PESQUISA NESTE SITE:

11 julho 2020

JAÍBA-MG - Agente de saúde é atropelada por motociclista embriagado em barreira sanitária na LMG-633

Segundo a PM, o motociclista não tinha CNH e o teste do etilômetro apontou 0,57 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Agente de saúde foi socorrida pelo SAMU e encaminhada para o hospital de Jaíba.


                Uma agente de saúde foi atropelada por um motociclista embriagado enquanto trabalhava em uma barreira sanitária na LMG-633, próximo ao Projeto Jaíba-MG.
                O acidente ocorreu na manhã deste Sábado (200711).

                Segundo informações da Polícia Militar, ela aferia a temperatura de um caminhoneiro e ao descer do veículo, foi atingida pela moto. 

                O piloto não tinha carteira de habilitação e o teste do etilômetro apontou 0,57 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Ele foi preso em flagrante e será encaminhado à Delegacia de Janaúba-MG.

                A agente de saúde foi levada para o hospital por uma equipe do SAMU. O secretário de saúde de Jaíba, Jasiel Fernandes da Silva, informou ao G1 que ela fraturou o braço e a perna, e permanece internada em observação.

                Ainda de acordo com o secretário, a barreira sanitária foi implantada no Projeto Jaíba há uma semana como medida de prevenção ao Coronavírus.

“Na entrada da cidade já tinha uma barreira e colocamos essa outra no projeto, por causa do fluxo grande de caminhoneiros que vêm de outras localidades para escoar as frutas. Os funcionários orientam esses caminhoneiros, verificam de qual cidade eles estão vindo e aferem a temperatura”
                Disse.

Casos de coronavírus em Jaíba

                Segundo o último boletim epidemiológico, o município tem 29 casos confirmados e 6 pessoas estão curadas. Foram notificados 317 casos suspeitos e 68 pacientes estão em monitoramento.

                Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Motociclista fica ferido em acidente envolvendo dois carros

Segundo testemunhas, ele atingiu a traseira de um dos carros e depois bateu de frente com o outro veículo. Motoristas não se feriram e o motociclista foi socorrido pelo SAMU.


                 Um motociclista de 21 anos ficou ferido em um acidente envolvendo dois carros no Bairro Planalto, em Montes Claros-MG.
                 O acidente foi na noite desta Sexta-feira (200710).

                 Segundo a Polícia Militar, testemunhas contaram que atingiu a traseira de um dos veículos que fazia uma conversão na Avenida Osmane Barbosa, e em seguida, perdeu o controle e bateu de frente com um outro carro que vinha no sentido contrário.

                 Com o impacto, a moto foi parar a cerca de 100 metros do local do acidente. O motociclista foi encaminhado ao hospital por uma equipe do SAMU com suspeita de fratura na perna direita. 
                 Os motoristas dos carros não ficaram feridos.


                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Prefeitura e Polícia Ambiental Fazem Operação Conjunta para Registrar Invasões à Serra do Taquaril e áreas verdes Remanecentes


                   A secretária municipal de Meio Ambiente, Cátia Regina Rocha, acompanhada por fiscais da pasta, e com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, estiveram em quatro ocorrências de invasão à Serra do Taquaril, áreas verdes e remanescentes, em Unaí-MG, nesta última Quinta-feira (200709). 

Algumas invasões contam 15 anos, outras mais recentes. O fato é que vão se avolumando. O Ministério Público pediu providências à Prefeitura, para que agisse e documentasse tudo. 

                   Nesta última “batida”, foram registradas irregularidades em pontos do Bairro Novo Jardim, do Bairro Sagarana e no Loteamento Serra Verde

                   Trata-se de invasões de área verde e de área remanescente. Todas as ocorrências registradas nessa Quinta-feira já haviam sido alvo de notificação pelos fiscais da Prefeitura. O resultado do trabalho será encaminhado para o Ministério Público

                   Na primeira ocorrência, a fiscalização vistoriou área no final da Rua Israel Valadares Versiani, Bairro Novo Jardim. No local, uma mulher contou à polícia que construiu uma pequena casa (a que chamou de quarto), com ajuda de mutirão. 


                   Ela admitiu ter invadido a área há cerca de um ano, e começou a construir, mesmo sabendo tratar-se de invasão. Consegue água e energia com o vizinho. Mora com dois filhos pequenos. Foi mais uma vez notificada da irregularidade. A primeira notificação dos fiscais da PMU data de oito meses atrás. Agora, a mulher vê seu nome constar em BO da Polícia Militar e pode figurar em processo judicial.

                   Ainda no fim da Rua Israel Versiani, servidores da Secretaria de Obras foram chamados para derrubar uma cerca “irregular”. Donos de lotes (regulares) vão empurrando a cerca em direção à serra, ampliando o terreno e fazendo “puxadinhos”

                   Um alongou tanto o terreno, que o muro não demora ser “engolido” pela grota. Está em situação irregular, “beiras de grotas devem ser área preservada”, de acordo com o fiscal ambiental. 
                   “Na hora que o muro cai, o dono culpa a prefeitura”.

                   De acordo com a secretária Cátia, as invasões ocorrem principalmente nos fins de semana, à noite, nos feriados. “Mas a fiscalização está atenta a tudo isso”, garante a secretária, ao observar que o time de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente está novamente completo, com três fiscais. 

“Que serão muito atuantes para conter as irregularidades”
                   Conclui. 


17 Quitinetes

                   A segunda verificação do dia foi na Rua Manoel Rodrigues Neto, no Bairro Sagarana. Todo um quarteirão foi construído em área verde. Mas o alvo principal do dia foram os imóveis de uma senhora de 68 anos que “ampliou a invasão”

                   Alvo de inúmeras notificações, ao longo dos anos ela construiu 17 quitinetes em área verde e remanescente. Aluga os imóveis. E suas construções seguem avançando, inclusive cortando beiradas de serra. De acordo com a fiscalização, ela vem resistindo às notificações da PMU e pode virar alvo de processo. 


Mais um Puxadinho

                   “Invasão de área verde e montagem de cerca” (o mais comum nessas áreas de pé da serra) figura como a terceira ocorrência do dia sob vistoria da fiscalização ambiental da Prefeitura e da Polícia Militar de Meio Ambiente

                   Desta vez, na Rua Jarbas Mota Fernandes, também no Bairro Sagarana. De acordo com a fiscalização, um quarteirão todo está em situação irregular: invasão de área verde. O registro do dia refere-se ao avanço de um “cercado” sobre área verde, entrando na serra. 

“A Prefeitura precisa ficar de olho, ir todos os dias. A pessoa colocou um pau, uma cerca, um tijolo, tem de retirar. Senão o cidadão constrói a casa, aí tudo fica mais difícil”
                   Comentou um policial. 

                   A secretária Cátia Regina concordou que algo precisa ser feito “rapidamente”, porque toda a “orla” da serra está invadida. As invasões ocorrem no Bairro Primavera, Bairro Primavera 5, Bairro Novo Jardim, Bairro Sagarana, Bairro Park Canabrava.
 

Em Área Nobre

                   As invasões ocorrem também em áreas mais valorizadas. Na Avenida Vera Lúcia Alexandre Nogueira, Loteamento Serra Verde, por exemplo, há irregularidades como invasão de área remanescente de loteamento em direção a Serra do Taquaril, supressão de vegetação e construção irregular. 
                   A irregularidade atinge lotes e construções. 

                   Na ocorrência do dia, fiscais e policiais vistoriaram uma construção que havia sido embargada pela Prefeitura no dia 20 de Maio. A obra, todavia, nunca parou. Os policiais lavraram o BO e fizeram constar a desobediência a uma determinação do poder público. 

                   Chamados ao local, os engenheiros responsáveis garantiram que a obra seria paralisada naquele momento. 

“Há uma reclamação da população, que vê a serra do Taquaril sendo ‘estrangulada’ pelas invasões. A serra é uma área de preservação ambiental. A Prefeitura está fazendo seu papel fiscalizador, ouvindo tanto as recomendações do Ministério Público, quanto as reclamações da população”
                   Observou Cátia


Caçambas na Mira

                   De acordo com a secretária Cátia, as invasões são feitas geralmente à noite, nos fins de semana e feriados. 

“Isso para tentar enganar nossa fiscalização”
                   Observa. 

                   Nessa corrida contra o tempo, e para preservar a integridade da serra, a Prefeitura também está notificando as empresas de caçamba. 

“O pessoal corta a serra, retira terra, e as caçambas levam o material. Estão sendo notificadas a não fazer isso”


Ministério Público

                   A Prefeitura foi notificada pelo Ministério Público para fiscalizar, fazer os embargos e juntar os boletins de ocorrência da Polícia Militar

                   Todo esse material vai ser encaminhado à Procuradoria Jurídica da Prefeitura. Depois, repassado para o Ministério Público, que vai direcionar as providências a serem tomadas em relação às invasões. 


Para Conservação da Serra

                   No dia 10 de Junho, o prefeito José Gomes Branquinho expediu decreto que instituiu a Comissão Técnica de Avaliação Científica para criação da Unidade de Conservação Municipal denominada APA Taquaril

                   A medida tem como objetivo fazer levantamentos topográficos, biológicos, ecológicos, sociais, entre outros, para valorização e planejamento ambiental para a Região da Serra do Taquaril e futura criação da área de proteção. 


Fazem parte da Comissão Técnica

Como titulares
                   Secretária  do Meio Ambiente, Cátia Regina Rocha
                   Secretário de Obras, Durval Mendonça
                   Procurador Geral, Antônio Lucas da Silva
                   Diretor de Fiscalização, Ronald Lima de Paiva;
                   Divisão de Patrimônio Imobiliário e Mobiliário, Divina Maria de Sousa.

Suplentes da comissão
                   Fiscal de Meio Ambiente: Auro Sérgio de Oliveira;
                   Secretária-adjunta de Obras, Gisele Tonin;
                   Assessor da Procuradoria, Rogenaldo Elias;
                   Fiscal de Posturas, Sérgio Costa Morais;
                   Divisão de Patrimônio, Elias de Souza Oliveira.







                   Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

SÃO FRANCISCO-MG - Menor de 13 anos é morto; jovem de 17 disse à PM que cometeu crime porque vítima se relacionou com namorada dele

Segundo a Polícia Militar, o jovem de 17 anos ainda apontou outros dois comparsas, que também foram detidos. Vítima foi morta com golpes de faca.


                Um adolescente de 13 anos foi encontrado morto com vários ferimentos nas costas e no rosto em São Francisco-MG nesta Sexta-feira (200710).

                Segundo a Polícia Militar, três homens foram detidos. Um deles, de 17 anos, falou que cometeu o crime ao saber que a vítima estava se relacionando com a namorada dele.

                A Polícia Militar informou ainda que a vítima e os suspeitos do crime tinham envolvimento com o tráfico de drogas. O corpo do menor foi encontrado no quintal de um imóvel.

“O corpo do adolescente estava com várias perfurações, que indicavam que ele foi ferido com golpe de facas. Após encontrarem o corpo da vítima, os militares iniciaram rastreamentos pelos vestígios de sangue deixados no local, que levaram à casa de outro menor”
                Explica o tenente Mac Eden Santos Neto.

                Ainda de acordo com a Polícia Militar, ao ser questionado, o adolescente de 17 anos confessou o crime e apontou outros dois comparsas.

"O menor teria matado a vítima com facadas pelo fato de que a vítima estaria tendo um relacionamento com sua namorada”
                Fala o tenente.

                Os detidos foram levados para a delegacia.

GRÃO MOGOL-MG - Tentativa de assalto termina em acidente na BR-251; três pessoas ficaram feridas e cinco suspeitos foram presos

De acordo com as primeiras informações da PRF, três carretas carregadas de cigarros foram abordadas por um grupo de assaltantes na rodovia. Os feridos são dois motoristas das carretas e a esposa de um deles.


                     Uma tentativa de assalto terminou em acidente na BR-251, na região de Grão Mogol-MG. Três pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e SAMU. Cinco suspeitos foram detidos em Salinas-MG. A rodovia ficou interditada, mas já está com fluxo normalizado.
                     A ocorrência foi desta Sexta-feira (200710).

                     De acordo com as primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal, três carretas carregadas de cigarros foram abordadas por um grupo de assaltantes na rodovia. Os criminosos estavam em quatro carros e tinham ainda uma carreta roubada, que provavelmente seria utilizada para fazer o transbordo da carga.


                     No momento da abordagem, o acidente acabou ocorrendo. De acordo com as informações do tenente Walderídes Cangussu, do Corpo de Bombeiros, três pessoas foram socorridas. Os feridos são dois motoristas das carretas e a esposa de um deles. 
                     O veículo em que o casal viajava caiu de uma ribanceira de 20 metros.

                     A mulher foi levada pelo helicóptero Arcanjo 05 e o SAMU informou que ela tem 50 anos e e teve fratura no cotovelo direito e escoriações pelo corpo. Os homens têm 34 e 38 anos, o primeiro teve trauma na região torácica e o segundo estava com suspeita de trauma nasal. 
                     Todos foram levados para a Santa Casa de Montes Claros-MG.

                     Inicialmente, as equipes de resgate receberam informações de que um dos suspeitos teria ficado ferido, mas ele foi retirado do local. 
                     Um carro foi deixado para trás.


                     Durante as buscas, a Polícia Militar abordou um carro com cinco ocupantes na BR-251, em Salinas-MG. O veículo foi roubado em Belo Horizonte. A PM suspeita que o grupo seja formado por aproximadamente 20 pessoas.

                     Com Informações de: G1.

SALINAS-MG - Idoso fica ferido ao ser atingido por árvore na zona rural

Ele usava um machado para derrubar a árvore quando aconteceu o incidente. Idoso foi socorrido pelos bombeiros com fratura exposta em uma das pernas.


                    Um idoso de 74 anos ficou ferido após ser atingido por uma árvore na zona rural de Salinas-MG. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ele usava um machado para derrubar a árvore quando aconteceu o incidente.

“A árvore era de grande porte, tinha cerca de oito metros e caiu na perna direita dele provocando fratura exposta”
                    Disse o cabo Helberth Viana da Silva Filho.

                    O local era íngreme e de difícil acesso, por isso os bombeiros tiveram que andar a pé pela mata por cerca de dois quilômetros para socorrer o idoso.


“Levamos a prancha onde a vítima foi colocada até chegarmos na viatura. Os dois filhos dele estavam no local e nos ajudaram durante o percurso”.

                    O idoso foi levado para o Hospital Municipal de Salinas onde recebeu os primeiros atendimentos e depois foi transferido para Taiobeiras-MG. Segundo o Corpo de Bombeiros, a árvore ficava em uma propriedade particular e a vítima disse que tinha autorização para cortá-la.

                    Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Jovem é preso ao tentar fazer compra pela internet com dados de cartão que estavam em celular encontrado na rua

Vítima recebeu uma notificação do banco para autorizar a compra e procurou a polícia. 'Ele colocou os dados pessoais no cadastro da loja virtual e até foto no perfil'.



                Um jovem de 20 anos foi preso após tentar comprar um jogo de luzes na internet usando dados bancários que estavam armazenados em um celular que ele encontrou na rua, em Montes Claros-MG.

                A vítima procurou a polícia ao receber uma notificação do banco para confirmar uma compra em uma loja virtual após perder o celular.

”Eu já tinha bloqueado o telefone pela operadora e mesmo assim, a notificação chegou no meu e-mail para autorizar uma compra no valor de R$ 699,90. Eu apavorei e fui registrar o Boletim de Ocorrência”
                Conta o mecânico Antônio Carlos da Silva.

                A Polícia Militar conseguiu identificar o rapaz porque na notificação aparecia o endereço de entrega e os dados pessoais.

“Ele criou um cadastro na loja virtual, colocou até foto no perfil e tentou fazer a compra com o cartão da vítima. Como o proprietário do celular já tinha bloqueado o cartão, as compras foram negadas, mas ele deixou os dados no aplicativo"
                Explicou o tenente Yaroslav Popoff.


                Na casa do suspeito, os policiais encontraram outros dois celulares e várias placas de sinalização de trânsito da MCTrans

“Ele contou que achou as placas perto de casa enroladas em um saco preto. Igual encontrou o celular, é um rapaz bem sortudo”
                Diz o militar.

                O jovem foi encaminhado à delegacia e negou ter tentado fazer a compra com os dados da vítima. Segundo a polícia, ele pode responder pelos crimes de furto e estelionato.


                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Terceiro Caso de óbito é registrado na cidade, conforme nota emitida pela Prefeitura


                A Prefeitura Municipal divulga por meio de Nota, na tarde deste Sábado (200711), em suas redes sociais que foi registrado o terceiro caso de óbito pela Covid-19 na cidade de Unaí-MG, ocorrido nesta Sexta-feira (200710). 

                Trata-se de um homem, idoso, de 90 anos de idade, que se encontrava hospitalizado no Hospital Santa Mônica, onde tratava da Covid-19, desde o último dia de Junho.
                Ele encontrava internado na UTI daquele hospital.

                Conforme nota, o caso será inserido no Boletim Pandemiológico a partir da notificação oficial, provavelmente no próximo Boletim que será divulgado, possivelmente, na Segunda-feira (200713).

Confira nota na íntegra

                "Um senhor de 90 anos, em tratamento para Covid-19, na UTI Intensilife, no Hospital Santa Mônica, veio a óbito, nessa Sexta-feira, 10/7/2020.
                O Senhor estava hospitalizado desde 30/6/2020.
                O óbito passará a constar do boletim da Prefeitura, após notificação oficial, que deve ocorrer na próxima Segunda-feira".

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

SÃO FRANCISCO-MG - Homem é indiciado por estuprar 6 meninas; 'Aproveitava da vulnerabilidade e oferecia R$2,00 ou R$3,00 e dava doces', diz delegado

Crimes ocorreram em 2010, em São Francisco-MG, quando as vítimas tinham entre 10 e 12 anos. Homem foi preso em Pradópolis-SP em Junho deste ano; ele nega os fatos.



                A Polícia Civil prendeu e indiciou um homem pelos estupros de seis meninas. Ele foi encontrado em Pradópolis-SP, mas os crimes ocorreram em São Francisco-MG. Os abusos foram cometidos em 2010, quando as vítimas tinham entre 10 e 12 anos.

                O delegado do caso explica que ele aproveitava da situação de vulnerabilidade social e econômica das garotas para atraí-las. 
                O homem negou os fatos.

“Ele aliciava as vítimas oferecendo R$2,00 ou R$3,00 e doces. Elas foram abusadas em uma cabana nos fundos de uma horta que ele tinha. Os relatos são detalhistas e muito chocantes, as crianças eram mantidas amarradas e, depois dos abusos, ele as ameaçava e dizia que poderia fazer algo de ruim para as famílias delas”
                Fala o delegado Emmanuel Robson Gomes.

                Segundo as investigações, as meninas foram abusados por várias vezes.

“As vítimas eram amigas das filhas pequenas dele, brincavam juntas. Por isso, é importante que os pais ou responsáveis sempre tenham cuidado com seus filhos, na maioria das vezes, o agressor está por perto”
                Destaca o delegado.

                Os levantamentos da Polícia Civil apontam que as meninas conversaram entre si sobre os abusos. 
                Uma delas contou a um professor sobre a situação.

“O professor nos procurou e começamos as investigações. Precisamos aprender a escutar, no dia a dia, muitas vezes, ficamos automatizados, mas quem lida com pessoas tem que ter um tempo para ouvi-las e não pode ser negligente ao se ver diante de um relato como o que a vítima fez, crianças não mentem”
                Fala o Delegado Emmanuel Robson Gomes.

                O delegado fala que quando a investigação começou, o homem se mudou para São Paulo. Os policiais estiveram na casa dele e a esposa informou que ele havia partido, deixando a família para trás.

                Em Junho deste ano, os policiais o localizaram no interior de SP e cumpriram o mandado de prisão temporária. O delegado de Minas Gerais expediu uma carta precatória para que a oitiva do homem fosse realizada. Em seguida, pediu a conversão da prisão em preventiva e fez o indiciamento dele por estupro de vulnerável, com pluralidade de vítimas.

                Com Informações de: G1.

PORTEIRINHA-MG - Serviço de oncologia começa a ser implantado na Santa Casa e no Hospital São Vicente de Paulo

Pacientes precisavam se deslocar para fazer o tratamento em Montes Claros. De acordo com prefeito, a expectativa é que a ala oncológica fique pronta, no máximo, até o primeiro semestre de 2021.


                 Por várias ocasiões em dois anos, Acenilde Mendes da Silva fez o trajeto entre Porteirinha-MG e Montes Claros-MG com o objetivo de fazer quimio e radioterapia. Diagnosticada com câncer de mama, a professora passou por cirurgia e teve que dar sequência ao tratamento em outro município.

                 O deslocamento de pacientes oncológicos de Porteirinha-MG não será mais necessário com a implantação do serviço de oncologia na Santa Casa de Misericórdia e Hospital São Vicente de Paulo
                 Segundo a prefeitura a obra terá início nos próximos dias e está orçada em R$600.000,00.

“No começo, eu ia de oito em oito dias. Depois, de 21 em 21, até o tempo ficar maior. Hoje, graças a Deus, eu preciso ir para Montes Claros de seis em seis meses. O estômago geralmente embrulha depois da quimio e quando é preciso viajar é complicado. Tem ainda a necessidade de esperar que todos os pacientes terminem para que voltem juntos”
                 Relata a professora.

                 De acordo com a prefeitura, em média, 450 pacientes oncológicos viajam constantemente para Montes Claros para sessões de quimioterapia e radioterapia.

“Depois de três anos de articulação, essa é uma conquista histórica. Os pacientes da microrregião da Serra Geral não vão precisar mais viajar quase 600 quilômetros para fazer tratamento. É bom para Montes Claros também, que vai desafogar uma parte do atendimento”
                 Explica o prefeito Silvanei Batista (PSB).

                 De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, outros municípios também poderão direcionar pacientes com câncer para tratamento em Porteirinha, entre eles:

                 Catuti-MG
                 Espinosa-MG
                 Gameleiras-MG
                 Mamonas-MG
                 Mato Verde-MG
                 Monte Azul-MG
                 Pai Pedro-MG
                 Riacho dos Machados-MG
                 Serranópolis de Minas-MG
                 Jaíba-MG
                 Janaúba-MG
                 Matias Cardoso-MG
                 Nova Porteirinha-MG
                 Verdelândia-MG
                 Uma população de mais de 270.000 habitantes.

                 A gestão do serviço será de responsabilidade da Santa Casa de Montes Claros, que vai disponibilizar também o corpo clínico para atuação. 

                 Segundo o município, também serão contratados profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

                 De acordo com prefeito, a expectativa é que a ala oncológica fique pronta, no máximo, até o primeiro semestre de 2021.

“A construção desse centro para tratamento oncológico é uma benção, principalmente para aqueles pacientes que vão começar o tratamento agora ou já começaram há pouco tempo. São muitos exames, muitas consultas, então, muita correria. O que puder servir de alívio é ótimo!”
                 Comemora Acenilde.

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS