PESQUISA NESTE SITE:

08 outubro 2018

MINAS GERAIS - Conheça os nove deputados federais e estaduais eleitos pelo Norte de Minas

Foram três federais e seis estaduais eleitos na região. 67% dos escolhidos já ocupavam cargos na Assembleia ou Câmara em Brasília.

                 A Assembleia e Câmara Legislativas divulgaram neste Domingo (181007) as listas dos deputados estaduais e federais eleitos por todo Brasil. Em Minas Gerais, 130 representantes foram escolhidos para ocupar cadeiras na Câmara de Deputados e Assembleia Legislativa; apenas 09 integrantes desta lista são norte-mineiros, oito homens e uma mulher. 
                 O mandato é de quatro anos e a lista dos eleitos ainda precisava ser homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE.

                 Na Câmara de Deputados, em Brasília-DF, três deputados federais serão da bancada norte-mineira. Já na Assembleia, em Belo Horizonte-MG, cinco deputados e uma deputada representarão a região. 

                 Apenas três dos eleitos nunca ocuparam cargos como deputados estadual ou federal e representam 33,3% de renovação quando se trata de legisladores do Norte de Minas
                 Um único candidato nunca havia sido eleito a nenhum cargo político. 

                 Mais de 67% dos escolhidos foram candidatos à reeleição e venceram o pleito. Sete partidos diferentes terão representação através da região, o PT foi o que mais elegeu, com três candidatos vencedores.

Colocação de deputados federais do Norte de MG:

04 - Paulo Guedes (PT) - 176.841 votos,
16 - Patrus Ananias (PT) - 112.724 votos,
46 - Delegado Marcelo Freitas (PSL) - 58.176 votos,

                 O G1 ouviu o mais votado do Norte de Minas. Paulo Guedes será deputado em 2019 pela segunda vez; ele venceu as eleições de 2014 para deputado estadual com 164.831 votos. Na época, o petista foi o deputado mineiro mais bem votado. 

                 Nas eleições deste Domingo ele foi escolhido para representar o estado na Câmara de Deputados, em Brasília, e aumentou o número de eleitores em aproximadamente 7,2%. Na lista mineira, ele ocupa o 4º lugar em número de votos.

                 Guedes atribui a votação expressiva que recebeu ao trabalho que desenvolve junto às comunidades e aos projetos aprovados. 

“Aprovei 250 projetos de lei, e tenho muita presença junto às comunidades. Dei também muito apoio a saúde, e a várias demandas da região. Esse trabalho efetivo nos municípios, com prefeituras e associações comunitárias no dia-a-dia, faz com que as pessoas saibam que podem ter ligação direta comigo”
                 Diz.

                 Sobre a nova fase política em Brasília, o parlamentar afirma que pretende unir os eleitos norte-mineiros para defender a região. 

“Quero fazer um trabalho em que a gente possa pegar os mais votados da região, e articular uma bancada a favor dos mais pobres da região, unificar as forças, para que se forme uma liderança que une e estabelece desenvolvimento regional. 

Precisamos de obras, apoio no desenvolvimento de renda, mais programas que sejam voltados a oportunidade de renda. A educação também é fundamental para o desenvolvimento da região. 

Montes Claros-MG já é um polo educacional e queremos expandir isso a mais cidades do Norte de Minas. 
Acho que esse é o caminho".

Colocação de deputados estaduais do Norte de MG:

13 - Arlen Santiago (PTB) - 82.130 votos,
22 - Tadeuzinho (MDB) - 72.267 votos,
46 - Gil Pereira (PP) - 52.146 votos,
48 - Leninha (PT) - 51.407 votos,
53 - Zé Reis (PHS) - 45.746 votos,
54 - Carlos Pimenta (PDT) - 43.492 votos.

                 O Deputado Estadual mais bem votado do Norte de Minas e a única mulher eleita pela região também foram ouvidos pelo G1
                 O médico Arlen Santiago (PTB) foi reeleito pela sexta vez consecutiva para ocupar uma cadeira na Assembleia de Minas Gerais. Em 2014, ele recebeu 92.508 votos; no pleito de 2018 o médico teve uma redução aproximada de 12% dos votos.

                 O petebista atribui a redução de eleitores às oposições que fez ao PT durante o mandato dele e à falta de conhecimento dos votantes em relação ao trabalho desenvolvido por ele. 

“Eu fui oposição dura ao desgoverno no PT durante meu último mandato. Fui muito perseguido pelos órgãos do governo que não pagaram minhas emendas, votei contra aumento de ICMS
Além disso, vivemos um caixa dois terrível nestas eleições, na região de Januária então tem vários processos de investigação já abertos no TRE, o que também me tirou um bocado de votos”
                 Afirma.

                 Sobre as expectativas para o sexto mandato, Santiago afirma que torce para que o próximo presidente combata a corrupção e ajude na construção de obras para o Norte de Minas.

                 A representante feminina do Norte de Minas, Leninha (PT), foi eleita a Deputada Estadual com 51.407 votos. É a primeira vez que a petista participa de uma disputa para parlamentar. Em 2016, Leninha foi candidata à prefeita de Montes Claros-MG pelo mesmo partido e recebeu mais de 36.000 votos, que representaram 19,13% do pleito.

                 Leninha afirma que pretende defender as raízes que a elegeram e trabalhar em conjunto com outros representantes do Norte de Minas

“A principal questão que a gente quer levar é de como podemos atuar em bloco de bancada para defender o Norte de Minas. Para fazemos propostas estruturantes, e não projetos fragmentados, cada um com seu partido e seu projeto. 

Queremos construir uma plataforma para o Norte de Minas, para Minas Gerais, em que a gente unifique nossa pauta em torno do bem comum e para nos unimos em prol de todos”
                 Diz.

                 Sobre as pautas em que pretende propor projetos, a deputada eleita estabelece prioridades. 

“Minha prioridade é água. Temos que pensar em tecnologias, em como produzir água. Na zona rural sempre trabalhamos com agrotecnologia, que é pensar outra forma de produzir alimentos saudáveis que vão para a mesa das pessoas. 
Combater o agrotóxico também é uma pauta nossa. 
A agroecologia, a pauta das mulheres, da economia popular solidária, da juventude, do emprego em renda das comunidades rurais”
                 Conclui.

Mais regiões

                 Apenas um candidato a deputado estadual foi eleito pela Região Central de Minas; Virgílio Guimarães (PT), de Curvelo-MG, teve 91.204 votos válidos. 

                 Pelo Vale do Jequitinhonha, um deputado federal conseguiu se eleger com 60.509 votos; Igor Timo (Podemos) é natural de Virgem da Lapa-MG.

                 Com Informações de: G1.

GRÃO MOGOL-MG - Caminhão carregado de papel higiênico e fralda pega fogo na BR-251

Motorista percebeu as chamas nos pneus enquanto descia uma serra. Compartimento de carga ficou completamente destruído.

                    Um caminhão bitrem carregado de papel higiênico e fralda pegou fogo na BR-251, em Grão Mogol-MG, neste Domingo (181007). 

                    Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as chamas começaram nos pneus e o motorista disse que percebeu o fogo enquanto descia uma serra. Ele contou que os pneus podem ter pegado fogo por conta da frenagem que travou as rodas.

                    As chamas atingiram o compartimento de carga que ficou destruído. Os bombeiros gastaram 14.000 litros de água para combater o incêndio e os trabalhos duraram cerca de 6:00 horas. De acordo com a PRF, o trânsito no local ficou parcialmente interditado por aproximadamente 4:00 horas. 
                    As causas do incêndio serão apuradas.


                   Com Informações de: G1.


BUENÓPOLIS-MG - Uma mulher e três homens são presos por tráfico durante operação

Polícia apreendeu seis tabletes de maconha, 155 pinos de cocaína e pedras de crack. Suspeitos foram abordados em uma casa usada para o comércio de drogas após denúncias.

                Uma mulher de 25 anos e três homens, de 19, 21 e 38, foram presos por tráfico de drogas em Buenópolis-MG, na madrugada desta Segunda-feira (181008). 

                A Polícia Militar realizou uma operação após denúncias e abordou os suspeitos em uma casa, no Bairro Geraldo Alves, que era usada para o comércio de entorpecentes.

                No local, foram apreendidos seis tabletes grandes de maconha, 155 pinos de cocaína, 59 pedras de crack prontas para comércio e sete maiores, que fracionadas renderiam 700 pedras. 
                O material estava dentro de uma bolsa.

                Os suspeitos disseram à polícia que a droga veio de Belo Horizonte-MG e seria comercializada na cidade. Eles foram encaminhados à Delegacia de Buenópolis com o material apreendido.

                Com Informações de: G1.

VARZELÂNDIA-MG - Homem é morto a tiros e duas pessoas são baleadas na zona rural

Hilton Borges de Oliveira, de 35 anos, morreu no local do crime. 
O pai dele tentou atirar no autor dos disparos, mas acabou atingindo dois jovens, de 18 e 26 anos. Ele confessou e foi preso.

                Um homem de 35 anos foi morto a tiros e dois jovens, de 18 e 26, foram baleados na Comunidade de Cruzeiro, zona rural de Varzelândia-MG, na noite deste Domingo (181007). 

               Segundo a Polícia Militar, um homem armado efetuou vários disparos contra José Hilton Borges de Oliveira, de 35 anos, que morrer no local. Em seguida, o pai dele tentou atirar contra o autor, mas os disparos atingiram os dois jovens. As vítimas participavam de uma festa da comunidade e se esconderam em uma igreja.

               O rapaz de 26 anos foi socorrido pelo SAMU com ferimento nas costas e encaminhado ao Hospital de Brasília de Minas-MG. O outro jovem foi atingido no pé e foi levado para o hospital pela Polícia Militar.

               Quando os militares chegaram ao local do crime, encontraram o pai de José Hilton, de 52 anos, ao lado do corpo do filho. Ele confessou ter efetuado os disparos e foi preso em flagrante.

               O suspeito do homicídio, que não teve a idade divulgada, fugiu em um carro e abandonou o veículo nas proximidades da comunidade. A polícia apreendeu no carro documentos pessoais, cartões bancários, munições e um facão. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Januária-MG e a motivação do crime será investigada.

               Com Informações de: G1.

BRASÍLIA DE MINAS-MG - Mulher morre em capotamento na zona rural

Motorista disse que perdeu o controle da direção após bater um barranco. Ele não sofreu ferimentos e a passageira morreu no local.

               Uma mulher de 39 anos morreu em um acidente na zona rural de Brasília de Minas-MG neste Domingo (181007). O motorista do carro, de 33 anos, disse à polícia que perdeu o controle da direção, bateu em um barranco e capotou. 
               Ele não sofreu ferimentos e a passageira morreu no local.

               De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi arremessada e ficou com o braço preso embaixo do veículo. 
               O SAMU foi acionado e constatou o óbito.

               O acidente foi no Povoado de Angical e o veículo seguia para o Distrito de Vila São José.

               Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - Mais de 70 são detidos durante eleição, incluindo prefeito, vereador e candidatos

Até o início da tarde, foram 48 ocorrências com 72 prisões por boca de urna e propaganda irregular, diz PM.

               Setenta e duas pessoas foram presas pelos crimes de boca de urna e propaganda irregular em Minas Gerais até o início da tarde deste Domingo (181007), segundo a Polícia Militar - PM
               Um prefeito, um vereador e dois candidatos a deputado estão entre os que foram detidos.

               Até 12:55 horas, a corporação informava este total de prisões – sendo 16 na Região Metropolitana de Belo Horizonte – em 48 ocorrências.
                Um adolescente foi apreendido na capital mineira.

               O prefeito de Areado-MG, no Sul de Minas, Pedro Francisco da Silva (PR), foi preso durante a manhã porque estava panfletando na porta de uma escola, segundo a polícia. Após a prisão, ele foi ouvido e liberado por um delegado. 
               Ainda segundo a polícia, depois de ser liberado, o prefeito voltou à sessão eleitoral e ameaçou o mesário. Foi feito um registro da ameaça, mas a polícia não conseguiu localizar o político novamente.

               Já durante a madrugada, o candidato a deputado estadual Washington Xytão (Rede), de Governador Valadares-MG, na Região Leste de Minas, foi flagrado pela câmera do Olho Vivo jogando panfletos em via pública, o que é considerado boca de urna.

               Ramsés de Castro (PMN), candidato a deputado federal, foi preso em Sete Lagoas-MG, na Região Central do estado, também foi detido por derramamento de panfletos em via pública.

               O vereador em exercício José Romualdo de Campos, conhecido como Zé Galinha (PP), em Pompeu-MG, na Região Centro-Oeste, também foi preso jogando panfletos em via pública.

               Segundo a PM, os detidos são ouvidos e liberados depois de assinar um termo na delegacia.


Idosa registra boletim

               Uma eleitora de 70 anos registrou boletim de ocorrência na polícia depois de não conseguir votar na seção 307 da 92ª zona eleitoral, em Contagem-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, quando a mesária digitava o título, aparecia que Luiza Gomes da Silva já tinha votado.

               A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE-MG informou que, possivelmente, houve erro da mesária ou do eleitor. 
               Como o caderno de votação é em ordem alfabética, e existe a possibilidade de haver eleitores homônimos, pode ocorrer de um eleitor assinar no espaço de outro. Ainda segundo o TRE, o equívoco será registrado na ata eleitoral e, posteriormente, apurado pela corregedoria do tribunal.


               Com Informações de: G1.

MATIAS CARDOSO-MG - Duas pessoas morrem carbonizadas em acidente na MGC-401

Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo capotou e em seguida pegou fogo. Motorista foi arremessado e sofreu várias escoriações.

                Duas pessoas morreram em um acidente na MGC-401, em Matias Cardoso-MG, no Norte de Minas, neste Domingo (181007). 
                De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle da direção, capotou e saiu da pista. Após o capotamento, o veículo pegou fogo e dois passageiros morreram carbonizados.

                Segundo o SAMU, o condutor, de 25 anos, foi arremessado e sofreu várias escoriações e fratura em uma das pernas. 
                Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Janaúba-MG.

                Ainda segundo os bombeiros, as duas vítimas ficaram presas às ferragens e foram retiradas após o trabalho da perícia. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Janaúba para identificação e as causas do acidente devem ser apuradas pela Polícia Civil.

                O veículo tinha placas de Patrocínio-MG e foi destruído pelas chamas.


                Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - Rodrigo Pacheco, do DEM, e Carlos Viana, do PHS, são eleitos SENADORES MG

Com 72,22% dos votos válidos apurados, candidato do DEM tinha 3.551.957 milhões de votos, o que correspondia a 20,54% dos votos válidos. Já Carlos Viana tinha 3.510.936 milhões, o que correspondia a 20,30% dos votos válidos.


Rodrigo Pacheco, do DEM, e Carlos Viana, do PHS, foram eleitos senadores por Minas Gerais pelos próximos oito anos.

                  Com 100% dos votos válidos apurados, o candidato do DEMOCRATAS - DEM teve 3.616.864 de votos, o que correspondia a 20,49% dos votos válidos. Já Carlos Viana teve 3.568.658, o que correspondia a 20,22% dos votos válidos.

                  Neste ano, o eleitor escolheu dois candidatos ao Senado para o mandato de oito anos, mas as eleições ocorrem de quatro em quatro anos. 
                  Em Minas, 15 candidatos concorreram às duas vagas. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras. 
                  Neste ano, 54 vagas estavam em disputa no país.

Campanha

                  A campanha começou no início de Agosto e, entre os 15 candidatos que foram em definitivo para o pleito, houve mudanças. Rodrigo Pacheco (DEM), por exemplo, seria candidato ao governo, mas acabou desistindo da candidatura e concorrendo ao senado na chapa encabeçada pelo candidato ao governo Antonio Anastasia (PSDB). Pacheco terminou sendo eleito o senador mais votado em Minas.

                  A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) liderou as pesquisas durante toda a campanha. Até nos últimos levantamentos deste Sábado ela apontava na primeira colocação. 
                  Terminou o pleito na quarta colocação.

                  Carlos Viana (PHS) se manteve em segundo em praticamente todas as pesquisas. Na terceira posição ficou Dinis Pinheiro (SOLI), do Solidariedade.

                  Rodrigo Pacheco (DEM) é advogado, tem 41 anos, solteiro e nasceu em Porto Velho-RO. Foi criado em Passos-MG, no Sul de Minas Gerais, onde ficou até os 15 anos. Depois disso, erradicou-se em Belo Horizonte-MG, onde se formou na PUC Minas
                  Ele exerceu o primeiro cargo na política como deputado federal, eleito nas eleições de 2014, pelo MDB.

                  O jornalista Carlos Viana (PHS) tem 55 anos, é casado e tem dois filhos. Natural de Braúnas-MG, na Região do Vale do Rio Doce, tem 23 anos de jornalismo. Atualmente, está licenciado da Rádio Itatiaia, onde trabalha há 12 anos. 
                  Ele também atuava como apresentador de um programa de TV. 

                  Antes do jornalismo, Carlos Viana (PHS) trabalhou como agente de vendas de uma companhia aérea alemã. Religioso, ele decidiu não mudar a rotina neste Domingo de eleições, e foi ao culto na Igreja Batista que frequenta semanalmente mesmo durante a apuração dos votos.

                  Com Informações de: G1.

BRASIL - Resultados Oficiais das Eleições de 2018, ocorrido neste Domingo, 07 de Outubro

               Neste Domingo (181007) ocorreu em todo o Brasil, as Eleições para concorrer a Presidência da República do Brasil, Senador, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual de Minas Gerais, em primeiro turno.
               As votações iniciaram as 08:00 horas da manhã e encerraram as 17:00 horas.

RESULTADOS PRÉ OFICIAIS:
PRESIDENTE DA REPÚBLICA: (PRÉ-OFICIAL)
APURAÇÃO: 99,9%
JAIR BOLSONARO - PSL - 17: - 46.03% = 49.276.990 Votos. (2º turno)
FERNANDO HADDAD - PT - 13: - 29,07% = 31.342.005 Votos. (2º turno)




CIRO GOMES - PDT - 12: 12,47% = 13.334.366 votos.
GERALDO ALCKMIN - PSDB - 45: - 4,76% = 5.096.349 votos.
JOÃO AMOEDO - NOVO - 30: - 2,50% = 2.679.744 votos.
CABO DACIOLO - PATRIOTA - 51: - 1,26% = 1.348.323 votos.
HENRIQUE MEIRELES - MDB - 15: - 1,20% = 1.288.948 votos.
MARINA SILVA - REDE - 18: - 1,00% = 1.069.577 votos.
ÁLVARO DIAS: PODEMOS - 19: - 0,80% = 859.601 votos.
GUILHERME BOULOS - PSOL - 50: - 0,58% = 617.122 votos.
VERA - PSTU - 00: - 0,05% = 55.762 votos.
EYMAEL - DC - 27: - 0,04% = 41.710 votos.
JOÃO GOULART FILHO - PPL - 54: - 0,03% = 30.176 votos.


GOVERNADOR - MINAS GERAIS: (OFICIAL)
Apurações: 100%

ROMEU ZEMA - NOVO - 30: - 42.73% = 04.138.967 Votos (2º turno)
ANTÔNIO ANASTASIA - PSDB - 45: - 29,06% = 2.814.704 Votos (2º turno)

FERNANDO PIMENTEL - PT - 13: - 23,12% = 2.239.979 votos.
ADALCLEVER LOPES - MDB - 15: - 2,77% = 268.683 votos
DIRLENE MARQUES - PSOL - 50: - 1,38% = 133.986 votos.
JOÃO BATISTA MARES GUIA - REDE - 18: - 0,59% = 56.856 votos.
CLAUDINEY DULIM - AVANTE - 70: - 0,19% = 18.330 votos.
JORDANO METALÚRGICO - PSTU - 16: - 0,16% = 15.742 votos.
ALEXANDRE FLACH - PCO - 29: - 0,00% = 0 voto.

SENADOR - MINAS GERAIS: (OFICIAL)

Apurações: 100%.

01 - RODRIGO PACHEGO - PFL - 250: 20,49% = 3.616.864 votos. (Eleito)
02 - JORNALISTA CARLOS VIANA - 310: 20,22% = 3.568.658 votos.(Eleito)

03 - DINIS PINHEIRO - SOLI - 777: 18,42% = 3.251.175 votos.
04 - DILMA HOUSSEFF - PT - 133: 15,35% = 2.709.223 votos.
05 - RODRIGO PAIVA - 300: 7,61% = 1.342.645 votos.
06 - MIGUEL CORREA - 130: 7,27% = 1.282.946 votos.
07 - FÁBIO CHEREN - PDT - 123: 5,10 = 899.824 votos.

DEPUTADO FEDERAL - MINAS GERAIS: (OFICIAL)
Apurações: 100%.

01 - MARCELO ÁLVARO - PSL - 1717: 2,28% = 230.008 votos.(Eleito)
02 - REGINALDO LOPES - PT - 1312: 1,93% = 194.332 votos.(Eleito)
03 - ANDRE JANONES - AVANTE - 7040: 1,77% = 178.660 votos.(Eleito)
04 - PAULO GUEDES - PT - 1378: 1,75% = 176.841 votos.(Eleito)

11 - RODRIGO DE CASTRO - PSDB - 4550: 1,30% = 131.120 votos.(Eleito)
17 - ZÉ SILVA - SOLIDARIEDADE - 7777: 1,08% = 109.335 votos.(Eleito)
19 - AÉCIO NEVES - PSDB 4500: 1,06 = 106.702 votos.(Eleito)
33 - PAULO ABI ACKEL - PSDB - 4545: 0,79% = 79.797 votos. (Eleito)

68 - DUÍLIO DE CASTRO - PATRIOTA - 5151: 0,44% = 44.556 votos.
76 - ANTÔNIO ANDRADE - MDB - 1518: 0,39% = 39.015 votos.
125 - CAPITÃO ELIAS - PSL - 1723: 0,18% = 18.407 votos.

DEPUTADO ESTADUAL - MINAS GERAIS: (OFICIAL)
Apurações: 100%.

01 - MAURO TRAMONTES - PRB - 10800: 5,10% = 516.390 votos. (Eleito)
02 - SARGENTO RODRIGUES - PTB - 14123: 1,22% = 123.648 votos. (Eleito)
03 - BRUNO ENGLER - PSL - 17200: 1,19% = 120.252 votos. (Eleito) 
04 - CLEITINHO - PPS - 23444: 1,14% = 115.492 votos. (Eleito)

89 - DIZON MELO - PTB - 14190: 0,36% = 36.368 votos.
120 - GLEYDSON RODRIGUES - SOLI - 77100: 0,23% = 22.940 votos.
120 - LERIN - PSB - 40696: 0,22% = 21.717 votos. 

                Resultados dos candidatos (Governador, Senador, e Deputados Federais e Estaduais) mais bem votados em Minas e mais populares em Unaí-MG.

                Infelizmente, a População de Unaí segue com sua mania de distribuir seus votos em candidatos a Deputados Estaduais e Federais de outras cidades e regiões, sendo que, os que são locais, como Delvito Alves, Gleydson Rodrigues e Capitão Elias, filhos de Unaí, não obtiveram os votos merecidos, para serem eleitos e assim representar nossa cidade. 

                Uma vergonha ao povo unaiense, que, agora vai ficar sem representante, devido ao cuidado e zelo ao votar, que não tiveram. A vida segue na peregrinação por representação ativa e efetiva; ficando na coleirinha de líderes que continua dominando o público eleitoral unaiense sem fazer nada, como sempre acontece. 

                Conclui-se, diante dos resultados, que o mineiro terá de voltar às urnas no Domingo (181028) para votar nos candidatos à Presidência do Brasil e também para Governador de Minas Gerais.

                Para Presidente do Brasil, os candidatos serão:
                FERNANDO HADDAD - PT 13
                JAIR BOLSONARO - PSL 17

                Para Governador de Minas Gerais, temos a disputa entre: 
                 ROMEU ZEMA - NOVO - 30
                ANTÔNIO ANASTASIA - PSDB - 45

                'Quando a cabeça não governa o corpo, ele padece'!
Jisohde - 181007 - 08:50.

                Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - Zema e Anastasia disputará 2º turno para o governo em 28/10

Resultado foi confirmado pouco antes das 20:40 horas. 

Fernando Pimentel, que tentava reeleição, ficou em 3º lugar.

                Romeu Zema (NOVO) e Antonio Anastasia (PSDB) vão disputar o segundo turno em Minas Gerais, no Domingo (181028).

                 Com 100% das urnas apuradas, Zema teve 4.138.905 votos (42,73% dos votos válidos) e Anastasia teve 2.814.466 votos (29,06%).
                 Veja o resultado da apuração: em todo o estado; por cidade; por zona eleitoral

                 Fernando Pimentel (PT), que tentava a reeleição, ficou em terceiro, com 2.239.682 votos, o que corresponde a 23,12% dos votos válidos.

Campanha

                 Na corrida eleitoral, Anastasia e Pimentel lideraram as pesquisas de intenção de votos para o governo do estado. Zema aparecia em terceiro nas pesquisas, se aproximando do candidato petista na última semana, mas virou, liderando a votação neste domingo.

                 O tucano, que governou Minas Gerais entre 2010 e 2014, sempre esteve ligado a Aécio Neves (PSDB), mas, nos atos de campanha neste ano, distanciou-se do senador que é réu por corrupção e obstrução de Justiça.

                 Zema é empresário e participou de uma eleição pela primeira vez. Na última semana, declarou apoio ao candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), além de pedir votos para João Amoêdo (NOVO), do mesmo partido dele.

                 A crise econômica no estado e o parcelamento do salário dos professores foram temas constantes na corrida eleitoral. Os dois propuseram cortar o número de secretarias e cargos comissionados para reduzir gastos.

                 Anastasia afirmou que uma de suas prioridades é fazer o pagamento do funcionalismo público até o quinto dia útil. Zema declarou que só irá receber o salário de governador depois que o pagamento do funcionalismo for regularizado.


Propostas de Zema (NOVO)

                 Durante a campanha, Zema se posicionou a favor do porte de arma. Em relação à situação financeira de Minas, propôs enxugar a máquina pública, fazendo corte de comissionados e secretarias.

                 Outra medida é governar com o primeiro escalão sem salários enquanto os servidores não receberem em dia.
                 Na saúde, disse que pretende fortalecer o atendimento regional. 
                 Defendeu privatizações das Companhias Energética de Minas Gerais - CEMIG e de Saneamento de Minas Gerais - COPASA.


Propostas de Anastasia (PSDB)

                 Para solucionar a situação das contas do estado, Anastasia propõe cortar secretarias, cargos e privilégios, além de atrair empresas. A volta do pagamento do funcionalismo público no 5º dia útil também está entre as propostas.

                 Na área da saúde, tem como prioridade a conclusão de obras dos hospitais regionais a realização de parcerias com hospitais filantrópicos.

                 O tucano também quer fazer parcerias com o setor privado na área de infraestrutura, mas, em relação à gestão, diz que não pretende privatizar nenhuma estatal.

SAIBA MAIS SOBRE A DECISÃO FINAL EM 2º TURNO - AQUI.
SAIBA SOBRE O 1º TURMO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - AQUI.

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS