O ministro reclamou e chamou de Fake News e disse que não manda áudios para ninguém e que todas as suas manifestações sobre a pandemia do coronavírus ocorrem durante entrevistas com a imprensa ou eventos oficiais.

“Fizeram um áudio dizendo que era a minha voz. Eu não gravo absolutamente nada de áudio, nunca fiz. Tudo o que eu falar vai ser dito claramente sempre a frente das câmeras. Essa é a maneira que a gente tem de nos posicionarmos em relação aos fatos”
                Ressaltou.

                Com Informações de: Agência Brasil.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS