PESQUISA NESTE SITE:

14 junho 2018

TAIOBEIRAS-MG - Recém-nascido é transferido para Hospital de Pirapora no Helicóptero da PM

Criança nasceu prematura e teve insuficiência respiratória; operação durou cerca de quatro horas e meia.

                Um recém-nascido, prematuro de 34 semanas, foi transferido pelo helicóptero da Polícia Militar nesta Quinta-feira (180614) de Taiobeiras-MG para Pirapora-MG depois de apresentar um quadro de insuficiência respiratória. 

                De acordo com informações do SAMU, o bebê tem apenas um dia de vida e precisava de vaga em uma UTI neonatal, disponibilizada no Hospital de Pirapora
                Uma equipe médica do SAMU acompanhou o voo de aproximadamente uma hora e 50 minutos.

                No total, a operação de resgate do recém-nascido em Taiobeiras até chegar em Pirapora durou cerca de quatro horas e meia. A distância entre as duas cidades é de 436,3 Km; de carro, o trajeto poderia durar mais de seis horas. 

                Além da piloto e major da PM, que comandou a aeronave, participaram do voo um médico e uma enfermeira de Montes Claros-MG. De acordo com o SAMU, a indicação de transferência do recém-nascido foi feita por uma médica de Taiobeiras.

                Segundo a Polícia Militar, em casos de transporte de pacientes em estado grave, a aeronave faz o percurso na altura de 500 pés. A indicação de altitude mínima permitida, para a PM, é para não comprometer a respiração do transportado, ainda que a criança estivesse respirando com ajuda de aparelhos.

                Até a publicação desta matéria, o estado de saúde da criança não foi divulgado.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Santo Antônio do Boqueirão ganha mais cinco comendadores

                   A Comenda de Santo Antônio do Boqueirão em Unaí-MG, foi instituída pela Lei Municipal 2.325, de 30 de agosto de 2005, e objetiva homenagear as pessoas que contribuíram (ou contribuem) com a preservação, crescimento e desenvolvimento da romaria, que este ano completou 270 anos.

Homenageados 

  
  
                   Antônia Gonçalves da Silva
                   João Machado
                   Waldir Campos
                   Waldir José dos Santos,
                   Frei Cecílio Bruggemann (in memorian)
                   Foram os homenageados de 2018. 

                   A indicação do nome dos agraciados foi feita por Prefeitura, Câmara Municipal, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão - ARSAB

                   A concorrida solenidade de entrega das comendas foi na tarde desta Quarta-feira, (180613), na antiga igreja do Boqueirão, que ficou lotada para o evento. 

                   Indicada pela Câmara Municipal, Antônia Gonçalves Silva nasceu na Fazenda Boqueirão, em Unaí, em 24 de Setembro de 1949.
                   A professora é filha de romeiros tradicionais. 

                   Ao copiar o exemplo dos pais, Arlindo Gonçalves da Silva e Maria Francisca Pires, carrega a romaria no sangue, no coração e na mente. A raiz está de tal forma fincada no Boqueirão que a professora mantém uma casa no distrito.

                   João Machado é indicação da Prefeitura. 
                   Nascido em Paineiras-MG, no dia 9 de Março de 1932, chegou a Unaí 33 anos atrás. Por ter adquirido fazenda em região próxima ao Boqueirão, logo tomou contato com a festa. 
                   Daí pra frente, sempre fora presença marcante nos festejos, nas procissões, nos desfiles de carros de bois e na organização da romaria de Santo Antônio

                   Nos últimos 20 anos, João Machado fora um dos responsáveis pela construção da fogueira e do mastro em homenagem ao Divino Espírito Santo.

                   Indicação feita pela ARSAB, Waldir Campos é goiano de Formosa-GO. Nasceu em 25 de Maio de 1958. 

                   Foi a tradição romeira da família da esposa, Ana Gomes Campos, que lhe deu a oportunidade de conhecer a Romaria de Santo Antônio do Boqueirão. A integração à família Gomes, uma das mais tradicionais na romaria, fez de Waldir um romeiro fervoroso. 
                   Há quatro anos, ele é membro da diretoria da ARSAB.

                   Waldir José dos Santos, ou simplesmente sargento Waldir (reformado da Polícia Militar), nasceu em Unaí, no dia 11 de Março de 1948.


                   Considera-se romeiro de Santo Antônio do Boqueirão mesmo antes do nascimento, quando participou da romaria ainda na barriga da mãe. Para aprofundar ainda mais as raízes com o Boqueirão, Sargento Waldir fora batizado no local. 
                   A honraria da comenda foi-lhe concedida pela Prefeitura.

                   A homenagem póstuma deste ano resgata a memória do frei Cecílio Bruggemann, indicado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Holandês da cidade de Almelo, o frei carmelita nasceu no dia 3 de Agosto de 1915. 

                   De acordo com o pároco frei Geraldo (que recebeu a honraria em nome da família), o religioso holandês, décadas atrás, chorou muito ao saber da venda da Fazenda do Boqueirão, situação que ameaçava a romaria. 

                   O dinheiro obtido com a venda da fazenda seria usado pelo proprietário para comprar uma rádio em Paracatu-MG. As pessoas, naquele tempo, achavam que a Festa de Santo Antônio do Boqueirão ia acabar. 

"Ele cuidou muito daqui"
                   Diz Frei Geraldo, lembrando que a primeira vez que veio ao Boqueirão, nesses 25 anos que frequenta a festa, foi trazido por Frei Cecílio Bruggemann
                   O frei carmelita holandês morreu em 6 de Setembro de 1987. Seus restos mortais repousam em solo unaiense.

                   Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

NOVA SERRANA-MG - Criminosos fazem proprietário de salão de beleza refém durante assalto

Vítima foi liberada na BR-262 próximo a cidade de Leandro Ferreira. Ninguém foi preso.

                 Criminosos fizeram refém o proprietário de um salão de beleza em Nova Serrana-MG durante um assalto, nesta Terça-feira (180612). 

                 De acordo com a Polícia Militar - PM, os ladrões chegaram armados ao estabelecimento no Bairro Sagrada Família anunciado o assalto.

                 Além dos pertences pessoais de quem estava no local, os criminosos amarraram o dono do salão, que não teve a idade revelada, e fugiram levando ele e um veículo que estava estacionado na porta do estabelecimento.

                 Ainda segundo a PM, os criminosos fugiram pela BR-262. Durante rastreamento, as viaturas visualizaram o veículo entrando em um estrada que dá acesso à cidade de Leandro Ferreira-MG.

                 A vítima e o veículo foram deixados na estrada. Os criminosos fugiram e não foram encontrados pela polícia.

                 Com Informações de: G1.

VÁRZEA DA PALMA-MG - Bandidos tentam roubar caixa eletrônico, mas cortina de fumaça é acionada e impede crime

Polícia Militar diz que quatro criminosos participaram da ação; eles colocaram pregos próximo ao quartel da PM para tentar impedir a aproximação dos militares.

                A polícia procura por criminosos que tentaram roubar uma agência bancária na madrugada desta Quinta-feira (180614), em Várzea da Palma-MG, no Norte de Minas
                Segundo a PM, quatro homens invadiram a área de autoatendimento do banco para tentar roubar um caixa eletrônico.

                Para evitar a aproximação da polícia, os bandidos fizeram um bloqueio espalhando pregos próximo ao quartel. Durante a ação, o sistema de segurança da agência acionou uma cortina de fumaça impedindo o roubo.

                A polícia disse ainda que o grupo fugiu deixando para trás uma bolsa vazia e um rádio comunicador. Uma motocicleta usada pelos criminosos na fuga foi identificada. O Serviço de Inteligência da PM de Pirapora-MG acompanha o caso.

                Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Polícia faz operação contra quadrilha de tráfico de drogas

Operação 'Contenção' foi deflagrada nesta manhã (14) em apoio conjunto das polícias Federal e Militar. Suspeitos podem ter ligação com ataques a ônibus, diz PF.

                  A Polícia Federal - PF e Polícia Militar - PM deflagraram na manhã desta Quinta-feira (180614), em Uberlândia-MG, a Operação “Contenção” em combate ao tráfico de drogas. 
                  De acordo com a Polícia Federal, são cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão.

                  Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Uberlândia e têm como foco integrantes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital - PCC, sendo que o suspeito de comandar o tráfico agia de dentro de estabelecimento prisional.

                  Ao total foram indiciadas pela Polícia Federal 18 pessoas, sendo que grande parte dos alvos conta com diversos registros criminais. Ainda segundo a polícia, alguns suspeitos já estavam presos e por isso não foram expedidos mandados de prisão em desfavor deles. 
                  Apenas uma pessoa está foragida.

                  Os presos serão levados para o Presídio Professor Jacy de Assis em Uberlândia e os materiais apreendidos, como drogas, encaminhados à Delegacia da Polícia Federal.


Ataques a ônibus

                  O delegado-chefe da PF, Carlos Henrique Cotta D'Ângelo, informou que a Operação "Contenção" tem como objetivo combater o tráfico de drogas cometido pela quadrilha. 
                  Contudo, as investigações continuam e a polícia não descarta o envolvimento de alguns dos investigados com os ataques a ônibus e prédios públicos na região.

"O que foi investigado é o tráfico de drogas, mas nós identificamos que esses indivíduos se envolvem em latrocínios, roubos, homicídios e não descartamos a participação deles em atentados a ônibus e outros prédios públicos aqui na região"
                  Disse.

                  Durante cumprimento de mandado em uma das residências, os policiais apreenderam um coquetel molotov. O artefato é utilizado pelos criminosos, geralmente, para atear fogo em veículos e estabelecimentos.

                  Caso fique comprovado o envolvimento da quadrilha em delitos dessa natureza, os suspeitos também responderão pelo crime.

                  Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Após denúncias, polícia apreende armas e pedras de crack em uma casa

Material foi encontrado durante rastreamento para localizar suspeitos de ameaça. Ninguém foi preso.

                A Polícia Militar apreendeu armas e drogas em Janaúba-MG, no Norte de Minas, nessa Quarta-feira (180613). Um adolescente de 17 anos procurou a polícia após ser abordado e ameaçado com uma arma por dois jovens no Bairro Rio Novo.

                Por conta da ameaça, o adolescente contou que deixou para trás uma bicicleta e um celular. Segundo a polícia, ele tinha desavenças com um dos rapazes. 

                Os policiais iniciaram um rastreamento e receberam nova denúncia informando o local onde um dos jovens havia escondido a arma. 

                Eles foram até o imóvel denunciado e apreenderam uma bolsa com 23 pedras de crack, cartuchos de arma de fogo e um celular. Em outro cômodo da casa, foram apreendidos o revólver usado na ameaça e uma espingarda cartucheira.

                Os responsáveis pelas armas e droga não foram encontrados. 
                O material foi levado para a delegacia.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Prefeitura promove 1º Concurso de Estandartes de Santo Antônio do Boqueirão

                O Concurso de Estandartes de Santo Antônio do Boqueirão foi a novidade deste ano na celebração oficial da festa de romaria, que completou 270 anos de tradição e fé, em Unaí-MG, no Noroeste do Estado Mineiro

                O evento ocorreu na tarde desta Quarta-feira (180613), dia de Santo Antônio, na antiga igreja do Distrito de Boqueirão

                A iniciativa da promoção é da Prefeitura Municipal de Unaí - PMU por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
                Os três estandartes mais votados foram premiados. 

                O estandarte campeão é da artista Ketterlyn Pereira Inácio, que recebeu como premiação R$500,00 da Paróquia. Pela PMU, a vencedora recebeu uma luminária.

                Seis estandartes foram inscritos neste primeiro concurso. Os votos de seis jurados individuais e um coletivo revelaram os vencedores. 

                Os critérios de julgamento foram pessoais e se basearam na percepção estética de cada um dos jurados:
                Alzira Marques,
                Edmundo Basílio,
                Elizete Novais,
                Frei Geraldo,
                Lílian Vieira Borges,
                Neuzani Branquinho


                O último voto foi por intermédio de consulta popular de visitantes e romeiros, depositado em urna instalada no estande da PMU no Boqueirão

                O segundo estandarte mais votado foi da artista Gelza Araújo - Representada no evento pelos sogros Francisco e Natalina.
                Gelza foi premiada com R$300,00 e a luminária. 

                Em terceiro lugar, ficou o estandarte de Alicia Candido Ferreira - Representada por Luciana Navarro que, como premiação recebeu R$200,00 da paróquia e uma luminária da Prefeitura.

 

 

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

BETIM-MG - Bandidos obrigam motorista a atravessar ônibus na Via Expressa e queimam coletivo

Série de ataques que começou em 3 de junho em Minas já tem pelo menos 68 ônibus queimados em 41 cidades mineiras.

                Mais um ônibus foi incendiado em Minas Gerais, engrossando as estatísticas desde que começaram os ataques em 3 de Junho. Com o ataque da noite desta Quarta-feira (180613), que aconteceu em Betim-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já são mais de 68 ônibus incendiados em 41 cidades mineiras.

                A última ocorrência, registrada pela Polícia Militar às 23:30 horas de ontem, teve a participação de cinco criminosos encapuzados, sendo pelo menos um armado, que abordaram um motorista quando o condutor se preparava para encerrar as viagens da linha 415 (Granja Verde/Centro - Via Vila Cristina) no Bairro Capelinha

                De acordo com a PM, o homem foi obrigado a dirigir o coletivo até a Via Expressa e atravessar o veículo na pista, em direção a Belo Horizonte-MG

                Em seguida, um dos homens despejou um líquido que armazenava em um galão de combustíveis e o ônibus foi incendiado. O fogo também atingiu um carro que estava estacionado em frente a uma borracharia, além de ter danificado a rede elétrica na região.

                O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas e técnicos da CEMIG também estiveram no local para reconstruir a rede elétrica.

                Com Informações de: Em.

DIVINÓPOLIS-MG - Motoristas devem redobrar a atenção nas rodovias durante período de estiagem

Corpo de Bombeiros e concessionária da MG-050 dão dicas para evitar acidentes.

                 O período de estiagem é sempre um alerta para os motoristas que circulam nas rodovias que cortam Divinópolis-MG por conta das queimadas e incidência de neblina.

                 A AB Nascentes das Gerais, concessionária que administra a MG-050, chama a atenção dos condutores para que sejam cautelosos durante a madrugada e as primeiras horas da manhã para evitar acidentes.

                 Nesta época do ano, com o clima mais seco e frio, a visibilidade fica prejudicada e os usuários precisam redobrar a atenção. O inverno começa no dia 21 de Junho e o período de estiagem e neblinas se estende até Outubro.

                 No caso das queimadas às margens das rodovias, é importante reduzir a velocidade e manter distância do veículo à frente. Outra dica é usar o pisca alerta em movimento para não confundir outros motoristas e causar algum acidente.

                 O Corpo de Bombeiros também reforça que para este período de queimadas é importante verificar a validade dos extintores de incêndios do veículo e a manutenção preventiva do carro. 

                 No primeiro semestre de 2017, a companhia registrou 246 incêndios em zonas urbanas e rurais de Divinópolis.

                 Com Informações de: G1.

DIVINÓPOLIS-MG - Ministério Público pede prisão preventiva de responsáveis por empresa que descartou lixo hospitalar

Problema começou em 2012, quando empresa fazia a coleta de material na região e depositava em galpão no Centro Industrial da cidade.

                  O Ministério Público - MP informou nesta Quarta-feira (180613) que pediu a prisão preventiva dos responsáveis pela empresa que depositou lixo hospitalar em galpão localizado no Centro Industrial de Divinópolis-MG

                  O problema começou em 2012, quando o material coletado na região gerou uma ação criminal que se arrasta desde 2014.

                  O G1 tentou contato com o advogado responsável pela defesa dos donos da empresa que fez o descarte, mas as ligações não foram atendidas.

                  Segundo o promotor que está à frente do caso, Alessandro Garcia Silva, o processo criminal, por crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Genético, aguarda decisão da Justiça, ele está concluso para a sentença desde Maio deste ano.

                  Ainda de acordo com o promotor, o pedido de prisão preventiva é uma medida provisória para evitar que os réus, que não moram em Divinópolis-MG, deixem os atuais endereços e não sejam mais localizados.

“Ao que parece, essas pessoas já passaram por outros municípios e já tiveram essa conduta com o lixo hospitalar. 
Foi difícil encontrar o paradeiro deles. 
No processo penal, tivemos mais eficácia porque tivemos, também, mais meios. 
Na ação cível, só conseguimos a citação de um dos dois responsáveis até agora”
                  Explicou ao G1.

                  Conforme Silva, além da ação criminal, existe uma ação civil pública contra a mesma empresa. Nessa segunda ação, a Prefeitura Municipal de Divinópolis - PMD também é ré no processo porque, para a promotoria, falhou na fiscalização do local.

“A Prefeitura tinha o papel de fiscalizar e não fiscalizou. Aos olhos do MP, aconteceu a omissão do Município, que está sendo responsabilizado na ação não só de maneira subsidiária mas, principalmente, pela omissão”
                  Disse o promotor.

                  Em nota, a PMD afirmou que a empresa foi licenciada para funcionar no município e, após constatar a irregularidade, a Vigilância Sanitária interditou o local. Ainda segundo a PMD, a empresa foi contratada pelos hospitais da cidade e o município não assinou nenhum contrato com a mesma.

Descarte irregular

                  O descarte irregular de lixo hospitalar é considerado um problema para a cidade desde 2012, uma vez que o material foi deixado no galpão sem a destinação adequada. Uma perícia foi feita no local em 2013 e os resultados, divulgados quatro anos depois, apontam para risco ambiental.

                  Em Novembro de 2017, a Associação dos Advogados do Centro-Oeste encaminhou um ofício à Superintendência Regional de Meio Ambiente - SUPRAM cobrando esclarecimentos sobre a empresa responsável pelo lixo hospitalar abandonado no galpão.

                  Em Outubro do mesmo ano, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para tratar do assunto e pediu que a PMD apresentasse soluções para a retirada do lixo do local.

                  Na ação criminal, a proprietária do galpão usado pela empresa de descarte de lixo hospitalar também é citado. O G1 tentou contato com a defesa, mas não conseguiu retorno até esta publicação.

                  Em Outubro de 2017, a advogada Juliana Liduário falou com a reportagem e explicou que a cliente dela alugou o galpão para fins comerciais e tem interesse que o lixo seja retirado do local.

"Ela está sendo responsabilizada na Ação Civil Pública também, mas ela nunca teve o poder de polícia e fiscalizadora. 
Os empreendedores abandonaram o depósito e a cidade em 2012”
                  Defendeu na época.

Danos

                  Segundo o promotor, a situação piorou com o decorrer do tempo. O local, que possui restos de membros do corpo humano e seringas descartáveis, teve o lençol freático comprometido devido ao chorume gerado pelos resíduos.

“Hoje, a situação no local está bem pior do que estava antes. O custo aproximado para fazer uma limpeza total do terreno gira em torno de R$500.000,00
                  Avaliou.

                  Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS