PESQUISA NESTE SITE:

10 julho 2021

BELO HORIZONTE-MG - Centro de Reconhecimento de Paternidade faz audiência virtual com pai preso

Recolhido em presídio no interior de Minas, homem assumiu paternidade espontaneamente.


O Centro de Reconhecimento de Paternidade - CRP, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte-MG, realizou audiência virtual inédita envolvendo uma pessoa presa, na Quinta-feira (210709). O pedido de reconhecimento foi realizado pela mãe que vivia com o pai da criança há mais de um ano e meio.

O homem, no entanto, nem sequer chegou a conhecer o filho pessoalmente, já que foi preso no interior de Minas Gerais, um mês antes da criança nascer.

Logo após o nascimento a mãe foi ao cartório; mas, ao fazer o registro sozinha, não pôde incluir o nome do pai no documento. A legislação, nesses casos, permite que a mãe apenas indique o nome do suposto pai. 
Posteriormente, ele é notificado pela Justiça sobre a paternidade.

Na audiência virtual direto do presídio, o homem assumiu espontaneamente a paternidade da criança, que hoje está com quase dois meses de vida. O nome dele agora vai constar na certidão de nascimento do menino.

“Essa mãe estava muito angustiada, ela estava com várias contas atrasadas e, como o companheiro trabalhava como gari, ela vai poder entrar com pedido de auxílio-reclusão com esse reconhecimento espontâneo oficial”
Disse a juíza coordenadora do CRP, Maria Luiza Rangel Pires.

Segundo a magistrada, foi encontrado um novo caminho para o reconhecimento espontâneo com a possibilidade da videoconferência direto da penitenciária. 

“Fizemos o teste experimental com a audiência virtual e, como deu certo, podemos fazer outras audiências, não tenha dúvida disso”
Ressaltou.

DNA

Caso o pai negasse a paternidade, o caso seria remetido ao Ministério Público para que fosse iniciado o processo de investigação e realização de exame de DNA. Na capital mineira, desde setembro do ano passado, foram mais de 60 pedidos para realizar esses exames dentro de presídios para reconhecimento de paternidade.

O CRP é o local na capital mineira onde o serviço é oferecido. Mães e filhos podem dar início ao procedimento de averiguação. Esse serviço está sendo interiorizado em outras comarcas, de acordo com o Provimento 230/PR/2018, com a implantação do serviço no setor pré-processual dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSCS.

O CRP está localizado no Fórum Lafayette, na Avenida. Augusto de Lima, 1.549, sala AL 335, 3º andar.
Os contatos são (31) 3330-4365, (31) 3330-4366 e e-mail: pai-presente-bhe@tjmg.jus.br.

Com Informações de: TJMG.

SANTA LUZIA-MG - Criança de três anos fica presa em lata de tinta no Bairro São Benedito

Uma Menina de 3 anos ficou presa em uma lata de tinta, e os Bombeiros foram acionados. O fato ocorreu próximo ao supermercado BH; próximo à escola Maria das Graças.


                  Uma ocorrência deu entrada no início da tarde deste Sábado (10), por volta das 15:53 horas, na Rua Onofre Teixeira, 547, Bairro São Benedito, em Santa Luzia-MG.

                  Segundo constava no histórico, uma menina de 3 anos, enquanto brincava, entrou dentro de uma lata de tinta e não conseguiu sair.

                  A avó, preocupada, entrou em contato com os bombeiros que compareceram no local e fizeram a retirada da menina, que não teve nenhuma lesão e já saiu brincando.
 


                  Com Informações de:
CBMMG - SANTA LUZIA-MG.

UNAÍ-MG - Bombeiros combate incêndio em restaurante no Centro da cidade


               Neste Sábado (210710), por volta das 09:00 horas da manhã, o Corpo de Bombeiros foram acionados a comparecer na Rua Nossa Senhora do Carmo, na Região Central de Unaí-MG, para o combate de um incêndio em um Restaurante.

               A chegar no local, os militares constataram que o motor do sistema de climatização do Restaurante UNAGRILL se encontrava em chamas e o fogo estava se propagando pelo telhado da edificação.

               A Guarnição Bombeiro de Socorro, realizou ali o combate às chamas, debelando o incêndio.

               Não houve registros de vítimas.






               Com Informações de:
CBMMG - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS