PESQUISA NESTE SITE:

30 junho 2018

UNAÍ-MG - Prefeitura possui caçambas para receber lixo nos distritos

               O lixo recolhido dentro dos distritos de Garapuava, Boa Vista, Ruralminas e Pedras de Marilândia deve ser despejado em caçambas instaladas em pontos estratégicos pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU

               Essa a recomendação, Os coletores, normalmente, recolhem o lixo nas portas e transportam até as caçambas. 
               Mas, nem sempre funciona assim.


               No caso de Garapuava, por exemplo, são duas caçambas instaladas. Ainda assim, a PMU precisou enviar equipe esta semana ao distrito para acabar com um depósito de lixo que ia se formando em ponto distinto, afastado das caçambas.

               O Secretário Municipal de Obras, Durval Mendonça afirma ter recebido informações de que "fazendeiros" (sitiantes, chacareiros) estão trazendo lixo e despejando "fora das caçambas".

               Quem traz o lixo de fazendas, sítios e chácaras, porém, deve descartá-lo diretamente dentro das caçambas, e não formar depósitos de lixo em outras áreas do distrito. Foi para evitar a formação de "lixões" e os riscos de impactos socioambientais e sanitários nas localidades mais habitadas que a PMU contratou empresa com cerca de 20 caçambas.

Como funciona?

 

               Nos quatro distritos onde há caçambas, a PMU instrui os coletores a avisar quando elas estão cheias de lixo. A cada caçamba, cheia de lixo, trazida para o aterro controlado, o caminhão deixa uma vazia no local. E a operação vai se repetindo, conforme a necessidade.

               No caso de povoados que não dispõe do serviço de caçambas, em razão da pouca quantidade de lixo produzida, a PMU faz a coleta quando acionada por moradores ou associações comunitárias. Quantidades pequenas de lixo, como a produzida em pequenos povoados,, explica Durval, acabam apodrecendo dentro das caçambas, gerando mau cheiro e riscos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

               Nos pequenos povoados, a PMU se prontifica a recolher o lixo desde que acionada por moradores ou associações comunitárias. O telefone é o 3677-9610, ramal 9020.

"A necessidade de instalação de caçambas onde há mais aglomeração de pessoas segue uma avaliação da equipe"
               Explica o secretário. 

               Ele, no entanto, conclama os moradores dos arredores do distrito que ajudem a Prefeitura nesta empreitada de limpeza. 

"O trabalho só vai surtir o efeito desejado, se o fazendeiro, chacareiro ou sitiante depositar o lixo nas caçambas. Se jogar em qualquer lugar, vai formar um lixão. E aí é ruim pra todo mundo"

               E, no caso de Garapuava, são duas caçambas à disposição. E um caminhão, sempre pronto, para recolher a caçamba cheia e substituí-la por outra vazia. 
               O lixo recolhido nos distritos é trazido até a cidade e despejado no aterro controlado, atrás da Serra do Taquaril.

 

               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

ITACARAMBI-MG - Mulher suspeita de atear fogo no corpo do irmão após não conseguir empréstimo é presa

Homem ficou ferido gravemente e teve 70% do corpo queimado na última Terça-feira (26). Irmã dele foi presa nesta Quinta-feira (28).

                  Uma mulher de 31 anos foi presa nesta Quinta-feira (180628) em Itacarambi-MG, no Norte de Minas, quando tentava pegar roupas na casa em que mora para fugir da Polícia Militar

                  Ela é foragida desde a última Terça-feira (180626), suspeita de ter colocado fogo no irmão, de 44 anos. O homem sofreu queimaduras em 70% do corpo e foi internado na Santa Casa de Montes Claros-MG por conta dos ferimentos. 
                  A polícia acredita que os irmãos tenham se desentendido por causa de um empréstimo de dinheiro.

                  Desde o dia do crime a Polícia Militar procurava pela suspeita. A prisão ocorreu, segundo a PM, após denúncias indicarem que a mulher estava na casa em que mora durante a madrugada, no Bairro São João
                  A polícia informou que ela confessou que queria pegar roupas para fugir para zona rural.

                  A mulher conseguiu fugir antes que a polícia a encontrasse em casa, mas foi localizada nas proximidades. Ela foi detida na Rua das Flores, no Centro da cidade, e conduzida à Delegacia de Januária-MG
                  Após ser ouvida, ela será entregue no presídio feminino de Itacarambi.

Entenda o caso

                  De acordo com a Polícia Militar, a mulher presa nesta Quinta-feira atacou o irmão dela, que teve 70% do corpo queimado. 

                  Ela teria jogado uma garrafa com álcool nas costas da vítima e ateado fogo. A motivação do crime, segundo a PM, é relacionada a um empréstimo de dinheiro. A PM acredita que ele tenha se recusado a dar dinheiro para ela, que seria usado para comprar bebida alcoólica.

                  O homem foi socorrido pelo SAMU com queimaduras de segundo grau e foi encaminhado na manhã desta Quarta-feira (180427) à Santa Casa de Montes Claros

                  No último boletim divulgado pelo hospital, o estado de saúde dele era estável.

                  Com Informações de: G1.

CAPELINHA-MG - Prefeito assina convênio de mais de 1 milhão para reforma do Mercado Municipal

               O Prefeito de Capelinha-MG, Tadeuzinho, anunciou no início da noite desta Sexta-feira (180629), a assinatura do convênio para a reforma do Mercado Municipal

               A obra, orçada em mais de um milhão de reais, deverá contemplar também a construção de um segundo piso, reforma da fachada, construção de açougues, bem como outras melhorias para o ambiente.

“A primeira etapa foi vencida. Agora é esperar o recurso cair na conta para começar o trabalho”
               Disse Tadeuzinho, que aguarda a liberação do recurso pela Secretaria de Obras do Estado, hoje coordenada por Murilo Valadares.

Feira Livre de Capelinha


               De acordo com o Historiador José Carlos Machado, a Feira Livre do Mercado Municipal de Capelinha abastece os lares capelinhenses há mais de um século, suprindo-os com produtos básicos de alimentação: arroz, feijão, milho, legumes, frutas, farinha, rapadura, etc. 

“Essa mesma velha Feira Livre não perdeu a sua tradição e mesmo um certo charme”
               Disse José Carlos

               No Mercado Municipal, pode-se adquirir uma enorme variedade de produtos que inclui, além dos gêneros triviais, artesanato em cerâmica, couro, madeira e taquara, fumo de rolo, a boa cachaça, carnes, linguiças, roupas, frangos caipiras, porcos, rádios e até brinquedos importados do Paraguai, bijuterias e um sem número de artigos e objetos. 

               Também lá estão os bares e restaurantes populares, onde se pode provar a culinária local. A reforma do Mercado garantirá a preservação de seu valor patrimonial cultural e turístico do município e região.

                              Com Informações de: MinasHoje.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS