PESQUISA NESTE SITE:

15 junho 2019

ARAÇUAÍ-MG - Rapaz é preso suspeito de furtar 19 celulares em uma loja no Centro

Imagens de segurança flagraram o momento em que o jovem invade o estabelecimento junto a um menor; militares analisaram as imagens e reconheceram os autores.


                   Um rapaz de 20 anos foi preso nesta Sexta-feira (190614) suspeito de participar de um furto em Araçuaí-MG, no Vale do Jequitinhonha

                   De acordo com a Polícia Militar, o suspeito, com a ajuda de um adolescente, levou 19 aparelhos celulares em uma loja no Centro da cidade.

                   O crime foi registrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento. Militares analisaram as imagens e identificaram os autores, que arrombaram a porta da loja para te acesso aos aparelhos. Durante as buscas, os policiais flagraram o autor mais velho, que tentou fugir, mas foi contido e preso em seguida. Ele nega que tenha participado do crime.

                   A PM diz que estão sendo realizadas buscas na região para tentar localizar o outro envolvido. 
                   Os aparelhos também não foram encontrados.

                   Com Informações de: G1.

RIO PARDO DE MINAS-MG - Três jovens são detidos com espingardas após tentativa de assalto

Vítima acionou a PM informando que foi alvo dos criminosos na estrada que dá acesso ao Povoado do Barreiro; militares afirmam que autores são suspeitos de um roubo ocorrido no Domingo (09).


                  Três jovens de 17, 22 e 24 anos, foram detidos na madrugada desta Sexta-feira (190614) por posse de armas de fogo em Rio Pardo de Minas-MG, no Norte de Minas

                  De acordo com a Polícia Militar, militares receberam uma ligação de um homem, que não quis se identificar, afirmando que foi alvo de uma tentativa de assalto, na estrada de acesso ao Povoado do Barreiro.

                  Na denúncia o homem afirmou ainda que três jovens armados com espingardas. Os autores queriam roubar a motocicleta que a vítima conduzia.

                  Os policiais começaram a fazer buscas na região indicada e encontrou três rapazes em atitudes suspeitas. Eles informaram que estavam em uma casa na região do Barreiro, e levaram os policiais até o imóvel. No local, foram apreendidas quatro espingardas, munições e materiais para recarregar cartuchos de espingardas.

                  A PM afirma ainda que os três envolvidos possuem características semelhantes às de autores de um roubo de motocicleta ocorrido no Domingo (190609), na mesma estrada. Eles foram presos e levados para a delegacia junto às armas apreendidas.

                  Com Informações de: G1.

UNIVERSAL - Conhecendo a Lichia (Litchi chinenses) e suas propriedades nutricionais, medicinais e toxicológicas

Lichia (Litchi chinensis)


APRESENTAÇÃO


                 Lichia (Litchi chinensis) é uma árvore da espécie do Gênero Botânico Litchi, pertencente à família Sapindaceae.


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

REINO: Plantae,
DIVISÃO: Magnoliophyta,
CLASSE: Magnoliopsida,
ORDEM: Sapindales,
FAMÍLIA: Sapindaceae,
GÊNERO: Litchi,
ESPÉCIE: chinensis,
NOME CIENTÍFICO: Litchi chinensis.

NO BRASIL


                 A introdução desta espécie no Brasil deu-se por volta de 1810 no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O Jornal Entreposto afirma que a introdução em escala comercial, entretanto, se deu no final da década de 1970, sendo Ikuto Maeda o produtor pioneiro no país, no município de Bastos-SP, em São Paulo

                 Atualmente, a produção da fruta concentra em São Paulo, com uma parcela diminuta nos estados de Minas Gerais, Bahia e Paraná. Porém, nos últimos anos, uma doença causada por um ácaro praga chamado Aceria litchii está reduzindo a produção da fruta, tendo sido constatada pela primeira vez no Brasil em 2008, atacando severamente lichieiras adultas no município de Limeira, em São Paulo

                 O Ácaro-da-erinose-da-lichia tem se espalhado rapidamente no Estado de São Paulo e comprometido a produção em pomares de Lichia sem manejo adequado.

                 Não há, por enquanto, defensivo químico registrado para a cultura da Lichia e, de acordo com o Instituto Biológico de São Paulo, o uso indiscriminado e repetido de agroquímicos poderá resultar em resistência da praga, tornando ainda mais difícil o seu manejo.




COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL

100 gramas de polpa de Lichia possui:
                Valor Energético: 73,21 kcal.
                Carboidratos: 14,92 gramas.
                Proteínas: 1,20 gramas.
                Gorduras: 0,97 gramas.
                Fibras: 0,48 gramas.
                Fósforo: 25,09 mg
                Potássio: 160,29 mg
                Cálcio: 4,17 mg
                Magnésio: 12,04 mg
                Sódio: 3,98 mg
                Ferro: 0,23 mg
                Manganês: 0,05 mg
                Zinco: 0,18 mg
                Cobre: 0,24 mg
                Vitamina C: 39,95 mg
                Tiamina: 0,50 mg
                Riboflavina: 0,60 mg
                Niacina: 0,6 mg

CONSUMO e seus benefícios

                Pode ser consumida in natura (fresca) ou em forma de doces, geleias, iogurtes e sorvetes. A Lichia é, ainda, utilizada na fabricação de cosméticos, pois o fruto possui propriedades antioxidantes.

                Essa fruta pode ser consumida crua, em suco ou chá com a casca, mas também existe Lichia enlatada e até mesmo balas de Lichia
                Além disso, pode ser encontrada em sabonetes, perfumes e cremes, por exemplo.

                O melhor momento para consumir esta fruta é após as refeições, devendo ser evitada seu consumo logo pela manhã, após algumas horas de jejum porque como ela impede a a formação de glicose, que é fundamental para o funcionamento cerebral, seu consumo exclusivo pode ser grave causando até mesmo convulsões e a morte por Hipoglicemia e encefalopatia. 

                Os sintomas relatados são ligados à encefalopatia, como confusão mental, fraqueza e convulsões, além de hipoglicemia.
 
                De acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet, Lichias possuem dois elementos, hipoglicina A e MCPG, que podem causar a queda na glicemia do paciente.
                Mas não se preocupe, isso só ocorre quando é comido o fruto com o estomago vazio, e em abundância, como 80 ou mais frutos de uma só vez.



DESCRIÇÃO

                A árvore é de tamanho médio, atingindo 15 a 20 metros de altura, com folhas alternadas, cada folha com 15 a 25 centímetros de comprimento, com 2 a 8 folíolos laterais de 5 a 10 centímetros de comprimento; o terminal folheto está ausente. As novas folhas jovens são de um vermelho brilhante de cobre, em princípio, antes de se tornarem verdes e alcançar a sua plena dimensão. 
                As flores são pequenas, verde-branco-amareladas ou brancas.

                Os frutos, externamente semelhantes a morangos, formam cachos. Possuem casca rugosa, de cor avermelhada e fácil de ser destacada. 

                A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa, lembrando ao sabor de Pitomba (Talisia esculenta), e não é aderente ao caroço. 
                Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compotas e ainda para a passa. 

                Contém alto índice de Vitamina C, além de possuir as do Complexo B, Sódio, Cálcio e Potássio.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

                 É natural das regiões quentes da Ásia, sendo encontrada principalmente na República Popular da China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sul e Centro de Taiwan, a Norte do Vietname, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e México
                 A espécie, algumas vezes, é colocada no Gênero Nephelium.

ETIMOLOGIA

                "Lechia", "lichia" e "lichi" provêm do chinês lìzhī.


OUTROS NOMES

                É uma árvore frutífera conhecida popularmente como: Lecheira, Lichieira, Lichia ou Uruvaia
                Os termos também se aplicam ao fruto da árvore.

PROPRIEDADES MEDICINAIS


                 Possui bastante água e poucas calorias, sendo apenas 65 calorias a cada 100 gramas da fruta, o que a torna uma fruta ideal para ser consumida por quem controla a alimentação e não quer engordar. 

                 Além disso, a fruta ainda possui vitaminas do Complexo B e C, que é poderoso antioxidante, assim, previne várias doenças e envelhecimento precoce

                 Inclusive cânceres e problemas cardíacos
                 A pele também é beneficiada por essa propriedade da Lichia, por isso, ela vem sendo usada em diversos cosméticos.

                 Possui também Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio e Sódio, elementos essenciais para o organismo.

                 Este é o micronutriente predominante no fruto, e sua ingestão é de extrema importância já que ele é um dos eletrólitos que colaboram no equilíbrio osmótico e no equilíbrio ácido-base do organismo, também faz parte da bomba de Sódio e Potássio, imprescindível para as trocas de substâncias através das nossas membranas celulares.

                 As quantidades de Cálcio, Fósforo e Magnésio são também bastante significativas, sendo o Cálcio e o Magnésio, essenciais à formação e manutenção da estrutura óssea, o Cálcio importantíssimo na contração muscular, o Fósforo indispensável à formação de DNA, RNA (constituintes do código genético) e ATP (principal forma de energia das células), e o Magnésio, colaborador das reações de mais de 300 enzimas, entre outras importantes funções metabólicas.

                  Segundo a milenar cultura oriental chinesa, a Lichia possui inúmeros benefícios à saúde que ainda não foram comprovados cientificamente, mas seu uso já vem sendo utilizado há muito tempo para curar até algumas enfermidades, como:

                  DIARREIA e ERUPÇÕES DE PELE causadas pela varíola, podem ser combatidas pelo chá das cascas de Lichia.

                  PROBLEMAS INTESTINAIS podem ser resolvidos com as sementes transformadas em pó, devido a seu poder adstringente;

                  Esse pó também é tido como Analgésico e usado para diversas dores, especialmente contra dores por lesões em nervos e também orquites (inflamação nos testículos);

                  A Lichia consumida fresca, alivia a tosse.

                  Com essa fruta também podem ser preparadas compotas, suflês e sucos.

                  A Lichia ajuda na remoção das manchas.
                  Ajuda no crescimento do cabelo e as unhas.
                  Combate a gripe.
                  Melhora o  sistema imunológico (Por conter vitamina C).
                  É energético.
                  Ajuda no controle do colesterol.
                  Mantem o coração saudável.
                  Contém efeitos anticancerígenos.
                  Melhora a digestão.
                  Previne catarata.
                  Previne sinais de envelhecimento.
                  Cura as queimaduras solares, insolação.

                  Os benefícios da Lichia são principalmente ajudar no correto funcionamento das células de todo o corpo, contrariando o efeito danoso do estresse ou da má alimentação, por exemplo, porque é rica em antioxidantes, como as antocianinas, flavonoides e taninos

                  Outros benefícios da Lichia para a saúde podem ser:

                  Prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
                  Evitar o desenvolvimento de câncer;
                  Proteger o fígado de diversas doenças;
                  Manter a pele firme e perfeita;
                  Melhorar o metabolismo do organismo.

                  Além disso, a Lichia tem poucas calorias, podendo ser consumida em dietas de emagrecimento e é boa para controlar a diabetes porque contém hipoglicina, uma substância que diminui a produção de glicose, ajudando no controle do açúcar no sangue.

SUBESPÉCIES

                 Possui três subespécies:
                Litchi chinensis chinensis, a mais conhecida, cultivada em todo o Sudeste, Leste e Sul da Ásia, Sul da África, Havaí, Estados Unidos e com crescente produção no Brasil.

                Litchi chinensis javanensis, cultivada apenas na Indochina e em Java.

                Litchi chinensis phillippenis, que produz frutos não comestíveis.

                 A espécie, algumas vezes, é colocada no Gênero Nephelium.

TOXIDADES


                 O fruto comestível de Lichia contém aminoácidos incomuns que interrompem a gliconeogênese e a β-oxidação de ácidos graxos. 

                 Isto é bem estabelecido em relação tanto ao fruto de Lichia como, mais particularmente, ao fruto de seu primo, a planta de Ackee (Blighia sapida), membro das Sapindaceae originário da África Ocidental e transplantado no século XVIII para o Caribe.

                 Deve ser consumida com moderação, se a pessoa tiver problemas renais, já que, em 100 gramas, ou seja entre 8 e 15 Lichias, dependendo do tamanho, ela possui 170 mg de Potássio, o que pode ocasionar problemas cardíacos quando se acumula no sangue.

VALOR MEDICINAL

                ADSTRINGENTE,
                ANALGÉSICO,
                ANTIOXIDANTE,
                CABELOS,
                CÂNCER,
                CARDÍACO,
                CATARATA,
                COLESTEROL,
                DIABETES,
                DIARREIA,
                DIGESTÃO,
                DOENÇAS CARDIOVASCULARES,
                EMAGRECEDOR,
                ENERGÉTICO.
                ENVELHECIMENTO PRECOCE,
                ERUPÇÕES DA PELE,
                FÍGADO,
                INTESTINO,
                METABOLISMO,
                NERVOS,
                ORQUITE,
                PELE,
                PRESSÃO,
                TOSSE,
UNAIENSES
Por: Jisohde - 190615.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS