PESQUISA NESTE SITE:

23 outubro 2016

Oregon-EUA - Tronco de árvore flutua em posição vertical há 120 anos e nenhum cientista sabe explicar o porquê


              Considerado o lago mais profundo dos EUA, Crater Lake, em Oregon-EUA, possui uma água tão azul que pode fazer muita gente acreditar estar sob o efeito de galões de corante.

              No entanto, essa distinta característica não é a única a ser considerada: um tronco de árvore com cerca de 9 metros de altura está balançando verticalmente ali, pelo menos desde 1896, segundo informações da Science Alert.

              O toco foi descoberto pela primeira vez em 1896, pelo geólogo e explorador, Joseph Diller, e tem flutuado no lago desde então. Chamado de “Old Man of the Lake” (“Velho do Lago”, em tradução livre), seu 1,2 metro de comprimento disposto acima da superfície, a princípio, não ficava em um só lugar. Diller publicou o primeiro estudo científico sobre o caso em 1902 e relatou que o tronco teria viajado cerca de 400 metros pelo lago nos primeiros cinco anos após a descoberta.

              Um segundo estudo, realizado entre 1 de julho e 30 de setembro de 1938, mostrou que ele tinha percorrido a distância em razão de ventos e ondas fortes. Incapaz de afundar, o Velho do Lago teria passeado por uma extensão de pelo menos 99,9 km do lago, em apenas três meses.

              Em entrevista à CBS News, Mark Buktenica, um ecólogo aquático do Parque Nacional de Southern Oregon, disse que o objeto age como uma pequena vela, se movendo com a força do vento.

              A parte disposta para fora da água, mesmo que degradada pela ação dos ventos, do Sol e da água, é forte o suficiente para suportar o peso de uma pessoa. Acredita-se que o tronco tenha flutuado no lago, por pelo menos 120 anos.
              Porém, por meio de testes de datação de carbono, os cientistas sugerem que ele tenha, no mínimo, 450 anos de idade.

              Crater Lake, em partes, possui cerca de 655 metros de profundidade e foi formado a partir de uma depressão aberta há 7.700 anos, quando o vulcão Mount Mazama entrou em uma erupção cataclísmica. É considerado o mais profundo lago dos EUA e o nono mais profundo do mundo.

              Segundo informações do Serviço Nacional de Parques do país, ele é relativamente vazio e é por isso que tal tonalidade azul lhe é conferida. Os peixes que vivem ali não são nativos, eles foram introduzidos entre 1888 e 1841. 
              Das espécies colocadas, apenas duas sobreviveram: a Truta-arco-íris e o Salmão-kokanee.

“As moléculas de água, apenas água pura sem sedimentos, algas, pesticidas ou poluição, absorvem todas as cores do espectro, exceto o azul. Esses comprimentos de onda se recuperam e fazem a água parecer azul”
              Explica o site do Serviço.

              Para explicar o tronco flutuante, os especialistas sugerem que conhecimentos básicos de Física podem ajudar. Segundo eles, um objeto flutuante de densidade uniforme terá sempre seu centro de massa como sendo maior do que o centro de flutuabilidade. 
              Isso significa que, por um tempo ele flutuará com o eixo em uma orientação horizontal, e por um tempo curto o fará verticalmente.

              No entanto, tendo ele nove metros de comprimento e cerca de 61 centímetros de diâmetros, é capaz apenas de se manter na vertical, e ninguém sabe explicar exatamente o porquê. No entanto, já foi sugerido que, quando deslizou para dentro do lago há de um século, suas raízes acabaram se enroscando nas rochas ao fundo, chegando a um estado de ancoragem e, por isso, permanece flutuando verticalmente.

              No entanto, o único problema com essa hipótese é que não há rochas no fundo do lago, tampouco evidências de que algum dia houveram. Por isso, o fato segue difícil de ser provado. Argumentos mais recentes sugerem que o objeto se tornou cada vez mais denso e pesado ao longo do tempo, e uma vez que sua base foi encharcada – enquanto a outra extremidade permaneceu seca -, 

“Este equilíbrio permite que o tronco fique estável na água”
              Explicaram os especialistas do Crater Lake Institute.

              O fato é que, a verdade por trás do Velho do Lago pode nunca ser descoberta, como lembrou Buktenica

“E estou muito bem em não conhecer a verdade”
              Acrescentou.

              Com Informações de: JC.

REINO UNIDO - O Sol vai destruir a Terra mais cedo do que imaginamos, afirma astrofísico


                Não há uma maneira certa de saber qual cenário apocalítico será a causa morte da Terra, mas, atualmente, podemos considerar uma série delas. Por exemplo, nosso planeta poderia colidir com outro, ser engolido por um buraco negro ou ser alvejado até a morte por asteroides. No entanto, uma coisa é certa: mesmo que a Terra passe o resto de suas eras escapando de ataques alienígenas, se esquivando de rochas espaciais gigantes e evitando um apocalipse nuclear, chegará um dia que o nosso próprio Sol irá destruí-la.

                Em um vídeo, a equipe da Business Insider recentemente ilustrou o que poderá ocorrer durante esse processo. E como Jiilian Scudder, um astrofísico da Universidade de Sussex, no Reino Unido, explicou, esse dia pode acontecer mais cedo do que esperamos.

                De acordo com informações da Science Alert, o Sol sobrevive pela queima de átomos de hidrogênio em átomos de hélio que ocorre em seu núcleo. Na verdade, ele queima cerca de 600 milhões de toneladas de hidrogênio a cada segundo. E, conforme se torna saturado deste hélio, encolhe, causando reações de fusão nuclear para aceleração – o que significa que o Sol acaba liberando muito mais energia.

                Logo, para cada bilhão de anos que o Sol gasta queimando hidrogênio, ele fica cerca de 10% mais brilhante. Enquanto este valor pode parecer pequeno, a diferença pode ser catastrófica para o nosso planeta.

A água da Terra irá secar
                Segundo Scudder, as previsões para o que exatamente vai acontecer com Terra ao longo dos próximos bilhões de anos são bastante incertas. “Mas, a essência geral é que o aumento do calor do Sol fará com que mais água evapore da superfície e fique presa na atmosfera. Em seguida, ela causará efeito estufa, retendo mais calor de entrada, o que acelera a evaporação”. 
                Assim, toda a água do nosso planeta secará.

E não termina por aí
                O aumento de 10% no brilho a cada bilhão de anos, significa que, daqui a 3,5 bilhões de anos, o Sol estará quase 40% mais brilhante. Logo, os oceanos da Terra ferverão em razão das altas temperaturas, as calotas de gelo não irão mais existir e toda a umidade da atmosfera secará. A Terra, uma vez cheia de vida e água, irá se tornar insuportavelmente quente, seca e estéril – semelhante a Vênus.

Sol se tornará uma estrela gigante vermelha
                Todas as coisas boas chegam ao fim. Cada livro tem um capítulo final, cada série um último episódio, cada pacote um último biscoito e cada pessoa um último suspiro. Dessa forma, um dia, daqui cerca de 4 ou 5 bilhões de anos, o Sol queimará seu último “suspiro” de hidrogênio e iniciará um processo de queima de hélio no lugar.

“Uma vez que o hidrogênio para de queimar no núcleo do Sol, a estrela formalmente abandonará sua característica principal e poderá ser considerada uma gigante vermelha”
                Disse Scudder

“Então, ela gastará cerca de um bilhão de anos para se expandir e queimar hélio em seu núcleo, ainda com um escudo em sua volta que permitirá que o hidrogênio continue sendo capaz de se fundir com o hélio”.

                Conforme isso ocorre, sua massa irá diminuir, consequentemente afrouxando sua influência gravitacional sobre todos os planetas do Sistema Solar. Assim, todos aqueles que orbitam o Sol irão se deslocar.

                Quando se tornar uma gigante vermelha, seu núcleo ficará extremamente quente e denso, enquanto a camada exterior se expandirá. Logo, sua atmosfera acabará esticando a órbita atual de Marte e engolirá Mercúrio e Vênus

                A Terra por sua vez terá duas opções: fugir dessa expansão ou ser consumida por ela. Mas, por mais que nosso planeta consiga deslizar para fora do alcance do Sol, as temperaturas intensas acabarão o matando.

De gigante vermelha para anã branca
                Uma vez que o Sol esvaziar todas as suas reservas de combustível, ele se tornará instável e começará a pulsar. A cada pulso, irá se livrar das camadas de sua atmosfera exterior e por fim, tudo o que restará será uma estrela fria, de núcleo pesado e rodeado por uma nebulosa planetária. Logo, esse corpo, conhecido como o de uma anã branca, irá esfriar até deixar de existir.

                Com Informações de: JC.

AUSTRÁLIA - Fã salva vida de medalhista olímpico ao identificar em fotos câncer de pele letal


               Mack Horton, medalhista olímpico das últimas Olimpíadas, realizadas no Rio de Janeiro, foi alertado por uma fã, via e-mail, que estava com uma mancha perigosa no peito. O toque ajudou o australiano a conseguir a tempo um tratamento para a forma de câncer de pele mais letal que existe.

               Com apenas 20 anos de idade, ele foi diagnosticado com um melanoma em um hospital em Melborne, na Austrália. Medalha de ouro nos 400 metros de nado livre, ele publicou uma foto do feito no Instagram, ao passo que a torcedora identificou o problema e logo entrou em contato, segundo informações do jornal Daily Mail.

               Ela teria verificado através de fotos registradas em competições que a mancha havia mudado ao longo do tempo. Horton então, procurou ajuda médica, removendo o crescimento na última Sexta-feira (161014) e publicando uma foto de sua recuperação no Instagram.

               De acordo com o jornal, a Austrália tem um dos maiores índices de câncer de pele no mundo, com estatísticas mostrando que cerca de 66% das pessoas no país serão diagnosticadas com a doença até os 70 anos. Estima-se que cerca de 2.000 australianos morram em razão do câncer de pele – sendo a maioria deles causados pela exposição à radiação solar UV – todos os anos.


               Com Informações de: JC.

ROMA - Papa diz que evangelização é “o maior veneno contra o caminho ecumênico”

Francisco quer que católicos e evangélicos deixem doutrina de lado e trabalhem juntos


              Na manhã desta Quinta-feira (161013), o papa Francisco recebeu no Vaticano, cerca de mil luteranos que participam de uma visita a Roma.

“Estou feliz em recebê-los em sua peregrinação ecumênica, iniciada na região de Lutero, na Alemanha, e terminada aqui junto à sede do Bispo de Roma”
              Afirmou o pontífice.

              Em seu discurso, sublinhou a necessidade de

 “agradecer a Deus porque hoje, luteranos e católicos estão caminhando juntos pela mesma estrada, saindo do conflito para a comunhão. Ao longo do caminho provamos sentimentos contrastantes: a dor pela divisão que ainda existe entre nós, mas também a alegria pela fraternidade reencontrada”.

              Francisco afirmou aos presentes que no final de outubro fará uma visita apostólica a Lund, na Suécia. Juntamente com a Federação Luterana Mundial, dará início à comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante.
               Também agradecerá os 50 anos de diálogo oficial entre luteranos e católicos.

              A proposta do líder máximo dos católicos é que eles se unam aos evangélicos. O testemunho que o mundo espera de nós, afirmou, 

“é que tornemos visível a misericórdia que Deus tem para conosco através do serviço aos pobres, aos doentes, aos que abandonaram a sua terra natal em busca de um futuro melhor para si e para os seus. Vamos servir juntos os mais necessitados, assim experimentamos o que é estar unidos, pois é a misericórdia de Deus que nos une”
              Sublinhou na parte final do seu discurso.

              Além de dizer que rezaria pelos jovens, pediu orações por sua pessoa. Também deixou uma mensagem controversa. 

“Enquanto os teólogos levam avante o diálogo no âmbito doutrinal, continuem a procurar com insistência, ocasiões para se encontrar, se conhecer melhor, rezarem juntos e ajudarem uns aos outros e a todos aqueles que estão em situação de necessidade. Assim… Deus nos conduzirá à plena comunhão”.

              Antes de terminar o encontro, Francisco respondeu a perguntas dos jovens luteranos. Ele classificou as tentativas de evangelização de 
“o maior veneno contra o caminho ecumênico”.

              Além de pedir que os europeus recebam os refugiados muçulmanos, ele fez um questionamento aos presentes: 

“Quem são os melhores: os evangélicos ou os católicos?”

              A resposta oferecida por ele mesmo foi “O melhor é todos juntos”.


              Com Informações de: GP

GOIÁS - Sucuri de mais de 3 metros é capturada em distrito de Goiânia

Cobra foi encontrada atravessando uma rua do distrito de Vila Rica. Segundo a PM, animal foi resgatado e levado para o Cetas, na capital.


              Uma cobra sucuri de mais de 3 metros de comprimento foi capturada neste Domingo (161023) no Distrito de Vila Rica, em Goiânia-MG. De acordo com a Polícia Militar, a corporação foi acionada pelos moradores que se assustaram ao ver o animal atravessando uma rua próximo a residências.

              De acordo com o subtenente Gilberto Nunes Borges, da Patrulha Rural da PM, a cobra saiu de uma pastagem e rastejava para o lado das casas do distrito. 

“Os moradores chamaram a gente, fomos até lá e vimos que por pouco ela não entra em alguma casa. Ela saiu do mato e estava na rua”
              Contou o policial ao G1.

              A cobra foi capturada por volta das 14:00 horas deste Domingo. De acordo com o subtenente Borges, o animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Goiás - CETAS.


              Com Informações de: G1.

CORONEL FABRICIANO-MG - Motociclista bate em caçamba de lixo e fica ferido

Ele foi socorrido pelos Bombeiros em estado grave e levado para hospital. Acidente aconteceu no Bairro Melo Viana, neste Domingo (161023).


               Um homem ficou grave ferido depois de bater a moto dele em uma caçamba de lixo no Bairro Belo Viana, em Coronel Fabriciano-MG

               A ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros na Avenida José Magalhães Pinto, na madrugada deste Domingo (161023).

               Segundo as informações dos militares, o homem apresentava hemorragia, foi socorrido e levado para um hospital da cidade. 

               O G1 entrou em contato com a unidade de saúde, onde uma atendente informou que não poderia passar o estado de saúde por telefone. 

               O trânsito no local segue normalmente.

               Com Informações de: G1.

CATUJI-MG - PM procura suspeitos de explosão de caixas eletrônicos

Crime ocorreu na manhã deste Sábado (161022). Quantia levada pelos criminosos ainda não foi contabilizada.


              A Polícia Militar procura por quatro homens suspeitos de explodirem caixas eletrônicos de uma agência bancaria na manhã deste Sábado (161022), em Catuji-MG

              Até a publicação desta matéria, segundo a PM, a quantia levada pelos criminosos ainda não foi contabilizada.

              Ainda segundo a polícia, o grupo estava fortemente armado e efetuou vários disparos no local. Segundo as primeiras informações, o veículo usado pelos criminosos foi localizado abandonado às margens da BR-118, sentido Teófilo Otoni-MG.

              Até a publicação desta matéria, nenhum dos suspeitos foi localizado.

              Com Informações de: G1.

IPATINGA-MG - Criminosos levam dinheiro de cofres de supermercado no Bairro Bom Retiro

Quantia levada pelos autores não foi contabilizada. Crime ocorreu na manhã deste Sábado (161022), no Bairro Bom Retiro.


              Um supermercado foi furtado na manhã deste Sábado (161022), no Bairro Bom Retiro, em Ipatinga-MG

              Segundo a Polícia Militar, os criminosos levaram todo o dinheiro de dois cofres. A quantia levada pelos suspeitos não foi contabilizada até a publicação desta matéria.

              Ainda segundo a PM, os autores entraram pela janela de um banheiro e arrombaram as portas do escritório onde ficava o cofre. 
              Todo o sistema de monitoramento do local foi desligado.

              Até a publicação desta matéria, os autores ainda não haviam sido localizados.

              Com Informações de: G1.

SANTA BÁRBARA DO LESTE-MG - Duas pessoas ficam feridas após colisão com caminhão na BR-116

Segundo os bombeiros, pista molhada foi uma das causas do acidente. Acidente ocorreu próximo a Santa Bárbara do Leste-MG.


              Duas pessoas ficaram gravemente feridas após se envolverem em um acidente com um caminhão, em um trecho da BR-116, próximo a Santa Bárbara do Leste-MG

              Segundo o Corpo de Bombeiros, a pista molhada foi uma das causas do acidente.

              Segundo testemunhas, um caminhão que estava na pista perdeu o controle da direção ao fazer uma curva. Na sequência, o veículo atingiu uma carreta, um caminhão betoneira e um carro de passeio, que seguiam na direção contrária. 
              Ainda segundo as testemunhas, o motorista do carro não estava correndo, mas não conseguiu frear antes da colisão.

              De acordo com os bombeiros, o motorista do carro teve uma fratura exposta em uma das pernas. 
              A esposa dele, que estava no banco dianteiro, não se feriu; já a sogra, que estava no banco de trás do carro, foi socorrida com suspeita de traumatismo craniano. 

              As vítimas foram encaminhadas para um Hospital de Caratinga-MG.

              Com Informações de: G1.

GOVERNADOR VALADARES-MG - Acidente com cinco veículos deixa uma pessoa morta na BR-116

Motorista de um caminhão dormiu ao volante e provocou o acidente. Pista ficou interditada por 2:30 horas.



                Um grave acidente com cinco veículos deixou um homem morto e outro ferido, na BR-116, em Governador Valadares-MG, na manhã desta Sexta-feira (161021). 

               Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de um caminhão dormiu ao volante, perdeu o controle da direção e invadiu a contramão. Duas carretas, uma caminhonete e um carro de passeio se envolveram no acidente.

               A cabine de uma das carretas ficou totalmente destruída e o motorista morreu na hora; o corpo dele ficou preso às ferragens. O carro de passeio caiu em uma ribanceira e o motorista não sofreu ferimentos.

               O condutor do caminhão que provocou o acidente foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao hospital da cidade. 
               Os outros envolvidos não ficaram feridos. 

               Segundo a PRF, o caminhão transportava instrumentos musicais, remédios e calçados para Recife-PE. A carga ficou espalhada na pista e o trânsito no local ficou interditado por 2:30 horas.

               Com Informações de: G1.

IPATINGA-MG - PM apreende jovem com drogas e arma de fogo

Foram localizadas 80 buchas de maconha e uma porção de crack. Apreensão faz parte da operação Alferes Tiradentes.


               A Polícia Militar apreendeu um rapaz de 16 anos, suspeito de tráfico de drogas na tarde desta Sexta-feira (161021), no Bairro Esperança, em Ipatinga-MG

               Segundo a PM, cerca de 80 buchas de maconha, uma porção de crack e uma arma de fogo foram localizadas.

               Uma equipe de policiais foi até a Rua Anis após recebimento de denúncias de que um jovem estaria traficando drogas no local. Em seguida, os militares entraram em um beco, mas ao avistar a PM, o adolescente fugiu. Na sequência, os policiais localizaram as drogas escondidas em alguns tijolos.

               Na tentativa de localizar o rapaz, os militares receberam uma nova informação de que o jovem possuía uma arma de fogo. Ao entrar na casa do autor, a arma foi localizada no quarto do adolescente.

               Ainda segundo informações da PM, no momento das buscas na residência, o autor se apresentou e assumiu a posse dos materiais apreendidos. 
               O rapaz já tinha passagens por tráfico de drogas, ele foi encaminhado para a Delegacia de Ipatinga

               A apreensão faz parte da Operação Alferes Tiradentes.

               Com Informações de: G1.

IPATINGA-MG - Corpo de homem é encontrado na lagoa do Parque Ipanema

Bombeiros encontraram o corpo na manhã desta Sexta-feira (161021). Vítima tinha um ferimento na cabeça; causas da morte são investigadas.


               Os bombeiros encontraram o corpo de um homem na lagoa do Parque Ipanema, em Ipatinga-MG, na manhã desta Sexta-feira (161021). 

               Segundo os militares, ele tinha uma lesão na cabeça, mas as causas da morte ainda serão investigadas.

               Ainda de acordo com os bombeiros, a vítima, de aparentemente 20 anos, estava sem documentos e não foi possível fazer a identificação. 

               O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal da cidade.

VEJA O VÍDEO:
=> AQUI <=

               Com Informações de: G1.

SÍRIA - Confrontos retornam à cidade de Aleppo após trégua inútil

Foguetes foram lançados contra os bairros controlados pelo governo. Ao menos 3 pessoas ficaram feridas, de acordo com uma ONG


              Os confrontos entre as forças do regime de Damasco e os rebeldes retornaram à cidade síria de Aleppo, após o fim de uma trégua "humanitária" de três dias decretada pela Rússia que não permitiu a retirada de quase nenhum ferido dos bairros cercados.

              Na madrugada de Sábado para Domingo, vários foguetes foram lançados contra os bairros da zona oeste de Aleppo, controlados pelo governo, ao mesmo tempo que tiros e bombardeios aéreos atingiram as áreas rebeldes da zona leste da cidade, indicou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos - OSDH.

              Ao menos três pessoas ficaram feridas, de acordo com a ONG. "O regime e os rebeldes reforçaram os efetivos militares, o que provoca o nosso temor, no caso de fracasso do cessar-fogo, de uma grande operação militar", advertiu Abdel Rahman, diretor do OSDH no Sábado.

              Aleppo, que já foi a capital econômica da Síria, virou o símbolo da guerra que devasta o país desde março de 2011 e que já provocou mais de 300 mil mortes.

              A cidade está dividida desde 2012 entre os bairros da zona oeste sob controle do governo e os bairros da zona leste dominados pelos rebeldes, completamente cercados pelas tropas sírias desde julho.

              A situação priva estas zonas de ajuda humanitária e a ameaça de uma crise alimentar é muito grande, afirma a ONU.

              Depois de intensificar os bombardeios contra a parte rebelde de Aleppo e seus quase de 250.000 habitantes a partir de 22 de setembro, a Rússia, acusada de cometer "crimes de guerra" na cidade, decretou uma pausa "humanitária" de três dias que terminou às 19:00 horas locais (14:00 horas de Brasília) de Sábado.

              A trégua não permitiu que a ONU retirasse 200 feridos, bloqueados na zona leste da cidade. Os oito corredores abertos para permitir a passagem de civis e milicianos a partir da área rebelde permaneceram desertos.

              Apenas 8 combatentes feridos e sete civis deixaram a zona rebelde no período da trégua. As autoridades russas e a imprensa estatal síria acusaram os rebeldes de impedir que as pessoas abandonem a região.

              Os rebeldes recorreram a "ameaças, chantagem e força bruta" para bloquear os corredores, afirmou o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

              A ONU, que chegou a solicitar a prorrogação da trégua, considerou que as condições de segurança eram insuficientes para retirar os feridos.

              Em Moscou, o porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitri Peskov, justificou no Sábado a intervenção militar russa na Síria, ao destacar em uma entrevista a necessidade de "libertar" este país dos extremistas, com a manutenção de Assad no poder.

              O Conselho de Segurança da ONU recebeu na Sexta-feira um relatório confidencial que afirma que o exército sírio realizou em 16 de março de 2015 um ataque com armas químicas, sem dúvida cloro, em Qmenas, província de Idleb.

              Dos nove ataques com armas químicas investigados pelos analistas, três foram atribuídos ao governo sírio e um ao grupo extremista Estado Islâmico, com gás mostarda em Marea, perto de Aleppo, em agosto de 2015.


              Com Informações de: G1Mundo.

DISTRITO FEDERAL - Contas de luz ficam 3,4% mais caras a partir deste sábado

Reajuste é maior nas casas, de 4,62%; em indústrias, alta será de 1,04%. CEB promete não aplicar novos aumentos neste ano; Aneel autorizou tarifa.


              Começa a valer neste Sábado (161022) o reajuste médio de 3,42% nas contas de energia elétrica do Distrito Federal

              A tarifa foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel na última Terça-feira (161018) e, segundo a Companhia Energética de Brasília - CEB, faz parte de um aumento previsto para 2014, que foi "parcelado".

              O reajuste será de 4,62% nas unidades residenciais (baixa tensão), e de 1,04% nas indústrias e grandes comércios (alta tensão). A CEB diz que este é o único aumento a ser aplicado aos consumidores neste ano.

              Em 2015, o reajuste foi de 19,25% para as unidades de alta tensão e de 18,36% para as unidades de baixa tensão. 
              No mesmo ano, a Revisão Tarifária Extraordinária - reajuste concedido pela Aneel em casos específicos - chegou a 28,6% e 22% nas unidades de alta e baixa tensão, respectivamente. 

              A CEB explica que a escalada do preço da energia nos anos anteriores ocorreu devido a mudanças no setor elétrico, que tiveram impacto nas tarifas em todo o país. 
              Outro fator apontado pela empresa foi o aumento no custo de compra da energia elétrica nas geradoras.

              Segundo a CEB, em nota divulgada na Terça-feira, “a revisão tarifária tem como principal objetivo analisar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão com base nos custos, investimentos e ganhos de produtividade da empresa”. A revisão periódica acontece a cada cinco anos.

              De acordo com a Aneel, o reajuste será aplicado a 1,024 milhão de unidades consumidoras no DF. A agência diz que as tarifas são reajustadas com base nos custos e investimentos da empresa concessionária do serviço – a CEB, no caso do DF.

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Rapaz é preso com maconha, celulares e balança

Ele foi abordado pela Polícia Militar na Vila São Francisco de Assis. PM foi até o local depois de receber denúncias anônimas.


              Um rapaz de 20 anos foi preso com meio quilo e 50 buchas de maconha na Vila São Francisco de Assis, em Montes Claros-MG, neste Domingo (161023). Equipes da Polícia Militar foram até uma casa no Beco Pombo Correio depois de receber denúncias de que dois homens estariam usando o local como ponto de venda de drogas.

              Segundo a PM, no momento da chegada dos militares o jovem estava perto do portão da casa e fugiu. Durante as buscas, ele foi localizado e preso. 

              Ainda de acordo com a PM, além da droga, foram apreendidos dois celulares e uma balança. 
              O rapaz foi levado para a delegacia junto com o material apreendido. 
              O outro homem mencionado na denúncias não foi encontrado.

              Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS