PESQUISA NESTE SITE:

20 fevereiro 2020

RECANTO DAS EMAS-DF - 'Bispo' evangélico é preso suspeito de abusar sexualmente de fiéis, diz Polícia Civil

Prisão foi no estacionamento do Aeroporto Internacional de Brasília. Segundo investigação, 'vítimas são crianças, adolescentes e jovens até 21 anos'. G1 tenta localizar responsáveis pelo templo.


                 A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, nesta Quarta-feira (200219), um homem suspeito de abusar de fiéis de uma Igreja Evangélica no Recanto das Emas-DF
                 Conforme a investigação, as vítimas são crianças, adolescentes e jovens com até 21 anos.

                 De acordo com o delegado Pablo Aguiar, da 27ª Delegacia de Polícia, o homem se intitulava "bispo" do templo religioso para cometer os crimes. 
                 O nome do suspeito, que tem 40 anos, não foi divulgado.

                 Ele foi detido no estacionamento do Aeroporto Internacional de Brasília, quando chegava de uma viagem de Foz do Iguaçu-PR
                 O G1 tenta localizar os responsáveis pelo templo.

                 A prisão é preventiva, por tempo indeterminado. Conforme o delegado, as vítimas são todas do sexo feminino e faziam trabalho voluntário na igreja.

"Ele conseguia ludibriar as famílias das vítimas para abusar das fiéis. 
Os abusos aconteciam dentro da igreja."


'Tratamento com óleo ungido'

                 Um dos crimes ocorreu em 2017, no Recanto das Emas. Segundo a polícia, uma adolescente, de 13 anos, foi pedir conselhos ao religioso, em relação a sexualidade dela. O auto-intitulado "bispo" propôs um tratamento, relata o delegado Pablo Aguiar.

"O tratamento consistia em passar um óleo ungido pelo corpo e nas partes íntimas das meninas."

                 A vítima contou que o religioso a buscava em casa. A justificativa era a necessidade de ir à igreja mais cedo para resolver questões relacionadas ao culto. Mas, ao chegar, ele cometia os abusos, disse a adolescente aos policiais.

                 A menina afirmou ainda que o homem pediu fotos dela nua, para ele "orar no monte". Após 2 anos, quando começou a apresentar problemas psicológicos, a garota contou aos pais sobre os abusos.

"Foi essa família que procurou a delegacia"
                 Aponta Aguiar.

Histórico de abusos sexuais

                 De acordo com o delegado Pablo Aguiar, o religioso negou o crime e contou que comanda oito igrejas no Distrito Federal. Mas, conforme a investigação, o suspeito tem histórico de abusos sexuais.

"Ele chegou a ser condenado duas vezes e foi absolvido outras duas."

                 No Recanto das Emas, o auto-intitulado bispo foi indiciado por estupro de vulnerável. Já em Goiânia-GO, em 2013, ele foi condenado a 7 anos e 10 meses também por estupro de vulnerável.

                 Em 2016, o suposto religioso cometeu outro crime de violência sexual e foi condenado a 4 anos e 8 meses em regime semi-aberto, no Distrito Federal.

                 Com Informações de: G1.

SÍRIA - Bombardeios incessantes provocam êxodo em massa no norte

Regime de Assad tenta recuperar terreno no último grande reduto de rebeldes, fazendo centenas de milhares de pessoas fugirem, num movimento de proporções inéditas no país em guerra.


                Dois meses após a retomada de sua ofensiva para recuperar o controle da Região de Idlib, o regime sírio de Bashar al-Assad bombardeia de forma incessante o último grande reduto de jihadistas e rebeldes em seu país, o que causou o êxodo de quase um milhão de pessoas.

                A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a chilena Michelle Bachelet, disse nesta Terça-feira (200217) estar "horrorizada" com a violência no Noroeste da Síria e exigiu "corredores humanitários" para facilitar a passagem de civis em segurança.

                Com os combates e ataques conduzidos pelo regime de Assad e seu aliado russo, cerca de 900.000 pessoas fugiram da Região de Idlib e arredores desde 1º de Dezembro, a grande maioria mulheres e crianças, informou a ONU na Segunda-feira, reiterando seu apelo por um cessar-fogo.

                Esse êxodo é inédito desde o início da devastadora guerra na Síria em 2011, que já deixou mais de 380.000 mortos e milhões de deslocados.


                Os civis em fuga "estão traumatizados e são forçados a dormir ao ar livre com temperaturas congelantes, já que os campos (de refugiados) estão lotados", disse o vice-secretário-geral para Assuntos Humanitários da ONU, Mark Lowcock, em comunicado.

"As mães queimam plástico para aquecer seus filhos. 
Bebês e crianças pequenas morrem de frio"
                Lamentou.

                As famílias mais sortudas encontram um lugar nos acampamentos informais para deslocados, onde dezenas de milhares de pessoas tentam sobreviver em condições insalubres. As outras passam a noite em seu veículo ou montam uma barraca improvisada no meio dos acampamentos.

                Quase diariamente na província de Idlib e arredores, as estradas são invadidas por caminhões e carros carregados com os pertences daqueles que fogem para a fronteira com a Turquia, disseram correspondentes da AFP.


Escolas e hospitais bombardeados

"A violência no Noroeste da Síria é cega"
                Disse Lowcock

"Instalações de saúde, escolas, áreas residenciais, mesquitas e mercados estão sob ataque"
                Acrescentou.

                Mas o regime não parece disposto a interromper sua ofensiva, apesar dos pedidos de cessar-fogo, depois que suas forças, ajudadas pela Rússia, Irã e Hezbollah libanês, recuperaram o controle de 70% do território sírio

                Assad alertou na Segunda-feira que continuará a ofensiva. 

"A batalha pela libertação das províncias de Aleppo e Idlib continua"
                Disse ele.


                Os jihadistas do grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS, antiga facção síria da Al-Qaeda) dominam mais da metade de Idlib, bem como áreas nas províncias de Aleppo, Hama e Lataquia, onde outras facções jihadistas também operam, além de grupos rebeldes.

                Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos - OSDH, mais de 380 civis morreram desde meados de Dezembro na ofensiva.

                As forças do governo estão atualmente concentrando suas operações no Oeste de Aleppo, informou o OSDH, relatando ataques aéreos russos nesta Terça-feira no Oeste dessa província e em setores de Idlib.

                As forças do regime tentam avançar "na direção da montanha Sheikh Barakat", que domina vastas regiões no Oeste de Aleppo e Norte de Idlib, perto da fronteira com a Turquia, segundo o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.


                Rahman ressalta que, se o regime tomar Sheikh Barakat

"os campos de deslocados que abrigam dezenas de milhares de pessoas poderão ficar ao alcance de sua artilharia".

                No Domingo, as forças do governo, com o apoio da força aérea russa, reconquistaram localidades próximas à cidade de Aleppo, repelindo os ataques de jihadistas e rebeldes, que dispararam foguetes.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - A Prefeitura Municipal muda os horários de atendimento dos agentes de Saúde para atender população


                Os Agentes de Combate a Endemias - AGE, que trabalham em Unaí-MG, de Segunda a Sexta-feira, das 07:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, terão seus horários de trabalho modificados a partir da Segunda-feira (200302). 

                Nas Terças e Quintas-feiras, os Agentes passarão a trabalhar das 09:00 às 13:00 horas e das 15:00 às 19:00 horas. 

                Como a maioria dos moradores trabalham, a mudança de horário dos agentes visa encontrar os moradores em casa em horários alternativos: na hora do almoço e logo quando chegam a casa, provenientes do trabalho. 

                A Secretaria de Saúde de Unaí - SESAU pede à população que atenda bem os agentes, porque essas modificações estão sendo feitas para beneficiar a população, no sentido de melhor combater a Dengue na cidade.

"Achamos por bem mudar o horário de trabalho dos agentes, porque no horário atual eles não estão conseguindo achar o morador em casa. Isso porque o horário de trabalho dos agentes e moradores está coincidindo"
                Justifica a coordenadora de Epidemiologia da SESAU, Adriane Araújo

                Ela ressalta que o morador já se acostumou com o horário de trabalho dos agentes e poderia estranhar a chegada deles nas residências em horários diferentes, a partir de (200302).


Bairros mais afetados

                O combate à Dengue está mais intenso nos bairros onde há o maior número de casos positivos, pessoas acometidas:

                Bairro Cachoeira (parte),
                Bairro Centro
                Bairro Primavera
                Bairro Cidade Nova
                Bairro Sagarana
                Bairro Santa Luzia,
                Bairro Riviera Park
                Nessas áreas, os agentes de combate a Dengue estão fazendo o bloqueio com inseticida nos quintais das casas e arredores, cobrindo todo o quarteirão.

                Adriane Araújo alerta, porém, que de nada adianta o agente borrifar inseticida no quarteirão onde há casos de pessoas doentes, fazendo o bloqueio, se os criadouros de larvas não forem eliminados. 

"O inseticida só atinge o mosquito adulto, pronto para voar. Mas se tiver água parada, larvas vão virar mosquito em poucos dias, e assim o ciclo vai continuar"

                O mosquito da Dengue não realiza voos longos, ficando sempre na mesma região.

Atendimento nas Unidades
                Em Unaí, nesses dois primeiros meses do ano, a SESAU notificou 648 casos suspeitos de Dengue e 180 já foram confirmados por exames.

Os Sintomas são

                Febre alta, 
                Dor de cabeça forte, 
                Dor atrás dos olhos, 
                Manchas e coceiras na pele, 
                Dor no corpo e articulações, 
                Fraqueza,
                Cansaço, 
                Perda do paladar e Apetite, 
                Náusea, 
                Vômitos, 
                Tontura. 

                Se a pessoa tiver um ou mais desses sintomas, deve procurar o ESF de referência. Caso não seja referenciado na Estratégia de Saúde da Família - ESF, deve procurar a Central de Regulação.

                A Regulação encaminhará a pessoa para a Policlínica, onde há um médico de referência no atendimento à Dengue, para quem não possui cobertura do ESF. A pessoa com suspeita de Dengue não deve procurar diretamente o Pronto Atendimento -PA do Hospital Municipal de Unaí - HMU, que deve ser procurado nos dias e horários em que não há atendimento nas unidades básicas, Sábados, Domingos, Feriados e à noite.


                O paciente deve buscar também o PA em casos de urgência e emergência, no caso da Dengue quando o paciente apresentar sinais que classificam os grupos de alarme ou de choque, ou os sintomas mais graves produzidos pela doença. 

                A situação do paciente é classificada pelos profissionais de saúde, e o tratamento e acompanhamento ministrado conforme a classificação.

LEIA MAIS SOBRE A DENGUE EM UNAÍ-MG, NO UNAIENSES:

Matéria: 15193 - 200121 = AQUI.
Matéria: 15307 - 200127 = AQUI.
Matéria: 15489 - 200208 = AQUI.
Matéria: 15569 - 200213 = AQUI.
Matéria: 15658 - 200220 = ESTA.

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

BURITIS-MG - Passageiro de ônibus é preso portando drogas tipo Crack e maconha


                Durante Batida Policial realizada nesta Quarta-feira (200219), por volta das 11:11 horas, na Vila Serrana, em Buritis-MG, foi feito a abordagem de ônibus que fazia o itinerário Brasília-DF a Buritis-MG.

                Durante a busca pessoal, foi encontrado com um passageiro, de 40 anos, um invólucro contendo cinco pedras de crack e um contendo um tablete de maconha.

                O autor foi preso juntamente com a droga apreendida e conduzido à delegacia para demais providências.

                Com Informações de:
PMMG - BURITIS-MG.

BRASÍLIA-DF - Cratera com 5 metros de profundidade se abre em gramado do setor de embaixadas

Defesa Civil interditou local. 
Segundo NOVACAP, 'rede de águas pluviais se rompeu' causando erosão.


                 Parte do gramado do Setor de Embaixadas Sul - SES, em Brasília-DF, foi interditado nesta Quarta-feira (200219). Um buraco, com cerca de 5 metros de profundidade, que se abriu no meio da Quadra 805 Sul.

                 De acordo com a Defesa Civil, a área foi interditada no fim da tarde de Terça-feira (200218). O órgão informou que a cratera tem medida aproximada de 4 metros de largura por 3 metros de comprimento, além dos 5 metros de profundidade.

                 Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - NOVACAP, uma rede de águas pluviais se rompeu, causando a erosão. 


"Equipes foram ao local para fazer os reparos"
                 Informou o órgão.

                 O buraco é próximo à Embaixada da Índia.

                 Com Informações de: G1.

PATROCÍNIO-MG - Aeronave de pequeno porte sofre acidente em fazenda e piloto morreu no local

Segundo os bombeiros, a vítima era natural de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A Anac informou que a aeronave estava apta para realizar operações.


               Uma aeronave de pequeno porte, de insumos agrícolas, foi encontrada no começo da tarde desta Quarta-feira (200219) em uma fazenda no Km 505 da BR-365, em Patrocínio-MG

               Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto de 31 anos morreu no local. Ainda não se sabe se a aeronave caiu ou se fez um pouso forçado.

               Ainda conforme os militares, a vítima era natural de Montenegro-RS, no Rio Grande do Sul. As equipes responsáveis por atenderem a ocorrência já foram acionadas, além dos peritos.

               O G1 entrou em contato com o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos - SERIPA, que relatou estar em fase de coleta de mais informações sobre o acidente para poder abrir procedimento.

               O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, que também foi até o local, confirmou a morte da vítima.

Aeronave e piloto

               Segundo informações do Registro Aeronáutico Brasileiro - RAB, a aeronave, fabricada em 1990, foi comprada em janeiro de 2020. A Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC informou por telefone que quanto a registros, a aeronave estava apta para realizar operações.

               De acordo com os dados do registro na ANAC, a empresa Fenner Aviação Agrícola era a responsável pela operação. O G1 tentou contato com a empresa tanto através do telefone quanto do e-mail da empresa disponíveis no site e até a última atualização desta reportagem não havia retorno.

               O G1 não conseguiu, até a última atualização desta reportagem, mais informações acerca do registro do piloto.

               Com Informações de: G1.

CEILÂNDIA-DF - Polícia apreende 1,4 tonelada de maconha que seria vendida durante o carnaval

Droga iria para região de Ceilândia. 
Quatros homens foram presos por tráfico interestadual de drogas.


               A Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu nesta Terça-feira (200218), cerca de 1.400 quilos de maconha. De acordo com o delegado Rogério Henrique Oliveira, da Coordenação de Repreensão às Drogas - CORD, a maconha seria distribuída entre traficantes da Região de Ceilândia-DF.

"Essa droga tinha como destino a cidade de Ceilândia. Era fruto de um consórcio de traficantes e iria abastecer o carnaval aqui do DF."

               Quatro homens foram presos, em Quirinópolis-GO, por tráfico interestadual de drogas. Segundo o delegado, a droga saiu de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Investigação

               O grupo começou a ser investigado há dois meses pela CORD com o apoio da Polícia Civil de São Paulo e de Mato Grosso do Sul
               Os suspeitos passaram a ser monitorados.

               Até a última atualização desta reportagem, os quatro homens continuavam presos na carceragem do Departamento de Polícia Especializada - DPE.

               Com Informações de: G1.

UNIVERSAL - Lua passará em frente a Saturno nesta quinta-feira (20)

Satélite natural também passou a frente de Marte e Júpiter nos dois dias anteriores.


                Nesta Quinta-feira (200220), será possível testemunhar um evento astronômico bastante intrigante: a Lua se aproximará de Saturno. Após a Lua de Neve, a primeira super-lua de 2020, este é o próximo fenômeno envolvendo o nosso satélite natural. 

                Anteriormente, nos dias 18 e 19 de Fevereiro, foi possível ver a Lua passando à frente de Marte, fenômeno que foi observado por moradores da América do Norte, e Júpiter, visto da Antártica. O evento registrado é chamado de 'Ocultação pela Lua', e ocorre quando o astro passa à frente de outro. Um bom exemplo disso é o eclipse solar, quando a Lua passa pelo Sol.

                Mesmo com algo parecido ocorrendo com outros planetas, não significa que poderá ser visto de qualquer lugar. No caso de Saturno, veremos apenas uma aproximação da Lua, evento que é conhecida como Conjunção. O "eclipse" do planeta, infelizmente, poderá ser visto apenas de fora da Terra

                Será possível acompanhar a aproximação a olho nu, no entanto, para vê-lo com mais clareza, é necessário a utilização de um telescópio ou um excelente par de binóculos? isso, para quem acordar bem cedo.

                Para César Fuentes, astrônomo do Centro de Astrofísica e Tecnologia Relacionados, o acontecimento se trata de um fenômeno "não tão comum, porque o período de órbita de Marte, Júpiter e Saturno são extensos", isso impediria que eles estivessem posicionados de forma que a Lua passasse por cada um deles em dias seguidos.

                Para mostrar a posição que cada planeta vai estar da Lua, a Associação de Astronomia Salvadorenha divulgou uma imagem que detalha como será a visualização de cada um dos fenômenos do ponto de vista de El Salvador, na América Central.

                Vale lembrar que essa é apenas uma ilustração para mostrar como o fenômeno deve ocorrer. A posição de cada um dos planetas, bem como sua visualização é alterada de acordo aos diferentes locais do globo.

                Infelizmente, como informado, os eventos envolvendo Marte e Júpiter já ocorreram. No entanto, Saturno ainda pode ser visto bem próximo da Lua no período que antecede a manhã desta Quinta-feira.

                Com Informações de: Olhar Digital.

UBERLÂNDIA-MG - Caminhão perde freios e desvia de veículos em descida na BR-050

Caminhoneiro disse que veículo perdeu os freios e chegou a 200 km/h. Ele transportava 13 toneladas de sacola, além da esposa e o filho. Ninguém se feriu.


               Um caminhoneiro precisou fazer manobras arriscadas depois que o veículo que ele dirigia perdeu os freios em uma descida da BR-050 entre Uberlândia-MG e Araguari-MG. O fato foi filmado por uma pessoa que trafegava na pista nesta Terça-feira (200218).

               As imagens mostram o caminhão-baú com pisca-alerta ligado, desviando de carros e caminhões, e quase tombando nas curvas. O veículo chegou a passar sobre a ponte do Rio Araguari e, quando começou a subida, ele parou. 
               Nele, além do motorista, estavam a esposa e o filho; ninguém se feriu.

               Sidnei Pereira é quem estava ao volante. Ele saiu de São Paulo carregado com 13 toneladas de sacolas plásticas com destino a Brasília-DF.

“O sistema de freios parou de funcionar na descida. Liguei o pisca-alerta e comecei a gesticular para que os motoristas evitassem me ultrapassar e também pedindo que os carros à frente abrissem espaço”
               Contou.

               O caminhoneiro percorreu cerca de seis quilômetros sem freios e acredita que tenha atingido mais de 200 km/h
               Ele relembrou o momento de mais emoção.

“Me apavorei quando vi um carro na minha frente, na faixa do lado esquerdo, e do lado direito tinha uma Kombi. Não sei como eu consegui passar pelos dois veículos sem bater em nenhum”.

               Nas imagens é possível ver o momento de tensão. O caminhoneiro, que está há 31 anos na estrada, também disse que a esposa o acompanhava na viagem. 

“Foi por Deus mesmo. Minha esposa me manteve firme. Teve um momento que pensei em jogar o caminhão contra um barranco, mas ela me acalmou e logo vimos uma subida na estrada”
               Afirmou.

               O vídeo feito por uma pessoa que também trafegava pela rodovia foi compartilhado pelas redes sociais. Sidney disse que assistiu e se emocionou. 
               Nesta Quarta-feira (200219) ele ainda estava em Araguari aguardando os reparos nos freios do caminhão para seguir viagem.

“Foi a primeira vez que passei por um sufoco desse. 
Tem que ter muita fé em Deus e confiar que vai dar tudo certo”
               Finalizou.

               Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Polícia Civil prende babá suspeita de tentar matar criança de 3 anos com remédio de tarja preta

Na casa dela, na Região Centro-Sul, a polícia apreendeu vários medicamentos.


                A Polícia Civil prendeu uma babá de 43 anos em Belo Horizonte-MG, nesta Quarta-feira (200219), suspeita de tentar matar uma criança de 3 anos com remédio de tarja preta.

                Além da prisão temporária, a polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa dela, na Região Centro-Sul.

                Segundo a polícia, no local foram apreendidos vários medicamentos.

                Mais informações serão repassadas pela Polícia Civil à imprensa nesta tarde.


                Com Informações de: G1.

CHINA - Já são mais de 2.000 mortes por coronavírus e 74.200 casos confirmados

Fora de Hubei, a província considerada epicentro da epidemia, os novos casos de Covid-19 têm caído há 15 dias consecutivos, segundo o governo chinês.


                O número de mortos por Coronavírus na China ultrapassou a marca de 2.000, de acordo com o mais recente balanço do governo chinês. Fora de Hubei, a província considerada epicentro da epidemia, os novos casos de Covid-19 têm caído há 15 dias consecutivos.

                Confira a situação até as 07:30 horas desta Quarta-feira (200219):

                2.007 mortes confirmadas na China (incluindo 2 em Hong Kong, e 1 em Taiwan) – ao menos 1.921 destas mortes são em Hubei.

                3 mortes fora da China (Filipinas, Japão, e França)

                74.279 casos confirmados na China - sendo 61.682 em Hubei
905 casos confirmados em outros 25 países.

                14.376 pacientes se recuperaram do Covid-19 - 9.100 em Hubei
Fora de Hubei, os novos casos de Covid-19 têm caído há 15 dias consecutivos
Pesquisa aponta que 80% dos casos de Covid-19 são leves.


Paralisação por coronavírus reduz emissões de CO2

                A epidemia de Coronavírus, que paralisa a atividade econômica na China, pode ter reduzido as emissões de CO2 do gigante asiático em pelo menos 25%, de acordo com um estudo publicado nesta Quarta-feira (200219). 
                Foram 100.000.000 de toneladas de CO2 emitidas a menos se comparado ao mesmo período do ano passado.


Fim da quarentena no cruzeiro

                Os passageiros do navio "Diamond Princess" começaram a deixar o navio nesta Quarta-feira (200219), depois de 14 dias de quarentena no Japão, segundo a Agência France Presse.

                De acordo com o Ministério da Saúde do Japão, foram confirmados 79 novos casos no cruzeiro, elevando o total de infectados para 621.


Preocupação sobre Jogos Olímpicos em Tóquio

                Com a epidemia do novo Coronavírus, a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, no Japão, está sob alerta. 

                Oficialmente, Comitê Olímpico Internacional nega cancelar ou adiar os Jogos, que começam em 24 de Julho. Entretanto, o diretor do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, Toshiro Muto, admitiu estar "seriamente preocupado".


Maioria dos casos de coronavírus são leves

                Uma análise dos dados oficiais da China divulgada pela Organização Mundial da Saúde - OMS nesta Segunda-feira (200217) mostra que a maioria dos casos confirmados de Coronavírus é leve (80,9%), sem pneumonia ou com pneumonia branda.

                Todos os pacientes que morreram desenvolveram a versão mais grave da Covid-19, doença causada pelo vírus, que atingiu menos de 5% dos infectados.

                O estudo confirma os indícios apresentados por outros cientistas: a maior taxa de mortalidade (14,8% dos infectados) está entre as pessoas com mais de 80 anos. Pacientes com outras doenças, principalmente as cardiovasculares, também têm uma chance maior de ter a versão crítica da Covid-19.

                Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Adolescente de 15 anos é assassinado e jogado do segundo andar de Clínica de Recuperação


                Um adolescente de 15 anos que estava internado em uma Clínica de Recuperação em Patos de Minas-MG foi assassinado e jogado do segundo andar na noite desta Terça-feira (200218). A Polícia Militar conduziu os três colegas de quarto do garoto, que também são adolescentes, para a delegacia.

                A Polícia Militar foi acionada por volta de meia noite. O adolescente de 15 anos já estava sem vida. A informação da Polícia Militar e de que o adolescente foi sufocado enquanto dormia e posteriormente jogado do segundo andar da Clínica de Recuperação que fica próxima à BR-365.

                Os garotos confessaram o crime. Eles disseram que o adolescente identificado como Alex estava fazendo constantes ameaças e que por isso decidiram matá-lo. Eles aproveitaram que ele estava dormindo e o sufocaram até a morte. 

“Nós levantamos, ele estava dormindo e eu peguei ele no mata-leão”
                Disse um dos garotos.

                Em seguida, ainda com o adolescente respirando, eles decidiram jogá-lo do segundo andar. O SAMU chegou a ser acionado, mas o adolescente já estava sem vida. 
                Os três adolescentes confessaram com frieza a forma como assassinaram o adolescente.

                Com Informações de: PO Notícias.

UNAÍ-MG - CAPS quer atenção primária capaz de identificar pessoas com sofrimento mental



                 Conforme a prefeitura Municipal de Unaí-MG, não é fácil para um servidor que atua na atenção primária de saúde identificar nos pacientes, traços de sofrimento mental, para encaminhamento. Foi partindo dessa premissa que o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS da Secretaria Municipal de Saúde, referência em Unaí para o tratamento de transtornos mentais graves e persistentes, iniciou um trabalho de aproximação entre o órgão e toda a rede de atenção primária à saúde. 

                 Esta "aproximação" do CAPS com profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família - ESF, nas Unidades Básicas de Saúde - UBS, no Programa de Agentes Comunitários de Saúde, na área rural e em toda a Rede de Atenção Básica da cidade começou nesta última Terça (200218), no plenário da Câmara Municipal de Unaí.

"Hoje, estamos apresentando o funcionamento da rede psicossocial do município, viemos explicar a proposta, falar do trabalho e do papel de cada órgão, de cada profissional, para melhor desenvolvimento do trabalho"
                 Explica Karita de Oliveira, coordenadora do CAPS.


                 Ela acrescenta que o momento é propício para essa apresentação, porque houve muita renovação nas equipes de saúde, com a posse dos novos concursados. Além de Karita, participaram da apresentação a enfermeira Karen Martins e a terapeuta ocupacional Isabela Brito, ambas integrantes da equipe de multiprofissionais do CAPS Unaí, que conta ainda com médica psiquiatra, psicóloga e assistente social.

                 Esse encontro, ressalta Karita, é apenas o primeiro de uma série de outros que ocorrerão durante todo o ano. Em encontros posteriores, o CAPS vai propor estudo e discussão de casos reais. 

"Os profissionais de saúde da atenção primária vão trazer os casos que existem em seu território de cobertura, que eles têm dificuldade em lidar e não sabem como fazer, para a gente discutir, dar o suporte técnico e definir em conjunto um plano de cuidado para o paciente".

                 Karita explica que a atenção primária de saúde funciona como porta de entrada para o atendimento básico no SUS. E, nessa perspectiva, é desejável que também assim seja para o usuário da saúde mental. 

"Vamos treinar o servidor da atenção primária para saber qual o momento de permanecer com o paciente em sofrimento mental na unidade básica, se há condição de lidar com o problema, e quando encaminhar para o Caps"
                 Atualmente, os pacientes com dificuldades mentais, em sua maioria, chegam ao CAPS mais por demanda espontânea, já não aguentam lidar, sozinhos, com o próprio sofrimento e procuram ajuda, do que pela demanda referenciada pela rede de saúde.


Centro de Atenção Psicossociais

                 A portaria ministerial que regulamentou a implantação e funcionamento do CAPS foi editada no país em 2002. O Centro de Atenção Psicossocial unaiense foi instalado em 2008. Tal política pública veio substituir a prática de internação de pessoas com transtornos mentais em unidades fechadas ou em manicômios.

                 Com a política anti-manicomial, a "humanização" alcançou o atendimento das pessoas com sofrimento mental e suas múltiplas variáveis, que vão desde ansiedade e depressão até a esquizofrenia aguda e outras psicoses. 

"Antes, se colocava uma camisa de força na pessoa com transtorno mental e mandava para Brasília-DF. Esse era o tipo de tratamento"
                 Lembra Karita.


                 O CAPS Unaí é do tipo: 

                 1 - Implantado de acordo com o número de habitantes da cidade;
                 2 - População maior); 
                 3 - Com funcionamento 24 horas por dia em cidades com mais de 150.000 habitantes;
                 AD - Para atendimento de pacientes com histórico de abuso de álcool e drogas;
                 IA - Para atendimento de crianças e adolescentes.

                 A Prefeitura Municipal de Unaí faz gestões para instalação do CAPS AD na cidade, o que pode ocorrer ainda neste ano. Karita destaca que o uso e abuso de álcool e drogas é um dos fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento de doenças mentais, e são considerados graves problemas de saúde pública.

                 Em todos os casos, os pacientes da região com transtornos mentais graves e persistentes são referenciados para o CAPS Unaí, que possui equipe multiprofissional para o atendimento. Muitos desses pacientes, em casos mais críticos, são acolhidos na modalidade "permanência dia", porque ficam no CAPS durante o horário de funcionamento. 
                 O CAPS Unaí fica na Avenida Transamazônica, 395, Bairro Divineia. Funciona das 07:00 às 17:00 horas, e o telefone de contato é o 3677-2741.
                 Lá, conforme o caso, o paciente é atendido em diferentes modalidades: toma medicação estabilizadora, passa por acompanhamento psicoterápico com psicólogo, obtém atendimento com terapeuta ocupacional, passa por oficinas terapêuticas, por atendimentos coletivos. A família do paciente também obtém suporte para compreensão do caso e envolvimento no tratamento de seu ente, desde a acolhida; chegada ao CAPS pela primeira vez.


                 Para os casos mais graves de transtorno mental, no entanto, em que o paciente entra em estado de "surto psicótico" ou demonstra grande agressividade, muitas vezes ele precisa ser contido, normalmente com a ajuda do Corpo de Bombeiros, e internado no Hospital Municipal, para medicação. 

                 Em casos muito específicos, raros, o doente é encaminhado para o Hospital psiquiátrico referência para o Noroeste de Minas Gerais, que fica em Uberaba-MG.






                 Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS