PESQUISA NESTE SITE:

13 abril 2022

BRASÍLIA-DF - Além de perder o mandato, Mamãe Falei poderá enfrentar consequências internacionais por ataques a ucranianas


“Ele envergonha a maior assembléia legislativa da America Latina e, mais, ele envergonha o nosso país e subjuga mulheres que fogem de uma guerra buscando salvar suas vidas. Mas nós não envergonharemos o nosso Brasil e não envergonharemos um pais irmão que é a Ucrânia e principalmente as mulheres”.

              Com essa fala, o deputado estadual de São Paulo, Danilo Balas (PL), confirmou seu voto favorável à cassação do mandato do deputado Arthur do Val, conhecido como "Mamãe Falei", na tarde desta Terça-feira (220412), no Conselho de Ética.

              O resultado, unânime, por 10 votos a zero, leva a análise do pedido para o plenário do ALESP, que pode não apenas encerrar o mandato do parlamentar, como torná-lo inelegível por um período de oito anos.

              Mas a fala de Arthur durante viagem à Ucrânia, com ataques às mulheres ucranianas, em meio a um trágico cenário de guerra, pode trazer outras consequências ainda mais graves, como ressaltou Balas em seu pronunciamento:

“Também protocolamos uma representação ao Ministério Público Federal - MPF, porque ele infringiu legislações pátrias e pactos firmados entre o Brasil e outros países, como por exemplo o Pacto de San José, na Costa Rica. E, por fim, no dia 8 de março, em Brasília-DF, protocolei na ONU, mais precisamente na ONU Mulheres do Brasil
              Disse Balas, lendo em seguida o texto entregue na entidade internacional, descrevendo os crimes internacionais cometidos por Arthur do Val.

              A depender dos próximos passos, tomados tanto em Brasília quanto na própria ONU, Mamãe Falei pode ter que se explicar em um tribunal internacional.

              A irresponsável brincadeira "adolescente" do MBL na Ucrânia foi mesmo o ‘prego no caixão’ do movimento, que surgiu prometendo mudar o país, mas acabou se desvirtuando.

              Há ainda uma questão que precisa ser levada adiante, pois, como todos sabem, Arthur do Val não estava sozinho nessa viagem: Quando as autoridades irão atrás de Renan dos Santos, cúmplice, senão mentor do primeiro?

              Com Informações de: JCO.


DISTRITO FEDERAL - Sucessora de Damares chega com tudo na chefia do Ministério da Mulher e os primeiros resultados já começam a aparecer


                O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - MMFDH está finalizando o modelo nacional da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - CIPTEA, a ser enviado aos estados para que emitam o documento. 
                A informação é da própria ministra Cristiane Britto, sucessora de Damares Alves.

                Segundo ela, “em poucos dias” o documento será disponibilizado a todas as prefeituras do país.

“Um instrumento tão esperado pelas famílias e que visa garantir a atenção integral, o pronto-atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Eu sei o quanto vocês esperaram por isso e eu fico muito feliz em dizer que estamos perto de realizar mais esta conquista, mais este sonho”.

                A CIPTEA foi criada pela Lei 13.977/2020, que altera a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764/2012). A lei prevê a expedição do novo documento pelos órgãos responsáveis pela execução da política nos estados, Distrito Federal e municípios, mas sua ampla implantação ainda é lenta.

Clínica-Escola do Autista

                A medida foi anunciada durante a inauguração da Clínica-Escola do Autista em Tanguá-RJ, na região Metropolitana do Rio de Janeiro. A instituição está prevista na Lei nº 12.764/2012 e oferece serviços especializados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA, como apoio de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos.

                Presente na solenidade de inauguração, a primeira-dama Michele Bolsonaro destacou que a instituição, de encargo municipal, oferece apoio também para as famílias.

“Pais, mães e cuidadores, vocês não estão sós. Ao receber o diagnóstico do autismo, cada um de vocês iniciou uma jornada pela inclusão. Tenho certeza de que caminhamos juntos. É importante compartilhar históricas, tratamentos e aprendizados. 

O verdadeiro conhecimento afasta o preconceito, a discriminação e o isolamento das famílias. Uma sociedade justa e inclusiva só será construída com a eliminação de toda forma de preconceito e essa responsabilidade é de cada um de nós”.

                O espaço tem pátio coberto, quadra esportiva, brinquedoteca, consultório odontológico, salas de reunião e salas de atendimentos.

                A primeira Clínica-Escola do Autista foi inaugurada em abril de 2014, em Itaboraí-RJ, também região metropolitana do Rio de Janeiro, e atende cerca de 180 famílias.

                A segunda fica em Santos-SP, no litoral de São Paulo, e foi inaugurada em outubro de 2020, com capacidade para atender 120 pessoas. 
                A de Tanguá-RJ é a terceira do país e atenderá cem famílias.

                Segundo o MMFDH, a estimativa é que cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil tenham Transtorno do Espectro Autista - TEA.

                Com Informações de: JCO.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS