PESQUISA NESTE SITE:

09 junho 2020

BELO HORIZONTE-MG - Atendimento a adolescentes não pode ser feito a distância

Centro Especializado atua diariamente de forma presencial.


                Magistrados, promotores e defensores se reúnem, uma vez por semana, virtualmente para discutirem pendências do dia a dia

                Uma vara que está atuando de forma presencial, durante sete dias na semana. No atual cenário, poderia parecer uma atitude na contramão da atual determinação do Judiciário de suspender o atendimento presencial, sempre que possível, devido à pandemia de Covid-19

                Mas esse não é o caso do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional - CIA, uma unidade com características particulares. Engana-se, porém, quem acha que nada mudou, uma vez que que esse já era o expediente do CIA.

"Somos uma unidade que tem uma especificidade muito grande no contexto do Tribunal. O processo de responsabilização do adolescente e o acompanhamento dos programas socioeducativos não podem ser feitos a distância. É uma demanda jurisdicional específica"
                Justificou o juiz Afrânio Nardi, responsável pelo acompanhamento dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

                Ele afirma que não há outra maneira de fazer esse acompanhamento e adotar providências a não ser visitando as unidades socioeducativas, verificando a situação concreta e, a partir do diagnóstico e das constatações feitas na fiscalização, adotar as providências cabíveis. As ações de acompanhamento e fiscalização das unidades foram, inclusive, intensificadas, segundo ele.

"Um dos objetivos é evitar que a privação de liberdade dos adolescentes, nos casos de internação, e semi-liberdade se transformem em um mero acautelamento. 

A gente tem uma preocupação de que os diversos eixos de uma medida socioeducativa continuem sendo cumpridos, para que haja uma rotina pedagógica, uma rotina de oficinas de profissionalização; para que se estabeleçam estratégias de manutenção da convivência familiar, mesmo em um contexto de limitação das visitas nas unidades"
                Afirmou.


Visitas limitadas

                O juiz explicou que as visitas não foram proibidas, apenas limitadas. 

"Então a gente vem exigindo que o órgão executor apresente resultados, protocolos e estratégias concretas para que as medidas possam ser cumpridas adequadamente, com respeito a todo o embasamento legal."

                Outro ponto em destaque nas fiscalizações são as condições das unidades para executar o protocolo unificado elaborado com a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas - SUASE, no que diz respeito à infraestrutura, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual - EPI, capacidade de resposta médica em casos de suspeita ou contaminação pelo novo coronavírus e atenção de saúde aos adolescentes.

                Entre as medidas estabelecidas pelo protocolo está o respeito a um período de quarentena preventiva na admissão de todo adolescente. 

"As unidades devem contar com um alojamento específico para realização dessa quarentena. Os adolescentes devem passar por exames médicos e ser encaminhados a consultas tanto na admissão quanto no período inicial de privação de liberdade. 

Em caso de suspeita, se estabelecem os cuidados adicionais para proteger o adolescente e ao mesmo tempo evitar qualquer contágio. 
O fato é imediatamente comunicado ao juízo"
                Contou.

                Diante dos relatórios médicos, se necessário, avalia-se a aplicação da recomendação do Conselho Nacional de Justiça - CNJ para converter a medida de internação para uma de caráter domiciliar, mantendo-se o acompanhamento da saúde do adolescente.

                Todo esse conjunto de ações resultou, segundo o magistrado, na seguinte situação atual: inexistência de casos confirmados ou suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus nas unidades de Belo Horizonte-MG.

Prevenções

                As visitas também são realizadas de acordo com as determinações do CNJ, com o enfoque adicional nas medidas de prevenção ao contágio. 
                As medidas são efetuadas externa e internamente.

                Protocolos para prevenção de disseminação do novo coronavírus foram adotados no CIA. Três salas estão sendo usadas para audiências. Em uma fica o juiz de plantão e o escrevente. 

                Em outra, o adolescente ou testemunha, a depender do tipo de audiência que está sendo realizada. Enquanto um deles está sendo ouvido em uma sala, a outra é higienizada. Como estão em ambientes distintos, é necessário o uso de uma plataforma virtual. Defensores e promotores participam remotamente, de casa.

                Para o juiz Emerson Marques Cudeiro, esse novo formato está sendo desafiador e necessário. 

"A tecnologia não substitui o contato, mas ajuda a conter a disseminação do novo coronavírus e está nos auxiliando de forma excepcional. Para o adolescente, um ser em formação, quanto mais pessoalidade houver em sua orientação ou acompanhamento, melhor. Mas foi o caminho encontrado sem prejuízo aos direitos deles"
                Analisou.

                Sobre higienização e protocolo, ele contou que, em todos os andares, há álcool em gel disponível e seu uso é incentivado. Disse que a opção pelo comparecimento de apenas um juiz por dia teve como intuito reduzir a equipe que dá apoio aos magistrados, permitindo um rodízio maior.

                A juíza coordenadora do CIA, Riza Aparecida Nery, reforçou que estão cumprindo todas as determinações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, trabalhando com escala mínima. E o meio utilizado pelos cinco juízes, nove promotores de justiça e cinco defensores públicos para se reunirem semanalmente foi a videoconferência. 

"Discutimos as pendências do dia a dia com muita criatividade, já que tudo é muito novo para nós"
                Afirmou.

                A juíza Andrea Mol Bessa complementou, dizendo que até o mobiliário foi reduzido. 

                Segundo ela, as cadeiras são de plástico para facilitar a higienização e há um funcionário responsável por essa função. É permitida a entrada de apenas um familiar ou responsável legal junto com o adolescente.

Atuação

                Todo esse serviço ininterrupto resultou em 144 adolescentes atendidos de 17 a 31 de Março, 241 em Abril e 226 em Maio, até o dia 24. Os atendimentos são feitos quando um adolescente é apreendido e levado para o CIA para receber encaminhamento; ou quando presta seu depoimento formal, nas chamadas audiências de apresentação; ou quando é localizado, no caso de estar foragido, e levado ao CIA.

                Normalmente, na primeira vez em que o adolescente é apresentado, ou seja, quando da apreensão, os encaminhamentos dados são: manutenção do acautelamento até o agendamento da audiência de apresentação, aplicação de medida socioeducativa ou advertência - podendo ser liberado imediatamente - ou espera do julgamento em liberdade. Tudo isso é definido na primeira audiência, denominada audiência preliminar.

                Em período de normalidade, se da audiência preliminar resulta acautelamento provisório para aguardar o curso do processo, o adolescente vai para um centro de internação e é informado da data futura da realização da audiência de apresentação.

Agilização


                Para não haver mais deslocamentos e visando proteger os envolvidos de possível contaminação pelo novo coronavírus, sobretudo os adolescentes, em razão de contato com mais pessoas, os magistrados, defensores e promotores entraram em consenso sobre a conversão da audiência preliminar em audiência de apresentação, de forma que o adolescente já seja ouvido formalmente nessa primeira oportunidade. Isso aumentou também a celeridade processual, conforme lembrado pela juíza Júnia Benevides.

                Antes de ser ouvido, o adolescente pode conversar em particular, por meio de videoconferência, com o defensor. E, uma vez acautelado, também assiste a distância às audiências de continuação, fase em que testemunhas são ouvidas.

                A coordenadora Riza Nery lembrou que a oitiva dos jovens acautelados nos centros socioeducativos só foi possível graças à participação da Suase, que instalou o sistema necessário no local. "Isso facilitou muito as audiências e evita o perigo do contágio."

                Ao todo, de 17 de Março a 24 de Maio, foram realizadas 529 audiências. De 17 a 31 de Março, 27 adolescentes foram encaminhados para o Núcleo de Atendimento às Medidas Socioeducativas e Protetivas - NAMSEP da Prefeitura de Belo Horizonte e 38 para o Núcleo de Encaminhamento de Adolescentes à Família - NEAF de Belo Horizonte.

                Em abril, 34 e 39 adolescentes foram encaminhados para esses estabelecimentos, respectivamente e, no mês de maio, até o dia 24, 59 e 29. No mesmo período, em março, houve um encaminhamento de internação provisória feminina e 26 masculinas. Em abril, três femininas e 62 masculinas e, em maio, duas femininas e 73 masculinas.

Tipo de ato infracional

                As estatísticas não revelam o tipo de ato infracional cometido, mas, baseado na experiência de realização de audiências, nos procedimentos de apuração e no acompanhamento dos programas socioeducativos, o juiz Afrânio Nardi percebeu uma redução do número de envolvimento de adolescentes na prática de atos infracionais com violência ou grave ameaça à pessoa, no período do isolamento social.

"Em contrapartida, a gente notou um pequeno acréscimo no envolvimento dos adolescentes na prática de atos infracionais análogos ao tráfico de drogas. É difícil apontar a causa específica, mas, na minha visão, está associado de alguma forma à circunstância de paralisação de todos os pontos da rede de acompanhamento e atendimento desses adolescentes"
                Analisa o juiz.

                Ele destaca que "a escola parou, o atendimento socioassistencial tem sido feito de forma remota, o acesso a programas como o 'Fica Vivo' foi reduzido. Isso acaba tendo um impacto no envolvimento desses adolescentes com o tráfico de drogas. Esse envolvimento é por meio de aliciamento, importante ressaltar isso. O adolescente é premido de uma série de circunstâncias do seu contexto comunitário a acaba se envolvendo com o tráfico de drogas", comentou. 

                O "Fica Vivo" é um programa do governo de Minas dirigido a jovens de 12 a 24 anos residentes em áreas com altos índices de criminalidade violenta no estado.

                De acordo com análise da juíza Júnia Benevides, houve uma redução geral de atos infracionais, de meados de março a meados de abril. Segundo ela, eram cerca de cinco apresentações por dia, quando a média era de 13, o que voltou a se concretizar a partir da segunda quinzena de abril.

                A juíza Andrea Mol disse que o êxito na execução do trabalho, independentemente dos desafios, é resultado do trabalho em equipe dos servidores e magistrados. E muito do resultado positivo atribui à postura da líder, Riza Nery, que, "gentil e conciliadora, deposita confiança e estímulo em todos".

                Com Informações de:
TJMG - BELO HORIZONTE-MG.

UNAÍ-MG - Quatro novos Casos são registrados positivo nesta Terça-feira (09)


                 Nesta dia de Terça-feira, foram registrados mais quatro novos casos de pessoas que tiveram confirmação de infecção com o Coronavírus, ao fazer o teste e obtiverem as confirmações positivas. 
                 O total já chega a 240 casos Positivos em Unaí-MG.

Nas últimas 24 horas, foram registrados os seguintes casos:

                 17 novos casos suspeitos,
                 04 novos casos Positivos,
                 01 Caso descartado.

                 Com esses novos casos, ocorridos nas últimas 24:00 horas, registrados nesta Terça-feira (200609), no Boletim Pandemiológico, temos o seguinte resultado geral:


                 Unaienses, 09 de Junho de 2020.
                 Jisohde.

LAGAMAR-MG - Trio sai de Lagamar para comprar droga em Presidente Olegário e acaba preso pela Polícia Militar


              A Polícia Militar prendeu três jovens por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os acusados teriam saído de Lagamar-MG para comprar droga em Presidente Olegário-MG
              Pedras de crack foram apreendidas.

              De acordo com o Cabo César, por volta das 21:00 horas, os policiais receberam uma denúncia informando que os suspeitos iriam para Presidente Olegário comprar drogas para comercializar em Lagamar
              Diante disso, foi montada uma operação para abordá-los. 

              Os policiais conseguiram então fazer a abordagem na área Central da cidade. Jean Castro chegou a tentar se desfazer do entorpecente, mas os policiais conseguiram apreendê-lo. 
              Rodrigo que estava com ele no veículo também foi preso no local. 

              Os policiais ainda se deslocaram até o Hospital Municipal onde prenderam o terceiro acusado de participar do tráfico de drogas. O policial destacou que eles haviam pagado a um senhor para que os levassem até Presidente Olegário para aquisição da droga, mas o senhor não sabia da intenção criminosa. 

              Cabo César informou que eles possuem passagens por roubo, homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico e ainda furto.

              Com Informações de: Correio Regional.

PARACATU-MG - Polícia Militar Ambiental realiza Operação Policial na Zona Rural de Todo Estado

PAZ NO CAMPO - POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL REALIZA OPERAÇÃO POLICIAL NA ZONA RURAL DE TODO O ESTADO DE MINAS GERAIS 


               Nesta Terça-feira (200609), a Polícia Militar Ambiental, através do Comando de Policiamento de Meio Ambiente, visando trazer segurança ao homem do campo e o combate a criminalidade no meio rural através de medidas preventivas e repressivas, desencadeou em todo o Estado de Minas Gerais a “Operação Paz no Campo IX”.

               No Noroeste Mineiro a operação foi desenvolvida pela 16ª Cia PM de Meio Ambiente, em Paracatu-MG, que empregou todo o seu efetivo disponível, o qual foi distribuído nos diversos municípios da região.


               Foram realizadas dezenas de abordagens a veículos e a pessoas. 

               Como resultado dessas ações, foram apreendidos os seguintes materiais:

               011 Armas de fogo;
               829 Munições de diversos calibres;
               002 Silenciadores de disparos de armas de fogo;
               Diversos materiais para recarga de arma de fogo de fabricação artesanal;
               01 kg carne de animal silvestre;
               09 Javalis;
               Diversos matérias de caça e pesca.

               Foram lavrados 04 Autos de Infrações ambientais, que juntos somam a quantia de R$29.989,73 e 03 pessoas foram presas por posse ilegal de armas de fogo.




               Com Informações de:
PMMA - PARACATU-MG.

MINAS GERAIS - Ações de gestão predial promovem prevenção e segurança

Medidas permitem higienização de espaços durante pandemiaAlém de melhorias nas edificações, a Superintendência de Gestão Predial do TJMG focou em ações de higiene e saúde no enfrentamento da Pandemia.



                  As atividades do Judiciário estadual mineiro tiveram uma transformação na forma, desde que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo e causou uma pandemia cujo enfrentamento tem passado sobretudo pelo isolamento social e adoção de práticas rigorosas de proteção individual e higienização.

                  Boa parte das equipes trabalha atualmente em regime de home office, aproveitando o melhor da tecnologia para comunicar-se, movimentar processos, elaborar iniciativas de apoio aos necessitados e direcionar de recursos para o combate à doença.

                  Contudo, exatamente porque a Justiça é um serviço essencial para a população e não pode parar, profissionais ainda se deslocam, em número reduzido, ao edifício sede e a algumas outras edificações na capital sob a responsabilidade da Superintendência de Gestão Predial. Com a determinação de distanciamento social, mudanças foram implementadas para proteger a comunidade.

Proteção e segurança


                  Tendo à frente o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, a Superintendência de Gestão Predial entrou, desde o começo da crise sanitária, em um regime de plantão extraordinário, com o objetivo de evitar o contágio e coibir a disseminação da pandemia, como recomendam os especialistas de saúde.

                  O superintendente destaca que o objetivo foi a vigilância permanente de espaços que poderiam conter focos de espalhamento da doença, mas sem perder de vista a necessidade de uso do edifício para a prestação jurisdicional. Esta se dá em benefício do cidadão, que muitas vezes depende urgentemente da resposta do Judiciário.

Para o superintendente de Gestão Predial, desembargador Octavio Boccalini, as medidas reduzem os riscos sem que os serviços ao cidadão sejam afetados

"Embora reduzida drasticamente, a circulação ainda ocorre, e o nosso dever e compromisso é manter a área segura para todos, diminuindo a exposição ao agente infeccioso. Isso porque uma de nossas atribuições é pautar procedimentos e comportamentos orientados à boa organização dos ambientes e à segurança das pessoas que transitam pelas dependências do TJMG"
                  Afirma o desembargador Octavio Boccalini.

Cuidado redobrado

                  Campanhas de conscientização dos magistrados, servidores e colaboradores procuraram mostrar os riscos e hábitos benéficos à saúde. Entre as rotinas de prevenção praticadas diariamente pelos integrantes da Superintendência de Gestão Predial, estão o uso obrigatório de álcool em gel e máscara e a priorização do atendimento telefônico para evitar contato físico na sala. Mas a atuação se estendeu a muitos outros domínios.

                  A sensibilização das empresas terceirizadas permitiu o fornecimento de um kit de álcool em gel e máscara para os funcionários para evitar a propagação do vírus. Todas as pessoas que estão trabalhando seguem um esquema de rodízio, para conter aglomerações. Há apenas um vigilante por andar, devidamente equipado com máscara.

                  Nos cartórios, há poucos servidores e funcionários de prontidão para medidas urgentes que demandem o atendimento presencial. Já nas secretarias dos gabinetes, há apenas um mensageiro e um assistente de atendimento por baia, também munidos dos equipamentos para proteção individual.

                  Uma prova do sucesso dessa mobilização foram as eleições para os cargos diretivos da Casa, realizadas em abril. Observando critérios rigorosos, o pleito permitiu transparência e publicidade sem comprometer as imposições médicas para o momento.

Rotinas mudadas


                  Durante a pandemia, foram feitas a manutenção preventiva em todos os elevadores e as manutenções corretivas de todo o prédio, seguindo os cuidados necessários, com uso de máscara e álcool em gel.

                  Os equipamentos também passaram a ser desinfetados com frequência ainda maior, higienizando-se o interior das cabines, os botões externos e o painel interno quatro vezes ao dia (duas vezes de manhã e duas vezes à tarde).

Cuidados diários de higienização mantêm equipamentos mais seguros

                  Outras medidas contra a propagação do vírus foram o uso de copos descartáveis e o incremento da rotina de limpeza dos banheiros e setores que estão recebendo trabalhadores, principalmente das mesas, cadeiras, teclados, mouses e aparelhos de telefone, objetos que em geral são mais manipulados no dia a dia.

                  A recepção do Tribunal está funcionando mediante escala reduzida: há uma recepcionista a cada dia, sempre utilizando máscaras e álcool em gel. Como medidas para reforçar a prevenção, as ascensoristas foram suspensas nesse período de pandemia porque, exercendo suas funções em local fechado, elas corriam grande risco de contágio.

                  Com Informações de:
TJMG - MINAS GERAIS.

UNAÍ-MG - Novo Decreto especifica multas para pessoas físicas e jurídicas que descumprem Medidas de enfrentamento à Pandemia

Decreto será publicado nesta Terça-feira (200609), sob o número 5.372.


                 As ações de conscientização e sensibilização feitas pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG, para enfrentamento a Pandemia, não foram suficientes para levar todas pessoas e comércios a se protegerem da contaminação com o Coronavírus, entre outros comportamentos com o uso de máscaras e distanciamento social de dois metros.

                 Ante a insistência de muitas pessoas, e até comércios, em não cumprirem as determinações dos decretos municipais, ganharam corpo nas redes sociais pedidos de “lockdown” para Unaí, proibição do comércio de bebidas alcoólicas, fechamento parcial do comércio, prisão de quem não usa máscara e radicalidades semelhantes.

                 Uma das maiores causas de contaminação por Coronavírus, é a inobservância das recomendações da Prefeitura no que diz respeito ao uso da máscara e o distanciamento social de dois metros. 

                 As pessoas insistem em desobedecer, e exageram na prática de confraternizações sociais, tem sido muito comum pessoas se recusarem ao uso da máscara em ambientes públicos e mesmo frequentando bares.

                 A Prefeitura insistiu em acreditar no bom senso, e na boa fé das pessoas, usou e abusou do diálogo, mas infelizmente não foi suficiente, algumas pessoas, ao que parece, para protegerem a si, e aos próprios familiares, só vão se render ao argumento da multa.

                 As multas começam em R$185,50 e no caso de reincidência podem chegar ao máximo de R$18.550,00.

Empresas devem comunicar Casos Positivos de Coronavírus de seus Funcionários à Secretaria da Saúde.

                 Comerciários contaminados tem sido uma nova realidade em Unaí.                  Uma das medidas de enfrentamento previstas no novo decreto é a obrigatoriedade dos empregadores comunicarem eventuais casos de contaminação de seus colaboradores.

                 Art. 11
Os estabelecimentos comerciais, nos quais tiveram funcionários testados positivos para Coronavírus, ou que vierem a ter esta situação, deverão além de todas as medidas de segurança estabelecidas neste decreto e os demais já publicados, bem como nas Deliberações do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, ampliar as medidas de segurança, comunicando o fato de forma imediata à Secretaria Municipal da Saúde para monitoramento e providências pertinentes aos cuidados necessários.

Bom senso e bons exemplos

                 A Prefeitura Municipal de Unaí reforça o apelo aos unaienses para o bom senso, no que diz respeito a observância dos procedimentos de proteção:

                 1) – Uso de máscaras;
                 2) – Distanciamento social de dois metros; e
                 3) – Regular higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

                 Se cada um tiver bom senso, fiscalizar, antes de tudo, a si mesmo, e alertar familiares, parentes, amigos e colegas sobre a necessidade da proteção, as multas não serão necessárias.

                 A aplicação da multa será uma escolha de quem insiste em não usar máscara, ou descumprir outras determinações dos decretos.

                 Versão desse decreto em PDF no link - AQUI.








                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

PARACATU-MG - Foragido da Justiça morre em troca tiros com a Polícia em Goiás

Foragido de 25 anos comandava o tráfico de drogas em um bairro da cidade e era suspeito por homicídios.


               Um foragido da justiça de Paracatu-MG, de 25 anos, acabou morrendo após trocas de tiros com policiais civis em Goiás. A operação contou com o apoio da Polícia Civil de Goiás.

               A Delegacia Regional de Polícia Civil de Paracatu, deflagrou na manhã desta Terça-feira (200609) a operação "Torre de Babel" visando cumprir dois mandados de buscas e apreensão em dois endereços diferentes, em Val Paraíso-GO e Luziânia-GO

               O alvo da operação era o foragido de Paracatu, Walece Pereira Moreira (Pezão) com quatro mandados de prisão em aberto, por tráfico de drogas e suspeita de homicídios.

               Segundo o delegado titular da delegacia de homicídios e tráfico de drogas, Ederson Pires da Cruz, Walece era suspeito de estar comandando o tráfico de drogas na região da Vilinha em Paracatu. As investigações duraram aproximadamente um ano, resultando na localização de Walece, também apontado como suspeito de homicídios em Paracatu.


               O suspeito sempre mudava de endereço, dificultando a sua prisão, disse Ederson.

               No momento da busca, o foragido reagiu efetuando 14 disparos contra os policiais, que revidaram a resistência baleando Walece que acabou morrendo.

               No local, os policiais apreenderam quase R$20.000,00 em dinheiro, uma pistola 9 mm, drogas, e celulares.

               Com Informações de: Paracatu News.

MONTES CLAROS-MG - Mulher morre ao ter pescoço atingido por linha chilena; ela seguia de moto com o filho na garupa

Segundo o SAMU, mulher teve uma lesão profunda no pescoço e morreu no local. Linha chilena é usada ilegalmente para soltar pipa e tem poder de corte para danificar a lataria de um carro.


                     Um mulher morreu ao ser ferida por linha chilena na noite de desta Segunda-feira (200608) em Montes Claros-MG. Ela seguia de moto com o filho de 11 anos na garupa. O menino não teve ferimentos. O SAMU chegou a ser acionado para fazer o socorro, mas a vítima não resistiu a uma lesão profunda no pescoço.

                     Segundo o tenente Márcio Henrique Borges Silva, da Polícia Militar, a linha chilena é usada ilegalmente para soltar pipa e tem poder de corte suficiente para danificar a lataria de um carro.

                     Uma testemunha disse à PM que viu algumas pessoas soltando pipa no local onde a mulher morreu. Um carro arrastou a linha e a vítima, que estava atrás de moto, foi atingida no pescoço.

“Infelizmente situações como essa são fruto da falta de sensibilidade e da ausência de uma legislação mais incisiva. Se o uso gera algum dano, a punição vai ser com base no dano gerado, que nesse caso, se houvesse prisão, poderia ser homicídio”
                     Explica o tenente, afirmando que a PM realizou apreensões de carreteis com linhas nos últimos dias.

                     Sobre a legislação, Márcio Henrique complementa dizendo que se pessoa é flagrada portando ou soltando pipa com a linha é feita a apreensão do material e a aplicação de multa. Quando, na verdade, a linha chilena representa um risco muito maior, por isso, a necessidade de regras mais rígidas.


                     Além da falta de conscientização e de punições mais severas, o tenente destaca há uma dificuldade em se atribuir a culpa a alguém diante de um crime como esse. Segundo ele, em muitos casos as pipas são cortadas e seguem com pedaços da linha sem direção.

"As pessoas sabem que podem gerar um dano, mas insistem em ter essa conduta. Apelamos para a conscientização social, para os pais que sabem que os filhos estão usando esse material, por exemplo. 

Apesar de que sabemos também que essa conduta não está restrita às crianças. Que essas pessoas pensem no próximo, uma atitude inconsciente acaba de ceifar uma vida. Que se conscientizem dos seus papeis como parte de uma sociedade”
                     Finaliza.


                     Com Informações de: G1.

MATIAS CARDOSO-MG - Dupla é capturada vendendo drogas no porto da balsa

Polícia Militar recebeu informações da ação de suspeitos; foram apreendidas 80 buchas de maconha, dinheiro e munição.


               Um jovem de 19 anos foi preso e um adolescente de 17 anos detido por tráfico de drogas em Matias Cardoso-MG
               Ocorrência foi nesta Segunda-feira (200608).

               A Polícia Militar abordou a dupla após receber informações de que estariam vendendo entorpecentes no porto da balsa.

               Com os dois foram apreendidas 80 buchas de maconha, R$170,00 em dinheiro e uma munição calibre 22.

               A dupla foi encaminhada para a Delegacia Civil junto ao material apreendido.

               Com Informações de: G1.

PARACATU-MG - O 45º BPM Comemora 13 anos de criação e Instalação, e apresenta Excelentes resultados nos cinco primeiros meses do ano 2020


                O 45º Batalhão de Polícia Militar comemorou 13 anos de criação e instalação com números expressivos de combate à criminalidade e prestação de um serviço de qualidade, eficiência, eficácia e excelência para a população do Noroeste Mineiro

                Apenas nos 05 primeiros meses do ano de 2020, fizemos a apreensão de 82 armas de fogo em toda a área de abrangência da nossa Unidade, composta pelos municípios de Paracatu-MG, João Pinheiro-MG, Brasilândia de Minas-MG, Vazante-MG, Guarda-Mor-MG e pelos Distrito Cana Brava e Distrito Luislândia do Oeste.



                Isto representa uma média de mais de 16 armas de fogo apreendidas por mês e significa uma redução real de 31,25% no número de homicídios consumados, redução de 37,04% dos assaltos (roubo à mão armada), realização de 175 prisões de maiores de idade ou apreensões de menores infratores envolvidos com o tráfico ilícito de drogas. 

                No quantitativo geral, reduzimos a criminalidade violenta em 34,75% nesse período, comparado ao ano de 2019, que já era de redução contínua de crimes em relação ao ano de 2018. É a Polícia Militar cumprindo o seu papel institucional, defendendo e preservando a ordem pública e paz social.


                Nesses 13 anos de instalação do 45º BPM tivemos dias de luta, dedicação, profissionalismo e competência dos nossos militares, que incansavelmente trabalham ininterruptamente, apoiados nos princípios legais norteadores da nossa profissão e também na solidificação de uma relação de proximidade e confiança com a nossa população. 

                Parabéns a todos os integrantes da Polícia Militar e da população, pelos resultados exitosos alcançados.

                E para comemorar esses números tão expressivos, estamos também comemorando nesta data o aniversário de 245 anos da Gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais, realizando desde as primeiras horas do dia, uma Mega Operação Alferes em toda área do Batalhão, com cumprimento de mandados de busca e apreensão, verificação de informações recebidas através do Disque Denúncia Unificado - 181, verificação de pessoas foragidas da justiça, blitz de trânsito, abordagens em pontos de tráfico de drogas, ocupação de locais utilizados para a prática de crimes, dentre outros.


“POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 244 ANOS: 
NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA”.

                Com Informações de:
PMMG - PARACATU-MG.

COROMANDEL-MG - Colisão frontal na BR-365 mata 4 pessoas; ultrapassagem em alta velocidade teria sido a causa


                Próximo ao trevo, na BR-365, Km 448, de Coromandel-MG, entre Patos de Minas-MG e Patrocínio-MG, um motorista de um VW Golf, cor preta, que era ocupado por dois homens, tentou uma ultrapassagem em alta velocidade e acabou batendo de frente com um outro veículo.
                O acidente aconteceu na tarde do último Sábado (200606).

                O outro veículo que trafegava pela rodovia no sentido Patrocínio à Patos de Minas, um VW Up, ocupada com três pessoas que seguia a direção oposta do Golf, chocou de frente.
                Quatro pessoas morreram, inclusive uma criança de apenas 3 anos.

                De acordo com informações do Inspetor Alfredo Terceiro da Polícia Rodoviária Federal, o VW Golf, ocupado por dois homens, que seguia em sentido Patos de Minas a Patrocínio, teria tentado fazer uma ultrapassagem forçada quando acabou atingindo o VW Up com três pessoas que seguia em direção oposta, causando a tragédia.

                O impacto foi tão violento que os carros ficaram completamente destruídos e 4 pessoas acabaram vindo a óbito. O motorista do Golf, Antônio Gomes da Silva, 43 anos, e o passageiro Valdir Gomes da Silva, morreram na hora. 

                A passageira do UP, Luana Mariano de Oliveira, de 22 anos, e seu filho, David Miguel, de 3 anos, que ocupavam o Up, também não resistiram e morreram no local. O motorista do Up, marido de Luana, foi socorrido em estado grave até o hospital.


                Segundo os policiais, testemunhas que cruzaram com o Golf relataram que ele estava em altíssima velocidade, incompatível com a via, e teria tentado uma manobra de ultrapassagem sem condições para isso. Com relação ao garoto que estava no banco de trás, os policiais verificaram que ele estava com o cinto de segurança e não precisava da cadeirinha, porque era mais desenvolvido, mas precisava de uma almofada.

                No entanto, o policial destacou que a causa mesmo do acidente foi a ultrapassagem forçada em alta velocidade. A perícia técnica da Polícia Civil esteve no local para analisar como tudo teria acontecido. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal para ser constatada a causa da morte.

                Com Informações de: Correio Regional.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS