PESQUISA NESTE SITE:

20 maio 2020

PARACATU-MG - Companhia de Saneamento indeniza consumidor

Esgoto atingiu cisterna e contaminou a água.


                Uma cidadã de Paracatu-MG deve receber R$4.000,00 da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA, devido a um problema na rede de esgoto que derramou resíduos não tratados no quintal e na cisterna dela.

                A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG manteve a sentença da juíza Paula Roschel Husaluk, da 1ª Vara Cível de Paracatu.

                A mulher afirmou que mora há 30 anos no Bairro Nossa Senhora de Fátima, e que, naquele momento, não contava com fornecimento de água potável da COPASA. Devido ao incidente, ela ficou sem meios para fazer comida e realizar outras tarefas domésticas rotineiras e ficou dependente de seus vizinhos.

                A decisão que condenou a empresa pública a arcar com indenização por danos morais também confirmou a antecipação dos efeitos da tutela, concedida em Março de 2014, dias após a distribuição do processo. 

                Na ocasião, foi determinado que a COPASA obstruísse e vedasse a cisterna, ligando a residência da mulher à rede de água potável.

Recurso

                A COPASA recorreu, argumentando que a magistrada baseou-se em fundamento que não foi proposto pela proprietária da cisterna. Sustentou ainda não ter sido comprovado que a conduta da concessionária acarretou a contaminação da água.

                Outra alegação foi que a perícia judicial realizada cinco anos e sete meses após o acidente foi inconclusiva, e que os valores fixados foram excessivos.

                O relator, desembargador Dárcio Lopardi Mendes, ponderou que a juíza se amparou em depoimento da autora da ação, segundo a qual o episódio trouxe-lhe "grande constrangimento pela falta do bem mais sublime que garante a sobrevivência de qualquer ser humano - a água potável".

                O magistrado também manifestou o entendimento de que, no caso, a responsabilidade do Estado era objetiva, ou seja, independe de culpa. O ente público pode exercer seu direito de regresso em relação aos agentes que tenham causado o dano.

                Ele citou laudo que atestou que a amostra de água colhida no local segue imprópria para consumo humano. O desembargador Dárcio Lopardi Mendes também avaliou que o rompimento da rede de esgoto configura fortuito interno, pois decorre do risco da atividade, por isso a empresa deve indenizar aquele que foi prejudicado.

                Os desembargadores Ana Paula Caixeta, Renato Dresch, Kildare Carvalho e Moreira Diniz seguiram o relator.

                Com Informações de
TJMG - PARACATU-MG.

UNIVERSAL - É assim que a rotação da Terra da Lua se parece


               Os avanços tecnológicos e os dados da NASA facilitam a recriação da rotação do planeta por um mês inteiro, levando em consideração as fases da lua e sua órbita ao redor do planeta. Uma maneira maravilhosa de entender, por exemplo, por que vemos apenas uma das faces da Lua ou as diferentes fases da Lua.

               A Terra não é um planeta imóvel no universo , mas gira sobre si mesma produzindo as noites e os dias. Além disso, em sua órbita anual em torno das estações do ano, permite a sobrevivência dos ecossistemas e da vida como a conhecemos hoje. 
               No entanto, para observar o universo, a perspectiva importa muito.

               Graças aos avanços tecnológicos, imagens e dados da NASA , o Dr. James O'Donoghue, cientista planetário da agência espacial dos EUA, fez uma recriação por computador na qual o importante é a perspectiva. Ele mostra como a Lua é observada da Terra e, da mesma maneira, ensina como o planeta seria a partir do satélite da Terra a uma velocidade maior que a real.

               Em seu vídeo, gerado a partir de imagens da NASA em velocidade aumentada por computador, a rotação do planeta e de seu satélite é mostrada durante o mês de Abril de 2020, mês em que também ocorreu o famoso fenômeno da "Superlua", a fase em que a Lua entrou na fase de perigeu (seu ponto mais próximo da Terra, a 357.035 quilômetros de nosso planeta) ao mesmo tempo em que estava cheia. 

               Abaixo você pode ver a órbita da Lua ao redor do nosso planeta. 
               Aqui está: 


                Com Informações de: National Geographic.

BELO HORIZONTE-MG - Primeiro casamento por videoconferência no estado será nesta quinta-feira

Cerimônia está amparada pela Portaria 6.045 
da Corregedoria-Geral de Justiça.


               Virtual só no formato. 
               O primeiro casamento civil a ser realizado por videoconferência em Minas Gerais Foi o de Welton e Heloísa e se tornou real na Quinta-feira (200430), às 09:30. Noivos e testemunhas, cada um na sua casa. 
               O juiz de paz estava no cartório de Registro Civil do Barreiro em Belo Horizonte-MG.

               Tudo isso foi permitido graças à Portaria 6.045, da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, que detalhou os critérios para o funcionamento do projeto piloto.

"Pra mim é tudo novidade. Esperava ser presencial no cartório, com toda a família reunida; mas, devido à pandemia, não foi possível. O casamento estava suspenso, mas surgiu essa opção. É uma forma de realização, então vamos realizar nosso sonho"
               Contou Welton Adriano de Souza.

"É uma doideira, né?! Não foi do jeito que pensei e planejei, mas tô feliz, tô aceitando do jeito que for. O que a gente queria era oficializar nossa união diante dos homens. E vai acontecer"
               Comentou Heloísa Helena Galeno.

               Ambos escrevem uma nova história a dois, por isso a cerimônia era tão aguardada. Para eles, é um recomeço para cada um. 
               E algo inédito.

Procedimentos

               Em vez das assinaturas, o vídeo da cerimônia é que garantirá a validade legal do ato. Ele ficará arquivado no cartório, por meio de um QR code, código que pode ser escaneado pelo celular para direcionamento ao vídeo. A participação ocorrerá através da plataforma digital definida pelo cartório.

"A ideia é enviar o link para os nubentes e as testemunhas. E eles podem disponibilizar esse link para parentes e amigos. 
A plataforma aceita até 100 acessos simultâneos"
               Relatou a oficial de registro do Barreiro, Letícia Franco

               Mas, visando garantir a publicidade do ato, o cartório estará de portas abertas.

               O casamento de Welton e Heloísa estava agendado, inicialmente, para 04 de Abril. Tanto os noivos como as testemunhas já haviam levado a documentação necessária para a habilitação.

               Letícia explica que, caso as testemunhas da celebração e as da habilitação fossem diferentes - estas são as que declaram conhecer os noivos e não terem eles impedimento para se casar, seria necessária a documentação e qualificação completa daquelas para fazer constar no livro do casamento.

               Por enquanto, os cartórios que fazem parte do projeto piloto, o do Barreiro e o de Venda Nova-MG, realizarão apenas os atos de quem já tinha iniciado o processo para o casamento presencialmente. Posteriormente, realizarão os atos de quem quiser fazer a cerimônia nesse formato e até a documentação poderá ser gerada por meio digital.

Cidadania

"Eu acho que não tem como, na sociedade tecnológica em que vivemos, nos afastarmos disso. Vejo como pontos positivos desse projeto: comodidade, segurança, eficiência, eficácia e ganho de tempo. 
O bem mais precioso é o tempo"
               Afirmou Robson Ribeiro, oficial interino do Cartório de Registro e Notas de Venda Nova.

"O Tribunal de Justiça acertou em cheio com esse projeto. É algo que tem tudo a ver com cidadania, que é a essência do serviço público. Tornou o procedimento mais simples e mais fácil. Do ponto de vista da cidadania, vai ser histórico"
               Acrescentou.

               Ele acredita que, no futuro, essa forma de oficialização vai ser tendência. 

"Quer se casar na Praça do Papa? Vai poder. Em um jardim? Vai poder. Esse formato abre espaço para cerimônias diversificadas e personalizadas"
               Prevê.

               Ele explica que o endereço de um dos noivos é que tem que ser da mesma região da do cartório, mas a cerimônia poderá ser feita em qualquer lugar, até no exterior.

Serviço

               Cartório do Barreiro
               3500-8800
               cartoriodobarreiro@cartoriodobarreiro.com.br

               Cartório de Venda Nova
               3408-4950
               contato@cartoriovendanova.net.br

               Com Informações de
TJMG - BELO HORIZONTE-MG.

UNAÍ-MG - Polícia Militar prende rapaz alvo denúncias via 181 suspeito de tráfico ilícito de drogas no Bairro Cachoeira


               Os policiais militares durante patrulhamento pela Rua Domingos Pinto Brochado no Bairro Cachoeira, em Unaí-MG, avistaram um rapaz de 21 anos, em frente sua residência, em atitude suspeita.
               Esta Ocorrência foi registrada nesta Quarta-feira (200520).
 
               O rapaz é alvo de denúncias feitas através do Disque Denúncia Unificado - 181, informando que ele estaria traficando drogas ilícitas em sua casa.

               Os militares aproximaram do portão da residência e o rapaz fugiu para o interior do imóvel, sendo acompanhado e abordado. Após buscas pelo local, foram localizados um tablete e uma bucha de substâncias análogas à maconha, cinco pedras de substância semelhante ao crack, um papelote de substância semelhante à cocaína, dois celulares e Tablet marca Gênesis sem procedências e ainda a quantia de R$639,45 em dinheiro trocado (característico do tráfico ilícito de drogas). 
               O rapaz já foi preso anteriormente por tráfico ilícito de drogas, furto e receptação.

               Ele (rapaz) foi preso, o material apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências.

Denuncie

               Através de uma ligação telefônica a central de atendimento recebe as informações dos cidadãos sobre crimes de que tenham conhecimento e possam auxiliar o trabalho policial. No Disque Denúncia a identidade do denunciante e denunciado é preservada.

               Para denunciar, basta ligar, gratuitamente, para o número 181. O Disque Denúncia funciona com uma central de atendimento unificada, formada por profissionais treinados e capacitados que trabalham em regime de 24 horas para atender à população. 

               Cada denúncia registrada é encaminhada para uma equipe de analistas composta por um integrante da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

               Com Informações de:
PMMG - UNAÍ-MG.

BOCAIUVA-MG - Idosa morre com coronavírus em hospital; Ela saiu de Belo Horizonte-MG para visitar familiares

Paciente de 72 anos deu entrada no hospital no dia 13 de Maio com tosse, falta de ar e febre. Filha disse ao G1 que a mãe não apresentava sintomas da doença antes da viagem.


               A Prefeitura Municipal de Bocaiuva-MG confirmou o segundo caso de coronavírus no município. Trata-se de uma idosa, de 72 anos, que morreu no Hospital Dr. Gil Alves no último Sábado (200516). Foram coletadas amostras para exames e o resultado foi divulgado nessa Terça-feira (200519).

               Em um vídeo postado nas redes sociais, as autoridades de saúde do município informaram que a paciente deu entrada na unidade na noite do dia 13 de Maio. 
               Ela apresentou tosse, falta de ar e febre.

“A paciente foi mantida em isolamento aos cuidados médicos e evoluiu para óbito no sábado de manhã. Todas as medidas de precaução foram tomadas e o funeral foi realizado dentro das normas adequadas”
               Disse a biomédica do hospital, Jacqueline Alves.

               A idosa morava em Belo Horizonte-MG e viajou para Bocaiuva no dia 8 de Maio. Por telefone, o G1 conversou com a filha dela que mora na Capital. 

               Ela não quis conceder entrevista porque está em estado de choque, mas informou que a mãe saiu de Belo Horizonte sem apresentar sintomas da doença e veio visitar familiares em Bocaiuva. Ainda segundo a filha, a idosa tomava todas as precauções e estava em isolamento antes da viagem.

               De acordo com a Vigilância Epidemiológica, cinco familiares da paciente que moram em Bocaiuva estão sendo monitorados pelas equipes de saúde desde a notificação do caso, como suspeitos.

               Com Informações de: G1.

BRASIL - Governo inclui Cloroquina em tratamento de casos leves de Covid-19

Caberá ao médico decisão sobre prescrever a substância.


                O Ministério da Saúde incluiu nesta Quarta-feira (200520) a Cloroquina, e seu derivado hidroxicloroquina, no protocolo de tratamento para pacientes com sintomas leves de Covid-19 no Brasil

                De acordo com o documento divulgado pela pasta, cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, com a assinatura do Termo de Ciência e Consentimento.

                O governo alerta que, apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de terem atividade in vitro demonstrada contra o Coronavírus, ainda não há resultados de “ensaios clínicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o beneficio inequívoco dessas medicações para o tratamento da Covid-19”.

                Ainda assim, ao atualizar as orientações para o uso dos medicamentos, o Ministério da Saúde considerou a existência de diversos estudos e a larga experiência do uso da Cloroquina e da Hidroxicloroquina no tratamento de outras doenças infecciosas e de doenças crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. A droga é, originalmente, indicada para doenças como malária, lúpus e artrite.

                De acordo com a pasta, como também não existe, até o momento, outro tratamento eficaz disponível ou terapia farmacológica específica para Covid-19, as novas orientações buscam uniformizar as informações para os profissionais da saúde no âmbito do SUS e orientar o uso de fármacos no tratamento precoce da doença.

                No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro comentou o novo protocolo: 

"Ainda não existe comprovação científica, mas a Cloroquina está sendo monitorada e usada no Brasil e no mundo. Contudo, estamos em Guerra: 'Pior do que ser derrotado é a vergonha de não ter lutado'"
                Twittou.

Gravidade média e alta

                No final de Março, o Ministério da Saúde incluiu nos seus protocolos a sugestão de uso da Cloroquina em pacientes hospitalizados com gravidade média e alta. A pasta também distribuiu ao menos 3.400.000 de doses do medicamento para os sistemas de saúde dos estados.

                Já o Conselho Federal de Medicina - CFM não recomenda o uso da droga, mas autorizou a prescrição em situações específicas, inclusive em casos leves, a critério do médico e em decisão compartilhada com o paciente.

                O presidente Jair Bolsonaro defende a possibilidade de tratamento da Covid-19 com Cloroquina e Hidroxicloroquina desde a fase inicial da doença, segundo ele, após ouvir médicos, pesquisadores e chefes de Estado. 

                O Executivo chegou a zerar o imposto de importação do medicamento. Por não concordarem com esse protocolo, os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich acabaram deixando o governo.

Novas orientações

                As orientações divulgadas hoje para o tratamento precoce de pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus incluem, na fase de sintomas leves e moderados, o uso da Cloroquina ou do sulfato de hidroxicloroquina associados à azitromicina por 14 dias. Após o 14º dia devem ser prescritos medicamentos de acordo com os sintomas apresentados.

                Casos leves são aqueles pacientes que não precisam de internação e apresentam sinais como coriza, diarreia, febre, perda do paladar e olfato, dores musculares e abdominal, tosse, fadiga e dores de cabeça.

                Tosse e febre persistente, com piora de algum dos outros sintomas e presença de fator de risco, são sinais moderados de Covid-19. Para os casos moderados, a equipe médica deve avaliar a necessidade de internação e a presença de infecção bacteriana e considerar o uso de anticoagulantes e corticoides.

                Já os casos graves são aqueles que apresentam falta de ar e baixa pressão arterial. Para esses pacientes, o Ministério da Saúde orienta a administração do sulfato de hidroxicloroquina e da azitromicina, sem período de tempo determinado. O médico deve ainda considerar o uso de imunoglobulina humana, anticoagulante e pulso de corticoide.

Contra-indicações

                No documento, a pasta informa ainda que são contraindicações absolutas ao uso da hidroxicloroquina gravidez, retinopatia/maculopatia secundária ao uso do fármaco já diagnosticada, hipersensibilidade ao fármaco, miastenia grave. Em crianças, deve-se dar sempre prioridade ao uso de hidroxicloroquina pelo risco de toxicidade da cloroquina. E a cloroquina deve ser usada com precaução em portadores de doenças cardíacas, hepáticas ou renais, hematoporfiria e doenças mentais.

                O Ministério da Saúde orienta ainda que a hidroxicloroquina não deve ser coadministrada com amiodarona e flecainida. Há ainda a constatação de interação moderada da hidroxicloroquina com digoxina, ivabradina e propafenona, etexilato de dabigatrana, edoxabana, e de interação leve com verapamil e ranolazina

                A cloroquina deve ser evitada em associação com clorpromazina, clindamicina, estreptomicina, gentamicina, heparina, indometacina, tiroxina, isoniazida e digitálicos.

                De acordo com o Ministério da Saúde, a pasta está consolidando novas orientações para o manejo de pacientes com Covid-19. Além de fármacos, equipamentos e recursos humanos também estão sendo trabalhados.

                Edição: Maria Claudia.

                Com Informações de: Agencia Brasil.

UNAÍ-MG - Mais um caso de Contágio de Coronavírus na cidade: O 23º Caso Positivo


                O 23º Caso com exame PCR Positivo para Coronavírus em Unaí-MG, foi lançado no sistema nesta Quarta-feira (200520). 
                Ainda não temos casos de Covid-19 na cidade. 

                Lembrando que os casos positivos mencionados são apenas de pessoas que contraíram o vírus Coronavírus, mas, na maioria foram curados ou descartados antes de que a doença Covid-19 os agravassem.

                Trata-se de uma jovem de 24 anos, residente em Unaí.
                Em razão dos sintomas que apresentou: garganta inflamada e febre, procurou o serviço público de saúde. Feito o teste, resultou positivo para Coronavírus. A paciente encontra-se em casa, isolada e monitorada. Seus familiares estão assintomáticos e monitorados.

                A equipe da Secretaria de Saúde faz busca ativa, com vistas a determinar se houve outras contaminações em razão desse resultado positivo.

                A Coordenadora de Epidemiologia Adriane Araújo informou, que esse caso não tem nenhuma ligação com os casos positivos que constam dos boletins anteriormente divulgados pela Prefeitura Municipal de Unaí.

                A Secretaria de Saúde está com ações de investigação epidemiológica em curso, para determinar a forma de contágio desse caso hoje noticiado.

Dados das últimas 24 Horas na cidade

                Nas últimas 24 horas, em Unaí, tivemos os seguintes dados acrescidos no Boletim Pandemiológico:

                12 - Casos Suspeitos,
                02 - Casos Descartados,
                01 - Caso Confirmado.

Assim temos o Boletim desta data, com os dados seguintes

  


                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Prefeito Branquinho impõe sob Decreto novas determinações para funcionamento de velórios e funerais


                O Decreto Municipal 5.344, desta Terça-feira (200519), do Prefeito Municipal José Gomes Branquinho estabelece alterações no funcionamento de velórios e funerárias nesses tempos de pandemia do novo Coronavírus em Unaí-MG

                São pelo menos três os pontos principais de abordagem: 

                Os velórios comuns, a partir de agora, terão tempo máximo de duração de três horas;

                Mortos por Covid-19 não serão velados, e o corpo ficará no cemitério por até uma hora, antes de ser enterrado;
 
                Corpos de unaienses que morreram em outras cidades e serão transportados para Unaí deverão vir em caixões fechados.
 
                A partir deste decreto, aumentou a responsabilidade das funerárias unaienses. Elas terão de dar um treinamento para seus funcionários, especialmente quando tiverem de buscar um corpo fora da cidade. 

                Primeiramente, os funcionários devem usar os equipamentos de proteção individual (gorro, óculos, máscara cirúrgica, avental e luvas descartáveis) para manipulação dos cadáveres. 

                Depois descartar os materiais adequadamente. E, antes do traslado do corpo, os caixões devem ser higienizados, em conformidade com as determinações do decreto. 

Velar Somente em Casas de Velórios e por Três Horas

                A partir do decreto, os corpos serão velados somente em estabelecimentos específicos para esse fim, ou seja, nas casas de velórios. Fica proibida a realização de velórios em entidades, clubes de serviços, igrejas e similares. 

                Os féretros não poderão ficar mais de três horas em casas de velório, as quais serão responsáveis por controlar o horário de saída do corpo para o cemitério. 
                Se ultrapassar as três horas, a casa de velórios será notificada.

                Essas novas medidas sanitárias foram recomendadas ao prefeito logo após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Unaí
                O prefeito acatou. 

                Todas as decisões seguem nota técnica e orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

                A Prefeitura já encaminhou cópias do decreto às casas de velórios e funerárias, para conhecimento e adequações.
                Confira Decreto Municipal 5.344-2020 - AQUI.

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Prefeitura Municipal divulga mais um Cronograma de Vacinação Rural para a Semana seguinte


Prefeitura Municipal divulga mais um Cronograma de vacinação Contra Gripe e Sarampo na Zona Rural, na semana de 27 de Maio a 04 de Junho.

                O cronograma está sendo feito de acordo com a chegada de remessas de vacina, para a Zona Rural de Unaí-MG

Confira a programação:

27 de Maio

                Bairro Santa Clara - Sede da associação - Das 08:00 as 09:30 horas;
                Sucuri - Sede da associação - 10:00 as 11:30 horas;
                Largo do Rosário - Sede da associação - 13:30 as 14:30 horas;
                Brejão - 15:00 as 16:00 horas.

28 de Maio

                PA Santa Marta - Sede da associação - 08:00 as 10:00 horas;
                Pingo D'água - Casa do Adolfo - 10:30 as 11:30 horas;
                PA Jiboia - Sede da associação - 13:30 as 14:30 horas;
                Pedras de Marilândia - Sede da associação - 15:00 as 16:00 horas.

29 de Maio

                Almesca - Galpão da comunidade - 08:00 as 09:00 horas;
                Caraíbas - Galpão da comunidade - 09:30 as 10:30 horas;
                Jataí - Sede da associação - 11:00 as 12:30 horas;
                PA Canabrava - Casa do Juarez - 14:30 as 16:00 horas.

03 de Junho

                PA Papamel - Sede da associação - 08:00 as 10:00 horas;
                PA Tamboril - Sede da associação - 10:30 as 11:30 horas;
                São Sebastião - Pico - Sede da associação - 13:30 as 15:00 horas.

04 de Junho

                São Pedro Cipó - Sede da associação - 08:00 as 09:00 horas;
                Casa Armada - 09:30 as 10:30 horas;
                Peri Peri - Igreja - 13:00 as 14:30 horas;
                Larguinha - Casa da dona Tereza -  15:00 as 16:00 horas.


Quem deve ser vacinado

Contra o Sarampo

                Deverão ser vacinados indivíduos de 20 a 49 anos (mesmo quem já tomou a vacina, precisa repetir a dose).

Contra a gripe Influenza

                Deverão ser imunizados todos os integrantes do público-alvo: 
                Crianças de seis meses a cinco anos; 
                Gestantes; 
                Puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias); 
                Maiores de 55 anos de idade; 
                Doentes crônicos; 
                Trabalhadores da saúde; 
                Motoristas de caminhão; 
                Motoristas e cobradores de ônibus e de lotações do transporte urbano; 
                Policiais civis e militares; 
                Bombeiros militares; 
                Agentes e servidores do sistema prisional e socioeducativo.

                Como não há vacina disponível para toda a população, esses grupos-alvo devem apresentar documentação pessoal. Os trabalhadores precisam, ainda, apresentar carteira funcional (ou de trabalho), contracheque ou documento comprobatório de que trabalha na função.

                Os portadores de doenças crônicas, além dos documentos pessoais, devem apresentar o relatório (ou receita) médica indicativa do problema.

Observação
                Todos devem levar o cartão de Vacinas.

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

ESTADOS UNIDOS - Ativistas tentam impedir que FBI tenha acesso a históricos da WEB



                  Na última semana, o Senado dos Estados Unidos votou pela redefinição da Lei do Patriota, que abrange diversas formas de vigilância, após um esforço fracassado de mudá-la. 

                  A tentativa visava impedir explicitamente que agências federais, como o FBI, coletem o histórico de navegação na web dos americanos sem um mandado. Agora, ativistas pressionam o governo a adicionar novamente as proteções a privacidade ao projeto.

“Os democratas da Câmara passaram os últimos dois anos gritando sobre como esse governo perigoso abusa rotineiramente do poder. Agora eles têm a chance de colocar apenas uma pequena limitação às autoridades de vigilância de Trump”
                  Destacou Evan Greer, vice-diretora da Fight For The Future

“Se não aceitarem, estão deixando claro que a resistência sempre foi uma besteira”
                  Acrescentou.

Campanha pela volta do projeto


                  Os defensores da privacidade criaram uma campanha pedindo à presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, para reintroduzir a emenda ao projeto. 

                  Mais de 50 grupos assinaram o apoio, incluindo a Human Rights Watch e o DuckDuckGo, navegador focado na privacidade do usuário.


                  Com Informações de: Vice.

BRASIL - Regina Duarte deixa a Secretaria Especial de Cultura

Atriz assumirá a Cinemateca em São Paulo.


                 A atriz Regina Duarte deixará a Secretaria Especial de Cultura do governo. O anúncio foi feito nesta Quarta-feira (200520) pelo presidente Jair Bolsonaro, depois de uma reunião pela manhã com a secretária.

“Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o governo e a cultura brasileira, assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SÃO PAULO. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias”
                 Anunciou o presidente pelo Twitter.


                 Na mesma publicação, Regina Duarte aparece em um vídeo ao lado do presidente comemorando a mudança. 

“Acabo de ganhar um presente, que é o sonho de toda pessoa de comunicação, de audiovisual, de cinema, de teatro. Um convite para fazer Cinemateca, que é um braço da cultura que funciona em São Paulo. É um museu de toda filmografia brasileira. Vou ficar ali secretariando o governo, dentro da Cultura na Cinemateca. Pode ter presente melhor que esse? Obrigada, presidente!”

                 Ressaltou a atriz, acrescentando que sente falta da vida na capital paulista com seus filhos e netos.

                 Ainda no vídeo, em tom de brincadeira, Regina pergunta ao presidente se ela estaria sendo "fritada" por ele, como afirmam vários veículos de imprensa. 

“Toda semana tem um ou dois ministros que, segundo a mídia, estão sendo fritados. O objetivo é desestabilizar a gente e tentar jogar o governo no chão. Jamais vou fritar você”
                 Respondeu, bem-humorado, Bolsonaro.

                 O nome do indicado a ocupar a Secretaria Especial de Cultura ainda não foi anunciado.

                 Com Informações de: Agência Brasil.

DOM BOSCO-MG - Corregedor da Câmara Municipal é Eleito nesta Segunda-feira (18)


                Durante Sessão Plenária desta Segunda-feira (200518), o vereador João Alfredo da Silva (DEM) foi eleito corregedor da Câmara Municipal de Dom Bosco-MG. O parlamentar recebeu sete votos a favor, um voto em branco e houve ainda uma abstenção.

                O vereador era o único candidato registrado para a função e estará à frente do cargo no ano de 2020.

                A presença do corregedor na Câmara Municipal é muito importante. É preciso sempre observar o cumprimento do Código de Ética e Decoro Parlamentar a fim de termos uma atuação transparente, um posicionamento ético, com ordem e decência.

                O Corregedor, de ofício ou mediante representação, instituirá processo disciplinar no prazo máximo de 03 (três) dias, contados do conhecimento dos fatos ou do recebimento da denúncia, e o encaminhará à Mesa da Câmara. 

                Qualquer cidadão é parte legítima para oferecer representação perante o Corregedor, desde que tenha elementos convincentes e seja protocolada na Câmara Municipal.

                Com Informações de
CMU - DOM BOSCO-MG.

UNAÍ-MG - Policiais e veterinários se mobilizam para salvar vida de filhote de onça atropelado por carro

Animal teve escoriações superficiais e lesão no pulmão. Com capacidade pulmonar comprometida, a caça poderia ser afetada, impactando na saúde da onça. Atropelamento ocorreu na zona rural e motorista ligou para a PM pedindo ajuda.


               Uma equipe formada por policiais e três veterinários se mobilizou para salvar a vida de uma onça-parda em Unaí-MG, Noroeste de Minas Gerais. O filhote foi atropelado em uma estrada na zona rural. O motorista ligou para a Polícia Militar, pedindo ajuda já que o animal estava agonizando.

                 A veterinária Juliana Mori, que faz parte da equipe que atendeu a onça e tem especialização em clínica e cirurgia de animais selvagens e exóticos, explica que trata-se de uma fêmea, com aproximadamente seis meses.

“Ela teve escoriações superficiais e apresentou uma contusão pulmonar, diagnosticada por exame clínico e de ultrassom. A lesão faz com que a capacidade pulmonar dela seja reduzida, ela poderia ter dificuldades para caçar, por exemplo, já que é uma atividade que exige que ela corra.”

                 A especialista afirma que nessa idade as onças ainda estão aprendendo a sobreviver na natureza. Até um ano, elas são ensinadas a caçar e geralmente ficam perto da mãe. A onça-parda é o segundo maior felino do Brasil, ficando atrás apenas da onça-pintada.

                 O atendimento de um animal silvestre exige procedimentos específicos. Para prestar a assistência à onça, Juliana Mori contou com a ajuda dos colegas Wilson Alcebíabes, que é anestesista, e Antônio Guilherme Ribeiro, clínico geral.

“Além dos equipamentos de proteção normais, usamos a contenção química, para sedar e permitir que o animal seja examinado, com objetivo de garantir segurança durante o atendimento. Nesse caso, usamos ainda medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos”
                 Diz Juliana Mori.

                 A veterinária fala que não é possível estimar em quanto tempo a lesão do pulmão seja curada. Em cães e gatos, alguns dias seriam suficientes. O fato de ser um jovem animal é um ponto que favorece a recuperação. 
                 O filhote permanece no quartel da Polícia Militar até que possa voltar à natureza.

"Quando um animal silvestre se deixar capturar é porque está muito ferido. Por isso, quando chegam até nós, muitos não sobrevivem. A sensação de poder tratar deles e devolvê-los de volta à natureza é única, é muito gratificante.”


Uso de microchip

                 Nesta Terça-feira (200519), o filhote foi levado novamente ao consultório veterinário para passar por uma segunda avaliação. Foi feita a coleta de material para exames de fezes e hemograma. A onça também ganhou um chip, que não permite localizá-la, mas é utilizado para o armazenamento de dados.

“Como ela não tem alguma marca que a identifique, o microchip serve para isso. Passa-se uma leitora e, por meio de um número, dá para saber os dados do animal, quando foi capturada pela primeira vez, o que aconteceu, a idade. 

Os dados são jogados em um sistema e tudo fica armazenado. Achamos por bem colocar até para saber, se for capturada novamente, o tanto que percorreu de distância, imaginar o território dela”
                 Explica Juliana Mori.

Consciência ambiental


                 O tenente Marcos Paulo trabalha há 25 anos na Polícia Militar de Meio Ambiente e também ajudou nos cuidados com a onça. 

"Foi uma atitude digna da pessoa que comunicou o atropelamento para que a gente pudesse salvar o animal, a maioria das pessoas não faz isso. Vamos nos esforçar para que devolvê-la à natureza assim que possível"
                 Disse.

                 O tenente fala ainda que resgates de animais silvestres são comuns na região de Unaí e cita que, recentemente, um lobo guará e uma jaguatirica foram soltos em uma reserva após serem capturados. 
                 Ambos estavam comendo galinhas em propriedade rurais.

“Sabemos que, infelizmente, algumas pessoas acabam matando animais na tentativa de resolver o que pensam ser um problema. A orientação é ligar para a Polícia Militar, para entendermos toda a situação, avaliarmos o que está levando aquele bicho para aquele local e o que está fazendo com que tenha determinado comportamento. Os conflitos entre o homem e a natureza sempre vão existir. O que precisamos fazer é administrá-los considerando a melhor solução para os dois lados”
                 Disse o militar.

                 O policial esclarece que o processo de soltura dos animais resgatados precisa ser analisado em vários aspectos, por isso, conta com envolvimento de diferentes órgãos ambientais e conta com um plano de manejo.

“Não podemos simplesmente pegar um animal e soltar em outro lugar. Dessa forma, não estaremos resolvendo um conflito, apenas estaremos transferindo para outro local.”

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS