PESQUISA NESTE SITE:

07 janeiro 2020

ARAÇUAÍ-MG - Adolescente é morto a tiros enquanto consumia maconha com dois amigos

Crime foi no Morro do Mirante na madrugada desta Terça-feira (07); um dos amigos foi baleado na boca e o outro não ficou ferido.


               Um jovem de 16 anos foi morto a tiros e outro, de 18 anos, foi baleado em Araçuaí-MG, no Vale do Jequitinhonha, na madrugada desta Terça-feira (200107). Segundo a Polícia Militar, o rapaz de 18 anos contou que estava com a vítima e outro amigo fazendo uso de maconha em um local conhecido como Morro do Mirante, quando um homem não identificado se aproximou e efetuou cinco disparos.

               Pablo Ataíde dos Santos foi baleado na cabeça e morreu no local; o SAMU foi acionado e constatou o óbito. De acordo com a polícia, o jovem de 18 anos foi atingido na boca e teve vários dentes quebrados. Ele foi socorrido e encaminhado para um hospital da cidade, onde permanece internado. 
               O outro rapaz conseguiu fugir e não ficou ferido.

               A perícia esteve no local liberou o corpo para o Instituto Médico Legal. A motivação do crime será investigada e até o momento ninguém foi preso.

               Com Informações de: G1.

CEILÂNDIA-DF - Hospital Regional fecha por 15 dias para reparos após infiltração de chuvas

Hospital é 2ª maior maternidade pública da capital. Pacientes serão encaminhados para unidades em Taguatinga, Samambaia e Asa Norte.


                O Centro Obstétrico do Hospital Regional de Ceilândia-DF - HRC, segunda maior maternidade pública do Distrito Federal, ficará fechado pelos próximos 15 dias a contar a partir desta Terça-feira (200107).

                Segundo a Secretaria de Saúde, os atendimentos na unidade serão suspensos para a realização de uma reforma na estrutura, que apresentou danos após as últimas chuvas. 

"Houve infiltração nos dutos de fios elétricos, sendo necessário o desligamento da rede de energia no setor"
                Informou a pasta.


                Com a alteração no funcionamento, pacientes de alto risco serão direcionadas para o Hospital Materno Infantil de Brasília-DF - HMIB ou para o Hospital Regional de Taguatinga-DF - HRT.

                Já os casos considerados de baixo risco serão encaminhados ao Hospital Regional da Asa Norte-DF - HRAN ou para o Hospital Regional de Samambaia-DF - HRSAM.

                De acordo com a Secretaria de Saúde, o HRC realiza cerca de 500 partos por mês. A direção do hospital afirmou que pretende disponibilizar ambulâncias para o transporte das pacientes que precisarem chegar até outras unidades.

Reforma

                Entre os reparos informados pela pasta está "a troca de toda a fiação elétrica do centro obstétrico e a substituição dos quadros de energia, por equipamentos mais modernos".

                O prédio do HRC foi inaugurado em 1981. Em Outubro do ano passado, os atendimentos cirúrgicos foram suspensos após o rompimento de uma tubulação. A água chegou a vazar pelo forro do teto e a jorrar por paredes e tomadas 


                Na época, a Secretaria de Saúde informou que a tubulação "era antiga" e que estava sendo trocada. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estiveram na unidade para analisar a estrutura.

                Durante reparos no ano passado, pacientes foram transferidos ao HRT, causando superlotação na unidade. Pacientes com fratura relataram espera de semanas para cirurgias ortopédicas, além de serem barrados na porta do hospital.


                Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Forte chuva provoca alagamentos e derruba árvore

Corpo de Bombeiros atendeu 13 ocorrências de inundação em oito regiões; ninguém ficou ferido e não há desabrigados ou desalojados.


                 A chuva alagou casas e ruas em Montes Claros-MG, no Norte de Minas, na noite desta Segunda-feira (200106). O Corpo de Bombeiros atendeu 13 ocorrências de inundação em oito regiões da cidade. 
                 Ninguém ficou feridos e não há desabrigados ou desalojados.

 “A chuva entrou em casas em locais baixos e usamos bombas de sucção para retirar a água. O nível dentro dos imóveis foi de 50 cm a 1 metro. Os moradores perderam móveis e vários objetos, mas não precisaram deixar as casas”
                 Disse o sargento Danilo Moacir Vieira.

                 Os chamados foram entre 21:15 e 21:20 horas e o trabalho dos bombeiros durou até às 03:30 horas desta Terça-feira (200107). Além das inundações, foram registradas duas ocorrências de pessoas ilhadas em veículos. Os casos foram na Avenida Vicente Guimarães e no Bairro Ibituruna, mas quando os bombeiros chegaram as vítimas já tinham sido retiradas por populares e por policiais militares.

                 No Centro, os bombeiros cortaram uma árvore que caiu e estava obstruindo a Rua Marechal Deodoro.

Bairro Antônio Pimenta

                 A chuva entrou em aproximadamente 15 imóveis na Rua Pedra Azul, no Bairro Antônio Pimenta

“A água atingiu cerca de 1.50 metro e muitas pessoas perderam móveis e eletrodomésticos”
                 Conta Adelcio Rocha Santos, que mora no bairro há 18 anos e cobra uma solução da prefeitura.

“A água de todas as ruas do bairro cai na Rua Pedra Azul que é mais baixa. Foram feitas barreiras e quebra-molas nas ruas laterais, jogando toda a água do bairro para a nossa rua. Pedimos que a Prefeitura tire alguns dos quebra-molas dessas ruas para dividir a água”.

                 Em Novembro de 2019, uma forte chuva deixou várias casas desta mesma rua alagadas. Alguns carros que estavam estacionados em frente a uma igreja chegaram a ser arrastados pela correnteza.

                 O G1 procurou a assessoria da Prefeitura para saber qual providência será tomada e aguarda retorno.

                 Com Informações de: G1.

POÇOS DE CALDAS-MG - Jovem bate a cabeça em pedra após cair em cachoeira

O fato aconteceu no Bairro São Geraldo em Poços de Caldas.


               Bombeiros militares de Poços de Caldas-MG atenderam na Segunda-feira (200106), por volta das 14:00 horas, uma vítima que sofreu uma queda em uma cachoeira localizada no Bairro São Geraldo.

               O rapaz de 25 anos sofreu uma queda da própria altura, batendo a cabeça contra uma pedra. Ele chegou a submergir na água, sendo socorrido por dois amigos que o acompanhavam. 
               A vítima, após a queda, teve uma crise convulsiva.

               A vítima estava confusa e desorientada, com alguns hematomas pelo corpo. O local é de difícil acesso, mas os militares conseguiram socorrer e encaminhar o jovem até a Unidade de Pronto Atendimento - UPA.
               Não há informações de seu estado de saúde.

               Com Informações de: Triângulo Notícias.

BELO HORIZONTE-MG - Doença misteriosa é investigada

Até agora são sete casos notificados no estado.


               Uma doença misteriosa está assustando a população de Belo Horizonte-MG. Até agora são sete casos, sendo que seis estão sendo tratados em hospitais da Região Metropolitana
               Já o sétimo paciente está internado em Juiz de Fora-MG, na Região da Zona da Mata.

               Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, os pacientes apresentaram sintomas de insuficiência renal aguda de evolução rápida e alterações neurológicas, como paralisia facial e alteração e perda de sentidos, como o da visão.

               O governo de Minas Gerais está acompanhando o caso e recomendou que as unidades de saúde notifiquem casos suspeitos.

               As equipes estão analisando os exames laboratoriais para determinar se a doença já é conhecida, ou é uma variação nova. 
               Ainda não se sabe se a origem é viral ou bacteriana.

               Com Informações de: Triângulo Notícias.

BRASÍLIA-DF - Material recolhido do esgoto é usado em estudo sobre uso de drogas

Após metabolizadas, substâncias são excretadas pela urina e, por isso, chegam ao esgoto. Pesquisas do tipo ocorrem há cerca de dez anos na capital.


                Um estudo desenvolvido pela Universidade de Brasília-DF - UNB, a Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal vai usar material recolhido do esgoto para conseguir informações sobre o consumo de drogas por moradores da capital.

                O trabalho será feito com apoio da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB e pretende identificar as substâncias expelidas pelo organismo de usuários de drogas, já que elas, depois de metabolizadas, são excretadas pela urina e chegam ao esgoto.

                O objetivo é complementar dados sobre a evolução do consumo de drogas. Nos últimos dez anos, pesquisas desse tipo têm avaliado material do esgoto para fazer análises na capital.


                Segundo o professor do Instituto de Química da UNB Fernando Fabriz Sodré, um dos responsáveis pelo estudo, um diferencial da pesquisa é que ela oferece a possibilidade de uma investigação a curto prazo, com dados produzidos em tempo quase real.

“Hoje conseguimos, por exemplo, observar a variação de consumo durante vários dias consecutivos, identificando a influência de finais de semana, de eventos sociais e de feriados nacionais sobre o consumo de drogas”
                Explica.

                Além do Distrito Federal, também serão colhidas amostrar de seis cidades do país. 

                São elas:

                Porto Alegre-RS,
                Curitiba-PR,
                São Carlos-SP,
                Campinas-SP,
                Natal-RN.


Estudos anteriores

                Em 2012, uma cooperação entre o Instituto Nacional de Criminalística e as universidades de Campinas-SP - UNICAMP e de Brasília - UNB estimou, pela primeira vez no Brasil, o consumo de cocaína por meio da análise do esgoto.

                As amostras de esgoto bruto foram coletadas em seis estações de tratamento da CAESB, responsáveis por atender cerca de 70% da população do Distrito Federal. Os resultados revelaram um consumo de 1080 miligramas por dia a cada 1.000 habitantes.

                À época, o estudo mostrou que havia um consumo de cocaína per capita mais elevado nas regiões norte de Brasília e Samambaia-DF. Ainda segundo a pesquisa, o consumo de cocaína no fim de semana é maior do que em outros dias, o que pode indicar um aumento do uso recreativo da droga nesse período.

                Com Informações de: G1.

UBERABA-MG - Polícia registra como homicídio caso do corpo encontrado no Bairro Univerdecidade

Primeiras informações divulgadas nesta Segunda-feira (06) não apontavam ferimentos. Depois de análise, legista constatou perfurações; corpo segue sem identificação.


                A Polícia Militar - PM de Uberaba-MG registrou como homicídio o caso do corpo encontrado no Bairro Univerdecidade, nesta Segunda-feira (200106), no Distrito Industrial da cidade.

                Apesar de não ter sido identificado, a perícia da Polícia Civil informou que o corpo estava com duas marcas de perfuração por objeto cortante e outras duas perfurações causadas por armas de fogo.

                Segundo a ocorrência, aparentemente se trata de uma pessoa do sexo masculino. A polícia ainda não sabe das circunstâncias, provável motivação e não tem suspeitos.

Denúncia

                O corpo foi encontrado em um matagal na Avenida Nonô Prata por uma pessoa que passava pela área e fez a denúncia.

                No momento da ocorrência, conforme divulgado pelo G1, o médico legista ainda não tinha identificado ferimentos no corpo, mas adiantou que o baixo estado de decomposição indicava que a morte era recente.

                O Corpo de Bombeiros resgatou o corpo, que está no Instituto Médico Legal - IML do município. Até a publicação desta reportagem, a vítima seguia sem identificação.

                Com Informações de: G1.

PATROCÍNIO-MG - Corpo é encontrado pela PM na rua com marcas de tiro

Segundo as primeiras informações da PM, mãe da vítima contou que filho tinha dívida de R$100,00. 
Ninguém foi preso.


                Uma pessoa do sexo masculino foi executada no final da tarde desta Segunda-feira (200106) com três tiros na Alameda Aroeiras, no Bairro Morada Nova, em Patrocínio-MG
                Ninguém foi preso.

                Segundo as primeiras informações da Polícia Militar - PM, a vítima estava caída em via pública e foi encontrada sem sinais vitais pelos policiais após patrulhamento de rotina.

Dívida

                Conforme apurações iniciais dos militares, três indivíduos dispararam e fugiram. A mãe da vítima contou que o filho tinha uma dívida de R$100,00 e que ela deu o dinheiro para que ele quitasse o débito.

                Os policiais disseram também que ele tem envolvimento com o tráfico de drogas.

                A PM disse à reportagem da TV Integração que a ocorrência está em andamento e, por isso, não tem a idade da vítima.

                Com Informações de: G1.

SAMAMBAIA-D-F - Motorista atropela quatro pessoas próximo a bar e foge a pé

Caso ocorreu na noite desta Segunda-feira (06) em Samambaia Sul. Vítimas foram levadas a hospital com ferimentos leves.


               Um atropelamento em Samambaia-DF Sul, no Distrito Federal, deixou quatro pessoas feridas na noite desta Segunda-feira (200106). O motorista fugiu a pé, sem prestar socorro. 
              Até a publicação desta reportagem, ele não havia sido identificado.

              De acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 23:00 horas, na quadra 515. As vítimas confraternizavam do lado de fora de um bar quando foram atingidas. 
              Elas estavam na pista.


              O Corpo de Bombeiros fez os primeiros socorros e transportou quatro pessoas ao Hospital Regional de Ceilândia - HRC com ferimentos leves, conscientes e estáveis.

              O carro ficou no local do crime e passou por perícia na madrugada desta Terça-feira (200107).

Susto


              Durante a perícia no veículo, policiais militares relataram que um motorista de 16 anos com sinais de embriaguez furou o bloqueio feito pela PM e "por pouco" não atropelou a equipe.

              Ainda segundo os PMs, o carro usado pelo adolescente tinha placa alterada. Os dados seriam, na verdade, de uma motocicleta. Os dois casos foram registrados na 32ª Delegacia de Polícia - Samambaia Sul.

              Com Informações de: G1.

TAGUATINGA-DF - Homem morre eletrocutado enquanto pegava mangas

De acordo com testemunhas, vítima usava vara de metal para colher frutas. Objeto teria encostado em fio de energia.


               Um homem morreu eletrocutado na tarde desta Segunda-feira (200106) enquanto tentava pegar mangas em uma mangueira na CSG 5, em Taguatinga-DF, no Distrito Federal

               De acordo com testemunhas, a vítima tentava colher as frutas com uma vara de metal e encostou no fio de energia.

               Ao G1, a Companhia Energética de Brasília - CEB informou que o o objeto tocou o fio de alta tensão que passava entre os postes e recebeu a descarga elétrica.

               De acordo com CEB, a energia na região não precisou ser desligada. Até a última atualização desta reportagem, o nome da vítima não tinha sido divulgado.

               Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - Integrantes de facção criminosa e advogados são alvos de operação

Polícia Civil aponta, pelo menos, 30 suspeitos de praticar crimes na capital federal. Justiça expediu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.


                Integrantes de uma facção criminosa que atua em território nacional foram alvos da Operação Guardiã 61, da Polícia Civil do Distrito Federal, na manhã desta Terça-feira (200107).

                Cerca de 120 agentes saíram às ruas para cumprir 14 mandados de prisão preventiva (por tempo indeterminado) e dez de busca e apreensão em Taguatinga-DF e no Jardins Mangueiral.

                A Justiça do Distrito Federal também expediu ordem para instalação de uma tornozeleira eletrônica. Segundo as investigações, pelo menos 30 pessoas fazem parte do grupo.

                Dos mandados de busca apreensão, quatro foram cumpridos nesta manhã em casas de advogados da facção e em um escritório, onde foram encontrados livros sobre a facção, além de fichas com informações detalhadas sobre os membros.

                Em um dos imóveis também havia um contrato de locação de uma casa em Taguatinga. Segundo a polícia, o local era usado como ponto de apoio do grupo para esconder armas, drogas, e receber familiares de integrantes presos.

                Dos 14 alvos de mandados de prisão, oito já estavam presos na Penitenciária da Papuda por outros crimes, três estavam foragidos e mais três eram procurados em outros estados, segundo a Polícia Civil.


Dentro e fora dos presídios

                A investigações da Divisão de Repressão a Facções Criminosas da Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado começaram há cerca de um ano, e identificaram a existência de uma célula do PCC no Distrito Federal, responsável pela prática de crimes como roubos e tráfico de drogas.

                No início do monitoramento, uma juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal chegou a ser ameaçada pela facção por meio de um bilhete anônimo.

                Este núcleo criminoso na capital federal, composto por, pelo menos, 30 pessoas, dividia-se em subgrupos especializados em diferentes tipos de ação, segundo a polícia. Entre os integrantes, estariam egressos do sistema prisional e até advogados.

                A Polícia Civil afirma que estes criminosos também dedicavam-se a "estabelecer condições para o desenvolvimento e consolidação do grupo na capital federal", especialmente porque integrantes da "alta cúpula da facção" cumprem pena na Penitenciária Federal em Brasília-DF.

"A estrutura da organização formava uma intricada rede de atividades criminosas na qual estão inseridos, também, indivíduos radicados em presídios de outras três unidades da federação."

                Pelo menos quatro advogados prestavam suporte jurídico e extra jurídico aos membros da facção que estão presos, bem como à família deles, e ainda levavam objetos pra dentro da cadeia, segundo os investigadores.

                Os investigados estão sujeitos a penas de 3 a 8 anos de prisão por "promover, constituir e integrar organização criminosa", conforme a lei nº 12850/13.

                Com Informações de: G1.

UBERABA-MG - Corpo é encontrado no Bairro Univerdecidade

De acordo com o médico legista que atendeu a ocorrência, o corpo está sem ferimentos aparentes e em baixo estado de decomposição. Ocorrência está em andamento.


                Um corpo, ainda não identificado, foi encontrado em um matagal na Avenida Nonô Prata, no Bairro Univerdecidade, em Uberaba-MG. O cadáver foi encontrado por uma pessoa que passava pela área.

                Segundo informações da Polícia Militar - PM, o médico legista da Polícia Civil esteve no local e não quis gravar entrevista, mas informou que o corpo está sem ferimentos aparentes.

                De acordo com ele, o baixo estado de decomposição indica que a morte é recente. O Corpo de Bombeiros resgatou o corpo, que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal - IML do município.

                A reportagem do G1 entrou em contato com a PM para mais detalhes, mas foi informado que a ocorrência ainda está em andamento.

                Com Informações de: G1.

PATROCÍNIO-MG - Jovem de 18 anos é morto a tiros no Bairro Morada Nova

Crime aconteceu no Bairro Morada Nova. 
Nenhum suspeito foi preso.


                Patrocínio-MG registrou seu primeiro homicídio de 2020. Um jovem de 18 anos foi morto a tiros na tarde da última Segunda-feira (200106) no Bairro Morada Nova.

               Segundo a Polícia Militar, o rapaz foi atingido por dois disparos na cabeça. A suspeita é que três criminosos participaram do crime. 
               Eles teriam cercado a vítima e um deles teria efetuado os tiros.

               Quando os militares chegaram ao local, a vítima já não apresentava sinais vitais. A perícia técnica da Polícia Civil de Patrocínio procedeu com os trabalhos forenses. O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal - IML.

               A Polícia Militar fez levantamentos, porém até o fechamento desta edição ninguém havia sido preso. 
               A motivação do homicídio será apurada em inquérito.

               Com Informações de: Triângulo Notícias.

MONTES CLAROS-MG - Mulher é atropelada por carro na Avenida Cula Mangabeira

De acordo com o SAMU, ela teve traumatismo craniano leve e se queixava de dores na perna direita. Mulher olhou ao atravessar, passou em frente a um ônibus de transporte coletivo, mas não viu um carro que também transitava pela via.


                   Uma mulher de 26 anos foi atropelada enquanto tentava atravessar a Avenida Cula Mangabeira, na Vila Guilhermina, em Montes Claros-MG
                   O acidente aconteceu nesta Segunda-feira (200106), perto da Prefeitura.

                   Segundo as informações levantadas pela Polícia Militar, ela olhou ao atravessar, passou em frente a um ônibus de transporte coletivo, mas não viu um carro que também transitava pela via e acabou atropelada.

                   De acordo com o SAMU, a mulher teve traumatismo craniano leve e se queixava de dores na perna direita. O SAMU prestou os primeiros socorros no local e a encaminhou para a Santa Casa.

                   Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Zoológico de Brasília faz 'Colônia de Feras' com atividades para crianças

Programa oferece 90 vagas para crianças entre 05 e 10 anos. 
Atividades ocorrem em duas semanas de Janeiro.


                 O Zoológico de Brasília-DF abre, nesta Terça-feira (200107), as inscrições para a "Colônia de Feras" de Janeiro. Durante uma semana, crianças entre 05 e 10 anos poderão curtir as atrações do parque com visitas monitoradas e aulas de educação ambiental.

                 O programa custa R$150,00 e disponibiliza 75 vagas, além de 15 gratuitas para estudantes da rede pública. Os responsáveis devem preencher um formulário online a partir das 14:00 horas desta Terça-feira no site do Zoo.

                 A inscrição deve ser confirmada pessoalmente, após apresentação de documentos obrigatórios.

                 Os participantes da "Colônia de Feras" terão aulas sobre a fauna e a flora brasileiras pela perspectiva da preservação ambiental. As atividades serão divididas em duas turmas e vão ocorrer das 13:30 horas às 17:30 horas nos seguintes dias:

                 Entre 13 e 17 de Janeiro,
                 Entre 20 e 24 de Janeiro.


E se chover?

                 Em caso de chuva, o Zoo informa que a programação pode sofrer alterações. A Diretoria de Educação Ambiental da instituição recomenda que as crianças estejam vestidas com roupas cumpridas e sapatos fechados com meias.


Documentos para inscrição

Alunos da rede pública

                 Declaração de escolaridade,
                 Certidão de nascimento,
                 Foto 3 x 4 (será devolvida),
                 Ingresso emitido pela bilheteria.

Particulares

                 Certidão de nascimento,
                 Foto 3 x 4 (será devolvida),
                 Ingresso emitido pela bilheteria.

                 Com Informações de: G1.

NINHEIRA-MG - Polícia Militar recebe denúncia sobre caça ilegal e dois homens são presos

Segundo a PM, quatro pessoas caçavam, duas conseguiram fugir por uma área de mata. Durante as buscas, os policiais abordaram e prenderam os dois homens.


               Dois homens foram presos com armas na zona rural de Ninheira-MG nesta Segunda-feira (200106). A Polícia Militar recebeu denúncias de que um grupo estava caçando na Comunidade Baixa Nova e uma equipe foi até o local.

               Segundo a PM, quatro pessoas caçavam, duas conseguiram fugir por uma área de mata. Durante as buscas, os policiais abordaram e prenderam os dois homens. Além das armas, foram apreendidas munições e um rádio comunicador.

               Os presos foram levados para a Delegacia da Polícia Civil de Taiobeiras-MG.

               Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Mais servidores concursados tomam posse na Saúde e na Assistência Social



                O prefeito José Gomes Branquinho, em companhia do vice Waldir Novais, continua dando posse aos servidores aprovados no concurso público de 2019, para preencher cargos efetivos na estrutura da Prefeitura Municipal de Unaí-MG e substituir servidores que atuavam no município por meio de contrato temporário de trabalho. 

                Nesta Segunda-feira (200106), tomaram posse para a Secretaria de Saúde

                02 médicos de PSF
                01 especialista em saúde municipal (enfermagem), 
                02 assistentes técnicos em saúde (enfermagem). 

                Para a Secretaria de Desenvolvimento Social, foi empossado:

                01 especialista em saúde municipal (psicologia).


                Ao receber os novos servidores, o prefeito enfatizou que eles chegaram "ao lugar certo", uma Unaí em franco crescimento, com um povo que recebe muito bem quem chega à cidade e com a vantagem de o município estar situado a aproximadamente 160 Km de Brasília-DF

                Frisou que Unaí é cidade polo e, como tal, recebe demandas (principalmente no setor de saúde) dos municípios vizinhos. Mais uma vez, como ocorreu em outras posses, o prefeito pediu aos novos servidores "muito carinho e atenção no atendimento das pessoas que procuram os serviços de saúde, pois chegam bastante fragilizados e carentes às unidades".








                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS