PESQUISA NESTE SITE:

06 janeiro 2019

ESPINOSA-MG - Jovem é preso suspeito de espancar e matar homem durante roubo

Vítima de 44 anos foi encontrada na manhã deste Sábado (190105). Testemunhas informaram que autor forçou a vítima a entregar documento de compra e venda de imóvel.

                  Um jovem de 25 anos foi preso neste Sábado (190105) suspeito de envolvimento em um latrocínio em Espinosa-MG, no Norte de Minas

                  Segundo a Polícia Militar, Sebastião Ribeiro de Oliveira, de 44 anos, foi encontrado sem vida na casa onde morava, no Bairro Santa Cláudia, na manhã deste Sábado.

                  Testemunhas acionaram a PM informando que o corpo da vítima apresentava algumas lesões. Quando chegaram no local, militares receberam informações de que dois jovens estiveram na noite de Sexta-feira (190104) na casa da vítima e a espancaram para que ela os entregasse o documento de compra e venda do imóvel. As denúncias informaram ainda que um dos autores tinha posse do cartão bancário da vítima, e alguns saques já tinham sido realizados.

                  Durante a ocorrência, um dos apontados nas denúncias chegou ao imóvel e afirmou ser o responsável por cuidar da vítima. Ele alegou que na noite de Sexta-feira foi até o imóvel para dar banho na vítima, mas os policiais fizeram buscas e encontraram o cartão bancário e o documento de compra e venda da casa.

                  A PM informou também que o autor já possui passagens por homicídio e tráfico de drogas. Ele foi novamente preso e levado para a delegacia. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Janaúba-MG.

                  Policiais fazem buscas para localizar o outro envolvido no crime, mas até a manhã deste Domingo (190106) ele não foi encontrado.

                  Com Informações de: G1.

GAMA-DF - PM prende homem com mais de 30 passagens pela polícia com carro roubado

Ele estava junto de um adolescente que também tem passagens pela polícia. Entre elas, roubo, furto e receptação.

                 Um rapaz de 18 anos foi preso e um adolescente apreendido dentro de um carro roubado. O veículo financiado e sem seguro foi levado do dono em 28 de Dezembro e estava clonado. 

                 Na tarde de Sábado (190105), policiais suspeitaram da dupla e fizeram abordagem.

                 De acordo com a PM, o mais velho completou maioridade recentemente, possui 31 passagens quando era adolescente e quatro quando maior, entre elas por homicídio, tráfico de drogas, roubo e furto. 

                 Segundo a corporação, o adolescente apreendido tem sete registros de ocorrência por roubo, furto e receptação.

                 A dupla estava dentro do veículo roubado, um Toyota Etios, no Gama-DF, quando foi parada. 
                 Dentro do automóvel, a polícia verificou que a placa verdadeira estava clonada. 

                 Os dois foram levados a 20ª Delegacia de Polícia - Gama por receptação de veículo roubado. Policiais conduziram o adolescente a Delegacia da Criança e do Adolescente - DCA.


                 Com Informações de: CorreioBrasiliense.

VIRGEM DA LAPA-MG - Homem invade casa, mata a ex-mulher e fere a mãe e irmã da vítima

Irmã da vítima foi levada para hospital de Araçuaí, mas precisou ser transferida para Diamantina. Autor não aceitava o fim do relacionamento, segundo testemunhas.

                   Uma mulher de 25 anos foi assassinada a tiros pelo ex-companheiro na tarde desse Sábado (190105) em Virgem da Lapa-MG
                   A mãe e uma irmã dela também foram feridas a tiros e facadas durante o ataque.

                   Testemunhas afirmam que Mayara Aparecida Silva de Souza Rocha e o autor, de 38 anos, estavam separados desde o mês de Outubro de 2018, mas ele não aceitava o fim do relacionamento. Na tarde deste Sábado, segundo as testemunhas, o autor surpreendeu Mayara Aparecida e atirou nas costas dela. 
                   A mãe, de 41 anos, e a irmã, de 22 anos, tentaram intervir, mas também foram baleadas e esfaqueadas.

                   Equipes de socorros foram acionados e encaminharam às vítimas ao hospital da cidade, mas Mayara Aparecida não resistiu e morreu na unidade. A irmã e a mãe foram transferidas para o Hospital de Araçuaí-MG

                   De acordo com a unidade, neste Domingo (190106) a mãe permanece internada em estado estável de saúde, mas a irmã precisou ser transferida para o Hospital de Diamantina-MG devido às gravidades das lesões.

                   De acordo com a PM, militares fizeram buscas em vários bairros da cidade e descobriram que o suspeito agiu com a ajuda de um irmão, de 33 anos. Os dois foram até a casa das vítimas e depois do crime fugiram em um carro de passeio.

                   Militares fizeram buscas na região, mas até a publicação desta matéria nenhum dos envolvidos foi localizado.

                   Com Informações de: G1.

RIO DE JANEIRO - Preso homem que espancou a mulher até a morte na frente da filha

Tamires Blanco foi assassinada na Sexta-feira (190104), na zona norte do Rio de Janeiro.


            Policiais militares do 27º Batalhão, em Santa Cruz, zona oeste do Rio, prenderam na tarde de Sábado (190105) o assassino de Tamires Blanco, morta na Sexta-feira (190104) no Morro do Urubu, zona norte do Rio, na frente de sua filha de 11 meses. 

            Segundo a Polícia Militar, o batalhão chegou ao paradeiro do assassino por meio de denúncia. O criminoso estava em Nova Sepetiba, na zona oeste do Rio, de onde foi conduzido para a Delegacia de Homicídios.

            O assassino é ex-companheiro da vítima e espancou a mulher até a morte. O casal estava junto há dois anos e o ex-companheiro não aceitava a separação, segundo informou ontem a Globonews.

Quarto feminicídio no Rio

            Com a morte de Tamires Blanco, chega a quatro o número de mulheres mortas no Rio de Janeiro por feminicídio só em 2019. Além deste crime, foram registrados este ano o assassinato de uma mulher pelo marido com golpes de marretas em Itaguaí, município a 60 km do Rio, e Marcelle Rodrigues da Silva, 27 anos, morta a facadas dentro de casa também pelo marido, na frente do filho de 7 anos. 

            E na virada do ano, o filho do presidente da Câmara dos Vereadores do Rio Fabio Tuffy Felippe foi preso após espancar por três horas a mulher, Christini, que resistiu ao crime mas teve o rosto desfigurado.

            Com Informações de: CorreioBrasiliense.

PATOS DE MINAS-MG - Padre cochila, perde o controle do veículo e acaba batendo em árvore na Avenida Jk

                  Um padre, por sorte, não se feriu em um acidente na tarde deste Domingo (190106) em Patos de Minas-MG

                  Ele estava chegando a cidade quando teria cochilado e perdido o controle de direção do veículo. Ele bateu em uma árvore e foi parar no canteiro central da pista.
                  O acidente aconteceu por volta de 15:30 horas na Avenida JK


                  De acordo com a Polícia Militar, o padre de 64 anos seguia em um VW Polo, com placa de Cruzeiro da Fortaleza-MG, pela avenida sentido centro da cidade. Ele disse aos policiais que cochilou enquanto dirigia o carro e que só não se machucou porque estava devagar.


                  Ele saiu da pista depois de bater em um cupinzeiro na lateral da via. Após isso, ele ainda bateu em uma árvore e parou pouco antes de invadir a pista central da avenida. O veículo, que pertence a mitra diocesana, ficou com as laterais dianteiras bastante danificadas e um guincho particular foi acionado.


                  Toda a documentação do condutor e do carro estava em dia e eles foram liberados. A Polícia Militar orienta aos motoristas que, ao sentir sonolência, o indicado é parar o veículo e se recuperar para depois prosseguir com a viagem.


                  Com Informações de: PONotícias.

GRÃO MOGOL-MG - Corpo é encontrado carbonizado

Segundo a polícia, corpo foi encontrado em uma casa no Centro da cidade. Suspeito do crime foi preso e a polícia trabalha com hipótese de latrocínio, o roubo seguido de morte.

                   Um homem foi preso na manhã deste Sábado (190105) suspeito de assassinar uma pessoa em Grão Mogol-MG, no Norte de Minas

                   Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o corpo da vítima, um homem que não teve a identidade revelada, foi encontrado carbonizado dentro de uma casa no Centro da cidade.

                   Ainda segundo a PM, o crime teria ocorrido na madrugada deste sábado. A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio, o roubo seguido de morte. De acordo com as primeiras informações, a casa da vítima foi encontrada com a porta arrombada.

                   O suspeito de ser o autor do assassinato foi preso durante a manhã. De acordo com a polícia, este suspeito morava na mesma casa da vítima e foi visto por testemunhas saindo da residência na madrugada, pouco antes do corpo da vítima ser encontrado carbonizado; o suspeito também foi visto falando que precisava de dinheiro.

                   O registro da ocorrência não foi finalizado até a publicação desta matéria. 
                   O suspeito segue detido e será interrogado pela polícia.

                   Com Informações de: G1.

FELIXLÂNDIA-MG - Homem é esfaqueado com canivete após discussão em bar

Segundo a Polícia Militar, vítima e autor do crime, que foi preso, bebiam quando começaram uma briga. Homem foi esfaqueado nas costas e coxas.

                  Um homem de 41 anos foi esfaqueado após uma briga em um bar na cidade de Felixlândia-MG, Região Central do estado na noite dessa Sexta-feira (190104). 

                  Segundo a Polícia Militar, vítima e autor estavam no local, no Bairro Pioneiro, consumindo bebidas alcoólicas e por motivos fúteis começaram a brigar. 
                  O homem foi esfaqueado diversas vezes nas costas e coxas.

                  Para a polícia, a vítima relatou que o autor, um homem de 53 anos, usou um canivete para aplicar os golpes; a arma era de propriedade da vítima e teria sido sacada pelo suspeito no momento da briga.

                  Após o crime, a polícia foi acionada e durante rastreamento o autor foi encontrado e preso, sendo levado à delegacia de plantão. Aos policiais ele assumiu o crime, mas não detalhou aos militares a motivação do ataque. 

                  O homem tem passagens policiais por lesão corporal. 
                  A vítima foi levada ao Hospital de Curvelo-MG, sem risco de morte.

                  Com Informações de: G1.

ESPINOSA-MG - Carreta carregada com carvão tomba na MG-122 e duas pessoas ficam feridas

Motorista do veículo e a esposa dele, que está grávida, foram socorridos pelo Samu e levados a um hospital de Janaúba. 
Causas do acidente serão investigadas.

                  Duas pessoas, ambas de 23 anos, ficaram feridas após uma carreta carregada de carvão tombar na MG-122 próximo a Espinosa-MG na noite desta Sexta-feira (190104). 

                  Segundo as primeiras informações de socorristas que prestaram atendimento no local, viajam no veículo o motorista e a esposa dele, que está grávida de oito meses.

                  O motorista apresentava escoriações na cabeça e braço direito. A mulher teve esmagamento em um dos braços e fratura exposta. Inicialmente ela foi levada ao Hospital de Espinosa, mas devido aos ferimentos foi transferida para o Hospital Regional de Janaúba-MG onde deve passar por cirurgia neste Sábado (190105).

                  Ainda segundo os socorristas, apesar do impacto e ferimentos da mãe, o bebê não foi afetado; exames complementares serão realizados no feto. 

                  O acidente foi por volta das 22:00 horas e até a manhã destes Sábado o veículo seguia no local esperando a retirada. 
                  As causas do acidente serão investigadas.

                  Com Informações de: G1.

BRASIL - Preso, Lula custa R$10.000,00 por dia e já consumiu R$2.700.000,00

                   Se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve acesso à TV para assistir a posse de Jair Bolsonaro na Presidência da República, com direito a ver William Bonner fazer continência no final do programa, deve ter ficado, no mínimo, enciumado com a pompa da cerimônia.

                   Preso na Polícia Federal, em Curitiba, Lula sequer teve uma boa feste de passagem de ano, pois a programação para lhe dar as boas vindas no Ano Novo foi pífia com poucas pessoas à frente da PF.

                   Isso não desanimou o líder que enviou mensagem à militância pedindo firmeza na resistência ao governo de direita do capitão Jair Bolsonaro. Na festa para Lula, divulgada pelas redes sociais pelo candidato derrotado nas eleições, Fernando Haddad, teve uma ausência notada: a do próprio Haddad.

                   Como desgraça pouca é bobagem, o jornalista Cláudio Humberto publica em sua coluna de hoje, no Diário do Poder, o custo Lula ao país com sua “hospedagem” na Polícia Federal, em Curitiba: custou ao contribuinte R$2.700.000,00 desde a prisão em 07 de Abril.

                   A estimativa de custo diário de R$10.000,00 foi da própria PF. Esse valor é maior que os R$2.450.000,00 gastos na campanha presidencial mais barata da História, de Jair Bolsonaro, antítese do ex-presidente presidiário.

                   Os cofres públicos bancam os gastos com Lula, mas a campanha de Bolsonaro foi custeada por pequenas doações. A PF estima em R$10.000,00 diários o custo para manter Lula fora de presídio. 

                   O custo médio dos presos no Brasil é de R$2.500,00 por mês. A presença de Lula exige destacamento de agentes extras e sistema de segurança reforçado.

                   Preso em Curitiba, o condenado por corrupção e lavagem de dinheiro fica em sala individual, com TV e banheiro, incluindo água quente.

                   Com Informações de: ParanaPortalUol.


NINHEIRA-MG - Polícia apreende materiais de caça e dois são detidos na zona rural

Segundo a polícia, os suspeitos, um maior e outro menor de idade, carregavam animais abatidos e uma arma de fogo. Os dois pilotavam motos, mas não possuem habilitação.

                  Um homem de 35 anos foi preso e um jovem, de 17 anos, apreendido durante patrulhamento da Polícia Militar na Comunidade de Bela Vista, zona rural de Ninheira-MG, na noite desta Sexta-feira (190104). 

                  Segundo a PM, a dupla é suspeita de caça ilegal de animais. Com eles os policiais encontraram materiais usados para caça, animais abatidos e arma de fogo.

                  Os dois foram abordados quando transitavam por uma estrada rural da comunidade, após o homem de 35 anos tentar se livrar de uma espingarda escopeta. O suspeito estava ainda com várias munições, uma faca, três rádios comunicadores, uma codorna abatida e apitos usados para atrair animais silvestres. 
                  Com o menor, a polícia encontrou outro radio comunicador.

                  As motocicletas conduzidas pelos envolvidos foram apreendidas, pois os mesmos não eram habilitados.

                  Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Incêndio destrói casa na zona rural

Corpo de Bombeiros precisou de 800 litros de água para combater os focos do incêndio. As causas não foram identificadas.

 
    




















          Um incêndio destruiu todos os cômodos de uma casa na zona rural de Bocaiuva-MG, no Norte de Minas, nesta Sexta-feira (190104). 
              Segundo o Corpo de Bombeiros, objetos e móveis também foram destruídos pelas chamas; as causas do incêndio não foram identificadas.

              O imóvel tinha cinco cômodos, com alguns objetos de madeira; parte da estrutura da casa, como o telhado, também foi atingida. Os militares usaram aproximadamente 800 litros de água para combater os focos do incêndio. 
              Não havia nenhum morador na residência e ninguém se feriu.

              Com Informações de: G1.



DISTRITO FEDERAL - Em 2018, mais de 4.200 jovens de 10 a 19 anos engravidaram

No Brasil, o levantamento mais recente do Ministério da Saúde é de 2017  a taxa de mães nessa faixa etária corresponde a 16,4% dos 2.900.000 de nascidos vivos no ano passado.

                   Duas da manhã. Até o ano passado, essa era a hora que Aline (nome fictício), 16 anos, costumava voltar para casa após uma noite de festa com os amigos no fim de semana. Em Julho, no entanto, essa realidade mudou. 

                   Agora, por volta do mesmo horário, ela continua em claro, mas na tentativa de descobrir o motivo do choro da filha de 6 meses. O cotidiano da jovem ganhou novo ritmo. Um bebê de verdade tomou o lugar das bonecas da infância recém-deixada e as noites de diversão em diferentes partes da cidade se transformaram em madrugadas despertas no quarto com a neném.

                  Aline e o atual namorado, pai da criança, têm a mesma idade. Durante as relações sexuais, os dois recorriam ao preservativo. Entretanto, em uma ocasião, a camisinha estava com um furo e o casal não percebeu. O incidente resultou em uma gestação. 

“Quando engravidei, tínhamos um ano e meio de relacionamento. Não usávamos nenhum outro método. Meus pais conversavam comigo e sempre tivemos uma relação aberta para falar sobre o assunto. Acabei engravidando por um descuido”
                   Diz.

                   Para se dedicar aos cuidados com a filha, a adolescente interrompeu os estudos. O companheiro, no entanto, continua na escola. Fora as dificuldades da maternidade, Aline precisou encarar o preconceito dos amigos. 

“Muitas pessoas não ficaram do meu lado, viraram as costas. Foi um choque. Fiquei muito triste, pois não imaginava isso, mas tudo é um aprendizado.”
                   Com a ajuda da própria família e dos parentes do namorado, Aline conseguiu arcar com as despesas da criança e, agora, vê a rotina de outro modo. 

“Praticamente tudo ficou diferente, mas o que mais mudou foi o cotidiano e a responsabilidade. Comecei a enxergar o mundo com outros olhos”
                   Avalia.

                   A história de Aline é semelhante à de outras adolescentes que tiveram filhos em 2018 no Distrito Federal. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, das 35.647 crianças nascidas de Janeiro a Novembro, 4.200 (11,78%) são filhas de mães de 10 a 19 anos, ou seja, a cada dia, o DF registrou o nascimento de 12 bebês de crianças e adolescentes. 

                   No Brasil, o levantamento mais recente do Ministério da Saúde é de 2017, a taxa de mães nessa faixa etária corresponde a 16,4% dos 2.900.000 de nascidos vivos no ano passado.

                   Para Denise Campos, especialista em saúde de adolescentes (hebiatria), a importância da comunicação com os mais jovens é crucial. A médica afirma que os pais devem se colocar à disposição dos filhos para tratar de temas como a sexualidade. 

“Na internet, há informações corretas, mas muitas erradas também. Eles (adolescentes) podem achar que o que encontram lá é natural ou comum, e não é”
                   Destaca.

Orientação

                   A hebiatra ressalta que a puberdade é um momento em que os jovens lidam com problemas de autoestima devido às mudanças corporais. 

“Temos de estar próximos para tirar dúvidas e oferecer afeto e diálogo.”

                   Aos adolescentes, ela lembra que todos os métodos contraceptivos estão indicados e que as consultas nas Unidades Básicas de Saúde - UBS não precisam ser acompanhadas. 

“Eles podem ir sozinhos. Estão respaldados pela lei. Às vezes, há um medo de não ser atendido, mas, mesmo sem estar com um responsável, eles devem ser atendidos”
                   Reforça Denise.

                   A vendedora Thaís Carvalho, 39 anos, também engravidou cedo. 
                   Aos 19 anos, ela realizou o sonho de ter um bebê. 

                   À época, ao se deparar com a insatisfação da família, os olhares de julgamento, as mudanças no corpo e as noites sem dormir, a vendedora percebeu que a maternidade poderia ter aguardado um pouco mais. 

“Eu achava que um filho me faria ter alguém que ficasse comigo a vida inteira. Quando encontrei um cara bacana e que gostava de mim, disse a ele que queria engravidar. Se tivesse a cabeça de hoje, mesmo com toda vontade, não teria tido um filho antes de me formar e conseguir um emprego bacana”
                   Pondera.

Experiências

                   Criada em um lar onde não se falava sobre sexo, Thaís, hoje mãe de duas filhas, orienta as meninas sobre sexualidade, métodos contraceptivos e gravidez. 

“Na minha adolescência, meus pais nunca falaram sobre sexo, namoro, casamento. Nunca usei nenhum método contraceptivo. Agora, acompanho a idade delas e, conforme vejo a necessidade, falo sobre tudo. Para o que elas quiserem saber, estarei lá. Trocamos experiências e temos uma relação boa e totalmente aberta, mas não excessiva.”

                   Psicóloga perinatal, Alessandra Arrais explica que, devido a mudanças de caráter hormonal, a adolescência está associada à descoberta dos desejos sexuais; por isso, ela alerta para a influência desse fator na vida dos jovens, especialmente quando associado à falta de instrução qualificada e autonomia. 

“O problema é um corpo que tem desejos, mas não tem independência para assumir as consequências dos próprios atos. Às vezes, até existe informação, mas não do tipo que mobilize emocionalmente e faça com que os adolescentes enxerguem que uma gravidez pode acontecer com eles”
                   Avalia.

                   Alessandra destaca que o peso de uma gestação não pode recair apenas sobre a mulher e que eventos de gravidez precoce decorrem, muitas vezes, da falta de diálogo. A especialista também chama atenção para possíveis consequências, como evasão escolar, e faz críticas aos casos de negligência por parte do pai da criança e de avós que optam por abandonar os filhos. 

“É preciso, sim, apoiar os pais adolescentes, além de envolvê-los o tempo inteiro. Também é necessário que haja divisão das responsabilidades. Se tenho um filho do qual os avós vão cuidar e os pais serão como irmãos para o bebê, os adolescentes não aprenderão nada”
                   Ressalta.

                   Na avaliação da psicóloga, o fato de a sexualidade permanecer como tabu entre as famílias não contribui com o desenvolvimento das crianças e jovens. Ela reforça a necessidade de os responsáveis explicarem aos filhos, com linguagem apropriada para a faixa etária, o que é consentimento, como se proteger de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST e gravidezes indesejadas, além das possíveis consequências das atitudes. 

“As famílias não têm se mostrado mais abertas em relação a esse assunto. Alguns pais deixam de conversar com os filhos porque acham que vão ‘estimulá-los’. Há também a negação de que existe sexualidade na puberdade, mas é preciso trabalhar esse tema desde sempre, com a quantidade de informação adequada para cada idade”
                   Ressalta Alessandra.

                   A abertura ao diálogo que a estudante de publicidade Emanuelle Arcângela, 20 anos, sempre teve com os pais contribuiu com o senso de responsabilidade que a jovem desenvolveu. Ela começou a aprender sobre reprodução humana na escola, aos 10 anos, e, desde a infância, os pais dela abordavam temas como as formas de prevenir uma gestação precoce. 

“Meus pais nunca trataram o assunto como algo proibido. Falavam como se estivessem tirando dúvidas minhas sobre qualquer outra coisa. Quando aprendi na escola, não foi nenhuma novidade”
                   Relembra Emanuelle.

                   Ela conta que os pais também a informavam sobre a importância de se proteger durante as relações sexuais: 

“Eles falavam dos métodos contraceptivos, do uso da camisinha e de como achamos que nada vai acontecer quando somos jovens. Mas, às vezes, acontece, sim. Não falavam para eu fazer ou deixar de fazer sexo, mas me instruíam e esclareciam que os métodos existem e que devem ser usados”
                   Completa a jovem.

Responsabilidade na sala de aula

                   Não só a família, mas a escola também assume um papel importante no processo de conscientização de crianças e adolescente. Além de envolver uma questão de saúde pública, o debate sobre sexualidade e reprodução humana nas instituições de ensino permitem que as crianças aprendam, desde cedo, a como evitar gravidezes precoces e Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, reconhecer eventuais atos que representem abusos sexuais e buscar ajuda diante desses casos.

                   Apesar da importância do tema, ainda há limitações para as discussões. Érika Goulart Araújo, que trabalha na Gerência de Orientação Educacional e Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem - GOEAA da Secretaria de Educação, explica que, apesar de haver uma equipe preparada para isso na maior parte das escolas públicas do Distrito Federal, ainda existem colégios que não contam com a presença de orientadores educacionais para desenvolver métodos a fim de trabalhar o assunto entre professores e alunos nas salas de aula.

                   Érika afirma que a temática costuma ser abordada de modo mais intenso quando a necessidade aparece na realidade dos alunos: em geral, quando há um número elevado de casos de gravidez. 

                   Nas outras ocasiões, a abordagem fica a critério dos professores. 

“É uma questão que passa estreitamente pelo processo de desenvolvimento desses adolescentes. É um assunto abordado para que eles possam se conhecer, conhecer o próprio corpo e saber se proteger, porque também trabalhamos o fortalecimento de um autoconceito positivo”
                   Ressalta.

                   Como uma maneira de informar e conscientizar os alunos, o Centro de Ensino Fundamental 102 da Asa Norte-DF desenvolveu o projeto Um Novo Olhar para a Sexualidade

                   Responsável pela iniciativa, a professora de ciências Adriana Quidute explica que desmistifica a palavra e mostra outras abordagens sobre o assunto. 

“Quando falava disso antes, os alunos achavam que era tudo referente a sexo, mas a sexualidade é uma construção social e também uma palavra ampla, que diz respeito a vários temas, como autoestima, gravidez, personalidade, valores, vulnerabilidade. Trabalhamos para informar, não para incentivar”
                   Destaca.

                   A diretora da escola, Francerose Clara da Costa, explica que o tema está no Projeto Político Pedagógico - PPP do colégio e também no currículo da Secretaria de Educação

“A indicação é de que se fale nos anos finais do ensino fundamental. Como atuamos com a formação integral do estudante, temos a responsabilidade de falar de todos os assuntos. O da sexualidade permeia o indivíduo em todos os aspectos e durante toda a vida. Quando falamos disso, percebemos pequenas mudanças e vemos que o projeto surte efeito”
                   Reforça.

                   Com Informações de: CorreioBrasiliense.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS