PESQUISA NESTE SITE:

22 outubro 2019

CEILÂNDIA-DF - Mulher que deu tapa na cara de educadora, terá que pedir desculpas em público

Justiça homologou acordo entre vítima e agressora. Retratação está marcada para próxima semana, na escola onde ocorreu caso.


                A mulher que deu um tapa no rosto de uma educadora, em Junho deste ano, no Distrito Federal, terá que pedir desculpas à vítima em público. A medida está prevista em um acordo fechado entre as duas envolvidas e homologado pela Justiça do DF nesta Terça-feira (191022).

                Câmeras de segurança registraram o momento do tapa, que ocorreu após desentendimentos por conta da filha da agressora, de 10 anos.

                Segundo a Secretaria de Educação do DF, a retratação está marcada para a próxima semana, no Caic Bernardo Sayão, em Ceilândia-DF, escola onde ocorreu a agressão.

                Ainda de acordo com a pasta, "todos os envolvidos devem participar, assim como a comunidade escolar".

                O acordo homologado pela juíza Marina Corrêa Xavier prevê ainda o pagamento de indenização pela agressora, no valor de R$1.000,00.
                Ao G1, a educadora alvo do ataque, que não quis se identificar, disse esperar que a medida sirva como exemplo.

"Ela está recebendo as consequência do ato que cometeu. 
Que sirva de exemplo para que isso não ocorra com outros educadores."

Tapa filmado

               Nas imagens, a mãe da aluna aparece conversando com a educadora, que é voluntária na escola. A filha da agressora acompanha a discussão. Pouco tempo depois, a mãe dá uma tapa na vítima. 
               Um professor que estava no corredor tenta conter a mulher.

               A educadora contou que a discussão começou porque a filha da agressora passou mal durante as atividades. A pedagoga disse que a criança precisava se alimentar antes de ir para a escola.

               A mulher não teria gostado da sugestão e foi ao colégio "pedir explicações". Após a agressão, funcionários da escola chamaram a polícia. À época, a agressora foi levada para a 23ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia-DF, e liberada.



               Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Acusado de armar emboscada para matar taxista é condenado a quase 10 anos de prisão

O motivo do crime seria porque Adamar se envolveu com a namorada de Gustavo enquanto ele estava preso.


                O tribunal do júri condenou, na tarde desta Terça-feira (191022), em Patos de Minas-MG, o jovem Gustavo Henrique Silva Ferreira de 22 anos, a 9 anos e 8 meses de prisão pela tentativa de homicídio do taxista Adamar Rosa da Silva de 47 anos. 

                Ele foi condenado por tentativa de homicídio com duas qualificadoras e deverá cumprir a prisão em regime fechado. O motivo do crime seria porque Adamar se envolveu com a namorada de Gustavo enquanto ele estava preso.


                Os jurados entenderam que Gustavo Henrique Silva Ferreira de 22 anos cometeu tentativa de homicídio duplamente qualificada. 

                Os jurados acataram o pedido da promotoria e levaram em consideração a qualificadora do motivo torpe e também da ação que dificultou a defesa da vítima. De acordo com o defensor público, Walner Dias, Gustavo manifestou o interesse de recorrer da sentença.
                Ele foi condenado a 9 anos e 8 meses de prisão em regime fechado. 


                Walner explicou que pediu para que as qualificadoras fosses decotadas, mas os jurados não atenderam.

                Gustavo estava preso quando sua namorada iniciou um relacionamento com Adamar. Ao sair do presídio, Gustavo descobriu e quis acertar as contas com taxista. 

                Ele juntamente com Lorrane Francine Silva Aniceto, armaram uma emboscada para Adamar. Lorrane marcou um encontro com ele e disse que iriam também uma amiga e um amigo dela. Só que esse amigo dela, na verdade era Gustavo


                Em determinado momento, Gustavo saiu do carro, se apossou de uma arma e disparou contra Adamar. Os disparos atingiram o braço e a boca do taxista. 

                Ele conseguiu pedir socorro em uma base da Polícia Militar e Gustavo foi preso logo em seguida.



                Com Informações de: Patos Hoje.

UNAÍ-MG - PM do Noroeste de MG passa a contar com equipamento de identificação noturna por meio do calor

Tecnologia auxiliará principalmente em situações com pouca ou nenhuma luminosidade e em áreas de difícil acesso.


                A 16ª Região da Polícia Militar, com sede em Unaí-MG, passa a contar com um equipamento de alta tecnologia que será utilizado principalmente no patrulhamento rural e em operações, o visor noturno termal.

“O visor capta organismos com base no calor emitido pelo corpo. Trata-se de uma tecnologia de acesso limitado e difícil, principalmente, em razão do preço” 
                Explica o capitão Anderson Maciel Gil. O equipamento foi entregue pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública - CONSEP.

                O comandante da Companhia Tático Móvel destaca ainda que a RPM é responsável pelos maiores municípios de Minas Gerais em termos de extensão territorial. Somente no Patrulhamento Rural na Região de Unaí, são seis rotas de atuação, com mais de duas mil propriedades atendidas diretamente.

                De acordo com ele, a tecnologia auxiliará principalmente em situações com pouca ou nenhuma luminosidade e em áreas de difícil acesso.


“Vamos aumentar a nossa capacidade de enfrentamento durante as ocorrências. Podíamos passar ao lado de criminosos homiziados em áreas de mata sem identificá-los, por exemplo. 

Agora, o visor poderá nos ajudar na localização, na abordagem e na rendição segura dos criminosos. Recentemente, um equipamento com tecnologia semelhante foi utilizado na captura de uma quadrilha especializada em roubos e explosões de bancos no Norte de Minas”
                Fala.

                O capitão Anderson Maciel Gil diz ainda que o visor pode tirar fotos e fazer vídeos, além de permitir a aproximação em relação às imagens captadas.

“Com os registros, poderemos também legitimar a ação dos próprios militares. Se um criminoso disser que em determinada situação que não portava uma arma, por exemplo, teremos como provar o contrário. As fotos e vídeos podem ser anexadas às ocorrências”
                Finaliza.

                Com Informações de: G1.

ENGENHEIRO NAVARRO-MG - Menor é apreendido com réplica de arma após ameaçar a irmã

Irmã disse para a Polícia Militar que ameças foram feitas depois que eles discutiriam. Jovem, de 17 anos, foi encontrado no Distrito de São Norberto.


                  Um adolescente de 17 anos foi apreendido com uma réplica de arma após ameaçar a irmã no Distrito de São Norberto, em Engenheiro Navarro-MG, neste Domingo (191020).

                  Segundo as informações da Polícia Militar, a vítima contou que eles discutiriam e o menor mostrou uma arma para ela, com objetivo de ameaçá-la e intimidá-la. 
                  Em seguida, ele saiu de casa.

                  A PM foi chamada e encontrou o adolescente no distrito. A réplica estava na cintura dele. O jovem foi apreendido e levado para a Polícia Civil em Bocaiuva-MG.

                  Com Informações de: G1.

PATROCÍNIO-MG - Para substituir delegados transferidos DEPOL recebe cinco novos delegados

Ana Claudia Pádua Passos deixou a cidade para assumir uma delegacia em Uberlândia e Lais Veiga Caetano Pires foi transferida para Santa Rita do Sapucaí



                O 10º Departamento de Polícia Civil, situado em Patos de Minas-MG, irá receber nove novos delegados nos próximos dias. A designação foi publicada no diário oficial de Minas Gerais na manhã de Sábado (191019). Quatro delegados que estavam lotados nas regionais de Patos de Minas e de Patrocínio-MG foram transferidos para outras cidades.

                A 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patos de Minas irá receber quatro delegados. Um delegado foi transferido de Paracatu-MG para a Delegacia de Patos de Minas. Já os outros três delegados recém-formados na Academia de Polícia Civil - ACADEPOL-MG vão ficar lotados nas delegacias de Carmo do Paranaíba-MG, Rio Paranaíba-MG e São Gonçalo do Abaeté-MG.

                Patos de Minas também deixa de contar com o serviço de outros dois delegados. Everton Evangelista foi transferido para Delegacia de Polícia Civil de Conceição das Alagoas-MG, que pertence ao 10º Departamento de Polícia Civil de Uberaba-MG. Diego de Moraes Guarnaschelli foi transferido para a Delegacia de Polícia Civil de Tupaciguara-MG, que pertence a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Araguari-MG.

                A 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patrocínio vai receber cinco novos delegados, recém-formados da Academia de Polícia Civil - ACADEPOL-MG. Porém a delegada Ana Claudia Pádua Passos deixa a cidade para assumir uma Delegacia em Uberlândia-MG. Já a delegada Lais Veiga Caetano Pires foi transferida para a Delegacia de Polícia Civil de Santa Rita do Sapucaí-MG que pertence a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Pouso Alegre-MG.

                Com Informações de: Patrocínio Online.

JANAÚBA-MG - Motociclista morre após bater em poste de iluminação pública

Segundo a Polícia Militar, ele perdeu o controle da direção ao passar por um quebra-molas; vítima chegou a ser socorrida e morreu no hospital.


                     Um motociclista de 33 anos morreu após bater em um poste de iluminação pública em Janaúba-MG, no Norte de Minas, nesta Segunda-feira (191021). Segundo informações da Polícia Militar, Wandreson Ferreira de Jesus passava por um quebra-molas quando perdeu o controle da direção e atingiu o poste.

                     Ele chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas faleceu 20 minutos depois de dar entrada no hospital. 

                     Quando os militares chegaram no local do acidente, a vítima estava em parada cardiorrespiratória e foram feitas manobras de reanimação até a chegada na Unidade de Saúde.

                     Segundo os bombeiros, ele sofreu politraumatismo. 
                     O acidente foi na Avenida Manoel Bandeira, no Bairro Veredas.

                     Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Homem sofre acidente durante perseguição e é preso com mais de 500 buchas de maconha

Ele foi perseguido ao sair de uma casa no Bairro Maria Cândida, em Montes Claros; polícia também prendeu um outro homem que estava no imóvel.


                 Um jovem de 21 anos foi preso por tráfico de drogas durante uma perseguição policial em Montes Claros-MG, na noite desta Segunda-feira (191021). A polícia começou a monitorar uma casa na Avenida Leonel Beirão, no Bairro Maria Cândida, após receber denúncias de que o imóvel era usado para comercialização e armazenamento de drogas.

                 O rapaz foi flagrado saindo do local em uma motocicleta transportando uma sacola com 580 buchas de maconha. Ao perceber a presença da PM, ele fugiu em alta velocidade, foi perseguido por várias ruas e só parou depois de perder o controle da direção e cair do veículo no Bairro Santo Inácio. Ele sofreu escoriações e antes de ser levado para a delegacia, recebeu atendimento médico.

                 Segundo a PM, a moto usada pelo suspeito tinha sido furtada no último dia 19 e foi apreendida. Um outro homem, de 27 anos, também foi preso nesta mesma ocorrência. Ele foi encontrado dentro da casa que era alvo das denúncias e a polícia apreendeu 20 buchas de maconha, dois tabletes da mesma droga, uma balança e uma munição.

                 A polícia informou que o homem de 27 anos já tinha passagem por tentativa de homicídio, tráfico de drogas, ameaça, agressão e porte ilegal de arma. O outro rapaz possuía passagem por tráfico de drogas. Os dois foram encaminhados à delegacia, juntamente com o material apreendido.

                 Com Informações de: G1.

JEQUITAÍ-MG - Quatro pessoas ficam feridas em acidente entre caminhão e ônibus na BR-365

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o caminhão invadiu a contramão em uma curva e o motorista fugiu do local; vítimas ficaram feridas por estilhaços de vidro.


                 Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente entre um ônibus e um caminhão na BR-365, em Jequitaí-MG, na madrugada desta Terça-feira (191022). 

                 Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o caminhão seguia de Montes Claros-MG para Pirapora-MG, quando invadiu a contramão em uma curva. O motorista do ônibus desviou para evitar uma batida de frente e o veículo foi atingido na lateral da parte traseira.

                 Ainda de acordo com a PRF, os vidros das janelas quebraram e as vítimas foram feridas por estilhaços. Elas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para Hospitais de Montes Claros e Coração de Jesus-MG

                 Segundo o SAMU, um idoso de 74 anos e uma jovem de 22 anos, tiveram ferimentos nos olhos e foram levados para a Santa Casa

                 Um idoso de 86 anos sofreu escoriações e outra idosa de 84 anos, teve um corte na cabeça e ferimentos causados pelos estilhaços; eles foram levados para o Hospital de Coração de Jesus.

                 O ônibus seguia de São Paulo para Bom Jesus da Lapa-BA com cerca de 30 passageiros, que continuaram a viagem em outro veículo que foi providenciado pela empresa. 

                 Segundo a PRF, o motorista do caminhão que provocou o acidente fugiu do local e ainda não foi localizado. O veículo transportava madeira e foi removido. 
                 A rodovia não ficou interditada.

                 Com Informações de: G1.

GRÃO MOGOL-MG - Motorista morre em acidente com carreta na BR-251

Segundo as primeiras informações da PRF, motorista perdeu o controle da direção, invadiu a contramão, saiu da pista e bateu no meio-fio. Acidente aconteceu no Povoado de Bocaina.


               Um motorista morreu em um acidente na BR-251, em Grão Mogol-MG, nesta Segunda-feira (191021). Segundo as primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal, ele dirigia uma carreta e seguia sentido Montes Claros-MG para Salinas-MG, quando perdeu o controle da direção, invadiu a contramão, saiu da pista e bateu no meio-fio perto da Comunidade de Bocaina.

               Ainda de acordo com as informações da PRF, o veículo tombou e o motorista ficou preso às ferragens. O Corpo de Bombeiros do Pelotão de Salinas foi chamado para desencarcerar o condutor, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

               A perícia da Polícia Civil de Montes Claros foi chamada. Até a publicação desta matéria as equipes da PRF e dos Bombeiros ainda permaneciam no local do acidente. 
               Não há informações sobre o trânsito.

               Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Garota de Programas é presa por furtar mala de viajante explica o motivo da confusão no Terminal Rodoviário

Ela concordou em contar o motivo da confusão. 
Suelen acabou presa por ter levado a mala, que também foi recuperada.


                 Uma confusão no Terminal Rodoviário de Patos de Minas-MG na madrugada desta Segunda-feira (191021) levou três pessoas para a Delegacia da Polícia Civil, entre elas uma garota de programas, de 23 anos. 

                 No final tarde de ontem, a jovem ainda continuava algemada a espera de ser ouvida pela autoridade policial. 
                 Ela concordou em contar o motivo da confusão.

                 Suellen Cristian disse que fez um programa sexual com um homem de 44 anos que estava em uma pensão próxima ao Terminal Rodoviário, mas afirmou que ele se recusou a pagar o valor combinado de R$50,00. Para não ficar no prejuízo, ela chamou os amigos e foi atrás do cliente que a esta altura já estava se preparando para ir embora.

                 Já no Terminal Rodoviário, Suelen pegou a mala do homem que ficou furioso, quebrou um bebedouro de água que pertenceu à Prefeitura e se armou com um extintor para agredir a garota. Um amigo que a acompanhava interferiu na confusão e os ânimos ficaram exaltados. 

                 O segurança do Terminal Rodoviário acionou a Polícia Militar e Suelen foi embora levando a mala.


                 O homem de 44 anos que não teria pago o valor combinado pelo programa e que havia perdido a mala com roupas, telefone e dinheiro foi preso pelos danos causados no Terminal Rodoviário. O outro homem de 40 anos também foi conduzido e Suelen acabou presa por ter levado a mala, que também foi recuperada.

                 Apenas o telefone celular e o dinheiro que o homem alegou ter na mala não foram encontrados. Suelen nega o furto. 
                 Ela disse que nem teve tempo de abrir a mala.


                 Com Informações de: Patos Hoje.

BRASÍLIA-DF - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: público aprende a fazer robôs com material que iria para o lixo

Evento gratuito começa nesta Segunda-feira (191021), em Brasília-DF. Ministro Marcos Pontes chama atenção para oficinas e palestras. 
Veja como participar.


                 O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, participou nesta Segunda-feira (191021) da abertura da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNTC, em Brasília-DF
                 Na programação, ele destaca ações de incentivo à reciclagem e o projeto que transforma garrafas plásticas em robôs.

                 Em entrevista à TV Globo, o ministro reforçou que o evento reúne iniciativas que aproximam estudantes e crianças da pesquisa científica. 
                 O evento é gratuito e vai até Sábado (191027).

"Teremos oficinas de robótica com material reciclável. Isso tudo traz, de uma forma muito lúdica, a importância de física, matemática, química. [...] Acho que é importante a gente explicar isso para as crianças."

                 Pontes destacou ainda os estandes e palestras que ocorrem ao longo do evento. A proposta, conta, é possibilitar a troca de informações entre o público e especialistas.

"Um dos grandes objetivos dessa feira é motivar jovens para a carreira nas áreas de ciência e tecnologia. Eles vão ter a oportunidade de conversar com pesquisadores e profissionais de sucesso de várias das carreiras."

Desenvolvimento sustentável

                 O tema escolhido para esta edição da SNCT 2019 é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável". O evento conta com milhares de atividades por todo o país, com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica.


                 Ao comentar o tema, o ministro defendeu a bioeconomia, o uso dos recursos naturais como desenvolvimento. 
                 Ele lembra que o evento divulga pesquisas universitárias.

"Utilizar os recursos da nossa floresta na busca de ativos que podem ser usados para novos remédios, novos cosméticos e com isso você aumenta a capacidade econômica da região, fornece emprego e preserva a natureza"
                 Disse Pontes.

Serviço

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no DF

Data: 21 a 27 de Outubro
Horário: das 09:00 às 20:00 horas de Segunda-feira a Sábado; das 10:00 às 20:00 horas no Domingo.
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
Entrada gratuita.

                 Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - Chuva e ventos de até 80 km/h: veja previsão do tempo para esta semana

Umidade deve permanecer alta, pelo menos, até Sexta-feira (25), segundo INMET. Apesar da chuva, termômetros chegam aos 32ºC.


                Após três semanas de estiagem, a chuva deve voltar a cair sobre o Distrito Federal a partir desta Segunda-feira (191021). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET é de "tempo severo" e ventos fortes, pelo menos, até Sexta-feira (191025).

                Segundo o meteorologista Olívio Bahia, as condições atmosféricas que se formam sobre o DF são "propícias a causar transtornos na capital". O motivo, explica, é o canal de umidade que saiu da Amazônia em direção à Região Centro-Oeste.

"O aviso é de chuvas intensas, com raios e rajadas de vento entre 60 Km/h e 80 km/h."

                Com os indícios de transtornos, o INMET emitiu um alerta de tempestade. O aviso vale a partir das 09:00 horas desta Segunda-feira (191021), se estende até as 12:00 horas de Terça-feira (191022) e é valido para regiões do DF, além de municípios do Mato Grosso do Sul e Goiás.

"A perspectiva é que a chuva alivie o calor, mas, por outro lado, o tempo severo preocupa porque pode causar alagamentos"
                Diz o meteorologista.


                Já em relação à umidade, a previsão é que os índices variem de 45% a 95% nesta Segunda-feira (191021). Apesar da chuva, a temperatura deve chegar a 32º C durante a semana. O motivo da alta nos termômetros, é a cobertura de nuvens que, segundo Bahia, "não deixa o tempo esfriar tanto".

Volume da chuva

                De acordo com o INMET, o esperado é que chova cerca de 160 milímetros durante todo o mês de Outubro. Até a última medição do instituto, o volume de precipitação alcançou apenas 5 milímetros no Plano Piloto-DF
                A região serve de referência para média climatológica.

                A baixa quantidade de chuvas tem relação com o período de estiagem enfrentado na capital. O último registro de chuva no DF ocorreu em 27 de Setembro, há 24 dias.

Redemoinho


                Com o tempo mais seco, um redemoinho se formou, neste Sábado (191019), próximo ao Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República, em Brasília-DF.

                Nas imagens gravadas pela TV Globo é possível ver a "nuvem" de poeira próxima ao solo. De acordo com o INMET, o fenômeno se forma quando o ar quente sobe de forma rápida na atmosfera. No ar, a diminuição da pressão no interior do redemoinho faz com que ele "sugue" a poeira e o torne visível.

                Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - PF mira relator da CPI dos fundos de pensão em operação para desarticular esquema de fraudes

Segundo a PF, deputado Sergio Souza (MDB-PR) é suspeito de envolvimento em esquema de desvio de recursos de fundo. Assessoria diz que ele está 'tranquilo' e 'à disposição' das autoridades.


                A Polícia Federal - PF deflagrou, na manhã desta Segunda-feira (191021), operação em quatro estados com o objetivo de desarticular esquema de fraudes em fundos de pensão.

                A operação batizada de Grand Bazaar foi autorizada pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal - STF, e mira o deputado Sergio Souza (MDB-PR).

                Em nota divulgada no início da tarde, a assessoria do deputado diz que ele foi surpreendido, mas está "tranquilo" e se colocou "à disposição" da Justiça (leia íntegra ao final desta reportagem).

                Sergio Souza foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI dos fundos de pensão concluída na Câmara dos Deputados em Abril de 2016. A comissão trabalhou por oito meses e analisou números dos quatro maiores fundos de pensão do Brasil: Caixa Econômica Federal - FUNCEF, Correios - POSTALIS, Petrobras - PETROS e Banco do Brasil - PREVI – entre 2003 e 2015.

                A ação da PF envolveu 18 mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba-PR, São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ e Brasília-DF. Agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão no gabinete do parlamentar na Câmara dos Deputados.

                Segundo a PF, são alvo das buscas autoridades públicas, operadores financeiros, um advogado e empresários que teriam pago propina ao parlamentar em troca de proteção na CPI dos fundos de pensão.

                A suspeita dos investigadores é a de que deputado recebeu R$3.250.000,00 para evitar a convocação e o indiciamento de algumas pessoas na CPI dos fundos de pensão, entre elas, o ex-presidente da PETROS, Wagner Pinheiro de Oliveira e o ex-presidente do POSTALIS, Antônio Carlos Conquista.

Investigação

                De acordo com a PF, a investigação do caso começou em 2018, a partir de depoimentos de delação premiada de um operador financeiro que atuou em outros esquemas já investigados pela PF nas Operações Cui Bono e Patmos, de 2017.

                Segundo a PF, o suposto ciclo de lavagem de dinheiro investigado envolvia a remessa de recursos desviados dos fundos de pensão para empresas de fachada nos Estados Unidos.

                Além de autorizar as buscas da operação desta segunda, o ministro Celso de Mello decretou o bloqueio e sequestro de bens, móveis e imóveis, do deputado Sérgio Souza; do empresário Arthur Mário Pinheiro Machado; do ex-presidente da PETROS, Wagner Pinheiro de Oliveira; do ex-presidente do POSTALIS, Antônio Carlos Conquista; do lobista Milton de Oliveira Lyra Filho e do advogado Marcos Joaquim Gonçalves Alves.

                A Procuradoria-Geral da República - PGR chegou a pedir a prisão preventiva do empresário Arthur Mário Pinheiro Machado e do lobista Milton de Oliveira Lyra, mas o ministro Celso de Mello negou o pedido.

CPI dos fundos de pensão

                A CPI, criada em Agosto de 2015, tinha como objetivo apurar indícios de fraude e má gestão de fundos de previdência complementar de funcionários de estatais e servidores públicos, entre 2003 e 2015, que causaram prejuízos aos seus participantes.

                Os quatro fundos investigados pela CPI foram o POSTALIS - Correios, PREVI - Banco do Brasil, PETROS - Petrobras e FUNCEF - Caixa.

                O relatório de Souza, aprovado pela comissão em Abril de 2016, sugeriu o indiciamento na área penal de 146 pessoas suspeitas de envolvimento em esquemas de corrupção nos fundos.

                O relator recomendou ainda ao Ministério Público outros 155 indiciamentos na área civil e 52 na área administrativa, alguns se referiram a uma mesma pessoa ou instituição, mas em esferas diferentes.

                Em 8 meses, a CPI focou a investigação em 15 casos com indícios de aplicação incorreta de recursos e de manipulação envolvendo os quatro fundos de pensão. Segundo o relatório, o prejuízo apurado nesses casos foi de R$6.600.000.000,00.


Os demais alvos da operação

                Arthur Mário Pinheiro Machado: empresário carioca. Machado foi preso preventivamente em Abril de 2018 pela Polícia Federal no âmbito da Operação Rizoma, um desdobramento da Lava Jato. Arthur já foi dono de corretora e tem mais de 100 empresas ligadas ao CPF dele. 

                Arthur também é investigado na Operação Encilhamento, que apura fraudes envolvendo recursos de institutos municipais de previdência. Ele foi solto por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, pouco mais de um mês depois.

                Wagner Pinheiro de Oliveira: foi presidente do fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, o PETROS, entre 2002 e 2010. Depois, presidiu também os Correios entre 2011 e 2015, no governo Dilma Rousseff

                Em Novembro de 2018, Pinheiro foi alvo de busca e apreensão na 56ª fase da Lava Jato, que apurava o superfaturamento na construção do edifício Torre Pituba, sede da Petrobras em Salvador-BA.

                Milton de Oliveira Lyra Filho: também foi preso preventivamente pela Polícia Federal na Operação Rizoma em Abril de 2018. 

                Ele é apontado em várias investigações como operador do MDB do Senado e em vários esquemas, a maioria envolvendo fundos de pensão, principalmente o POSTALIS. Ele é alvo de investigações que estão no STF e na Lava Jato

                Lyra também aparece na delação de Nelson Mello da Hypermarcas, em 2016. O depoimento conta que ele tinha relações diretas com o MDB no Senado, principalmente o senador Renan Calheiros.

                Marcos Joaquim Gonçalves Alves: é advogado e ficou conhecido por ter atuado na defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha - MDB-RJ em 2016. Ele começou a trabalhar para o então deputado na área tributária.

                Luciano Tadau Yamaguti Sato: é advogado e trabalha no gabinete do deputado federal Sergio Souza (MDB-PR) desde o primeiro mandato do parlamentar, que assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2015.

                Marcos Vitório Stamm: secretário parlamentar do deputado Sergio Souza desde Junho de 2019. 

                Em 2017, Stamm foi nomeado diretor financeiro da Itaipu pelo presidente Michel Temer com indicação de Souza

                Stamm também trabalhou com Sergio Souza quando o político paranaense, primeiro suplente da então senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), assumiu o cargo entre 2011 e 2014, período em que Gleisi foi ministra da Casa Civil

                Em 2012, foi acusado de não ir ao Congresso. Ao mesmo tempo em que deveria dar expediente no órgão, ele era presidente da Associação Brasileira dos Advogados Públicos - ABRAP.

                Patrícia Bittencourt de Almeida Iriarte: também foi presa preventivamente pela Operação Rizoma, em Abril de 2018. A investigação apurava irregularidades e fraudes em fundos de pensão de empresas estatais.

                Antônio Carlos Conquista: ex-presidente do fundo de pensão POSTALIS, dos Correios.

                Alexandre Siqueira Monteiro: ex-diretor-executivo da PAR Corretora de Seguro.

Nota do deputado

                Leia a íntegra de nota divulgada pela assessoria do deputado Sérgio Souza.

Nota à imprensa

                O deputado federal Sérgio Souza foi tomado de surpresa em relação à operação realizada pela Polícia Federal nesta Segunda-feira (191021). O parlamentar está tranquilo e se coloca inteiramente à disposição da Justiça para elucidar qualquer fato que seja necessário.

                Sérgio Souza lembra que, como relator da CPI dos Fundos de Pensão, trabalhou com afinco para produzir resultados efetivos e que o texto final aprovado levou a diversas ações da Polícia Federal, entre elas a Operação Greenfield

                A partir deste trabalho parlamentar, foram identificados desvios bilionários dos fundos de pensão e proposto o indiciamento de mais de 300 pessoas físicas e jurídicas.
                Assessoria de Comunicação.

                Com Informações de: G1.

TUPACIGUARA-MG - Duas pessoas mortas e dois feridos em capotamento na rodovia MGC-452

O acidente aconteceu entre Tupaciguara e Araporã.


                Na madrugada desta Terça-feira (191022), por volta de 00:00 horas, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari-MG foi acionada para atender uma ocorrência de capotamento de Citroen Picasso, com vítima presa às ferragens na rodovia MGC-452 Km 34, entre Tupaciguara-MG e Araporã-MG.

                Segundo informações, havia no veículo quatro pessoas, sendo que o condutor e o passageiro do banco da frente sofreram apenas ferimentos leves e foram atendidos pelo SAMU, transportados até o hospital pela ambulância ao município de Tupaciguara.

                Os passageiros Thiago Lopes Barbaresco, 21 anos e Leticia Fernandes da Silva 19 anos, (foto a esquerda) natural de Araguari estavam no banco traseiro e encontravam-se presos às ferragens, em óbito.

                Os militares fizeram a liberação e extração das vítimas empregando técnicas de salvamento veicular e logo depois, entregue a funerária para translado até o IML.
                Segundo o SAMU que além do capotamento, o carro se chocou com uma árvore.

                As vítimas resgatadas pelo Corpo de Bombeiros foram um homem de 21 anos e uma mulher de 19 anos.


                Com Informações de: Patrocínio Online.

UNAÍ-MG - Atenção para as vagas de emprego oferecidas pelo SINE nesta Terça-feira (22)

O Sistema Nacional de Emprego publica vagas de emprego para esta Terça-feira (22), conforme publica a Prefeitura Municipal de Unaí.


                 Nesta Terça-feira (191022), foi divulgado pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG, a informação publicada pelo Sistema Nacional de Emprego - SINE, diversas vagas de emprego disponibilizadas para a cidade.

                 Uma grande oportunidade para quem quer trabalhar e está desempregado no momento, o SINE está disponibilizando nesta data uma série de empregos, descritas logo abaixo, conforme divulgado no site e nos grupos da Prefeitura Municipal, confira:

01 Vaga para Auxiliar de Contabilidade
                Exige seis meses de experiência, Escolaridade superior, escrituração fiscal, e o salário será de R$1.300,00.

02 vagas para Auxiliar de Linha de Produção
                Não há exigências quanto a experiência e nem escolaridade. 
                O Salário é de R$998,00.

01 vaga para Eletricista e automóvel
                Com seis meses de experiências e o ensino fundamental. 
                O Salário é de R$998,00 e comissão.

01 vaga para mecânico para veículos
                Será necessário ter seis meses de experiências, e não há exigências quanto a escolaridade. 
                É necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação - CNH Categoria "B" ou superior. 
                O Salário é de R$1.500,00.

01 vaga para Pintor de Veículos
                Que tenha seis meses de experiência e o ensino fundamental. 
                O Salário será a combinar.

04 Vagas para Serralheiro
                Com seis meses de experiência e com o ensino fundamental. 
                O Salário é de R$1.400,00.

03 vagas para Soldador
                Exige seis meses de experiência e com o ensino fundamental. 
                O Salário é de R$1.300,00.

                Serão necessário os seguintes documentos ao se apresentar-se no SINE:
Registro Geral de Identificação - RG
Cadastro de Pessoas Físicas - CPF
Carteira de Trabalho - CTPS
                Nos casos de Motoristas, levar a Carteira Nacional de Habilitação - CNH.

Endereço do SINE em Unaí-MG

                O SINE está localizado na Rua Eduardo Rodrigues Barbosa, numeral 180.
                Email: sine.unai@gmail.com

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS