PESQUISA NESTE SITE:

30 maio 2019

CURVELO-MG - Quatro homens são detidos por tráfico de drogas na zona rural

Segundo a PM, um deles tem passagens por homicídio, roubos e tráfico; foram apreendidas 134 pedras de crack, munições e armas.

 
               Um adolescente de 16 anos foi detido e três homens, de 24, 26 e 36 anos, foram presos por tráfico de drogas no Distrito de São José da Lagoa, em Curvelo-MG, nesta Quarta-feira (190529). 

                A polícia recebeu denúncias de que eles usavam uma casa para o comércio de entorpecentes e fez a abordagem depois de monitorar o local. Foram apreendidos 134 pedras de crack, munições, duas armas e materiais utilizados para embalar drogas.

                Segundo a PM, o homem de 26 anos fugiu pelos fundos do imóvel e foi preso após se esconder uma outra casa. A PM encontrou com ele, 128 pedras de crack, dinheiro e uma arma. O restante do material estava na residência que foi alvo das denúncias.

                Ainda de acordo com a polícia, homem já tinha passagens por tráfico de drogas, homicídio e roubo. O rapaz de 24 anos também tinha passagem por tráfico. 
                Os quatro detidos foram encaminhados à Delegacia de Curvelo.

                Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - 44% dos produtores de cachaças do Brasil são mineiros, aponta Ministério da Agricultura

Estado também é o que tem mais produtos registrados no órgão. Segundo Instituto Brasileiro da Cachaça, cultura da produção e valorização da bebida são muito fortes em Minas.

                  Minas Gerais é o estado com o maior número de estabelecimentos produtores de cachaça e aguardente de cana no Brasil e o que tem o maior número de produtos registrados, segundo o Anuário da Cachaça, lançado nesta semana pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

               Entre os estabelecimentos produtores da bebida, quase metade dos registros do ministério estão em Minas: são 421 no estado para um total no país de 951, o que corresponde a 44%.

               A cidade com mais registros no país é Belo Horizonte-MG, 19 (este número considera também a Região Metropolitana); seguida por São Roque de Canaã-ES, com 10, e depois a famosa Salinas-MG, no Norte de Minas, com nove.

               Minas Gerais está bem à frente do segundo estado que é São Paulo com 126 estabelecimentos produtores registrados, de acordo com o anuário. 

               Segundo o diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça - IBRAC, Carlos Lima, apesar de estar em segundo lugar no número de produtores registrados, SP é o maior produtor de cachaça, em volume, do país.
               Os três estados com mais estabelecimentos produtores de cachaça

               Lima atribuiu o maior número de produtores e produtos registrados em Minas à cultura da cachaça no estado.

“A cultura da produção da cachaça é muito forte em Minas. A valorização da bebida também”
               Afirmou.

               O diretor do IBRAC ainda destacou que o estado tem o maior número de produtores inscritos no Simples Nacional, que é uma categoria com menos tributos. Segundo ele, 378 empresas do ramo de cachaça e da aguardente de cana estão na modalidade. 
               Estes produtores também foram contabilizados no levantamento.

               Esta é a primeira edição do Anuário da Cachaça e leva em conta números de dezembro de 2018, conforme o Mapa. Para Lima, o estudo é “extremamente importante” para traçar políticas públicas para o setor. Ele explicou que o ministério não levantou dados sobre o volume de produção. A estimativa do IBRAC é que, por ano, o Brasil produza 700.000.000 de litros de cachaça e aguardente de cana.

               Em relação à exportação, Minas não lidera o segmento, é o sétimo estado, conforme o instituto. 
               Neste caso, a liderança fica com São Paulo.

Registros de produtos


               Com relação ao número de registros de produto, Minas Gerais também é o maior: são 1.430 no estado para um total de 3.648 no país, o que corresponde a 39% dos registros de cachaça.

               A cidade com mais registros da bebida é a capital mineira com 134 produtos, seguida por Salinas com 124. Na terceira posição está Ivoty-RS com 89 cachaças registradas.

Aguardente

               Minas também tem o maior número de estabelecimentos produtores de aguardente de cana registrados no Mapa e também o maior número de produtos. São 155 estabelecimentos produtores e 397 produtos registrados, conforme o anuário. 
               Em segundo nas duas categorias está o Ceará, e em terceiro São Paulo.

Diferença entre cachaça e aguardente de cana


               O diretor executivo do IBRAC explicou que toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça. Ele também explicou que a aguardente não necessariamente é de pior qualidade.

“É incorreto informar que a aguardente tem menos qualidade que a cachaça que a cachaça tem mais qualidade que a aguardente. É equivocado”
               Disse.

               O anuário define cachaça como: denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, a vinte 20°C obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro (≤ 6g/L de açúcar).

               Já a aguardente de cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% e 54% em volume, a 20°C, obtida de destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro, expressos em sacarose.

               Conforme o anuário, há ainda aguardente de melaço, de cereal, de vegetal, de rapadura e de melado.

               Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Ossada humana é encontrada por funcionários de um condomínio no Bairro Ibituruna

Homens faziam capina de mato ao redor do condomínio, quando viram crânio humano; perícia concluiu que corpo pertencia a uma vítima adulta, do sexo masculino.

                Funcionários de um condomínio localizado no Bairro Ibituruna, em Montes Claros-MG, localizaram uma ossada humana no fim da tarde desta Quarta-feira (190529) enquanto realizavam capina de um matagal. 

                Segundo informações da Polícia Militar, o grupo de homens estava na Avenida Maria das Dores Barreto e fazendo limpeza aos arredores do condomínio, quando visualizaram ossos que desconfiaram se tratar de um esqueleto humano.

                Ainda de acordo com os policiais, um crânio, fêmur e outros ossos, além de roupas, foram encontrados pela perícia da Polícia Civil. 

                Inicialmente, a suspeita dos investigadores é de que os ossos pertençam a um adulto do sexo masculino, por conta das características das vestes. 
                A ossada e roupas foram recolhidas e encaminhadas ao IML.

                A Polícia Civil vai realizar exames para saber a identidade da vítima.

                Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - 'Ainda sinto muitas dores, não sei o porquê ele fez isso', diz mulher que foi jogada dentro de cisterna [ 3 ]

Rosilene da Cruz Souza afirma que foi espancada pelo enteado e depois jogada na cisterna, que tem cerca de 25 metros de profundidade; polícia procura autor das agressões.


                   Rosilene da Cruz Souza, a mulher que foi jogada dentro de uma cisterna em Montes Claros-MG, no Norte de Minas, foi liberada do hospital na tarde desta Quarta-feira (190529). 

                   Com curativos na cabeça e ainda sentindo muitas dores pelo corpo, ela afirma que foi espancada pelo enteado, de 26 anos, que é filho adotivo do esposo dela.

                   A vítima, de 50 anos, conta que chegou a oferecer janta ao jovem, mas ele se apresentava muito agressivo na noite dessa Terça-feira (190528). 

"Perguntei a ele se ele queria janta, mas ele disse que não. Logo ele já me agarrou pelo pescoço, com uma gravata e começou a me dar socos".

                   De acordo com os relatos de Rosilene da Cruz, os golpes eram direcionados na cabeça dela. 

"Ele batia forte, vários socos. Eu pedi a ele para conversarmos, mas ele mandava eu falar baixo, afirmando que já estava ficando nervoso".

                   A vítima diz que ao chegar no quintal de casa, e com o intuito de abrir o portão, foi novamente agarrada pelo rapaz e atingida por novos socos. 

"Ele me segurou e me arrastou até a cisterna. Aí me jogou. Ainda sinto muitas dores por causa da queda, não sei o porquê ele fez isso".

                   Até a publicação desta matéria, o enteado da vítima não foi encontrado pela polícia.

Entenda o caso


                   Rosilene da Cruz foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros de dentro de uma cisterna de 25 metros de profundidade no Bairro Doutor João Alves.

                   Para retirar a mulher, os bombeiros utilizaram um aparelho de poço que serve como base para equalizar forças, permitindo que o resgate ocorra. Um bombeiro precisou descer e amarrou a vítima com cordas ligadas a um equipamento de segurança, possibilitando que ela fosse içada.

                   O marido dela chegou a ser detido e levado para a delegacia. 
                   Ele foi ouvido e liberado nesta Quarta-feira (190529).

LEIA MAIS SOBRE ESTA OCORRÊNCIA - AQUI.
LEIA MAIS SOBRE ESTA OCORRÊNCIA - AQUI.


                   Com Informações de: G1.

CURRAL DE DENTRO-MG - Homem é preso com produtos de origem suspeita e duas armas

Polícia diz que produtos podem ter sido roubados de cargas na BR-251; ao perceber a chegada dos militares, homem tentou fugir pulando muros.


                 Um homem de 33 anos foi preso em Curral de Dentro-MG nesta Quarta-feira (190529) depois que a Polícia Militar apreendeu vários produtos de origem suspeita, duas armas e munições na casa onde ele estava no Bairro Bom Jesus
                 Segundo a PM, os materiais podem ser oriundos de cargas roubadas na BR-251.

                 A prisão aconteceu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma casa na Rua Curitiba. Ao perceber a chegada da polícia, o homem tentou fugir pulando um muro, mas foi contido. 

                 Ao ser questionado, o suspeito disse que comprou os produtos em comércios ao longo da BR-251, apesar de não ter apresentado nenhuma nota fiscal que pudesse comprovar a origem dos materiais. Segundo a PM, ele contou ainda que as espingardas foram compradas em um povoado às margens da BR-116.

                 Ao tentar fugir, o homem teve ferimentos no cotovelo e antes de ser encaminhado à delegacia de Taiobeiras, ele recebeu atendimento médico no Pronto Socorro de Curral de Dentro
                 O material apreendido também foi levado para a delegacia.


                 Com Informações de: G1.

SÃO JOÃO DA LAGOA-MG - Campanha busca arrecadar verbas para construção de espaço multiuso em comunidade quilombola

Comunidade de 'Alegre' é habitada por 70 pessoas e tem alto índice de analfabetismo; local convive com falta de moradias estruturadas, água, luz elétrica e recursos de subsistência.

                    Unir forças para garantir e melhorar a qualidade de vida de famílias quilombolas em São João da Lagoa-MG. Esta é a proposta de uma pareceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG), Ministério Público Estadual e o município do Norte de Minas, que visa reverter o alto índice de analfabetismo dos moradores da comunidade e levar mais dignidade aos quilombolas através da criação de uma sala de aula multiuso.

                   Cerca de 70 pessoas vivem na comunidade de "Alegre", onde faltam moradias estruturadas, água, luz elétrica, e até recursos mínimos de subsistência.

"Estudos já comprovaram que esta comunidade é a mais vulnerável de Minas Gerais. Muitos dos habitantes não tiveram acesso direto à educação escolar e nem têm condições de frequentar às aulas do projeto Educação de Jovens e Adultos na sede do município. Por isso a ideia de se construir uma sala dentro da comunidade"
                   Explica o secretário de assistência social do município, Paulo Domingues Gonçalves Leite.

                   Diante da vulnerabilidade da comunidade, algumas reuniões com representantes do TJMG, prefeitura e MPMG foram feitas com os moradores e nelas constatadas a necessidade de criar um local onde os quilombolas possam ter aulas, que serão ministradas pelo projeto Educação de Jovens e Adultos, atendimento médico e treinamentos profissionalizantes.


"Este espaço será construído com o envolvimento de todos. E ele será usado para outros fins também, como a sede da associação que será constituída nesta quinta-feira (30), e também para realização de eventos e atendimentos médicos dentro da comunidade"
                   Diz o secretário.

                   A obra está orçada em R$43.000,00
                   Parte deste valor, R$13.000,00, já foi arrecadado com o MPMG e o TJMG, "por meio de edital de prestações pecuniárias".


"O restante do valor precisamos arrecadar com a ajuda de todos. Por isso foi lançada uma campanha em uma plataforma de financiamento coletivo. A proposta é que já no início de junho comecem a construção desta sala"
                   Completa Paulo Domingues.

                   Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas no site da campanha voluntária.


                   Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Mulher é resgatada de cisterna e afirma que foi jogada pelo marido e pelo filho [ 2 ]

Ela apresentava sinais de hipotermia e reclamava de dores no tórax; cisterna tem 25 metros de profundidade.


                    Uma mulher de 50 anos foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros de dentro de uma cisterna de 25 metros de profundidade no Bairro Doutor João Alves, em Montes Claros-MG
                    Ela contou à polícia que foi jogada no local pelo marido e pelo filho adotivo, de 55 e 25 anos, respectivamente. 
                    O caso foi na noite de Terça-feira (190528).

                    De acordo com a PM, a cisterna fica no lote onde a família morava, na Rua Uruguai. Os militares foram até o imóvel depois de receberem uma ligação anônima, via 190. O marido foi preso e levado para a delegacia, e ainda vai ser ouvido nesta Quarta-feira (190529). 
                    O filho do casal não foi encontrado.

                    Para retirar a mulher, os bombeiros utilizaram um aparelho de poço que serve como base para equalizar forças, permitindo que o resgate ocorra. Um bombeiro precisou descer e amarrou a vítima com cordas ligadas a um equipamento de segurança, possibilitando que ela fosse içada. Como havia água na cisterna, para não se afogar, a mulher segurou em um balde, sustentado por uma corda, explicou o tenente Walderides Cangussu,

“A ocorrência foi muito complexa, porque além do local ser de difícil acesso, a nossa preocupação é não ocasionar lesões adicionais na vítima. 

Além do perigo do afogamento, já que a cisterna tinha água, havia a preocupação com as dores no tórax, que ela afirmava sentir, e com a hipotermia, já que a vítima estava em contato com água já por algumas horas”
                    Explica o tenente.


                    A mulher foi levada para a Santa Casa pelo SAMU
                    O hospital informou que ela permanece internada e o estado de saúde é estável.

LEIA MAIS SOBRE ESTA OCORRÊNCIA - AQUI.

                    Com Informações de: G1.

MANGA-MG - Homem é morto com pedradas e facadas

Primo da vítima de 17 anos foi detido e confessou o crime; ele disse à polícia que matou o homem porque foi agredido por ele durante uma briga.

                  Um homem de 58 anos foi morto com pedradas e facadas pelo primo, de 17 anos, na madrugada desta Quarta-feira (190529), em Manga-MG, no Norte de Minas.

                  A polícia foi até a Rua Cardeal depois de receber informações de que estava ocorrendo uma briga. Quando os policiais chegaram no local, João Mauro dos Santos estava caído e apresentava diversos ferimentos. Duas facas e uma pedra sujas de sangue foram encontradas ao lado dele.

                  O homem foi encaminhado ao hospital pelos militares, mas morreu antes de receber atendimento. O médico afirmou que ele tinha fraturas nas costelas, perfurações nas costas e traumatismo craniano.

                  Após o crime, o adolescente foi detido dentro de casa no Bairro Boa Vista e confessou o homicídio. Ele disse que foi agredido pelo primo durante uma briga e por isso cometeu o assassinato. Ele estava com um corte no supercílio e recebeu atendimento médico antes de ser levado para a Delegacia de Januária-MG.

                  Familiares informaram que o adolescente mora em Brasília-DF e estava no Norte de Minas há cerca de uma semana.

                  Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Mulher em patinete elétrico é atropelada no centro

Vítima, de 24 anos, transitava pela calçada e foi atingida no momento em que fazia uma travessia.

                  Uma mulher que trafegava em um patinete elétrico pela via S2 foi atropelada por um Honda Fit, na tarde desta Terça-feira (190528), no Centro de Brasília-DF

                  Daiane Carmo de Melo, 24 anos, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital de Base com inchaço na testa e dor no braço direito. 
                  O motorista não se feriu.

                  Segundo relato de testemunhas aos socorristas, Daiane transitava na calçada, próximo ao Tribunal Regional do Trabalho - TRT, quando entrou na via para fazer a travessia, momento em que foi atingida.

                  No dia 21 de Maio, uma jovem de 19 anos também sofreu um acidente com patinete, na quadra 306/307 Norte
                  Ela perdeu o controle enquanto atravessava a rua e caiu, sofrendo escoriações.

                  Com Informações de: Metrópoles.

MINAS GERAIS - Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta (31) no Norte de Minas

Ação busca imunizar cerca de 460.000 pessoas em 86 municípios da região. Balanço foi divulgado pela Superintendência Regional de Saúde nesta Terça-feira (190528).

                A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina na próxima Sexta-feira (190531) e 93.000 pessoas ainda não foram imunizadas em 86 municípios Norte de Minas Gerais

                Os dados foram divulgados pela Superintendência Regional de Saúde, nesta Terça-feira (190528), e a expectativa é de que cerca de 460.000 pessoas sejam vacinadas na região.

                O Ministério da Saúde estabeleceu que a meta de vacinação dos municípios deve alcançar 90% em todos grupos pré-estabelecidos. Dentre os municípios da região, doze já atingiram a meta e outros 27 municípios já vacinaram mais de 80% da população. Em Montes Claros-MG, maior cidade do Norte de Minas, as doses da vacina estão disponíveis em 18 postos.

                Os públicos que a campanha busca alcançar no Norte de Minas foram divididos em grupos, de acordo com o nível de maior risco de contágio. Idosos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde, professores, indígenas, portadores de doenças crônicas transmissíveis, detentos e funcionários do sistema prisional são os grupos separados para a vacinação. Este ano, a vacinação se estendeu também para crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

Sobre o vírus influenza

                O vírus pode se manifestar por meio de diversos sintomas, como dor de cabeça, dor no corpo, febre acima de 38º graus, tosse seca e persistente, congestão nasal, dor de garganta, fadiga e fraqueza. Com a vacinação, as pessoas que se contagiarem com o vírus, poderá evitar internações, as possíveis complicações relacionadas a infecção do vírus e até óbitos.

                Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - PM vai cumprir ordem judicial, filho foge e mãe acaba presa com crack

O filho dela juntamente com outro indivíduo conseguiram fugir.

                  A Polícia Militar levou para a delegacia nesta Quarta-feira (190529) uma mulher de 48 anos. Os policiais foram cumprir uma ordem judicial no imóvel onde ela mora e acabaram encontrando várias pedras de crack. 
                  O filho dela juntamente com outro indivíduo conseguiram fugir. 

                  De acordo com o Sargento Faria, os policiais foram cumprir a ordem judicial no imóvel situado na Rua Carmo do Paranaíba, onde viram dois indivíduos em frente ao imóvel. Ao perceberem a presença policial, eles saíram correndo e acabaram escapando da prisão.

                  Os policiais adentraram ao imóvel e, com a ajuda do cão farejador, encontraram no cano da pia 16 pedras maiores de crack e outras 8 menores que renderiam até 50 pedras para uso. Também foram apreendidos R$332,00 em dinheiro, uma munição calibre .38 e um rádio comunicador. 

                  Como o filho, que seria o proprietário da droga não foi localizado, os policiais levaram para a delegacia a mãe dele. Todo o material foi apreendido e entregue na delegacia para as demais providências.


                  Com Informações de: Patos Hoje.

JANUÁRIA-MG - IFNMG oferece 30 vagas para curso de especialização em saúde do idoso

Inscrições devem ser feitas até o dia 7 de Junho e pode participar quem possui certificado de curso técnico em enfermagem.

                O Instituto Federal do Norte de Minas está oferecendo 30 vagas para curso de especialização técnica de nível médio em saúde do idoso no Campus Januária-MG
                O curso terá duração de dois semestres com carga horária de 360 horas.

                As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de Junho na Coordenadoria de Registros Escolares no Campus Januária das 7:30 às 10:30 horas, das 13:30 às 16:30 horas e das 19:30 às 21:30 horas.

                Segundo o IFNMG, para se inscrever os candidatos devem possuir certificado de curso técnico em enfermagem. O processo seletivo conta com prova objetiva de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos de enfermagem, que será aplicada no dia 11 de Junho. 
                As aulas começam no segundo semestre letivo deste ano. 
                Outras informações acesse o edital.

                Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Empresa de telefonia é multada em mais de R$14.000.000,00 por lesar consumidores

A empresa foi notificada nessa terça-feira e tem 10 dias para recorrer da decisão administrativa do Procon-MG.

               O Ministério Público de Minas Gerais - MPMG, por meio do Procon-MG em Uberlândia-MG, no Triângulo Mineiro, multou a Algar Telecom em mais de R$14.000.000,00 por cobranças indevidas referentes ao serviço de telefone fixo. 

               As irregularidades foram observadas por meio dos relatórios de fiscalização dos anos de 2015 e 2016, que constataram, respectivamente, cobranças para habilitação de serviço que estava em promoção e cobranças, por chamadas, com valores maiores do que os definidos em plano contratado.

               A empresa foi notificada nesta Terça-feira e tem 10 dias para recorrer da decisão administrativa do Procon-MG.

               De acordo com o promotor de Justiça Fernando Rodrigues
“não chegou ao conhecimento do Procon-MG nenhuma reclamação por parte de consumidores, já que eles não tinham ciência das irregularidades. Entretanto, as informações apresentadas pela Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL são suficientes para demonstrar e comprovar os deslizes cometidos pela Algar”
               Ressalta.

               Segundo o Procon-MG, ao apresentar defesa pelas acusações, a Algar alegou que houve um equívoco na interpretação da equipe de fiscalização e que os valores cobrados por chamadas realizadas estavam corretos. No entendimento da Algar, não existia, portanto, razão para se falar em ressarcimento aos usuários, como pleiteava o MPMG.

               Sobre a cobrança para habilitação de serviço que estava em promoção, a empresa de telecomunicação informou ao MPMG que as irregularidades foram sanadas, sendo ajustadas anteriormente ao pagamento das faturas pelos clientes.

               O Procon-MG chegou a marcar uma audiência com o intuito de realizar transação administrativa com a Algar. Porém, o acordo não foi aceito.

               Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a pena de multa, graduada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor, será aplicada mediante procedimento administrativo.

               O promotor de Justiça Fernando Martins destaca que “a aplicação de multa nesse caso, cujo valor será recolhido ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor, é uma importante forma de sanção pelas condutas lesivas às normas, haja vista que a proposta de transação administrativa foi rejeitada pela Algar.”

               Na ausência de pagamento e de recurso, ou após o seu não provimento, será feita inscrição do débito em dívida ativa e a devida cobrança executiva, via protesto extrajudicial.

               Com Informações de: Paracatu News.

DISTRITO FEDERAL - Após denúncias, diretor do Colégio Dom Pedro II é afastado do cargo

Decisão do comandante do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Emilson, foi comunicada na noite desta Terça-feira (190528).

                O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal - CBMDF, Coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos, afastou, na noite desta Terça-feira (190528), o diretor do Colégio Dom Pedro II, o tenente-coronel Marcos Antônio Nascimento de Souza Apolônio
                A medida foi adotada após denúncias de assédio moral, sexual e racismo dentro da instituição.

“Entendemos que era a melhor opção para que as investigações e a apuração dos acontecimentos ocorressem com toda a lisura e imparcialidade”
                Explicou o coronel Emilson. A exoneração de Nascimento, que estava à frente da escola havia menos de um ano, deve ser publicada nos próximos dias.

                Como mostrou o Metrópoles neste Domingo (190526), uma aluna negra com tranças afro contou ter sido abordada por um monitor que recomendou a ela “cortar ou alisar” o cabelo para não sofrer sanções.

                Poucos dias depois, um grupo de cerca de 50 jovens foi repreendido pelo diretor da instituição após uma apresentação musical ao ritmo de funk, durante competição esportiva. As críticas às estudantes foram feitas diante de todo o corpo discente, ou seja, na presença de quase 3.000 pessoas.

                Além disso, a instituição vetou uma das obras cobradas nas provas do Programa de Avaliação Seriada - PAS da Universidade de Brasília - UnB. De acordo com relatos de alunos, o romance estava na programação de estudos do 2º ano do ensino médio, mas foi excluído das aulas por “ferir a moral da instituição” ao retratar um relacionamento homossexual.

Retaliações

                Após a publicação dos relatos de pais e alunos insatisfeitos, a reportagem recebeu dezenas de depoimentos. Apesar do descontentamento com a instituição de ensino, a maioria dos leitores relataram sentir medo de punições.

“Queremos evitar esse medo de represálias e que a verdade venha à tona. Não estamos punindo o comandante Nascimento. O caso teve um calor muito grande e queremos evitar mais tensionamento”
                Explicou o coronel Emilson.


                O comandante-geral do CBMDF ainda agradeceu os serviços prestados pelo subordinado. 

“À frente do Colégio Dom Pedro II, o tenente-coronel Nascimento trabalhou dia e noite. Nós somos treinados para apagar incêndio. Administrar uma escola de excelência é um desafio muito grande”
                Completou.

Assédio moral e discriminação racial

                Como mostrou o Metrópoles, em um intervalo de poucos dias, episódios de assédio moral e discriminação racial indignaram pais e alunos do Colégio Dom Pedro II.

                Uma aluna negra com tranças afro contou ter sido abordada por um monitor que recomendou a ela “cortar ou alisar” o cabelo para não sofrer sanções. Em uma reunião de pais e alunos na última Quinta-feira (190523), a mãe da jovem relatou o constrangimento enfrentado pela filha.

                O desabafo da mulher foi registrado por outras mães durante o encontro. O Metrópoles teve acesso ao áudio, mas, como não conseguiu entrar em contato com a família, optou por não divulgar a gravação, apenas transcrever a declaração:

“Eu tentei passar para ela que era só uma questão de padronização, mas, para mim, é racismo. Anos atrás, não tínhamos mulheres no serviço militar. Hoje, temos. 

Antes, poderia não ter negros, não ter mulheres negras, não ter cabelo afro, mas hoje temos. E temos que saber lidar com isso”
                Disse a mãe da jovem, com a voz embargada. 

“Falta preparação pedagógica, saber lidar com a diversidade e o novo. Não dá para jogar fora o que está fora do padrão”
                Completou.

                Segundo o relato de outros estudantes, a aluna abordada pelo monitor possui várias tranças, que estavam presas conforme o manual da instituição no momento da intervenção do bedel. 
                Mesmo assim, ela foi orientada a “cortar ou alisar”.

Comemoração

                A reunião na qual o caso ganhou notoriedade foi convocada às pressas, após um áudio do então comandante da escola, o tenente-coronel Marcos Antônio Nascimento de Souza Apolônio, repercutir em grupos de WhatsApp. A gravação foi feita durante a cerimônia de entrega de medalhas do evento esportivo anual da instituição, na manhã da última Quarta-feira (190522).

                Com uma plateia de quase 3 mil estudantes, o diretor da instituição repreendeu um grupo de cerca de 50 jovens que, na semana anterior, em 15 de maio, havia feito uma apresentação musical ao ritmo de funk, durante competição esportiva.

                “[Isso] Nos desrespeitou. [Foi uma] Afronta a uma ordem direta. Não quero que vocês sejam surpreendidos com as medidas disciplinares que serão aplicadas a todos que participaram”, afirma Nascimento no áudio. “Nossa intenção foi preservar vocês do desrespeito que essas músicas promovem com as próprias mulheres, com as próprias meninas do nosso colégio”, continua ele na gravação.

                A música responsável pela confusão é um hit da funkeira MC Pocahontas. De acordo com as estudantes, a canção Não Sou Obrigada foi submetida à aprovação dos dirigentes da escola. 

“Passamos uma lista com todas as músicas. Três foram vetadas e uma teve o refrão censurado. Nós nos adequamos a todos os pedidos. Mudamos tudo correndo”
                Revelou uma das jovens que participou da apresentação.

Assédio sexual

                A confusão ocorre em um momento no qual a instituição passa por outro caso de repercussão negativa. Há duas semanas, veio a público uma denúncia de assédio sexual contra uma adolescente de 13 anos aluna do Colégio Dom Pedro II. O autor seria um professor de futsal da escola que é bombeiro reformado.

                A corporação confirmou ao Metrópoles que o educador foi demitido por justa causa em 2 de maio. Informou ainda que, tão logo soube da denúncia, em 24 de Abril, afastou preventivamente o militar por 15 dias. 

                Porém, mesmo antes de o período terminar, decidiu pela demissão por justa causa, uma vez que “o funcionário não detém perfil adequado para permanecer como docente na instituição”

                Com Informações de: Metrópoles.

MONTES CLAROS-MG - Pai e filho jogam mulher dentro de cisterna [ 1 ]

Crime foi descoberto na noite de terça-feira. Vizinhos ouviram gritos de socorro da vítima e chamaram a polícia. Ela disse que já havia sido agredida pelo companheiro. O outro suspeito fugiu.


                Um homem de 55 anos foi preso por Tentativa de Feminicídio contra a companheira, de 48 anos, no fim da noite desta Terça-feira (190528) em Montes Claros-MG, Norte de Minas Gerais

                Segundo a Polícia Militar (PM), ele é suspeito de ter jogado a mulher dento de uma cisterna com 25 metros de profundidade nos fundos da casa deles. O filho adotivo do homem, que tem 25 anos, teria ajudado no crime e ainda é procurado pela polícia. 

                O caso, registrado no Bairro Doutor João Alves, foi descoberto por volta das 23:00 horas quando populares abordaram policiais militares que patrulhavam a comunidade dizendo ter ouvido pedidos de socorro da moradora de uma das residências. 

                Chegando lá, eles foram recebidos pelo suspeito com fortes sinais de embriaguez. Ele negou que algo estivesse ocorrendo no local, mas os policiais também ouviram os gritos da vítima. Eles revistaram a casa e, ao chegar no quintal, viram a mulher dentro da cisterna. 
                Ela reclamava de dores. 

                O Corpo de Bombeiros foi chamado para resgatar a vítima. Um dos militares precisou descer com uma corda para retirar a mulher, que foi levada para o Hospital Santa Casa em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Segundo a corporação, ela teve um corte na cabeça e reclamava de dores no tórax. 

                De acordo com a Polícia Militar de Montes Claros, o homem confessou que jogou a mulher na cisterna com ajuda do filho dele, que não tem parentesco com a vítima. 

                O suspeito fugiu antes da chegada da polícia e não foi localizado pelos militares. Ainda segundo a PM, a mulher confirmou que foi lançada na cisterna pelos dois e que já havia sido agredida e ameaçada pelo companheiro, que foi encaminhado à Polícia Civil.

LEIA MAIS SOBRE A MATÉRIA - AQUI.

                Com Informações de: EM.

CAPINÓPOLIS-MG - Homem de 63 anos é assassinado a golpes de foice

Segundo a autora do crime, ela foi contratada para um programa no valor de R$100,00, mas o idoso tinha apenas R$10,00. 
Antes de morrer, o idoso afirmou que foi vítima de tentativa de roubo.


               Um homem de 63 anos foi morto a golpes de foice na noite da última Terça-feira (190528) no Setor Primitivo em Capinópolis-MG
               O crime ocorreu por volta das 21:50 horas na Avenida 95.

               A vítima foi identificada como Ilson Rafael Mendes, que recebeu dez golpes de foice.

               A Polícia Militar - PM e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU foram acionados e compareceram ao local.

               Uma equipe do SAMU prestou os primeiros socorros ao idoso e depois o encaminhou ao Pronto Atendimento de Capinópolis
               O homem não resistiu aos ferimentos e morreu.

               Segundo informações da Polícia, uma mulher de 36 anos, Bianca Arcanjo da Silva, confessou ser a autora dos golpes de foice. 
               Ainda segundo a assessoria da polícia, a mulher estava transtornada.

               Segundo a versão da mulher, ela foi procurada Terça-feira (190528) pelo idoso para fazer um programa no valor de R$100,00, e que a vítima comprou bebidas e cigarros.

               Ao deslocar até a residência dele para realizar o programa, notou que ele só tinha R$10,00. Ela afirma que ainda tentou ir embora, porém o Sr. Ilson apanhou uma foice e teria lhe atingido na região lombar. Ela então, em ato contínuo, tomou a arma branca e começou a dar vários golpes no idoso.

               Segundo uma testemunha ocular, a vítima veio em sua direção totalmente ensanguentado. Antes de cair ao chão devido aos ferimentos, Ilson Rafael Mendes teria dito a testemunha que uma mulher teria tentado roubá-lo, como não tinha dinheiro, recebeu vários golpes de foice.

               A testemunha acionou a PM. A autora do assassinato ainda tentou golpear a testemunha com a foice, mas não conseguiu. 
               A mulher fugiu do local logo em seguida.

               Uma outra testemunha que possui um bar próximo à casa da vítima, disse que a mulher e o amásio fizeram uso de bebidas alcoólicas durante o dia e que viu quando ambos deslocaram em direção a casa do idoso.

               A PM encontrou o amásio da autora, 35 anos, Ricardo Aparecido da Silva, do lado de fora da residência do idoso. 
               Os dois receberam voz de prisão.

               Segundo relato do amásio da mulher, ele não teria participado da ação, somente estava aguardando sua amasia do lado de fora.

               Outras testemunhas que não quiseram se identificar, disseram que o mesmo casal já praticou outros roubos contra a vítima, existindo três ocorrências registrada.

               O corpo foi encaminhado para o IML de Ituiutaba-MG, assim como ambos autores apresentados na delegacia de plantão.

               Com Informações de: Tudo em Dia.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS