Nesta semana é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - SEMDESC está levando informações a estudantes de escolas municipais.
Na manhã desta Terça (180515), o evento ocorreu na Escola Municipal Doutor Israel Pinheiro, Bairro Novo Horizonte. Na ocasião, duas turmas do 9º ano e três turmas do 8º ano assistiram a um vídeo informativo sobre o tema: Desmascarando o abuso, e participaram de um bate-papo comandado pela assistente social Vanilda Martins Duarte, coordenadora das Casas Lares de Unaí-MG.
Durante o evento, adolescentes com idades variando de 13 a 16 anos puderam conhecer mais sobre o que é o abuso e a exploração sexual, como evitar a violência que muitas vezes é praticada por pessoa próxima da família ou em quem a criança ou adolescente confia, e o que deve ser feito quando a violência é consumada e o caso é sabido.
A violência sexual contra crianças e adolescentes ocorre em todos os extratos sociais e pode atingir qualquer família.
"É preciso saber evitar que a violação aconteça. Quando acontece, é preciso que seja denunciada, senão o agressor continua cometendo os abusos. Quando sabemos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e fingimos que não estamos vendo nada, somos omissos e coniventes com o crime. Por isso, vocês devem se proteger, ser os olhos e os cuidados da sociedade"
Disse Vanilda, exortando os jovens a se proteger e a denunciar casos sabidos.
Abusar da criança ou do adolescente não está somente ligado à conjunção carnal ou violação do corpo, mas também por meio de pressão psicológica, insinuações, tirar a roupa da criança, tocá-la, o adulto exibir os genitais e pedir carícias.
A situação pode se agravar ainda mais quando descamba para o estupro de vulnerável. A exploração sexual é o abuso "com pagamento", ou seja, o agressor oferece dinheiro, presentes, doces, balas, bebidas, drogas à criança e ao adolescente em troca de sexo.
As violações estão previstas no Código Penal. Dependendo do crime cometido, o agressor pode pegar de 12 a 15 anos de cadeia.
Em casos mais graves, a pena de detenção pode chegar a 30 anos.
Essas e outras informações foram passadas para estudantes da Escola Tomáz Pinto da Silva, no Bairro Mamoeiro, nesta Segunda-feira (180514). Quarta e Quinta-feira, será a vez de a Escola Glória Moreira no Bairro Canabrava e CEM no Bairro Cachoeira receberem o evento, que também será levado, na próxima semana, às escolas dos Distrito de Ruralminas, Distrito de Garapuava e Distrito de Palmeirinha.
Denúncias
Como grande parte dos casos de violência sexual ocorre dentro de casa, às vezes cometida por pessoa da família ou amigos próximos, a violação acaba silenciada. O dia 18 de Maio e as ações desencadeadas esta semana propõem quebrar essa continuidade.
O objetivo central da ação é estimular que os casos sabidos sejam denunciados. Um dos canais de denúncia é o Disque 100, número nacional vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
A ligação é gratuita e a pessoa que denuncia não precisa se identificar.
Em Unaí, as denúncias podem ser feitas ao Conselho Tutelar, pelo telefone de plantão - 9 9942-9540.
As vítimas e suas famílias são encaminhadas para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, onde serão atendidas por equipe multidisciplinar, psicólogo, assistente social, pedagogo, agente social.
O CREAS é vinculado à SEMDESC e cuida de ocorrências em que a violência já se consumou.
18 de maio
Nesta sexta (180518), a SEMDESC, com todos seus órgãos como CREAS e CRAS e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA se mobilizam para chamar a atenção da sociedade.
Vai colocar na rua a campanha: "Respeitar. Proteger. Garantir. Não desvie o olhar. Disque 100".
Na programação, está prevista uma caminhada de manhã, com saída da sede da Secretaria, na Rua Calixto Martins de Melo, com percurso pela Avenida Governador Valadares, com paradas na Praça da Matriz e Praça São Cristóvão, como já foi anunciado em Abril deste ano.
Durante a caminhada, haverá distribuição de material informativo e orientações de quem estiver no trajeto. No fim da tarde, a ação será no calçadão do Córrego Canabrava, nas proximidades da unidade do Corpo de Bombeiros, onde também haverá orientação e sensibilização dos transeuntes.
Para mais informações, ligar 3677 4986 - SEMDESC.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.