PESQUISA NESTE SITE:

25 agosto 2020

UNAÍ-MG - Homem é preso pela Polícia Militar suspeito de Assassinato no Bairro Cachoeira


                Os policiais militares compareceram na Avenida Capitão Carlos Gonzaga, no Bairro Cachoeira, em Unaí-MG, Região Noroeste de Minas Gerais, onde, segundo informação, teria um homem caído em via pública, ferido por disparos de arma de fogo. 
                O crime Ocorreu por volta das 20:13 horas desta Segunda-feira (200824). 

                Ao chegarem no local, os militares depararam com a vítima do sexo masculino, 34 anos, caída ao solo, ensanguentada, alvejada por cinco disparos de arma de fogo, sendo dois na lombar, um no tórax, um nas costas e um no braço. 

                Ela ainda chegou a ser socorrida por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros para o Pronto Atendimento Municipal, mas não resistiu aos ferimentos, falecendo pouco tempo depois de receber os primeiros socorros. 

                Populares informaram anonimamente que o crime ocorreu na Rua Olaria e apontaram o suposto autor, um jovem de 23 anos, morador local. 

                Dadas as circunstâncias, a perícia técnica compareceu no local do crime, realizando os seus trabalhos. Após isto, foram feitas diligências, sendo o suspeito localizado no interior de sua residência, tendo ele negado a autoria. 
                Diante do exposto, o jovem foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, para as demais providências.

                Cabe ressaltar que a vítima não possuía registros policiais. Já o suspeito possui uma extensa ficha criminal, com passagens pela justiça por crimes como homicídio tentado e consumado, porte ilegal de arma de fogo, roubo, furto, tráfico de drogas, uso e consumo de drogas, ameaça, lesão corporal, dano, agressão, desobediência, dentre outras.

”POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 245 ANOS: 
NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA.”

                Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

BELO HORIZONTE-MG - Magistrados explicam responsabilização do jovem infrator

À luz do ECA, adolescentes se tornam partícipes desse processo.


"Adolescentes infratores não são bandidos. São cidadãos que precisam de medidas que contribuam para sua reinserção na sociedade"
 
               A afirmação da juíza coordenadora do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte-MG - CIA-BH, Riza Aparecida Nery, apresenta a ótica de proteção integral trazida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, que completou 30 anos esta semana.

               A experiência da desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz à frente da Coordenadoria da Infância e da Juventude - COINJ demonstra a assimilação da mesma proposta.

"O fato de as penas previstas na legislação penal não serem aplicadas ao adolescente em conflito com a lei não o torna irresponsável por seus atos"
               Diz a desembargadora.

               Por outro lado, de acordo com a magistrada, "o encarceramento em penitenciárias, defendido por muitas pessoas, é solução simplista para um problema tão complexo como a crise do atual modelo de segurança pública em todo o País, e nem de longe se afigura capaz de solucionar a questão".

               O consenso é que, em etapa da vida tão desafiadora, essas pessoas, que ainda não estão totalmente preparadas como indivíduos para reagir aos obstáculos, devem receber atenção redobrada, pois podem se envolver com a criminalidade e não encontrar meios para se reerguer.

Reconstrução

               O ECA é um marco regulatório dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes. Segundo o juiz Afrânio Nardy, responsável, no CIA-BH, por acompanhar o cumprimento de medidas socioeducativas, trata-se de um conjunto de regras que transforma, de fato, o adolescente em sujeito de direitos. Para o magistrado, o estatuto estabelece parâmetros que garantem a dignidade desse público, que assim se torna "partícipe e coautor" do processo de responsabilização.

               Um exemplo são as medidas socioeducativas.

"No processo de responsabilização, o adolescente reflete sobre sua trajetória e, ao mesmo tempo, constrói um projeto pessoal a partir da afirmação de direitos fundamentais: a convivência familiar saudável, a realização de práticas pedagógicas e profissionalizantes, o desenvolvimento de aptidões para a realização pessoal e profissional e a participação na vida social"
               Afirma.

               De acordo com o juiz Afrânio Nardy, não será possível erradicar a prática infracional a não ser a partir da lógica em que o adolescente se reconhece como alguém que se desviou do esperado, mas é sujeito de direitos.

"Ele deve se enxergar como alguém que pode vir a construir sua história longe dessa prática infracional. Todo o atendimento socioeducativo é construído nessa perspectiva"
               Defende.

               A coordenadora do CIA, juíza Riza Aparecida Nery, explica que os delitos precisam ser compreendidos num contexto, pois a adolescência é um período de mudanças físicas e emocionais, que significa a perda da condição de criança para a entrada no mundo adulto.

"É uma fase de transição em vários domínios do desenvolvimento biológico, cognitivo e social. Conflitos internos e lutos exigem do adolescente a elaboração e a ressignificação de identidade, imagem corporal, relação com a família e com a sociedade. Neste momento de maior vulnerabilidade, de busca do próprio eu e de aceitação em suas relações sociais, muitos se veem envolvidos em situações de risco".

               Segundo a magistrada, o aspecto educacional passou a ter prioridade no tratamento do autor de ato infracional. Hoje, os centros socioeducativos funcionam como escolas, onde os adolescentes frequentam aulas do ensino fundamental e médio e oficinas de capacitação. Eles têm, ainda, apoio médico, psicológico e odontológico.

               O juiz Afrânio Nardy observa que, quando os adolescentes se engajam no processo de responsabilização há inúmeras histórias de sucesso. 

"Eles constroem seu projeto de vida, desenvolvem suas potências, se tornam sujeitos criativos e capazes de realizar uma miríade de atividades. Comprometem-se com projetos extremamente interessantes e se distanciam, em muito, da prática infracional, passando a contribuir de forma muito válida para a construção da vida coletiva e em comunidade"
               Afirma.

Direitos e garantias

"Quando o adolescente compreende que a justiça juvenil é pautada por regras que estão fundadas na Constituição, ele percebe que deve participar ativamente do processo no qual pode vir a receber a medida socioeducativa"
               Afirma o juiz Afrânio Nardy

               Ele exemplifica: pelo direito à ampla defesa, há a garantia de ser ouvido e o direito ao silêncio, possibilitando o acompanhamento da instrução processual com colheita de provas.

               
A juíza Riza Nery ressalta que o trabalho visa à reintegração do indivíduo mas, sem a adoção de políticas públicas, o retorno desse jovem para a sociedade será difícil. Ela argumenta que é necessário que toda a rede envolvida na proteção integral dessa população, que abrange órgãos do Executivo, do Judiciário, o Ministério Público e Prefeituras, entre outros, estarem atuantes para a aplicação adequada do ECA.

               Contudo, a superintendente da COINJ, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, destaca que, para a elaboração de estratégias e políticas públicas, é necessário que se alcance um conhecimento estruturado da realidade sobre o envolvimento desses adolescentes em conflito com a lei. Daí a relevância de pesquisas, relatórios, debates entre os atores que lidam com essas questões, participação da imprensa na conscientização sobre o problema, sem discriminação ou estigmatização.

Estatística

               No ano de 2019, foram encaminhados para o CIA-BH, 6.286 casos de apuração de atos infracionais. Desses, 4.022 adolescentes - considerados individualmente - foram encaminhados como autores, em tese, de atos infracionais e 2.264 encaminhamentos dizem respeito à reincidência.

               Dos atos infracionais, o tráfico de drogas é o que possui o índice mais alto, seguido pelo uso de drogas e pelo roubo. 
               Essas infrações somam quase metade do total, ou seja, 48,40%.

               No entanto, de 2018 para 2019, houve uma queda de 16,13% na prática de tráfico de drogas e um decréscimo de 6,83% no cometimento de atos infracionais, como um todo.

               Conheça os outros atos infracionais mais frequentes, o dia da semana em que costumam ocorrer e o perfil desses jovens quanto a idade, renda familiar e grau de escolaridade, entre outras informações, no Relatório Anual do CIA.

               Veja como é o funcionamento do CIA.

               Com Informações de:
TJMG - BELO HORIZONTE-MG.


BONFINÓPOLIS DE MINAS-MG - Policiais Militares prende homem e apreende revólver no Centro da Cidade


               Os policiais militares do 28º BPM compareceram à Rua Das Almas no Centro de Bonfinópolis de Minas-MG, Região Noroeste de Minas Gerais para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo. 
               A ocorrência é da última Quinta-feira (200820).

               No local, uma mulher de 26 anos e seu companheiro de 18 anos informaram que o seu vizinho, um homem de 38 anos aborrecido com o volume do som, foi até a casa deles para reclamar, ele discutiu com o jovem e retornou para a casa dele dizendo “Me espera aí então”.

               Após alguns minutos, o homem retornou e chamou o jovem para sair para fora. O jovem não saiu, então o homem efetuou um disparo com uma arma de fogo que acertou na janela da cozinha. 

               O casal acionou a Polícia Militar, depois que localizou o projétil de chumbo em cima de uma caixa de compras, próximo à marca na parede provocada pelo impacto e entregaram aos militares. 

               Os policiais militares localizaram o homem em um bar no Bairro Brasilinha

               Aos militares, ele disse que fez o disparo por estar transtornado com a perturbação, o barulho excessivo e algazarra que os vizinhos têm causado. Na residência dele, o revólver foi apreendido, estava escondido no interior de um fogão a lenha e sem munição.
               O homem já foi preso anteriormente por ameaças e lesão corporal.

               Ele foi preso, o revólver calibre 38 foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências prevista em lei.

”POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 245 ANOS: 
NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA.” UMA POLÍCIA SOLIDÁRIA.

               Com Informações de
PMMG - BONFINÓPOLIS DE MINAS-MG.

UNAÍ-MG - Casos de Pandemia estão diminuindo na cidade, Será?


                Ainda é muito cedo para acreditar que a pandemia em Unaí-MG está apontando para o final. Nesta semana os dados diminuíram significativamente, e nesta Terça-feira (200825), os dados do Boletim Covid-19, emitido pela Secretaria da Saúde e divulgado nas Redes Sociais, mostra dados das últimas 24:00 horas, com alterações apenas em dois dos casos, que são:

                26 novos Casos de Positivos,
                12 novos Casos de Suspeitos.  

                Demais Casos não houve nenhuma alteração, com base no último Boletim divulgado. 

               Mediante os dados divulgados nos Casos acima registrados nas últimas 24:00 horas, foram gerados os gráficos, que serão apresentados a seguir.

REGISTROS PANDEMIOLÓGICOS UNAIENSES
Com dados Diários e Gerais da Pandemia em Unaí-MG.

Gráfico Pandemiológico Unaienses
Com dados Diários dos últimos cinco dias da Pandemia em Unaí-MG.


Gráfico Pandemiológico Unaienses
Com dados Diários da Pandemia durante o mês de Agosto, em Unaí-MG.

Gráfico Pandemiológico Unaienses
Com dados Semanais das últimas cinco Semanas de Pandemia em Unaí-MG.

Gráfico Pandemiológico Unaienses
Com dados Semanais durante todo o período de Pandemia em Unaí-MG.

Gráfico Pandemiológico Unaienses
Com dados Mensais durante todo o período de Pandemia em Unaí-MG.

Gráfico Pandemiológico Unaienses
Com dados Mensais de Casos específicos durante o período de Pandemia em Unaí-MG.

Gráfico Pandemiológico Unaienses
Com dados Gerais, apresentando comparações de Casos de formas Proporcionais e Percentuais durante todo o período de Pandemia em Unaí-MG.

Boletim Pandemiológico Unaienses
Com dados Diários e Gerais, conforme informações recebidas nesta Terça-feira (200825), divulgados pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG, no final da tarde.

                São Informações de
UNAIENSES - Jisohde - 2008252200.

VAZANTE-MG - Irmãos são presos durante cumprimento de mandado de busca e apreensão.

Eles foram denunciados pela sociedade por praticarem caça a animais silvestres utilizando arma de fogo na zona rural do município.


                   Em Cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão expedido pelo Juiz da Comarca de Vazante-MG, em razão de denúncias de que estaria ocorrendo a prática de caça ilegal por parte de moradores da Fazenda Veredas, lugar conhecido por Gameleira, a Polícia Militar Ambiental deslocou para o local, de posse do mencionado instrumento judicial.
                   O mandado foi cumprido na Quarta-feira (200819). 

                   Quando as guarnições policiais chegavam ali chegavam, os militares avistaram um homem evadindo pelos fundos da residência, levando consigo um saco plástico, sendo então dada ordem legal para que o citado homem parasse, mas ele desobedeceu e prosseguiu em fuga, dispensando ao solo o saco plástico que levava consigo, prosseguindo em fuga, tendo durante a fuga parado ao lado de um barco de pesca, de onde retirou, de dentro de um cano PVC, uma arma de fogo tipo espingarda e em seguida deu prosseguimento a fuga, adentrando em uma mata fechada, contudo foi alcançado  pelos militares, tendo ele resistido a abordagem, sendo necessário o emprego de técnicas de contato para a sua imobilização e algemamento.  

                   Nesse momento foi verificado que ele portava um rifle calibre .22, sem marca ou modelo, o qual estava carregado com 10 (dez) munições intactas, no cano da arma, em condições de uso imediato. 

                   No saco abandonado por ele enquanto empreendia fuga havia 03 (três) animais da fauna silvestre brasileira, conhecidos por “paca”, abatidos. 

                   Próximo a esse local os militares encontraram uma caminhonete GM S10, de propriedade desse mesmo cidadão infrator, tendo os militares localizado no interior do veículo mais 10 (dez) munições calibre .22.

                   Em continuidade aos trabalhos, durante buscas na sede da fazenda e nos arredores da residência, onde se encontrava outro morador, foram localizados diversos materiais utilizados na prática da caça e pesca.

                   Os dois homens, que se encontravam no local, sendo um de 64 e o outro de 68 anos de idade, os quais são irmãos, foram presos em fragrante pelo porte ilegal de arma de fogo e munições e pela posse de caça abatida e de materiais de caça e pesca não autorizados pela legislação ambiental, sendo ainda lavrado dois autos de infração ambiental em razão das infrações detectadas e, em seguida, foram encaminhados à Policia Civil para as devidas providências, juntamente com os matérias apreendidos, cuja relação segue abaixo:

                   Uma caminhonete GM S10;
                   Uma armadilha para captura de tatu;
                   15 redes de emalhar perfazendo 850 metros quadrados;
                   Uma tarrafa;
                   Um arpão;
                   Uma fisga;
                   31 cartuchos intactos (munição) de arma de fogo de uso permitido;
                   Um carregador / municiador de arma de fogo;
                   Uma luneta; 
                   Uma câmera para filmagem;
                   Um telefone celular;
                   Carabina/rifle
                   03 animais da fauna silvestre nativa (paca).

                   Os citados irmãos não possuíam registros policiais.

                   Com Informações de:
PMMG - VAZANTE-MG.

BONFINÓPOLIS DE MINAS-MG - Policiais Militares prende rapaz na Rodovia MG-181 por tráfico de drogas


                 Os policiais militares receberam informação anônima, que um rapaz que havia deslocado até Brasilândia de Minas-MG (60 km da área urbana) para comprar drogas.
                 As informações são de Quarta-feira (200819).

                 Um policial militar que estava à paisana, deparou com o suspeito deslocando em uma bicicleta pela Rodovia MG-181, sentido à Bonfinópolis de Minas-MG e avisou a Guarnição da Polícia Militar.

                 Os militares localizaram o rapaz de 23 anos ainda na rodovia, sendo encontrado no seu bolso quatro tabletes de substância análoga à maconha e um telefone celular sem procedência.

                 Aos militares, ele disse que um indivíduo (sem maiores dados) de Brasilândia de Minas, trouxe a droga até próximo a ponto sobre o Rio Santa Cruz (5 km da área urbana), e pagou R$200,00
                 O outro suspeito não foi localizado.

                 O rapaz já foi preso anteriormente por tráfico ilícito de drogas, furtos e uso/consumo de drogas.

                 Ele foi preso, os matérias apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências prevista em lei.

”POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 245 ANOS: 
NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA.” UMA POLÍCIA SOLIDÁRIA.

                 Com Informações de
PMMG - BONFINÓPOLIS DE MINAS-MG.

UNAÍ-MG - Polícia Militar prende suspeito de traficar drogas no Bairro Canaã, após cair em Grota


               Os policiais militares do 28º BPM receberam informações anônimas, que em uma residência situada à Rua Anacleto Ferreira, no Bairro Canaã, em Unaí-MG, Região Noroeste de Minas Gerais, estaria ocorrendo o tráfico ilícito de drogas.
               As informações forma da última Quarta-feira (200819).  

               Durante patrulhamento pelo local, os militares perceberam quando uma mulher fez contato na residência, ao perceber a presença dos militares ela fez sinal para o homem de 33 anos que estava no interior do imóvel. 

               Ele saiu rápido em uma bicicleta, na fuga perdeu o controle e caiu em uma grota, sofrendo algumas escoriações e foi socorrido ao pronto atendimento municipal.

               A Guarnição da Polícia Militar retornou à residência dele e localizou três embrulhos contendo 14 pedras de substância análoga a crack, sete pedras maiores da mesma substância, uma gilete com resquício da droga, um rolo de papel alumínio e R$54,00 em dinheiro. 

               O homem foi preso, os matérias apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências prevista em lei.

”POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 245 ANOS: 
NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA.” UMA POLÍCIA SOLIDÁRIA.

BRASILÂNDIA DE MINAS-MG - Casal compra TV furtada e são presos utilizando aplicativo da Vítima no Aparelho


               Os policiais militares de Brasilândia de Minas-MG, receberam informações de uma vítima, relatando que a sua TV, furtada no dia (200726), estaria na casa de um casal já conhecido pela polícia.
               As informações foram recebidas na última Terça-feira (200818), por volta das 20:02 horas.

               A vítima disse aos policiais que descobriu a informação porque o casal havia criado uma sessão com seus nomes no aplicativo da Netflix e estavam utilizando a conta da vítima na TV para assistir séries e filmes. 

               Imediatamente os policias deslocaram até a residência dos suspeitos onde localizaram a TV instalada e funcionando exatamente como relatou a vítima. Os suspeitos de 20 e 16 anos relataram aos policiais que compraram a TV por R$60,00 reais. 

               Eles foram conduzidos para a delegacia para o encerramento da ocorrência e a TV foi restituída à vítima.


“POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 245 ANOS: 
NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA – UMA POLÍCIA SOLIDÁRIA.”

               Com Informações de:
PMMG - BRASILÂNDIA DE MINAS-MG.

VAZANTE-MG - Polícia Militar prende quatro pessoas por envolvimento ao tráfico de Drogas no Bairro Novo Horizonte


               Os policiais militares da sala de operações de Vazante-MG receberam denúncias anônimas relatando que quatro indivíduos, sendo três mulheres e um homem, estariam realizando a venda de entorpecentes na Avenida Juscelino Kubitschek, Bairro Novo Horizonte.
               A Ocorrência é de Terça-feira (200818), por volta de 10:32 horas.

               As guarnições imediatamente deslocaram até o local e realizaram abordagem dos suspeitos, durante as buscas foi encontrado um invólucro com uma certa quantidade de maconha no bolso de um dos autores. 

               Em continuidade às diligências os militares encontraram 6 buchas e um tabletes de maconha e também uma certa quantidade em dinheiro em posse dos autores, além de aparelhos celulares de origem duvidosa. 

               Os suspeitos foram presos e os materiais apreendidos, sendo todos encaminhados para a delegacia de polícia para o encerramento da ocorrência.

               A Polícia Militar pede a comunidade que continue denunciando ações de tráfico de drogas, pessoas foragidas da justiça, pessoas portando arma de fogo, ou outros crimes através dos telefones 190 – Emergência Policial, ou 181 – Disque Denúncia Unificado, onde os seus dados serão mantidos no mais absoluto sigilo.

“POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 245 ANOS: 
NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA – UMA POLÍCIA SOLIDÁRIA.”

               Com Informações de:
PMMG - VAZANTE-MG.

UNAÍ-MG - Homem é preso por mercantilizar gêneros alimentícios impróprios para o consumo humano

Produtos tinham como origem o estado do Ceará e seguiam para a cidade de São Paulo.


               Um policial militar ambiental à paisana que, ao se deslocar para o seu local de trabalho, visualizou um caminhão parado na Avenida São João, tendo notado que havia na carroceria dele diversas caixas de isopor junto a ferragens para construção civil. 
              A ocorrência é desta Segunda-feira (200824), por volta das 07:40 horas. 

               Por ter achado a situação suspeita e inusitada, acionou uma guarnição da Polícia Militar Ambiental que se encontrava de serviço, que compareceu ao local, onde abordou o veículo e seu condutor, ocasião que o condutor, um homem de 46 anos de idade, relatou que veículo estava carregado com ferragem para construção civil e com mais de 2.000 kg de produtos de origem animal derivados do leite e carne. Os militares verificaram que os alimentos estavam indevidamente acondicionados, em caixas de isopor.


               O condutor do caminhão relatou que foi contratado para transportar os produtos alimentícios da cidade de Fortaleza-CEARÁ até a cidade de São Paulo - SÃO PAULO, onde seriam comercializados e ainda que os produtos foram acondicionados nas caixas para o transporte no dia 21 do corrente mês e que chegariam ao destino nesta Terça-feira (200825).

               A carga continha: 

               1700 kg de queijo coalho;
               200 kg de carne de bode;
               80 kg de buchada de bode;
               50 potes de doce de leite;
               50 barras de doce de leite;
               30 garrafas de mel de abelha;
               40 kg de nata de leite (manteiga de garrafa).

               Os produtos não possuam selo de inspeção Federal, rótulos de validade e procedência, bem como não eram acompanhados de documento fiscal.

               A vigilância sanitária foi acionada,compareceu ao local, onde após analisar os produtos, emitiu laudo que os produtos estavam impróprios para o consumo humano, sendo assim foram descartados no aterro sanitário municipal. 

               O condutor do caminhão foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil local.

               Com Informações de
PMMA - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS