PESQUISA NESTE SITE:

29 novembro 2019

CEILÂNDIA-DF - Homem mantém filho de 9 meses refém e ateia fogo a objetos após briga com mulher

Suspeito, de 20 anos, vai responder por tentativa de homicídio. 
Criança foi resgatada por PM de folga.


                    Um homem de 20 anos foi preso após manter o filho de 9 meses refém e atear fogo a objetos em uma casa na QNN 21/23, em Ceilândia-DF, no Distrito Federal, nesta Quinta-feira (191128).

                    O homem foi autuado por tentativa de homicídio. Segundo a Polícia Civil, a mulher do suspeito disse que ele não aceitava a separação.

                    A criança foi resgatada por um policial militar de folga. Segundo a ocorrência registrada na Polícia Civil, o PM estava em um lava-jato na região quando foi chamado por um morador que acompanhava a situação.

                    O policial disse em depoimento que, ao chegar no local, viu fumaça saindo de um apartamento. Segundo ele, o espaço estava trancado e, lá dentro, estava o suspeito com o filho de nove meses. 
                    A mãe da criança já estava do lado de fora.

                    De acordo com a ocorrência, o homem se negou a entregar o bebê, que já passava mal por conta da fumaça. O PM então conseguiu entrar no apartamento, pegou a criança e deteve o suspeito.

                    Após o resgate, o bebê foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado, junto com a mãe, ao Hospital Regional de Ceilândia - HRC
                    O fogo foi apagado por moradores da região.

                    O pai da criança foi preso e encaminhado à 24ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia.

                    Com Informações de: G1.

URUCUIA-MG - Três investigados por tráfico de drogas são presos com cocaína durante operação

Ação foi realizada em conjunto pelas Polícias Civil e Militar. Segundo as investigações, alvos se utilizavam de empregos formais para ocultar a atividade criminosa, um deles é proprietário de um comércio na cidade.


                 Três homens foram presos em flagrante durante uma operação de combate ao tráfico de drogas em Urucuia-MG nesta Quinta-feira (191128). 
                 Um deles é investigado em vários inquéritos de homicídio.

                 O delegado Esio Viana explica que a ação foi realizada em conjunto pelas Polícia Civil e Militar. Além dos três, houve também um conduzido por posse de entorpecentes para consumo próprio. Vários pinos de cocaína foram apreendidos na operação.

                 Viana destaca que as prisões ocorreram durante o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão. Os alvos são especializados na venda de cocaína e até faziam o refino da droga. As investigações demonstraram que eles se utilizavam de empregos formais para ocultar a atividade criminosa, um deles é proprietário de um comércio na cidade.

                 Os presos foram levados para a Delegacia de Arinos-MG, junto com o material apreendido. Eles foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e encaminhados para o Presídio de Buritis-MG.

                 Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Caminhão pega fogo e gera congestionamento na BR-050, sentido Araguari

Ocorrência foi registrada na manhã desta Quinta-feira (27) e gerou uma fila de 2,5 km. Segundo Eco 050, não houve vítimas. 
Fluxo de veículos já foi normalizado.


                  A cabine de um caminhão pegou fogo e causou um congestionamento de 2,5 km, nesta Quinta-feira na BR-050, entre Uberlândia-MG e Araguari-MG
                  O veículo estava carregado com bobinas de alumínio.

                  Segundo a Eco 050, concessionária que administra a via, o caminhão estava no sentido Uberlândia-Araguari. A pista ficou totalmente interditada nos dois sentidos durante 30 minutos, para a atuação do Corpo de Bombeiros.

                  Ainda conforme a Eco 050, o sentido sentido Uberlândia-Araguari registrou um congestionamento de 2,5 km e o fluxo foi normalizado depois de uma hora e meia.

                  Mesmo com o trânsito normalizado, a Eco 050 ainda informou que uma das pistas do sentido Uberlândia-Araguari está interditada, pois o caminhão ainda está no local. Segundo a concessionária, para a remoção do veículo, é aguardada a empresa responsável, que já foi contatada.

                  Não foram informadas as causas do incêndio. 
                  A Eco 050 relatou que não houve vítimas no acidente.

                  Com Informações de: G1.

ESPINOSA-MG - Foragido da Justiça desde 2015 é recapturado pela PM

Segundo a PM, homem estava recolhido em Presídio de Pará de Minas, foi beneficiado pela "saidinha" e não retornou. Ele chegou em Espinosa há 20 dias.


                 Um foragido por tráfico de drogas foi recapturado pela Polícia Militar em Espinosa-MG na noite desta Quinta-feira (191128). Segundo as informações da PM, o homem de 29 anos estava sendo procurado desde 2015.

                 Ainda de acordo com as informações levantadas pela PM, o foragido foi beneficiado por uma saída temporária e não retornou para a unidade prisional. Ele foi abordado durante um patrulhamento de rotina no Bairro Soledade.

                 O homem afirmou para os militares que morava em São Paulo e estava no Norte de Minas Gerais há cerca de 20 dias, a mãe dele mora em Espinosa
                 Ele foi levado para a Delegacia de Plantão de Janaúba-MG.

                 Com Informações de: G1.

ITUIUTABA-MG - Carga de algodão cai de caminhão e deixa o trânsito lento no cruzamento da BR-365 com a BR-153

O desvio no local está sendo feito por cima da rotatória do Trevão.


                      O trânsito está lento nas proximidades do Trevão, na interseção da BR-365, entre Ituiutaba-MG e Monte Alegre de Minas-MG, com a BR-153, entre Itumbiara-MG e Prata-MG

                      Parte do tráfego no Trevão está interrompido por conta de uma carga de algodão que caiu de um caminhão e está espalhada na pista.

                      O desvio no local está sendo feito por cima da rotatória do Trevão.


                      A ocorrência está em andamento.

                      Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - 'Ele ajudava todo mundo', diz esposa de médico morto por PM durante abordagem

Luiz Augusto Rodrigues de 45 anos, morreu com tiro de carabina na cabeça. Segundo PM, vítima estava com outro homem em 'atitude suspeita'.


                 A esposa do endocrinologista morto com um tiro na cabeça durante uma abordagem da Polícia Militar, em Brasília-DF, na madrugada desta Quinta-feira (191128), disse que o companheiro "era uma pessoa generosa"
                 Segundo a administradora de empresas Viviane Santos, Luiz Augusto Rodrigues, de 45 anos, além de trabalhar em duas clínicas, participava de várias ações sociais.

"O Luiz era uma pessoa muito boa, ele ajudava todo mundo. 
É uma falta muito grande que a gente vai ter."

                 O médico foi morto na quadra comercial 314/315 Sul quando saía de um bar com um amigo, que é militar reformado. A PM afirma que a equipe agiu em "legítima defesa" porque um dos homens teria apontado uma arma durante a abordagem.

                 Na tarde desta Quinta-feira, o corpo de Rodrigues foi liberado pelo Instituto Médico Legal do DF - IML. Ele será sepultado nesta Sexta-feira (191129) em Ceres-GO, no interior de Goiás, onde nasceu. 
                 Os pais do médico ainda moram na cidade.


Reencontro após 20 anos

                 Viviane, a esposa do médico, também era natural de Ceres. Ela conta que conheceu Luiz Augusto Rodrigues na adolescência e, após 20 anos, eles se reencontraram.

"Ele estava separado, eu estava separada também, frequentando uma igreja"
                 Afirma.

                 A administradora quer respostas para a morte violenta do endocrinologista. 

"Isso tem que ser muito bem investigado. Porque o Luiz não andava armado, ele tem o porte de arma, mas não estava armado."

"São muitas dúvidas que a gente tem. 
Eu queria saber das autoridades. 
Como é que um policial chega a atingir uma pessoa? Que mira é essa?"

A abordagem policial

                 De acordo com a PM, por volta da 00:15 horas desta Quinta-feira, os militares viram dois homens "em atitude suspeita" em frente ao Teatro dos Bancários, na Asa Sul-DF
                 Eram o médico e um amigo dele que é sargento reformado da Polícia Militar.

                 Eles tinham assistido ao jogo do Flamengo contra o Ceará em um bar e estavam conversando, perto de uma caminhonete, antes de ir para casa. Segundo o relato da corporação, durante a abordagem, o militar da reserva apontou uma arma para a equipe.

                 A PM afirma que, então, um dos policiais agiu "em legítima defesa" e fez dois disparos. O militar que atirou usava uma carabina calibre 5.56 e um dos tiros atingiu a cabeça de Luiz Augusto Rodrigues.

                 O G1 conversou com o advogado Pedro Júlio de Melo Coelho, que representa o sargento da reserva, amigo do médico. Segundo o defensor, o cliente dele disse que viu um carro preto pouco antes da abordagem da PM e achou que eram assaltantes.

"Ele disse que passou um carro escuro e, nesse momento, ele tirou a arma da cintura. 
Em seguida, pegou a arma e ficou com ela em punho."

                 De acordo com o advogado, o militar avisou que era da PM, mas os policiais atiraram. Conforme Pedro Júlio de Melo Coelho, o amigo do médico afirma que não viu o disparo que matou Luiz Rodrigues.

                 Câmeras de segurança registraram a movimentação de carros da Polícia Militar no momento da abordagem. 
                 É possível ver, pelo menos, duas viaturas e três PMs no local.

“Eles falaram: polícia, polícia, polícia. Meu cliente falou que também era, jogou a arma no chão e deitou. Ele disse que não viu nada, não escutou nada, nenhum barulho de disparo. Que quando levantou, o amigo já estava machucado."

Disputa de versões


                 Desde do início da manhã desta Quinta-feira, o G1 e a TV Globo questionam a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar e a Polícia Civil sobre o caso.

                 A reportagem enviou pelo menos dez perguntas sobre a abordagem, mas os órgãos repetiram a mesma resposta, desde o primeiro contato.

                 Já a assessoria de imprensa do Governo do Distrito Federal informou que "a Secretaria de Segurança está apurando o caso e só após as conclusões, o GDF irá se manifestar".

Confira a íntegra do comunicado:

"Segundo informações preliminares, por volta de 00:15 horas, policiais militares que patrulhavam a região suspeitaram de dois homens que estavam próximos de um veículo na comercial da 314/315 da Asa Sul e ao realizarem a abordagem, um dos suspeitos teria sacado uma arma de fogo, um revólver calibre 38 e apontado em direção à equipe de serviço. Diante do cenário, os policiais informaram que tiveram que reagir em legítima defesa efetuando dois disparos, sendo que um deles teria atingido um dos homens.

                 Imediatamente, os policiais acionaram o socorro do Corpo de Bombeiros Militar que confirmou o óbito no local do fato.

                 A ocorrência foi registrada na 1º DP. A Polícia Militar lamenta profundamente o desfecho da ocorrência e informa que vai instaurar, ainda hoje, um Inquérito Policial Militar para apurar todas as circunstâncias do fato."

                 Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Duas pessoas morrem em acidente entre duas carretas na BR-135

Corpos ficaram presos às ferragens e foram retirados pelos bombeiros; motorista de um dos veículos perdeu o controle da direção e fez um L na pista.


                       Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo duas carretas na BR-135, em Bocaiuva-MG, no Norte de Minas, na noite desta Quinta-feira (191128). Segundo os bombeiros, uma carreta carregada de produtos alimentícios seguia sentido Montes Claros-MG, quando atingiu o outro veículo, que transportava carvão de Taiobeiras-MG para Sete Lagoas-MG.

                       Testemunhas contaram que o motorista perdeu o controle da direção, fez um L na pista e o reboque bateu de frente com a carreta. O motorista do veículo atingido e uma passageira morreram no local do acidente. Os corpos ficaram presos às ferragens e foram retirados pelos bombeiros.

“Foi um trabalho difícil porque os corpos ficaram esmagados entre às ferragens. Cinco militares atuaram e demoramos cerca de 01:30 horas para fazer a retirada das vítimas com o uso de equipamentos de desencarceradores”
                       Explicou o tenente Walderides Cangussu.

                       O motorista da carreta que provocou o acidente não ficou ferido. A perícia esteve no local e as causas serão investigadas pela Polícia Civil.

                       O acidente foi por volta das 21:00 horas e a BR permanece interditada até a manhã desta Sexta-feira (191129), mas a concessionária que administra a rodovia informou que não há congestionamento porque o trânsito está sendo desviado para vias paralelas. 

                       Ainda segundo a Eco-135, a carga de produtos alimentícios ficou espalhada e também houve vazamento de óleo. 
                       A equipe está concluindo a limpeza para liberar o trânsito.

                       Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-365

Quatro pessoas tiveram ferimentos leves. Foram dois acidentes em um intervalo de meia hora que envolveram quatro veículos. 
Entenda a dinâmica da tragédia.



                  Duas pessoas, motorista e passageiro, morreram na madrugada desta Sexta-feira (191129) em grave acidente registrado na BR-365, na altura do município de Patos de Minas-MG
                  Outras quatro pessoas tiveram ferimentos leves.

                  Foram duas ocorrências na sequência e quatro veículos envolvidos. As idades das vítimas ainda não foram informadas.

                  Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal - PRF, o acidente que matou os dois ocorreu meia hora depois de uma primeira ocorrência, no mesmo local, conhecido como Curva dos Moreiras.

                  Chovia muito e a pista estava perigosa, conforme os policiais. 
                  O trânsito no local já foi liberado e flui normalmente.

Dinâmica


                  No primeiro acidente, um caminhão vermelho com placa de Uberlândia-MG freou na curva, perdeu o controle, rodou na pista contrária e bateu em um caminhão guincho que seguia de Salvador-BA para São José de Rio Preto - SP
                  Os motoristas tiveram ferimentos leves.

                  Na sequência, 30 minutos depois, com a pista parcialmente interditada em sistema "pare e siga", uma carreta baú de que saiu de Curitiba-PR para Uberlândia invadiu o sentido contrário da pista e bateu de frente em um caminhão azul carregado com adubo que estaria em alta velocidade, segundo testemunhas contaram inicialmente à polícia. 
                  O motorista e o ajudante do veículo azul morreram.

                  Os outros três motoristas dos outros veículos e um passageiro tiveram ferimentos leves.

                  Com Informações de: G1.

SÃO PAULO - Polícia Federal cumpre mandados de busca em escritórios de advocacia do ex-presidente do STJ Asfor Rocha

Investigação apura pagamento propina para anular operação no STJ em 2009. Assessoria do ex-ministro foi procurada e ainda não se manifestou sobre as buscas. No início de novembro, Asfor Rocha disse que não havia 'consistência e provas' na denúncia.


                A Polícia Federal cumpre na manhã desta Sexta-feira (191129) mandados de busca e apreensão nos escritórios de advocacia do ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça - STJ Cesar Asfor Rocha e do filho dele em São Paulo e em Brasília-DF
                A ação foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, conforme determina a lei.

                As buscas foram determinadas pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo e integram uma nova fase da Operação Appius, que apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. No início de Novembro, a PF cumpriu buscas na casa de Asfor Rocha em Fortaleza, no Ceará.

                A TV Globo e o G1 questionaram a assessoria de imprensa do ex-presidente do STJ Asfor Rocha várias vezes por ligações telefônicas e mensagens por aplicativo de texto entre as 08:30 e 09:23 horas desta Sexta-feira e também questionou, por e-mail, o advogado do ex-ministro, às 09:57 horas, sobre o caso. Até o momento, eles não se pronunciaram. 
                A investigação corre em segredo de justiça.

                O Ministério Público Federal - MPF informou que as buscas nos escritórios de Asfor Rocha nesta Sexta-feira se justificam agora "porque a investigação é voltada à apuração de indícios de cometimento de crime pela própria pessoa do advogado responsável pelo escritório alvo"

                Segundo o MPF, nas buscas feitas na casa do ex-presidente do STJ em Novembro, não foram encontrados computadores, o que foi caracterizado "uma circunstância atípica" e com "denotação de possíveis ações de ocultação de elementos relevantes à apuração".

                O inquérito policial da Operação Appius teve origem a partir de informações obtidas em uma colaboração premiada do ex-ministro Antonio Palocci Filho e investiga o pagamento de propina por parte de uma empreiteira a agentes públicos para anular a Operação Castelo de Areia, realizada em 2009.

                A Operação Castelo de Areia foi deflagrada em 2009 pela PF e pelo Ministério Público Federal - MPF e apurava os crimes de fraude à licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros, praticados por representantes de uma empreiteira e políticos para obtenção de contratos públicos. Em 2011, a operação foi anulada pelo Superior Tribunal de Justiça - STJ.

                Em 07 de Novembro, quando a PF realizou buscas na casa de Cesar Asfor Rocha, a assessoria dele disse que "o ex-ministro Antonio Palocci dissemina mentiras com base no que diz ter ouvido falar e que, por falta de consistência e de provas, essa mesma delação foi recusada pelo Ministério Público Federal"

                A assessoria também disse que, "além de ações cíveis por danos causados à sua imagem e a do escritório, o ex-ministro Cesar Asfor Rocha vai registrar notícia crime na Procuradoria Geral da República e mover ação penal contra Palocci, a quem se refere como delinquente".

                Com Informações de: G1.

VAZANTE-MG - Homem é preso com cigarros falsificados

O suspeito de 24 anos utilizava uma residência para embalagem dos cigarros falsificados.


                 Um homem de 24 anos foi preso nesta Quarta-feira (191127) por fabricação de cigarros de palha falsificados em Vazante-MG.

                 De acordo com a Polícia Militar - PM, durante operação Policial e de posse de informações, os militares compareceram em uma residência, na Rua Santa Barbará, Bairro Centro, utilizada para a fabricação de cigarros falsificados. Os produtos eram empacotados em embalagens de cigarros de marcas, se passando como original.

                 Segundo a PM, no quarto da residência, os militares localizaram os cigarros acondicionados e já prontos para serem comercializados.

                 Diante do flagrante, o suspeito foi preso e os materiais apreendidos e encaminhados para a delegacia de polícia.

                 Com Informações de: Paracatu News.

VAZANTE-MG - Estudante de 18 anos diz que foi estuprada por homem encapuzado

Exames médicos não confirmaram qualquer tipo de abuso contra a jovem. O caso será investigado.


                 Uma jovem estudante de 18 anos, chamou a Polícia Militar - PM na noite desta Quinta-feira (191128) dizendo que que havia sido estuprada ao sair de uma escola em Vazante-MG.

                 De acordo com a PM, a estudante relatou que por volta das 11:00 horas da manhã, durante o deslocamento do colégio em que estuda para sua residência, foi abordada por um homem encapuzado, o qual portando um objeto parecendo uma arma de fogo, abordou a estudante e forçou a entrar em um veículo sem maiores dados.

                 A vítima disse ainda aos militares, que foi levada para uma residência, onde o suspeito retirou as suas roupas e introduziu um objeto na sua parte íntima, não sabendo especificar que tipo de objeto seria. Durante os abusos, a vítima permaneceu com rosto coberto com o capuz, não sendo possível identificar o estuprador.

                 Após sofrer os abusos, a vítima teria sido deixada novamente no mesmo lugar onde havia sido abordada pelo estuprador.

                 De acordo com a PM, a vítima foi encaminhada ao hospital municipal da cidade para atendimento médico, a qual foi atendida pelo ginecologista, que afirmou após exames, que não havia sinais de violência sexual no corpo da vitima, ou qualquer outros sinais de estupro no corpo da vítima.

                 A jovem foi acompanhada pela mãe durante o atendimento médico, e o caso deve ser investigado pela polícia.

                 Com Informações de: Paracatu News.

UNAÍ-MG - Corpo de Bombeiros faz simulação de incêndio no Hospital Municipal - HMU

Com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção de acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar realizou na tarde desta Quinta-feira (28), uma simulação de incêndio no Hospital Municipal.


                  O Corpo Bombeiros Militar de Unaí-MG, fizeram as operações de evacuação da área, contenção das chamas e primeiros socorros às vítimas, na tarde desta Quinta-feira (191128). 
                  A operação contou com três viaturas e nove militares.

                  O comandante, Tenente Simão, lembrou da importância da prevenção de acidentes para garantir a proteção dos funcionários e dos internados.


                  Em uma segunda etapa serão formados 50 brigadistas voluntários que servirão de apoio à prevenção e a contenção de acidentes. Estes voluntários estarão aptos a realizar os primeiros procedimentos até a chegada dos militares.

                  O técnico em segurança do trabalho do Hospital Municipal, Ângelo Coelho, disse que o treinamento é de extrema importância para todos. Com a experiência adquirida, em caso de um acidente real, os funcionários saberão melhor como lidar com a situação.


                  Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

PIRAPORA-MG - Idoso é detido com mais de 700 munições após atirar em catador de pequi

Vítima foi atingida nas costas enquanto catava o fruto na zona rural; idoso disse que atirou aleatoriamente para assustar criminosos que estariam perto do sítio dele.

                  Um idoso de 74 anos foi detido suspeito de atirar em um catador de pequi na zona rural de Pirapora-MG, no Norte de Minas, nesta Quinta-feira (191128). A polícia apreendeu na casa dele armas e mais de 700 munições.

                  A vítima disse que catava o fruto, quando ouviu um estampido e percebeu que estava ferido nas costas. O homem pedalou cerca de 3 km até uma mercearia no Bairro Cidade Jardim, onde foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao hospital.

                  Durante rastreamento, a polícia identificou o autor que tem um sítio nas proximidades. Ele alegou ter atirado aleatoriamente para assustar possíveis criminosos, que estariam perto do sítio. O idoso disse ainda que já foi vítima de vários assaltos no local.

                  Os militares apreenderam no sítio um revólver, uma espingarda, 761 munições de calibres diversos, pólvora, chumbo e espoletas. 
                  Ele tinha registro para manter as armas em casa, mas estava vencido.

                  Com Informações de: G1.

CORAÇÃO DE JESUS-MG - Ladrões fogem com 10 cabeças de gado de sítio

Proprietário constatou o furto ao chegar para alimentar os animais, apenas três foram deixados para trás. O prejuízo é de no mínimo R$15.000,00.



                  A polícia procura pelos suspeitos de roubarem 10 cabeças de gado de um sítio em Coração de Jesus-MG nesta Quinta-feira (191128).

                  Segundo as informações das vítimas, o gado estava no pasto. O furto foi constatado pelo proprietário, ao chegar para alimentar os animais, apenas três foram deixados para trás. 
                  O prejuízo é de no mínimo R$15.000,00.

                  Testemunhas afirmaram ter visto um caminhão e uma moto circulando nas imediações da propriedade. Essa é a primeira vez que o sítio é alvo desse tipo de furto. Quem tiver informações pode procurar pela Polícia Militar ou ligar 190.

                  Com Informações de: G1.

UBERABA-MG - Poste de luz desaba próximo a pedestres em feira; uma pessoa fica ferida

Segundo os bombeiros, feirantes amarraram lonas para se proteger da chuva e isso pode ter causado a queda do poste. Pedestre ficou levemente ferido.


                     Um pedestre ficou ferido na noite desta Quinta-feira (191128) depois de ser atingido por um poste de iluminação pública que desabou próximo a algumas pessoas que participavam de uma feira de gastronomia na Praça Magalhães Pinto, a "Praça do Quartel", no Bairro Fabrício em Uberaba.

                     O comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar - 8º BBM de Uberaba-MG, tenente-coronel Anderson Passos, disse que os feirantes amarraram uma lona nos postes para proteger da chuva. Com aumento da intensidade da chuva, a estrutura acabou enchendo de água e “puxou” o poste, que cedeu.

                     Segundo os bombeiros, o poste quebrou na base. Ao cair, ele atingiu uma pessoa que teve ferimentos leves, além de estragar um veículo. O comandante disse que, depois da ocorrência, vai intensificar as ações nas feiras para evitar situações como esta.

"Vamos percorrer essas feiras para conferir a situação e riscos com gambiarras elétricas, botijão e gorduras quentes. Vamos dar uma olhada para organizar melhor. Se o poste cai na cabeça direto, seria muito grave e difícil de achar um responsável. Temos que deixar estes locais mais seguros"
                     Afirmou.

                     Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Manifestantes invadem prédio da Fundação Palmares em protesto contra novo presidente

Jornalista Sérgio Nascimento de Camargo substitui Vanderlei Lourenço em órgão de promoção da cultura afro-brasileira. Grupo ocupou gabinete da presidência.


                 Representantes de movimentos negros do país invadiram o prédio da Fundação Cultural Palmares na manhã desta Sexta-feira (191129), em Brasília-DF. O grupo protesta contra a posse do novo presidente do órgão de promoção da cultura afro-brasileira, o jornalista Sérgio Nascimento de Camargo.

                 O ato começou por volta das 10:30 e às 11:00 horas, o grupo com cerca de 30 pessoas entrou na sede da instituição e ocupou o sétimo andar do prédio, onde fica o gabinete do gestor. Quatro seguranças do edifício tentaram impedir o acesso, mas os manifestantes ultrapassaram o bloqueio.

                 Até a publicação desta reportagem, a Palmares não tinha confirmado se Camargo estava no prédio. 
                 O G1 aguarda um posicionamento do órgão.

                 O protesto, segundo os organizadores, é em referência a uma série de publicações, nas redes sociais, em que o jornalista relativiza temas como a escravidão e o racismo no Brasil.


"Como é que nós vamos aceitar, enquanto movimento social negro, que um presidente de um órgão que tem como obrigação estar certificando os mais de 5.000 quilombos que nós temos hoje no Brasil, negue a história da escravidão?"
                 Questionou Waldicéia de Moraes Teixeira, da Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil.

"Viemos para dialogar com ele. No sentido de protestarmos contra o fato dele depreciar a luta do movimento social negro"
                 Disse.

                 Ao ser nomeado, Sérgio substitui Vanderlei Lourenço no cargo. A mudança foi publicada no Diário Oficial nesta Quarta-feira (191127). A Fundação Palmares integra a estrutura da Secretaria Especial da Cultura, o antigo Ministério da Cultura.

Declarações polêmicas


                 Em uma publicação feita nas redes sociais antes de ser nomeado para o cargo, Sérgio Nascimento de Camargo classificou o racismo no Brasil como "nutella".

"Racismo real existe nos Estados Unidos. 
A negrada daqui reclama porque é imbecil e desinformada pela esquerda"
                 Afirmou.

                 Sobre o Dia da Consciência Negra, Sérgio Camargo escreveu que o "feriado precisa ser abolido nacionalmente por decreto presidencial".

                 Ele disse que a data "causa incalculáveis perdas à economia do país, em nome de um falso herói dos negros (Zumbi dos Palmares, que escravizava negros) e de uma agenda política que alimenta o revanchismo histórico e doutrina o negro no vitimismo".


                 No dia 3 de Novembro, Sérgio publicou uma mensagem numa rede social na qual disse que "sente vergonha e asco da negrada militante. Às vezes, pena. Se acham revolucionários, mas não passam de escravos da esquerda", escreveu.

                 Esta reportagem está em atualização.

                 Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Elefanta Lady, resgatada de circo no Rio Grande do Norte, passa a noite no Zoológico

Animal está sendo levado de caminhão para santuário em Mato Grosso e fez pausa no Zoológico do Distrito Federal. 
Viagem é de 3.200 quilômetros.


                A elefanta Lady, resgatada após sofrer maus tratos em circos no Rio Grande do Norte, chegou em Brasília-DF na madrugada desta Quinta-feira (191128) e passou a noite no zoológico da capital. 
                O animal foi resgatado em 2013 e, desde então, vivia em um santuário na Paraíba.

                De lá, a elefante fêmea está sendo transferida para um novo espaço, no Mato Grosso

                A transferência foi determinada pela Justiça Federal na Paraíba. Ao todo, serão 3.200 km de viagem, de João Pessoa-PB até o Santuário de Elefantes Brasil - SEB, na Chapada dos Guimarães.

                Lady, que tem cerca de 45 anos, sofre de uma infecção nas patas e problemas nas articulações. Ela nasceu em cativeiro e passou quatro décadas fazendo apresentações circenses pelo país.

Viagem em contêiner

                O transporte da elefanta é feito em um contêiner adaptado. 
                O animal viaja desde Segunda-feira (191125) e faz pausas no caminho.

                No Distrito Federal, a Polícia Militar foi responsável pela escolta. Imagens gravadas pelo batalhão Ambiental mostram o veículo e o momento em que Lady é alimentada por uma equipe de cuidadores que acompanham o percurso.

                No zoológico de Brasília, Lady comeu feno e melancia. De lá, a elefanta seguiu para a sede do Comando de Policiamento da PM Ambiental e, às 04:00 horas, voltou a seguir caminho com destino ao Mato Grosso.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS