PESQUISA NESTE SITE:

05 abril 2019

MONTES CLAROS-MG - Morador da zona rural é preso suspeito de estuprar três meninos a troco de doces e dinheiro

Trabalhador rural é padrinho de uma das vítimas e vizinho das três crianças; dois dos meninos são irmãos e os abusos podem ter começado há cerca de três anos.

                Um homem de 52 anos foi preso na zona rural de Montes Claros-MG nesta Sexta-feira (190405) suspeito de violentar sexualmente três crianças na comunidade onde é vizinho das vítimas. 

                Segundo informações da Polícia Civil, o crime foi descoberto quando uma das vítimas, de 12 anos, demonstrou comportamento arredio com o pai e, ao ser questionado, contou aos familiares sobre a violência sexual praticada pelo vizinho. 

                O irmão da primeira vítima, de 7 anos, também relatou ter sido abusado, assim como um afilhado do autor de 13 anos, também morador da mesma comunidade rural.

                Os envolvidos moram na Comunidade da Lagoinha. Os irmãos vítimas dos abusos sexuais se mudaram para a localidade há 3 anos; a PC acredita que a violência tenha começado logo que os meninos passaram a morar próximos ao autor. 

                A delegada responsável pelo caso, Mônica Paiva Brand, explica que todas as crianças relataram terem sido abusadas de forma muito parecida. Segundo ela, o autor as atraia oferecendo doces, dinheiro, e convidava as crianças do sexo masculino para que vissem filmes e tomassem banho juntos.

“Ele as atraia, oferecia essas recompensas e chamava para tomar banho. Durante o banho, ele masturbava os meninos, forçava-os a masturbá-lo e fazia sexo oral neles. Ele chegou a tentar outras modalidades de sexo, mas não conseguiu”
                Afirma a delegada.

                As três crianças passaram por exames no IML de Montes Claros. Para a delegada, é improvável que se comprove materialidade pelos exames, porque os abusos não causavam lesões físicas nos meninos. 

“As crianças foram levadas ao IML, mas os toques não deixavam vestígios. A materialidade neste tipo de caso é sutil”
                Explica Brand.

Investigações

                A Polícia Civil chegou até o caso quando os pais dos dois irmãos registraram boletim de ocorrência. A partir da denúncia, a terceira vítima, de 13 anos, também procurou a polícia. 

                Segundo a polícia, os relatos das vítimas são minuciosos e muito semelhantes. O trabalhador rural chegou a fugir da Comunidade de Lagoinha quando soube que foi denunciado pelas vítimas, mas foi encontrado em outra localidade rural e preso, através de mandado de prisão temporária.

“Pedimos a prisão temporária quando surgiu a terceira vítima, porque percebemos que ele podia dar continuidade aos abusos, ou fazer novas vítimas. Ele foi encontrado na zona rural de Facela, na casa de parentes”
                Diz a delegada Mônica.

                O trabalhador rural mora sozinho e não tem filhos, segundo a PC. O homem não tinha passagens criminais e nada de ilícito foi encontrado na casa onde ele mora. A polícia vai analisar se há material relacionado à pedofilia em aparelhos eletrônicos encontrados na residência.

                Ainda de acordo com a PC, o homem já foi ouvido na delegacia e deve ser transferido para o Presídio Regional de Montes Claros ainda nesta Sexta-feira. Ele negou as acusações e deve permanecer preso pelo menos nos próximos 30 dias de vigência da prisão temporária.

                Com Informações de: G1.

PIRAPORA-MG - TSE reconduz Marcela Ribas ao cargo de prefeita

Decisão, segundo TSE, é para evitar 'risco de dano irreparável ao exercício do mandato popular'; prefeito interino, Anselmo Caires (PSD), diz que não foi notificado oficialmente.

              O Tribunal Superior Eleitoral - TSE expediu nesta Sexta-feira (190405) uma liminar que determina a recondução de Marcella Machado Ribas Fonseca (PSD) e Orlando Pereira Lima (DEM) aos cargos de prefeita e vice-prefeito de Pirapora-MG, no Norte de Minas.

              Marcela Ribas e Orlando Pereira tiveram os mandatos cassados na Terça-feira (190402) em uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral - TRE-MG. A decisão foi publicada no Diário do Judiciário Eletrônico do TJMG na Quarta-feira (190403). No mesmo dia, o presidente da Câmara Municipal, Anselmo Caires (PSD), foi empossado como prefeito interino de Pirapora.

              Na decisão desta sexta-feira, o TSE determina que a prefeita e o vice sejam reconduzidos imediatamente aos cargos "até o julgamento do recurso especial por esta Corte Superior". Segundo o ministro Admar Gonzaga, a recondução foi tomada para evitar o "risco de dano irreparável ao exercício do mandato popular, à segurança jurídica e à estabilidade política do Município de Pirapora/MG, entendo, nesse exame prévio e provisório, possível a concessão da tutela de urgência".

              O prefeito interino afirmou por telefone que não foi notificado oficialmente sobre a liminar, mas quando isso ocorrer ele vai acatar a determinação da Justiça e retornar para a presidência da Câmara.

Entenda o caso

              Marcela havia sido condenada em primeira instância por uso indevido dos meios de comunicação social durante campanha eleitoral. Em dezembro de 2018, o TRE cassou, por cinco votos a um, os mandatos da prefeita e do vice por abuso de poder econômico nas eleições de 2016.

              O TRE disse, na ocasião, que foram constadas outras condutas irregulares, como "distribuição de cartas falsas dois dias antes do pleito, lançamento de candidatura de inelegível para posterior substituição pela chapa impugnada, contratação excessiva de cabos eleitorais e compra indireta de votos".

              A decisão foi baseada em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE e em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo - AIME, propostas pela coligação "Mãos Limpas", que foi derrotada durante as eleições de 2016.

              Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Prefeitura concede certificado a reeducandos do Centro Socioeducativo, para coroar parceria de trabalho

                Os adolescentes que atuaram auxiliando o prefeito municipal, principalmente na revitalização das praças e na construção de peças ornamentais para o Natal receberam Certificados de reconhecimento público, concedido pelo Prefeito Municipal de Unaí-MG, José Gomes Branquinho.

                A solenidade de entrega ocorreu na Unidade de Atendimento Integrado - UAI Vice-Prefeito Hermes Martins Souto, na manhã desta Sexta-feira (190405). Prefeitura e Centro Socio-educativo pretendem manter, e ampliar, a parceria.

                 O Certificado de Reconhecimento Público concedido pela Prefeitura Municipal de Unaí a 26 reeducandos do Centro Sócio-educativo é o coroamento de uma parceria de trabalho promovida em 2018. 

"A nossa recepção a eles é sinal do reconhecimento pelo que fizeram para a cidade, para nossa população"
                Afirmou o prefeito José Gomes Branquinho

"Nós nunca tivemos praças tão bonitas e um Natal tão enfeitado, tão iluminado, tão bonito"
                Afirmou, ressaltando que a parceria resultou em ganhos para todas as pontas: Prefeitura, reeducandos e população. 

                O trabalho oferecido aos reeducandos, segundo o prefeito, é fundamental no processo de ressocialização e desenvolvimento individual dos adolescentes. Por isso, a parceria entre Prefeitura e Centro Sócio-educativo deverá ser mantida e ampliada.

                Diretor do Centro Sócio-educativo de Unaí, José Adeiro da Fonseca ressalta que os adolescentes gostam de ser reconhecidos pelo que fazem. 

"Esse reconhecimento é de extrema importância para eles individualmente, para as famílias, para a sociedade que passa a vê-los com bons olhos e para a nossa unidade socioeducativa".

                O trabalho feito pelos adolescentes, segundo José Adeiro, auxilia na mudança de comportamento dos jovens e da perspectiva deles (em relação ao futuro). 

"Para nós, ressocializar o adolescente significa oferecer a ele uma oportunidade de vida totalmente diferente daquela que ele tinha ao chegar à unidade"

                E a parceria com a Prefeitura foi uma das saídas encontradas pela direção da unidade para investir nesse processo.

Ampliar a parceria


                Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, a população gostou muito do resultado do trabalho visto no Natal e, como efeito, a proposta de continuar a parceria neste ano num volume muito maior. Dirigindo-se aos reeducandos, Luciana ressaltou: 

"Esse reconhecimento popular é o resultado do esforço de vocês. Sem vocês, não teríamos conseguido enfeitar a cidade no Natal, como foi feito".

                Durval Mendonça, secretário municipal de Obras, afirma que a parceria com os adolescentes "é salutar". Ele explica que o trabalho realizado pelos jovens os incentiva, renova e dá novo estímulo à vida deles e, particularmente na parceria com a Secretaria de Obras, resultou em praças mais bonitas e agradáveis.

                Entusiasta da parceria, a paisagista da Prefeitura Cleusa de Oliveira elogia o comportamento e a disposição dos adolescentes no trabalho executado nas praças. 

"Vocês são muito importantes, estão fazendo a diferença, e as pessoas estão sinceramente felizes pelo resultado do trabalho"
                Disse Cleusa em pronunciamento, voltando-se diretamente para os agraciados.

                Representando os agraciados, o adolescente D.E.S. também diz acreditar na parceria como boa para a Prefeitura, para a população e, principalmente, para eles (os reeducandos). 

"É a nossa chance de mostrar à sociedade que podemos ser útil"

                Os trabalhos desenvolvidos nas parcerias, segundo ele, são norteadores do tipo de função que podem exercer quando deixarem a unidade de reeducação. 

"Estamos aprendendo muito sobre artesanato, desenho, pintura, reciclagem de pneus, construção de material com garrafas pet. Isso está sendo bom e será importante para nós, quando sairmos".

Arte
                Os presentes à solenidade também foram brindados com uma apresentação musical, executada pelos maestros Elias de Jesus Pires e Cléber Silva, ambos da Escola de Música e Banda Municipal, e apresentação 'teatral' do ator Nazareno Paulino.

                Ao final do evento, o município brindou os detentos com um café da manhã.

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

BOCAIUVA-MG - Mulher presa por suspeita de abusar sexualmente do neto é liberada até que resultado de exames comprovam crime

Menino de seis anos passou por exame clínico que comprovou que ele estava com o vírus HPV; agora polícia espera resultados do mesmo exame na avó para seguir investigação; outros três suspeitos são investigados.

                A mulher de 61 anos que foi presa por suspeita de abusar sexualmente do neto de seis anos, em Bocaiúva-MG, foi ouvida e liberada pela Polícia Civil na tarde desta Quinta-feira (190404). 

                A mulher foi detida após a mãe da criança procurar a polícia e relatar que o menino sofreu os abusos quando esteve na casa da avó; o menino dormia no mesmo quarto dela quando a visitava. Um exame clínico no hospital da cidade constatou que o menino estava com o vírus HPV, uma doença venérea e sexualmente transmissível.

                Segundo a PC, a avó suspeita dos abusos passou exames clínicos no Instituto Médico Legal e no Hospital Universitário, em Montes Claros. O objetivo é identificar se ela também tem o vírus HPV, o que, segundo a polícia, a ligaria aos abusos sofridos pela criança. Ainda de acordo com a PC, a mulher foi solta até que o resultado destes exames sejam conhecidos; a expectativa é que isso ocorra nesta sexta-feira (5).

"Em caso de resultado positivo, ela pode novamente ser presa. Se der negativo, iremos pedir o mesmo exame em outros familiares da criança. Outros três suspeitos são investigados"
                Afirma o delegado Leonardo Diniz, que afirma ainda que a avó da criança negou o crime em depoimento e a mãe do menino manteve a denúncia; o menino também foi ouvido.

                Segundo o hospital da cidade, a criança iniciou o tratamento para controle do HPV.

Entenda o caso

                A mulher de 61 anos foi presa após a mãe da criança denunciar o caso; ela levou o filho ao hospital da cidade, onde foi constatado que o menino estava com o vírus HPV. 

                A mãe afirmou, segundo o boletim de ocorrências da polícia, que percebeu o surgimento de verrugas no pênis e ânus do filho. As verrugas cresceram e, por isso, ela levou o filho até a unidade médica. Foi durante os exames que surgiu a suspeita de que o menino fosse vítima de abuso sexual.

                No boletim consta ainda que a mãe conversou com o filho, que relatou que sua avó paterna tocou em suas partes íntimas quando ele esteve na casa dela, em uma fazenda na zona rural da cidade. A mãe afirmou ainda que há cerca de um ano percebeu que o filho demonstra mudanças no comportamento, evitando que toquem em "sua região íntima"
            A polícia não informou desde quando os abusos ocorriam com a criança.

                O caso foi levado para a Polícia Civil que localizou e prendeu a suspeita. Segundo a PC, se comprovada a denúncia, a avó do menino pode ser acusada por estupro e de transmitir doenças sexualmente transmissíveis, crime que podem chegar a 19 anos de prisão. 
                O Conselho Tutelar da cidade também acompanha o caso.

                Com Informações de: G1.

JOÃO PINHEIRO-MG - Justiça determina quebra do sigilo bancário e prisão de quadrilha

                    A pedido do Ministério Público, a Justiça em João Pinheiro-MG decretou no último dia 1º de Abril a prisão preventiva de quatro pessoas envolvidas com a quadrilha que facilitava a entrada de drogas e celulares no presídio local.

                    Wanderson dos Reis Alves Moreira, Johnata Henrique Mendonça Venâncio, Eyder Macedo da Silva Prado e Maraiza da Silva Prado foram presos por tráfico de drogas e também associação para o tráfico. 
                    Um quinto envolvido ainda está foragido.

                    Eles se juntam aos agentes penitenciários Juely Gonçalves da Silva e Felipe Queiroz Cardoso, já presos pela Operação Cerberus, deflagrada em fevereiro pela Promotoria de Justiça em João Pinheiro com apoio da Polícia Militar.

                    Ao encontrar brechas na segurança da unidade, no que diz respeito à revista noturna de servidores, os agentes penitenciários passaram a facilitar, com ajuda de familiares e comparsas, a entrada de celulares e drogas na unidade em troca de dinheiro. Os “serviços” variavam de R$100,00 a R$10.000,00, a depender do que era colocado para dentro das celas.

                    O esquema começou a se desmantelar quando aparelhos celulares passaram a ser encontrados na Unidade Prisional de João Pinheiro e os relatos de várias denúncias sobre o envolvimento de agentes penitenciários no esquema criminoso.

                    Além da entrada de aparelhos celulares, as denúncias também relataram a entrada de drogas na Unidade Prisional e, do mesmo modo, informavam que os agentes penitenciários seriam os responsáveis por entrar com as substâncias no local.

                    As investigações foram realizadas através de interceptações telefônicas, campanas, quebra de dados, das mensagens de voz, texto, e-mail, imagens e vídeos, cumprimentos de mandados de busca e apreensão e extração de dados dos aparelhos apreendidos durante a fase investigativa, como áudios, imagens, conversas do Whatsapp e mensagens SMS.

                    Também foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão, tanto na residência dos investigados, quanto na Unidade Prisional de João Pinheiro.

                    Com Informações de: Minas Hoje.

UNAÍ-MG - A Subway do Brasil se posiciona quanto ao homicídio ocorrido nesta cidade

                 Nesta Sexta-feira (190405), o UNAIENSES recebeu, em nota, da SUBWAY BRASIL, posicionamento de sentimentos pelo fato ocorrido em uma de suas lojas, da cidade de Unaí-MG.

                 A Subway lamenta pelo ocorrido na madrugada desta Quinta-feira (190404), quando em desentendimentos ocorridos entre clientes, culminou no assassinato de uma jovem de 17 anos.
                 A Subway ainda afirma que tem contribuído com a Polícia Militar, fornecendo imagens do circuito interno de câmeras de segurança, que ajudou nas investigações, que foram essenciais à soma da eficiência dos militares unaienses, para que todos os envolvidos no assassinato ocorrido na madrugada de Quinta-feira, fossem localizados e presos, em um pequeno e curto espaço de tempo.
                 Acompanhe abaixo, na íntegra, nota de posicionamento da Subway Brasil:
Nota para Imprensa Subway
                 A Subway sente muito pelo fato ocorrido na madrugada desta Quinta-feira, 4 de Abril, no Restaurante de Unaí, Noroeste de Minas Gerais.
                 A franquia forneceu as imagens do circuito interno para a polícia e está colaborando com as investigações para a resolução do caso.
                 Estamos a disposição.
                 Obrigado.

                 SUBWAY BRASIL.
Unaienses
Jisohde - 190405.

BRASIL - Bolsonaro afirma sobre o fim do horário de verão "Está quase certo"

O anúncio foi feito na manhã desta Sexta-feira (190405) em café da manhã organizado para jornalistas.

                    O horário de verão pode acabar neste ano segundo o presidente Jair Bolsonaro. Em conversa com jornalistas na manhã desta Sexta-feira (190405), ele explicou que o assunto já foi discutido com o Ministro de Minas e Energia - MME, Bento Albuquerque.

                    A proposta foi sugerida pelo deputado João Campos (PRB-GO), que apresenta dados sobre o tema, agora estudados pelo MME

“Está quase certo”
                    Afirmou sobre o fim do horário de verão.

                    Essa análise pelo ministério já era feita durante o governo de Michel Temer. Albuquerque informou que na próxima semana o estudo deve ficar pronto e será encaminhado para avaliação do presidente Bolsonaro. Além da economia para o país, o ministro informou que também são avaliados outros fatores, como sobrecarga e picos de consumo.

                    Nesta manhã, o presidente reuniu jornalistas para um café da manhã. Entre outras medidas, Bolsonaro anunciou que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, pode ser demitido na próxima Segunda-feira.

“Está bastante claro que não está dando certo o ministro Vélez. Na segunda-feira, vamos tirar a aliança da mão direita, ou vai para a esquerda ou vai para a gaveta”
                    Disse o chefe do Executivo.

                    Com Informações de: Metropoles.

CABECEIRA GRANDE-MG - Prefeito tem bens bloqueados pela Justiça

O prefeito da cidade é acusado de improbidade administrativa.

                 A pedido do Ministério Público de Minas Gerais - MPMG, a Justiça determinou a indisponibilidade de bens do prefeito do município de Cabeceira Grande-MG, na Região Noroeste, no valor de R$40.500,00
                 Ele é acusado de improbidade administrativa. 

                 De acordo com Ação Civil Pública - ACP pela prática de improbidade administrativa proposta pela 2ª Promotoria de Justiça de Unaí-MG, o chefe do Executivo municipal gerou prejuízo ao erário, pois realizou concurso público para procurador do município, mas, em vez de nomear o aprovado em primeiro lugar, firmou contrato temporário com o candidato que estava em 8º lugar na classificação.

                 O concurso foi homologado em 5 de Julho de 2018, por meio do Decreto n.º 2.343/2018, com a aprovação de 40 candidatos para o cargo de procurador jurídico. A validade do certame, de acordo com o Edital n.º 01/2017, é de dois anos contados da homologação, prorrogável por igual período.

                 Conforme apurado, após a homologação do concurso, surgiu a necessidade de admissão de um procurador para atuar junto ao Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. Porém, em vez de nomear o primeiro candidato aprovado, como determina a lei, o réu preferiu firmar um contrato temporário com o candidato aprovado em 8º lugar. 

“Com o objetivo de burlar a regra do concurso público, o requerido resolveu beneficiar o advogado, contratando-o diretamente, pois tal cidadão não havia logrado êxito em ser aprovado entre os primeiros lugares do concurso”
                 Afirma o promotor de Justiça Lucas Francisco Romão e Silva na ação.

                 Além da indisponibilidade de bens do prefeito, o MPMG requer que, ao final do processo, sejam julgados procedentes os pedidos para condenar o requerido ao ressarcimento integral do valor do dano ao erário e às outras penas previstas no artigo 12, II, da Lei de Improbidade Administrativa, que incluem, entre outras, a perda a da função pública, a suspensão dos direitos políticos e o pagamento de multa civil.

                 Com Informações de: ParacatuNews.

UNIVERSAL - Dados de usuários do Facebook são expostos na internet

                 Milhões de dados de usuários do Facebook foram encontrados expostos ao público na internet, sem qualquer tipo de proteção, revelaram especialistas da empresa de cibersegurança UpGuard nesta Quarta-feira (190403).

                 O grupo de pesquisadores descobriu dois conjuntos separados de dados, armazenados em servidores da Amazon. As informações podiam ser acessadas por qualquer pessoa, sem a necessidade de senha.

                 O maior bloco de dados estava vinculado à empresa mexicana Cultura Colectiva, que armazenou publicamente na nuvem mais de 540 milhões de dados de usuários coletados no Facebook, incluindo comentários, reações e nomes de perfis.

                 O segundo conjunto de dados, ligado ao extinto aplicativo do Facebook At the Pool, era significativamente menor, mas continha, entre outros dados, fotos e senhas de 22.000 usuários.

                 A UpGuard acredita que as senhas eram para acessar o aplicativo, e não a conta do usuário na rede social, mas a sua divulgação coloca em risco internautas que costumam usar as mesmas senhas em várias contas, alertou a empresa.

                 Segundo o Facebook, todas as informações expostas já estão seguras. 

“Uma vez alertado sobre o problema, trabalhamos com a Amazon para derrubar os bancos de dados. Temos o compromisso de trabalhar com os desenvolvedores em nossa plataforma para proteger os dados das pessoas”
                 Afirmou um porta-voz em comunicado.

                 A nota diz ainda que a empresa está investigando o incidente e busca descobrir por que esses dados foram armazenados em servidores públicos. 

“As políticas do Facebook proíbem o armazenamento de informações em bancos de dados públicos”
                 Disse.


                 Segundo a companhia, os usuários serão informados se forem encontradas evidências de que as informações expostas na internet foram mal utilizadas.

                 A exposição desses dados não é resultado de um ataque de hackers aos sistemas da rede social, mas é mais um exemplo de como o Facebook permite que terceiros coletam grandes quantidades de dados de usuários, sem controlar a maneira como essas informações são usadas ou protegidas.

“Os dados expostos não existiriam sem o Facebook, ainda assim esses dados não estão mais sob o controle da rede social”
                 Afirmam os pesquisadores. 

“Em cada um desses dois casos, a plataforma facilitou a coleta de dados sobre indivíduos e sua transferência para terceiros, que se tornaram responsáveis por sua segurança.”

                 Nos últimos anos, o Facebook se viu envolvido em vários escândalos relacionados à gestão da privacidade dos dados dos usuários, que mancharam consideravelmente a imagem pública da empresa.

                 A maior polêmica que teve que enfrentar começou em Março de 2018, quando foi revelado que a companhia de consultoria britânica Cambridge Analytica utilizou um aplicativo para compilar milhões de dados de usuários da plataforma sem o seu consentimento e com fins políticos.

                 A empresa se serviu de dados da rede social para elaborar perfis psicológicos de eleitores, que supostamente foram vendidos à campanha do presidente americano, Donald Trump, durante as eleições de 2016.

                 O Facebook é a rede social mais usada no mundo, com 2.000.000.000 de usuários mensais. 
                 Além disso, a empresa é dona do WhatsApp e do Instagram, também utilizados por bilhões de pessoas.

                 Com Informações de: Minas Hoje.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS