PESQUISA NESTE SITE:

02 junho 2020

BUENÓPOLIS-MG - Confirma oito casos de coronavírus; dois pacientes são policiais penais

Policiais trabalham no Presídio de Corinto onde outros oito profissionais já testaram positivo. Município de Buenópolis notificou 51 casos suspeitos.


                O município de Buenópolis-MG está com oito casos confirmados de coronavírus. Os três últimos casos são de uma jovem, de 21 anos, e de dois policiais penais que moram no município, mas trabalhavam no Presídio de Corinto-MG.

                Os policiais têm 20 e 33 anos e fizeram testes rápidos. Segundo o Secretário de Saúde, no exame do policial, de 33 anos, foi constatado que ele contraiu o vírus, mas não está mais com a doença. O outro está na fase mais aguda da Covid-19 e apresenta sintomas gripais. 
                Ele está em isolamento domiciliar.

                A jovem, de 21 anos, testou positivo nessa Terça-feira (200602) e também está em isolamento, assim como os outros cinco pacientes já diagnosticados com a doença na cidade. Todos estão estáveis.

                O município notificou 51 casos, sete foram descartados e 14 pessoas estão em isolamento.

O que diz a SEJUSP

                Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informou que 10 profissionais do Presídio de Corinto testaram positivo para Covid-19. Todos estão afastados do trabalho ou em período de férias. Outros 17 servidores, que tiveram contato com os profissionais, serão testados de forma preventiva.

                Ainda segundo a nota, quatro detentos também foram diagnosticados com a doença e estão isolados. Eles são assintomáticos e estão sendo acompanhados pela área de saúde da Unidade.

                A Secretaria destacou as seguintes ações que vem sendo realizadas no Estado para prevenir e controlar o coronavírus no ambiente prisional:

                Unidades portas de entrada: Foi adotado um modelo pioneiro no país de circulação restrita de detentos no período de pandemia, classificado como referência pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

                Para evitar a contaminação por novos presos, foram criadas 30 unidades de referência, distribuídas em todo o território mineiro, que funcionam como centros de triagem e portas de entrada para novos custodiados do sistema prisional.

                Todas as pessoas presas em Minas Gerais estão sendo encaminhadas para uma unidade específica em cada região e ficam pelo mesmo período de 15 dias, em quarentena e observação, evitando possível contágio caso fossem encaminhadas de imediato para outras unidades. Após a observação e atestada a sua saúde, são encaminhadas para as demais unidades prisionais do Estado.

Suspensão das visitas 

                Para evitar a disseminação do vírus por meio de contato com o público externo: As visitas foram suspensas, para evitar a circulação de pessoas externas, assim como a entrega, até então opcional, de kits suplementares contendo alimentos, remédios entre outros itens, para evitar a circulação de materiais contaminados. Destaca-se que esses itens continuam sendo fornecidos pelas unidades prisionais e recebidos, ainda, via Correios.

                Cuidados com quem já está preso: No caso de presos que já se encontram no sistema prisional, caso apresentem sintomas do Covid-19, o protocolo é o seguinte: isolamento imediato, realização de exames e, em caso de confirmação, tratamento segundo protocolo da área da Saúde.

                Evitar o contágio via profissionais de segurança: As escalas de trabalho estão sendo dilatadas, de forma a diminuir a circulação desses profissionais intra e extramuros, e equipamentos de proteção individual estão sendo distribuídos nas estruturas prisionais.

                Limpeza geral e desinfecção de ambientes: As áreas estruturais como celas, pátios, áreas administrativas e técnicas, portarias, guaritas e, também, veículos passam por higienização. A ação é simultânea e acontece uma vez por semana em todas as 194 unidades. 

                Foram adquiridas 250 unidades de pulverizadores e 200 lavadoras de alta pressão. Além de aproximadamente 2.000 botas e botinas, álcool em gel e líquido e mais de 22.000 caixas de luvas distribuídas para procedimentos diversos, juntamente com os itens normalmente utilizados nas limpezas de rotina, como detergente, desinfetante, sabão e sabonete.

                Com Informações de: G1.

CAPITÃO ENÉAS-MG - Técnica de enfermagem morre após atender paciente com Covid-19

Maria Elza Oliveira Andrade trabalhava há mais de 35 anos na Santa Casa de Capitão Enéas e morreu nessa Segunda-feira (01). Colegas relataram que a técnica amava a profissão e não quis se afastar mesmo sendo hipertensa.


                Uma técnica de enfermagem do interior de Minas morreu, aos 55 anos, por Covid-19. Maria Elza Oliveira Andrade estava internada desde o dia 22 de Maio em um Hospital de Montes Claros-MG e faleceu no início da noite dessa Segunda-feira (200601).

                Ela trabalhava há mais de 35 anos na Santa Casa do município de Capitão Enéas-MG e apresentou sintomas da doença após atender uma paciente que testou positivo. A Prefeitura decretou luto oficial nesta Terça-feira (200602).

                Bila, como era popularmente conhecida na cidade com pouco mais de 14.000 habitantes, amava a profissão e estava sempre pronta para servir o próximo, conforme relato dos colegas.

“Ela era caridosa, brincalhona e muito alegre. Uma profissional exemplar que morreu fazendo o que amava. Todos gostavam dela no hospital, foi uma grande perda para o município”
                Disse o ex-diretor da unidade, Gilson Farias dos Santos, que trabalhou durante três anos com a técnica.


“Estou aqui para servir, fiz um juramento e vou cumprir”
                Essas foram as palavras ditas pela técnica de enfermagem ao ser orientada para se afastar nesse período da pandemia porque era hipertensa e estava no grupo de risco.

“Falei várias vezes que a doença era perigosa, mas Bila queria continuar cuidando dos pacientes. Ela deixou um vazio enorme no hospital, era nosso ponto de referência aqui. Uma pessoa amável e carinhosa com todos”
                Contou Joilma Veloso e Silva, funcionária do setor administrativo há 30 anos.

                O corpo da profissional foi enterrado de Capitão Enéas na manhã desta Terça-feira (200602). Moradores se reuniram na entrada da cidade para acompanhar o cortejo até o cemitério e prestar a última homenagem. 
                Ela era casada e tinha três filhos adultos.

Último plantão

                A enfermeira Mara Fagundes sempre fazia os plantões com Bila e relata que a última vez que as duas trabalharam juntas, a profissional estava com dor no corpo e febre.

“Nós nem imaginávamos que fosse coronavírus, falei várias vezes para ela ir embora, mas se recusou e cumpriu todo o plantão. Nesse dia, ela estava muito calada e quase não conversou. Essa foi a última vez que nos encontramos”.

                O plantão foi no início do mês de maio e a profissional foi internada na UTI em Montes Claros no dia 22. A enfermeira conta que antes de apresentar os sintomas, as duas atenderam uma paciente com suspeita da doença, que posteriormente, testou positivo.


“A paciente estava com sintomas gripais, febre e falta de ar. Primeiro, ela passou por mim na triagem, depois foi atendida pelo médico e medicada por Bila. Nós seguimos o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde e usávamos máscaras”

                Ela também apresentou febre e falta de ar, e colheu material para exame. O resultado ainda não foi divulgado e a enfermeira permanece em isolamento domiciliar.

                Mara se formou em enfermagem em 2012 e o primeiro emprego foi na Santa Casa, onde foi recebida por Bila há cerca de quatro anos. Ela se emocionou e não conteve as lágrimas ao falar da colega, que se tornou uma 'mãezona'.

“Ela era a funcionária mais antiga e me ensinou tudo, era a mãezona de todo mundo. Foi muito importante na minha carreira e todos que passaram pelo hospital. Bila amava a profissão e cuidava do hospital como se fosse da casa dela”.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Novos casos de suspeitos de infecção com o Coronavírus vão surgindo.


                  A Situação vai arrochando lentamente em 24 de Março foi lançado o primeiro Boletim Pandemiológico, com 3 casos suspeitos e 0 Confirmados. Em 26 de Março foi registrado o primeiro caso Positivo, e somente em 16 de Abril que surgiu o 2 caso positivo.

                  Assim, em 1 de Maio Já estava com 307 Casos suspeitos e com 8 casos Positivos. O Mês de Junho chegou com 716 Casos Suspeitos, 168 Casos Descartados, 216 Casos Positivos e 70 Casos já curados e ainda com nenhum Caso de Óbito causado pelo Coronavírus.

 Dados das últimas 24 horas

                  23 - Casos Suspeitos,
                  02 - Casos Positivos.

                  Não houve alterações nos demais casos, nestas 24 horas.
                  Registrados esses dados no Boletim Pandemiológico de Unaí-MG, para esta Terça-feira (200602), temos o seguinte resultado.

Boletim Pandemiológico Unaienses - (200602):


                  Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

MONTES CLAROS-MG - Pais criam 'cortina do abraço' e filhos reencontram professora após meses sem aulas: 'Surpresa mais linda que poderia receber'

Cortina do abraço' foi levada até a porta da casa da professora Meyre Lidório, em Montes Claros (Mg). Ela trabalha na educação infantil há 14 anos e ficou longe dos alunos por causa da suspensão das aulas em função do coronavírus.


                  Há mais de dois meses sem poder abraçar seus alunos devido à pandemia do novo coronavírus, uma professora da educação infantil ganhou uma surpresa. Os pais das crianças levaram uma “cortina do abraço” até a porta da casa dela em Montes Claros-MG. Um vídeo mostra como foi o reencontro.

“Eu não sabia de nada, eles já estavam pensando em tudo. Entraram em contato com as minhas filhas e planejaram sem eu desconfiar. Ter a oportunidade de abraçar meus alunos mais uma vez, em tempos de tanta angústia e sofrimento, foi a surpresa mais linda e mais forte que eu poderia receber. Quase morri de tanta emoção, foi perfeito!”
                  Conta Meyre Lidório.

                  A cada abraço, a cortina era higienizada. Alunos e professora trocaram carinhos sem que houvesse contato e conseguiram matar um pouco da saudade.

                  Meyre trabalha no mesmo colégio há 14 anos e sempre usou o abraço para demonstrar o carinho pelos alunos e pais. Inclusive, depois da publicação dos vídeos em uma rede social ela já está recebendo pedidos de outros alunos que desejam matar a saudade dos abraços diários.

'Melhor lugar do mundo é dentro de um abraço'

                  Antes de receber a surpresa na porta de casa, Meyre viu o vídeo de uma “cortina do abraço” criada em outro país e resolveu passar essa tarefa aos alunos, para que eles pudessem abraçar os familiares. Ao longo da semana os pais não retornaram, disseram que estavam sem tempo para ajudar os filhos, mas na verdade estavam organizando uma surpresa para a professora. Eles se uniram em um aplicativo de conversas e decidiram confeccionar apenas uma estrutura e promover o encontro.

                  Sabrina Eleutério e Gabriel Mendonça, pais da pequena Cecile de três anos, foram os responsáveis por construir a cortina. Outros pais ajudaram a elaborar a lista de quem poderia ir até o condomínio da professora, já que há um limite de pessoas.

“Levou dois dias para que a cortina ficasse pronta. Ela foi feita com plástico transparente e canos PVC. Cecile ajudou com os moldes para fazer os braços infantis, além disso, treinou o abraço. Eu decorei e coloquei a frase, que definiu tudo o que estamos passando e queremos: O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço,”
                  Disse Sabrina.

Rotina de estudos

                  A necessidade do distanciamento social modificou a rotina de muitas famílias em vários aspectos. Para manter os estudos, pais e professores estão se desdobrando.

“Fui desafiada a me reinventar, a trocar a sala de aula por um espaço virtual, a criar um ambiente lúdico em casa e a encontrar uma forma de encantar as crianças apenas pela tela de um dispositivo eletrônico. Confesso que não é fácil, mas Deus nos encoraja e o amor pelo que faço me motiva: fantasias, receitas, painéis pelas paredes da casa, tudo é válido para despertar interesse desses pequenos"
                  Fala Meyre.

“Cecile se adaptou rápido a nova rotina, claro que não conseguimos prender a atenção dela o tempo todo, mas a professora faz de um tudo para ajudar as crianças a se concentrarem. 

Ela se fantasia, senta no chão, pula, canta, conta histórias, chama cada criança por vez, conversa com cada uma, envolve os pais, é um malabarismo. Estamos impressionados com a capacidade que ela tem de se entregar à profissão e com o amor que ela emana em cada aula"
                  Afirma Sabrina, mãe de Cecile.

                  Com Informações de: G1.

BRUMADINHO-MG - Justiça impõe garantia de quase R$8.000.000.000,00 a mineradora

Decisão liminar de Brumadinho atende, em parte, a pedido do MPMG.


                A juíza Perla Saliba Brito, da 01 Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Brumadinho-MG, deferiu parcialmente pedido liminar formulado pelo Ministério Público - MPMG, para determinar que a mineradora Vale S.A. apresente, em dez dias a contar da intimação da decisão, garantia consistente em fiança bancária ou seguro-garantia judicial no valor de quase R$8.000.000.000,00.

               Ao todo, a quantia de R$7.931.887.500,00 deverá ficar reservada para assegurar eventual pagamento de multa e perdimento de bens ou valores a que a empresa possa ser condenada ao final do processo, instaurado com base na Lei Anticorrupção. O valor da fiança/seguro teve por base critérios legais e a receita operacional líquida da Vale em 2018, que, segundo informado nos autos, superou 36.500.000.000,00 de dólares.

               A garantia deverá ser apresentada pela Vale, no prazo determinado, sob pena de bloqueio do montante em dinheiro ou de bens. A decisão data desta terça-feira, 26 de Maio. A magistrada também levantou o sigilo do processo, ordenando que ele seja apensado ao processo de número 5000218-63.2019.8.13.0090, diante da conexão.

               A decisão liminar, que está sujeita a recurso, foi prolatada com base na vasta documentação juntada ao processo, incluindo a troca de e-mails entre funcionários da Tüv Süd, empresa de auditoria contratada pela Vale e responsável pela emissão da declaração de estabilidade da estrutura que se rompeu em Brumadinho-MG.

               O conjunto indica que a mineradora tinha conhecimento da vulnerabilidade da barragem para o modo de liquefação e, ainda assim, manteve as atividades minerárias no local, apesar das condições cada vez menos seguras.

               A juíza Perla Saliba Brito destaca na decisão que "a documentação acostada indica que, em conluio, a requerida Vale e a empresa de auditoria Tüv Süd omitiram do poder público informações relevantes sobre a criticidade da Barragem e emitiram ilicitamente Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) que dissimulou a gravidade do fator de segurança para liquefação, dificultando, assim, as atividades de investigação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e de fiscalização da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM)".

               De acordo com a magistrada, os fortes indícios de responsabilidade da empresa pela prática do ato de corrupção autorizam a constrição de bens, independentemente da demonstração de dilapidação patrimonial ou vulnerabilidade financeira, a fim de assegurar a efetividade e a utilidade de eventual aplicação das sanções.

Tragédia evitável

               A ação de responsabilidade de pessoa jurídica foi ajuizada pelo MPMG contra a empresa, em razão da prática de ato lesivo contra a administração pública, previsto na Lei 12.846/13 (Anticorrupção). Segundo a inicial, o rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em 25 de Janeiro de 2019, poderia ter sido evitado.

               Para o órgão ministerial, a situação crítica da estrutura era conhecida da Vale e de consultores técnicos da Tüv Süd antes do desastre, mas os responsáveis mantiveram as operações, deixando de adotar medidas necessárias para estabilizar a barragem e evitar mortes.

               Segundo o MPMG, mineradora e auditoria ocultaram e dissimularam informações a respeito, burlando os órgãos estaduais fiscalizadores e utilizando documentos que não atestavam o real estado da barragem, o que exigia a penalização das pessoas jurídicas envolvidas, sem prejuízo de ações penais ou sanções cíveis e administrativas.

               Diante disso, o Ministério Público requereu a indisponibilidade de bens, direitos e valores da Vale até o valor de R$30.004.900.000,00 com o objetivo de garantir o resultado prático de futura sanção de multa e potencial perdimento de bens.

               Leia a decisão na íntegra
               Consulte o andamento do processo 5002549-18.2019.8.13.0090 pelo sistema PJE.

               Com Informações de:
TJMG - BRUMADINHO-MG.

UNAÍ-MG - Saiba o que aconteceu na Câmara Municipal na Reunião ordinária desta Segunda-feira (01)

04ª Sessão Legislativa,
18ª Legislatura,
Desta Segunda-feira (200601).


Matérias Aprovadas

                 Projeto de Lei Ordinária nº 7 de 2020
                Autor: Alino Coelho.
                Turno: Primeiro.

                Denomina Joaquim Francisco da Fonseca - Joaquim Canoa - O próprio público que menciona.

               
 Projeto de Lei Ordinária nº 17 de 2020
                Autor: Andréa Machado.
                Turno: Único.

                Denomina José Pereira dos Santos o Ginásio Público que menciona.

Observação
                Na oportunidade será deliberado o parecer que dá redação final ao Projeto de Lei n.º 17/2020.

                Autor: Andréa Machado.
                Turno: Único.

                Denomina Constantino José Pereira a praça Pública que menciona.

Observação
                Na oportunidade será deliberado o parecer que dá redação final ao Projeto de Lei n.º 18/2020.

                Autor: José Gomes Branquinho - Prefeito do Município de Unaí-MG
                Turno: Único.

                Cancela o feriado de 13 de Junho, Instituído pela Lei Nº 1.087, de 17 de Dezembro de 1985, que "Declara Feriados Municipais os dias que menciona" neste ano de 2020.

Observação
                Na oportunidade será deliberado o parecer que dá redação final ao Projeto de Lei n.º 22/2020.

                Requerimento nº 132 de 2020
                Autor: Carlinhos do Demóstenes.
                Turno:

                Requer que seja solicitado ao Excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à Secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar o recapeamento asfáltico do trevo que dá acesso ao Bairro Jardim Amaral, neste Município.

                Requerimento nº 133 de 2020
                Autor: Valdmix Silva.
                Turno:

                Requer que seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto ao órgão competente, gestões e ações no sentido de determinar a instalação de iluminação pública na BR-251, mais especificamente no trecho compreendido entre as Chácara Colinas e a Chácara Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

                Requerimento nº 134 de 2020
                Autor: Carlinhos do Demóstenes.
                Turno:

                Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, Junto à Secretaria Municipal Competente, providência no sentido de determinar a implantação de equipe de estratégia de saúde da família, no Bairro Jardim Amaral, neste município.

                Requerimento nº 135 de 2020
                Autor: Professor Diego.
                Turno:

                Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar a instalação da placa de identificação do Parque Linear José do Vale no Bairro Água Branca.

                Requerimento nº 136 de 2020
                Autor: Professor Diego.
                Turno:

                Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar que seja realizada a arborização dos canteiros centrais do Bairro Água Branca II.

                Requerimento nº 137 de 2020
                Autor: Professor Diego.
                Turno:

                Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar o cercamento da área do Parque Linear José do Vale, no Bairro Água Branca II.

                Requerimento nº 138 de 2020
                Autor: Professor Diego.
                Turno:

                Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, providência no sentido de determinar o cercamento da nascente no Parque Linear José do Vale.

                Requerimento nº 139 de 2020
                Autor: Carlinhos do Demóstenes.
                Turno:

                Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar a conclusão do canteiro central, bem como o plantio de árvores da Avenida Cabo Verde, no Bairro Industrial, neste Município.

                Requerimento nº 140 de 2020
                Autor: Valdmix Silva.
                Turno:

                Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar a limpeza completa das vias localizadas dentro do Distrito Santo Antônio do Boqueirão.

                Requerimento nº 141 de 2020
                Autor: Valdmix Silva.
                Turno:

                Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar a limpeza completa debaixo da Ponte Rogério Costa, situada no Distrito Santo Antônio do Boqueirão.

                Requerimento nº 142 de 2020
                Autor: Professor Diego.
                Turno:

                Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, Providência no sentido de determinar a instalação de bebedouros e água potável no Parque Linear José do Vale, no Bairro Água Branca II.

                Requerimento nº 143 de 2020
                Autor: Professor Diego.
                Turno:

               Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar o recapeamento asfáltico da Avenida Vera Lúcia Alves Nogueira, no Bairro Sagarana.

               Requerimento nº 144 de 2020
               Autor: Professor Diego.
               Turno:

               Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar a instalação de redutores de velocidade (quebra-molas), na Rua do Químico em frente aos imóveis de números 50, 110, e 270, no Bairro Alvorada.

               Requerimento nº 145 de 2020
               Autor: Professor Diego.
               Turno:

               Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar a instalação de redutor de velocidade (quebra-molas), na Rua do Pecuarista Nº 78, no Bairro Alvorada.

               Requerimento nº 146 de 2020
               Autor: Professor Diego.
               Turno:

               Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar a instalação de redutor de velocidade (quebra-molas), na Rua do Topógrafo Nº 96, no Bairro Alvorada.

               Requerimento nº 147 de 2020
               Autor: Professor Diego.
               Turno:

               Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar a instalação de redutor de velocidade (quebra-molas), na Rua do Engenheiro Nº 38, no Bairro Alvorada.

              Requerimento nº 148 de 2020
              Autor: Professor Diego.
              Turno:

              Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar o recapeamento asfáltico das Ruas do Bairro Alvorada, neste Município.

              Requerimento nº 149 de 2020
              Autor: Paulo Cesar Rodrigues.
              Turno:

              Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar a construção de uma academia popular ao ar livre no projeto de Assentamento Florestam Fernandes.

              Requerimento nº 150 de 2020
              Autor: Paulo Cesar Rodrigues.
              Turno:

              Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de viabilizar o pagamento de adicional de insalubridade para os Agentes Comunitários e Agentes de Combate às Endemias.

              Requerimento nº 151 de 2020
              Autor: Paulo Cesar Rodrigues.
              Turno:

              Requer seja solicitado ao excelentíssimo prefeito do município de Unaí-MG, senhor José Gomes Branquinho, junto à secretaria municipal competente, providência no sentido de determinar a modificação do Local onde é destinado a captação do lixo do Distrito Ruralminas.

              Acompanhe a reunião completa desta Segunda-feira (200601), no link abaixo:
              Com Informações de
CMU - UNAÍ-MG.

BELO HORIZONTE-MG - Construtora deve indenizar consumidor

Comprador teve problemas com impermeabilização do imóvel.


               A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJMG manteve decisão da 6ª Vara Cível de Belo Horizonte-MG que condenou a empreiteira Araújo Lopes Empreendimentos Ltda. a indenizar um consumidor. Ele deverá receber R$8.853,96 por danos materiais e R$5.000,00 por danos morais, devido a defeitos em seu apartamento.

               Segundo os autos, em 6 de Maio de 2009, foi firmado o contrato de compra e venda de um apartamento localizado no Bairro Santa Amélia. O comprador alega que desde o começo o sistema de impermeabilização do imóvel mostrou-se insuficiente, levando a vários problemas de infiltração.

               A juíza Célia Ribeiro de Vasconcelos, apoiada em laudo que apontou falhas nos serviços prestados, rejeitou os argumentos de defesa da construtora e fixou a indenização. Para a magistrada, os contratempos extrapolaram os limites das situações diárias às quais todos estão sujeitos.

               A construtora recorreu, sustentando que o comprador adquiriu o imóvel em 2009 e demorou muito para reclamar dos defeitos, o que comprometeu a perícia realizada. Esse argumento foi rechaçado pelo relator, desembargador José de Carvalho Barbosa.

               O magistrado ressaltou ter ficado demonstrado que as infiltrações apareceram por falhas no sistema de impermeabilização. Ele citou trecho da perícia, que afirma que a ausência de impermeabilização de uma laje descoberta pode causar infiltrações, rachaduras e outras patologias.

               O relator ponderou que, pelo fato de o local ter sido modificado, não foi possível constatar se na época do evento danoso inexistia impermeabilização da laje do terraço ou se a impermeabilização apresentava vícios construtivos.

               Contudo, havia indícios de grande umidade no apartamento, tanto nas paredes próximas às janelas quanto no teto e paredes adjacentes. 

"Tal fato sugere a falta ou a ineficiência do sistema de impermeabilização"
               Pontuou.

               O magistrado citou outros elementos de prova que indicam o impacto negativo no imóvel: infiltração, danos à pintura, ao emassamento e ao reboco interno das paredes e tetos, estragos nos eletrodutos, mofos e ferrugens. Todos esses problemas podem ser originados pela falha na aplicação de um sistema de impermeabilização.

               Os desembargadores Newton Teixeira de Carvalho e Rogério Medeiros votaram de acordo com o relator. 

               Com Informações de:
TJMG - BELO HORIZONTE-MG.

MONTES CLAROS-MG - Liberado da prisão há pouco mais de 15 dias, rapaz é preso por dois assaltos e um furto

Segundo as informações da Polícia Militar, o jovem tem 16 passagens por assalto, furto, tráfico de drogas e ameaça. Ele foi encontrado na casa dos pais, no Bairro Independência, nesta Segunda-feira (01).


                  Um rapaz de 24 anos foi preso por dois roubos e um furto cometidos em Montes Claros-MG. Segundo as informações da Polícia Militar, o jovem foi liberado da prisão recentemente e já tem 16 passagens por assalto, furto, tráfico de drogas e ameaça. Ele foi encontrado na casa dos pais, no Bairro Independência, nesta Segunda-feira (200601).

                  A tenente Mônica Beatriz Zuba explica que o primeiro dos três crimes ocorreu na última Sexta-feira (200529).

“A vítima estava de moto e parou na Vila Ipiranga para esperar por uma pessoa que iria se deslocar com ela. Nesse momento, foi abordada pelo indivíduo, que estava armado e ordenou que entregasse o veículo.”

                  Já no Domingo (200531), uma padaria no Bairro Doutor João Alves foi assaltada e o criminoso fugiu levando celulares e dinheiro. Em seguida, foi registrado um furto a um posto de combustíveis no Bairro Major Prates, o bandido abasteceu a moto e saiu sem pagar.

“Pela situação, possivelmente a motocicleta já foi roubada com o intuito de cometer outros crimes”
                  Destaca a tenente.

                  Logo após os crimes, os policiais começaram a fazer levantamento e conseguiram identificar um suspeito. Buscas foram feitas e ele foi encontrado na casa dos pais.


“Ele tentou fugir correndo, mas foi contido e abordado. Ao ser questionado, confessou a autoria dos crimes e apontou onde a moto estava escondida, em uma área de mata na região do Bairro Belvedere”
                  Complementa a tenente Mônica Beatriz Zuba
                  Sobre a arma, o rapaz se negou a dar informações.

“Essa prisão tem um efeito muito positivo para a sociedade já que pelo perfil dele é provável que iria cometer outros crimes. As vítimas demonstraram satisfação ao serem informadas, pois sempre ficam com a preocupação de que o autor, que agiu com ameaça e se apresentou armado, possa voltar”
                  Finaliza a tenente.

                  Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS