PESQUISA NESTE SITE:

13 agosto 2020

UNAÍ-MG - Audiências de conciliação atingem 100% de acordos

Marco inédito foi alcançado durante sessões no Juizado Especial. Para a juíza Fernanda Laraia Rosa, do Juizado Especial de Unaí, o aumento do número de acordos revela maior conscientização sobre os benefícios da conciliação.


               O Juizado Especial da Comarca de Unaí-MG está celebrando um marco inédito: durante as audiências de conciliação virtuais realizadas na última Terça-feira (200811), a unidade jurisdicional alcançou 100% de acordo entre as partes.

"Em virtude da pandemia de Covid-19 e da alteração na Lei 9.099/95, a Lei dos Juizados Especiais, em seu artigo 22, parágrafo 2º, iniciamos a realização de audiências de conciliação virtuais no último mês de Maio"
               Conta a juíza Fernanda Laraia Rosa, titular do Juizado Especial.

               Dentro dos princípios de informalidade, simplicidade e oralidade que norteiam os Juizados Especiais, e visando também à efetividade, celeridade e economia processual, as partes foram intimadas e concordaram com a realização das audiências de forma virtual, por meio de ligação de vídeo, via aplicativo WhatsApp.

               De acordo com a magistrada, no início, houve pouca adesão, por se tratar de uma inovação, que exigiu a adaptação de todos. Mas, com o tempo, a prática das sessões de modo remoto revelou-se exitosa, com retorno positivo dos jurisdicionados e dos advogados. 

"Assim, houve um incremento no número de conciliações semanais"
               Conta, indicando que, desde Maio, já foram realizadas 87 audiências.

               Apenas no último dia 11 de Agosto, foram 11 as sessões de conciliação virtuais realizadas. Os processos tratavam de assuntos diversos, como direito do consumidor e cobrança de dívida entre particulares e entre microempresas. 
               Todas as sessões resultaram em acordo entre as partes.

"Acredito que o aumento na composição é oriundo de uma maior conscientização da sociedade acerca dos benefícios da conciliação, bem como de uma maior predisposição das pessoas para o diálogo"
               Avalia a magistrada.

               Além desses aspectos, a juíza titular do Juizado Especial de Unaí destaca que "a condução dos trabalhos por conciliadores devidamente capacitados e vocacionados também influencia de maneira positiva na realização da pacificação social".


Instrumento efetivo

               Na avaliação da juíza, a fim de enfrentar o expressivo aumento no número de processos distribuídos a cada ano, no Judiciário mineiro, "entre os diversos princípios previstos na Lei 9.099/95, o que demanda maior atenção, por ser o instrumento mais efetivo, é a conciliação".

               A magistrada destaca que a autocomposição traduz "avanço social", uma vez que...

"denota o amadurecimento da sociedade, principalmente por demonstrar que as partes são aptas a ceder um pouco para propiciar harmonia no seio social. Não foi por acaso que a Lei 9.099/95 incluiu em seu artigo 2º a conciliação como um de seus fundamentos e finalidade maior"
               Observa.

               A disseminação e o fortalecimento das práticas autocompositivas, em especial a conciliação e a mediação, são um dos focos da gestão do Tribunal estadual mineiro para o biênio 2020/2022.

               As práticas estão alinhadas à missão institucional do Judiciário de Minas: 
"Garantir, no âmbito de sua competência, a prestação jurisdicional com qualidade, eficiência e presteza, de forma a atender aos anseios da sociedade e constituir-se em instrumento efetivo de justiça, equidade e promoção da paz social".

Ações estratégicas

               Com os olhos nessa missão e também na visão de futuro do TJMG, ser reconhecido pela coletividade pela excelência de sua atuação, a atual gestão, sob o comando do presidente Gilson Soares Lemes, lançou, ainda nos primeiros dias após a posse dos novos dirigentes da Casa, o Programa Justiça Eficiente - PROJEF.

               Objetivando dotar o TJMG de maior eficiência, celeridade, governança, contemporaneidade e agilidade na prestação jurisdicional, e visando nortear o aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária no estado, o PROJEF estabeleceu 15 projetos estratégicos, alguns deles com foco exatamente nos métodos autocompositivos.

               Trata-se de um investimento na cultura da paz e do diálogo. Com a autocomposição, as partes assumem o protagonismo na resolução de seus conflitos. Os acordos, uma vez alcançados e homologados pela Justiça, têm valor de sentença.

               Entre as ações que receberão especial atenção do PROJEF está a implantação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSCS em todas as comarcas mineiras e a realização de mutirões de conciliação.

               Com Informações de:
TJMG - UNAÍ-MG.

URUCUIA-MG - Polícia Militar desencadeia operação para cumprir 12 mandados de busca e apreensão


                 Os policiais militares do 28º BPM em cumprimento a determinação do poder judiciário da Comarca de Arinos-MG, desencadearam a operação para cumprir 12 mandados de busca e apreensão. 
                 A ocorrência foi desencadeada nesta Quarta-feira (200812). 

                 A operação foi comandada pelo Tenente Tharley com a participação de 40 policiais militares do policiamento urbano e rodoviário das cidades de Arinos, Buritis-MG, Uruana de Minas-MG, Unaí-MG e Urucuia-MG, os quais compareceram a diversos endereços na cidade.


                 Em decorrência da operação, dois homens de 18 e 33 anos foram presos e um adolescente em conflito com a lei de 17 anos foi apreendido pelo envolvimento em crimes de tráfico ilícito de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Um rapaz de 25 anos também foi preso, em seu desfavor um mandado de prisão pelo cometimento de crime de homicídio. 

                 Foram apreendidos uma garrucha de fabricação artesanal de calibre indefinido, cinco buchas de substância análoga a maconha, três porções de substância semelhante à cocaína, três telefones celulares, um caderno contendo a contabilidade do comércio ilícito de drogas, um rolo de plástico filme, uma lâmina de barbear com resquícios de drogas e R$104,00 em dinheiro.

                 Os três presos e o adolescente apreendido foram encaminhados juntamente com o material ilícito encontrado para a Delegacia de Polícia Civil de Arinos, para as demais providências previstas em lei.


”POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 245 ANOS: 
NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA.” UMA POLÍCIA SOLIDÁRIA.

                 Com Informações de
PMMG - URUCUIA-MG.

UNAÍ-MG - Casos da Pandemia Continua aumentando na cidade, óbitos atinge o número de 30 Casos


                No Boletim Pandemiológico divulgado nesta tarde de Quinta-feira (200813), traz dados alarmantes da pandemia na cidade de Unaí-MG, no Noroeste de Minas Gerais. O numero de Casos suspeitos ultrapassou os sete mil, óbitos atinge numero de 30 Casos e ao numero de Casos Positivos são registrados 1578 Casos.
                O pior de tudo é que os números de Curados e descartados estão estáticos.

Dados registrados nas últimas 24:00 horas

                386 novos Casos de Suspeitos,                 026 novos Casos de Positivos,
                003 novos Casos de Curados,
                002 novos Casos de Óbitos.

                Não houve registros para Casos Descartados nas últimas 72:00 horas. O total do mês de Agosto, continua sendo 59.

                Diante deste quadro, só aumenta o número de pessoas que estão em tratamento constante, aglomerações nos postos de saúde, hospital e postos de atendimentos da Covid-19
                O atendimento tem piorado muito nos últimos dias.

                Nesta data estive no Posto de Atendimento montado no Parque de exposições, em busca de tratamento, e fui atendido por uma recepcionista na entrada, que após breve triagem e entrevista, me encaminhou para o Dr. Juliano Machado. 
                Fui muito bem atendido por ambos.

                Mas apesar de todo bom atendimento, pude notar claramente que o caso por lá é empurrar o paciente para adiante. Eles só atende mesmo a pessoa que está com os sintomas a mais de dez dias, e a menos de 14 dias. Passou de 14 dias são considerados "curados", não importa os sintomas que o paciente informa.
                No meu caso, com falta de ar, grande dificuldades para respirar, e mesmo assim, fui descartados radicalmente, porque afirmei que já tenho esse problema a cerca de 30 dias.                 Fui encaminhado para o PA, com um pedido de Tomografia torácica.

                No Pronto atendimento o caso é bem diferente. Demorado, mau atendimento, chama para triagem, volta para a sala de aglomerações e ali é só esperar... 

                Não havia muitos pacientes assim, mas mesmo com poucas pessoas no ambiente, fazem os pacientes não emergentes esperar, mesmo não havendo pacientes com emergências ou urgências, esperei por quase duas horas, para ser atendido por uma médica que ao invés de me atender com o pedido de tomografia, foi me consultar e dizer que estou com rinite alérgica.                Diante deste diagnóstico, foi prescrever quatro ou cinco medicamentos destinados ao tratamento da suposta "Rinite Alérgica".
Basta olhar para mim que percebe que não tenho nada disso.

Rinite alérgica:

                FONTE:
Hospital Israelita A. Einstein

Os sintomas de Rinite Alérgica incluem
                Espirros, Coriza (Corrimento nasal), olhos vermelhos, lacrimejantes e que coçam.
                As pessoas com rinite alérgica também 'podem ter':

Dores locais                 Nos ouvidos, no rosto, nos seios (mulheres) Paranasais,

No nariz:
                Congestão, nariz escorrendo, perda de olfato, vermelhidão, espirros, gotejamento pós-nasal ou nariz entupido.

Nos olhos
                Coceira, olhos inchados, olhos marejados ou vermelhidão.

No sistema respiratório:
                Respiração pela boca ou respiração sibilante.

Também é comum:
                Catarro, coceira, dor de cabeça, fadiga, irritação na garganta ou tosse.

Os sintomas que estou sentindo:

                Falta de ar, Respiração difícil, Cansaço, dores de cabeça, tosse seca,
as vezes até tontura. Somente isso, e somente a noite após deitar, com exceção da tosse, que ocorre a tardinha a noite e pela manhã.                Nenhum outro sintoma, nem mesmo destes descritos para rinite alérgica, jamais tive. mas a médica insiste em querer me tratar, prescrevendo medicamentos para curar de Rinite alérgica, e com isso, interrompendo e evitando de todas as formas o meu tratamento, negando e dificultando-me de fazer a tomografia.

A medica

                Drª Kamila Ferreira Cunha, 
                
CRM-MG 77741

                Ela saiu do PA e foi para a rua, e não quis marcar a Tomografia, e ainda impediu de que fosse feito o pedido, anteriormente solicitado pelo médico dr. Juliano, e ainda sujou minha ficha, por ter falado que não iria aviar sua receita que era destinado a cura da suposta rinite alérgica, receita tal que também não foi me entregue. E usou o receituário para descrever a seguinte informação:
"paciente deseja fazer tomografia de tórax,
Relata que não pode fazer uso de medicação, porque não gosta"


Conclusão:                Voltei para casa após as 13:30 horas sem fazer nada! O pedido que tinha em mãos, foi-me tomado pela "Enfermeira chefe", e nem mesmo ele eu tenho. Tenho muita necessidade de prosseguir com meus tratamentos, estou muito enfermo, e o momento não é de ficar indo a hospitais, postos de saúde, pra nada! 
                Preciso de um bom advogado.

Gráficos atualizados nesta Data; Quinta-feira (200813).








REGISTROS PANDEMIOLÓGICOS UNAIENSES - UNAÍ-MG - 200813


BOLETIM PANDEMIOLÓGICO UNAIENSES - 200813


                UNAIENSES - Jisohde - 208132045.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS