PESQUISA NESTE SITE:

25 outubro 2019

UNAÍ-MG - Rotas do governador Romeu Zema pela cidade

Segundo o Governador Zema, essa é a possibilidade de solução de curto prazo para problemas que o Noroeste de Minas enfrenta na área da Saúde.


                O governador de Minas Gerais, Romeu Zema visitou Unaí-MG, nesta Quinta-feira (191024), chegando na cidade logo pela manhã, de helicóptero, sobrevoando a cidade e pousando, em seguida, no Colina Clube, sendo recebido pelo prefeito da cidade, vice-prefeito e alguns vereadores.

                Do Clube ele seguiu para as futuras instalações do Hospital do Câncer, que se encontra em construção.

                Depois seguiu até o Hospital Municipal de Unaí - HMU, onde o aguardava uma equipe dos servidores do próprio hospital, servidores da Secretaria de Saúde, e também da Gerência Regional de Saúde, e voluntários. 
                Prefeito, vice e presidente da câmara acompanharam a comitiva.

                Em seguida, logo após a visita ao HMU, o governador seguiu para um almoço oferecido por empresários e lideranças do setor produtivo do município de Unaí.

                Depois do almoço o governador Romeu Zema seguiu até as novas instalações da EMATER.

                No momento, a nova sede da EMATER foi inaugurada nesta data (191024), com a presença do Governador de Minas, Romeu Zema, prefeito Branquinho, Vice-prefeito Waldir Novais, alguns vereadores e lideranças da cidade.

                Em continuidade, Zema seguiu para a sede do Poder Legislativo, a Câmara Municipal de Unaí, onde esteve em reunião com os prefeitos da Região Noroeste de Minas, iniciando as 15:00 horas da tarde.

                Em seu pronunciamento, o governador destacou políticas públicas de sua gestão, com prioridade em resultados.

                O Prefeito Kenny, de Buritis-MG, e outros prefeitos da Região fizeram uso da palavra para fazer suas revindicações aos respectivos municípios. 

                O governador Zema fez destaque à saúde pública e apontou a possibilidade de intervenção à curto prazo, para amenizar o problema, a ampliação do Hospital Municipal de Unaí.

                Ao invés da construção de uma nova estrutura para um Hospital Regional, seria feita uma parceria para transformar o Hospital Municipal em regional, diminuindo assim os pesados custos com a saúde da população do Noroeste de Minas, que recaem sobre a Prefeitura Municipal de Unaí.

                Ainda, Romeu Zema seguiu no final da tarde até a APAE de Unaí, situada no Bairro Cachoeira, onde foi tratado de alguns assuntos.
                Por volta das 17:00 horas deu entrevista na rádio da cidade, finalizando assim, sua agenda em Unaí-MG.







                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

DISTRITO FEDERAL - Suspeitos de desviar R$240.000,00 do FAC são alvo de operação

Polícia Civil cumpriu quatro mandados de busca e apreensão. Investigação apura crimes de falsificação de documentos, fraude em licitação e peculato.


                Quatro suspeitos de desviar recursos do Fundo de Apoio à Cultura - FAC, do Distrito Federal, foram alvos da operação Dark Stage, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta Quinta-feira (191024).

                Segundo a força-tarefa, os investigados atuavam em grupo e usavam documentos falsos para fraudar licitações e, assim, ter acesso a recursos de editais (entenda abaixo).

                Até a publicação desta reportagem, quatro mandados de busca e apreensão haviam sido cumpridos em residências em São Sebastião-DF e no Paranoá-DF
                Ninguém foi preso.

                A operação apura os crimes de falsificação de documentos, fraude processual e peculato, desvio de dinheiro público por abuso de confiança.

                O grupo é suspeito de ter burlado pelo menos dois editais do FAC, entre 2010 e 2014, apresentando documentos falsos, especialmente os que informavam valores referentes a cachês de artistas, para garantir a aprovação de projetos.


                Além disso, os suspeitos são investigados por não terem executado dois eventos aprovados nos respectivos editais. Segundo a polícia, eles se apropriaram de R$240.000,00 da verba do fundo, destinado ao fomento da produção cultural no DF.

                O delegado Ricardo Uchôa, da Divisão Especial de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, que está à frente da operação, disse ao G1 que, dos quatro investigados, um é ex-diretor do FAC.

                O período em que o suspeito ficou à frente das atividades relacionadas ao fundo, porém, não foi informado. Os demais não trabalhavam na administração pública na época das fraudes.

                Ainda segundo Uchôa, o valor desviado pelo grupo pode ser ainda maior e a suspeita é de que outras pessoas também tenham participado dos desvios. 

"Estamos no começo das investigações. 
Isso é só a ponta do iceberg."

                A Secretaria de Cultura e Economia Criativa - SECEC informou que colabora com as investigações e que tem trabalhado para aprimorar os mecanismos de checagem da prestação de contas dos contemplados no FAC (veja nota completa ao final).

Mais irregularidades

                A Polícia Civil aponta outras irregularidades, administrativas e criminais, praticadas pelo grupo entre 2010 e 2014 em, pelo menos, dez editais do FAC e de administrações regionais do DF.

                Os dados foram levantados por uma auditoria especial da Controladoria-Geral do DF. Entre os desvios apurados estão contratações sem necessidade de licitação com "flagrante direcionamento de contratação", segundo as investigações.

                Também foram encontrados processos administrativos nos quais representantes de empresas supostamente concorrentes fraudavam propostas e valores, escolhendo previamente a vencedora de cada certame.

"Cada um ficava calçando a proposta do outro. Combinavam quem venceria a licitação da vez e deixam a proposta daquela pessoa mais vantajosa"
                Explicou o delegado Uchôa
                A suspeita é que essas empresas faziam parte do mesmo grupo criminoso.


'Dark Stage'

                O nome da operação, que significa "palco escuro", faz referência às irregularidades e crimes cometidos por trás dos palcos. As investigações são coordenadas pela Divisão Especial de Repressão à Corrupção, com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT.

O que diz a Secretaria de Cultura?

Em nota, a pasta informou:

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos, contribuindo com as investigações.

O Fundo de Apoio à Cultura - FAC é o principal instrumento de fomento à Cultura do Distrito Federal, que contempla anualmente centenas de projetos e ações em diversos segmentos. 

A SECEC tem trabalhado na construção de mecanismos eficazes para aferição da prestação de contas, e indicadores de medição de impacto social e econômico dos projetos a fim de garantir que este e outros mecanismos tenham pleno funcionamento dentro dos parâmetros legais.

                Ainda, é preciso esclarecer que o FAC tem papel fundamental na promoção da difusão cultural e da preservação do patrimônio e que possíveis irregularidades em projetos isolados não comprometem a relevância do Fundo para a Economia Criativa do DF."

                Com Informações de: G1.

BRASIL - O Dia do Dentista é comemorado hoje: 25 de Outubro

O Dia do Dentista Brasileiro é comemorado anualmente 
no dia 25 de Outubro.
 

                A data homenageia o profissional responsável pela saúde dos dentes e que, entre outras coisas, tem como função combater doenças, fazer remoções, restaurações, cirurgias e limpezas dentárias

                Por tudo isso, em 25 de Outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal.


Origem do Dia do Dentista no Brasil

                A escolha desta data para o Dia do Dentista é uma comemoração à criação do curso de Odontologia no país.

                O Decreto de Lei nº 9.311, de 25 de Outubro de 1884 criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.

                Mais tarde, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista.

Mensagens para o Dia do Dentista


"Entre um dentista e um vendedor de doces, consulte primeiro o dentista, porque ele tem a solução para a sua boca e assim a sua língua celebrará com gratidão as coisas mais doces da vida."
(Helgir Girodo)

"Que as suas mãos consigam, cada dia mais fazerem as pessoas sorrirem. Parabéns pelo seu dia!"

"Produzir um sorriso é multiplicar a felicidade. Parabéns para todos os Dentistas do Brasil!"

Dia Mundial do Dentista

                O Dia Mundial do Dentista é comemorado dia 03 de Outubro.

                A data surgiu em decorrência da criação do primeiro curso de formação para odontólogos, em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos da América.

                Com Informações de: G1.

SÃO FRANCISCO-MG - Casal de idosos morre carbonizado em incêndio dentro de casa

Segundo a Polícia Militar, chamas atingiram o quarto onde as vítimas dormiam e a suspeita é de que o incêndio foi provocado por causa de uma vela.


                Um casal de idosos morreu carbonizado durante um incêndio dentro de casa na zona rural de São Francisco-MG, no Norte de Minas, na madrugada desta Quinta-feira (191024). Segundo informações da Polícia Militar, as chamas atingiram o quarto onde os dois dormiam.

“A suspeita é de que eles deixaram uma vela acesa e essa vela caiu, incendiando o local. Dentro do quarto tinha uma máquina antiga de costura e tudo indica que o fogo começou nessa máquina. Em cima dela, encontramos restos de tecidos, um isqueiro e uma vasilha de plástico”
                Explicou o sargento da Polícia Militar, Diogo Geordane Magalhães de Azevedo.

                O fogo destruiu todos os móveis do quarto e o telhado desabou. 

“Quando chegamos no local, os vizinhos já estavam apagando as chamas e depois visualizamos pela janela, os dois corpos carbonizados. 

Foi uma cena muito comovente, por ser um povoado pequeno todas os moradores conheciam as vítimas e ficaram muito comovidos. 
Eles relataram que o casal não tinha nenhuma inimizade”
                Conta o sargento.

                A perícia da Polícia Civil foi acionada e os corpos de Joaquina Gonçalves de Souza, de 67 anos, e Leonardo de Bellis Netto, de 79 anos, foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Januária-MG
                O caso será investigado pela Polícia Civil.

                Por telefone, um tio da idosa disse ao G1 que acredita que eles ascenderam a vela dentro do quarto porque estava chovendo forte durante a madrugada e relampejando. Joaquim Francisco de Souza contou também que os filhos das vítimas moram em São Paulo e eles não tinham residência fixa em São Francisco

“Eles ficavam alguns dias aqui e depois iam para São Paulo, onde eles têm casa e ficavam perto dos filhos. Os dois tinham chegado na região há cerca de oito dias”
                Disse.

                Segundo ele, a família ainda não decidiu se os corpos serão enterrados em São Paulo ou em Minas Gerais.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS