PESQUISA NESTE SITE:

20 março 2017

JANAÚBA-MG - Homem é assassinado a tiros no Distrito de Quem quem,

Vítima de 19 anos, foi morta neste Domingo (19).
O Caso será investigado pela Polícia Civil; ninguém foi presa.

              Um rapaz de 19 anos morreu em Janaúba-MG, neste Domingo (170319), depois de ser atingido por tiros na cabeça e costas. 

              Ele estava com um grupo de amigos no Distrito de Quem Quem, quando foi surpreendido por dois homens em um carro. 
              Um deles desceu do veículo e atirou.

              A perícia esteve no local e constatou seis perfurações no corpo da vítima. A motivação do crime é desconhecida e ninguém foi preso até o momento.

              Nenhuma das pessoas que estava com a vítima foi localizada. 
              A Polícia Civil irá investigar o caso.

              Com Informações de: G1.



MONTES CLAROS-MG - Jovens são detidos em MG e dizem que queriam roubar para ir em festa

Tentativa de roubo aconteceu no Bairro Todos os Santos, em Montes Claros. Jovens queriam ir a uma festa no Distrito de Nova Esperança, diz PM.


                Um rapaz de 18 anos e um adolescente, de 17, foram detidos suspeitos de tentarem roubar um jovem, de 21 anos, no Bairro Todos os Santos, em Montes Claros-MG, na madrugada desta Segunda-feira (170320). 

                Eles disseram à PM que queriam dinheiro para ir a uma festa no Distrito de Nova Esperança.

                A vítima contou para os militares que ao perceber que estava sendo seguida pelos dois jovens de bicicletas, entrou em casa e conseguiu fechar o portão antes de ser abordado.

                A polícia foi acionada e localizou os homens ainda no bairro. Com eles, foram encontrados um simulacro de arma e um carregador. 
                Os dois detidos foram conduzidos para a delegacia.

Apreensão de armas
                Em Campos Elísios, zona rural de Montes Claros-MG, a Polícia Militar apreendeu, neste Domingo (170319), uma espingarda e uma garrucha na casa de um homem, de 42 anos. 

                De acordo com a PM, o homem ameaçou a companheira de morte. 
                Ele foi preso e conduzido para a delegacia, juntamente com as duas armas apreendidas.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Ação de vandalismo deixa população indignada no Bairro Mamoeiro

Nesta madrugada (20/3), Escolas foram alvo de Vandalismo.
No Bairro mamoeiro e Distrito de Garapuava. 


              Na Madrugada desta Segunda-feira (170320), a Escola Municipal Tomaz Pinto da Silva, foi tomada por vandalismo, sendo arrombada e saqueada, por volta das 04:00 horas, no Bairro Mamoeiro, em Unaí-MG  

              Diversos comodos foram arrombados, armários arrebentados e arquivos destruídos, além de ser levado vários computadores entre outros objetos.

Outro caso:

              Nesta mesma noite, a Escola do Distrito de Garapuava, neste municíío de Unaí, também foi vítima de vandalismo e roubo de vários objetos pvertencentes à escola. Ambos os crimes ocorreram na noite de Domingo para Segunda-feira (170320), já pela madrugada.




Por Jisohde.

MONTES CLAROS-MG - Carreta cai em ribanceira de 40 metros e motorista morre

Bombeiros retiraram o corpo da vítima das ferragens; resgate durou 3 horas. Veículo estava carregado de carnes e deve ser retirado nesta segunda.

              Um homem de 54 anos morreu em um acidente na madrugada desta Segunda-feira (170320), na BR-365, em Montes Claros-MG. Ele conduzia uma carreta, com placas de São Paulo, quando perdeu o controle do veículo, saiu da pista e caiu em uma ribanceira de 40 metros.

              O motorista ficou preso às ferragens e foi retirado pelos bombeiros, que montaram uma rota e içaram o corpo em uma maca. O local do acidente é de difícil acesso e o resgate durou três horas. 
              O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Montes Claros.

              De acordo com a PRF, o condutor estava sozinho na carreta que carregava carnes congeladas. A polícia informou ainda que a previsão é de que o veículo seja retirado do local durante esta Segunda-feira (170320).


              Com Informações de: G1.

BRASIL - Esquema criminoso "maquiavam" carnes vencidas com ácido ascórbico e as reembalavam para vendê-las

As empresas, então, subornavam fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que autorizassem a comercialização do produto sem a devida fiscalização.


              Ao longo das investigações que culminaram na Operação Carne Fraca, deflagrada na manha de Sexta-feira (170317), pela Polícia Federal - PF que descobriu que os frigoríficos envolvidos no esquema criminoso "maquiavam" carnes vencidas com ácido ascórbico e as reembalavam para conseguir vendê-las. As empresas, então, subornavam fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que autorizassem a comercialização do produto sem a devida fiscalização. 
              A carne imprópria para consumo era destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação.

“Tudo isso nos mostra que o que interessa 
a esses grupos corporativos na área alimentícia, é realmente um mercado independente
da saúde pública, independente da coletividade,
da quantidade de doenças
e da quantidade de situações prejudiciais 
que isso [a prática criminosa] causa”

              Afirmou o delegado federal Maurício Moscardi Grillo, em entrevista coletiva no fim da manhã, na sede da PF em Curitiba

              Também participaram da coletiva o superintendente da corporação, Rosalvo Ferreira Franco, o delegado Igor Romário de Paula e o auditor da Receita Federal Roberto Leonel de Oliveira Lima.

              Algumas das maiores empresas do ramo alimentício do país estão na mira da operação, entre as quais a JBS, dona de marcas como Big Frango e Seara, e a BRF, detentora das marcas Sadia e Perdigão

              A Justiça Federal no Paraná - JFPR determinou o bloqueio de R$1.000.000.000 (bilhão) das empresas investigadas, que também são alvo de parte dos mandados de prisão preventiva, condução coercitiva e busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba.

              Moscardi disse ainda que parte do dinheiro pago aos agentes públicos abastecia o PMDB e o PP. A Polícia Federal não identificou, no entanto, os políticos beneficiados pelo esquema, nem a ligação entre os funcionários do Ministério da Agricultura e esses partidos. 

“Não foi aprofundado porque 
o nosso foco era a saúde pública, 
a corrupção e a lavagem de dinheiro”
              Explicou o delegado.

              A PF também informou ter interceptado um telefonema entre o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, e o ex-superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná Daniel Gonçalves Filho – um dos investigados pela corporação. A Polícia Federal informou que não identificou, no entanto, ação criminosa por parte de Serraglio, que à época do telefonema era deputado federal. 

“Por cautela, no entanto, 
foi necessário fazer esse informe aqui 
para não sermos questionados”
              Disse Moscardi.


Investigação

              A Operação Carne Fraca é resultado de dois anos de investigações e foi divulgada pela PF como a maior realizada na história da corporação. Mais de 1,1 mil policiais federais cumprem 309 mandados em sete unidades federativas: São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás

              Além das empresas que participavam do esquema, a operação tem como alvo os fiscais do Ministério da Agricultura que se beneficiaram do recebimento de propina e de vantagens pessoais para liberar a venda da carne imprópria para consumo.

              Além do repasse de dinheiro, os agentes públicos recebiam como propina produtos alimentícios das empresas, segundo a PF. Alguns, inclusive, já estariam começando a reclamar da qualidade dos alimentos que ganhavam para fazer vista grossa na fiscalização.

              O delegado Maurício Moscardi ressaltou que a responsabilidade pelos atos criminosos é compartilhada por empresários e agentes públicos. 

“Não havia uma relação de extorsão, 
mas sim de benefício 
e de alimentação mútua entre eles. 
Os empresários também incentivavam 
e se sentiam próximos desse esquema; 
eram corruptores”
              Afirmou.

              Dentro do Ministério da Agricultura, a PF descobriu que os funcionários envolvidos promoviam remoções (transferências) de fiscais para garantir a continuidade do esquema criminoso. A investigação começou, inclusive, depois que um fiscal se recusou a ser removido ao descobrir fraudes em uma das empresas envolvidas.

Outro lado

              Um dos alvos da Operação Carne Fraca, o grupo JBS destaca, em nota oficial, que adota “rigorosos padrões de qualidade” para garantir a segurança alimentar de seus produtos. 

“A companhia repudia veementemente qualquer adoção de práticas relacionadas à adulteração de produtos – seja na produção e/ou comercialização – e se mantém à disposição das autoridades com o melhor interesse em contribuir com o esclarecimento dos fatos”
              Diz o texto.

              Segundo a empresa, a ação deflagrada hoje atingiu três unidades da companhia – duas no Paraná e uma em Goiás. A JBS ressalta que “não há nenhuma medida judicial contra os seus executivos”.

              A BRF informou, em nota, que está colaborando com as autoridades para o esclarecimento dos fatos. Segundo a empresa, não há risco para os consumidores. 

"A companhia reitera que cumpre as normas e regulamentos referentes à produção e comercialização de seus produtos, possui rigorosos processos e controles e não compactua com práticas ilícitas. 
A BRF assegura a qualidade e a segurança de seus produtos e garante que não há nenhum risco para seus consumidores, seja no Brasil ou nos mais de 150 países em que atua."

              Também em nota oficial, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, diz que, diante dos fatos narrados na operação, decidiu cancelar a sua licença de 10 dias do ministério. 

"Estou coordenando as ações, 
já determinei o afastamento imediato 
de todos os envolvidos 
e a instauração de procedimentos administrativos"
              Informou. 

"Todo apoio será dado à PF nas apurações. 
Minha determinação é tolerância zero 
com atos irregulares no ministério"
              Acrescentou.

              Segundo Blairo Maggi, a apuração da PF indica que os envolvidos no esquema ilegal praticaram "um crime contra a população brasileira", que deve ser punido "com todo rigor"

"Muitas ações já foram implementadas 
para corrigir distorções 
e combater a corrupção 
e os desvios de conduta, 
e novas medidas serão tomadas." 
              Para o ministro, no entanto, é preciso separar "o joio do trigo" durante as investigações.

              O Ministério da Justiça também divulgou nota depois que a operação foi deflagrada. O texto afirma que a menção ao nome de Osmar Serraglio na investigação é uma prova de que o ministro não vai interferir no trabalho da Polícia Federal. 

“A conclusão, tanto do Ministério Público Federal quanto do juiz federal, 
é que não há qualquer indício de ilegalidade 
nessa conversa degravada”
              Ressalta a nota.

              O PMDB, citado pela PF como suposto beneficiário de parte da propina, diz que “desconhece o teor da investigação, mas não autoriza ninguém a falar em nome do partido”.

              Também citado como um dos partidos que teria sido beneficiado por parte da propina arrecadada no esquema, o PP disse que desconhece o teor das denúncias 

"O partido apoia minuciosa investigação 
e o rápido esclarecimento dos fatos"
              Afirmou o PP em nota.


Repercussão

              No final da manhã, a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA emitiu nota oficial assinada pelo presidente da instituição, João Martins da Silva Júnior
              No texto, a entidade defende a apuração dos fatos envolvendo frigoríficos e fiscais agropecuários e que, uma vez comprovados, possam levar à punição exemplar dos envolvidos.

              A nota da CNA diz ainda que os produtores rurais brasileiros têm dado “grande contribuição ao desenvolvimento nacional” e afirma não ser justo que eles tenham a imagem “maculada pela ação irresponsável e criminosa de alguns”.

              Em nota, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários diz que apoia a ação da Polícia Federal

"A operação está alinhada aos objetivos de auditores fiscais federais agropecuários no sentido de aprimorar a inspeção de produtos de origem animal no Brasil"
              Segundo o sindicato, as denúncias constam de processo administrativo que tramita no Ministério da Agricultura desde 2010.

              Com Informações de: ParacatuNews.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS