PESQUISA NESTE SITE:

16 agosto 2017

UNAÍ-MG - Branquinho durante encontro da Amnor: “Noroeste tem mais uma perda na saúde”

Saúde Pública de Unaí vai mal,
Tendencia é de ainda piorar mais para os unaienses.

               O prefeito Municipal de Unaí-MG, José Gomes Branquinho, afirmou durante a abertura do II Encontro dos Gestores do Noroeste, nessa Terça-feira (170815) que o Hospital Vera Cruz, de Patos de Minas-MG, não é mais referência cardiológica para a macrorregião de saúde. 


               De acordo com ele, medida de governo estabelece que a referência cardiológica passa a ser Montes Claros-MG no Norte de Minas – distante 600 km de Unaí, ou Passos-MG no Sul de Minas – distante cerca de 800 km de Unaí.

               Durante o evento, que reuniu prefeitos, vereadores e promotores de Justiça da região, Branquinho pediu um "parêntese" para falar da situação "séria e gravíssima" da saúde pública no noroeste (em geral) e Unaí (em particular).

"O noroeste é a única região de Minas que não possui hospital regional, administrado pelo Estado, e nem hospital filantrópico, que recebe recursos do Estado", ressaltou Branquinho, pedindo desculpas por estar sendo repetitivo. Ele, porém, justificou: "eu prometi que toda vez que falasse em público, citaria o problema de saúde que aflige a nossa cidade".

               Os três hospitais públicos que existem no noroeste Unaí, Paracatu-MG e João Pinheiro-MG são municipais, portanto as prefeituras pagam a conta. 

"As prefeituras, praticamente sozinhas, estão sendo obrigadas a arcar com os custos da saúde pública"
               Desabafou Branquinho, ao explicar que em Unaí a situação é ainda mais grave, já que o município arca com 80% do percentual de tudo que é gasto com a saúde pública. 
               Na despesa geral, o Estado entra com 7% e a União, com 13%.

"Isso está errado. 
Os municípios são os primos pobres da federação. 
Não podem bancar essa conta"
               Salientou, observando que somente a folha de pagamento dos servidores da saúde consome mais da metade da folha geral dos servidores da prefeitura. 

"Estamos tirando dinheiro de outras áreas para custear a saúde. Estamos tendo de bancar a parte que cabe ao governo do Estado e ao governo federal. Essa é a triste realidade do noroeste".

               O procurador de Justiça de Minas Gerais Nardens Ulisses Freire Vieira, presente ao evento que envolvia a apresentação de projetos do Ministério Público, disse entender o desabafo do prefeito de Unaí e que admirava os agentes públicos que têm coragem para assumir uma prefeitura na atualidade, com todas as dificuldades recorrentes. 

"Isso porque os recursos públicos são poucos e concentrados na União. Paralelamente a isso, o cidadão vive no município, onde cobra diretamente do prefeito e dos vereadores, porque o acesso é fácil".

               Após ouvir o desabafo de José Gomes Branquinho, o presidente da Amnor, Edgar José de Lima, que é prefeito de Guarda-Mor-MG, disse entender a aflição do gestor unaiense e afirmou que a Amnor se coloca na condição de parceira do Município de Unaí, a fim de buscar uma solução conjunta para as dificuldades que envolvem a saúde pública regional.

               Com Informações de: PMUnaì-MG.
               TEXTO: Ricardo Ribas.

UNAÍ-MG - Fogo criminoso queima pastagens na fazenda Capim Branco

Incêndio criminoso destrói mais de oito ectares de pastagens na Fazenda Capim Branco. Proprietário e funcionário conseguem conter as chamas.

               No final da tarde desta Quarta-feira (170816), no Bairro Cachoeira, em Unaí-MG, Fazenda Capim Branco de propriedade do Senhor Zé Pedro, teve pastagens queimadas por incêndio criminoso.

               O Fogo iniciou por volta das 16:00 horas, na beira do Rio Preto, e subiu tomando conta das pastagens de braquiárias, ameaçando queimar cercas e causar prejuízos ainda maiores.

               O proprietário, José Pedro, que tem experiência e costume nesse tipo de ataque, por pessoas maldosas, sabia logo o que fazer, de posse de suas máquinas, dois tratores, tanque, bomba e uma pipa, agiu rápido, molhando a cerca, antes da chegada do fogo que consumia o capim seco com velocidade.

               Após quase três horas, regando e molhando a braquiária seca e a cerca, o fogo chega no local da cerca e foi extinto. O Fogo queimou cerca de oito ectares, durante mais de três horas. Das pastagens restaram apenas cinzas.

               Segundo informações repassadas pelo próprietário, todos os anos, nesse período seco, isso acontece, tornando rotina na fazenda, apagar incêndios que ocorre até duas vezes ao dia. O perigo de destruir propriedade, casas e máquinas, além das pastagens é algo que deixa o proprietário e funcionários, dia e noite em alerta constante.


               Boletins de ocorrências já foram lavrados, mas nunca se descobre os criminosos, que lhe tem causados prejuízos irreparáveis ao meio ambiente.

               Neste dia, o fogo veio do lado do rio, não havia animais nesta pastagem e o dano registrado foi exclusivo das pastagens de braquiárias que foi totalmente destruido mais de oito ectares. Não foram necessário acionar Bombeiros, Prefeitura ou policiais militares.
               Ninguém se feriu, e os animais e rezes foram removidos para outro local em segurança.








               Com Fotos e Vídeos de: UnaíNews.

NOVA LIMA-MG - Ônibus com crianças tomba no Bairro Cascalho

Motorista de veículo escolar perdeu controle da direção em uma curva. Apesar do susto, ninguém ficou ferido, segundo os bombeiros.

               Um ônibus que fazia o transporte escolar de crianças tombou na tarde desta Quarta-feira (170816), em Nova Lima-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

               Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle da direção ao fazer uma curva, na Rua Nílton Cirio Machado, no Bairro Cascalho.

               O veículo, que levava crianças a várias escolas da região ficou apoiado em duas placas de trânsito. Quando os bombeiros chegaram ao local, os passageiros já haviam sido retirados do ônibus pelo motorista. 
               Por sorte, ninguém ficou ferido.

               Os familiares dos estudantes foram contatados e um guinho retirou o veículo acidentado da pista.

               Com Informações de: EM.

ITACARAMBI-MG - PM prende cinco jovens que planejavam matar homem

Polícia apreendeu duas armas, munições, pinos vazios de cocaína e celulares; eles foram detidos após denúncias.

              Cinco homens foram presos suspeitos de associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo em Itacarambi-MG, nessa Terça-feira (170816). Com o grupo, de 18 a 26 anos, foram apreendidos dois revólveres e munições. 

              De acordo coma Polícia Militar, eles são suspeitos de planejarem a morte de um homem envolvido no tráfico de drogas.

              A polícia chegou até eles depois de denúncias das armas e da intenção de matar o homem. A abordagem aconteceu na Rua Mestre Honor, no Bairro São José

              Os suspeitos tentaram fugir por janelas e muros, mas foram alcançados por militares que faziam o cerco do local. Na casa, foram apreendidos celulares, pinos vazios de cocaína, duas armas e munições.

              Os materiais e os homens foram entregues na Delegacia de Januária-MG.

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Jovem de 21 anos é morto com três tiros em residencial

Vítima foi atingida no olho, nariz e nuca; perícia recolheu no local do crime um cigarro artesanal de maconha.

               Um homem de 21 anos foi assassinado em Montes Claros-MG, na noite dessa Terça-feira (170815). 

               De acordo com a Polícia Militar, ele foi atingido por três tiros próximos ao olho, nariz e nuca.

               O crime aconteceu na Rua D, no Residencial Montes Claros. Testemunhas informaram aos militares que a vítima mora próximo ao local e que teria saído com pessoas desconhecidas em duas motocicletas; em seguida, ouviram os disparos.

               A perícia compareceu ao local e recolheu um cigarro artesanal de maconha. Até o momento, ninguém foi preso e a Polícia Civil vai investigar o caso. 
               O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.

               Com Informações de: G1.

SANTA CRUZ DE SALINAS-MG - Homem atira após discussão por construção de cerca em terreno

Segundo a PM, a vítima, um idoso de 69 anos, teve ferimentos no braço e cabeça; motivo da discussão seria a construção de uma cerca próxima a um poço artesiano do autor dos disparos.

               Um homem de 53 anos foi preso na tarde desta Terça-feira (170815), na zona rural de Santa Cruz de Salinas-MG, suspeito de tentativa de homicídio. 

               Segundo a Polícia Militar, o suspeito confessou ter atirado contra um idoso, de 69 anos, por conta de uma discussão com relação à construção de uma cerca, em um terreno na Comunidade de Brasamundo.

               De acordo com o relato do homem preso aos militares, o idoso estava fazendo a cerca, com mais dois funcionários, em um local onde o autor construiu um poço para recolher água, autorizado pela sogra dele, dona do terreno.

               Ainda segundo o autor, a sogra tentou intervir e pediu ao idoso para não construir a cerca. O homem teria destratado a sogra do autor, que foi em sua residência e pegou uma espingarda e disparou em direção à vítima, que foi encaminhada ferida para o pronto socorro de Salinas-MG consciente.

               O autor foi levado à delegacia, junto com a arma apreendida.

               Com Informações de: G1.

CURVELO-MG - Homens armados rendem motorista de carreta dos Correios

Segundo o motorista, o caminhão foi abordado na BR-135; autores conseguiram arrombar o baú da carreta e levar parte da carga.

             O motorista, de 39 anos, de uma carreta dos Correios foi surpreendido por dois homens armados na madrugada desta Quarta-feira (170816), em Curvelo-MG. Para a Polícia Militar, ele e o passageiro, de 37 anos, disseram que os dois homens estavam em um carro, armados. 
              As vítimas foram abordadas em uma subida na BR-135.

“Os criminosos aproveitaram que a carreta estava em baixa velocidade para renderem os funcionários. 
Da rodovia, eles foram levados até uma estrada vicinal e conseguiram arrombar o baú da carreta. 
Nem toda a carga foi levada; apenas os produtos que estavam perto da porta traseira do baú. 
Os funcionários não conseguiram dizer quais eram as mercadorias”
              Explicou o sargento Eduardo Pereira Ramos.

              O crime aconteceu por volta das 3:00 horas, próximo ao Povoado de Bananal. Das vítimas, foram levados os celulares. A carreta, com placa de Belo Horizonte-MG, seguia no sentido Belo Horizonte à Curvelo quando o crime ocorreu. 
              A Polícia não soube informar o destino da carreta.

              A polícia fez rastreamento, mas até a publicação desta matéria ninguém foi preso. O G1 não conseguiu falar na central dos Correios até a publicação desta reportagem.

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Polícia procura por autores de roubo de malotes com dinheiro e cheques de empresa no Centro

Segundo as primeiras informações da PM, foram levados mais de R$ 45 mil em dinheiro e R$ 82 mil em cheques; autores abordaram funcionários no Centro da cidade.

              A Polícia Militar procura por autores de roubo a malotes de uma empresa no Centro de Montes Claros-MG, ocorrido na tarde desta Terça-feira (170815). 

             Segundo as primeiras informações da PM, dois suspeitos abordaram funcionários da empresa que iriam realizar depósitos bancários e pagamentos. Foram roubados mais de R$45.000,00 em dinheiro e R$82.000,00 em cheques diversos.

             Os funcionários da empresa foram abordados por homens em uma moto, quando se preparavam para pegar o carro da empresa em um estacionamento; as vítimas afirmaram que os autores chegaram na contramão de direção, na Rua Marechal Deodoro

             O passageiro da motocicleta estava armado e anunciou o assalto, exigindo que fosse entregue uma bolsa, onde estava o montante levado, e demais pertences.

             Ainda de acordo com as vítimas, a abordagem durou cerca de 30 segundos e os autores fugiram sentido Bairro Renascença. A polícia esteve no local do roubo e, através de uma câmera de segurança, conseguiu flagrar a rota de fuga dos suspeitos.

             Até a publicação desta matéria, os autores seguiam sendo procurados.

             Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Carro pega fogo em cruzamento da Região Oeste

Caso ocorreu perto do cruzamento das avenidas Silva Lobo e Barão Homem de Melo.

               Um carro foi completamente destruído por um incêndio na manhã desta Quarta-feira próximo ao encontro das avenidas Barão Homem de Melo e Silva Lobo, no Alto Barroca, Região Oeste de Belo Horizonte-MG.

               Segundo a BHTrans, o fogo começou por volta das 7:40 horas. Uma viatura do Corpo de Bombeiros compareceu ao local. Os militares informaram que foram usados aproximadamente 1 mil litros de água no combate, mas o veículo foi totalmente queimado.

               Ainda não há informações sobre as causa do incêndio. 
               De acordo com a BHTrans, o trânsito foi liberado às 9:20 horas.

               Com Informações de: G1.

BURITIS-MG - Polícia apreende 165 kg de peixes e dois homens são presos por pesca predatória

Peixes foram capturados no Rio Urucuia, ainda com tamanho inferior ao mínimo permitido pela legislação ambiental para pesca, e com marcas de furo.

                 Dois homens, de 32 e 36 anos, foram presos na manhã desta Terça-feira (170815) em Buritis-MG, suspeitos de pesca predatória. 

                 Com eles, a Polícia de Meio Ambiente e Trânsito apreendeu 165 kg de peixes, das espécies surubim, curimba, dourado, piau e pacu; os peixes foram capturados no Rio Urucuia, localizado na cidade de mesmo nome.

                 A ação dos autores foi descoberta quando um militar, que se deslocava para a cidade de Unaí-MG, avistou os homens em atitude suspeita na MG-400, no sentido a Buritis, distante cerca de 150 km de Urucuia-MG

                 A dupla é conhecida da PM e já foi alvo de várias denúncias pela prática de pesca predatória.

                 O militar fez contato com outros policiais, que se deslocaram para abordagem dos suspeitos. A polícia montou uma blitz na rodovia onde os autores foram vistos. 
                 Os suspeitos não obedeceram a ordem de parada e fugiram do cerco.


                 A polícia fez rastreamento e prendeu os autores já próximos à residência de um deles, no Bairro Taboquinha, em Buritis. No interior da casa foram localizados os pescados, com tamanho inferior ao mínimo permitido pela legislação ambiental e com marcas de furo. A polícia apreendeu ainda roupa e apetrecho de pesca subaquática, lanternas, facas e dois rádios comunicadores.

                 O material apreendido foi entregue na delegacia e os autores foram presos.

                 Com Informações de: G1.

ITACARAMBI-MG - Adolescente é apreendido com maconha e crack no Povoado dos Meios

Segundo a PM, menor foi visto em uma estrada na zona rural e tentou se esconder no matagal.

               Um adolescente de 15 anos foi apreendido pela Polícia Militar no Povoado dos Meios, zona rural de Itacarambi-MG, nesta Terça-feira (170815). Segundo a PM, militares faziam patrulhamento pelo local quando avistaram o menor em atitude suspeita.

               O adolescente estava em uma bicicleta e, ao avistar a viatura, tentou fugir, entrando em um matagal. Os policiais realizaram rastreamento e alcançaram o rapaz. No bolso da bermuda do menor a PM encontrou uma balança, e na mata dois tabletes de maconha.

               Questionado, o jovem informou ter em casa mais drogas. Na residência estavam cinco pedras de crack e embalagens para armazenar os entorpecentes. 
               O adolescente foi levado à delegacia.

               Com Informações de: G1.

BARBACENA-MG - Acidente entre carros e carreta deixa feridos na MG-448

Pista ficou interditada nos dois sentidos por mais de uma hora. Feridos foram levados para o Hospital Regional da cidade.

                Um acidente entre dois carros de passeio e uma carreta deixou quatro pessoas feridas na tarde desta Segunda-feira (170814), na Serra de Santa Bárbara, próximo à cidade de Barbacena-MG
                A pista ficou interditada nos dois sentidos, na altura do Km 22 da rodovia MG-448.

                Segundo informações do Corpo de Bombeiros, três ocupantes de um dos carros sofreram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Regional de Barbacena
                O motorista da carreta não ficou ferido.

                Não há, até o momento, informações sobre o estado de saúde do condutor do outro veículo, que foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU
                O G1 ainda não conseguiu localizar para qual hospital a vítima foi levada.

                De acordo com a Polícia Militar - PM, o condutor de um dos carros perdeu o controle da direção quando descia a serra e colidiu com o outro carro e com a carreta. 
                Os dois veículos são de Guaxupé-MG e a carreta tem placas de Piraúba-MG.


                Os bombeiros informaram que houve derramamento de óleo na pista e que foi necessária colocação de serragem. O trecho ficou interditada nos dois sentidos por pouco mais de uma hora e já foi liberado.

                Com Informações de: G1.

ESPINOSA-MG - Homem é preso suspeito de ameaçar e agredir filha de 15 anos,

Segundo a PC, adolescente está desaparecida há 12 dias e a polícia investiga se o motivo é o medo do pai; homem negou as acusações.

              Um homem de 37 anos foi preso, nesta Terça-feira (170815), suspeito de ameaçar e agredir a filha, de 15 anos, em Espinosa-MG, no Norte de Minas

              A adolescente está desparecida há 12 dias e a Polícia Civil investiga se o motivo é o medo do pai. Com a prisão, a polícia acredita que a menina irá se sentir segura e vai procurar por ajuda.

“Apuramos que a filha era supostamente agredida pelo pai e tudo indica que ela fugiu por isso; tem um áudio que ela fala para um familiar que ela estava com medo de morrer. Então, representamos pela prisão dele, para ela se sentir segura e nos procurar. Não sabemos em quais condições ela está e nos preocupamos com isso”
              Explica o delegado do caso, Dr. Eujécio Coutrim.

              A mãe da adolescente morreu quando ela tinha 11 anos, em São Paulo, e ela chegou a morar com uma tia. Há um ano aproximadamente, a adolescente mora com o pai, a madrasta e outros irmãos.

“O homem negou as acusações e disse que a convivência entre eles era harmoniosa. Nos autos do inquérito, fica demonstrado que a menina vivia sob uma pressão do pai até com monitoramento do celular dela”
              Completa o delegado.

              Segundo a PC, ele será conduzido para o Presídio de Monte Azul-MG.

              Com informações de: G1.

BRASIL - Especialistas explicam: O que é 'estupro virtual'?

Homem foi preso no Piauí ao criar conta falsa para chantagear a ex-namorada; ele pedia fotos íntimas para não divulgar 'nudes' antigos.


               No começo deste mês, em Teresina-PI, um homem foi preso por “estupro virtual”, após uma mudança no Código Penal. Ele tirou fotos da vítima nua, sem ela notar, e a chantageou para ter mais imagens dela em situações íntimas.

               O G1 conversou com especialistas para entender como o "ambiente digital" é peça-chave para o crime, ainda que não haja contato físico entre vítima e agressor.

Mudança em 2009

               A advogada Patrícia Peck Pinheiro, especialista em direito digital, afirma que a nova interpretação nasceu a partir da mudança feita há oito anos no Código Penal.

               A nova redação do artigo 213 não cita o “estupro virtual”, mas passou a caracterizar estupro como o ato de “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

               Com isso, explica a advogada, o “estupro virtual” pode ocorrer, por exemplo, quando uma pessoa, por meio da internet, WhatsApp, Skype ou mídia social, venha a constranger ou ameaçar a outra a tirar a roupa na frente de uma webcam, praticar masturbação ou se fotografar pelada.

“Nós tínhamos uma visão de que, para haver o estupro, tinha que ter contato físico. Com a atualização da lei, [foi contemplado] o uso das vias digitais em que você não está junto da pessoa no mesmo espaço físico, mas consegue gerar um nível de influência, ao gerar medo na vítima mesmo de forma remota”
               Explica a advogada.

“Normalmente, aquele que gera esse 'estupro virtual' já tem o domínio psicológico sobre a vítima”
               Explica ela.

“No estupro tradicional, o domínio maior era o da força bruta: pegar a pessoa à força para cometer o ato carnal ou libidinoso sem que ela quisesse.”

               Para outros especialistas, as conversas servem apenas de indício de que o crime de estupro poderia ocorrer.

“Estupro digital, de um lado, vai para o bullying ou para ameaça, algum constrangimento ilegal. 
Ou é um ato preparatório de um estupro”
               Diz Renato Ópice-Blum, coordenador do curso de Direito Digital do Insper (Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia).

“As evidências carnais acabam mostrando a probabilidade de consumar o crime em si, que é o estupro. 
A partir daí, o juiz determina a prisão para evitar o crime.”


Agora, máquinas testemunham

               Para Daniel Pires, da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, o fato de as ameaças terem sido feitas pela internet e não haver contato entre agressor e vítima não impedem a prática de ser estupro.

“A conduta está tipificada como crime, porque ela foi constrangida mediante grave ameaça para manter ato libidinoso”
               Diz o delegado.

               A internet tem ainda o poder de tornar a apuração do crime mais fácil, diz Patrícia.

“Quando a gente ia para o estupro à moda antiga [da lei], sempre tinha aquela discussão de que era a palavra de um contra a do outro. 
No ‘estupro virtual’, as testemunhas são as máquinas. Elas vão depor com aquilo que ficou registrado, frases, fotos, filmagens”
               Completa a advogada.

               A polícia rastreou o endereço de IP responsável pelos acessos da conta falsa e chegou à casa do suspeito do “estupro virtual”.
               Lá, apreendeu celulares e computadores.

               Os registros eletrônicos podem atestar se houve crime ou desfazer mal entendidos, em que inocentes são falsamente acusados.

“Se não ficar registrado o consentimento, e a parte que se diz vítima dizer que foi forçada a fazer aquilo, o suspeito vai ser enquadrado no crime de estupro. 
Essa questão de que foi consentido ou de haver o constrangimento faz toda a diferença na tipificação 
dessa modalidade de estupro"
               Diz Patrícia.


Constrangimento

               Para o Delegado do Piauí, o caso se trata do primeiro exemplo de “estupro virtual” do Brasil. Especialistas ouvidos pelo G1 dizem que isso pode ser explicado devido à vergonha das vítimas em levar os abusos à Justiça.
               A necessidade de ter acesso a provas também seria um fator.

“Quando isso passa a se tornar público, dentro da família e do trabalho, a vítima acaba sofrendo esse constrangimento. 
Constrangimento é a palavra-chave nesse crime e o que faz com que esses casos não sejam levados adiante"
               Diz a advogada.

“Alguém dizer assim, 'Por que você se deixou fotografar, filmar? Por que você permitiu tudo isso, chegar a esse ponto, fora do controle, para só então denunciar?'. 
Esse tipo de questionamento que às vezes vêm de amigos, família e pessoas do trabalho acabam fazendo com que a vítima fique calada e não dê andamento."

               Com informações de: G1.

FRANCISCO SÁ-MG - Dois carros batem de frente e três pessoas morrem na MGC-122,

Vice-prefeito da cidade de Urandi, na Bahia, está entre as vítimas fatais; outras três pessoas também ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais de Montes Claros.


              Três pessoas morreram e três ficaram feridas em um acidente na manhã desta Terça-feira (170815), na MGC-122, próximo ao Povoado de Camarinhas, em Francisco Sá-MG

              De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Estadual, dois carros de passeio bateram de frente.

              Testemunhas disseram que a condutora de um dos veículos, com placas de Janaúba-MG, seguia em diração a Montes Claros-MG, quando perdeu o controle da direção do veículo, rodou na pista e bateu de frente com outro carro, com placas de Urandi-BA, que seguia no sentido contrário.

              Segundo a polícia, uma mulher e dois homens morreram no local. As vítimas fatais estavam no carro com placas de Urandi; entre elas, o vice-prefeito da cidade, Valmir da Costa Dantas.


              Duas mulheres e um homem foram socorridos e encaminhados a hospitais de Montes Claros. Até às 9:30 horas, a Perícia, SAMU e Corpo de Bombeiros estavam no local do acidente. 

              As idades das vítimas não foram informadas e causas do acidente serão investigadas.

              Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS