PESQUISA NESTE SITE:

28 março 2020

BRASIL - Confirmados 3.904 casos e 114 mortes por Covid-19

Ministério da Saúde atualiza dados em coletiva de imprensa.



              O Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, informou neste Sábado (200328) que o Brasil tem 3.904 casos e 114 mortes por Covid-19

               A Covid-19 já foi diagnosticada em 3.904 pessoas no Brasil, tendo resultado na morte de 114 vítimas. Com isso, a taxa de letalidade da doença no país está em 2,8%, segundo balanço do Ministério da Saúde, divulgado neste Sábado (200328).

              No balanço desta Sexta-feira (200327), o número de diagnosticados estava em 3.417, e o de mortes em 92 (taxa de letalidade de 2,7%). 
O número de casos registrados nas últimas 24 horas, portanto, soma 487.

              São Paulo é o estado com maior número de infecções comprovadas, com 1.406 casos e 84 óbitos, com taxa de letalidade em 6%. Apesar de ter os maiores números absolutos, São Paulo tem taxa de letalidade menor que o Piauí, que soma 11 casos e uma morte, com índice de letalidade em 9,1%; e que Pernambuco (68 casos, 5 mortes e letalidade em 7,3%).

              O segundo estado com mais casos absolutos confirmados é o Rio de Janeiro, com 558 pessoas infectadas e 13 óbitos (letalidade em 2,3%). 

              Minas Gerais vem em terceiro lugar, na contabilidade dos casos, com 558 comprovações, mas sem mortes registradas até o momento.

              Veja como os casos estão espalhados por região no país:


Perfil dos infectados

              Com relação à faixa etária, 90% dos óbitos foram de pessoas com idade acima de 60 anos (91 casos). 6 óbitos foram de pessoas com idade entre 40 e 59 anos; e 4 casos de pessoas com idade entre 20 e 39 anos.

Faixa etária

              60 anos acima - 91 óbitos (90%),
              40 a 59 anos - 6 óbitos,
              20 a 39 anos - 4 óbitos.

Fatores de Risco

              Considerando os grupos de riscos, 84% dos óbitos são de pacientes que apresentavam pelo menos um fator de risco.

              De acordo com o ministério, 59 óbitos ocorreram com em pessoas com algum tipo de cardiopatia. 

"Essa é uma doença que às vezes apresenta poucos sintomas. Mas ao se prolongar ela cansa as pessoas. Temos muitos relatos de pessoas que se dizem cansadas por causa dela. Por isso, em pacientes com cardiopatias, o coração não aguenta. É um vírus que cansa o corpo depois de dias"
              Disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

              Ainda no âmbito dos grupos de risco, entre os óbitos, 43 tinham histórico de diabetes; 19 de pneumopatia; 10 apresentavam doença renal; 10 tinham quadro de imunodepressão; 7, doença neurológica; 4, asma; 3, doença hematológica; 2 pessoas apresentavam obesidade; 1 tinha doença hepática; e 1 era puérpera.

Por Fator de Risco

              43 tinha Diabetes,
              19 tinha Pneumopatias,
              10 tinha doenças renais,
              10 tinha Imunodepressão,
              07 tinha doença neurológica,
              04 tinha Asma,
              03 tinha doença hematológica,
              02 tinha apresentava obesidade,
              01 tinha doença hepática,
              01 era Puérpera.

              Veja a evolução do número de casos no país, desde o registro do primeiro caso:


Estrutura, respiradores e UTI

              Durante a coletiva, tanto Mandetta quanto o secretário executivo da pasta, João Gabbardo, elogiaram a estrutura do país em termos de Unidades de Terapia Intensivas - UTI.

              Peguntado sobre se esse otimismo levava em consideração que boa parte dos leitos de UTI está em hospitais privados, o secretário disse existe a previsão de usar os leitos de hospitais privados: 

“Vamos usar também os leitos das unidades privadas. 
Se for o caso, vamos pagar por isso”
              Disse ao ressaltar que o Brasil tem, proporcionalmente, uma quantidade de leitos de UTI acima da de muitos países.

              O ministro lembrou que os leitos de UTI são, muitas vezes, ocupados por pessoas que sofreram traumas e que, com menos pessoas circulando nas ruas em razão do isolamento social, a tendência é que mais leitos estejam disponíveis: 

“Nossas estradas matam muito. Temos muitos acidentes de trânsito, principalmente de motociclistas. Por isso, com a determinação de paralisação [isolamento social], diminui o número de acidentes e traumas. Sobram, portanto, leitos que podem ser utilizados para essa virose.”

              Segundo o secretário Gabbardo, o governo está aumentando em mais 15.000 o número de leitos. 

“Se precisar vamos colocar mais. Além disso vamos produzir 17.000 respiradores nos próximos meses”.

              Gabbardo disse que a preocupação maior é com o risco de, em meio ao embate contra a doença, profissionais da saúde acabarem se contaminando e tendo de se afastar do trabalho. Por esse motivo, há especial preocupação do governo com a aquisição dos materiais de proteção. 

“O Ministério da Saúde já comprou 45.000.000 de máscaras e distribuímos 9.000.000. Estamos com licitação para adquirir mais 200.000.000 de máscaras.”
              Disse.

“Muitos médicos não atuam em apenas um hospital e, ao se afastarem do trabalho, causarão prejuízos a esses hospitais. As roupas para esses médicos são hoje objeto de consumo de todo o mundo”
              Disse ele ao informar que negociações têm sido feitas com a China visando à importação de diversos tipos de equipamentos.

Cloroquina e hidroxicloroquina

              Mandetta voltou a criticar a automedicação, em especial relacionada ao uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, medicamentos que já têm prescrição autorizada pelo ministério, em caráter experimental para casos graves de Covid-19.

“Esse medicamento, se tomado, pode dar arritmia e paralisar a função do fígado. Então se a gente sair com a caixa na mão dizendo que pode tomar, podemos ter mais mortes por mau uso do medicamento do que pela própria virose”
              Alertou o ministro.

Veja a íntegra da coletiva:


              Edição: Denise Griesinger.

              Reeditado às 12:50 horas, de 200329, para atualização de dados.

              Com Informações de: Agencia Brasil.

PIRAPORA-MG - Polícia Militar apreende pedras de crack e arma de fabricação artesanal com menor

Militares faziam uma operação pelo Bairro Nossa Senhora Aparecida, quando viram o menor em frente a uma casa abandonada. Ele já esteve envolvido em outras ocorrências de tráfico e fugiu ao perceber a aproximação da equipe.


                Um adolescente foi apreendido com pedras de crack e uma arma de fabricação artesanal em Pirapora-MG
                A ocorrência foi divulgada pela Polícia Militar neste Sábado (200328).

                Os militares faziam uma operação pelo Bairro Nossa Senhora Aparecida, quando viram o menor em frente a uma casa abandonada. Ele já esteve envolvido em outras ocorrências de tráfico e fugiu ao perceber a aproximação da equipe. 
                Os policiais o alcançaram e o abordaram.

                Durante as buscas, a Polícia Militar encontrou uma lâmina e resquícios de drogas na bancada da cozinha do imóvel. Em seguida, acharam 40 pedras de crack escondidas no tubo de esgoto da pia do banheiro. 
                Já a arma, foi localizada atrás da porta de um dos quartos.

                A Polícia Militar recebeu informações de que o adolescente estava vendendo drogas para outra pessoa. 

                Ele foi levado para a delegacia, junto com sua representante legal e os materiais apreendidos.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Menos de 24 horas após ser detido e liberado, adolescente é apreendido novamente com drogas

Adolescente de 17 anos foi encaminhado para o Centro Socioeducativo da cidade após a segunda ocorrência.


                    Um adolescente de 17 anos foi internado no Centro Socioeducativo em Unaí-MG, Noroeste de Minas Gerais, após ser apreendido duas vezes com drogas em menos de 24 horas. 
                    A informação foi divulgada pela Polícia Militar neste Sábado (200328).

                    Segundo a Polícia Militar, a primeira ocorrência foi registrada na Quinta-feira (200326), às 20:57 horas. Os policiais faziam patrulhamento quando receberam informações de que dois adolescentes estavam vendendo entorpecentes no Bairro Canaã.

                    Uma equipe foi até o local e flagrou o momento que o menor de 17 anos escondeu uma embalagem plástica embaixo de um carro. O comparsa dele, de 16, foi abordado e apenas uma cédula de R$10,00 foi encontrada com ele.

                    Os militares encontraram 19 pedras de crack na embalagem plástica. O jovem de 17 anos foi localizado e a Polícia Militar apreendeu um celular sem comprovação de origem e R$51,00 com ele. 
                    Os dois envolvidos na ocorrência foram levados para a delegacia.

Apreensão realizada na Sexta-feira (27)

                    Já na Sexta-feira, às 21:43, no Bairro Canaã, a mesma equipe fazia patrulhamento quando os policiais viram um motociclista junto com o menor de 17 anos, da ocorrência anterior. 
                    Ao perceber a aproximação da viatura, o motorista fugiu e o adolescente foi abordado.


                    Durante a abordagem, a Polícia Militar recebeu informações anônimas de que o jovem estava guardando drogas em uma casa na Rua Paula Teixeira e foram até a residência.

                    Os militares fizeram buscas e encontraram sete pedras de crack e 12 papelotes de cocaína, além de uma quantia em dinheiro. 

                    O adolescente e os materiais foram apreendidos e encaminhamos a Delegacia de Polícia Civil. Após o segundo registro, o jovem foi levado para o Centro Socioeducativo.

                    Com Informações de: G1.

ESTADOS UNIDOS - Há 100.000 casos confirmados de Coronavírus

É o maior total registrado no mundo, diz pesquisa da agência Reuters.


           Os casos confirmados de Coronavírus nos Estados Unidos chegam a 100.040, o maior número registrado no mundo, segundo contagem da Agência de notícias Reuters.

           A Itália vem na sequência, com 86.498 casos, e a China ocupa a terceira posição, com 81.340 Infecções confirmadas.

Colocações dos países

           100.040 - Estados Unidos,
           086.498 - Itália,
           081.340 - China,
           ...
           003.904 - Brasil.

           Com Informações de: Agencia Brasil.

UNAÍ-MG - Decreto 5303/2020 disciplina funcionamento de empresa de contratação de mão de obra e hospedagem de contratados


               O prefeito Municipal de Unaí-MG, José Gomes Branquinho, divulgou o Decreto 5.303, emitido na noite desta Sexta-feira (200327), que dispõe sobre as empresas de fornecimento e contratação de mão de obra, mesmo em caráter temporário, inclusive por empresas de recrutamento, agenciamento, seleção, colocação de mão de obra, por empregados do prestador de serviço ou por avulsos por ele contratados.

               Especialmente contratados que vierem se hospedar em Unaí. Essas empresas ficam sujeitas a algumas particularidades contidas neste decreto.

Decreto 5.303 de 200327 (03 páginas)




               Clique AQUI e acesse o conteúdo do Decreto 5.303/2020, de 200327, em arquivo PDF, para leitura e Download.

               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Saúde Municipal passa a receber doações para enfrentamento do coronavírus


                O prefeito Municipal de Unaí-MG, emitiu decreto, nesta Sexta-feira (200327), para determinar a publicação de Edital de Chamamento Público para o recebimento de doações de materiais, bens, serviços e dinheiro em espécie. As doações serão destinadas às medidas de prevenção, controle e enfrentamento da Covid-19.

                Qualquer pessoa física, empresa, grupos ou redes de empresas podem ser doadoras, desde que atendam aos requisitos e apresentem os documentos exigidos pelo edital. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê Gestor de Contingenciamento em Saúde do Covid-19, ficará responsável pelo recebimento das doações. 

                Todas as ações serão acompanhadas pelo Controle Interno e Transparência Pública do Município.

Materiais necessário

                Óculos transparente de proteção - 100 unidades;

                Protetor facial Hospel - 200 unidades;

                Máscara N95 - 3.000 unidades;

                Luvas de procedimento sem talco, látex natural não estéril, descartável (tamanhos P,M,G) caixa com 100 unidades - 5000 unidades;

                Máscara descartável com elástico - 5.000 unidades - URGENTE;

                Avental manga longa - 2.000 unidades;

                Álcool etílico hidratado, 70%, 1.000 ml - 5.000 litros;

                Borrifador - 100 unidades;

                Desinfetante 1 litro - 2.000 unidades;

                Água sanitária - 2.000 unidades;

                Sabonete líquido - 2.000 unidades;

                Termômetro de testa – digital - 100 unidades;

                Respirador ou ventilador pulmonar - 10 unidades;

                Monitor multi-parâmetro - 10 unidades;

                Teste rápido para Covid-19 - 100 unidades.

Doações de Serviços

                Profissionais de saúde que se disponibilize para prestação voluntária de serviço.

Doação Monetária

                As doações em espécie deverão ser depositadas na conta específica do Fundo Municipal de Saúde - Covid 19, Banco do Brasil, Agência: 0508-8, Conta Corrente: 56.017-0.

                As inscrições para doação poderão ser apresentadas a qualquer tempo, até 30 de Junho de 2020.

                Junto com a ficha de inscrição, o edital traz a lista dos materiais necessários, modelo de proposta de doação e modelos de termos de doação.

                Clique AQUI e confira o decreto e o Edital de Chamamento Público para doações, Decreto 5.301/2020 de 200327.

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Novo Decreto disciplina funcionamento de empresa de contratação de mão de obra e hospedagem de contratados

Novos Decretos foram emitidos pelo prefeito Branquinho nesta Sexta-feira (27)


              O Decreto 5.303, emitido na noite desta Sexta-feira (200327),  em Unaí-MG, dispõe sobre as empresas de fornecimento e contratação de mão de obra, mesmo em caráter temporário, inclusive por empresas de recrutamento, agenciamento, seleção, colocação de mão de obra, por empregados do prestador de serviço ou por avulsos por ele contratados.


              Especialmente contratados que vierem se hospedar em Unaí
              Essas empresas ficam sujeitas a algumas particularidades contidas neste decreto.

              Clique AQUI e acesse o conteúdo do Decreto 5.303, de 200327, em arquivo PDF, para ler ou fazer Download.

              Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS