Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e de prisão.
Vítimas eram ameaçadas com arma pelos criminosos, diz PC.
Dois homens, de 19 e 29 anos, foram presos na manhã desta Quarta-feira (170125) na Segunda-feira fase da Operação Arapuca, realizada pela Polícia Civil de Montes Claros-MG, contra crimes de roubos na zona rural.
Os homens, presos mediante mandados de prisão, são apontados como participantes de uma quadrilha organizada que atuava nas comunidades. Quatro alvos estão foragidos.
Em novembro de 2016, quatro pessoas já haviam sido presas na primeira fase da ação. A Polícia Civil deu continuidade as investigações e chegou até os novos integrantes.
"Os mandados foram cumpridos nos Bairros Cidade Industrial, Vila Castelo Branco e Residencial Vitória. Cumprimos 7 mandados de busca e apreensão e de prisão; quatro envolvidos já foram identificados e estão foragidos. Um homem que participava dos roubos foi preso em outra ocasião pela Polícia Militar em flagrante"
Explica do Delegado Daniel Botelho, responsável pela Operação.
O nome Arapuca faz referência ao modelo de atuação da quadrilha em ambiente rural; um dos integrantes era responsável por sondar as propriedades das vítimas, com o que elas possuíam, e depois preparava uma 'armadilha' para o roubo.
"A quadrilha era extremamente organizada em todo o fluxo do crime. Um dos envolvidos era reponsável por organizar os materiais roubados, vendê-los e depois distribuir o dinheiro entre os integrantes"
Completa o Delegado.
Em um dos crimes que a quadrilha é suspeita de participar é o roubo à duas fazendas, no mesmo dia, em outubro de 2016, no Povoado de Cabeceiras.
"Na ocasião, eles fizeram doze vítimas. Em duas fazendas, eles levaram jóias, celulares, dinheiro, computadores, câmeras, bebidas e até um moto que já foi recuperada. A violência deles estava na ameaça às vítimas apontando uma arma. Uma criança de 8 anos ficou sob a mira de um dos bandidos"
Conclui o delegado.
Vinte e oito policiais civis participaram da operação em nove viaturas.