De acordo com bombeiros, mais de 100 homens, entre militares e brigadistas, trabalham para apagar as chamas.
Dois aviões e um helicóptero sobrevoam os locais afetados pelo fogo e ajudam no combate.
Corpo de Bombeiros retomou, na manhã deste Domingo (170917), o combate a pelo menos cinco focos de incêndio que atingem o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Grande BH.
De acordo com a corporação, mais de 100 homens, entre militares e brigadistas, trabalham para apagar as chamas. Dois aviões e um helicóptero sobrevoam os locais afetados pelo fogo e ajudam no combate. Os lugares atingidos são a Região do Barreiro, em Belo Horizonte-MG, e em Brumadinho-MG, na Região Metropolitana.
Neste Sábado (170916) foram cerca de 12 horas de combate ao fogo e as equipes foram desmobilizadas à noite em áreas de risco.
Cerca de 70 militares e brigadistas atuaram.
Os bombeiros informaram que as chamas estavam controladas perto do Condomínio Retiro das Pedras, sem oferecer risco a residências. Neste ponto, o foco chegou a ser extinto durante o sábado, mas as chamas reacenderam.
"Há ainda uma linha de fogo que tende a ser retraída durante a noite. Estava ativa e ainda vai ser alvo de combate amanhã de madrugada"
Disse o major Anderson Passos.
O último sobrevoo foi feito às 18:00 horas e, segundo ele, o local não oferecia condições de segurança para combate noturno.
O local já tinha sido ameaçado no dia 3 de setembro quando moradores usaram baldes e mangueiras para evitar que as chamas chegassem até os imóveis.
Ainda em Brumadinho, outro ponto de queimada era perto dos condomínios Eco Casa Branca e Gran Royale. A corporação informação que manteve equipes no local durante a noite, quando também já não havia risco às casas.
Já em parte localizada em Belo Horizonte, a área devastada fica na Região do Barreiro. As chamas atingiram a mata da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA que, recentemente, foi integrada ao parque.
Durante o dia, foi mantido trabalho de rescaldo.
Ainda no sábado, aeronaves ajudaram no trabalho de contenção ao incêndio. O tempo seco e o vento dificultam a ação. Não chove na Região Metropolitana de Belo Horizonte há quase 96 dias.
O Parque Estadual do Rola Moça tem sofrido com queimadas há várias semanas. Segundo os bombeiros, os incêndios têm sido criminosos.
O gerente do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Marcos Vinícius de Freitas, disse neste Domingo que ainda não é possível contabilizar a área queimada, pois há uma sucessão de novos focos nos últimos 15 dias. Primeiro, é preciso debelar completamente as chamas para, então, a equipe ir a campo e conseguir determinar os prejuízos.
De janeiro ao dia 29 de agosto, foram registrados 56 focos que queimaram uma área aproximada de 51 hectares.
Apenas o foco iniciado no dia 4 de setembro queimou área de 1.452 hectares, sendo 605 hectares no interior do parque. O instituto Estadual de Florestas - IEF estima que neste ano foram pelo menos 80 focos.
A área queimada do parque já é maior do que a atingida em 2016.