PESQUISA NESTE SITE:

19 junho 2018

UNAÍ-MG - Prefeitura estimula população a denunciar violência contra idosos

A violência física, psicológica, econômico-financeira e outros subtipos de violação cometidos contra a pessoa idosa precisam ser denunciados aos órgãos oficiais que trabalham com a defesa e proteção do direito dos idosos. Para incentivar a população a denunciar, falar com as pessoas idosas sobre seus direitos e estimular o convívio social, a Prefeitura Municipal de Unaí-MG, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania - SEMDESC, promoveu evento, na manhã desta última Sexta-feira (180615), na Praça JK, para comemorar o Dia do Idoso.

                Casos de violação mais comuns ocorrem dentro da própria família e envolvem os recursos da aposentadoria do idoso, muitas vezes a única fonte de renda para manutenção do próprio idoso e ainda dos filhos e netos. 

"Fazem empréstimo no cartão da aposentadoria e, diante de recusas, ameaçam o idoso ou até o agridem fisicamente. Em alguns casos, essa pessoa idosa é abandonada e passa até por necessidade"
                Revelou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cláudia de Oliveira.

                Diante de quadros de violência física, psicológica, negligência e abandono da pessoa com mais de 60 anos, a recomendação das autoridades é que a sociedade denuncie. Se quem sabe de casos de violência (normalmente vizinhos, parentes, amigos) não denuncia, explica a secretária, a violação pode ser mantida e culminar na morte do idoso. 

                Cláudia observou que "Se não houver a notificação, para resguardar o direito e a proteção da pessoa idosa, a situação de abandono vai sendo mantida e vai aumentando a vulnerabilidade da vítima".

                A maior parte das denúncias de ocorrências em Unaí-MG tem chegado pelo Disque 100, telefone do setor de Direitos Humanos do Governo Federal. Para fazer denúncias, o unaiense também pode recorrer ao telefone do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, 3677-5083, ou ainda pelo telefone da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - SEMDESC, 3677-4986.

                Quem denuncia os casos de violência não precisa se identificar. Todas as denúncias são investigadas pelo município e, dependendo do caso, o idoso e a família são encaminhados para o CREAS. Lá, recebem assistência de profissionais especializados, para a tentativa de reconstrução de vínculos familiares. 
                Se não houver êxito, a Justiça pode ser acionada para decidir a situação.

Praça JK


                Um grupo de idosos foi recebido com café da manhã oferecido pela PMU na Praça JK, na Sexta-feira (180615). 
                Durante o evento, puderam interagir com psicólogos e assistentes sociais, aferir a pressão arterial, medir níveis de glicemia do sangue, fazer atividades de alongamento e colocar em dia a prosa. 

                Paralelamente, ocorreram blitz em cruzamentos de ruas mais movimentadas da cidade para distribuição de panfletos informativos. Os panfletos detalham os principais tipos de violência cometidos contra a pessoa idosa e exorta a sociedade a denunciar casos sabidos. O mote da campanha deste ano: "Silêncio é cumplicidade. Notificar é cuidar".

                O evento do Dia do Idoso foi uma parceria da Prefeitura (SEMDESC, SEJEL, CREAS, CRAS) com o Conselho Municipal do Idoso, o Abrigo Frei Anselmo, a Sociedade São Vicente de Paulo - SSVP e a Faculdade FACISA.






                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

RIO PARDO DE MINAS-MG - Jovem morre ao cair de motocicleta na zona rural

Uma equipe do Samu esteve no local do acidente e constatou o óbito. Corpo foi encaminhado ao IML de Montes Claros.

                  Um motociclista de 23 anos morreu em um acidente nesta Segunda-feira (180618), na zona rural de Rio Pardo de Minas-MG. Testemunhas disseram à PM que ele seguia por uma estrada vicinal quando caiu da motocicleta.

                 O rapaz morreu no local e o óbito foi constatado por uma equipe do SAMU. Segundo o órgão, ele sofreu Traumatismo CranioEncefálico - TCE.

                 A perícia foi acionada e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Montes Claros-MG. A motocicleta foi removida ao pátio credenciado ao DETRAN.

                 Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Adolescente é apreendido com 52 papelotes de cocaína

Ele foi localizado no Bairro Cerâmica e tentou se livrar da droga ao perceber a presença da PM; no Bairro Gameleira, um homem foi preso com buchas de maconha.

                   Um adolescente de 14 anos foi detido por tráfico de drogas em Janaúba-MG nesta Segunda-feira (180618). Durante patrulhamento, os policiais viram o menor estava em atitude suspeita na Rua Aleixo Alves de Souza, no Bairro Cerâmica.

                   Ao perceber a aproximação dos militares, o adolescente jogou ao chão uma embalagem com 52 papelotes de cocaína. Segundo a PM, o menor afirmou que era o proprietário da droga e disse que estava no local para vendê-la.

                   O material foi apreendido e encaminhado à delegacia.

Bairro Gameleira

                   Também em Janaúba, um homem de 34 anos foi preso também suspeito de tráfico de drogas. Uma denúncia informou aos policiais que o homem estava comercializando entorpecentes na Rua Bahia, no Bairro Gameleira.

                   Quando os policiais chegaram ao local, o suspeito tentou fugir, mas foi contido e preso. Com ele, foram apreendidas 14 buchas de maconha.

                   Com Informações de: G1.

MATIAS CARDOSO-MG - Criança morre afogada ao dar banho em cavalo em uma lagoa na zona rural

Breno Soares Bastos, de 9 anos, estava com uma prima quando desapareceu; familiares encontraram o corpo nessa Segunda-feira (18).

               Uma criança de nove anos morreu afogada em uma lagoa que fica no Povoado de Lajedinho, zona rural de Matias Cardoso-MG

               Segundo a Polícia Militar, o corpo do Breno Soares Bastos foi encontrado por familiares nesta Segunda-feira (180618), mas ele estava desaparecido desde o Domingo (180617).

               O pai da criança informou aos militares que o filho saiu com uma prima para dar banho em um cavalo. Momentos depois ele percebeu que a menina retornou sozinha, mas ela não explicou o que havia acontecido com garoto. 
               Com a demora para o retorno do filho, o pai iniciou buscas no povoado, mas não o localizou.

               Nesta Segunda-feira, a prima de Breno disse à família que o menino havia desaparecido na lagoa. Com ajuda de moradores do local, familiares iniciaram as buscas e localizaram o corpo dele.

               Quando a polícia chegou ao povoado, o menino já sido removido para a casa dos pais. Os militares acionaram um perito e o corpo foi encaminhado ao IML de Januária-MG.

               Com Informações de: G1.

ASA SUL-DF - Homem é indiciado por estuprar estudante em saída de faculdade

Vítima de 23 anos estava a caminho do Metrô na Asa Sul; crime foi em fevereiro. Suspeito, de 36 anos, cumpria prisão domiciliar e foi detido dois meses depois.

                  A Polícia Civil do Distrito Federal indiciou, por estupro, o auxiliar de serviços gerais de 36 anos suspeito de abusar de uma estudante de 23 anos na Asa Sul-DF, em Fevereiro deste ano. 
                  O nome do homem não foi divulgado.

                  Segundo as investigações, a vítima tinha acabado de sair da faculdade, e se dirigia à estação 112 Sul do Metrô quando foi abordada. Imagens de câmeras de segurança de um prédio próximo flagraram o momento em que a jovem saiu correndo, tentando fugir do homem.

                  Estudante é estuprada após sair de faculdade na Asa Sul, em Brasília-DF.

                  O suspeito foi identificado e detido em abril, quase dois meses após o crime. Segundo a Polícia Civil, ele cumpria prisão domiciliar e já tinha sido condenado a 25 anos por tentativa de homicídio, roubo e atentado violento ao pudor.

                  Nesse terceiro crime, ele foi acusado de praticar sexo anal com uma menina de 9 anos. Na época, a conduta não era classificada como estupro.

Coleta de provas

                  As investigações avançaram durante os 60 dias em que o suspeito ficou preso. Como o estupro é considerado crime hediondo, a prisão temporária é de 30 dias, renováveis por igual período. O prazo terminaria neste Domingo (180617), mas a Justiça autorizou a conversão da prisão temporária em preventiva, esta, por tempo indeterminado.

                  As provas coletadas no período serviram para embasar o indiciamento por estupro, que será analisado pelo Ministério Público e, se confirmado, pela Justiça.

                  Segundo a chefe da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher - DEAM, Sandra Gomes, os indícios mais fortes vieram do rastreamento do celular da vítima, roubado pelo homem no dia do estupro. O aparelho chegou a ser revendido para outras duas pessoas, que vão responder por receptação.

                  Sandra classifica o inquérito como "um dos mais complexos já elucidados" na DEAM. A investigação ficou mais difícil porque não havia imagens do local do crime, e porque foi preciso acionar diversas companhias telefônicas para concluir o rastreamento.

                  Em buscas na casa do suspeito, no Núcleo Bandeirante-DF, equipes encontraram objetos supostamente usados para prática de roubos. O arsenal incluía facas com a empunhadura enfaixada, uma técnica que evita marcas de impressão digital.

                  Se o indiciamento do estupro for seguido pelo Ministério Público e recebido pela Justiça, o homem vira réu pelo crime e pode ser condenado a até 20 anos de prisão.

Outros casos

                  Segundo a delegada, o homem tinha uma forma específica de abordar as vítimas: chegava ameaçando com uma faca ou estilete, exigia que ficassem de costas e usava a roupa delas para vendá-las. Ele agia sempre em lugares com mato alto, e no escuro.

                  Com base nesse “modus operandi”, os policiais conseguiram identificar outras duas vítimas recentes do homem.

“Um desses casos foi uma tentativa de estupro, e o outro, um estupro consumado"
                  Diz Sandra

                Esses casos são investigados separadamente e, se houver indiciamento, a pena prevista pode ser ainda maior.

                  Com Informações de: G1.

CAMPO BELO-MG - Adolescente suspeito de matar namorada carbonizada é apreendido pela polícia

                 A Polícia Militar encontrou e apreendeu na manhã desta Terça-feira (180619) o adolescente de 17 anos suspeito de ter matado a ex-namorada Camila Vitória do Nascimento de 16 anos, que teve o corpo carbonizado e jogado em uma vala em Campo Belo-MG
                 O suspeito confessou o crime.

                 O suspeito estava foragido de um centro socioeducativo da cidade de Sete Lagoas-MG desde abril deste ano. Graças a denúncias da comunidade, a Polícia Militar encontrou o adolescente na Rua Roberto Martins Carvalho, no Bairro Vila São Jorge Velha.

                 Segundo a polícia, o adolescente confessou o crime e disse à polícia que matou a jovem por ciúme. Ele foi apreendido e conduzido à presença do Juiz da Vara da Infância e Juventude.

O crime

                 O corpo da jovem foi encontrado em uma vala no Bairro Cidade Jardim, no dia 7 deste mês e apresentava sinais de violência pelo uso de arma branca e parcialmente carbonizado. Os familiares da vítima contaram à polícia que o suspeito fazia ameaças constantes a jovem. 
                 Ele já tinha passagens pela polícia, uma delas por agressão.

                 Com Informações de: MinasHoje.

SALINAS-MG - Homem é encontrado morto às margens de barragem em uma fazenda

De acordo com a Polícia Militar, vítima, de 26 anos, teria se afogado e sido retirada da água por companheiros de trabalho, de uma plantação de tomates.

                Um homem de 26 anos foi encontrado morto na tarde desta Segunda-feira (180618) após se afogar em uma barragem localizada em uma fazenda em Salinas-MG

                De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima trabalhava em uma plantação de tomates dentro da fazenda, quando informou aos colegas lavradores que iria tomar um banho. 
                Eles estranharam a demora e encontraram o homem já sem sinais vitais, próximo às margens da barragem.

                O SAMU compareceu ao local, mas, de acordo com a assessoria, a vítima já havia morrido há alguns minutos e tinha sido retirada da água pelos lavradores. De acordo com a PM, um perito foi acionado mas não compareceu ao local, uma vez que os militares informaram que a vítima foi resgatada por terceiros. 
                O corpo do homem não tinha lesões, segundo a PM.

                O colega que encontrou o corpo informou à PM que a vítima colheu tomates durante toda a manhã, e por volta das 13:30 horas foi tomar o banho na barragem. Cerca de 45 minutos depois, o lavrador foi procurar pelo colega e o encontrou com o corpo submerso e com a cabeça fora da água.

                Após ser retirada da água, os colegas ainda tentaram reanimar a vítima, com respiração boca a boca e massagem cardíaca, mas o homem não reagiu. 

                Uma funerária de Salinas-MG compareceu ao local e removeu o corpo, que foi encaminhado para o IML de Montes Claros-MG para identificação da real causa da morte.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS