PESQUISA NESTE SITE:

31 janeiro 2019

BRUMADINHO-MG - Bombeiros de Montes Claros são enviados para ajudar nas buscas por desaparecidos

Equipe de nove militares é a primeira do Norte de Minas a ser destacada para trabalhos na região da barragem; outros dois grupos de bombeiros de Montes Claros farão resgates no local.

                  Um grupo de nove militares do Corpo de Bombeiros de Montes Claros-MG viajou na manhã desta Quinta-feira (190131) para Brumadinho-MG

                  A equipe deve colaborar pelos próximos dias com a busca de pessoas que desapareceram após o rompimento da barragem da Vale na última Sexta-feira (190125). Oito homens e uma mulher do Norte de Minas estarão entre os militares que procuram por 259 vítimas que ainda estão desaparecidas.

                  Segundo o tenente Cristiano Cavalcanti, equipamentos da região também serão enviados ao local onde ocorreu a tragédia. 

“Estamos levando roupões de neoprene, para serem usados na área quente onde o rejeito está. Levamos ainda materiais de escavação para achar possíveis vítimas, barracas, fardas, capacetes, todo o equipamento necessário para desenvolvermos um trabalho de localização destas pessoas”
                  Explica.

                  Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares escolhidos são capacitados em áreas que os permitem trabalhar com segurança no mar de lama que se formou em Brumadinho

“Todos os enviados possuem dois cursos, de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e Curso de Especialização em Salvamento e Extinção de Incêndios (Cesei). São militares que fizeram essas capacitações e estão aptos para trabalhar na área quente da lama”
                  Afirma Cristiano.

                  Apesar de certificados, quase todos os militares viverão em Brumadinho uma experiência pela qual ainda não passaram; apenas um deles já havia auxiliado nos resgates do desastre em Mariana-MG, há três anos. 
                  O sargento Alex Sandro Dias é bombeiro há 16 anos e espera poder auxiliar ao máximo nos trabalhos.

“Apesar das diversas ocorrências que atendemos de naturezas variadas, será uma situação completamente adversa, é diferente de tudo que já vivenciei nos 16 anos de serviço. Temos ideia do que nos espera pelos telejornais. Vai ser difícil sim, mas esperamos corresponder e minimizar o sofrimento das famílias”
                  Comenta.

Superar desafios

                  O cabo Fabíola Vieira é a única mulher do Norte de Minas que foi enviada para a missão em Brumadinho. Ela deixa a família em Montes Claros para ajudar nas buscas. 

“É nossa missão, nosso dever. Expliquei ao meu filho tudo, apesar de ser pequenininho, ele já está assistindo pela televisão. Disse a ele que a mamãe vai ajudar as pessoas que estão lá precisando, e quando voltar trago um presente. Criança gosta disso, né? Vou feliz, é minha missão. Vou fazer 17 anos na corporação no meio do ano e vamos cumprir nosso dever”
                  Diz.

                  O cabo Welton Amaro também segue para a primeira experiência em um resgate de uma proporção tão grande e pede proteção. 

“Estamos indo em apoio, mas que Deus possa nos proteger, nos guiar, para dar descanso àqueles que já estavam ali em trabalho. Pedimos a Deus que nos guarde e proteja nossas vidas”
                  Comenta.

Vítimas da região

                  O rompimento da barragem de Mina do Córrego do Feijão deixou vítimas no Norte de Minas. O técnico em meio ambiente, Renato Vieira Caldeira, natural de Montes Claros-MG, trabalhava na Vale há 13 anos. O corpo dele foi identificado na noite desta Quarta-feira (190130) e deve ser enterrado em Belo Horizonte-MG nesta Quinta-feira (190131).

                  O supervisor de elétrica, Júlio César Teixeira Santiago, também de Montes Claros-MG, está desaparecido desde a tragédia. A família de Júlio César informou que ele estava há cerca de seis meses em Brumadinho a serviço de uma empresa terceirizada da Vale.

                  Uma vítima de Coração de Jesus-MG, Daniel Muniz Veloso, também foi morto durante o rompimento da barragem e foi enterrado na cidade natal na última Segunda-feira (190128). Ele tinha 29 anos e trabalhava em uma empresa terceirizada que presta serviço para a Vale.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Festa Nacional do Pequi começa nesta Sexta (190201) Confira a programação

Festa chega a sua 28ª edição e acontece até o Domingo (190203), com shows musicais, oficinas, exposições, entre outros. Com diversos espaços, entorno da Praça da Matriz será o palco da festa em 2019.

                 Começa nesta Sexta-feira (190201) a 28ª edição da Festa Nacional do Pequi em Montes Claros-MG. O evento em 2019 contará com shows musicais, oficinas, exposições, entre outros, em diversos espaços no entorno da Praça da Matriz, no Centro da cidade. 
                 A abertura oficial acontece às 19:00 horas, no Centro Cultural Hermes de Paula e o evento segue até o Domingo (190203), com atrações gratuitas.

                 Entre as novidades deste ano, o 1º Circuito Gastronômico de Montes Claros, que vai reunir bares e restaurantes para produção de pratos elaborados com ingredientes típicos do cerrado, como o tradicional pequi; o objetivo é valorizar a culinária local. 
                 A festa faz ainda uma homenagem ao escritor e compositor Ildeu Braúna, que já foi secretário de Cultura da cidade.

Programação

                 Nesta Sexta-feira, a abertura contará com apresentações musicais diversas. O cantor Roberto Mont'Sá se apresenta no Centro Cultural, espaço que terá ainda os lançamentos das exposições "Memória - A Casa de Ildeu Braúna" e "O Parque da Lapa Grande", que vai reunir fotos do ambientalista Eduardo Gomes
                 Confira a programação completa:

Sexta-feira (190201)

19:00 às 23:00 horas
                 Feiras de arte e artesanato, gastronomia e de produtos agroecológicos;

20:00 horas
                 Shows diversos com cantores regionais no palco principal, na Praça da Matriz;

21:00 horas
                 Folia de Reis no Solar dos Sertões;

22:00 horas:
                 Show da cantora Fatel Barbosa no palco principal, na Praça da Matriz.

Sábado (190202)

08:00 horas:
                 Oficina de tambores para crianças no Bairro São Geraldo II;

09:00 às 22:00 horas:
                 Feiras de arte e artesanato, gastronomia e de produtos agroecológicos;

10:00 horas:
                 Bateras na Praça;

12:00 horas:
                 Concurso Arroz com Pequi;

14:00 horas:
                 Seminário Meio Ambiente e Extrativismo, no Centro Cultural;

18:00 horas:
                 Cinema Comentado, no Centro Cultural;

19:00 horas:
                 Lançamento de livros, no Centro Cultural;

20:00 às 22:00 horas:
                 Shows com Edu Lemos e Tino Gomes no palco principal;

21:00 horas:
                 Apresentação de Rosa Neon no Solar dos Sertões.

Domingo (190203)

07:30 horas:
                 Expedição Fotográfica na Lapa Grande;

08:00 as 17:00 horas:
                 Encontro de Ternos de Folia do Norte de Minas;

09:00 às 22:00 horas:
                 Feiras de arte e artesanato, gastronomia e de produtos agroecológicos;

09:00 horas:
                 Cordel no Coreto;

10:00 horas:
                 Apresentação das crianças da oficina de tambores, no Solar dos Sertões;

11:00 horas:
                 Apresentação de Machado da Viola, no Solar dos Sertões;

14:00 horas:
                 Festival de Aboio e Viola;

20:00 horas
                 Folia de Reis, no Solar dos Sertões;

21:00 horas:
                 Noite de Alto Belo - show com Téo Azevedo e convidados, no palco principal.

                 Com Informações de: G1.

PORTEIRINHA-MG - Criança de 12 anos morre após ser picada por escorpião na zona rural

Segundo familiares, rapaz foi calçar um sapato quando foi picado; incidente ocorreu no Domingo (190127), no Distrito de Mocambinho, e a vítima estava internada em Montes Claros.

                   Uma criança de 12 anos, que estava internada há quatro dias em Montes Claros-MG, morreu devido a complicações de uma picada de escorpião. 

                   Segundo familiares ouvidos pelo G1, o incidente ocorreu no Domingo (190127), no Distrito de Mocambinho, zona rural de Porteirinha-MG, quando o jovem foi calçar um sapato; o escorpião estava dentro do calçado.

                   Ainda de acordo com os familiares, logo após o incidente o rapaz foi levado ao Hospital em Porteirinha, onde foi diagnosticado em estado crítico de saúde, sendo transferido em seguida para Janaúba-MG e depois para o Hospital Universitário de Montes Claros; a morte ocorreu na noite desta Quarta-feira (190130) e foi confirmada pela assessoria da unidade hospitalar nesta Quinta-feira (190131).

                   A direção do Hospital de Porteirinha, onde ocorreu o primeiro atendimento, afirmou que a criança recebeu cerca de oito ampolas de soro, para combater o veneno, mas foi ineficaz. 

                   O jovem teve uma parada cardíaca e precisou passar por manobras de reanimação. Como o estoque de soro na unidade era insuficiente, e devido ao estado de saúde colocado em risco, a direção solicitou a transferência. Este é o terceiro caso, somente em uma semana, de pessoa picada por escorpião na cidade, segundo a direção do hospital.

                   Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porteirinha, as campanhas de limpeza de lotes vagos serão intensificadas, bem como o reforço na limpeza dos terrenos públicos, para combater a proliferação de escorpiões, comuns nesta época do ano devido ao forte calor.

                   O corpo da vítima deve ser encaminhado para Mocambinho ainda nesta Quinta-feira, após liberação de laudo em Montes Claros.

                   Com Informações de: G1.

BRUMADINHO-MG - São 110 corpos encontrados e ainda restam 238 que se encontram desaparecidos

De acordo com as autoridades que participam das operações na cidade, 71 mortos na tragédia já foram identificados.


                     Os números da tragédia de Brumadinho-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, voltaram a ser atualizados no fim da tarde desta Quinta-feira (190131). 

                     De acordo com as autoridades de segurança que participam da operação para encontrar as vítimas do rompimento da barragem Mina do Córrego do Feijão, confirmaram a morte de 110 pessoas. 
                     Outras 238 continuam desaparecidas. 
                     Identificadas 71 pessoas.

                     Durante o sétimo dia de operações, um corpo foi encontrado próximo à ponte do Rio Paraopeba, ainda em Brumadinho, fora da “zona quente”, onde as buscas estão concentradas. 
                     A informação foi confirmada pelo major Flávio Santiago, porta-voz da Polícia Militar - PM.

                     No fim da tarde, devido a ameaça de uma tempestade na cidade, o Corpo de Bombeiros suspendeu as buscas por motivos de segurança. A mesma situação aconteceu nesta Quarta-feira. Porém, a interrupção durou pouco tempo, apenas 15 minutos. 
                     Por volta das, 18:00 horas as operações foram retomadas.

Saída de Israelenses
                     Os 136 soldados e oficiais israelenses que estavam desde o último Domingo em Minas Gerais para ajudar nas buscas por vítimas do rompimento da barragem se despediram do Brasil nesta Quinta-feira. 
                     Policiais militares do estado, integrantes do Comando Aéreo e do Corpo de Bombeiros participaram de uma solenidade de agradecimento e despedida da tropa nesta manhã no 12º Batalhão de Infantaria - BI, no Barro Preto, em Belo Horizonte-MG.

                     Na cerimônia, o coronel Golan Vach, chefe da delegação, disse que se sente honrado em ter contribuído com os trabalhos, chamou os brasileiros de amigos e colocou um patch do Brasil em um dos braços. Ainda durante a solenidade, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, agradeceu aos militares e falou sobre a importância de uma parceria tecnológica entre os dois países para melhorar a vida da população. 
                     O governador Romeu Zema também estava presente.
                     Um rumor de desentendimentos entre os socorristas brasileiros e as tropas israelenses foi negado por autoridades. O retorno da tropa para Israel teria se dado, pois o contingente não se fez mais necessário. 

“Nós estamos vivendo aqui uma situação clássica de operação de interagências em que não há subordinação ou posição hierárquica”
                     Disse o porta-voz do Comando Militar do Leste, Carlos Cinelli. Segundo ele, cada agência tem uma capacidade distinta, contribuindo para uma complementariedade dos esforços para o resgate.

                     Com Informações de: EM.



UNAÍ-MG - LIRAa feito de 21 a 25 de janeiro aponta alta incidência larvária na cidade

                O "alto risco" de Unaí-MG para a proliferação de focos de larvas do mosquito foi confirmado no Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti - LIRAa, realizado nos bairros da cidade entre os dias 21 e 25 de janeiro. 

                Para fazer o levantamento, a cidade é dividida por quatro estratos - conjunto de bairros. Os maiores índices de infestação larvária foram registrados nos bairros do estrato 2:

Bairro Politécnica, 
Bairro Cachoeira, 
Loteamento Rio Preto, 
Bairro Itapuã, Bairro 
Bairro Capim Branco, 
Bairro Jacilândia, 
Centro, 
Bairro Nossa Senhora do Carmo, 
Bairro Cruzeiro, 
Bairro Barroca, 
Bairro Capim Branco II, 
Vila do Sol, 
Bairro Capim Banco III

E no estrato 3:
Bairro De Lourdes, 
Bairro Canaã,
Bairro Novo Horizonte, 
Bairro Sagrada Família, 
Bairro Iúna, 
Bairro Cidade Nova, 
Bairro Kamayrá, 
Bairro Riviera Park, 
Vale do Amanhecer

                O índice de infestação nesses dois estratos ultrapassou os 5%.
                 Autoridades e técnicos recomendam que os índices estejam abaixo de 1%.

                Embora com menor índice de infestação, os dois outros estratos também preocupam. 
O estrato 1:

Park Canabrava, 
Bairro Primavera 5, 
Bairro Primavera 6, 
Vale Verde, 
Bairro Canabrava, 
Bairro Novo Jardim, 
Bairro Nossa Senhora Aparecida, 
Bairro Dom Bosco, 
Bairro Floresta, 
Bairro Serenata, 
Bairro Sagarana, 
Bairro Santa Luzia, 
Vila São Sebastião, 
Bairro Jardim, 
Bairro Nova Divineia, 
Bairro Bela Vista, 
Bairro Divineia, 
Vila Militar, 
Bairro Águas Claras.

                E o estrato 4:
Bairro Amaral, 
Bairro Água Branca, 
Bairro Água Branca 2, 
Bairro Alvorada, 
Distrito Industrial, 
Bairro Terra Nova, 
Bairro Mamoeiro, 
Bairro Santa Clara, revelaram, respectivamente, índices de 2,7% e 3,3% de infestação larvária.

                O relatório do último LIRAa registra variação dos criadouros onde as larvas foram encontradas. 

                No LIRAa anterior, de Outubro de 2018, as larvas foram achadas principalmente em depósitos móveis (vasos/frascos, pratinhos de plantas, pingadeiras, bebedouros e assemelhados). 

                Neste último levantamento, os agentes encontraram larvas do mosquito especialmente em depósitos fixos (tanques, obras da construção civil, borracharias, calhas, lajes, telhados e similares).

                Para a amostragem, foram trabalhados 1.521 domicílios em todos os estratos. 

Suspeitas e denúncias

                O Centro de Controle de Zoonoses está recebendo denúncias pelo telefone 3676-4615

                A população pode denunciar casas fechadas ou que tenham, por exemplo, tambores e reservatórios destampados, piscinas sujas, calhas entupidas, lixos nos quintais e outras situações que podem juntar água parada.

Mutirão e lotes

                A partir de Segunda-feira (190204), a Prefeitura inicia o mutirão de limpeza contra a dengue. Mais 20 agentes foram contratados para auxiliar nessa ação que vai percorrer casa por casa, todos os bairros da cidade, com a finalidade de eliminar os criadouros do mosquito transmissor.

                Paralelamente, a Prefeitura está limpando todos os lotes públicos pertencentes à municipalidade. Um decreto editado pelo prefeito estabelece que os particulares também façam a limpeza de seus lotes. 

                A partir de 10 de Fevereiro, a Prefeitura limpará inclusive os lotes particulares, e o valor do serviço será debitado na "conta do proprietário", que ainda será multado.

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

PARACATU-MG - Mineradora bloqueia vias públicas e aciona seguranças armados

                 Ao percorrer os cerca de quatro quilômetros de extensão da Barragem de Santa Antônio, em Paracatu-MG, a reportagem seguiu a estrada em direção ao norte da construção, mas foi impedida de passar. 

                 No local havia uma guarita, construída pela empresa canadense Kinross Gold Corporation, responsável pela mineração de ouro da região. 
                 O problema é que a via é pública. 

                 Ao informar ao segurança do local que estávamos em lugar público e que o ato contrariava o direito de ir e vir estabelecido pela Constituição Federal, o agente foi enfático. “Aqui é público, mas somente para moradores da região”, declarou por meio de um interfone instalado no local.

                 Após diversos esforços, o funcionário decidiu acionar os superiores que, aproximadamente 25 minutos depois, chegaram em uma caminhonete ao local. Eram três seguranças armados, sendo que um deles estava identificado com um crachá, preso no lado esquerdo do peito, com o nome Kinross.

                 Em um diálogo semelhante ao travado com o primeiro segurança, o agente privado reconheceu que a estrada era pública, mas que não poderia deixar passar por ser uma “área controlada”

                 Questionado sobre quem teria dado ordem, ele passou a responder uma única frase em sequência. 

“Eu não posso dar mais informações”.

                 Um dos representantes da Associação dos Produtores de Santa Rita, que, com medo, preferiu não se identificar, lamentou que as restrições impeçam a circulação de pessoas. Ele explica que a população que mora além da portaria tem permissão de ultrapassar a porteira, mas quem é de fora não tem mais acesso ao local tão facilmente. 

“Uma empresa visitante que está impedindo a passagem por uma estrada que deveria ser pública”
                 Criticou.

                 A assessoria da Kinross Gold Corporation informou que os check points, como chamam os bloqueios, foram acordados em uma “ação conjunta definida pela empresa e as comunidades locais, com conhecimento das autoridades competentes”

                 A multinacional também ressaltou a razão das instalações de quatro destas portarias. 

“Foi o alto índice de criminalidade (furtos e roubos contra a comunidade e a empresa)”
                 Afirmou em nota.

“A colocação dos check points foi aprovada pelas partes, com o propósito de promover o bem coletivo e inibir a ação criminosa nas proximidades, não apenas na empresa, como também nas propriedades rurais do entorno”
                 Enfatizou o documento.

                 Com Informações de: Portal Bonfinópolis.

MINAS GERAIS-MG - Tropa de Israel se despede de bombeiros e policiais mineiros

Após atuar nas buscas às vítimas do rompimento da barragem da Vale, israelenses devem deixar Minas Gerais na tarde desta Quinta-feira (31).


                Os 136 soldados e oficiais israelenses que estavam desde o último Domingo (190127) em Minas Gerais para ajudar nas buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho-MG, na Grande BH, se despedem do Brasil nesta Quinta-feira (190131). 

                Policiais militares do estado, integrantes do Comando Aéreo e do Corpo de Bombeiros participaram de uma solenidade de agradecimento e despedida da tropa nesta manhã no 12º Batalhão de Infantaria - BI, no Barro Preto, em Belo Horizonte-MG

                Na cerimônia, o coronel Golan Vach, chefe da delegação, disse que se sente honrado em ter contribuído com os trabalhos, chamou os brasileiros de amigos e colocou um patch do Brasil em um dos braços. Ainda durante a solenidade, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, agradeceu aos militares e falou sobre a importância de uma parceria tecnológica entre os dois países para melhorar a vida da população. 
                O governador Romeu Zema também estava presente. 

                Já em relação ao retorno das tropas israelenses, o governo brasileiro não sabia explicar exatamente as razões à noite. A divisão de protagonismo de trabalho no socorro às vítimas da tragédia de Brumadinho tem causado vários "curtos-circuitos" entre o governo de Minas e as Forças Armadas

                Essas colocaram um contingente de mil homens, desde Sexta-feira, para auxiliar no resgate de sobreviventes. Só que não houve solicitação de uso do grupo. O governo de Minas informou que não havia necessidade daquele tipo de apoio e, se precisasse, solicitaria. A avaliação de militares é de que o salvamento de Brumadinho "está muito politizado".

                Os militares começaram a trabalhar na Segunda-feira e foram informados de declarações do comandante das operações de resgate, tenente-coronel Eduardo Ângelo, de que os equipamentos trazidos de Israel para Brumadinho-MG não eram efetivos para esse tipo de desastre. 

                Questionado, o governo de Minas Gerais esclareceu que "não houve recusa de colaboração de militares" e tropas federais poderão ser solicitadas "caso haja necessidade"
                Um voo de Confins-MG para Tel Aviv está previsto para as 17:00 horas de hoje. 



                Por meio de uma nota que circula nas redes sociais, a Embaixada de Israel informou que “deseja parabenizar as forças de resgate brasileiras e israelenses por seu trabalho e por traduzir de palavras para ações a profunda amizade entre o povo brasileiro e o israelense”.

                Com Informações de: EM.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS