PESQUISA NESTE SITE:

21 abril 2022

AMAPÁ - Randolfe faz ameaças e tem chilique, após indulto


                 O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) reagiu com fúria, assim que tomou conhecimento do indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira.
                Ele recebeu a notícia em Portugal, onde cumpre agenda oficial.

                O líder da oposição no Senado disse que Bolsonaro quer “atear fogo no Brasil”.

                O parlamentar disse ainda que vai entrar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF no Supremo “para derrubar esse desmando”.

“Bolsonaro quer atear fogo no Brasil, concedendo graça a um delinquente condenado a mais de 8 anos, antes mesmo do trânsito em julgado”
                Afirmou o senador, nas redes sociais.

                E complementou:

“Crimes contra a ordem constitucional não podem ser passíveis deste benefício (art. 5, XLIV) e iremos ao STF, para derrubar esse desmando por meio uma ADPF!.

                Com Informações de: JCO.

220421 - BRASIL - 21 de Abril - Dia de Tiradentes


O Dia de Tiradentes é comemorado em 21 de abril, e é considerado um feriado nacional no Brasil.

               Esta data homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista).

               O feriado 21 de Abril é importante porque Tiradentes, que foi morto nessa data em 1792, é considerado um brasileiro que lutou pela independência de Minas Gerais do domínio português.

Quem foi Tiradentes?

               Tiradentes nasceu em 12 de Novembro de 1746 na Fazenda de Pombal, entre as cidades hoje chamadas de Tiradentes-MG e São João del Rei-MG, em Minas Gerais.

               Ele foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

               Joaquim José da Silva Xavier foi um participante da Inconfidência Mineira, um dos principais movimento contra o domínio português exercido por governadores nomeados no território. Na Capitania de Minas Gerais, a conspiração visava retirar o poder do Visconde de Barbacena.

               Por ser um dos principais articuladores do movimento revolucionário, ao viajar para o Rio de Janeiro Tiradentes foi capturado em 10 de Maio de 1789 e condenado por traição à coroa portuguesa quando a conspiração foi descoberta.

A morte de Tiradentes

               Tiradentes foi enforcado e posteriormente esquartejado, no Rio de Janeiro, em 21 de Abril de 1792.

               Partes de seu corpo foram expostos nos principais centros urbanos do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A sua casa foi queimada, o terreno salgado e todos os seus bens confiscados.

               A prisão onde foi encarcerado é a atual sede da Assembleia estadual do Rio de Janeiro e recebe o nome de Palácio Tiradentes. Igualmente, a cidade onde nasceu mudou de nome e passou a se chamar Tiradentes.

O que se comemora em 21 de abril?

               Tiradentes foi reconhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, quando a República brasileira foi instalada através de um golpe em 15 de Novembro de 1889.

               Um dos primeiros atos do novo governo foi transformar a data em que ele foi executado, 21 de Abril, em uma festa cívica a ser celebrada nos quartéis.

               Tiradentes é considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais, apesar de ser o mais humilde entre todos os membros do movimento, Tiradentes foi quem assumiu as maiores responsabilidades.

Origem do Feriado de Tiradentes

               No ano de 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra o domínio dos portugueses no Brasil. Tiradentes foi ativista desse movimento e o único condenado à morte por enforcamento.

               Por este motivo, as suas ações são reconhecidas como atos heroicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira.

               Em 1965, através da Lei 4.897, de 9 de dezembro, Tiradentes foi declarado Patrono da Nação Brasileira.

               O feriado foi estabelecido pela Lei Nº 10.607, de 19 de Dezembro de 2002 durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

               O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”) desde 21 de Abril de 1992.

Curiosidade sobre Tiradentes

               Durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), Tiradentes foi retratado como barba e cabelos compridos para se assemelhar a Jesus Cristo. Mas é provável que tivesse a cabeça raspada e o rosto barbeado, como era comum fazer para evitar os piolhos entre os prisioneiros.

Confira 5 curiosidades sobre Tiradentes

               Não tinha cabelo grande e nem barba
               Tiradentes, além de dentista, daí o apelido, era militar e, geralmente, militar não usa cabelo e nem barba compridos. 

               A imagem que temos pelos livros de história é diferente do que de fato era a imagem do inconfidente. Inclusive, no dia do enforcamento ele estava de cabeça raspada, sabe-se disso porque ela foi exposta nas ruas do Rio de Janeiro.

               A cabeça
               Enforcado, Tiradentes foi cruelmente esquartejado, e como forma de “servir como exemplo” para outros revolucionários, ele teve partes de seu corpo expostas pela cidade do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A cabeça dele foi roubada do local onde foi deixada e até hoje não se conhece o destino que levou.

               A casa de Tiradentes
               Após a condenação a casa de Tiradentes foi demolida. A raiva que tinham do revolucionário era tão grande que salgaram o terreno onde estava construída para que nada mais pudesse brotar no solo daquele local.

               Tiradentes?
               Ao contrário do que diz o apelido, Joaquim José da Silva Xavier não gostava de arrancar os dentes de seus pacientes, só fazia isso quando realmente não havia jeito. Foi revolucionário até nisso, já no Brasil Império buscava sempre os tratamentos para os problemas dentais de seus pacientes. Utilizava-se de coroas artificiais que ele mesmo criava feitas de marfim e ossos de boi para ajudar na qualidade da mastigação das pessoas que necessitavam.

               Últimas palavras
“Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir sua sentença de morte. 
               Alguns relatos ainda dizem que depois que subiu os degraus para a execução, ele teria dito ao homem que o mataria a frase: “seja rápido”.

Outras Comemorações nesta data

               Aniversário de Brasília,
               Dia Mundial da Criatividade e Inovação,
               Dia do Funcionário Polícia Civil,
               Dia da Latinidade,
               Dia do Metalúrgico,
               Dia da Polícia Civil,
               Dia do Têxtil.

Comemorações em 22 de Abril

               Descobrimento do Brasil,
               Dia do Agente de Viagem,
               Dia da Comunidade Luso-Brasileira,
               Dia da Aviação de Caça,
               Data Festiva da Força Aérea Brasileira,
               Dia Nacional da Tontura,
               Dia da Terra.

               Com Informações de: Calendarr.

BRASÍLIA-DF - Bolsonaro dá pronta resposta ao STF e acaba de conceder indulto a Daniel Silveira


              O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou, nesta Quinta-feira (220421), um decreto de indulto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

              O julgamento de Silveira no STF ocorreu na tarde de Quarta-feira (220420). Ele foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado.

              O indulto significa o perdão da pena e pode ser concedido pelo Presidente da República por meio de decreto. Bolsonaro afirmou que o ato será publicado em edição do "Diário Oficial da União".

              Durante o julgamento, o relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, também estabeleceu a perda do mandato e dos direitos políticos de Silveira e uma multa de R$200.000,00. Nove ministros acompanharam o voto de Moraes. O único a votar pela absolvição do parlamentar foi Nunes Marques.

              A defesa de Silveira disse que o parlamentar é alvo de um “julgamento político”.

"Se aconteceram excessos pessoais, eu entendo que deve-se respeitar o princípio acusatório. O juiz não pode ser o julgador e vítima. O caminho seria representação por calúnia e difamação. Não há que se falar de coação no processo porque não houve”
              Afirmou o advogado Paulo Faria.

              Nas alegações finais, Faria ainda defendeu a existência de nulidades processuais, como o não oferecimento de acordo e a extinção do crime no que se refere à incitação à animosidade entre as Forças Armadas e o Supremo, e à prática de crimes contra a segurança nacional.

              Confira:

              Com Informações de: JCO.

BRASÍLIA-DF - Quem telefonou para Mendonça, na hora do voto que condenou Daniel Silveira?


               Um vídeo que viraliza nas redes, desde a noite de Quarta-feira (220420), mostra o telefone tocando insistentemente na sala onde estava o ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, André Mendonça, no exato momento em que proferia seu voto no julgamento do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) na Ação Penal 1044.

               André Mendonça, que encerraria seu veredicto acompanhando a maioria, pela condenação do parlamentar, por 10 votos a 1, e que foi o único a não comparecer presencialmente ao plenário da Corte, insiste em ler sua decisão, enquanto o telefone toca.

               Visivelmente constrangido, acaba cedendo aos ‘gritos’ do aparelho, pede licença e vai atender, enquanto imagem e som de sua câmera são desligados.

               O vídeo encerra com o ‘corte’ no ministro Luiz Fux, presidente do STF, que conduzia o julgamento.

               Um misto de sorriso irônico com um leve balançar de cabeça, talvez de forma negativa, traduz o semblante de Fux.

               Diante do que se viu (e só), surgem os mais diversos questionamentos nas redes sociais, como sempre, agitadas ao menor ‘sinal de fumaça', porém, não é possível fazer qualquer elucubração, sem base de fatos.

               Assim, queremos saber de você, leitor:
               Na sua opinião, quem ligou para André Mendonça, o que disse e qual foi o assunto?

               Seria só o motoboy entregando o jantar? 
               Algum político influente? 
               A esposa reclamando que ele deixou louça na pia?

               Pedimos apenas que tome cuidado e não exagere em possíveis teorias da conspiração, pois a justiça está de olho e você não tem a garantia da imunidade parlamentar (ainda que já não faça a mínima diferença)!

               Confira no vídeo:


               Com Informações de: JCO.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS