PESQUISA NESTE SITE:

25 julho 2020

UNAÍ-MG - Final de Semana negro para os Unaienses com três novos óbitos neste Sábado (25)


               Informações dão conta de que outros três pacientes da Covid-19 evoluíram para Óbito neste Sábado (200725) macabro em Unaí-MG. As vítimas deste Sábado se encontrava internados na UTI Intensilife do Hospital Santa Mônica - HSM, de Unaí.
               Infelizmente já são 14 óbitos pela Covid-19.

               Em Nota a prefeitura Informou, no início da Noite deste Sábado, a morte das três Pessoas, entre elas pessoas populares, mais outro homem interno no Abrigo Frei Anselmo e uma mulher hipertensa de 45 anos.

               Confira a nota da prefeitura na Íntegra:

NOTA

               Com pesar, informamos que, infelizmente, o quadro de 3 pacientes com Covid-19, evoluiu para o óbito, hoje, Sábado (200725).
               Os três residem em Unaí

               Estavam em tratamento na UTI Intensilife, no Hospital Santa Mônica.

               1 – Mulher, 45 anos, hipertensa;
               2 - Homem, 45 anos, obeso, diabético, hipertenso; e
               3 – Homem, 39 anos, síndrome de down (residente no Abrigo Frei Anselmo).

               Assessoria de Comunicação
               Prefeitura de Unaí.

               Infelizmente Unaí conta agora com 14 vítimas fatais da Covid-19.
Para estes, já não há mais o que fazer...

               É triste, e lamentável a situação da cidade, luto todos os dias, e imprudência também, a cidade está agitada, gente que não entende o perigo circulando pelas ruas sem nenhum tipo de proteção.

               A morte de um microempresário da cidade,  gerou carreata pelas ruas da cidade, um modo de protesto, revolta e despedida de um amigo que se foi aos  45 anos de idade. Nadir, 45 anos, era obeso, hipertenso e diabético, fatores que culminou na sua morte ao ter contágio com o Coronavírus que logo evoluiu para a doença  Covid-19.

               Uma Mulher também de 45 anos, que estava internada no Intensilife do Hospital Santa Mônica - HSM, também era hipertensa, e neste sábado veio a óbito depois de contagio com o Coronavírus e progredido a doença Covid-19.

               A terceira vítima deste Sábado, é também a quinta vítima interna do Abrigo Frei Anselmo, que foi vítima da Covid-19. Com apenas 39 anos, foi hospitalizado no HSM, possuía a Síndrome de Down e se encontrava também na UTI Intensilife, vindo a ser a 14ª vítima da Covid-19 registrada pelo Município de Unaí, morador e residente nesta cidade.

               Que o unaiense conscientize que o caso desta pandemia é muito mais sério do que possamos imaginar.

REGISTROS PANDEMIOLÓGICO UNAIENSES:
Modelo: Registros de dados da Pandemia em Unaí-MG, neste Sábado (20725), com outros 3 novos Casos de óbitos deste dia. Demais casos não houve alterações. Atualmente já são 14 Casos de Óbitos na cidade.


               Informações de:
UNAIENSES/Jisohde - 2007251924

PORTEIRINHA-MG - Idosa ganha surpresa de equipe de saúde no dia do aniversário de 100 anos

Jacinta de Jesus mora na zona rural de Porteirinha, interior de Minas Gerais. Surpresa foi organizada por agente comunitária de saúde, 'foi simples, seguindo as medidas de segurança, mas com amor envolvido'.

                 Com sorriso no rosto e muitas gargalhadas, Jacinta de Jesus recebeu uma homenagem especial em comemoração aos seus 100 anos de vida.

                 A visita mensal da equipe da Unidade Básica de Saúde do Distrito de Serra Branca, zona rural de Porteirinha-MG, foi bem diferente. A consulta e as orientações de rotina, deram espaço para os parabéns e um bolo de aniversário.

“Fiquei feliz demais. 
Comi o bolo todinho, estava uma delícia”
                 Comenta Jacinta.

                 Sueldiva Soares, agente comunitária de saúde, organizou toda surpresa. Ao verificar diariamente as informações das 124 famílias que visita, percebeu que o aniversário da idosa estava próximo.

“Decidi junto a minha equipe realizar essa homenagem, por ela ser carinhosa, bem humorada, sempre me recebe com um sorriso lindo. E acredito que 100 anos precisam ser muito comemorados. Foi simples, seguindo as medidas de segurança, mas com amor envolvido”
                 Conta.

                 A família da centenária não planejou nada para data, já que com a pandemia as aglomerações não são indicadas. Jacinta tem nove filhos, 27 netos, 13 bisnetos e dois tataranetos.

                 A neta Elisângela Costa Borges, que cuida da casa e da alimentação da avó, conta que mesmo com as dificuldades para enxergar e ouvir, por causa da idade, ela ainda é cheia de vitalidade e anda pela casa toda.

“Ela foi minha avó e minha mãe. Me criou, me ensinou tudo o que sei hoje e é o meu maior exemplo. É uma guerreira, mulher forte”
                 Afirma Elisângela.

                 Jacinta teve uma infância difícil ao lado dos três irmãos. A mãe faleceu quando ela tinha apenas cinco meses, por isso, foi criada por uma tia. Desde muito pequena trabalhou na roça. Teve que criar todos os filhos sozinha quando o esposo faleceu, enfrentou muitas dificuldades e chegou a passar fome.

“O que mais lembro, era que gostava de tomar leite de cabra quando criança. Para criar os meninos trabalhava na casa da minha vizinha, cozinhava, lavava roupa e limpava tudo. Trabalhei demais”
                 Relembra Jacinta.

                 Com Informações deG1.

UNAÍ-MG - Hospital Santa Mônica atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI destinados ao SUS

Segundo a direção do hospital, na tarde desta Sexta-feira (24), as 10 vagas da unidade estavam ocupadas por pacientes de Unaí, Bonfinópolis de Minas, Paracatu e Arinos.


                Pela primeira vez, o Hospital Santa Mônica, em Unaí-MG, atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI destinados ao SUS para os pacientes com Covid-19.

                Segundo a direção do hospital, na tarde desta Sexta-feira (200724), as 10 vagas da unidade estavam ocupadas por pacientes de Unaí, Bonfinópolis de Minas-MG, Paracatu-MG e Arinos-MG.


"A situação da UTI preocupa porque não adianta falar que se não tem vaga aqui leva para outra cidade. Lá na outra cidade não tem também não. Essa é a grande preocupação que tenho"
                Fala o prefeito de Unaí, Jose Gomes Branquinho.

                Os leitos são gerenciados pelo Comitê Regional de Enfrentamento do Coronavírus no Noroeste, composto por 33 municípios da região, sediado em Patos de Minas-MG.

                Segundo a prefeitura municipal, Unaí atende a microrregião do Noroeste de Minas, composta por mais 11 municípios. São mais de 250.000 habitantes que têm a cidade como referência de atendimento para saúde.

                De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta Sexta-feira (200724), Unaí tem 977 Casos Positivos de Coronavírus, sendo 11 Óbitos e 824 Curados.

                E a alta demanda pelos leitos de UTI preocupa também a população, como explica o taxista Sebastião Santos, que é idoso e tem comorbidades.

"É triste e muito preocupante. A gente vê que as pessoas não estão ligando para a doença, estão achando que está tudo normal. Mas se alguém precisar de um leito faz como? Vai ter que ir para outra cidade distante? Mas lá também não tem vaga. Complicado."

Situação do outro hospital

                Unaí tem ainda o Hospital Municipal, que possui uma ala específica para Covid-19, com 22 leitos. 
                Dez dos leitos têm respiradores.

                Na manhã desta Sexta-feira, 15 pacientes estão internados na unidade, sendo 13 já diagnosticados com Covid-19. Dos hospitalizados, 13 fazem uso de oxigênio e nenhum precisou ser entubado.

"O que eu posso pedir é que a população nos ajude a manter um clima de serenidade, de tranquilidade. Não podemos afobar e desesperar, temos que ter confiança na nossa equipe que está trabalhando e que entenda que estamos fazendo aquilo que tem que ser feito"
                Disse Branquinho.

Possibilidade de mais leitos

                O prefeito destaca que o município tenta negociar com os hospitais particulares para aumentar os leitos clínicos para atender somente pacientes de Unaí e dar tranquilidade à população.

"Essa negociação que estamos fazendo é para leitos de semi UTI, são leitos de retaguarda, que a pessoa fica assistida, usa um respirador se for o caso."

                De acordo com o diretor da Gerência Regional de Saúde Unaí, José Juliano Espíndola, mais 10 leitos de UTI estão sendo negociados para a cidade, mas que vai atender toda a região. Eles devem ser instalados no Hospital Municipal
                A expectativa é que a confirmação seja feita ainda nesta semana.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS