PESQUISA NESTE SITE:

01 fevereiro 2019

MONTES CLAROS-MG - Tremor de terra considerado leve por especialistas é registrado e assusta moradores

Em vários bairros da cidade, barulho e vibração de móveis foram observados por moradores; Unimontes afirma que epicentro foi no Bairro Vila Atlântida e teve 1,4 de magnitude.


                   Um tremor de terra considerado leve por especialistas foi registrado em Montes Claros-MG na noite desta Quinta-feira (190131) e assustou muitos moradores da cidade. 

                   A Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes confirmou na manhã desta Sexta-feira (190201) que o sismógrafo localizado no Parque Estadual da Lapa Grande captou o abalo e constatou que o epicentro pode ter sido na região do Bairro Vila Atlântida
                   A instituição afirma que o fenômeno natural teve 1,4 de magnitude e ocorreu às 22:01 horas.

                   De acordo com o analista de sismologia da Unimontes, Maykon Fredson Freitas, dificilmente um tremor de magnitude inferior a 2,0 causaria danos às estruturas de imóveis. O especialista explica que alguns bairros de Montes Claros não sentiram o abalo, que pode ter sido mais forte no Santos Reis e em regiões próximas à Vila Atlântida. 
                   Os bombeiros receberam 16 ligações de moradores assustados, mas não foi registrada nenhuma ocorrência.

                   A dona de casa Cristiane Aparecida mora no Bairro Acácias e se preparava para dormir quando escutou o barulho. A mulher chegou a acordar o marido para checar se estava tudo bem. 

“A gente fica assustada, né? Na hora eu pensei que era um tremor mesmo. Vi a persiana tremendo muito e escutei o estrondo. Acordei meu esposo, falou que eu estava variando, mas liguei para minha cunhada e ela também sentiu”
                   Conta.

                   Não é a primeira vez que moradores de Montes Claros sentem tremores de terra. O último foi em setembro de 2017 e teve magnitude de 2.2. O analista Maykon Fredson explica que não é preciso que as pessoas criem pânico, mas é importante ter cuidado com estruturas frágeis porque provavelmente outros abalos podem surgir.

“Tremores leves assim não causa danos nas residências. Algumas regiões da cidade não sentiram, justamente pelo tremor ser leve. De certa forma, é um alerta para casas mais frágeis. Montes Claros é uma região de falha geológica ativa e podem ocorrer tremores como o de ontem”
                   Diz.

                   O especialista explica ainda que os tremores não têm relação com a temperatura do ambiente, apesar de moradores da região acreditarem que os abalos estão relacionados ao calor. 

"Os tremores são eventos naturais internos e não têm relação com temperatura do ar. São causados apenas por falhas geológicas"
                   Reforça Maykon.

                   A advogada Amanda Veloso mora com a família no Bairro Todos os Santos. Ela conta que já havia sentido um tremor antes, mas ela e a mãe se assustaram e acreditavam que algo de grave pudesse ter ocorrido.

“Dessa vez foi tipo um estrondo, pareceu um baque mesmo. 
Não foi como das outras vezes. Minha mãe estava no quarto e eu na sala, saindo de casa. Senti que ia cair na hora da vibração e segurei na porta. Ela deu um pulo e saiu correndo para ver se eu tinha caído, foi engraçado. Senti que parecia uma explosão, mas para minha mãe eu que tinha caído”
                   Brinca.

                   Uma moradora do Bairro Vila Regina, Sara Costa, também relatou ter ouvido um estrondo. Ela diz que, quase simultaneamente, sentiu a terra tremer e os cachorros latiram muito.

“Não foi tão forte, mas deu sim pra perceber que tremeu e logo em seguida os cachorros da região ficaram latindo muito. A onda foi pequena, pareceu que correu como se fosse apenas por metade da casa, isso porque eu moro num apartamento de segundo andar”
                   Conta Sara Costa.

                   Com Informações de: G1.

SÃO GOTARDO-MG - Após desentendimento, Homem ateia fogo em colega enquanto ele dormia

                  Após acionamento via 190, a guarnição policial deslocou até o pronto-socorro municipal de São Gotardo-MG, onde a vítima Manoel Divino de 32 anos, narrou que estava em sua casa dormindo, quando foi surpreendido por um indivíduo conhecido por ele apenas por “gago”, o qual derramou-lhe um líquido nas costas e ateou fogo em seguida. 
                  Segundo ele, conseguiu apagar as chamas com dificuldade, fugiu do local e solicitou ajuda até o pronto-socorro.

                  A vítima foi atendida pelo médico plantonista, que constatou queimaduras de primeiro e segundo grau em toda a região dorsal, braço direito e mão esquerda, sendo ele medicado e mantido em observação devido as queimaduras.

                  Com as características do autor, a equipe policial deslocou até o local conhecido por “prédio da lourdes”, onde foi logrado êxito em localizar “gago”, sendo ele identificado como Maciel Pereira dos Santos de 25 anos, o qual assumiu a autoria do delito. 

                  Segundo o autor, estavam ele e a vítima fazendo uso de bebida alcoólica, sendo que em determinado momento Manoel passou a zombar do declarante e, quando Manoel subiu para seu apartamento, Maciel apoderou-se de uma garrafa de álcool, fez um furo na tampa e subiu até o quarto da vítima, ao chegar, esguichou o líquido sobre Manoel, o qual estava deitado na cama, ateando fogo em seguida.

                  Diante do exposto, Maciel Pereira dos Santos foi preso, informado de seus direitos constitucionais e encaminhado até a sede da 216ª cia PM, onde permaneceu pelo tempo necessário ao registro do Boletim de Ocorrência e em seguida foi encaminhado até a Delegacia de Patos de Minas-MG.
                  
                  Com Informações de: PO Notícias.

PATOS DE MINAS-MG - Justiça concede liminar e determina devolução do Hospital São Lucas aos antigos donos

                Decisão liminar da 2ª Vara Cível da Comarca de Patos de Minas-MG publicada nesta Quinta-feira (190131) determina a devolução do Hospital São Lucas aos antigos donos. 

                A enorme estrutura hospitalar estava arrendada para Ambar Saúde, que é controlada pelo empresário e político Ruy Muniz
                Em nota encaminhada aos funcionários, a atual direção disse que vai recorrer da decisão.

                O Hospital São Lucas, o único a atender pelo SUS em Patos de Minas, foi arrendado para o empresário Ruy Muniz em 2017. Ele assumiu a propriedade do hospital falando em investir R$30.000.000,00. Dono de faculdades de medicina e de outras unidades hospitalares, o empresário afirmou que o transformaria em Hospital Escola. Ele também disse que pretendia dobrar o número de procedimentos realizados pelo SUS na cidade.
                Mas o tempo passou e as promessas não foram cumpridas. 

                Pelo contrário, sobram reclamações de fornecedores, pacientes e funcionários. Empresas que prestavam serviço para o Hospital, como a FPM, deixaram de atender por falta de pagamento. A Clínica Oncológica, que atende os pacientes com câncer do hospital, também reclama de atrasos nos repasses.

                Os antigos donos do Hospital São Lucas levaram o caso à Justiça e pediram a devolução da estrutura. O médico e empresário Sérgio Piau destacou diversos problemas como a falta de pagamento de fornecedores e funcionários, retirada de equipamento para atender pacientes em Montes Claros-MG e a falta de manutenção nas máquinas, principalmente de hemodiálise, que poderia por em risco a saúde dos pacientes e levar ao colapso da unidade, deixando os doentes desamparados.

                Diante disso, o juiz José Humberto da Silveira concedeu liminar nesta Quinta-feira (190131), determinando a devolução imediata do Hospital São Lucas aos antigos donos.
                Para ver a decisão na íntegra CLIQUE AQUI.

                Em nota encaminhada aos funcionários, a direção da Fundação FUNAM, que administra o Hospital para o empresário Ruy Muniz, informou que a decisão é apenas liminar e que vai recorrer e que espera reverter a decisão em no máximo 10 dias. A nota orienta os funcionários a continuarem em seus postos para garantir a segurança e a qualidade da assistência médica dos pacientes.

                A nota informa ainda que estão avançadas as negociações para a aquisição do Hospital São Lucas por uma empresa parceira da FUNAM

“Essa negociação poderá ser concluída a qualquer momento”
                Afirma. 

                A expectativa dos pacientes e funcionários é de que o imbróglio jurídico não comprometa o funcionamento do Hospital São Lucas.

                Com Informações de: PO Notícias.

UNAÍ-MG - Aulas na rede municipal começam em 11 de março, 'se o Governo de Minas regularizar situação das prefeituras'

                  O anúncio foi feito pelo prefeito Municipal de Unaí-MGJosé Gomes Branquinho na tarde desta Quinta-feira (190131), e divulgado no Site da Prefeitura, nesta Sexta-feira (190201).

                  Em reunião no gabinete, que contou com a presença de representantes da direção das escolas municipais, do Conselho Municipal de Educação, do transporte escolar, da Superintendência Estadual de Ensino e do Sindicato dos Servidores Municipais

                  O prefeito municipal de Unaí afirmou que a previsão para o início das aulas é 11 de março, mas com a condição de o Governo de Minas regularizar a situação dos municípios. 


                  O ensino infantil (obrigação constitucional própria dos municípios), no entanto, inicia as atividades na Quinta-feira (190207), menos nos Distrito de Ruralminas e Distrito de Garapuava que dependem do transporte escolar.

                  Ao classificar a situação dos municípios mineiros como "insustentável", o prefeito Branquinho explicou que a Administração Municipal não pode autorizar o início das aulas sem uma previsão de como pagará, por exemplo, o transporte escolar.

                  Por mês, Unaí gasta mais de R$900.000,00 (segundo Branquinho) com o transporte escolar. Somente nessa rubrica o Estado deixou de repassar R$592.000,00 a Unaí no ano passado.

                  Os repasses constitucionais a que Unaí tem direito, e que o Estado deixou de repassar ao município, já somam R$32.000.000,00, dos quais R$9.500.000,00 apenas do Fundo de Desenvolvimento de Educação Básica - FUNDEB


                  Parte expressiva dos recursos do FUNDEB e valorização dos profissionais é usada para o pagamento de professores. Sem o repasse do Estado, o município teve de entrar em suas reservas próprias. 

"Fomos aportando dinheiro que a administração tinha para fazer obras, reformar escolas, arrumar a cidade, fazer asfalto. Hoje, não temos mais reservas"
                  Lamentou o prefeito.

                  A situação crítica envolve todos os municípios de Minas Gerais, uns com mais gravidade, outros menos. Em reunião ocorrida na Quarta-feira (190130), na sede da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas - AMNOR, os prefeitos lamentaram a situação em que cada município se encontra e, por unanimidade, decidiram iniciar as aulas somente em 11 de Março, com a ressalva de que o Estado volte a repassar o devido, constitucionalmente, aos municípios.

                  De acordo com o prefeito Branquinho, se o Governo de Minas não regularizar a situação dos repasses, o quanto antes, os municípios do Estado não vão aguentar mais dois meses. 

"Hoje, não temos mais reservas. Se o governo não estancar a sangria, podemos aguentar somente fevereiro. Depois disso, não sabemos o que vai acontecer. Pedimos ao governador Zema que interrompa isso".

                  A expectativa dos prefeitos é que a situação dos repasses municipais se regularizasse em Janeiro, quando o novo governo assumiu. 
                  Grande parte dos municípios de Minas, muitos do noroeste, não pagou a folha de Dezembro e o 13º do funcionalismo. 
                  Muitos, inclusive, estão atrasados com o pagamento do transporte escolar.


                  No desespero dos prefeitos, o montante da dívida do Estado com os municípios nem está sendo cobrado. Eles querem apenas que o Governo de Minas regularize "daqui pra frente"
                  Branquinho disse nem contar com os R$32.000.000,00, atrasados, que o Estado deve a Unaí, dos repasses de recursos previstos na Constituição Federal.

"O nosso sonho de realizar obras já foi perdido. Queremos apenas que o governador Zema regularize a situação daqui pra frente, para podermos pelos menos manter o equilíbrio das contas públicas"
                  Em Janeiro, o Governo de Minas deixou de repassar R$3.600.000,00 somente de parte do ICMS devido a Unaí

                  Em Unaí, as contas da Prefeitura e os salários dos servidores estão em dia. E os serviços básicos, mantidos. 
                  Porém, até quando?

                  Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Dois indivíduos são presos no Bairro Canaã por tráfico de drogas

                 Por volta das 15:00 horas desta Quinta-feira (180131), a Polícia Militar de Unaí-MG, após denúncia anônima, compareceu no Bairro Canaã, onde abordou um indivíduo, de 33 anos, em atitude suspeita, montando em uma bicicleta.

                 Conforme a Policia Militar, ao submetê-lo a revista pessoal, foi encontrado na posse do indivíduo, 01 pedra de crack que, segundo ele, ter adquirido em uma residência próxima.

                 Os policiais militares se deslocaram até a residência onde localizaram um autor, de 18 anos, na posse de R$88,00, realizaram buscas na casa apreendendo mais uma pedra de crack, R$1.799,25 em dinheiro, várias sementes e um pé da planta Cannabis sativa, 01 que havia sido furtada horas antes.

Ainda:
07 aparelhos celulares, 
05 chapinhas para cabelo, 
05 câmeras de vídeo-monitoramento, 
01 gargantilha,
01 aparelho de som automotivo, 
                 Sendo este material sem nota fiscal ou comprovação de origem.

                 Os autores foram presos juntamente com o material apreendido e conduzidos à delegacia.

                 Com Informações de:
PMMG - UNAÍ-MG.

NATALÂNDIA-MG - Traficantes são presos no Bairro Bela Vista pela Polícia Militar

                 Nesta Sexta-feira (190201) por volta das 02:00 horas, durante patrulhamento pela no Bairro Bela Vista, em Natalândia-MG, A Polícia Militar deparou com um indivíduo, de 20 anos, acompanhado de um adolescente de 16 anos, em atitude suspeita, em frente a uma residência. 

                 Os suspeitos foram abordados e o adolescente dispensou, no chão, um envolucro plástico contendo maconha que destruiu pisando sobre ele. 

                 Durante a abordagem, um traficante, de 55 anos, já conhecido no meio policial, saiu de dentro da residência e ao ver os policiais, tentou fugir, mas foi alcançado e abordado, os tabletes de maconha que ele tentou dispensar durante a fuga foram apreendidos. 

                 Nas vistorias realizadas pela casa foi localizada uma mulher, de 38 anos, também envolvida no tráfico, e apreendidos 69 tabletes e 01 barra de maconha e na residência do menor infrator.
                 Ainda foram apreendidos mais 12 tabletes de maconha e R$1.036,25 em dinheiro.

                 Os autores foram presos juntamente com o material apreendido e encaminhados à delegacia para as demais providências.

                 Com Informações de
PMMG - NATALÂNDIA-MG.

UNAÍ-MG - Polícia Militar age rápido e recupera Carga roubada no trevo no Setor Industrial, na LMG-628

                Por volta das 07:00 horas de Quarta-feira (190130), na LMG-628, Km 85, proximidades de Unaí-MG, dois indivíduos de 22 e 53 anos, ocupando um veículo Renault Scenic de cor cinza, utilizando uma arma de fogo, renderam as vítimas de um caminhão e roubaram uma carga de cigarros empreendendo fuga.

                Os autores foram abordados ao entrarem na contramão em um trevo no Setor industrial. Neste momento, foi iniciado o perseguição do veículo por volta de 200 metros, quando os autores perderam o controle direcional do veículo, vindo a chocar-se em árvores, desembarcaram do veículo e se embrenharam no matagal fugindo em direções opostas.

                Foram iniciadas várias operações de adentramento na mata, sendo um dos autores localizado dentro de uma grota cerca de trezentos metros do local onde colidiram o veículo, por apresentar ferimentos foi atendido pelos bombeiros militares e encaminhado ao Hospital Municipal

                No local foi encontrado um revólver calibre .38 com 5 munições, que teria sido utilizado no crime. O outro autor foi localizado poucas horas sendo preso e juntamente com o material apreendido foi conduzido à delegacia para as demais providências.
                A carga foi recuperada.

                Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS