PESQUISA NESTE SITE:

30 março 2020

UNAÍ-MG - Novos casos de Coronavírus vão surgindo na cidade, conforme Boletim epidemiológico da Prefeitura


               A Prefeitura Municipal de Unaí-MG, lançou novo boletim no início da noite desta Segunda-feira (200330), com números crescentes para os casos de suspeitas da doença Covid-19.

               Segundo informa o Boletim Epidemiológico, desta Segunda-feira, os casos de pacientes com suspeitas de haver contaminados com o Coronavírus são 82 casos. Para casos confirmados apenas uma pessoa, enquanto isso, 14 já foram descartados e até a presente data não houve nenhum óbito pela doença.


Sendo assim:

               82 casos suspeitos,
               14 casos já descartados,
               01 caso confirmado,
               00 nenhum caso de óbito.

               Dados foram repassado pelo Comitê Gestor de Contingenciamento em Saúde, da Prefeitura Municipal de Unaí-MG, em suas Redes Sociais, nesta Segunda-feira (200330, às 17:45 horas.

               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

BRASIL - Redução de salário por motivo de força maior - CONSTITUIÇÃO X CLT


               A MP 927/2020 tem o cuidado de dispor logo na entrada de sua redação estar tratando de uma situação de calamidade pública em decorrência de um motivo de força maior e passa a regrar condições emergenciais e transitórias nas relações de emprego.

               A redução do salário, no entanto, não foi tratada pela MP 927, mas, pelo que já está disposto na CLT, em seus artigos 501 e 503, ela seria possível em situações de força maior:

"Art. 501 - Entende-se como força maior todo acontecimento inevitável, em relação à vontade do empregador, e para a realização do qual este não concorreu, direta ou indiretamente."

"Art. 503 - É lícita, em caso de força maior ou prejuízos devidamente comprovados, a redução geral dos salários dos empregados da empresa, proporcionalmente aos salários de cada um, não podendo, entretanto, ser superior a 25% (vinte e cinco por cento), respeitado, em qualquer caso, o salário mínimo da região".

               Ocorre que esse artigo 503, apesar de condicionar uma questão singular e incomparável que é a força maior, para alguns, traz uma redução na sistemática top down e conflita com o dispositivo da Constituição Federal (artigo 7º, inciso VI), que somente permite a redução salarial se ela for combinada a dois fatores: (i) negociação coletiva e (ii) redução proporcional de jornada.

               Soma-se a isso, a reforma na CLT ocorrida em Novembro de 2017 (Lei 13. 467), traz um terceiro elemento para compor a viabilidade de redução salarial, dispondo no parágrafo terceiro do artigo 611-A que a cláusula que pactua a redução do salário ou jornada deve prever a proteção dos empregados contra dispensa imotivada durante o prazo de vigência do instrumento coletivo.

               Desta forma, em tese, para reduzir o salário de forma conservadora, sem risco a ser contingenciado, a empresa precisa configurar esses três fatores: (i) negociação coletiva; (ii) redução proporcional de jornada e (iii) garantia provisória do emprego.

               Se a conjugação dos três fatores ao mesmo tempo não for possível, o risco surge, mas, ao nosso entender, ainda assim, é viável reduzir o salário com base somente no disposto pelo artigo 503 da CLT, ponderando, principalmente, a dificuldade em se negociar coletivamente durante este momento de confinamento e executar o ato soberano da assembleia.

               Ao nosso sentir, essa interpretação, ainda que comporte um aumento no risco de intervenção do Estado, se sustenta por estarmos enfrentando uma situação socioeconômica jamais condicionada em nossa legislação, exceto pelo correspondente denominado "motivo de foça maior" previsto no Código Civil (artigo 393), bem como no artigo 503 da CLT acima citado, o qual não conflita com a CF em razão exata de sua própria especificidade em regrar uma situação anormal como uma calamidade pública, enquanto o artigo 7º, inciso VI, da CF tratou de regrar os direitos sociais básicos para a convivência e bem estar social latu sensu.


               A manutenção do negócio empresarial deve ser avaliada ponderando a saúde financeira e sua subsistência dentro do cenário real e catastrófico em que a relação empregatícia está estabelecida. Uma condição sem precedentes, afetando a todos indistintamente, empregado e empregador, requer medidas radicais na mesma dose que ela se apresenta.

               A redução unilateral do salário com o objetivo de preservar o bem maior do trabalhador, permitindo que a empresa mantenha vivo o seu posto de trabalho, prescinde da interpretação conservadora e estagnada dos intérpretes jurídicos e exige um protagonismo disruptivo para utilizar a legislação na forma que melhor atende os anseios prementes da sociedade.

               Nesse cenário, privilegiar o acordo individual, inclusive com a possibilidade de uma redução ainda maior para os empregados enquadrados no artigo 444 da CLT, denominados hiper-suficientes, ou negociar um parcelamento para postergar o pagamento dos valores que estão sendo descontados, são medidas legais e, provavelmente, necessárias.

               Dentro dos direitos fundamentais do cidadão está o seu emprego, que antecede o seu salário, além dos direitos sociais de manutenção do seu lazer, do seu trabalho para dignificá-lo, como preconiza o artigo 6º, da CF.

               Reduzir o salário, portanto, aplicando a previsão expressa do artigo 503, da CLT, é utilizar-se da medida legal existente que se encaixa na realidade em que o país está passando, ainda que dolorida, preservando-se o negócio, que preserva o emprego, que preserva o salário, que preserva a sobrevivência, direitos inerentes ao empregado e empregador.

               Texto: Decio Daidone Júnior.
               Advogado, professor, mestre em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e palestrante.

               Com Informações de: M2 - Marcio Santos. @e.

JANUÁRIA-MG - Prefeitura investiga morte de mulher de 47 anos por suspeita de Coronavírus

Mulher morreu neste Domingo (29) depois de dar entrada no hospital com crise de hipertensão e edema pulmonar; caso ainda não foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde e nem pelo Ministério da Saúde.


               A Prefeitura Municipal de Januária-MG investiga a morte de uma mulher, de 47 anos, por suspeita da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ela deu entrada no hospital neste Domingo (200329) com crise de hipertensão e edema pulmonar, e apresentou falta de ar. 
               A mulher morreu pouco tempo depois de receber atendimento.

               Foi feita a coleta de material que será enviado para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte-MG. O caso ainda não foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde e nem pelo Ministério da Saúde
               O município não repassou mais informações sobre a paciente.

               De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 19 casos suspeitos estão sendo investigados em Januária e quatro foram descartados. 
               No boletim do Estado, constam 20 casos suspeitos.

Números em Minas Gerais

               Em Minas Gerais, são 231 casos confirmados e 20 mortes estão sendo investigadas. A primeira morte no Estado foi confirmada neste Domingo (200329). Trata-se de uma mulher idosa que estava internada no Hospital Biocor, em Nova Lima-MG, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

               Pelas redes sociais, a nora da idosa fez um apelo para que os governantes e a sociedade entendam a importância do isolamento social.

               Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - Sistema prisional mineiro vai produzir e doar máscaras contra o coronavírus para entidades estaduais



               Minas Gerais vai contar com a participação de 20 unidades prisionais e cerca de 200 detentos na fabricação de máscaras de proteção contra a propagação do Coronavírus. 

               A previsão é de que na próxima semana, com a produção a todo vapor, 22.000 máscaras cirúrgicas sejam produzidas diariamente pelos presos, para uso da população, hospitais, asilos e também pelas forças de segurança do Estado.

               Toda a produção foi iniciada na última Terça-feira (200324), no Complexo Penitenciário de Ponte Nova-MG, na Zona da Mata. Como nas demais unidades prisionais de Minas Gerais, corte, montagem e costura dos equipamentos utilizados por quem tem o sintoma da Covid-19 segue parâmetros de confecção da Vigilância Sanitária. Em Ponte Nova, 12 presas executam o trabalho com a previsão de entrega de quatro mil máscaras a cada semana.

               Na cidade, a combinação é de que o material seguirá para os Hospital Arnaldo Gavazza Filho e Hospital Nossa Senhora das Dores e também será utilizado por profissionais do Complexo Penitenciário.


               Nesta produção, os insumos utilizados foram doadas pela Prefeitura e por empresários da cidade. 

"Estamos recebendo ajuda para poder ajudar o próximo. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance"
               Destaca a diretora de Atendimento do Complexo, Aline Araújo.

               Em Juiz de Fora-MG, também na Zona da Mata, a Camisaria Chico Rei começou nesta Quarta-feira (200325), a produção dos materiais na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires. Cinco internos e costureiros que atuavam na confecção de camisetas no local agora vão produzir máscaras para quem atua na limpeza urbana do município e na unidade prisional.

               Já em Caxambu-MG, no Sul de Minas Gerais, o trabalho começou nesta Quinta-feira (200326), com a mão de obra de 15 presas. Com a expertise de quem já confecciona 5.800 camisetas por mês, as detentas vão operar 20 equipamentos industriais que vão de máquinas de corte, overloque, entre outras.

               Na cidade, os materiais também foram doados, criando mais uma corrente de solidariedade. Prefeitura, empresários da região, moradores da cidade e um policial penal de Três Pontas-MG são os responsáveis pela doação que vai se transformar em máscaras.

               Texto: Bernardo Carneiro.
               Fotos: Divulgação ASCOM - SEJUSP.

               Com Informações de: DEPEN Segurança.

RIO PARDO DE MINAS-MG - Mulher é morta a pauladas pelo companheiro na frente do filho de 6 anos

Homem foi preso e confessou ter matado a vítima na frente do filho após um desentendimento por causa de uma compra no cartão de crédito; crime foi neste Domingo (200329).

FOTO ILUSTRATIVA
                Uma mulher de 26 anos foi morta a pauladas dentro de casa pelo companheiro na zona rural de Rio Pardo de Minas-MG, neste Domingo (200329). O homem foi preso e confessou ter matado a vítima na frente do filho deles, de seis anos.

                Após o crime, o autor foi na casa dos pais e avisou que tinha agredido a mulher, e depois se escondeu em um matagal. O corpo de Edicleia dos Santos foi encontrado pelos sogros, que acionaram o SAMU e a Polícia Militar
                A equipe do SAMU constatou o óbito no local.

                Policiais militares fizeram buscas por várias horas e conseguiram prender o homem em um matagal. Ele foi encaminhado à delegacia e o pedaço de madeira usado no crime foi apreendido. Segundo a Polícia Militar, o autor contou que agrediu a mulher após um desentendimento por causa de uma compra que ela teria feito no cartão de crédito.

                Testemunhas disseram que o casal brigava com frequência e a mulher já tinha sido agredida outras vezes. 
                O corpo dela foi encaminhado ao IML e o caso será investigado pela Polícia Civil.

                Com Informações de: G1.

ESTADOS UNIDOS - Morre com Coronavírus o médico que orientou cirurgia de separação das gêmeas siamesas Lis e Mel, no DF,

James Goodrich estava internado em UTI nos Estados Unidos. Neurocirurgião esteve em Brasília, no ano passado, para operação das irmãs.



               O médico dos Estados Unidos James Goodrich, que orientou a cirurgia de separação das gêmeas Mel e Lis, em Abril do ano passado, no Distrito Federal, morreu no último Domingo (200329). Ele foi vítima do novo Coronavírus, Covid-19, e estava internado em um hospital em Nova Iorque-EUA.

               Segundo o coordenador da equipe que operou as irmãs na capital, Benício Oton, James estava internado desde Quarta-feira (200325) em “estado grave” e sedado no hospital. Ele passou os últimos dias em uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI e respirava por aparelhos.


               O médico era neurocirurgião e fazia parte de uma equipe especializada em cirurgias para separar siameses, sobretudo, craniópagos - unidos pela cabeça.

               Ele esteve no Hospital da Criança, em Brasília-DF, para atuar como conselheiro na missão de separar as irmãs gêmeas siamesas Mel e Lis
               Ajudou também em outros procedimentos realizados em Ribeirão Preto, em São Paulo.

               Ao G1, Benício Oton lamentou a morte e disse que conhecia James há mais de duas décadas.

“Ele é um amigo nosso, conhecia há mais de 20 anos. 
Além da parte científica, mas tinha a amizade mesmo”
               Declarou.

Relembre o caso - LEIA SOBRE A CIRURGIA - AQUI.


               Mel e Lis passaram 10 meses unidas pela cabeça, na altura da testa. A separação das gêmeas siamesas ocorreu no dia 27 de Abril. A cirurgia, dividida em 36 etapas, começou às 06:30 anos de Sábado e só terminou às 02:30 horas do Domingo (190428).

               Mais de 50 profissionais participaram do procedimento, todo feito pelo Sistema Único de Saúde - SUS, no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar. Foi o primeiro do tipo no Distrito Federal e o terceiro no Brasil.

               Segundo a equipe, não havia veias ou artérias ligando o cérebro das meninas. Mas o processo, além de raro, exigia extremo cuidado. No local onde os cérebros ficavam encostados não existia nenhuma membrana revestindo o sistema nervoso.


               A cirurgia foi um sucesso. 
               À ocasião, a mãe das meninas, Camila Vieira, era só gratidão.

"Agora, nós vemos a vida de uma forma diferente. Assim como elas lutaram, também aprendemos a dar mais valor à nossa [vida]."



               Com Informações de: G1.

PIRAPORA-MG - Jovem fica ferido durante troca de tiros

Testemunhas disseram que ele estava trocando tiros com os suspeito quando foi baleado; ocorrência foi no Bairro Cícero Passos.


                Um jovem de 19 anos ficou ferido durante uma troca de tiros em Pirapora-MG, neste Domingo (200329). O crime foi no Bairro Cícero Passos e a Polícia Militar encontrou o rapaz caído em uma rua após receber denúncias anônimas.

                Testemunhas contaram que o jovem estava trocando tiros com os suspeitos, mas ele se negou a repassar informações sobre a autoria e a motivação da tentativa de homicídio. No local, a Polícia Militar apreendeu um revólver calibre 38.

                Ele foi baleado na região abdominal e foi socorrido por uma equipe do SAMU
                Ninguém foi preso.

                Com Informações de: G1.

BRASIL - Forças Armadas ampliam produção de álcool em gel e Cloroquina

Laboratórios atuam em parceria com Ministério da Saúde.


                 O Ministério da Defesa anunciou que os laboratórios químicos das Forças Armadas aumentaram a produção de álcool em gel e de Cloroquina. A produção em caráter emergencial acontece de forma conjunta no Laboratório Farmacêutico da Marinha - LFM, no Laboratório Químico Farmacêutico do Exército - LQFEX e no Laboratório Químico Farmacêutico da Força Aérea - LAQFA, todos localizados no Rio de Janeiro.

“Temos 10 mil bisnagas de álcool gel em embalagens de 85ml em estoque. A ideia é produzir 180 mil bisnagas”
                 Declarou a coronel médica do Exército Carla Clausi, subdiretora de Saúde Operacional do Exército.

                 A Aeronáutica também vai ampliar a produção a partir desta Segunda-feira (200330). O Laboratório Químico da Força Aérea produzirá mais de 1.200 litros de álcool em gel. Após essa data, a expectativa, de acordo com o Ministério da Defesa, é aumentar a produção para 8.000 litros desse produto para limpeza das mãos.

“Nós também adquirimos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como macacão, touca e luva, para distribuir aos hospitais da FAB. Vamos enviar esses produtos, de forma emergencial, para uso dos médicos e enfermeiros que estão enfrentando o Coronavírus”
                 Afirmou a tenente-coronel farmacêutica Andreia Brum, diretora interina do LAQFA.

                 O laboratório da Marinha também faz parte da força-tarefa. 

“O setor de pesquisa e desenvolvimento iniciou árduo trabalho para formular e adequar a estrutura fabril, a fim de permitir a produção de sanitizantes como o álcool em gel 70%. Na segunda-feira passada (200323), foi prontificado o primeiro lote em escala industrial do referido produto”
                 Informou o capitão de Mar e Guerra André Hammen, diretor do LFM.

Cloroquina 

                 Além da produção de álcool em gel, os três laboratórios estão unindo forças para ampliar a produção de Cloroquina, medicamento recentemente autorizado pelo Ministério da Saúde para ser utilizado no tratamento de pacientes acometidos por Coronavírus em estado grave. O laboratório do Exército é detentor do registro desse medicamento e iniciou a produção na Segunda-feira passada (200323).

                 Assim que a produção for concluída, cabe aos laboratórios da Força Aérea e da Marinha as etapas de embalagem e rotulagem. 

“As ações conjuntas permitirão acelerar a produção, de forma que sejam concluídos dois lotes por semana, o que representa cerca de 500.000 comprimidos”
                 Explicou o Capitão de Mar e Guerra André Hammen.

Laboratórios químico-farmacêuticos

                 Os laboratórios químico-farmacêuticos das Forças Armadas atuam em parceria com o Ministério da Saúde, reduzindo o custo de produção e a compra de medicamentos importantes de alto custo e complexidade. Ao todo, são 21 laboratórios oficiais no país, que, juntos, produzem cerca de 30% dos medicamentos utilizados no Sistema Único de Saúde - SUS.

                 Edição: Narjara Carvalho.

                 Com Informações de: Agencia Brasil.

BRASIL - O número de mortes no país por Covid-19 sobe para 136

Os casos confirmados da doença aumentaram de 3.904 para 4.256.



               O Ministério da Saúde divulgou uma nova atualização neste Domingo (200329) dos dados sobre o novo Coronavírus, Covid-19, no Brasil
               O número de mortes chegou a 136, 22 a mais do que o número anunciado pela pasta nesse Sábado (200328), quando foram registrados 114 óbitos.

Lista de Estados com óbitos
               98 São Paulo;

               17 - Rio de Janeiro

Ainda,

               5 - Ceará;
               5 - Pernambuco
               2 - Paraná
               2 - Rio Grande do Sul;
               1 - Santa Catarina
               1 - Goiás
               1 - Distrito Federal
               1 - Rio Grande do Norte;
               1 - Piauí;
               1 - Amazonas

               Com 22 novas mortes, foi o maior resultado diário registrado desde o início, juntamente com o de ontem, que teve o mesmo número.


               Em relação ao perfil das pessoas que morreram:
39,2% eram mulheres; 
60,8%, homens. 

Faixa etária

               Mantendo o padrão identificado ao longo da semana, 90% tinham mais de 60 anos e as doenças crônicas mais associadas foram cardiopatias, diabetes, pneumopatia e condições neurológicas.

               Os casos confirmados da doença aumentaram de 3.904 para 4.256
               O resultado de mais 352 pessoas infectadas marcou um crescimento de 9% em relação ao total de Sábado. 
               O total, contudo, foi menor do que o registrado em dias anteriores, quando os novos casos ficaram entre 482 e 502.

               Em entrevistas à imprensa, durante a semana, a equipe do Ministério da Saúde afirmou que era esperado um crescimento diário de até 33%. Em comparação com o início da semana, quando havia 1.891 casos, o total representa uma ampliação de 225%.


Listas dos Estados, de Casos confirmados 

               Os Estados com mais casos foram: 

               1.406 - São Paulo
               0.558 - Rio de Janeiro;
               0.314 - Ceará
               0.260 - Distrito Federal;
               0.205 - Minas Gerais

               A menor incidência está em estados da Região Norte, como:

               14 - Amazonas;
               09 - Tocantins;
               06 - Rondônia;
               04Amapá.

Índice de letalidade

               O índice de letalidade, que começou a semana abaixo de 2%, atingiu 3,2% com o balanço deste Domingo. Na distribuição por estados, os mais altos são:

               6,8% - São Paulo;
               6,8% - Pernambuco
               2,4% - Rio de Janeiro;
               1,7% - Goiás;
               1,5% - Rio Grande do Norte

               O número de hospitalizações em razão do novo coronavírus chegou a 625

Números a nível mundial

               Em todo o mundo, o painel de monitoramento da Organização Mundial da Saúde - OMS registrou neste Domingo (200329): 638.461 casos e 30.105 óbitos, em 202 países.
               103.321 - Estados Unidos;
               094.472 - Itália;
               082.356 - China;
               072.248 - Espanha;
               052.547 - Alemanha;
               ...
               004.256 - Brasil.

               Edição: Aécio Amado.

               Com Informações de: Agência Brasil.

UNAÍ-MG - Adolescente é apreendido com pedras de crack escondidas entre os dedos do pé

Segundo a Polícia Militar, o menor já foi detido outras vezes por tráfico de drogas.


                Um adolescente de 15 anos foi apreendido na noite deste Sábado (200328), com quatro pedras de crack escondidas entre os dedos do pé enroladas em um pedaço de plástico.

                Segundo a Polícia Militar - PM, o menor já foi detido outras vezes por tráfico de drogas e é alvo de várias denúncias. Ele foi abordado no Bairro Canaã e encaminhado à delegacia.

                Ainda de acordo com a Polícia Militar, com ele também foi encontrado dinheiro.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Jovem é preso com arma de fogo durante festa

Segundo a Polícia Militar, um homem também foi preso por uso e consumo de drogas.


                 Um jovem de 22 anos foi preso por Porte Ilegal de Arma de Fogo na madrugada deste Domingo (200329), em Unaí-MG
                 Segundo a Polícia Militar - PM, um homem de 32 anos também foi detido, só que por uso e consumo de drogas.

                 De acordo com a PM, os dois estavam em uma casa, no Bairro Primavera 5, onde era realizada uma festa. Quando os militares chegaram no local, após uma denúncia anônima, o jovem jogou uma arma calibre 38 pela janela de um dos cômodos do imóvel. 
                 A ação foi vista por um dos policiais que deu voz de prisão a ele.

                 Ainda segundo a polícia, todos que estavam no local foram revistados. Com um homem foi encontrada uma pequena porção de cocaína e assumiu que era usuário de drogas.

                 Os dois suspeitos presos foram encaminhados para a delegacia junto com o material apreendido.

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS