PESQUISA NESTE SITE:

24 maio 2018

BRASIL - Caminhoneiros fecham acordo com governo e suspendem greve por 15 dias

União se comprometeu a zerar a Cide, trocar reajustes diários de diesel por revisões mensais e reduzir em 10% o preço desse combustível.

                 Após um dia inteiro de negociações entre representantes dos caminhoneiros e ministros do governo federal, nesta Sexta-feira (180524), as partes costuram um acordo para pôr fim à greve da categoria, que durou quatro dias, prejudicou o abastecimento de carros, ônibus e até aviões comerciais; impediu a distribuição de alimentos e prejudicou o funcionamento regular de serviços essenciais, como hospitais e transporte público.

                 De acordo com o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o governo se comprometeu a reduzir a zero a alíquota da Contribuições de Intervenção do Domínio Econômico - CIDE e manter a redução de 10% no preço do diesel, anunciada na Quarta-feira (180523) pela Petrobras, pelos próximos 30 dias. 

                 Além disso, os reajustes do preço do diesel nas refinarias poderão ocorrer de 30 em 30 dias, contrariando a política da Petrobras de reajustes diários. Segundo o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, a Petrobras, voluntariamente, vai garantir a manutenção do preço atual por 15 dias, e o governo arcará com o impacto da manutenção do preço por mais 15 dias, garantindo que ele continuará o mesmo por 30 dias no total. 
                 A estimativa do Planalto é de que o custo da medida fique em R$350.000.000,00.

                 O governo também se comprometeu a reeditar em 1º de junho a tabela de referência do valor de frete cobrado pelos caminhoneiros, bem como mantê-la atualizada trimestralmente pela ANTT. Além disso, não haverá remuneração da folha de pagamento do setor de transporte rodoviário de cargas e a União extinguirá as ações de reintegração de posse movidas contra os grevistas, cujo objetivo era a desobstrução das rodovias do país.

Confira a íntegra do acordo:






Gasolina fica como está
                 A longa negociação, contudo, não teve impacto sobre o preço da gasolina e seus sucessivos reajuste. Nenhuma medida sobre o combustível que abastece a maior parte da frota particular no país foi anunciada.

“O preço do diesel na refinaria está fixo. É nossa referência. Estamos falando apenas do diesel. Então, a cada mês, faremos ajuste e teremos votação orçamentaria para fazer frente a essa questão orçamentaria”
                 Disse Eliseu Padilha

“O governo interveem quando o assunto é o preço na bomba compatível a realidade do brasileiro. Até a refinaria, a Petrobras trata das políticas”
                 Disse o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun.

ABECAM mantém paralisação

                 Nove entidades aceitaram os termos do governo federal. A Associação Brasileira dos Caminhoneiros - ABECAM, que reúne cerca de 700.000 caminhoneiros, e a União Nacional dos Caminhoneiros - UNICAM não concordaram com a proposta e se retiraram, durante a tarde, da negociação. 

                 A primeira já afirmou para seus associados, a greve continua.

                 Com Informações de: Metrópoles.

ARAÇUAÍ-MG - Mulher é presa suspeita de participação em quadrilha especializada em sequestros em Minas Gerais

Segundo a Polícia Civil, ela ajudou na logística em um sequestro de uma gerente de banco em Nanuque em Abril. Dois comparsas já estavam presos.

                Uma mulher de 26 anos foi presa nesta Quarta-feira (180523) em Araçuaí-MG suspeita de fazer parte uma quadrilha especializada em sequestros. 

                De acordo com a Polícia Civil, o mandado de prisão foi expedido pela comarca de Nanuque-MG após dois comparsas dela, também suspeitos de atuação no grupo e que foram presos anteriormente, entregarem a mulher.

                Após levantamento de informações, a suspeita foi encontrada na residência do namorado. Aos investigadores ela negou participação do crime, mas a PC acredita que ela ajudava na logística das ações. 

                A mulher foi levada ao Presídio de Araçuaí e deverá ser encaminhada, em seguida, para Nanuque.

Crimes

                Segundo a PC, a quadrilha é suspeita de ao mesmo três sequestros realizados neste ano. O último deles foi em Abril, mediante extorsão, quando o grupo invadiu a casa de uma gerente de banco, de 50 anos, em Nanuque, e exigiu que a vítima efetuasse saque de dinheiro. 

                Segundo a polícia, os autores fizeram a gerente refém em sua casa e chegaram a ameaçar a vítima de morte, colocando um explosivo falso amarrado em suas costas.

                Parte do grupo, dois homens, foi preso no mesmo dia, após a polícia identificar o crime e encontrar o esconderijo usado pelos autores para levar os reféns. No local, os policiais encontraram cartas e documentos endereçados a duas mulheres, comparsas das ações, entre elas a suspeita presa nesta Quarta-feira (180523).

                A Polícia Civil ainda procura outra mulher que também teria participação nos crimes. 
                A polícia não comentou se o grupo é suspeito de outros crimes.

                Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Sobe para três o número de mortes por influenza este ano

Exame confirmou óbito por Influenza A nesta Terça-feira (22). Até o momento foram vacinadas cerca de 95 mil pessoas na cidade; meta é de 150 mil.

                 Uberlândia-MG registrou a terceira morte por vírus Influenza A este ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde - SMS, a confirmação do óbito foi divulgada nesta Terça-feira (180522).

                 No dia 14 de Maio, a Prefeitura de Uberlândia já havia informado duas mortes por Influenza A. Segundo o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Clauber Lourenço, até esta terça 46 pacientes apresentaram diagnóstico suspeito da doença. 
                 Desses, 11 tiveram o vírus confirmado e oito foram tratados e receberam alta.

"As duas primeiras mortes confirmadas tratam de um homem e uma mulher. No caso confirmado hoje ainda não temos informações sobre o paciente e também quando ocorreu a morte"
                 Explicou Clauber.

                 No último boletim da Secretaria Estadual de Saúde - SES-MG, do dia 14 de Maio, constava apenas um óbito por influenza em Uberlândia
                 A previsão de nova divulgação da secretaria é no próximo dia 28.

Sintomas

                 Os sintomas das Influenzas A e B são febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e de cabeça. No caso do H1N1, subtipo da Influenza A, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

                 É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

Vacinação

                 A 10 dias para o fim da campanha de vacinação anual, em Uberlândia foram vacinadas cerca de 95 mil pessoas. A meta de imunização para os grupos de risco é de 150.000 pessoas. 
                 Conforme a Prefeitura de Uberlândia, gestantes e crianças foram os que menos procuraram os Programas de Saúde da Família - PSFs.

                 A vacina contra a gripe é atualizada todo ano. 
                 A Organização Mundial de Saúde - OMS informa quais são os tipos de vírus que estão circulando e, com base nesta informação as vacinas são produzidas. Assim, a cada ano, a cada nova temporada de gripe, todos devem vacinar.

                 Há dois vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e dois vírus Influenza B. O H3N2, que causou um surto nos Estados Unidos neste último inverno está contido na vacina de 2018.

                 Os grupos que podem receber a vacina gratuitamente na rede pública são: crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde; professores da rede pública ou privada; portadores de doenças crônicas; povos indígenas e pessoas privadas de liberdade. 

                 Estes grupos necessariamente devem receber a vacina da gripe. Na rede privada, a vacina da gripe pode ser administrada para todas as pessoas.

                 De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é vacinar 54.400.000 de pessoas neste ano. A vacinação é realizada até 1º de Junho em todos os postos de saúde do país.

                 Entenda os tipos de influenza e mutações


                 O vírus influenza é dividido em tipos, subtipos e linhagens. Todas essas variações correspondem a diferenças encontradas no material genético do vírus.

                 Primeiro, em relação ao tipo, o influenza é dividido em A, B e C. O vírus A e B são os que infectam seres humanos; já o tipo C não é incluído em vacinas e não tem relevância para a saúde pública até o momento.

                 Já essas formas H3N2, H1N1, dentre outras, referem-se aos subtipos da influenza A. As letras H e N referem-se a proteínas encontradas na superfície do vírus, respectivamente, neuraminidase e hemaglutinina.

                 Os números, por sua vez, são referentes à maneira como essa proteína é apresentada, como uma haste mais longa, por exemplo.

                 Com Informações de: G1.

TAILÂNDIA - Cientistas criam método que identifica maior risco para dengue grave

Estudo publicado na 'Nature' nesta Quarta-feira (23) chegou à quantidade de anticorpos que um indivíduo precisa para não desenvolver a doença. Achado pode ajudar em estratégias de prevenção.

               Equipe de cientistas do Instituto Pasteur conseguiu estabelecer quais indivíduos estão sob maior risco de desenvolver a dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença. A partir de um experimento na Tailândia, eles identificaram a quantidade de anticorpos que um indivíduo precisa ter para não desenvolver a condição. 

               O risco é então estabelecido quando o exame de sangue identifica células de defesa com número de anticorpo abaixo desse limiar.

               Os anticorpos no sangue são medidos por um teste que chama "títulos de anticorpos" e os parâmetros encontrados pelos pesquisadores foram os seguintes: indivíduos com teste menor que a proporção "1:40" tem 7,4 vezes mais chance de desenvolver dengue hemorrágica que um indivíduo com anticorpo abaixo desse parâmetro.

               O achado, publicado na revista "Nature" nesta Quarta-feira (180523), pode ser utilizado para um mapeamento dos indivíduos mais vulneráveis à doença. Com isso, governos podem adotar políticas públicas de prevenção mais focadas nesses grupos.

               Cientistas do Instituto Pasteur chegaram a essa conclusão através de uma parceria com pesquisadores nos Estados Unidos. Juntos, eles selecionaram 3.451 crianças de uma região rural no norte da Tailândia com altas taxas de circulação da dengue. Elas foram monitoradas durante 5 anos, com coleta de sangue a cada 90 dias. Também foram feitas consultas para verificar se elas apresentavam sintomas da doença.

"A análise identificou o nível de anticorpos que coloca um determinado indivíduo dentro da janela de risco para a dengue"
               Explica o autor Henrik Salje, estatístico e epidemiologista do Instituto Pasteur, em nota.


               O estudo aponta que depois de um ano da infecção os afetados chegam a uma quantidade de anticorpos que os coloca dentro ou fora do risco para uma segunda infecção. Um ponto importante da medicação de anticorpo é que, atualmente, há muitas casos de dengue sem sintomas. 
               Da amostra, pesquisadores identificaram que 65% das infecções são subclínicas.

               A partir dos dados coletados nesse trabalho, os cientistas criaram um modelo estatístico capaz de associar os anticorpos observados no sangue das crianças com a possibilidade de complicações mais graves para a dengue. 
               Na prática, o experimento permitiu que um parâmetro de anticorpos fosse criado (menor que "1:40", maior a chance de infecção).

               Isso é particularmente importante porque formas mais graves da dengue surgem a partir de uma segunda infecção pelo vírus. Indivíduos que desenvolvem a dengue hemorrágica, por exemplo, têm anticorpos da primeira infecção, mas eles são insuficientes para combater a segunda.

"Quando indivíduos são infectados uma segunda vez , seus níveis de anticorpos aumentam, mas não o suficiente para protegê-los"
               Diz Henrik Salje.

"É como se os anticorpos se agarrassem ao vírus, mas fossem incapazes de neutralizá-lo."

A especificidade da dengue

               O vírus da dengue tem quatro formas diferentes, conhecidas como sorotipos. Os indivíduos correm o risco de serem infectados pelos quatro tipos do vírus, como se estivessem pegando quatro doenças diferentes.

               Isso faz com que a dengue seja uma doença específica, diferente de outras infecciosas, como o sarampo, por exemplo. Funciona da seguinte maneira: se você pega dengue uma vez, você só fica protegido para aquele tipo de vírus específico, e não aos outros.

"Se você está infectado com sarampo, desenvolve imunidade vitalícia"
               Diz Henrik Salje.

"Mas a dengue é diferente. 
Aqueles infectados pela segunda vez por outra forma do vírus têm maior probabilidade de desenvolver uma forma grave da doença "

               Soma-se a isso o fato de que quando se é infectado por um tipo de vírus, e depois a pessoa é infectada por outro tipo, ela tem mais chance de desenvolver uma forma grave de dengue, a hemorrágica.

               Nessa forma de dengue, além da febre e de sintomas similares à gripe, há sangramento pelo nariz, boca e gengiva. 

               De forma geral, há sangramentos internos em uma espécie de colapso da circulação que pode levar à morte.

               Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Dois homens ficam feridos em acidente entre dois caminhões na Estrada da Produção

Testemunhas relatam que os dois veículos seguiam no mesmo sentido; um dos caminhões parou para pedir informação e foi atingido pelo outro veículo.

                  Dois homens ficaram feridos em um acidente na manhã desta Quarta-feira (180523) na rodovia LMG-657, em Montes Claros-MG. De acordo com a Polícia Militar, o acidente envolveu dois caminhões próximo ao Km 20 da rodovia.

                  Testemunhas relataram que o condutor do veículo que seguia à frente parou para pedir informações e foi atingido pelo veículo que seguia logo atrás. Os dois caminhões viajavam em direção à cidade de Janaúba-MG
                  Com o impacto, o veículo que foi atingido na traseira saiu da pista.

                  O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados para prestarem socorro às vítimas, de 21 e 45 anos. Segundo o SAMU, elas foram socorridos com ferimentos leves ao Hospital Santa Casa


                  Segundo a assessoria de comunicação da unidade, as vítimas foram atendidas e receberam alta no início da tarde.

                  Com Informações de: G1.

POÇOS DE CALDAS-MG - Falta de combustíveis restringe serviços do SAMU e da Polícia Militar

SAMU vai atender apenas casos extremamente graves, segundo médica do órgão.

                 A falta de combustíveis já começa a afetar a operação dos órgãos públicos em Poços de Caldas-MG

                 O SAMU e a Polícia Militar já estão priorizando os casos mais graves para atendimento com as viaturas. Já na prefeitura, a ordem é deixar boa parte da frota de veículos parada.

“Nós estamos com as ambulâncias abastecidas desde ontem, o único combustível que a gente tem é o que tem no tanque, não tem previsão para ser reabastecido, não tem como. 
Se acabar o que tem aqui, a nossa reserva do tanque, acabou, a ambulância vai parar. Nós vamos priorizar os acidentes graves, com vítimas graves e as paradas cardíacas”
                 Disse a médica do SAMU, Lívia Carvalho Lobo.

                 Na Polícia Militar, medidas de contenção também estão sendo tomadas para que não falte combustível nas viaturas para os serviços mais importantes.

“Nós orientamos que as viaturas façam os deslocamentos apenas necessários em apoio a atividades operacionais e aqueles que podem ser revistos, que deixem para ser realizados em uma data mais oportuna”
                 Disse o major da Polícia Militar, Edson Benjamim.

                 Na prefeitura, a frota é de 217 carros e 31 máquinas, mas nesta quinta-feira, quase nenhum saiu do pátio.                  Por causa da falta de combustíveis, os serviços de algumas secretarias foram cancelados.

“Nós somos 17 secretarias, todas elas são importantes, todas elas têm seu grau de efetividade, de trabalho, mas nós pedimos a compreensão dos secretários junto com suas equipes de trabalho para que neste momento, reduza. O que puder fazer sem o carro, que faça”
                 Disse a secretária de administração de Poços de Caldas, Ana Alice de Souza.

                 Segundo a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, o atendimento da corporação permanece normal em todo o estado. Ainda não há informações sobre a falta de combustível nas unidades, já que cada uma delas possui uma reserva. Para os próximos dias a situação será monitorada e, caso falte abastecimento em alguma região, medidas serão estudadas para solucionar o problema.

                 Com Informações de: G1.

ESTADOS UNIDOS - Morgan Freeman é acusado de assédio sexual por 16 pessoas

As acusações foram reveladas através de uma matéria expositiva da CNN.

                O ator Morgan Freeman, de 80 anos, é o novo nome de Hollywood acusado de assédio sexual nos bastidores de seus filmes. ESTADOS UNIDOS.

                Em reportagem, a rede CNN ouviu 16 pessoas, entre vítimas e testemunhas, que relatam casos não só de assédio, mas também de comportamento inapropriado do astro.

                Uma assistente de produção de “Despedida em Grande Estilo”, lançado no ano passado, disse à reportagem que sofreu assédio por meses durante a gravação do longa, em 2015.

                Em uma ocasião, segundo a assistente, Freeman “ficou tentando levantar a minha saia, perguntando se eu estava usando roupa íntima.”

                Uma funcionária da produção de “Truque de Mestre” (2012) também relatou situações nas quais o ator a assediou, bem como a colegas da equipe, com comentários sobre seus corpos.

                Ao todo, de acordo com a CNN, oito pessoas ouvidas se dizem vítimas de assédio sexual ou comportamento inapropriado supostamente cometido por Freeman.

                Outras oito afirmam ter presenciado situações do tipo. Além de pessoas que trabalharam com o ator nos sets de filmagens, ao menos três jornalistas relatam, também, comentários impróprios dele em entrevistas.


                O sistema de metrô de Vancouver, que usava a voz de Freeman para fazer propagandas da VISA suspendeu todos os áudios após a acusação, de acordo com a TransLink. “Entraremos em contato com a VISA”, completaram.

                O ator recentemente respondeu às acusações com um pedido de desculpas:

“Qualquer pessoa que me conhece ou que trabalhou comigo sabe que não sou alguém que intencionalmente ofende ou conscientemente fazer alguém se sentir desconfortável. Peço desculpas para qualquer pessoa que se sentiu desrespeitada, essa nunca foi minha intenção”.

                Com Informações de: Metrópoles.


               Em Março de 2012, O Unaienses publicou a noticia de que Morgan Freeman iria se casar com sua própria neta, cometendo incesto.

Unaienses

UNIVERSAL - Meu WhatsApp vai ser bloqueado se eu o atualizar?

Lógico que não.
A criatividade - e falta do que fazer, é bem verdade - de quem inventa boatos por WhatsApp continua a milhão

                Desta vez, circula em grupos no mensageiro um suposto alerta de que o aplicativo será bloqueado se você atualizar para a última versão. 

                Já avisamos: é mentira
                A história criada é bem robusta. Diz a mensagem, recheada de erros ortográficos, que a Justiça brasileira determinou o bloqueio do WhatsApp e que por isso vai vir uma mensagem no seu celular para atualizar o app. 

                O recado pede: 

"por favor, não atualize porque assim que você atualizar irá bloquear automaticamente e não vai mais conseguir entrar"

                Há até o alerta de que o problema já ocorreu com muitas pessoas e a Folha/UOL é citada como uma das supostas fontes sobre o caso.

                Mensagem no WhatsApp diz que ele será bloqueado se você atualizar o app.
                São várias as incongruências. 

                O mais claro é que quando o aplicativo é bloqueado pela Justiça não há necessidade de atualizar o sistema para ele parar de funcionar. 


                A responsabilidade por impedir o acesso ao WhatsApp é das operadoras, como ocorreu em três situações recentes que o brasileiro se lembra bem. 

                Atualizar o aplicativo, por sinal, é sempre de muita importância. As atualizações servem para corrigir erros e problemas, além de trazer novas funcionalidades para o usuário. Mesmo assim, a pedido do UOL, o WhatsApp se posicionou com algumas dicas para evitar cair nos boatos que circulam pela pela rede:


                Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia.

                Evite acessar links de origem desconhecidas ou mensagens que peçam para clicar em um endereço específico.

                Avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos.

                Não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc.

                O WhatsApp nunca vai enviar mensagens diretas a você. 
                Lembre-se que o aplicativo é gratuito e você nunca terá que fazer algo para usar o app de graça.
                Quando você recebe um cupom ou uma promoção pelo WhatsApp, antes de clicar no link cheque no site oficial da empresa se a oferta é real e confirmada pela loja em questão.

                Esteja sempre ciente de que Whatsapp, justiça, bancos, lojas, e nenhum outro órgão irá lhe comunicar via rede sociais ou e-mails, caso não tenha permissão pessoal para isso.

                Whatsapp, Facebook e outras redes sociais são gratuitas e nunca irá cobrar nada por isso.


                Caso a Justiça querer retirar o Whatsapp do ar, ou de funcionamento, o fará sem a necessidade de atualizações.

                Jamais compartilhe esses tipos de mensagens ou links, para não propagar noticias mentirosas para outras pessoas, ou links maléficos, que você estará contribuindo para que pessoas caiam em golpes, ou danifiquem aparelhos celulares, computadores ou tabletes com vírus e sites maliciosos; Spam, Phishing. 

                Com Informações de: TecnologiaUOL.

UNAÍ-MG - Prefeitura contrata empresa em Belo Horizonte para administrar nossa Saúde

Prefeito vende a Saúde de Unaí a preço de banana. Prefere jogar a população nas mãos de estranhos, de Belo Horizonte, do que administrar o setor com responsabilidade.

                O prefeito de Unaí-MGJosé Gomes Branquinho assinou, nesta Quarta-feira (180523), contrato com a RCS EIRELI, empresa especializada em gestão assistencial e serviços de saúde. A empresa ficará responsável pela contratação e controle da prestação de serviços médicos nas áreas especializadas, Hospital Municipal, NASF, SAME, CAPS

                O investimento do município será de R$174.800,00 por mês, e o contrato vigora até 31 de Dezembro de 2018, podendo ser prorrogado, conforme a necessidade da Administração Municipal.

                De acordo como o prefeito Branquinho, a Administração Municipal busca um modelo de gestão em que o município gaste menos recursos públicos e preste um serviço com mais eficiência. 

"A empresa vai contratar os médicos e vai para dentro das unidades administrar alguns serviços. 
A Prefeitura paga a empresa, e ela paga os médicos"
                Diz o prefeito.

                O prefeito Branquinho acrescenta, no entanto, que os médicos ocupantes de cargo efetivo (concursados) continuarão trabalhando normalmente. Com relação aos médicos contratados (não concursados) para prestar o serviço especializado, cabe à empresa buscá-los primeiramente em Unaí, depois nos municípios vizinhos e, conforme a dificuldade, até buscar os especialistas em cidades mais distantes.

                A RCS EIRELI é sediada em Belo Horizonte-MG e atende 25 municípios de Minas Gerais, congregando mais de 40 unidades de saúde e 26 do Espírito Santo.

                Para o diretor de operações da empresa, Paulo Montenegro, o serviço será implantado em duas etapas: uma no dia 1º de Junho, outra em 1º de Julho. As mudanças, segundo ele, serão percebidas pela população ao final de três meses. 

"Chamamos de 100 dias de implantação dos projetos, do desenho dos fluxos, da implantação de protocolos assistenciais, dos desenhos de produtividade do bloco cirúrgico"
                Explica Montenegro.

                O representante da RCS ressalta que a participação da população será fator capital para o sucesso no desenvolvimento do trabalho. 

"Procuramos sempre fazer uma gestão técnica bem feita do sistema de saúde, e a população pode contribuir com isso, avaliando, dando sugestões, criticando o que está errado, elogiando o que deu certo, e nos ajudar a vencer o desafio"

                Branquinho cita exemplos de cidades como Uberaba-MG, Contagem-MG, Betim-MG, Governador Valadares-MG e Sete Lagoas-MG, que adotaram esse modelo de gestão ao contratar os serviços da empresa. 

"Se deu certo nessas grandes cidades, tem tudo para dar certo em Unaí"
                Aposta o prefeito, ao lamentar os gastos com a saúde pública unaiense, 40% da receita municipal, sem que o resultado seja a prestação de um serviço eficiente. 

"Estamos buscando essa melhoria. A população precisa procurar e encontrar melhor atendimento médico"
                Salientou o prefeito.

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

DISTRITO FEDERAL - Brasiliense faz fila por gasolina a R$ 2,98 em protesto contra imposto

Campanha promovida pela CDL Jovem, nesta Quinta-feira (24), oferece combustível sem valor dos tributos para consumidores em três postos do DF.

                Os brasilienses fazem fila nesta Quinta-feira (180524) em postos da cidade que aderiram ao Dia da Liberdade de Impostos - DLI para abastecer o tanque pagando R$2,98 pelo litro da gasolina, 36% mais barata do que o atual valor de R$4,61. Teve motorista que chegou às 22:00 horas desta Quarta-feira (180523) para garantir as primeiras posições na fila.

                O tatuador Júnior Silva, 21 anos, chegou às 2:00 horas. Para ele, qualquer redução é válida. 

“A gasolina está superfaturada no Brasil. 
É preciso dar um fim nisso”

                A motociclista Lucília Alves da Silva, 35 anos, também parou na fila de madrugada. 

“É um protesto legítimo. 
Ele não atrapalha a vida de ninguém. 
Só ajuda. 
E a gasolina está muito cara”
                Disse ela.

                O Dia da Liberdade de Impostos ocorre num momento complicado. A greve dos caminhoneiros contra o preço do diesel ameaça deixar o Distrito Federal e o restante do país sem combustível, gás, alimentos e outros produtos. Por conta dos desabastecimento, alguns postos da cidade chegaram a cobrar R$9,99 pelo litro da gasolina.

                No Aeroporto Internacional de Brasília, pousos e decolagens estão com restrições em função da falta de querosene de aviação. Uma reunião de emergência será realizada nesta Quinta (180524) entre o presidente Michel Temer (MDB) e ministros.

                Nos postos Jarjour da Asa Norte-DF, da Asa Sul-DF e de Taguatinga-DF, estão disponíveis 30.000 litros de gasolina com o desconto (10.000 em cada unidade), sendo que cada motorista pode abastecer 20 litros, com pagamento apenas em dinheiro. A ideia é que o maior número possível de consumidores possa aproveitar o preço e protestar.

                O porcentual corresponde à quantidade de tributos incididos sobre o combustível. O presidente da CDL Jovem DF, Raphael Paganini, lembra que não há sonegação dos impostos, que serão pagos pelos empresários, apenas não serão repassados para os clientes.

                Ele ainda ressalta que nesses 10 anos o DLI mobilizou milhares de pessoas e é reconhecido de forma positiva pelos brasilienses. 

“É uma grande campanha de conscientização que une empresários e consumidores, movimenta o varejo e dá a oportunidade de comprar mais barato”
                Defende.

                A campanha não se limita a postos de combustíveis. Em 2018, a novidade é a participação de lojistas de grandes shoppings da cidade, que venderão produtos com descontos entre 15% e 70%, dependendo da tributação de cada segmento de mercado (veja lista de lojas e de produtos).

                Paganini ressalta que a entidade defende a simplificação tributária no Brasil

“Apoiamos projetos de lei com esse propósito, para que o consumidor saiba quanto paga de impostos em cada produto que compra, com mais transparência”
                Afirma. 

                Assim, um imposto único, ou medida similar, tornaria o cálculo mais fácil, e, consequentemente, os cidadãos teriam recursos para exigir a diminuição da carga.

                Além do Distrito Federal, o DLI ocorre em mais 16 estados em 2018: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.


Dia da Liberdade de Impostos 2018 no DF
Data: 24/5
Horário: a partir das 6:30 horas nos postos e das 10:00 horas nos shoppings (enquanto durarem os estoques)
Locais: Postos Jarjour Asa Norte (Eixinho L, Quadra 206), Asa Sul (Eixinho L, Quadra 210) e Taguatinga Sul (CSB 8)
Brasília Shopping (Asa Norte)
Terraço Shopping (Octogonal Sul)
JK Shopping (St. M-Norte 34 AE 1 – Taguatinga Norte)
Taguatinga Shopping (QS 1 lote 40 – Águas Claras-DF)

                Com Informações de: Metrópoles.

MINAS GERAIS - Aumento em conta de luz da CEMIG será de 23,19%, define ANEEL

Os novos valores tarifários valerão a partir da semana que vem, entrando em vigor no dia 28 de maio.

                O reajuste médio na conta de luz dos mineiros será de 23,19%. Os percentuais foram aprovados na manhã desta Terça-feira (180522) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL e entram em vigor a partir da próxima Segunda-feira (180528). 

                Segundo a ANEEL, os percentuais de aumento na conta de energia vão variar de 18,53%, para consumidores residenciais com baixa renda, a 35,56%, no caso das indústrias. 

Veja os percentuais aprovados:


                A CEMIG atende a 8.300.000 de unidades consumidoras em 774 municípios mineiros. A expectativa da empresa, como mostrou o Estado de Minas Gerais, era de um reajuste médio de 25%.

                O aumento ocorre por causa da revisão tarifária periódica, feita a cada cinco anos. De acordo com a ANEEL, a revisão tarifária periódica "reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica, em intervalo médio de quatro anos".

                Segundo o diretor de Distribuição e Comercialização da CEMIG, Ronaldo Gomes de Abreu, as novas tarifas são necessárias por causa do custo da energia do país, agravado pela estiagem e os baixos níveis dos reservatórios. 

                Em Dezembro passado, eles atingiram a marca de 20%, a mais baixa da história, o que levou ao acionamento das termoelétricas, que fornece energia mais cara.

                A CEMIG teve um lucro líquido de R$465.000.000,00 no primeiro trimestre de 2018 – um crescimento de 35,9% em relação aos R$343.000.000,00 registrados no primeiro trimestre de 2017.

                Com Informações de: Em.

ITAMARANDIBA-MG - Venda de ingressos para a EXPOITA 2018 começa nesta Quinta-feira (24)

                A Prefeitura Municipal de Itamarandiba-MG, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, divulgou na manhã desta Quarta-feira (180523), os valores e a data inicial para a venda de ingressos e passaportes da 25ª EXPOITA 2018, que será realizada de 12 a 15 de Julho de 2018.

                Segundo a assessoria de comunicação municipal, os ingressos estarão sendo vendidos, das 09 às 16:00 horas, a partir desta Quinta-feira (180524), no saguão do Banco do Brasil, Rua Cel. Gentil Fernandes, 49 anos, no Centro da cidade.


Confira os valores
• 1º lote = R$70,00 (setenta reais)
• 2º lote = R$80,00 (oitenta reais)
• 3º lote = R$90,00 (noventa reais)
• Ingresso individual “inteira” = R$50,00 (cinquenta reais)
• Ingresso individual “meia-entrada” (estudantes e demais que possuem esse direito) = R$25,00 (vinte e cinco reais)
• Passaporte servidor público municipal = R$60,00 (sessenta reais).

                Na publicação a prefeitura também esclareceu duvidas referentes a venda para servidores municipais, meia entrada e camarote open-bar.

                Funcionários da Prefeitura Municipal de Itamarandiba poderão adquirir pacotes para a 25ª EXPOITA ao valor de R$60,00 (sessenta reais). 

                Para usufruir do desconto, é necessário que o servidor municipal apresente, no momento da compra do ingresso, documento original com foto. 

                Cada servidor terá direito a aquisição de 01 pacote. 

                A promoção voltada aos funcionários da Prefeitura começa nesta Quinta-feira (180524) e tem validade até dia 08 de Junho, Sexta-feira.

                Para exercício do direito à meia-entrada é obrigatória a apresentação, no ato de compra do ingresso e acesso ao Parque de Exposições, de documento oficial que comprove o direito ao benefício, juntamente com documento oficial com foto e que possua validade em todo o território nacional.

                Não foram definidos, ainda, valores e datas para início das vendas acesso ao camarote open-bar.


Atrações EXPOITA 2018:

• Dia Quinta-feira (180712) = Gustavo Lima e Mulherada Butequeira
• Dia Sexta-feira(180713) = Amado Batista e Fincadão Mineiro
• Dia Sábado (180714) = Biquini Cavadão e Maria Cecília & Rodolfo
• Dia Domingo (180715) = Edimilson Batista e show infantil (entrada franca).

                Com Informações de: MinasHoje.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS