PESQUISA NESTE SITE:

03 setembro 2017

BOTUMIRIM-MG - Homem é socorrido em estado grave, após acidente de trânsito na MG-655,

Helicóptero da PM foi acionado para ajudar no transporte da vítima, um médico, até um hospital de Montes Claros; acidente foi na madrugada, mas só pela manhã homem foi encontrado.

               Um médico de 38 anos foi socorrido em estado grave e trazido com ajuda do helicóptero da Polícia Militar para um hospital em Montes Claros-MG após acidente de trânsito na MG-655, próximo a Botumirim-MG.

               Segundo as primeiras informações da PM, o médico capotou o carro na altura do km 36 quando se deslocava do Distrito de Adão Colares para Botumirim. O acidente ocorreu por volta das 1:00 horas na madrugada deste Domingo (170903), mas a vítima só foi encontrada por volta das 5:00 horas da manhã; a via tem pouco trânsito de veículos.

               O médico estava preso às ferragens do carro e foi socorrido em estado de hipotermia, segundo a polícia. O SAMU foi acionado e fez o resgate, inicialmente, até o Hospital de Francisco Sá-MG. Como o estado do médico é considerado grave, foi feito o novo transporte, com ajuda do helicóptero, para Montes Claros.

               Até a publicação desta matéria, o estado de saúde do médico não havia sido atualizado pelo SAMU.

               Com Informações de: G1.

BELO ORIENTE-MG - Homem é preso após balear funcionário de açougue

Vítima estava trabalhando quando foi abordada pelo autor; crime ocorreu no distrito de Perpetuou Socorro, e a PM acredita que a motivação seja passional.

                Um homem de 43 anos foi preso na noite deste Sábado (170902) suspeito de tentar matar um rapaz de 26 anos dentro de um açougue no Distrito de Perpetuo Socorro, em Belo Oriente-MG, no Leste de Minas

                Um jovem de 18 anos também foi detido, apontado pela polícia como co-autor da tentativa de homicídio.

                Segundo informações de testemunhas à Polícia Militar, a vítima, que é funcionária do açougue e estava trabalhando no momento do crime, foi abordada pelo autor, que efetuou um disparo de arma de fogo.

                A vítima teve ferimentos graves e foi levada por terceiros para Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Ipatinga-MG. Até a manhã deste Domingo (170903) o estado de saúde dele não foi divulgado. O proprietário do açougue informou para polícia, que tentou segurar o autor após crime para que ele não conseguisse fugir, porém o suspeito saiu correndo do estabelecimento.

                Durante a confecção do boletim de ocorrência, a PM recebeu denúncias de que o autor estaria escondido na casa de um amigo no mesmo distrito. Ao chegar no local os militares prenderam em flagrante o homem suspeito.

                O autor informou para a polícia que a arma utilizada no crime estaria com um sobrinho, que também foi preso, como co-autor do crime, uma vez que escondeu o revólver. A PM trabalha com a hipótese que a motivação do crime seria passional. 
                Os dois autores foram encaminhados à Delegacia de Ipatinga.

                Com Informações de: G1.

ARINOS-MG - Homens foram flagrados em moto conduzindo animais abatidos na MG-202

Dois homens de 25 anos foram apreendidos conduzindo carnes de animais silvestres na MG-202. Eles foram liberados.

               Neste sábado (170902), durante fiscalização de trânsito na Rodovia MG-202, Km 404 em frente ao 3º Grupamento de Polícia Militar Rodoviária - 3º Gp PM Rv, os policiais militares de Arinos-MGabordaram por volta das 19:50 horas, o condutor de 25 anos e um passageiro também de 25 anos, eles estavam em uma motocicleta Honda-CB 250 Twister

               Durante vistoria foram localizados dentro de uma mochila, dois animais da fauna silvestre brasileira abatidos, das espécies Cotia (2,800 kg) e Veado (10,500 kg) e uma faca. 

               Os animais estavam com indícios de terem sidos abatidos recentemente. A dupla disse que abateram os animais na região de Sagarana - Uruana de Minas-MG, aproximadamente 40 km do município de Arinos-MG, usaram uma espingarda cartucheira emprestada, haviam devolvido e não informaram o proprietário da arma de fogo.

               Foi lavrado o Registro de Eventos de Defesa Social - REDS e o Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO, e os dois foram liberados após serem cientificados que devem comparecer perante o Juizado Criminal da Comarca de Arinos no dia 27 de setembro, para prestar esclarecimentos sobre o crime ambiental.

               Com Informações de
PM/BM - NOROESTE DE MINAS-W

MONTES CLAROS-MG - Mulher é morta a golpes de machadinha por ex-companheiro que não aceitava fim de relacionamento

Em outra ocorrência na noite deste sábado (2) na cidade, um homem foi preso após desobedecer ordem de parada da polícia; ele estava com um carro roubado.

               Uma mulher de 51 anos foi morta na noite deste Sábado (170902) a golpes de machadinha em Montes Claros-MG

               Segundo a Polícia Militar, o ex-companheiro dela não aceitava o fim do relacionamento, o que teria motivado o crime no Bairro Jardim Olímpico.

               Maria Nascimento dos Santos Vieira, foi encontrada em casa com lesões no pescoço e cabeça. Quando a polícia foi acionada, o autor, de 42 anos, havia fugido do local. Os militares fizeram buscas e prenderam o homem em um bairro próximo do local do crime; ele confessou a motivação aos policiais.

               A polícia não deu detalhes de quanto tempo o casal estava junto e o período de separação. O homem detido foi entregue à delegacia de plantão. A machadinha, possivelmente utilizada no crime, foi apreendida.

Preso com carro roubado

               Ainda na noite deste Sábado (170902) em Montes Claros-MG, um homem de 28 anos foi preso conduzindo um carro roubado. 

               Segundo a polícia, o autor transitava com veículo sem a placa dianteira. Ao ser orientado pela PM a parar em uma blitz no Bairro Vila João Gordo, o suspeito fugiu.

               A PM iniciou perseguição ao veículo, que era ocupado por mais duas pessoas. Um cerco bloqueio foi montado por viaturas policiais, mas o autor novamente não respeitou a ordem de parada. 

               Ele chegou a jogar o carro contra os militares; a polícia efetuou dois disparos contra o veículo, na tentativa de conter a fuga.

               O carro só foi parado no Bairro Vila Regina. O homem detido, com passagens por homicídio e furto alegou que trocou um imóvel no carro. Durante a checagem no sistema, a PM verificou que a placa traseira não batia com o número de chassi e que o carro tinha queixa de roubo em Uberlândia-MG

               O autor foi entregue à delegacia; os demais ocupantes do carro foram liberados.

               Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Homem é preso na LMG-628, conduzindo Fiat-Uno irregular e transportando armas

Um Homem de 44 anos, conduzia veículo Fiat-Uno sem CNH, e licenciamento atrasado. PM encontrou no interior do veículo duas armas e munições. Ele foi preso, carro e armas foram apreendidas.

FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA - APREENSÃO DE ARMAS!
                Neste Sábado (170902) por volta das 09:00 horas, durante patrulhamento pela LMG-628, no Km 96, em Unaí-MG, os Policiais militares abordaram um Fiat Uno conduzido por um homem de 44 anos.

                No interior do veículo foram encontradas uma Garrucha de fabricação artesanal adaptada para munição calibre 38 e dois cartuchos calibre 32 (um intacto e outro deflagrado) e, parte de uma espingarda de dois canos sem identificação do calibre e da marca. 

                O homem disse que os materiais foram encontrados dentro de uma silagem (alimento para animais) e que um conhecido havia lhe dado tais materiais. 
                Foi constatado ainda que ele não possuía CNH/PPD e o licenciamento estava atrasado.

                 Ele foi preso em flagrante delito e encaminhado juntamente com os materiais apreendidos para a Delegacia de Polícia Civil de Unaí para demais providências previstas em lei. 

                Foram confeccionados os autos pelas infrações detectadas e o veículo foi removido ao pátio credenciado.

                Com Informações de
PM/BM NOROESTE DE MINAS-W.

ARAGUARI-MG - Jovem cai de motocicleta e tem escoriações pelo corpo, no Bairro Goiás

Jovem de 20 anos sofre queda com sua Motocicleta ao transpor redutor de velocidade, no Bairro Goiás.

              Os Bombeiros Militares de Araguari-MG foram acionados neste Sábado (170902) por vilta das 15:45 horas, a comparecer na Avenida Pernambuco, 78 no Bairro Goiás, onde segundo Informante havia ocorrido um acidente.

              De Imediato, os Bombeiros da 2ª Ala Operacional destinou uma Guarnição BM para atender o caso, composta pelos Sgt. Reginaldo, Sgt. Wanderely, Sd. Stella, que compareceram no endereço confirmando o fato.

             Ao chegar no Local deparou com a vítima, André, de 20 anos, já se encontrava sentada na margem da via, consciente e orientado com contusão no Membro Inferior Esquerdo - MIE e escoriações nos membros inferiores e superiores.

             Segundo Testemunha, a própria vítima informou ter perdido o controle direcional da motocicleta após transpor uma lombada de redução de velocidade, na via, sentido Centro, que o sistema de freio dianteiro da moto veio a travar fazendo que a mesma viesse jogar de lado, vindo causar a queda da vítima ao solo.

             A Gu BM realizou os procedimentos e encaminhou a Unidade de Pronto Atendimento - UPA, onde ficou aos cuidados médicos.

             Com Informações de:
Sargento Reginaldo,
Cmte 2ª Ala operacional;
3ª CIA BOMBEIROS MILITARES DE ARAGUARI-MG.

GUARÁ-DF - Estelionatário com Porsche na garagem vendia CNH por R$ 4 mil

Segundo a PMDF, ele morava em uma casa luxuosa. No local, onde acabou preso, foram encontradas dezenas de documentos falsos e em branco.

              Um homem foi preso na madrugada deste Domingo (170903) em uma chácara na Colônia Agrícola de Águas Claras, no Guará-DF, com dezenas de documentos e cartões falsificados, além de cédulas verdadeiras de carteiras de identidade e habilitação em branco.

              Segundo a Polícia Militar, uma pessoa que prestou serviço para o homem teria recebido como pagamento uma CNH. Ele achou estranho e procurou a PM. Ao chegar ao endereço, uma casa luxuosa com um Porsche na garagem, os policiais localizaram o material. 

              O homem, cujo nome não foi divulgado, tentou fugir, mas acabou confessando que vivia de vender documentos falsificados. Ele contou que por uma CNH, por exemplo, chegava a ganhar R$4.000,00.

              De acordo com o tenente Santana, o caso está sendo investigado pela 4ª Delegacia de Polícia - Guará. Além dos documentos, foi encontrada uma máquina de clonar e fabricar cartões de crédito.


              A polícia acredita que o homem é líder de uma quadrilha de falsificadores. Os documentos em branco encontrados na casa são do estado de Goiás
              Um comparsa dele teria sido preso em Ceilândia-DF.

              Com Informações de: Metrópoles.

SÃO FRANCISCO DE SALES-MG - Helicóptero cai e piloto morre na zona rural

Informações preliminares são de que piloto estava sozinho na aeronave. Ocorrência está em andamento; Seripa se desloca para perícia e investigação.

               Uma pessoa morreu na tarde deste Sábado (170902) na queda de um helicóptero na zona rural de São Francisco de Sales-MG, no pontal do Triângulo Mineiro.

              De acordo com as informações iniciais da Polícia Militar - PM, moradores avisaram sobre a queda por volta de 15:30 horas, em uma área que pertence a uma fazenda perto da MG-255
              A ocorrência está em andamento.

              De acordo com a assessoria das Força Aérea Brasileira - FAB, uma equipe do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) já saiu do Rio de Janeiro rumo à São Francisco de Sales para iniciar o serviço de perícia e investigação.

              A princípio, o piloto, que não foi identificado, estaria sozinho. Nem a PM, nem a Aeronáutica possuem informações sobre o motivo da queda e o destino do helicóptero. 

              A polícia isolou o local do acidente até a chegada da equipe do Seripa III.

              Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - Os voluntários que se arriscam salvando vidas na 'rodovia da morte'

Grupo de socorro rodoviário atua em trecho crítico da BR-381, em Minas; profissionais abrem mão da família em dias de folga e tiram dinheiro do próprio bolso para ajudar desconhecidos.


               No km 423 da BR-381, em Caeté-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um grupo gasta o tempo livre do Domingo. Na mesa do restaurante Boi Bandido, uns jogam bingo, outros batem papo. No cantinho, um rapaz digita com os olhos atentos na tela do notebook.

               Parece uma cena qualquer de beira de estrada, mas não é - macacões laranjas, capacetes e botas altas do grupo dão a pista. Enquanto a maioria das pessoas busca diversão e paz aos finais de semana, ali todos são voluntários numa missão mais dura: salvar vidas em uma das rodovias mais perigosas do Brasil.

               A câmera instalada no capacete de Jefferson Batista, de 23 anos, mostra o desafio de um dia de trabalho do grupo. É março, e chove muito. Um carro está dentro de um barranco com três pessoas. Duas vítimas são obesas, e a equipe de Batista vai ao limite do esforço para retirá-las.

               Ao içarem o segundo ferido, dois carros batem de frente a 50 metros dali. Enquanto o time se divide entre as duas ocorrências, outra batida frontal com os veículos lotados mais adiante. 

"Esse dia exigiu muito, muito de nós"
               Relembra Batista.

               É uma situação frequente para os Anjos do Asfalto, grupo que desde 2004 se dedica ao trabalho voluntário de primeiros-socorros em um trecho de 100 km da BR-381, estrada conhecida como "rodovia da morte" pelo alto índice de acidentes.

               São 17 homens e seis mulheres de diferentes profissões: enfermeira, médica, taxista, empresário, repórter, bombeiro. Todos se revezam em equipes de sete pessoas, em plantões aos Domingos e feriados no trecho de pista única e cheio de curvas entre Barão de Cocais-MG e Belo Horizonte-MG.

               Em comum, todos têm o curso de primeiros-socorros e a disposição de ajudar desconhecidos de graça. E um papel fundamental: podem encurtar em até quatro vezes o intervalo até o primeiro atendimento, preparando o terreno até a chegada do SAMU ou do Corpo de Bombeiros, que não possuem bases próximas.


Transformando-se em 'anjo'

"Eu identificava o grupo pelo carro e pela roupa, sempre que tinha acidente ou batida"
               Conta Jefferson Batista, o "anjo" da câmara no capacete. O técnico de segurança do trabalho se recorda que costumava observar, quando criança, os voluntários uniformizados na estrada.

               Até o dia, já adulto, em que se viu obrigado a socorrer um acidente na mesma rodovia, enquanto viajava com os pais.

"Não tinha ninguém por perto e tive que usar técnicas que aprendi na autoescola e em meu curso técnico. 
Depois fiquei com aquela sensação de que poderia ter feito melhor"
               Conta.

               O rapaz correu atrás de mais conhecimento e concluiu 40 horas do curso de socorrista do Corpo de Bombeiros

"Assim que terminei o curso, entreguei meu currículo para o grupo. Queria fazer parte daquele time que durante toda minha infância vi salvar vidas na estrada."

               O serviço voluntário surgiu em 2004, diante da necessidade de atendimento rápido em trechos específicos da rodovia, sobretudo aos domingos, quando acidentes são comuns. Uma turma de amigos socorristas abriu diálogo com Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e SAMU e articulou a parceria.

               A logística funciona assim: os socorristas contam com rádios transmissores e ficam à espera de chamados da PRF, Bombeiros ou SAMU. Recebidos os informes de acidentes, deslocam-se em dois carros - uma Saveiro 2004 e um Palio 2005 - até o local do chamado, onde fazem o atendimento pré-hospitalar até a chegada das equipes de saúde.

               Quem banca os veículos são os próprios voluntários - com doações mensais de R$25,00 por cabeça para combustível - e pequenos patrocínios e parcerias.

               O dono do restaurante onde funciona a "base" do grupo, por exemplo, dá R$10,00 por dia de crédito em alimentação, e um hotel das imediações costuma fornecer refeições. Um provedor local de internet e uma cooperativa de caminhoneiros contribuem com R$1.800,00 mensais, que ajudam a pagar a prestação da Saveiro usada.

"Gostaria muito de ter um quarto disponível nos dias em que eles precisam dormir nos plantões"
               Conta o empresário Leonardo Alves, dono do restaurante, citando feriados movimentados como Carnaval e Semana Santa, quando os voluntários dormem por ali mesmo, dentro dos carros.

               Hoje os Anjos do Asfalto promovem uma campanha na internet para arrecadar R$50.000,00 para comprar uma ambulância e erguer um alojamento para os plantonistas, o sonho maior do grupo.


Perigo na estrada

               A BR-381, pode-se dizer, não é uma estrada para amadores. Canal de escoamento de produtos das regiões Sul e Sudeste até o Nordeste, a estrada registra alto volume de tráfego durante todo o ano.

               O "território" dos Anjos é uma rodovia de pista simples e sem barreira física entre as direções opostas. Apenas nos 110 km entre a capital mineira e a cidade de João Monlevade-MG, são cerca de 200 curvas. Não há acostamento em grande parte do percurso, o asfalto é precário em longos trechos e a sinalização é insuficiente.

               Aliados à imprudência de motoristas, esses fatores formam a receita conhecida de acidentes e mortes. Apenas no primeiro semestre de 2017, por exemplo, a PRF registrou 2.097 acidentes nos 562 km da rodovia, e um óbito a cada três dias - não há dados específicos do trecho BH-Barão de Cocais, atendido pelo grupo.

               A escolha dos voluntários envolve análise de currículo, teste prático e entrevista. 

"Sempre tem gente querendo entrar, mas somos bem criteriosos na escolha"
               Diz o enfermeiro Tiago Muzzi, de 38 anos, há nove no grupo.

               Jefferson Batista, o "camera-man" dos Anjos, por exemplo, passou seis meses de período probatório antes de poder vestir o macacão laranja que chamava sua atenção na infância.

               Nos domingos de trabalho, ele acorda às 7:00 horas para se juntar uma hora depois ao restante da equipe, moradores de cidades próximas a BH, como Caeté, Santa Luzia-MG e Ribeirão das Neves-MG.

               O ponto de encontro é um estacionamento de transportadora, já na BR-381, onde o grupo estaciona os carros após os plantões. Depois de verificar se está tudo certo com veículos e equipamentos, todos seguem até o km 423, onde se acomodam nas mesas do restaurante.

               Nos carros, há o material usado na primeira resposta aos acidentes. Cones, oxigênio, roupa para uso em incêndio e itens de primeiros-socorros - soro, agulhas e luvas - dividem espaço com ferramentas pesadas, como pá, alicate corta-frio, machado e desencarcerador, este para retirar vítimas de ferragens. 
               Todo o material foi doado.

               Quem observa o trabalho dos voluntários logo percebe a relação de respeito e parceria com a vizinhança da rodovia. Motoristas de carros e caminhões buzinam em sinal de aprovação e incentivo, e moradores das imediações também os procuram quando há necessidade de primeiros-socorros.

"Consideramos que são voluntários profissionais, pela atuação sempre responsável que ameniza um grande gargalo da saúde pública, que é o atendimento ágil e eficiente"
               Diz Wilton Silveira, chefe da unidade da PRF em Sabará-MG, no começo da BR-381.

               Antes de todo plantão, o grupo passa na sede da PRF mais próxima para sinalizar a presença. 

"Vamos lá pedir a benção"
               Brinca Jefferson.


Solidariedade

               Uma experiência pessoal também está por trás da história do empresário Claudio Bastos, de 51 anos, nos Anjos do Asfalto. A vontade de fazer o curso do Corpo de Bombeiros surgiu após um amigo ter sido atendido em um acidente por uma médica que vinha no carro de trás.

"Ali parei para pensar pela primeira vez na importância desse tipo de socorro"
               Conta.

               Claudinho, como é carinhosamente chamado pelo grupo, tem uma firma de sirenes para veículos especiais. Como socorrista, especializou-se na liberação de vítimas presas em ferragens - é também o motorista que ajuda a equipe a chegar aos locais com agilidade.

               A formação das equipes dos plantões leva em conta o ponto forte de cada integrante e uma divisão que deixe os times sempre completos.

"Temos uma médica no grupo, que está sempre disponível, mesmo à distância, para qualquer questionamento. Mantemos ao menos um enfermeiro e também uma pessoa boa com ferragens, condução de viaturas e direcionamento de helicóptero para pouso"
               Explica o bombeiro civil Edmar Freitas, de 36 anos, coordenador do grupo.

               Enquanto aguarda um chamado no restaurante, Thales Benício, de 23 anos, adianta no computador o trabalho "oficial" de Segunda-feira. Repórter policial em Itabira-MG, cidade onde vive, ele resolveu se tornar socorrista ao apurar acidentes para o portal em que trabalha.

"Algumas vezes, eu chegava antes mesmo dos Bombeiros ou do Samu. Um dia fui cobrir um acidente e eles estavam atendendo as vítimas. Fiz o curso porque achei que em algum momento precisaria colocar esse conhecimento em prática para salvar alguém"
               Conta.

               Na página dos Anjos do Asfalto no Facebook, é possível conhecer histórias do grupo e a campanha de doação de recursos para a nova ambulância e construção da sede. Por ali, não raro aparecem depoimentos de quem já foi atendido em momentos difíceis.

"Obrigada por lutarem pela vida das pessoas até o último suspiro"
               Comentou uma seguidora em uma foto da equipe reunida.

               Quando o domingo termina sem acidentes, o alívio predomina entre os voluntários. 

"Sabemos que o trabalho na BR é sem previsão. 
Às vezes somos surpreendidos no fim do dia por algum chamado"
               Diz Jefferson Batista.


               A lembrança volta ao domingo chuvoso de março em que um acidente ocorria após o outro. Nessas horas, afirma, o desafio maior é alinhar força física e psicológica para dividir funções, manter a calma e socorrer todos.

"Aqui aprendemos a ter esse pensamento lógico, de equipe. Aprendemos que a morte também deve ser vista como natural. Morrer é tão fácil. Somos tão frágeis,"
               Afirma o voluntário.

"Tudo vale a pena, porque saímos daqui com a sensação de dever cumprido"
               Completa o técnico em segurança, ao final de mais um domingo de trabalho.
               Este, comemoram os integrantes, sem ocorrências.


               Com informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS