PESQUISA NESTE SITE:

31 outubro 2018

CARMÓPOLIS-MG - Suspeito de feminicídio no sul do Piauí é preso no Centro-Oeste de Minas Gerais

Ele foi preso na Santa Casa de Misericórdia de Carmópolis de Minas, segundo a PM.

                 Um homem de 31 anos foi preso no início da tarde desta Quarta-feira (181031) em Carmópolis de Minas-MG, no Centro-Oeste mineiro, suspeito de ser o autor de um feminicídio registrado no dia 18 de Junho em Paulistana-PI, no sul do Piauí.

                De acordo com a Polícia Militar - PM, o suspeito estava na Santa Casa de Misericórdia do município se recuperando de uma cirurgia. Os militares foram acionados após uma denúncia anônima afirmar que ele estava em atitude suspeita com relação à sua identidade no local.

                Segundo a PM, após ser abordado, o homem confirmou seus dados e, ao verificar o sistema, os militares viram que ele era listado como autor de uma ocorrência de feminicídio no Piauí. Os miliares mineiros entraram em contato com a Delegacia de Polícia Civil do Piauí, que expediu um mandado de prisão para o suspeito.

                Ainda de acordo com a PM, o homem permanecerá detido em Carmópolis de Minas até ser transferido para o Piauí.

O caso

                Uma jovem de 22 anos, identificada como Gabriela de Carvalho foi esfaqueada e morta pelo companheiro após uma briga do casal, no dia 18 de junho, no município de Paulistana-PI, Sul do Piauí. De acordo com a Polícia Militar - PM, o crime aconteceu depois de uma discussão dentro do frigorífico do casal.

                O suspeito, segundo a PM, teria desferido uma facada no tórax da vítima durante uma discussão do casal dentro do estabelecimento. Após o crime, ele levou a jovem até o Hospital Regional Mariana Pires Ferreira.

                A vítima chegou a ser encaminhada para outro hospital na cidade de Picos, mas ela não resistiu ao ferimento e morreu durante a transferência.

                Ao sair do hospital, ele se apresentou à Polícia Civil acompanhado de um advogado, prestou depoimento e foi liberado. Segundo o delegado Ramon Cavalcante, a prisão em flagrante não pôde ser aplicada devido à apresentação espontânea.

"Ele levou a mulher até o hospital e se apresentou em seguida, por isso não lavrei o flagrante. Nesse caso, instaurei o inquérito por portaria e a investigação está em andamento"
                Informou o delegado na época.

                Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Travesti é morto a facadas

O corpo dele foi encontrado na Avenida Nossa Senhora de Fátima com 11 facadas no pescoço.

                 Um travesti foi assassinado a facadas, no Bairro Lagoinha, na Região Noroeste de Belo Horizonte-MG, informou a Polícia Militar - PM.

                 Segundo a PM, o corpo da vítima foi encontrado na manhã desta Quarta-feira (181031) na Avenida Nossa Senhora de Fátima, com marcas de agressão e com 11 ferimentos no pescoço feitos por faca.

                 Até a publicação desta reportagem, a motivação e o suspeito do crime eram desconhecidos.

                 A vítima aparentava ser morador de rua, era pardo, com idade aparente entre 35 a 40 anos e tinha três tatuagens - uma caveira no braço esquerdo, um código de barras no direito e o nome Maria Cecília.

                 A perícia da Polícia Civil foi chamada e o corpo, encaminhado para o Instituto Médico Legal - IML.

                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Homem é preso suspeito de assediar enteada de 15 anos

Segundo relato da vítima, há um ano as ações de assédio ocorrem e o autor também constrangia a garota, pedindo fotos íntimas dela. Conversas foram gravadas pela vítima.

                 Um homem de 39 anos foi preso na tarde desta Quarta-feira (181031) suspeito de assediar a enteada de 15 anos em Montes Claros-MG

                 Segundo a Polícia Militar, a vítima relatou que há um ano sofre os assédios por parte do padrasto, que também agia de modo a constranger a garota; ele pediu que a garota mandasse fotos íntimas através do celular. Os assédios ocorriam na casa onde a menina vive com a mãe e o padrasto.

                 Os policiais chegaram até o autor após a vítima fazer a denúncia. A menina, acompanhada do pai biológico, que também soube do caso somente nesta quarta-feira, relatou que chegou a contar para a mãe sobre as ações do padrasto, mas nada foi feito. Com receio de represálias por parte do suspeito, ela demorou a ter coragem de contar o caso à polícia.

                 Nos últimos dias, porém, o padrasto começou a fazer investidas mais pesadas contra a menina, tendo passado a mão nos seios da garota. A vítima também diz que o homem pediu por várias vezes que ela mandasse fotos íntimas por celular e que tirasse a roupa na frente dele. As ações do suspeito foram gravadas no celular da garota, incluindo troca de mensagens do autor pedindo as fotos íntimas.

                 Sabendo que a garota teria tomado coragem para fazer a denúncia, o padrasto chegou a ligar para ela pedindo desculpas, para evitar que a menina procurasse a polícia. O suspeito foi encontrado na casa onde mora com a vítima e a mãe dela. Ele confessou as informações da enteada, mas disse que se tratava de uma brincadeira, segundo a polícia.

                 O homem foi preso e levado à delegacia da Polícia Civil. Até a publicação desta matéria, ele seguia detido para ser ouvido pelo delegado de plantão. 
                 Ele foi preso suspeito do crime de estupro de vulnerável.

                 Com Informações de: G1.

TOCANTINS - Bombeiros denunciam assédio sexual dentro da corporação; maioria é mulher

Pesquisa de associação foi realizada após denúncias de servidores. 
De um total de 520 militares, 183 responderam questionamento sobre assédio moral e sexual.

                  A maioria dos servidores que dizem sofrer assédio sexual dentro do Corpo de Bombeiros é mulher. Foi o que revelou uma pesquisa feita nesse mês pela Associação de Mulheres Policiais do Tocantins, após receber denúncias. As informações foram repassadas durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta Quarta-feira (181031), com profissionais da psicologia, direito e representantes da categoria.

                  O Corpo de Bombeiros Militar informou que ainda não teve acesso ao resultado da pesquisa e nem como ela foi realizada no âmbito institucional. Disse que aguardará o conhecimento formal e completo da referida pesquisa para posicionar-se a respeito.

                  De um total de 520 militares, 183 responderam ao questionamento que foi aplicado de forma anônima. Do total que participou da pesquisa, 62,3% dos servidores já sofreram algum tipo de assédio moral, caracterizado por condutas que evidenciam violência psicológica contra o empregado ou servidor.

                  Ainda segundo os dados, 11,5% disseram que sofrem ou já sofreram algum tipo de assédio sexual. 
                  Deste total, a maioria é mulher.

"Em outubro já havia algumas denúncias, alguns bombeiros nos procuraram dizendo que está tendo assédio. Dentro da corporação, a quantidade de mulheres é muito pequena, cada concurso de Bombeiros apenas 10% do efetivo é reservado para as mulheres, então requer uma atenção maior. Porque é um grupo menor e ele precisa de proteção"
                  Disse a presidente da Associação de Mulheres Policiais, Giovanna Nazareno.


                  Ela informou que ao menos duas mulheres estão sendo amparadas porque revelaram os assédios. Entretanto, não houve qualquer denúncia na Polícia Civil, por medo. Além disso, dois servidores teriam sofrido represália por apoiar a pesquisa e as vítimas.

"Muitas vezes, o assédio é feito por meio de redes sociais, e outros acontecem presenciais. Quando a pessoa passa, solta uma cantadinha, chama na sala em particular e fala: 'Eu preciso que você faz isso para mim, você tem que ficar aqui comigo'. É muito difícil comprovar o assédio porque muitas vezes a pessoa se aproveita daquele momento em que o servidor está sozinho"
                  Relatou.

                  Por causa dos casos, será promovido às 18:30 horas desta Quarta-feira (181031), na sede da OAB em Palmas-TO, o I Seminário sobre a Saúde Mental dos Profissionais das Forças de Segurança do Tocantins
                  Um dos palestrantes será o psicólogo Joeuder Lima.

"A pessoa que sofre assédio está numa condição de psicoterror. O assediador fragmenta e despersonaliza a vítima. A questão do psicoterror pode chegar a uma depressão severa, levando a pessoa inclusive ao suicídio, fato que ocorreu em junho desse ano. Um colega do Corpo de Bombeiros, por depressão, suicidou-se".

                  O advogado Robson Tiburcio também falará sobre o tema durante o evento. 
                  Para ele, as vítimas devem quebrar o silêncio.

"A administração militar traz hierarquia e disciplina, mas ela tem uma baliza que é a lei. Esse psicoterror que existe nessas corporações precisa ser combatido e a primeira forma de combate é romper a barreira do silêncio. Uma dessas vítimas que vem sofrendo o assédio há bastante tempo, segundo relato que tivemos, tentou romper essa barreira e foi tolhida de todas as formas, através de ameaças diretas, ameaças veladas, inclusive no que se refere ao seu bem maior, o seu sustento".

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Ciclista morre após ser atropelado por caminhão em avenida; motorista fugiu

Vítima teve as pernas esmagadas; acidente ocorreu na Avenida Plínio Ribeiro, no mesmo local onde uma idosa de 71 anos morreu no início do mês.

                  Um ciclista de 37 anos morreu depois de ser atropelado e ter as pernas esmagadas na tarde desta Quarta-feira (181031), na Avenida Plínio Ribeiro, em Montes Claros-MG

                  Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, testemunhas disseram que um caminhoneiro se envolveu no acidente; ele fugiu do local e é procurado pelos militares mediante a placa do veículo.

                  Quando os socorristas do SAMU chegaram ao local a vítima estava com parada cardíaca. Foram feitas manobras de ressuscitação por mais de uma hora e o ciclista chegou a ser entubado, mas não resistiu e morreu ainda no local.

                  A perícia foi chamada e as causas do acidente serão investigadas; até a publicação desta matéria a ocorrência seguia em andamento e o boletim de ocorrência será registrado pela PM.


Mesmo local

                  Há menos de um mês, uma idosa de 71 anos morreu no mesmo local, depois de ser atropelada por um motociclista. Ela chegou a ser socorrida pelo SAMU e levada até um hospital, mas morreu no dia seguinte. 

                  O motociclista disse para os militares que foi surpreendido pela vítima e que não conseguiu evitar o acidente.

                  Com Informações de: G1.

MEDINA-MG - Vereador que foi condenado por tráfico de drogas é preso com revólver

Político foi detido durante cumprimento de mandado por suspeita de homicídios; em maio deste ano ele foi condenado pela Justiça, mas recorreu e por isso está em liberdade.

                Um vereador de 51 anos foi preso com um revólver na cintura nesta Quarta-feira (181031) durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão contra ele em Medina-MG

                O filho do vereador, de 21 anos, também foi detido com uma espingarda e um cigarro de maconha; a arma e a droga estavam no quarto dele. Uma terceira arma também foi encontrada na casa de um familiar. 
                Os dois envolvidos não possuem porte de arma.

                De acordo com a Polícia Militar, o vereador foi condenado pelo crime de tráfico de drogas em Maio deste ano, mas estava em liberdade porque recorreu da sentença. Ele também é suspeito de envolvimento em homicídios na cidade, o que motivou o mandado de busca e apreensão contra ele nesta Quarta-feira. O vereador e o filho foram levados para a delegacia pelo crime de posse ilegal de arma de fogo. 
                Até esta publicação, a ocorrência ainda estava em andamento pela Polícia Civil.

                O vereador é do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB
                O G1 não conseguiu o contato da defesa dele. O presidente da Câmara Municipal de Medina não atendeu aos telefonemas nem emitiu nota sobre o caso.

Condenação

                O vereador foi condenado a 15 anos e seis meses de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A decisão, do Tribunal de Justiça, foi movida após acusação do Ministério Público. O parlamentar foi eleito, nas últimas eleições do município, como o vereador mais votado.

                Segundo o MP, o vereador e outras oito pessoas foram denunciadas por tráfico de drogas em Medina e em municípios vizinhos no ano de 2011. As investigações realizadas na época flagraram o grupo, acusado de associação criminosa, falando sobre compra e venda de substâncias ilícitas. Segundo o MP, “a associação foi desmantelada após interceptação telefônica judicialmente autorizada”.

                Com Informações de: G1.

BRASIL - TSE da continuidade ao processo que pode deixar Haddad inelegível

O ministro Jorge Mussi do Tribunal Superior Eleitoral optou por prosseguir com a ação que pede a inelegibilidade de Fernando Haddad e Manuela D’Ávila.


                 A ação foi proposta pela coligação de Jair Bolsonaro, e constitui-se da acusação de apoio irregular do governo da Paraíba ao candidato do PT.

                 Segundo o advogado de Bolsonaro, o governador Ricardo Coutinho (PSB) estaria usando “todo o seu staff e toda a estrutura política administrativa” para propaganda eleitoral.

                 Na ação também são acusados o reitor e o vice-reitor da UFPB de usar a estrutura da universidade para propagar a candidatura do petista.

                 Com Informações de: RepúblicadeCuritiba.

BRASIL - Ministro da Educação anuncia prazo para estudantes renegociarem dívida com Fies

Mais de 500.000 estudantes com inadimplência no pagamento do Financiamento Estudantil terão até 31 de dezembro de 2019 para regularizarem a situação.

                 O ministro da Educação, Rossieli Soares, anunciou na manhã desta Quarta-feira (181031) que mais de 500.000 estudantes com inadimplência no pagamento do Financiamento Estudantil - FIES poderão renegociar suas dívidas.

                 O número se refere ao grupo de estudantes que estão com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas e terão até 31 de Dezembro de 2019 para regularizarem a situação.


“Aprovamos uma resolução que será publicada amanhã permitindo a renegociação para mais de 500.000 estudantes que estão inadimplentes no FIES. É muito importante, porque esses estudantes estão com mais de 90 dias de atraso, com muitas dificuldades, provavelmente alguns procurando empregos, outros com dificuldades financeiras na família, enfim. 

Esta renegociação terá prazo de permissão até dia 31 de dezembro de 2019 [para] os estudantes poderem procurar a instituição financiadora (Caixa Econômica, Banco do Brasil, principalmente), para fazer a renegociação”
                 Disse.

                 O anúncio foi feito em Brasília-DF durante a coletiva do Ministério da Educação - MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, sobre o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, marcado para este Domingo (181004).

                 Segundo Soares, a resolução foi aprovada durante reunião com o Comitê Gestor do FIES.

                 A resolução deverá ser publicada nesta Quinta-feira (181101), de acordo com Soares e, em breve, será lançado o edital com mais informações para esta renegociação.


O que é o FIES?

                 O programa oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. 
                 São duas modalidades:

FIES:
                 Candidatos cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesse tipo de financiamento, o pagamento será feito com juros zero.

                 Caso o estudante se encaixe nessa faixa de renda, só poderá participar do P-Fies se não houver vaga para o curso desejado na primeira modalidade.

                 Os candidatos aprovados no FIES deverão pagar durante o curso, mensalmente, uma taxa de coparticipação. Após a conclusão da graduação, o estudante quitará a dívida de acordo com sua realidade financeira. 
                 A parcela a ser paga por mês dependerá de sua renda.

P-FIES:
                 Candidatos cuja renda familiar per capita esteja entre 3 e 5 salários mínimos. Nessa modalidade, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito (banco).


Para se inscrever no Fies, é necessário:

                 Ter participado do ENEM a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero).
                 Possuir renda familiar mensal bruta per capita de: 
                 a) até 3 (três) salários mínimos, na modalidade de financiamento do FIES
                 b) de 3 (três) a 5 (cinco) salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-Fies (quando o agente financeiro é o banco).

                 Aqueles candidatos que já são bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos - PROUNI podem buscar uma vaga no FIES para financiar os 50% da mensalidade.

                 Não é permitido que um estudante use o PROUNI em uma universidade e o FIES em outra, ao mesmo tempo.

                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Traficante é preso em casa com acabamentos de luxo durante operação da polícia

Local já foi alvo de diversas operações em buscas de drogas. investigação da Polícia Civil apontou que o homem é o responsável pelo tráfico de drogas no Bairro Doutor João Alves.

                 Um homem de 28 anos foi preso na manhã desta Quarta-feira (181031) por tráfico de drogas em Montes Claros-MG, no Norte de Minas

                Uma investigação da Polícia Civil apontou que ele é o responsável pelo tráfico de drogas no Bairro Doutor João Alves
                Bruno Felipe Antunes Fernandes foi preso em uma casa que tem acabamentos de luxo, ar condicionado e área de churrasco. A ação desta Quarta-feira foi denominada "Um passo à frente" e contou com o apoio da Polícia Militar.

                A investigação teve início no mês de dezembro de 2017, após um homem de 20 anos ser preso com drogas próximo a uma creche do bairro. 

"Este homem foi preso pela PM com uma quantidade expressiva de maconha. A partir daí passamos a buscar informações e descobrimos que ele revendia as drogas do Bruno"
                Explica a delegada, Thalita Caldeira.

                Durante a investigação a polícia descobriu que o suspeito tentava disfarçar a origem dos bens que ele possui. 

"Ele chegou a colocar uma placa de serralheria na casa dele para maquiar os ganhos com o crime. Chegou a montar uma oficina de serralheria mas, com oitivas e depoimentos de testemunhas, descobrimos que ele não exercia nenhuma função formal".

                A casa onde o suspeito foi preso, segundo a PM, já foi alvo de diversas ações de buscas e apreensão. 

"Lá é um local de muito difícil acesso, com cerca elétrica, concertina e equipamentos de monitoramento eletrônico. Conseguimos fazer o acesso pelo muro e ele não resistiu a prisão. Ele é muito perspicaz. Como o tráfico é muito articulado nunca conseguimos abordá-lo com drogas".

                A polícia afirmou ainda que Bruno já possui passagens por tráfico de drogas, roubo e porte de armas.

Um passo à frente

                A Polícia Civil afirmou que nas investigações várias testemunhas afirmaram que o traficante era audacioso, e que ele dizia para pessoas próximas que jamais seria preso.

"Ele tem muita influência no bairro, é um dos líderes do tráfico de drogas naquela região. Ele agia com muito desaforo e prepotência, falava que estava sempre um passo à frente da polícia. Daí a origem do nome desta operação"
                Explica a delegada.

                Com Informações de: G1.

BRASILÂNDIA DE MINAS-MG - Operação conjunta da Polícia Militar e Ministério Público termina com a prisão de dois suspeitos de homicídio

Ambos autores possuem passagens por outros delitos, entre estes homicídio no início do ano de 2018.

                Desencadeou-se a Operação Policial, conjunta com Ministério Público Comarca de João Pinheiro-MG com vistas a localizar os infratores responsáveis pelo homicídio ocorrido no município de Brasilândia de Minas-MG, no dia 28 de outubro de 2018, e efetuar as prisões.

                Denúncias informaram o paradeiro de Luciano sendo este encontrado na residência de familiares escondido debaixo de uma cama, durante a sua prisão Luciano apontou Deivid como coautor dos delitos (ameaça e homicídio).

                A PM então foi até a residência de Deivid sendo que este ao visualizar a equipe policial empreendeu fuga, sendo preso em um lote vago.
                 Com a tentativa de fuga Deivid pulou vários muros, tendo cortado as mão com cacos de vidro.

                Em buscas a PM constatou que a autoria do delito fica confirmada em áudio gravado com a vítima antes do óbito, no qual após ter sido lhe mostrado por militares fotos de Luciano, apontou este como autor do homicídio.


                Além disso, uma testemunha, presente no local no momento do crime, reconheceu Deivid e Luciano como autores da infração, confirmou ainda que Wemerson, teria lhe informado a caminho do Hospital que aqueles seriam os autores do delito. 

                A testemunha reconheceu também a motocicleta utilizada na infração, tanto nas ameaças recebidas nesta, quanto no homicídio do dia 28/10/2018.

                Ambos autores possuem passagens por outros delitos, entre estes homicídio no início do ano de 2018.

                Com Informações de: JPAgora.

PORTEIRINHA-MG - Homem é assassinado a tiros de polveira na zona rural

Antônio Carlos Silva foi encontrado caído ao lado de uma motocicleta. Polícia recebeu informação de que o corpo estava em uma fazenda.

                  Um homem de 38 anos foi assassinado nesta Terça-feira (181030) em Porteirinha-MG, no Norte de Minas

                  De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia informou que tinha um homem caído em uma fazenda, na zona rural do município.

                  Militares foram verificar e encontraram Antônio Carlos Silva caído já sem vida. Próximo ao corpo estava ainda uma motocicleta que, possivelmente, era usada pela vítima. 

                  Um perito foi acionado e constatou que ele foi atingido por 31 perfurações de chumbo nas costas e ainda uma perfuração do lado direito da vítima.
                  O corpo foi encaminhado ao Necrotério de Janaúba-MG

                  A polícia ainda não tem pistas dos autores e nem a motivação. 
                  O caso será investigado pela Polícia Civil.

                  Com Informações de: G1.

BERILO-MG - Criminosos usam dinamites e explodem caixas eletrônicos de um banco

Eles atiraram várias vezes em frente ao prédio do banco, assaltaram agência e fugiram.

                  Criminosos armados explodiram caixas eletrônicos do Banco do Brasil na madrugada desta Quarta-feira (181031) em Berilo-MG, no Vale do Jequitinhonha

                  Segundo policiais militares que trabalham na cidade, cerca de cinco criminosos participaram da ação na agência no Centro da cidade.

                  Os bandidos chegaram à agência em um carro de passeio, e atiraram várias vezes em frente ao prédio do banco. Eles invadiram a agência e usaram dinamites para destruir os caixas eletrônicos. 
                  A polícia não sabe se alguma quantia foi levada pelos assaltantes.

                  Com a explosão, o prédio ficou bastante danificado, segundo os militares. 
                  Até a publicação desta matéria nenhum suspeito foi preso.

                  Com Informações de: G1.

ACRE - Criança de 5 anos é estuprada após ser levada por homem como pagamento de dívida da mãe com o tráfico

Homem teria ido cobrar uma dívida de R$2.000,00 da mãe da menina e como ela não tinha dinheiro, levou a criança, segundo delegado. 
Caso ocorreu nesta Terça-feira (30), em Sena Madureira-AC.

                 Uma criança de 5 anos foi estuprada na madrugada desta Terça-feira (181030) na cidade de Sena Madureira-AC, no interior do Acre, após ser levada por um homem como forma de pagamento de dívida de droga. 
                 O homem e a mãe da menina foram presos e indiciados por estupro de vulnerável.

                 Segundo o delegado responsável pelo caso, Marcos Frank, o homem, de 24 anos, teria ido até a casa da mãe da menina para cobrar uma dívida de R$2.000,00 e como a mulher não tinha o dinheiro, levou a criança para “pressioná-la”. A mãe deve responder por estupro na modalidade comissivo por omissão. 
                 A polícia foi acionada pela tia da criança.

“Esse homem teria levado a criança para poder pressionar a mãe para pagar essa dívida de droga, mas em seguida voltou e deixou a menina em casa. Ela estava sangrando bastante, uma tia viu e chamou a polícia. Na delegacia, a menina contou o que o homem fez com ela”
                 Contou o delegado.

                 A criança está no abrigo da cidade. De acordo com o delegado, o suspeito negou que tenha estuprado a menina, mas foi feito exame, que confirmou a denúncia.

“A mãe também vai ser indiciada por estupro porque viu a criança sendo levada e não chamou a polícia. Inicialmente, ela se fez de demente, como se não tivesse noção do que tinha acontecido, mas contou que estava consumindo droga por volta das 3:00 horas e que a garotinha estava lá e que, em um dado momento, o rapaz pegou e levou”
                 Afirmou Frank.

                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Cerca de R$10.000,00 em notas falsas são apreendidas

Denúncia indicou um endereço no Bairro Major Prates, que era utilizado para o tráfico de drogas. Notas estavam dentro de um envelope, escondido em uma caixa de sapatos.

                  A Polícia Militar apreendeu R$9.900,00 em notas falsas na madrugada desta Terça-feira (181030) em Montes Claros-MG, no Norte de Minas
                  De acordo com a PM, denúncias informaram que uma casa na da Rua Antônia Gonzaga Rosulek era utilizada para o comércio de drogas.

                  Militares foram ao local denunciado e, durante buscas, encontraram uma caixa de sapatos com um envelope com diversas notas falsas de R$100,00. As notas foram apreendidas e levadas para a Delegacia da Polícia Federal.

                  Policiais fizeram buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado.

                  Com Informações de: G1.

TRÊS MARIAS-MG - Polícia apreende veículos furtados que seriam usados por grupo que arrombou banco

Segundo a polícia, grupo arrombou concessionária de carros e usaria veículos para ações criminosas. Carros estavam escondidos na zona rural, e todos os materiais furtados foram recuperados.

                 Uma ação em conjunto das polícias Militar e Civil apreendeu na tarde desta Terça-feira (181030) veículos que foram furtados de uma concessionária de seminovos em Três Marias-MG

                 Segundo a polícia, indivíduos, ainda não identificados, arrombaram a agência para furtar quatro carros. Em seguida, o mesmo grupo arrombou um banco na cidade; a polícia acredita que os veículos seriam usados em outras ações do grupo e para fuga.

                 Os dois arrombamentos ocorreram durante a madrugada desta Terça-feira (181031). De acordo com os policiais, após acesso aos quatro carros, o grupo se deslocou até a agência, que fica em um prédio anexo a uma antiga fábrica, às margens da BR-040

                 Com uso de um maçarico, os criminosos tentaram chegar ao cofre da agência, mas não tiveram sucesso. Foram levados somente alguns computadores e talões de cheques.

                 Na fuga um dos carros foi abandonado pelo grupo próximo ao local do crime. Equipes da PC e PM realizaram rastreamento na cidade para encontrar os autores do furto e objetos levados. Durante o rastreamento, os policiais receberam informação de que os outros três veículos estavam escondidos próximos a uma casa abandonada na zona rural, em uma região conhecida como Pontal do Sarquis.

                 Os carros estavam em um local de difícil acesso; as chaves dos veículos estavam escondidas e a polícia acredita que o grupo voltaria para pegar os carros furtados. No interior dos veículos havia diversos objetos possivelmente usados para a prática de crimes, como rádios comunicadores e maçarico portátil de corte. Os materiais furtados do banco também estavam no local e foram recuperados.

                 A polícia suspeita que os criminosos façam parte de uma quadrilha que teria objetivo de atuar na região. 

                 Até a publicação desta matéria, os suspeitos não foram encontrados, mas a polícia segue rastreamento na região.

                 Com Informações de: G1.

VERDELÂNDIA-MG - Servidores municipais entram em greve por falta de pagamento de salários

Servidores das escolas municipais estão há dois meses sem receber. Secretaria de Educação e prefeito não esclareceram situação aos funcionários, segundo o sindicato.

                 Pelo menos 130 servidores municipais de Verdelândia-MG estão sem receber salários há dois meses e por isso entraram em greve, segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - Sind-Ute

                 Os professores, monitores, serviçais, auxiliares de secretaria e serviços gerais de escolas da cidade vinculadas à prefeitura não têm pagamentos desde o último mês de Agosto. De acordo com o representante do sindicado na região, uma manifestação foi realizada nessa Segunda (181029) como protesto à falta de repasses, mas não houve retorno do prefeito da cidade, Wilton Leite, nem da secretaria de Educação.

                 Os manifestantes conseguiram conversar com uma representante municipal do setor de Recursos Humanos durante a manifestação. O professor efetivo Elmo Santana, responsável pelo Sind-Ute em Verdelândia-MG, afirma que a servidora convocou quatro pessoas para uma reunião e explicou que a crise orçamentária da prefeitura se deu por conta de falta de repasses do Governo Federal.

“Não tinha ninguém para nos atender. A única informação que tivemos via recursos humanos é que não receberam verbas suficientes para repassar pagamentos. Nosso questionamento é que eles não chamaram a classe para conversar, para ver como iriamos ficar”
                 Afirma Elmo.

O que diz a prefeitura

                 Na tarde desta Terça-feira (181030), o G1 fez contato com o prefeito de Verdelândia-MG. Wilton Leite informou que estava em viagem e que uma servidora entraria em contato. A secretária de finanças, Ana Paula Nardi, informou por telefone que o Governo Federal teria reduzido os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, o que impactou as finanças do município.

“O governo não está passando o valor total do FUNDEB, para pagar a folha na totalidade. Não dá para fazer o pagamento, mas o dinheiro que vem apenas cobre as despesas legais. Nós mostramos isso para eles, mas eles querem previsão de pagamento. Ainda não há previsão porque não sabemos valor que vai chegar”
                 Diz.

                 Ainda por telefone, a secretária de educação de Verdelândia, Débora Neves, afirmou que não atendeu os manifestantes porque também está viajando. 

                 A responsável pela pasta não soube informar se há previsão de pagamento e que estratégias devem ser traçadas nos próximos dias. 
                 A secretária garantiu que o repasse de salários seria feito, mas que o INSS “sequestrou o valor da conta”.

                 Quando questionada sobre a obrigatoriedade de pagamento dos impostos, que seriam retirados da conta do município de qualquer modo, ela afirma que a prefeitura não tem condições de arcar com os valores. Em relação ao questionamento do Sind-Ute, que diz não ter sido comunicado sobre a crise orçamentária, Débora Neves explica que não havia como prever que o INSS faria a retirada das contas.

“Vamos tentar sentar com a contabilidade, jurídico e setor de pagamento para fazermos uma previsão. Possivelmente vamos fazer escalonamento, mas temos que esperar recursos do Governo. Não teve como fazer repasse de informação porque previsão de pagamento era para dia 30 e recursos foram bloqueados pelo INSS”
                 Explica.

                 O Sind-Ute informou que convocou uma reunião com a Câmara de Vereadores de Verdelândia para a próxima Quinta-feira (181101). Segundo o sindicato, a intenção é questionar a falta de planejamento e ter acesso às leis orçamentárias do próximo ano.

Consequências da falta de pagamento

                 Uma professora contratada pelo município, que preferiu não se identificar, dá aulas na zona rural de Verdelândia. A servidora afirma que tem sofrido represálias por ter participado das manifestações contra a falta de pagamentos e teme ser mandada embora.

                 A mulher afirma que as contas estão atrasadas e que não sabe o que fazer com o orçamento da família. 

“As contas estão todas atrasadas e já está chegando mais. Eu estou com cartão atrasado, empréstimo de banco com juros altíssimos; atrasou tudo. O pior de tudo é porque sei que tem gente que está em situação pior ainda. Tem professoras que estão sem condições de alimentar os filhos”
                 Lamenta.

                 A Prefeitura de Verdelândia não comentou sobre represálias aos servidores que protestaram contra a falta de pagamentos.

                 Com Informações de: G1.

PARANÁ-MG - Professora é afastada após publicar fotos de crianças em aula de educação sexual, em Cascavel

Nas imagens postadas no perfil da educadora no Facebook, alunos de 9 e 10 anos manuseiam preservativos e objetos que imitam órgãos genitais. Afastamento foi nesta Terça-feira (181030).

                Uma professora da rede municipal de ensino de Cascavel-PR, no Oeste do Paraná, foi afastada do cargo nesta Terça-feira (181030) após ter publicado, no perfil dela no Facebook, fotos de crianças durante uma aula de educação sexual. 
                Um procedimento administrativo foi aberto para investigar o caso.

                Nas imagens, crianças de 9 e 10 anos, do 5º ano da Escola Municipal Aníbal Lopes da Silva, manuseiam preservativos e objetos que imitam órgãos genitais masculino e feminino durante uma aula sobre prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST e métodos contraceptivos.

                Os objetos foram cedidos pelo Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias - CEDIP, ligado à Secretária de Saúde. A Secretaria de Educação informou que a direção e a coordenação da escola sabiam da entrada dos materiais, mas não a forma como seriam utilizados.


                O caso gerou repercussão nas redes sociais, e o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), determinou o afastamento mesmo em viagem à Brasília-DF
                Ele se disse indignado com a situação.

                A secretária de Educação de Cascavel, Márcia Baldini, afirmou que soube do fato na manhã desta Terça-feira e convocou a professora para uma reunião no fim da tarde. 
                O afastamento, segundo ela, é por tempo indeterminado.

                Márcia explicou que há na grade de ensino a previsão de noções básicas sobre os temas trabalhados pela professora, mas considerou que a forma como o assunto foi tratado não é adequada para a idade das crianças.

                Para ela, a utilização dos objetos seria para adolescentes acima de 12 anos. Ela também pediu para que as imagens fossem retiradas da rede social. 
                No fim da tarde, a professora desativou o perfil na rede social.

                Ainda de acordo com a secretária, os pais dos alunos serão convocados para uma reunião com a direção e a coordenação da escola.


O que diz a professora

                A professora Grasiela Ivana Passarin afirmou que "não vê problemas em abordar o assunto" da forma como fez e considerou o afastamento um equívoco. 
                Segundo ela, o projeto de prevenção existe há 20 anos.

"Há um planejamento, uma conversação sempre. Em nenhum momento, por exemplo, recebi a visita da secretaria. Estou muito tranquila"
                Disse.

                Grasiela se disse aberta ao diálogo, mas que teme "informações distorcidas e equivocadas" sobre a situação. 

"Há um discurso de muita violência"
                Afirmou.


MP vai analisar o caso

                A promotora Simone Lorens, que cuida da proteção a crianças e adolescentes, disse que será instaurado um procedimento para analisar o caso e verificar se houve alguma irregularidade na publicação das imagens das crianças em redes sociais ou na abordagem pedagógica para a faixa etária dos alunos.

                Segundo ela, caso sejam comprovados atos ilícitos, serão aplicadas sanções previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA ou até encaminhamento para a esfera criminal.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS