PESQUISA NESTE SITE:

06 março 2017

UNAÍ-MG - As pessoas de Unaí e a prefeitura querem a cidade limpa.

Equipe Servos por amor dá exemplo de conscientização. Limpeza de praças com apoio do prefeito Branquinho, sem fins lucrativos.



               Neste final de semana, Sábado (170304), uma equipe de 8 pessoas da ONG "Servos por Amor", e quatro membros da Associação de Pessoas com Deficiência de Unaí-MG - APDU mobilizaram-se em um mutirão com a finalidade de limpezas nas dependências de sua sede, que se localiza no Bairro Santa Luzia, à Rua Três.

               As duas caçambas providenciadas pela prefeitura, em apoio à ação dos voluntários ficaram completamente cheias de lixo e entulho.

               O resultado pode ser conferido nas fotos anexas, onde se vê o antes e o depois, da localidade.


               Neste Domingo (170305) a ONG Servos Por Amor, compareceu no Bairro Mamoeiro e dessa vez a limpeza foi na praça daquela localidade. 
               
"... Ali a equipe recolheram 
sete sacos de lixo". 
               Informou Leila Gonçalves, membro da EQUIPE.

               Nesta Segunda-feira (170306), logo pela manhã quem passou pela Praça JK (da Prefeitura) observou a poda do gramado e a retirada de folhas secas das palmeiras. 
               O trabalho ira continuar e se estender ao longo da semana.

               Essas ações demonstram coincidência de interesses entre o povo e a Prefeitura de Unaí. Cada um fazendo sua parte, nossa cidade irá ficar limpa. 

               A prefeitura já conseguiu regularizar a coleta de lixo em todo o perímetro urbano. Lançará nos próximos dias uma campanha de conscientização e informação acerca de horários de coleta em cada bairro da cidade. Essa campanha conta com a parceria da Associação Comercial, e da empresa responsável pela coleta do lixo.
               Nas redes sociais há uma campanha que orienta sobre os horários em que a AREÚNA recolhe o material reciclável nos vários bairros por dia da semana, onde nós do UNAIENSES já divulgamos aqui faça sua parte saiba qual é o dia em que a AREÚNA irá passar em seu bairro coletando o lixo reciclável e junte  de toda a semana, colocando no dia certo nas calçadas para ser coletado.

               Os procedimentos para a licitação de contratação da mão de obra para a varrição das ruas está em andamento.

               Da parte da equipe da prefeitura, gratidão pela iniciativa voluntariosa dos Servos por Amor, e da conscientização das pessoas, cada vez maior, no sentido de evitar sujar as ruas de nossa querida Unaí.






               Com Informações de
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG

UNAÍ-MG - Acessibilidade e respeito está deficiente

A Acessibilidade na cidade de Unaí precisa melhorar muito.
Por todos os bairros que o cadeirante vai, encontra diversos tipos de obstáculo.


              Na tarde desta Segunda-feira (170306) pude registrar pessoalmente mais uma desrespeitosa utilização das calçadas no Centro da cidade de Unaí-MG; onde o comerciante e os ciclistas utilizam a calçada para depósito de mercadorias, embalagens e estacionamentos de bicicletas respectivamente.

              Em casos como estes me deixa revoltado e indignado porque, encontro dificuldade de acesso pela calçada, onde todo deficiente usuário de cadeira-de-rodas, deveria usufruir e trafegar com segurança, pois trata de locais de grande circulação de veículos, e risco para nós, os cadeirantes, trafegar competindo espaço com automóveis no meio da rua.

              Infelismente, estamos correndo riscos quando disputamos a rua com veículos, em certos locais da cidade, onde o trânsito flui com mais velocidade e velocidade. Em Unaí, tenho notado a irresponsabilidade de motoristas desiteressados em cumprir com a Lei Brasileira de Acessibilidade - LBI, e enquanto o município adapta as calçadas com rampas, eles não evitam em obstruir estacionando seus veículos em qualquer lugar, cometendo infrações onde a deficiente fiscalização não pune e nem percebe tais infrações; e quem sofre é o usuário de calçadas e rampas-de-acesso aos portadores de deficiências, principalmente os que faz uso de cadeira-de-rodas.

              Motoristas, motociclistas ciclistas e comerciantes não tem se preocupado com isso, afinal não são punidos pelas infrações que cometem e passam a ser donos das calçadas utilizando-as para depósito de materiais de construção, mesas, cadeiras e até mercadorias.


              Ontem pude registrar algo humilhante na rampa de acesso da rua para a calçada, de frente a entrada do PROCON desta cidade quando vinha da igreja Matriz e tive que dar volta porque a rampa que pretendia utilizar estava obstruída pelo veículo que se encontrava estacionado sobre a faixa-de-pedestre e obstruía a refereida rampa. O veículo se encontrava com o pisca-alerta ligado porque o seu proprietário estava no mercado do outro lado da rua, fazendo compras! Ao perceber que fotografava seu veículo, veio nervoso perguntar o porquê de fotografar, respondi: 

"Fotográfo porque o motorista irresponsável deste veículo, obstrui a rampa por onde preciso passar para atravessar a rua" 

              O argumento do infrator foi primeiramente dizer que "veio trazer sua mãe ao mercado, e por isso parou ali"... depois pediu desculpas porque "...não tinha visto a rampa". Onde respondi: 

Você não viu a rampa? e a faixa de pedestre? e o semáforo, a faixa de contenção? a esquina? não viu nada? então tera de ter sua carteira recolhida, porque pessoas com problemas de visão não pode dirigir."


              Hoje, estive na Câmara de Vereadores, e ao sair passsei pelo mesmo local, mas ao utilizar a calçada do mercado mencionado, tive bastante dificuldades ao passar pelo local, onde ciclistas ocupam a calçada com suas bicicletas, e o comerciante proprietário do mercado, colocam caixas e mercadorias ocupando a calçada, prejudicando a passagem não só de cadeirantes, mas dos pedestres que por ali transitam.



              A fiscalização precisa mudar, melhorar, intensificar. É de meu conhecimento que a prefeitura tem esses fiscais muito bem remunerados, e onde estão eles? onde exercem sua profissão? A Polícia Militar também é responsável na fiscalização e o que fazem? Porque não observam onde esses veículos estacionam e os pune?

              Além da fiscalização, os motoristas, os mototaxistas, ciclistas e comerciantes precisam ter mais consciência, obedecer as leis municipais que cobram e exigem o respeito ao cidadão, não obstruindo as calçadas.

              Unaí precisa mudar... e muito!

              Acessibilidade é algo que tem que existir em uma cidade crescente e próspera como Unaí. Nosso prefeito Branquinho tem bons planos e projetos nesse sentido, e estamos acreditando numa melhoria radical quando se trata de acessibilidade. E quando falamos de acessibilidade, trata de cobrar, executar, fiscalizar.

              Cobrar quando um edifício for construído, acessibilidade aprovada ainda no projeto. Calçadas com rampas, elevadores, banheiros, etc. Não só em edifício público, mas em todos erguidos na cidade.

              Na construção de calçadas acessíveis, com rampas dentro das normas arquitetônicas exigidas, como também nas portas de entradas e no interior.
               Praças acessíveis com tudo que possa facilitar o portador de necessidades especiais.

              Fiscalização das calçadas, punindo os infratores, seja eles motoristas ou comerciantes.

              Unaíenses - Jisohde - 170306.

BARBACENA-MG - Índios tentam ocupar prédio

Eles pediam território ao governo de MG. Secretaria de Planejamento alinhou ação com PM; Funai não se manifestou.


              Índios tentaram ocupar uma antiga fábrica de seda em Barbacena-MG, no Campo das Vertentes, na tarde desta Sexta-feira (170224). De acordo com a Polícia Militar - PM, os índios, que dizem ser descendentes dos puris, disseram que não iriam sair até que fosse cedido um território para moradia.

              Em nota, a SEPLAG confirmou que três índios estavam tentando ocupar parte do imóvel estadual, mas que o grupo teatral “Ponto de Partida”, querem uma permissão de uso do prédio, já havia solicitado intervenção da PM, que alinhou com estado a melhor forma de agir, impedindo a ocupação. A pasta disse ainda que contatou a Mesa de Diálogo e Negociação do governo, para que fossem adotadas as demais medidas pertinentes.

              O G1 entrou em contato com a Fundação Nacional do Índio - FUNAI, que não se manifestou sobre o caso.

              Ainda segundo a PM, os índios relataram que a tribo deles povoou o território do Campo das Vertentes e que o restante do grupo estaria a caminho da cidade para fortalecer a luta.

Puris em Minas Gerais
              De acordo com a Associação Nacional de Ação Indígena - ANAI, os puris são uma das 12 etnias espalhadas pelo estado. A população, de aproximadamente 60 índios, está organizada em duas comunidades que ficam no interior do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, em Araponga-MG, na Zona da Mata.

              Com Informações de: G1.

JUIZ DE FORA-MG - PM apreende mais de 440 quilos de droga em imóveis

Maconha era vendida em apartamento e ficava guardada em uma casa.
Cinco foram detidos; caso foi encaminhado para Polícia Civil.


              Cinco suspeitos entre 20 e 33 anos foram detidos e cerca de 441,700 quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Militar - PM em imóveis nos Bairros Nossa Senhora das Graças e Eldorado, em Juiz de Fora-MG, na noite de Domingo (170305).

              A ação começou após uma denúncia anônima informar que um apartamento na Rua Pitangui, no Nossa Senhora das Graças, foi alugado para prática do tráfico.

              No local, os policiais encontraram um suspeito, que não teve idade divulgada, e uma bucha de maconha e material para pesar e embalar droga.

              O suspeito contou que ele era pago para ser "guarda-roupa", ou seja, guardava droga para o tráfico, em uma casa na Rua Major Maximiano Campos, no Eldorado. Em uma busca inicial, foram encontrados dez quilos de maconha. 
              Nesta etapa da abordagem, mais dois suspeitos foram detidos.

              Enquanto este material e três suspeitos foram levados para a Delegacia, foi solicitado apoio da equipe de Rondas Ostensivas com cães -Rocca para continuar as diligências na casa. Além da detenção de mais dois suspeitos, em outra vistoria, o cão Basko ajudou a localizar mais 431,700 quilos de drogas em barras no imóvel.

              No total, a PM deteve três jovens de 20 anos, um de 23 e um homem de 33 por flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Segundo a PM, eles possuem passagens por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

              Os suspeitos e a droga apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Plantão em Santa Terezinha.

              Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS