PESQUISA NESTE SITE:

25 janeiro 2020

BRASÍLIA-DF - Cadeirante é resgatado após cair de caiaque no Lago Paranoá

Luciano Pereira Lima, de 38 anos, foi atingido por rajadas de vento e ondas que afundaram embarcação.


               Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal resgataram um cadeirante que ficou à deriva depois de cair de um caiaque, na tarde desta Sexta-feira (200124), no Lago Paranoá, em Brasília-DF. Luciano Pereira Lima, 38 anos, não chegou a se afogar nem teve ferimentos.

               Segundo os bombeiros, Luciano é praticante de canoagem e foi atingido por rajadas de vento e ondas que afundaram o caiaque. Ele usava colete salva-vidas e ficou boiando na água até a chegada dos socorristas.

               Após o episódio, o Corpo de Bombeiros emitiu alerta. Segundo a corporação, "as condições climáticas dos últimos dias não estão favoráveis à pratica de atividades no Lago Paranoá em virtude das fortes rajadas de vento que intensificam as marolas e, com isso, desestabilizam as embarcações de porte menor."

Risco de chuvas intensas

               Nesta Sexta-feira (200124), o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas, de até 60 milímetros por hora. A Defesa Civil do Distrito Federal também avisa sobre a possibilidade de ventos fortes, que podem ultrapassar os 50 quilômetros por hora.

As instruções do INMET são:

               Evite enfrentar o mau tempo;

               Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

               Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;

               Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

               Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Motociclista bate de frente com caminhão e morre na BR-135

Acidente foi na madrugada desta Sexta-feira (24) e Silvano Souza Santos, de 41 anos, morreu no local.


               Um motociclista morreu em um acidente na BR-135, em Bocaiuva-MG, na madrugada desta Sexta-feira (200124). 

               Segundo informações da Polícia Militar, ele invadiu a contramão e bateu de frente com um caminhão, que seguia sentido Bocaiuva a Montes Claros-MG
               Chovia no momento do acidente.

               Silvano Souza Santos, de 41 anos, morreu no local e o óbito foi constatado por uma equipe do SAMU
               Segundo o órgão, o motociclista sofreu múltiplas fraturas.

               O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Montes Claros. O acidente foi por volta das 02:00 horas na altura do Km 410 e a rodovia ficou parcialmente interditada. 
               As causas serão investigadas.

               Com Informações de: G1.

SIMONÉSIA-MG - Casal de idosos e neta morrem soterrados na zona rural

Segundo informações da polícia, uma encosta cedeu e destruiu a casa onde as vítimas estavam; estrada da comunidade está intransitável e os corpos foram retirados por vizinhos, diz PM.


                  Três pessoas morreram soterradas na zona rural Simonésia-MG neste Sábado (200125). Segundo informações da Polícia Militar, uma encosta cedeu e destruiu a casa onde as vítimas estavam. 
                  Morreram um casal de idosos, de 74 e 81 anos, e uma neta de 16 anos.

                  Ainda de acordo com a polícia, os corpos foram retirados por vizinhos e familiares porque a estrada, que liga o município até o Córrego Três Barras, está intransitável.

“Caíram barreiras de terra na estrada e não é possível chegar com carro até a comunidade. Por isso, autorizamos a retirada das vítimas pelos próprios moradores. Eles levaram os corpos até um ponto da estrada, onde dá pra chegar carro. E de lá, elas foram transportadas em uma ambulância da Prefeitura até o hospital, mas já estavam mortas”
                  Explicou o tenente da Polícia Militar Marcos Roberto Nunes Vieira.

                  A distância da comunidade até a estrada onde a ambulância estava é de 2 quilômetros. Ainda segundo o tenente, na cidade, que tem cerca de 20.000 habitantes, não possui batalhão do Corpo de Bombeiros e o atendimento é feito por militares de Manhuaçu-MG, cidade que fica a 27 quilômetros.

“Os bombeiros e a perícia teriam que vir de Manhuaçu, mas o local que dá acesso a rodovia também estava alagado e não tinha condições de chegar em Simonésia”
                  Disse. 
                  Os corpos das vítimas foram liberados para uma funerária.

Outras ocorrências


                  A chuva causou vários estragos em outros pontos do município. Segundo o Secretário de Obras, Wener Souza Barros, pontes de madeiras foram arrancadas e várias ruas ficaram alagadas.

“Retiramos algumas famílias que estavam em área de risco e levamos para uma escola e para o poliesportivo, e tem famílias ilhadas na zona rural. Continua chovendo forte e o nível do Rio São Simão está aumentando”
                  Disse. 
                  Ele não soube informar o número de famílias atingidas.

                  A Defesa Civil está fazendo vistorias na tarde deste Sábado (200125) e a Prefeitura decretou estado de Calamidade pública.

                  Com Informações de: G1.

MONJOLOS-MG - Barragem se rompe e água invade casas na zona rural conforme Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil, rompimento foi por volta das 08:40 horas e as famílias foram levadas para abrigo da Prefeitura; ninguém ficou ferido.


                 Uma barragem se rompeu na zona rural de Monjolos-MG, na manhã deste Sábado (200125). Segundo as primeiras informações da Defesa Civil, o rompimento foi por volta das 08:40 horas e elevou o nível do Rio Pardo Pequeno, inundando casas na região ribeirinha. 
                 Não houve feridos.

                 As famílias ribeirinhas foram levadas para abrigos da Prefeitura e por questões de segurança, famílias que moram no Centro da cidade também foram retiradas das casas. Segundo o órgão, o nível do rio continua aumentando e pode atingir a Região Central.


                 A Defesa Civil informou que a barragem era usada para geração de energia elétrica e foi construída na Fazendo do Bueno há seis anos pela empresa Omega Energia.

                 Em nota, a assessoria da empresa informou que ocorreu um "transbordamento do reservatório da PCH Serra das Agulhas, levando a aumento de vazão do Rio Pardo Pequeno. Diante do cenário, a Omega seguiu executando as atividades do PAE em conjunto com as autoridades, com o objetivo de garantir seu cumprimento e manter os níveis de segurança nele previstos”.


                 Com Informações de: G1.

ESTADOS UNIDOS - Biden lidera corrida para candidatura democrata à presidência

Ex-vice de Obama tem 24% das intenções de voto; senador Bernie Sanders tem 20%. Entrevistados consideram Sanders o mais preparado em questões como Saúde e Meio Ambiente e Biden o mais indicado para unir o partido e derrotar Trump.


               O ex-vice presidente dos Estados Unidos Joe Biden lidera a disputa entre os candidatos democratas à vaga do partido para disputar a Presidência, enquanto outros parecem estar ganhando um embalo em suas campanhas pela Casa Branca, de acordo com uma pesquisa nacional de opinião da Reuters/Ipsos publicada na Quinta-feira.

               A pesquisa online realizada entre 22 e 23 de Janeiro mostrou que 24% do democratas registrados e independentes apoiam Biden, enquanto 20% apoiam o senador Bernie Sanders e 12% dizem que irão votar na senadora Elizabeth Warren.

               Outros 10% apoiam o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, 7% escolheram o prefeito de South Bend, Indiana, Pete Buttigieg e 3% apoiam a senadora Amy Klobuchar.

               Biden, que cumpriu dois mandatos como vice do ex-presidente Barack Obama, registrou o maior apoio desde sua entrada na disputa no ano passado, embora não tenha se distanciado dos outros como um claro favorito à indicação.

               Democratas e independentes ainda estão avaliando rigorosamente uma variedade de outros candidatos com menos de duas semanas para o início das primeiras eleições primárias no Estado de Iowa-EUA. Entre os que escolheram um candidato, apenas 43% dos eleitores registrados dizem estar certos de sua escolha.

               Entrevistados disseram considerar Sanders o mais preparado para abordar questões como Saúde e Meio Ambiente. E Biden é considerado o mais indicado para unir o Partido Democrata e derrotar Trump.

               Bloomberg, Buttigieg e Klobuchar todos registraram crescimento em apoio, ganhando alguns pontos percentuais a mais nas últimas semanas.

               A pesquisa Reuters/Ipsos foi realizada online, em inglês, em todos os EUA. Foram reunidas as respostas 1.108 adultos, incluindo 545 pessoas que se identificaram como eleitores registrados e afiliados como independentes ou democratas.

               Os resultados tem um intervalo de credibilidade, uma medida de precisão, de cerca de 5 pontos percentuais.

               Com Informações de: G1.

CARATINGA-MG - Chuva inunda ruas e provoca deslizamentos

Defesa Civil registrou ocorrências de desabamentos e deslizamentos de encostas; órgão faz levantamento sobre número de vítimas, mas até o momento há 11 pessoas desabrigadas.


               Uma forte chuva inundou ruas e causou estragos em Caratinga-MG, no Vale do Rio Doce, na madrugada deste Sábado (200125). A Defesa Civil registrou ocorrências de desabamentos e deslizamentos de encostas.

               Segundo a Defesa Civil, três famílias que estavam em áreas de risco foram levadas para um abrigo da Prefeitura. Até o momento, são 11 pessoas desabrigadas. O órgão informou que está fazendo um levantamento das ocorrências e o município pretende decretar estado de emergência.

               Choveu 137 mm nas últimas 24 horas da cidade elevando o nível do Rio Caratinga em três metros. Há previsão de chuva de 30 mm para as próximas horas, segundo a Defesa Civil.

               A Defesa Civil está monitorando áreas de risco, na manhã deste Sábado (200125), e verificando a existência de novas áreas, que não foram mapeadas em vistorias anteriores.

               Moradores que desejarem sair das casas por medida de segurança podem buscar abrigo nos seguintes locais:

               PoliesportivoBairro Limoeiro,
               Escola Engenheiro Caldas ou Míriam Mangelli - Bairro Santa Zita,
               Funcime - Bairro Santa Cruz.

               Os moradores podem buscar informações pelos telefones: 199 ou pelo WhatsApp (33) 998 316 611.


               Com Informações de: G1.

TAIOBEIRAS-MG - Lavrador morre após ser atropelado por dois carros na LMG-626

Segundo a Polícia Militar, motoristas fugiram sem prestar socorro; SAMU foi acionado e constatou o óbito.


               Um homem de 41 anos morreu atropelado na noite desta Sexta-feira (200124) na LMG-626, estrada que dá acesso à cidade de Taiobeiras-MG

               Segundo informações da Polícia Militar, a suspeita é de que dois carros tenham passado sobre o corpo da vítima e fugido sem prestar socorro.
               Marcelo dos Santos Souza era lavrador e morava próximo ao local.

               O atropelamento ocorreu à margem direita da pista, à altura do Km 46. A PM foi acionada por um motociclista, que informou ter visto o homem caído minutos antes de morrer. O condutor da motocicleta ainda informou aos militares que tentou sinalizar aos condutores dos carros antes do atropelamento, pois percebeu que havia uma pessoa caída. 

               Ele piscou farol por diversas vezes e acendeu o pisca-alerta, mas os motoristas passaram sobre o corpo e fugiram sem prestar socorro. 

               Até o momento, os responsáveis pelo atropelamento não foram identificados. O SAMU foi acionado e já encontrou Marcelo dos Santos morto. 

               Os socorristas constataram que a causa morte da vítima foi o atropelamento; o órgão não informou se havia sinais de que a vítima tivesse perdido a consciência antes de cair na rodovia. 

               A perícia da Polícia Civil também compareceu ao local, realizou trabalhos de investigação e liberou o corpo a uma funerária local. Os pertences de Marcelo Santos foram liberados à família. 

               Com Informações de: G1.

MINAS NOVAS-MG - Suspeito de Latrocínio é preso após ser baleado

Homem foi preso durante operação da Polícia Civil. Criminosos atiraram com a intenção de roubar caminhão de distribuidora de bebidas, aponta investigação. Vítima pulou de caminhão em movimento e bateu a cabeça.


             Um suspeito Latrocínio foi preso temporariamente durante uma operação da Polícia Civil em Minas Novas-MG nesta Sexta-feira (200124). Foram cumpridos ainda cinco mandados de busca e apreensão. Um comparsa dele é considerado foragido. 
             O crime aconteceu no dia 17 deste mês.

“Dois indivíduos chegaram em uma moto e atiraram em direção a um caminhão de uma distribuidora de bebidas. Eles agiram com a intenção de roubar”
             Explica a delegada de Minas Novas, Carolina Máximo Alves.

             Após ser atingido no queixo, o passageiro pulou do veículo em movimento e bateu a cabeça. Inicialmente, ele foi socorrido para o hospital da cidade, mas precisou ser encaminhado para uma unidade de saúde em Diamantina-MG devido à gravidade dos ferimentos. 
             Os criminosos fugiram sem levar nenhuma quantia.

             A Polícia Civil não descarta a participação de mais pessoas no latrocínio. Os dois alvos da operação são investigados por outros crimes ocorridos em Minas Novas-MG
             O preso responde em liberdade por um homicídio ocorrido em 2012.


             A delegada Carolina Máximo Alves fala que a moto usada no crime foi roubada na semana anterior em Chapada do Norte-MG; a vítima foi ameaçada com uma arma. Os bandidos adulteraram o veículo, que foi apreendido e devolvido ao dono.

“É importante darmos respostas rápidas aos crimes praticados para mostrar à sociedade que a Polícia Civil não tolera qualquer tipo de prática criminosa”
             Destaca a delegada.

             A operação contou com o apoio de 30 policiais civis e militares de Minas Novas, Capelinha-MG e Chapada do Norte.

             O homem foi encaminhado para o Presídio de Capelinha. As investigações continuam e os materiais apreendidos passarão por análise.

             Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - Temporais atingem cidades e causam mortes

Na cidade de Ibirité, o deslizamento de um barranco provocou um soterramento. Em Unaí as chuvas estão fortes, mas tudo corre bem até o momento.


                Diversas cidades em Minas Gerais foram atingidas por fortes temporais. As chuvas ocasionaram deslizamento de terras, alagamentos, danos a estruturas como prédios, casas e vítimas. Na cidade de Ibirité-MG, o deslizamento de um barranco provocou um soterramento. Até a noite desta Sexta-feira (200124), duas mortes haviam sido confirmadas.

                Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, as fortes chuvas atingiram não somente a Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG, mas também outros municípios, como:

                Ouro Preto-MG
                Divinópolis-MG
                Conselheiro Lafaiete-MG
                Congonhas-MG
                Pará de Minas-MG
                Lagoa da Prata-MG
                Entre Rios de Minas-MG
                Muriaé-MG
                Brumadinho-MG.

                Ainda de acordo com o órgão, na noite Sexta-feira havia risco grande de deslizamento em nove cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte

                Sabará-MG
                Rio Acima-MG
                Brumadinho-MG, 
                Contagem-MG
                Nova Lima-MG
                Betim-MG
                Ribeirão das Neves-MG
                Ibirité-MG, 
                Além da própria capital. 

                Há também possibilidade de alagamento e inundação em pontos de cinco cidades: 

                Belo Horizonte-MG
                Nova Lima-MG
                Ribeirão das Neves-MG
                Santa Luzia-MG
                Raposos-MG.

                Na cidade de Ibirité, foi registrado um soterramento. Até a noite desta Sexta-feira (200124), uma mulher uma criança de seis meses haviam sido retiradas, nas duas primeiras mortes desde que a temporada de temporais começou no estado. 

                O Corpo de Bombeiros ainda faz buscas para identificar se há outras vítimas.

Belo Horizonte

                Desde a Quinta-feira (200123), foram 474 ocorrências, segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte. A maioria está relacionada a riscos geológicos, como deslizamento de terra (72), deslizamento de encosta (36), alagamentos (54) e tombamento de estruturas.

                O órgão utilizou seus canais nas redes sociais ao longo do dia para indicar os locais com maior intensidade de chuva e pontos de alagamento na cidade. Os informes foram distribuídos também por meio do Whatsapp e de SMS.

                O órgão orientou moradores a evitar esses locais para não se colocar em situação de risco. Também recomendou atenção a sinais como rachaduras na parede e no solo, portas emperradas, inclinação de poste ou de árvores e riscos de deslizamento em barrancos.

                A prefeitura suspendeu as atividades em escolas municipais em razão das chuvas. A administração também orientou outras unidades educacionais a agir da mesma forma. O início das aulas, previsto para 5 de fevereiro, foi suspenso até nova decisão da administração municipal.

Contagem

                Em Contagem-MG, houve pontos de deslizamento de terras e desabamento de casas. Três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital municipal da cidade. Em razão dos riscos, 29 residências foram desocupadas. No total, 240 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. 
                Três abrigos foram montados para acolher famílias nessa situação.

                Durante esta Sexta-feira, foi registrada inundação em um ponto. No início da semana, o prefeito da cidade, Alex de Freitas (sem partido), reconheceu que o problema dos alagamentos está relacionado à ausência de sistemas de drenagem.

“As medidas com relação à drenagem são a retomada de obras que eram do governo do estado e passarão para o município a execução dessas obras, que são bacias de contenção. Há anos que o estado está na execução dessas obras. Esperamos entregar ainda neste ano para que as chuvas do ano que vem já tenha isso”
                Disse o secretário municipal de Defesa Social, Décio Camargos.

Unaí

                Na cidade de Unaí-MG, muitas chuvas caem na tarde e início de noite deste Sábado (200125), mas tudo corre tranquilo. O Rio Preto, que banha a cidade está com níveis baixos, e nenhum alagamento se registra neste período. o Córrego Canabrava, que corta a cidade, está com níveis altos, mas nada alarmante, e no período da noite, mesmo com chuvas fortes, nenhum registro de alagamento ou desabrigados. 
                Tudo sob controle. 

                A maior preocupação vem do transbordamento na Usina de Queimados e de moradores ribeirinhas vir a ser desabrigados, porém, tudo, até o momento, está sob controle e não há riscos previsíveis.

                Informações extras de: Unaienses.

                Com Informações de: Paracatu News.

                

MONTES CLAROS-MG - Criminoso armado assalta farmácia no Bairro Alto São João

Segundo a polícia, ele exigiu que a funcionária repassasse as notas de maior valor e disse que sabia que tinha muito dinheiro no caixa; valor não foi divulgado.


                A polícia procura um homem que assaltou uma farmácia, no Bairro Alto São João, em Montes Claros-MG, na noite desta Quinta-feira (200123). Os funcionários disseram que o criminoso estacionou a motocicleta em frente ao estabelecimento e entrou no local usando capa de chuva e um capacete.

                Em seguida, ele sacou uma arma e anunciou o assalto. Segundo a PM, o criminoso exigiu que a funcionária repassasse as notas de maior valor e disse já sabia que tinha muito dinheiro no caixa.

                Ainda de acordo com a polícia, o homem entregou uma sacola para a funcionária colocar o dinheiro do caixa e fugiu.

                Por telefone, o gerente da farmácia disse que esta que foi a primeira vez que o local foi alvo de assalto a mão armada. Ele não soube informar a quantia levada.

                Com Informações de: G1.

BRASILÂNDIA DE MINAS-MG - Ministério Público assina acordo para implantar medidas de vigilância e controle de Leishmaniose

O acordo estabelece diversas ações a serem cumpridas com o objetivo de controlar e reduzir a manifestação da doença na cidade.


              O Ministério Público de Minas Gerais - MPMG e a Prefeitura de Brasilândia de Minas-MG, na Região Noroeste, firmaram, no dia 17 de Janeiro, um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC que prevê a implantação de medidas de vigilância e controle de Leishmaniose Visceral no município. O acordo estabelece diversas ações a serem cumpridas com o objetivo de controlar e reduzir a manifestação da doença na cidade.

              A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença causada por um protozoário do gênero Leismania, que acomete os cães, os quais são considerados os principais transmissores da doença no ciclo urbano. A doença é considerada uma zoonose que apresenta grave ameaça à saúde pública por ser capaz de infectar tanto o ser humano quanto animais.


              Diante disso, o Ministério da Saúde criou o Programa de Vigilância e Controle de Leishmaniose Visceral - PVC-LV, cujo objetivo é reduzir a letalidade da doença por meio do diagnóstico precoce e tratamento oportuno nos casos humanos, além da diminuição do risco de transmissão por meio do controle de reservatório e vetores da doença.

              Durante as investigações no município, foi detectado risco à saúde única (humana, animal e ambiental) devido à presença da doença em um cão comunitário. Além disso, foi informado que o município não implantou o PVC-LV e nem possuía previsão para tal. 

              Segundo a promotora de Justiça Fabiana Pereira, entre os anos de 2013 e 2018, foram notificados 22 casos de leishmaniose visceral em Brasilândia de Minas, sendo oito deles confirmados. Ainda conforme a promotora, o acordo é importante, pois ele procura reverter a atual situação local, que não possui condições adequadas para lidar com a doença.

              Tendo isso em vista, o termo determina que, em dois meses, o município classifique a doença e, em seis meses, implante o Programa de Vigilância e Controle de Leishmaniose Visceral. Além disso, os cães deverão ser identificados como soropositivos ou não, e os tutores devem ter direito de apresentar contraprova por meio de exames laboratoriais e acesso às políticas de prevenção, com o objetivo de reforçar a importância da guarda responsável, vacinação, vermifugação, castração de animais domésticos, manejo ético e responsável e vedação à prática de maus-tratos.

              O município deverá ainda providenciar local adequado para a realização de eutanásia em casos necessários. A prefeitura se comprometeu a manter atualizados, anualmente, os dados de casos confirmados de leishmaniose visceral em humanos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN Net).

              Se houver descumprimento de qualquer um dos termos ou prazos do acordo, o município fica sujeito a pagamento de multa de R$300,00 por dia de atraso.

              Com Informações de: Paracatu News.

CEILÂNDIA-DF - Carro roubado capota após perseguição policial

O caso aconteceu no P Sul. Dois jovens, de 18 e 15 anos, foram detidos.


               Dois adolescentes, um de 18 anos e outro de 15 anos, foram detidos nessa Sexta-feira (200124) após capotarem um carro durante perseguição policial, em Ceilândia-DF
               Com o menor de idade foi encontrado um revólver calibre 38.

               O caso ocorreu após policias militares avistarem o veículo com placa falsa rodando pelo P Sul. Os jovens tentaram fugir da abordagem policial, dirigiram o carro até uma estrada de chão, próxima à usina de compostagem da região.

               Em alta velocidade, os suspeitos acabaram capotando o automóvel. 


               Ninguém se machucou, mas o condutor foi preso e levado à 23ª Delegacia de Polícia Civil do Setor P Sul e o menor de idade foi conduzido à DCA II por Porte Ilegal de Arma.

               Com Informações de: Metrópoles.

BRASIL - Mundo está mais perto do que nunca do fim, indica Relógio do Apocalipse; cientistas mencionam Amazônia

Faltam 100 segundos para a 'meia-noite' em relógio simbólico criado há 73 anos, em plena Guerra Fria. Além do risco de conflito nuclear, cientistas mencionam mudanças climáticas e citam o Brasil.


               Os ponteiros do Relógio do Apocalipse foram ajustados nesta Quinta-feira (200123) e agora marcam 100 segundos para meia-noite, ou o fim do mundo. É o mais perto que o planeta chegou da destruição desde que o Boletim de Cientistas Atômicos passou a fazer a medição simbólica, em 1947.

               Até a medição de 2020, o Relógio do Apocalipse marcava dois minutos para o fim do mundo. Os cientistas disseram que, desta vez, além do risco de uma guerra nuclear, o planeta passa por riscos relacionados ao meio ambiente e às mudanças climáticas. O documento divulgado junto à mudança nos ponteiros cita, ainda, a Amazônia.


               A chefe do Boletim de Cientistas Atômicos, Rachel Bronson, chamou a atenção para o fato de que o tempo simbólico para o fim do mundo não é mais medido em horas ou minutos, mas em segundos.

"Encaramos agora uma emergência real, um estado inaceitável para o mundo que elimina qualquer margem para erro ou para mais atrasos"
               Afirmou, segundo a Associated Press.

               Outro diretor do grupo, o ex-governador da Flórida-EUA Jerry Brown, também apontou os riscos das mudanças climáticas, mas diz que o problema é mais amplo.

"As mudanças climáticas apenas piora a crise. 
Se ainda existe algum tempo para acordar, é agora"
               Disse.


               Brown também mencionou, segundo a Associated Press, o risco de guerras nucleares. 

"Rivalidades e hostilidades perigosas entre as superpotências aumentam a possibilidade de uma catástrofe nuclear"
               Afirmou.

Desmatamento e Amazônia

               O documento divulgado pelo grupo que faz o Relógio do Juízo Final mencionou o Brasil e a Amazônia como "resposta insuficiente para um clima cada vez mais ameaçado". 
               O texto também cita a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris.

"No ano passado, alguns países agiram para combater as mudanças climáticas enquanto outros, incluindo os Estados Unidos, que deixaram o Acordo de Paris, e o Brasil, que desmantelou políticas de proteção à floresta amazônica, deram vários passos para trás"
               Diz o texto.

               A preservação da floresta amazônica foi um tema polêmico no primeiro ano do mandato do presidente Jair Bolsonaro, com registro de aumento do desmatamento na região e uma crise provocada por queimadas, na qual o presidente enviou as Forças Armadas para auxiliar no combate ao fogo. 
               O tema gerou inclusive rusgas entre Bolsonaro e o presidente da França, Emmanuel Macron.


               Outra polêmica de 2019 foi quanto ao uso dos sistemas de monitoramento do desmate. O governo tem dois: um para alertas diários e outro para dados consolidados anuais.

               A divulgação de alertas gerou críticas de Bolsonaro, que afirmou que os números prejudicam a imagem do país. O episódio levou à exoneração do então diretor do instituto, Ricardo Galvão. Tanto a taxa oficial quanto os alertas diários preliminares são do INPE, que é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

               Nesta semana, Bolsonaro informou, por meio de uma rede social, que determinou a criação do Conselho da Amazônia e de uma Força Nacional Ambiental, que atuará na "proteção do meio ambiente da Amazônia".

               Bolsonaro informou na publicação que o vice-presidente Hamilton Mourão será o coordenador do conselho, que deverá organizar ações entre ministérios para "proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia".

               Com Informações de: G1.

VENEZUELA - Jovens morrem em incêndio em canavial quando tentavam encontrar comida

A economia da Venezuela entrou em colapso nos últimos cinco anos, com os preços disparando diariamente devido à hiperinflação.


               Um incêndio em um canavial em Aragua, na Venezuela, deixou ao menos 11 jovens venezuelanos mortos. Eles tentavam caçar coelhos e encontrar comida em meio à escassez generalizada sofrida pelo país sob regime de Nicolás Maduro, informaram autoridades e moradores nesta Sexta-feira (200124)

               O incêndio começou na tarde de Quinta-feira no distrito rural de Cagua, nos arredores da cidade de Maracay, segundo Douglas Rico, diretor da polícia forense na Venezuela. Rico disse que as autoridades estão investigando se o incêndio foi acidental ou provocado.

"Havia um vento forte que mudou a direção das chamas e eles ficaram cercados pelo fogo"
               Disse Rico na TV estatal.


               O governador de Aragua, Rodolfo Marco, disse em entrevista coletiva que os jovens, todos com idades entre 10 e 18 anos, morreram de queimaduras de segundo e terceiro graus. 
               Dois outros permaneciam hospitalizados.

               Os agricultores costumam queimar canaviais na região nesta época do ano durante a colheita, disseram autoridades, e os habitantes locais tentam capturar animais quando saem da vegetação rasteira para escapar das chamas.

Economia em colapso

               A economia da Venezuela entrou em colapso nos últimos cinco anos, com os preços disparando diariamente devido à hiperinflação, e muitas pessoas lutam para suprir as necessidades básicas, como alimentos e medicamentos.

               Neste mês, o regime chavista decretou aumento em 300% no salário mínimo para tentar diminuir a crise. 
               O valor equivale a cerca de R$77,00 mensais. 


               Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS