PESQUISA NESTE SITE:

22 abril 2017

ALFENAS-MG - Suspeito de estuprar universitária de 21 anos é preso

Jovem foi abordada próximo a trevo e levada para casa abandonada no dia 30 de março; segundo polícia, ele confessou e foi reconhecido.

              A Polícia Civil de Alfenas-MG prendeu um homem suspeito de estuprar um estudante universitária de 21 anos no último dia 30 de março. Conforme a polícia, o homem de 34 anos foi detido durante a madrugada deste Sábado (170422), após investigações.

              Ainda conforme a polícia, o suspeito teria confessado o crime. Ele teria dito que é de Serrania-MG e ia para um forró quando cometeu o crime. Ele teria dito ainda que sua intenção era roubar o celular da estudante, mas como havia muitos carros próximo ao local, ele então decidiu render a jovem e a levar para uma casa abandonada.

              A polícia também informou que a jovem reconheceu o suspeito e os objetos utilizados por ele na data do crime.

              O suspeito já tem passagens pela polícia por furto e receptação. Ele foi levado para a delegacia da cidade.

O estupro

              A estudante de 21 anos foi estuprada logo depois de sair da universidade, que fica no trevo de entrada de Alfenas-MG.
 
              Segundo o boletim de ocorrência da polícia, a jovem foi levada para uma casa abandonada, onde teria sido abusada e ameaçada com uma faca até as 4:00 horas da manhã de Sexta-feira, 31 de março, quando conseguiu fugir e chamar a polícia.

              Do lado de dentro da casa, foram encontrados objetos da estudante, como o cartão de acesso à universidade. Depois de prestar depoimento, a estudante foi levada para o Hospital Universitário Alzira Velano.

              Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Prefeitura Municipal tem Parceria com Projeto Gerações Futuras

Projeto Gerações Futuras: 25 adolescentes participam da 1ª oficina de preparação contra violência sexual.



              O projeto tem parceria com a Prefeitura Municipal de Unaí-MG, Nessa Quarta-feira (170419), da primeira Oficina de preparação do segmento para enfrentar situações de violência sexual.

              Vinte e cinco adolescentes participaram, nessa Quarta-feira (170419), da primeira oficina de preparação do segmento para enfrentar situações de violência sexual e se engajarem numa campanha preventiva que pretende envolver toda a sociedade. 

              As outras oficinas serão nos meses de maio, junho, agosto e novembro. Essa "formação" dos adolescentes faz parte do Projeto Gerações Futuras, que está sendo desenvolvido em Unaí-MG pelo Instituto Aliança (sediado em Salvador - BA), com apoio da Prefeitura de Unaí

              O projeto é parte do Programa Raízes, da CPFL Renováveis, grupo que controla a Pequena Central Hidrelétrica Mata Velha (situada entre Unaí e Cabeceira Grande-MG). O objetivo é capacitar a rede de proteção à criança e ao adolescente de Unaí para a prevenção e combate à violência sexual e ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

              A primeira oficina de preparação dos adolescentes ocorreu paralelamente à capacitação dos gestores, profissionais e conselheiros que atuam na rede de proteção à criança e ao adolescente de Unaí. De 17 a 20 de abril, esses agentes iniciaram a primeira etapa de qualificação, a fim de melhorar a articulação e a integração dos vários atores que formam a rede de proteção socioassistencial do segmento infanto-juvenil.

              Os 25 adolescentes que participaram da primeira oficina foram indicados (pelas próprias entidades) após visitas das consultoras do Instituto Aliança às Casas Lares, Associação Mão Amiga, CEPASA, Secretaria de Desenvolvimento Social, CRAS e CREAS.

              Diversos temas foram trabalhados nessas primeiras oito horas do encontro com os adolescentes: atitudes e valores, "escolhas que eu faço", mapeamento do município e outras situações. Temas recorrentes à faixa etária e que refletem a vulnerabilidade a que estão submetidos ainda serão bastante discutidos: violência, álcool e drogas, bullying, homofobia, entre outros manifestados pelos próprios jovens.

              Para a consultora do Instituto Aliança, pedagoga Andréa Righi, que é especialista em educação sexual e intervenção socioeducativa, os adolescentes têm a percepção de que o estupro, a violência, o bullying lhes causam indignação. 

              Mas, segundo ela, ainda não há uma cultura formada de como deve ser a ação para evitar que isso aconteça. 

"Precisamos orientar, engajar o adolescente, que deve pensar assim: 'eu posso fazer, não tenho de esperar que outros façam'. É esse o protagonismo que queremos criar na cabeça deles. Eles estão como vítimas, mas podem ser protagonistas".

              E é para fazer com que os adolescentes saiam da condição de vítimas para a de protagonistas na sociedade que as várias oficinas já estão sendo marcadas. 

"Trabalhamos o protagonismo na cabeça dos adolescentes da seguinte maneira: você pode fazer, e não precisa esperar que outros façam por você"
              Afirmou Andréa Righi, ao ressaltar que os adolescentes aprenderão a utilizar técnicas e estratégias para adotar na escola, na associação, na comunidade, na igreja.

              Na manhã desta Quinta-feira (170420), as consultoras (que ministraram a oficina) apresentaram para o grupo de técnicos e conselheiros da rede de proteção o resultado desse primeiro encontro com os adolescentes. Andréa Righi observou: 

"A gente espera que esse grupo de profissionais (que está sendo capacitado) saia daqui com a atitude de apoiá-los (os adolescentes). Não adianta a gente querer adolescentes protagonistas, se não há um grupo de adultos que os reconhece como protagonistas. É preciso que esses jovens sejam estimulados e orientados".

              Nas próximas oficinas de formação dos adolescentes (31 de maio, 21 de junho, 08 de agosto e 23 de novembro), serão abordados assuntos como a construção do corpo social, a sexualidade, identidades de gênero, uso abusivo de álcool e outras drogas, vulnerabilidades (será que conseguem perceber quando eles estão vulneráveis?), o Sistema de Garantia de Direitos (que os adolescentes precisam conhecer). 

              Onde estão, para que servem e como funcionam os Cras, o Creas, a Promotoria Pública, entre outros temas fundamentais. E por último, maneiras de dar continuidade às ações que deverão ser multiplicadas na sociedade.

"Os adolescentes estão como vítimas, mas eles podem sair da condição de vítimas para o protagonismo na sociedade"
              Sintetizou a consultora Andréa Righi.

              Com Informações de:
Junei Martins,
Assessoria de Comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

PIRAPORA-MG - Jovens são presos com pedras de crack e porções de maconha

Prisões ocorreram em Montes Claros e Pirapora na noite desta sexta-feira (21); três menores também foram apreendidos em uma das ocorrências.


              Polícia Militar prendeu dois jovens e apreendeu três menores na noite desta Sexta-feira (170421) no Norte de Minas, por suspeita de tráfico de drogas. 

              As ocorrências envolvendo os suspeitos ocorreram em Montes Claros-MG e Pirapora-MG; com os detidos, a PM apreendeu arma de fogo, crack e maconha.

Montes Claros

              Em Montes Claros, uma equipe do Tático Móvel, durante patrulhamento pelo Bairro Morrinhos, abordou um rapaz de 18 anos, conhecido dos meios policiais por outras passagens, no Beco Todos os Santos. Com o jovem foram encontradas 33 pedras de crack e ainda uma bucha de maconha.


Pirapora

              Militares faziam patrulhamento pelo Bairro Santo Antônio, quando avistaram um jovem, de 20 anos, e três adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, em atitudes suspeita. Eles foram abordados e PM encontrou uma pistola, uma balança de precisão, R$132,00 em dinheiro e duas porões pequenas de maconha, embaladas para venda. Os três suspeitos foram levados à delegacia de Polícia Civil para serem ouvidos.

              Com Informações de: G1.

FRANCISCO SÁ-MG - Homens assaltam fazenda e amarram vítimas em Francisco Sá

Segundo a Polícia Militar, quatro pessoas foram amarradas enquanto grupo assaltava local na manhã deste Sábado (22); suspeitos chegaram encapuzados.


              Quatro homens encapuzados e armados assaltaram uma fazenda na zona rural de Francisco Sá-MG na manhã deste Sábado (170422). 

              Segundo a Polícia Militar, os suspeitos chegaram ao local procurando por dinheiro e armas.

              Os autores abordaram inicialmente o proprietário da fazenda e exigiram que ele os levasse para dentro da casa. A esposa do proprietário estava dormindo; ela foi acordada e amarrada junto ao marido, enquanto os homens vasculhavam a propriedade. Em seguida, um adolescente, vizinho da fazenda, e um funcionário da propriedade apareceram e também foram abordados e amarrados pelos criminosos.

              O grupo levou da fazenda certa quantia em dinheiro, televisão, celulares e outros vários objetos eletrônicos, além de uma motosserra. Na fuga, o grupo usou uma caminhonete da fazenda. As vítimas amarradas só foram soltas com a ajuda de um vizinho.

              Até a publicação desta matéria, a polícia seguia em rastreamento pela região em busca dos autores.

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Colisão entre carro e ônibus deixa feridos na MG-308

Segundo o Samu, duas vítimas foram socorridas com ferimentos; rodovia liga Montes Claros à cidade de Juramento.


              Ao menos duas pessoas ficaram feridas na tarde deste Sábado (170422) após um ônibus bater contra um carro de passeio na MG-308. O acidente ocorreu próximo ao km 25, na estrada que liga Montes Claros-MG à cidade de Juramento-MG.

              Uma equipe do SAMU prestou socorro às vítimas do carro, que foram encaminhadas a um Hospital de Montes Claros; até a publicação desta matéria não havia confirmação de vítimas do ônibus. O Corpo de Bombeiros também precisou ser acionado, já que, com a batida, o carro de passeio ficou totalmente destruído e as vítimas presas às ferragens, sendo necessário uso de equipamento para desencarceramento.

              Segundo assessoria do hospital, três pessoas foram socorridas, entre elas duas crianças que passam bem e uma mulher que está passando por exames; as causas do acidente não foram informadas.

              Com Informações de: G1.

BURITIS-MG - Corpo é encontrado carbonizado na zona rural

Segundo a PM, corpo estava no banco de trás do veículo, encontrado cerca de 20 km de distância da área urbana; perícia foi acionada para identificar identidade.


              Peritos da Polícia Civil de Buritis-MG, na região Noroeste de Minas, trabalham para confirmar a identidade de um corpo encontrado carbonizado nesta Sexta-feira (170421).

              Segundo a Polícia Militar, que atendeu ao chamado inicial, o corpo estava no banco de trás de um carro abandonado, incendiado, em uma fazenda, distante cerca de 20 km da área urbana de Buritis.

              A polícia foi acionada ao local através de uma denúncia, que indicava que poderia ser o corpo de um jovem desaparecido desde a Quinta-feira (170420). 

              Devido ao estado que o corpo foi encontrado, somente a perícia da PC poderá confirmar se realmente é do rapaz desaparecido. 

              A PC também investiga as causas do incêndio ao veículo e a possibilidade de homicídio.

              Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS