PESQUISA NESTE SITE:

27 fevereiro 2019

UNAÍ-MG - Servidores da Prefeitura já podem acessar contracheque e informativo de rendimentos pelo telefone celular

                  O acesso está franqueado a todos os servidores públicos da Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU, efetivos e comissionados, registrados na Sonner Sistemas de Informática, empresa que atende a Prefeitura Municipal de Unaí
                  O aplicativo GRP MOBILE está disponível a partir desta Terça-feira (190226).
                  Para acessar o sistema no celular, o servidor da Prefeitura Municipal de Unaí deve baixar o Aplicativo GRP Mobile: donos de celulares com o sistema Android podem baixar o aplicativo na Play Store; já quem possui aparelhos com o sistema IOS, deve baixar o aplicativo no Apple Store.

                  Ao abrir o aplicativo, a pessoa vai permitir o acesso e registrar sua localização, No caso: Unaí – Prefeitura de Unaí. Depois o sistema vai pedir usuário e senha. Esses são os mesmos que ela usa para acessar seu contracheque no Computador.

                  Depois, é só selecionar o botão Recursos Humanos, que oferece duas opções: Contracheque ou Informe de Rendimentos
                  O sistema permite o compartilhamento desses dados.

                  Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

MONTES CLAROS-MG - Catadora de materiais recicláveis é agredida durante tentativa de estupro

Mulher de 25 anos seguia pelo Bairro Canela II quando foi arrastada para um lote vago; autor expôs o pênis, agarrou e deu um soco na vítima.

                 Uma mulher de 25 anos foi agredida na tarde desta Terça-feira (190226) durante uma tentativa de estupro em Montes Claros-MG, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, a vítima é catadora de materiais recicláveis e foi arrastada para um lote vago, no Bairro Canelas II.

                 De acordo com o relato da vítima aos policiais, ela percebeu que estava sendo seguida pelo autor por algumas ruas do bairro e foi abordada próximo ao lote vago, quando o homem falou que queria manter relação sexual com ela. 
                 A mulher conta que o homem chegou a expor o pênis e a agarrou, mas ela gritou por socorro e conseguiu fugir.

                 Ainda segundo o relato da vítima, o autor rasgou a roupa da mulher e deu um soco no rosto dela, e em seguida fugiu em uma bicicleta. A PM afirma que as agressões provocaram leve hematoma próximo ao olho e ainda escoriações na mulher.

                 Militares fazem buscas na região para tentar localizar o homem, mas até esta publicação ele não havia sido encontrado.

                 Com Informações de: G1.

PARACATU-MG - Optometrista esclarece polêmica envolvendo atendimento oftalmológico

Antônio Carlos Lellis explicou a diferença entre as atribuições de um optometrista e de um oftalmologista.

              Uma polêmica envolvendo um suposto atendimento oftalmológico em uma clínica do optometrista Antônio Carlos Lellis Vale, em Paracatu-MG, se iniciou na Sexta-feira (190222), quando a Polícia Militar cumpriu um mandato de busca e apreensão no local.

              De imediato, várias notícias circularam acerca desta informação e a especulação inicial era de que um optometrista estaria fazendo atendimentos oftalmológico. Após o fato, Antônio Carlos Lellis Vale pediu um espaço no site JP Agora para prestar seus esclarecimentos.

              Em entrevista, ele afirmou que nunca se passou por médico e sempre afirmou que só aceita ser tratado como optometrista. 

“O trabalho que eu fazia era para ajudar a reabilitação visual”
              Disse.

              Perguntado sobre os atendimentos, Antônio Carlos disse que em média foram cerca de 3.000 atendimentos a pessoas carentes. 

“Primeiro, nós viemos por intermédio de um vereador. Eu sempre fiz esse trabalho de ajuda, sem cobrar nada, dentro de Pompeu. Lá eu tenho cinco clínicas e todas têm médicos que trabalham para mim. Eu fui convidado para vir aqui em Paracatu e vim. Não com intenção política, pois eu não gosto de política”
              Disse.

              Ainda segundo o optometrista, os atendimentos feitos em Paracatu não eram cobrados e, posteriormente, com o objetivo de montar uma clínica em Paracatu de Oftalmologia em parceria com a Optometria, passou a cobrar uma taxa simbólica de R$40,00 para o exame de refração.

“O atendimento era realizado normalmente. Nós fizemos atendimentos no sindicato e em associações. A correção visual, que me dá direito embora muitos não sabem o que é a reabilitação visual e a optometria, o mundo inteiro sabe, porém o Brasil não quer enxergar isso, ela me dá direito a passar a refração. Agora essas pessoas com a receita nas mãos tem o direito de entrar em qualquer ótica e fazer a compra de óculos”
              Disse.

              Perguntado se já havia indicado algum medicamento ou cirurgia para os atendidos, Antônio Carlos negou e esclareceu que a parte dele como optometrista é apenas a parte externa da visão. 

“Eu faço a reabilitação visual, eu tento melhorar sua visão, para que você tenha um conforto melhor. Eu não posso passar colírio ou indicar nada a ninguém. O que eu posso fazer é que se a pessoa tiver sintomas de cataratas colocar ao oftalmologista que aquela pessoa está com tendência à catarata, então cabe a ele a patologia clínica, a mim nunca”
              Explicou.

              Finalizando, Antônio Carlos Lellis Vale disse que não é médico e destaca que em suas clínicas sempre existe um profissional da área de Oftalmologia.

“Eu não tenho relação de venda casada. 
Sobre o mandado, havia contra o Gilsomar e o próprio vereador me chamou e falou sobre. Eu fiz questão de ir ao promotor e falou comigo que não conhecia bem minha profissão e que eu deveria procurar um advogado para emitir um Mandado de Segurança, para que eu possa realizar o meu trabalho. 

Até então ele só sabia que quem poderia prescrever a receita era apenas o oftalmologista, obviamente eu chamei um oftalmologista amigo meu porque tinha muitas pessoas para receber o atendimento no final de semana. 

Chamei ele, tanto que os policiais tiveram lá levaram os equipamentos para a delegacia e eu estou aqui hoje, agora, pedindo ao Juiz que pudesse liberar os equipamentos que estão em meu nome, mas quem opera os aparelhos é um médico oftalmologista, Dr. Alexandre Andrade Santa Cecília, na clínica minha que está há 25 anos em Pompeu registrada no Conselho Federal de Medicina”
              Afirmou.

              Com Informações de: JP Agora.

LAVRAS-MG - Carro bate de frente com caminhão da BR-265

                 Uma jovem de 21 anos ficou ferida depois de bater o carro de frente com um caminhão na BR-265, em Lavras-MG, nesta Terça-feira (190227). 

                 O acidente foi entre o trevo da rodoviária da cidade e a entrada do local conhecido como Serrinha.

                 Segundo o Corpo de Bombeiros, a motorista do carro teria invadido a contramão. Ela bateu de frente com o caminhão-baú que seguia no sentido contrário.

                 A jovem foi socorrida pelos bombeiros com uma fratura no fêmur e traumatismo craniano. 
                 Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Lavras-MG.

                 Com Informações de: Minas Hoje.

UNAÍ-MG - Hospital Municipal publica números de cirurgias realizadas em Janeiro de 2019

O Hospital Municipal realizou, conforme informações da prefeitura Municipal, no mês de Janeiro de 2019: 81 cirurgias eletivas, 133 cirurgias de urgência, 78 pequenas cirurgias.

                   Nesta Terça-feira (190226) foi publicado no site da Prefeitura Municipal, números dados pelo Hospital Municipal, onde divulga cirurgias realizadas neste mês de Janeiro de 2019 em Unaí-MG.

               O Hospital Municipal realizou, conforme informações da prefeitura Municipal, no mês de Janeiro de 2019:
81 cirurgias eletivas, 
133 cirurgias de urgência,
78 pequenas cirurgias.

                   Os números constam do relatório do Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado - HMU para o primeiro mês do ano de 2019. O Hospital Municipal de Unaí - HMU, conforme divulgado, realizou, ainda:

6.566 consultas, 
261 internações, 
32 exames de mamografia, 
313 ultrassonografias, 
1.981 exames de raios-X, 
762 serviços de gesso.
 
                   No quesito remoção de pacientes, foram 9.280 quilômetros percorridos em demanda de hospitais especialmente em Patos de Minas-MG, Paracatu-MG, Belo Horizonte-MG e Brasília-DF.

                   As 81 cirurgias eletivas (programadas), marcadas pela Central de Regulação, são em sua maioria procedimentos para retirada de amígdala, adenoide, vesícula, hérnia, útero, e ainda vasectomia, laqueadura tubária, curetagem. Constam ainda cirurgias ortopédicas em cotovelos, joelhos, pernas, mãos, pés, entre outros.

                   As 78 pequenas cirurgias foram feitas em ambulatório, pela simplicidade do procedimento. Entre as mais comuns, retirada de verrugas, de pequenos nódulos nas mamas, fimose e biópsias. 
                   Por outro lado, foram registradas 133 cirurgias de urgência e emergência que deram entrada no Pronto Atendimento - PA do Hospital Municipal.

Centro cirúrgico

                   De acordo com a diretora administrativa do HMU, Sibelle Lourenço de Brito, o Centro Cirúrgico do hospital está muito bem equipado. 
                   Entre as aquisições, monitores com parâmetro de BIS para avaliar o índice anestésico, mais duas cúpulas de foco cirúrgico (equipamento de iluminação), perfurador de nitrogênio (para cirurgia em ossos), garrote pneumático (para bloquear a circulação sanguínea em cirurgias ortopédicas), pistolas de água (para lavagem de material cirúrgico), entre outros.

                   O arco cirúrgico que existe no HMU, importante equipamento utilizado principalmente para cirurgias de imagens (videolaparoscopia e artroscopia), foi alugado. Mas a Prefeitura já abriu processo de licitação e vai comprar um equipamento para o Hospital Municipal
                   O arco cirúrgico oferece imagens em 3D em tempo real durante a cirurgia.

                   Dois berços aquecidos foram outra aquisição importante para um dos blocos cirúrgicos. O equipamento mantém a temperatura do recém-nascido enquanto os profissionais de saúde fazem o monitoramento do bebê. 
                   Em Unaí, a quantidade mensal de partos varia entre 120 e 150.

                   Coordenadora do Centro Cirúrgico do HMU, a enfermeira Sheila de Sousa Mendes afirma que "as cirurgias não param". Para as cirurgias programadas (eletivas), as equipes estão trabalhando de segunda a sábado. 

                   Para as urgentes, as salas estão sempre prontas. 
"O Centro Cirúrgico está bem equipado, bem completo. E as cirurgias estão fluindo bem"
                   Resume.

                   A coordenadora diz acreditar que a situação tende a ficar melhor depois que a prefeitura realizar o concurso público para a efetivação de novas enfermeiras, pois o quadro de profissionais é insuficiente, encontra-se "bastante desfalcado"
                   Mas, mesmo assim, segundo ela observa, o trabalho está sendo feito a contento pelos profissionais que se desdobram.

UTI

                   O Hospital Municipal ainda não possui uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI, mas busca parcerias, inclusive com a iniciativa privada, para a instalação do serviço em Unaí. Além do alto valor dos equipamentos, o serviço implica a manutenção de médicos intensivistas, 24 horas por dia, na unidade. 

                   Com toda dificuldade, a Administração Municipal estuda uma forma de viabilizar o projeto.

                   Unaí se ressente de não possuir uma UTI em vários momentos. Um deles tem a ver com as cirurgias ortopédicas em idosos, como a de fêmur, por exemplo, que poderiam ser feitas no próprio hospital. Mas, pelo fato de Unaí não possuir uma UTI, os idosos em espera pela cirurgia ocupam leitos no Hospital Municipal, enquanto aguardam vagas em Patos de Minas.

                   Nos casos graves que chegam ao HMU e demandam o serviço de tratamento intensivo, o paciente é transportado em ambulância com UTI móvel e médico acompanhante, até a cidade mais próxima que possua hospital com Unidade de Tratamento Intensivo
                   Paracatu, Patos de Minas e Brasília são recorrentes. 

"Há muita demanda de UTI"
                   Registra Sibelle.

                   Segundo ela, "a maior parte da quilometragem de ambulâncias é praticamente em busca de UTI, ou de casos graves, que vão evoluir para UTI"

                   As transferências de pacientes em Janeiro atingiram 9.280 quilômetros. O Hospital Municipal possui 58 leitos, dois deles separados para pacientes em isolamento, por portarem doenças contagiosas.

                   Enquanto a instalação de uma UTI adulta em Unaí aguarda o desenrolar de negociações, a viabilização de uma unidade infantil, ou neonatal, dá passos mais rápidos. Há um projeto de instalação de dez leitos de UTI infantil. 
                   A Administração Municipal está pesquisando o valor dos equipamentos. A maior preocupação, reitera a diretora, diz respeito à manutenção de equipe de médicos intensivistas na unidade 24 horas por dia.

Cardiologia


                   Para Sibelle Lourenço de Brito, a maior dificuldade de manter os procedimentos hoje é com o setor de cardiologia. Faltam médicos cardiologistas, que resultam em dificuldades na escala. A Prefeitura conta com apenas um cardiologista ocupante de cargo efetivo na saúde pública. Não faz muito tempo, o problema era conseguir pediatras. Isso, segundo ela, foi superado e normalizado. 
                   O desafio, agora, é normalizar a cardiologia.

"As outras especialidades até que estão mais tranquilas"
                   Ressalta a diretora, atestando que a regularidade também se deve à terceirização da gestão do serviço médico pela empresa RCS, contratada pela Prefeitura em Junho de 2018.

                   A expectativa agora, segundo ela, é a chegada de angiologistas, especialidade médica que cuida do diagnóstico e do tratamento clínico de doenças vasculares, nas artérias, veias e vasos linfáticos. 

                   Com a chegada de médicos angiologistas, o Hospital Municipal se capacita para realizar cirurgias vasculares; varizes, aneurismas e obstruções arteriais.

                   Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS