PESQUISA NESTE SITE:

23 agosto 2017

BRASÍLIA-DF - Arco-íris em volta do sol chama atenção dos brasilienses

Segundo meteorologistas, o fenômeno chamado de “halo solar” pode ser considerado um indicador de boa umidade.

                Um círculo colorido ao redor do sol chamou atenção dos brasilienses nesta Quarta-feira (170823). O fenômeno físico conhecido como “Halo solar” ou fotometeoro apareceu por alguns minutos durante a manhã, em Brasília-DF.

                Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, o “halo solar” pode ser considerado um indicador de boa umidade. Nada mal para o período de seca que castiga os brasilienses nesta época do ano.

“O fenômeno ocorre a partir de uma nuvem alta, composta de partículas de gelo, que se posiciona entre a Terra e o Sol. 
Elas refletem a luz do sol, formando essa espécie de arco-íris, essa combinação de cores”
                Explicou o meteorologista Manoel Rangel.

                Com Informações de: Metrópoles.


BOCAIUVA-MG - Padre de é suspeito de assediar sexualmente um adolescente de 17 anos

Assessoria da Arquidiocese de Montes Claros confirmou afastamento do religioso; pelo menos 15 gravações de conversas foram apresentadas à Promotoria.


               Um padre de Bocaiuva-MG foi afastado das suas atividades por suspeita de assediar sexualmente de um adolescente de 17 anos; a asssessoria da Arquidiocese confirmou nesta Terça-feira (170822) o afastamento do religioso.

               A denúncia foi feita à Arquidiocese, ao Ministério Público e à Polícia Civil pela mãe do menor. Segundo ela, o padre convidava o adolescente para ir à casa dele; ao menos 15 gravações teriam sido apresentadas à Promotoria
               Em uma das gravações, eles combinam o valor que seria pago em troca de encontros.

               Mãe e filho já foram ouvidos, e o padre foi intimado para depor nesta Quarta-feira (170823). Ministério Público e Polícia Civil informaram que a investigação segue em segredo de Justiça, e que irão se pronunciar somente após a conclusão do inquérito.

               Com Informações de: G1.


BOCAIUVA-MG - Polícia apreende 17 pés de maconha e 17 pinos de cocaína

Drogas foram encontradas após denúncia; suspeito não foi encontrado no local.

              Após denúncia de tráfico e cultivo de drogas, policiais apreenderam 17 pés de maconha e 17 pinos de cocaína em Bocaiuva-MG, na tarde desta Quarta-feira (170823).

              De acordo com a PM, no local, estava apenas a mãe do suspeito, que não teve a idade divulgada; dentro de um quarto foi encontrado 17 pinos de cocaína, além de um balde com maconha, prontos para comercialização. 
              Já no fundo da residência, ainda foram encontrados 16 pés da droga plantados em baldes, plásticos e canteiros.

              Como o suspeito não estava no local, a mãe foi encaminhada à delegacia para prestar esclarecimentos. 
              Até o momento ninguém foi preso.

              A polícia faz rastreamento.


              Com Informações de: G1.

PEDRA AZUL-MG - Organização criminosa que atuava em roubo de cargas nas BRs 116 e 251 é presa

Oito pessoas foram presas e quatro cinco mandados de prisão devem ser cumpridos; envolvidos são das cidades de Pedra Azul, Medina, Taiobeiras e do estado da Bahia.

               Sete pessoas, com idades entre 20 e 30 anos, foram presas na região de Pedra Azul-MG nesta Terça-feira (170822), por envolvimento com roubo de cargas nas rodovias do Norte de Minas

               A operação, deflagrada pelo Departamento Estadual de Operações Especiais da Polícia Civil, cumpre mandados de prisão contra suspeitos de participarem de duas associações criminosas que atuavam nas BR-116 e BR-251.

               Os envolvidos, de acordo com a PC, são naturais de Pedra Azul, Medina-MG, Taiobeiras-MG e do estado da Bahia

               Segundo o delegado responsável pelo caso, Gustavo Barletta, as investigações começaram há quatro meses e os responsáveis por assaltos a caminhões e carretas foram identificados neste período. A Polícia Civil de Pedra Azul e da Bahia participam da operação.

               Ainda de acordo com a polícia, pelo menos mais cinco mandados de prisão devem ser cumpridos. As duas quadrilhas, segundo o delegado responsável, contavam com participação de mais de 15 pessoas, que continuam sendo investigadas.

               Com Informações de: G1.

VÁRZEA DA PALMA-MG - Avô, filho e neto são investigados em operação da Polícia Federal no Norte de Minas

Segundo a PF, quadrilha falsificava documentos para abertura de contas e pedidos de linhas de créditos; funcionária de correspondente bancário de Montes Claros também participava do esquema.


              Sete pessoas são investigadas na Operação ‘Geração Perdida’ realizada pela Polícia Federal, na manhã desta Terça-feira (170822), no Norte de Minas

              De acordo com a PF, avô, filho e neto são suspeitos de participarem do esquema que fraudava documentos, como CPF e RG, para conseguirem linhas de créditos e aberturas de contas, há cinco anos. Três amigos e uma funcionária de um correspondente bancário também são investigados. Em um único banco, os prejuízos podem chegar a R$1.300.000,00; em comércios, o prejuízo estimado é de R$50.000,00, segundo a PF.

“O perfil do grupo é predominante jovem; tem entre 24 e 37 anos, e o avô, de 68. Eles mantinham relacionamento em redes sociais, o que foi possível criar este vínculo entre eles. Em via de regra, a população tem dificuldade para abrir contas e contratar empréstimos, mas, neste caso, eles ainda contavam com a ajuda da funcionária”
              Explica o delegado Marcelo de Freitas.

              Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sete ordens de identificação criminal e sete mandados de sequestro de bens, quando contas dos suspeitos são bloqueadas para possíveis ressarcimentos. 

              Seis investigados são de Várzea da Palma-MG, e a funcionária do correspondente bancário é de Montes Claros-MG.

“Os suspeitos pegavam um documento e, com a mínima alteração de dado – como no nome, por exemplo - conseguiam gerar um novo documento, mediante informações falsas, de pessoas que não existem; em seguida, com a ajuda de uma funcionária de um correspondente bancário, abriam contas com limites elevados, conseguiam linhas de créditos e compravam produtos em comércios, inclusive, virtual”
              Diz o delegado.


              A Polícia Federal começou as investigações, que duraram oito meses, depois que o próprio banco desconfiou das aberturas de contas e de pedidos de empréstimo. 
              Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam diversos cartões, cópias de documentos e folhas de cheques.

              Pelo menos três instituições financeiras e 10 comércios foram alvos da quadrilha. Os investigados foram intimados e devem ser ouvidos ainda nesta terça, na delegacia de Montes Claros

               Se condenados, eles podem pegar até 30 anos de prisão pelos crimes de estelionato qualificado, por atuarem em órgãos de competência federal, falsidade ideológica, uso de documento falso e falsidade ideológica.

              O G1 não localizou os advogados dos envolvidos.

              Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Condutor alcolizado e inabilitado é preso na BR-251, Km 905

Condutor embriagado e inabilitado é preso pela Polícia Militar. Ele não possuía licenciamento e estava alcolizado conduzindo um VW Gol na BR-251, Km 905.


              Na Tarde desta Quarta-feira (170823), a Polícia Militar de Unaí-MG, em patrulhamento pela BR-251, de parou com um condutor com atitudes suspeita.

              O condutor de 47 anos trafegava com um VW Gol, pela BR-251, Km 905, no perímetro urbano da cidade. Ao ser abordado, o mesmo não possuindo licenciamento para o mesmo, e apresentando sintomas de embriaguez, foi preso.

              Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil. ficando a disposição da Justiça. O veículo foi removido ao pátio credenciado por falta de licenciamento.

              Com Informações de: PMMG.

BURITIZEIRO-MG - Após denúncias, dois homens são detidos com armas, crack e maconha

Eles foram abordados em uma casa no Bairro Alto São Francisco; um dos suspeitos fugiu e ainda não foi localizado.

               Duas pessoas foram detidas por tráfico de drogas durante uma operação da Polícia Militar, realizada em Buritizeiro-MG, nesta Terça-feira (170822). 

               Na casa onde eles estavam, foram apreendidos armas, crack e maconha.

               A PM chegou ao local, que era utilizado para o tráfico de drogas, após denúncias anônimas. Um dos suspeitos conseguiu fugir e ainda não foi localizado; outros dois homens, de 13 e 31 anos, foram detidos.

               Os policiais encontraram dois revólveres, uma espingarda, quatro pedras brutas de crack e nove porções embaladas prontas para a venda, além de quatro tabletes prensados de maconha, celulares e eletrônicos. 
               A ocorrência foi registrada no Bairro Alto São Francisco.

               Os detidos foram encaminhados à delegacia, juntamente com o material apreendido.

               Com informações de: G1.

UNAÍ-MG - Saúde de Unaí é referência no evento “AMM nos Municípios: Encontro nas Macrorregiões”

A temática da saúde, hoje problema que mais aflige Unaí, tornou-se referência.

                Em evento da Associação Mineira de Municípios - AMM ocorrida na última Sexta-feira (170818), na cidade de Guarda-Mor-MG. Depois de mencionada pelo prefeito José Gomes Branquinho, a temática da saúde, tomando Unaí-MG como referência, foi abordada pelos demais oradores, incluindo os prefeitos da região, o presidente da AMM, deputados e até virtuais candidatos ao Governo de Minas

               Pelo menos nos discursos, a pauta da saúde unaiense foi citada em todos os pronunciamentos.


               O "AMM nos Municípios: Encontro nas Macrorregiões" reuniu – na Câmara Municipal de Guarda-Mor – 24 prefeitos (do Noroeste, Alto Paranaíba e Triângulo), 31 vereadores, autoridades (federal e estadual) e técnicos do Governo de Minas e de outras entidades públicas do Estado. 

               A defesa do pacto federativo, da reforma tributária e do municipalismo foi a principal pauta do encontro. Na parte da manhã, prefeitos expuseram os temas que mais afligiam suas administrações. 
               Saúde e pavimentação de vias dominaram os discursos.

               Durante pronunciamento, o prefeito Branquinho fez uma apresentação elogiosa ao município de Unaí, do qual ele afirmou ser um administrador orgulhoso. 

"Unaí é um município extraordinário, que cresce por minuto. Possui uma agricultura de alta tecnologia e também mais de 6.000 famílias atuando na agricultura familiar. A nossa produção agropecuária é destaque em Minas e no Brasil".

               Em sua fala, o gestor unaiense citou números "eloqüentes" do município que desafiam a Administração Municipal: 142 linhas do transporte escolar, que percorrem 12.500 quilômetros por dia, ao custo de R$9.000.000,00 por ano.


Desafio: Saúde

               Com uma extensão territorial maior que a do Distrito Federal, os desafios de Unaí são igualmente grandes, a saúde destacando-se como o maior deles. Para o prefeito de Unaí, a saúde municipal é "problema histórico e crescente", daí a preocupação revelada ao auditório.

               Os números traduzem a preocupação: até o mês de junho, em torno de 42% da receita total da Prefeitura de Unaí foram gastos com a saúde. Mais da metade da folha de pagamento total de servidores da Prefeitura foi gasta com servidores da Secretaria de saúde

               De tudo que se gastou com saúde em Unaí no primeiro semestre, 80% do total foi com recursos próprios da Prefeitura (Município), 7% do Governo de Minas (Estado) e 13% do Governo Federal (União).

               Branquinho lembrou que a obrigação institucional dos municípios é atender a saúde primária (Estratégia de Saúde da Família), situação que Unaí não consegue cobrir nem 50%
               Ele explica que os recursos de custeio do Hospital Municipal - HMU, que atende Unaí e outros municípios da região, consomem parte significativa do esforço para manter a saúde em dia. 
               O HMU atende de segunda a segunda, 24 horas por dia.

               Somente no ano passado, o HMU consumiu R$30.000.000,00 de recursos públicos, entre os quais R$27.500.000,00 de recursos próprios da Prefeitura de UnaÍ

"Não agüentamos mais"
               Queixou-se Branquinho, acrescentando que os municípios que mantêm pactuação com Unaí também não agüentam mais. 

"Eles são mal atendidos. 
Ficamos angustiados em não poder atender bem os pacientes dos municípios vizinhos"
               Afirmou o prefeito unaiense.

Sozinhos

               Em discurso para um plenário lotado de autoridades (membros do Governo de Minas, da Câmara dos Deputados, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, da Confederação Nacional dos Municípios, da Frente Nacional de Prefeitos) e plateia formada por assessores e técnicos dos municípios, Branquinho voltou a chamar a atenção para a situação singular dos hospitais da região noroeste. 

"O noroeste é a única região do Estado de Minas que não possui um hospital regional, uma santa casa, um hospital filantrópico. 
Os três maiores hospitais são municipais e estão localizados em João Pinheiro, Paracatu e Unaí, este último sendo obrigado a se "desdobrar" 
               Para atender pacientes de 12 municípios.

               Branquinho lembrou que Guarda-Mor-MG, Vazante-MG, Lagamar-MG, Lagoa Grande-MG, Presidente Olegário-MG e outras cidades do Alto Paranaíba convergem seu atendimento hospitalar para Patos de Minas-MG

"Mas não é a Prefeitura de Patos que banca o hospital público lá, é o governo do Estado, já que o hospital de Patos de Minas é regional"
               Observou.

               Ao salientar que a maioria dos presentes já conhecia sua aflição, o prefeito de Unaí afirmou que a saúde pública hoje é "grande bandeira do noroeste", porque mexe diretamente com as pessoas. 

"Não poderíamos deixar de mais uma vez chamar a atenção das autoridades num evento tão representativo"

               Ressaltou, recordando que o noroeste mineiro ocupa grande extensão territorial, mas possui pequeno contingente eleitoral e, consequentemente, baixa representatividade política.

               O presidente da AMM, Julvan Lacerda (prefeito de Moema-MG), disse que aquela era a tribuna adequada e aquele, o momento certo, para os prefeitos falarem de suas aflições e exporem seus pleitos. 

               Segundo ele, ao fim do encontro, a AMM escreveria uma Carta de Princípios a ser encaminhada ao Governo de Minas, contendo os anseios dos gestores municipais e cobrando ações e soluções concretas.


À tarde

               O "Encontro com os Municípios" reuniu, no turno da manhã, os diversos agentes políticos regionais e estaduais, inclusive com a presença de virtuais candidatos ao Governo de Minas, ao Senado, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa em 2018.

               A parte da tarde foi reservada para as palestras técnicas direcionadas aos municípios, envolvendo os seguintes temas: 

1) Apresentação do Catálogo de Serviços da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Minas Gerais – SESP/MG
2) O impacto das reformas do Estado na Gestão Municipal – OAB/MG
3) Fiscalização e controle no pagamento de diárias – MPMG
4) Na Ponta do Lápis; a Escola da FormaçãoTCE/MG
5) Políticas públicas de Engenharia – CREA/MG
6) Regularização fundiária – SECIR/MG
7) A união dos municípios fortalece a saúde no Estado e regiões – COSEMS/MG.

               Com Informações de:
               texto: Ribas,
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Foi realizado o Encontro Regional de Polícia Comunitária, na Câmara de Vereadores

Encontro Regional de Encontro de Polícia Comunitária. Câmara Municipal de Unaí, Centro.

               Nesta Quarta-feira (170823), foi realizado na Câmara Municipal de Unaí-MG, o Encontro Regional de Polícia Comunitária.

               Este evento foi realizado pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

               Das 8:30 as 9:30 horas, 
               O Encontro teve início as 8:30 horas com Credenciamento e Welcome Coffee.


PALESTRA I
               Em seguida, foi ministrado a primeira palestra do dia:
"POLÍCIA MILITAR: CONCEITO, MOBILIZAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIA"

               Das 10:30 às 12:00 horas, 
               O 2º Tenente PM Marcio Coeiro da Silva,
"Conceito e Boas Praticas"

               Bombeiros: 
"Boas Práticas"

               Das 12: as 14 horas, Almoço externo.


PALESTRA II:

               Das 14 as 15:00 horas,
"MEDIAÇÃO E RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS/PRATICAS DA POLÍCIA COMUNITÁRIA"

"DELEGADO/INVESTIGADOR (Conceitos e Boas Praticas).

               Das 15 as 15:30 horas, Coffee Break.


PALESTRA III:

               Das 15:30 as 16:30 horas,
"PARTICIPAÇÃO SOCIAL E SEGURANÇA PÚBLICA"
               Palestrante: Luciene Mendes Teixeira de Oliveira (Representante CONSEP).

               Das 16:30 as 17:00 horas, 
               Encerramento e Entrega de Certificados.










               Com Informações de: PMMG.

ARAGUARI-MG - Bombeiros atende a mulher em trabalho de Parto conduzindo mãe e bebê ao médico

Mulher entra em trabalho de parto, solicita Bombeiros que comparecem no local, efetua atendimentos e conduz mãe e filho ao UPA da cidade.

               Na manhã desta Quarta-feira (170823), o Corpo de Bombeiros Militar de Araguarí-MG, foi acionado para atendimento a gestante a qual entrou em trabalho de parto.

               Ao comparecer no endereço, o bebê havia nascido no interior do banheiro da residência, na cidade de Araguari.

               A equipe do Corpo de Bombeiro militare - CBM MG efetuou o atendimento e conduziu a mãe e o recém-nascido até a unidade de Pronto Atendimento - UPA da cidade.

               Com Informações de:
BOMBEIROS MILITARES DE ARAGUARI-MG.


PARACATU-MG - Foragido é preso pela Polícia Militar no Bairro Centro

Homem de 24 anos que possuia mandato de prisão em seu desfavor foi preso pela PM na tarde desta Terça (22).

               Na Tarde desta Terça-feira (170822), por volta das 16:33 horas, na cidade de Paracatu-MG, no Noroeste de Minas, os policiais militares receberam informações sobre um indivíduo de 24 anos, que estava transitando pelo Bairro Amoreiras II, sendo que havia contra o mesmo um mandado de prisão em aberto. 

               Imediatamente foi realizado contato com as demais viaturas do turno, sendo que os policiais militares conseguiram localizar o indivíduo na Avenida Olegário Maciel, área Central da cidade. 

               Durante a abordagem foi realizada a consulta ao sistema informatizado, sendo verificada a existência do mandado de prisão em desfavor do mesmo. 

               Diante do fato, o abordado foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

               Com Informações de: PMMG.

UNAÍ-MG - Um Caminhão e dois veículos se envolveram em um acidente no Bairro Divinéia

Três veículos envolvem em acidente próximo ao Helio Supermercado. Ninguém ficou ferido.

              Na tarde desta Quarta-feira (170823) no Bairro Divinéia, Unaí-MG, um Caminhão 710 e dois veículos, sendo um Uno e um Pálio se envolveram em um acidente.

              Os três veículos trafegavam pela Avenida Santos Dumont quando se chocaram ao lado do Hélio Supermercado.
              Ninguém ficou ferido, apenas houve danos materiais.





              Com Informações e Fotos de: PMMG.

MONTES CLAROS-MG - Homem é atingido na coxa por bala perdida

Dois homens, em uma motocicleta, atiraram em outros dois homens que passavam correndo pela rua; uma adolescente também foi atingida de raspão por um estilhaço.



               Um homem de 30 anos foi baleado na coxa, na noite dessa Segunda-feira (170821), na Vila Mauriceia, em Montes Claros-MG

               A vítima contou aos militares que dois homens, em uma motocicleta, atiraram em outros dois homens que pasavam correndo pela rua, quando ele foi atingido.

               O SAMU esteve no local e conduziu o ferido até um hospital da cidade; ele foi atendido e liberado. Uma adolescente, de 13, também foi atingida de raspão por um estilhaço, mas não precisou ser levada até uma unidade médica.

               Os disparos foram por volta das 19:45 horas, na Rua Belém. De acordo com a Polícia Miliar, a suspeita é que os tiros tenham ocorrido por disputa do tráfico de drogas na região. 

               Os militares fizeram rastreamento, mas, até esta publicação, ninguém havia sido preso. No local, foram apreendidas seis cápsulas de arma de fogo. 
               A Polícia Civil irá investigar o caso.

               Com informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS