PESQUISA NESTE SITE:

04 abril 2020

BRASIL - Infectados já atinge a marca de 10.278 casos de Covid-19

País soma 432 mortes. 
SP lidera em óbitos e número de infectados.


               O ministério da Saúde divulgou, na tarde deste Sábado (200404), os números atualizados do novo Coronavírus. De acordo com a pasta, o número de infectados, no momento, é de 10.278. O número de mortes é de 432, no Brasil
               O estado de São Paulo lidera tanto em número de casos confirmados, que é 4.466 quanto em mortes, que somam 260 óbitos.

               Com esses números, o país ocupa a 16º lugar em casos da doença, o 14º lugar em óbitos e o lugar em letalidade. 

               Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, a dinâmica da doença no Brasil está “abaixo da curva de crescimento da Espanha, Itália e Estados Unidos, a partir do centésimo caso.” 


               Em todo mundo já foram registrados mais de 1.180.000 de infectados e mais de 64.000 mortes.

               No Brasil, nas últimas 24 horas foram notificados 1.222 casos de pacientes positivos para o Covid-19, um aumento de 13% em relação à Sexta-feira (200403). O incremento do número neste dia é o maior desde o início da coleta de dados do Ministério da Saúde
               O mesmo ocorre no número de óbitos: um incremento de 72 mortes, 20% em relação ao total desde o último Boletim Epidemiológico, registrado, sendo 359.

               A incidência medida do novo Coronavírus no Brasil é de 4.900 casos a cada grupo de 100.000 habitantes. 
               A proporção varia conforme o estado, sendo:

Distrito Federal, 14.900 casos para cada grupo de 100.000 habitantes, 
São Paulo 9.600 casos para cada grupo de 100.000 habitantes,
Ceará - 7.900 casos para cada grupo de 100.000 habitantes,
Amazonas - 7.400 casos para cada grupo de 100.000 habitantes,
Rio de Janeiro  - 7.200 casos para cada grupo de 100.000 habitantes,
Rio Grande do Norte - 6.000 casos para cada grupo de 100.000 habitantes, 
Roraima - 5.900 casos para cada grupo de 100.000 habitantes,
Acre - 5.100 casos para cada grupo de 100.000 habitantes.

               Os óbitos afligem mais os homens - 57,6% do que as mulheres - 42,4%, de acordo com total de mortes apuradas até ontem.
 
               8 de cada 10 óbitos ocorreram com pessoas com mais de 60 anos. 
               A mesma proporção de pessoas que faleceram apresentava pelo menos um fator de risco de morte como cardiopatias, diabetes, problema nos pulmões e doenças neurológicas.


"Passaporte de imunidade"

               Segundo Gabbardo, o Ministério da Saúde pensa em formas de criar uma espécie de “passaporte da imunidade”, uma identificação para pessoas que contraíram o novo Coronavírus, se recuperaram totalmente e já possuem anticorpos. 

Essas pessoas, segundo o secretário, não podem mais transmitir ou ser infectadas, e já adquiriram imunidade. Elas podem ser úteis no contato com grupos sensíveis, como idosos, e possivelmente são aptas a retomar certas atividades.

Cidades sem casos

               O secretário afirmou, ainda, que fechar cidades ou municípios que não contabilizam nenhum caso do novo Coronavírus pode ser “uma medida excessiva”

“Não significa que vai ficar assim para sempre. Podemos fechar, abrir, se julgar necessário. Acho que isso merece uma discussão. Pode ser que tenha sido antes da hora, e merece uma análise melhor”

               Afirmou. 

               Gabbardo citou, entretanto, que o relaxamento da quarentena e do isolamento social deve acontecer apenas após a aquisição de material suficiente para lidar com uma larga escala da população. 

"Já estamos fortes, mas queremos ficar mais fortes ainda"
               Concluiu.

Veja a coletiva na íntegra


               Edição: Pedro Ivo de Oliveira.

               Com Informações de: Agencia Brasil.

UNIVERSAL - Bactérias encontradas em rochas do oceano podem indicar vida em Marte


                 É no fundo do mar que os cientistas poderão entender a vida no espaço. Pelo menos, a ajudar a entender. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tóquio e do Taiti encontrou bactérias que vivem em pequenas rachaduras de rochas vulcânicas com milhões de anos. 

                 A descoberta foi publicada na "Communications Biology" da Revista Nature. Os minerais encontrados nas rochas da pesquisa, obtidas do fundo do oceano, provavelmente são semelhantes aos que estão em Marte, o que aumenta a expectativa da equipe. 

"Agora estou quase esperando demais encontrar vida em Marte. 
Caso contrário, deve ser que a vida dependa de algum outro processo que Marte não tem, como placas tectônicas"
                 Disse o professor Yohey Suzuki, um dos autores do artigo.

"Níveis neutros a levemente alcalinos, baixa temperatura, salinidade moderada, ambiente rico em ferro, rocha de basalto, todas essas condições são compartilhadas entre o oceano profundo e a superfície de Marte"
                 Complementou. 

                 O objetivo agora é criar um estudo junto com o Centro Espacial Lyndon B. Johnson da NASA para coletar amostras das rochas do planeta vermelho que já foram coletadas em expedições. 

                 A equipe passou mais de dez anos tentando criar maneiras de analisar as rochas, retiradas de três diferentes pontos do Oceano Pacífico, mais especificamente na Nova Zelândia. Inspirado em patologistas, Suzuki e os demais pesquisadores fizeram cortes ultrafinos nelas. Logo depois, lavaram com um líquido que mancha o DNA e colocaram as folhas de corte no microscópio. 

"Essas rachaduras são um lugar muito amigável para a vida. Os minerais de argila são como um material mágico na Terra; se você pode encontrar minerais de argila, quase sempre pode encontrar micróbios vivendo neles"
                 Explicou o professor. 

                 Na análise do DNA, foram identificadas diferentes espécies de bactérias em cada fenda. Esses seres unicelulares produziam energia a partir de oxigênio e nutrientes orgânicos. 

                 Em um centímetro cúbico, foram encontradas cerca de 10.000.000.000 de células bacterianas.

                 Com Informações de: UOL.

UNIVERSAL - TIM Live está cancelando internet de quem faz "uso excessivo"

Usuários da banda larga fixa TIM Live recebem cartas informando uso excessivo por tráfego de dados.


                As propagandas da TIM Live exaltam uma conexão rápida, própria para uso simultâneo de vários dispositivos e sem franquia de consumo. No entanto, alguns assinantes do serviço se surpreenderam quando a operadora cancelou a banda larga alegando "uso excessivo". Sem alarde, a empresa mudou o regulamento da internet fixa e passou a considerar 2 TB como um volume abusivo; antes, o limite era de 17 TB.

                São vários os relatos de usuários no fórum Adrenaline. Um deles é do desenvolvedor Diego Peixoto, que mora em Salvador-BA e depende da internet para trabalhar. Ele explica ao Tecnoblog que contratou a banda larga de 300 Mb/s e está sem o serviço desde 31 de Março.

                Em contato com o atendimento, Peixoto foi informado que houve um erro no sistema que cancelou massivamente várias contas da Região Nordeste, e recebeu prazo de 24 horas para um contato da TIM com a resolução do problema. No entanto, dias depois chegou uma carta enviada pela própria operadora apontando irregularidades na utilização de banda larga.

                A carta descreve a segunda cláusula do contrato de prestação de serviço: 

"a TIM considera como uso excessivo do TIM Live quando o equipamento ultrapassar o volume de 1.000 (mil) conexões simultâneas e/ou alto consumo de tráfego acima de 17 TB"

                Os termos afirmam que a operadora pode, mediante aviso prévio, "efetuar o desligamento de quaisquer equipamentos" que se enquadrem na cláusula ou que possam causar danos à rede.

                Em seguida, a carta diz: 

"a TIM apurou que o equipamento instalado na sua unidade atinge o volume de tráfego de 3 terabytes. A TIM considera como uso excessivo do serviço TIM Live quando o equipamento ultrapassar o volume de alto consumo de tráfego acima de 17 TB." 

                Não faz muito sentido notificar o cliente por alto uso quando o volume trafegado encontra-se abaixo do estabelecido no contrato.

                A carta mantém uma solução para o "problema": nos próximos 30 dias, o cliente deve entrar em contato com a operadora para contratar um plano TIM Live Empresas. No entanto, o contrato de prestação de serviços para empresas é o mesmo de pessoa física, com a mesma limitação de 500 conexões e tráfego de 2 terabytes.

                E na prática, os planos empresariais saem bem mais caro: enquanto o pacote de 300 Mb/s é vendido para pessoa física por R$240,00 ao mês, a pessoa jurídica precisa pagar R$450,00 por mês. A velocidade de upload é a mesma, mas o plano empresarial inclui 2 IPs fixos.

                Com Informações de: TecnoBlog.

DISTRITO FEDERAL - Falta de água e casa cheia: a quarentena nas periferias

G1 reúne dados das regiões de baixa renda na capital. Moradores contam desafios em tempos de pandemia de coronavírus.



                A pandemia de Coronavírus esvaziou, pela primeira vez, a sala de aula de Margarida Minervina da Silva, que desde 2006 abriga jovens com dificuldade no aprendizado em uma associação no Sol Nascente-DF, maior região de baixa renda no Distrito Federal

                O local se transformou em refúgio para os pais, que pedem ajuda com cestas básicas e dinheiro para passagem no transporte público.

                A Associação Despertar Sabedoria, da educadora social Margarida, de 47 anos, é um recorte da população mais vulnerável da capital do país. Os problemas de estrutura da região, relatados por ela ao G1, refletem o que mostram também os dados de saneamento básico e renda do Distrito Federal.

“São 70 famílias na associação, com muitas crianças. Às vezes, os filhos e os netos são criados por senhoras de 40 a 50 anos, ou têm pais usuários de drogas."


                Desde a última semana de Março, quando começaram os impactos das medidas de isolamento social, a associação comandada por Margarida, no Sol Nascente, arrecadou 150 cestas por meio de campanhas. 
                Contudo, a educadora conta que “não foi suficiente”.

“Não supriu a demanda. 
Porque eles já não tinham quase nada em casa”.

                Segundo Margarida, o desafio vai além das estruturas físicas de “lotes com três a cinco barracos” e atinge também a falta de informação.

"Nós temos que explicar que é necessário ficar em casa. 
Muitos não acreditam."


Aglomerados

                O mais recente levantamento do perfil da população do Distrito Federal, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios - PDAD 2018, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal - CODEPLAN, aponta seis regiões administrativas no grupo de baixa renda. 
                Juntas, elas somam uma população estimada de 326.955 habitantes.

                Se somadas à população do Sol Nascente de 91.066 moradores, segundo a CODEPLAN, o grupo de baixa renda do Distrito Federal chega a 418.021 pessoas.

                Enquanto a média de acesso à água tratada no Distrito Federal é de 98,6%, nas regiões mais pobres o percentual cai para 68% em alguns locais.

                Em algumas casas, a água não sai das torneiras, mas fica disponível em pontos de coleta, onde os moradores enchem galões.

                As comunidades também apresentam maior necessidade de captar água da chuva.

                Ainda sobre as características de exposição à aglomeração, no grupo de baixa renda, 57% usam principalmente ônibus para ir ao trabalho. 
                A média no Distrito Federal como um todo é de 38,2%.


Idosos de baixa renda

                De acordo com dados da CODEPLAN, divulgados no ano passado, 30,6% dos idosos nas regiões de baixa renda não possuem emprego e não estão aposentados. A renda média dessa população na PNAD 2018 era de R$502,00, enquanto o salário mínimo naquele ano era de R$954,00.

                Sobre o acesso à saúde, 13,7% dos idosos de baixa renda possuem plano de saúde. Nas regiões de maior poder aquisitivo, 87,9% pagam um convênio particular, aponta a CODEPLAN.

Coronavírus na periferia

                Até a última atualização desta reportagem, a Secretaria de Saúde não registrou casos de Coronavírus nas comunidades mais vulneráveis. Em coletiva de imprensa nesta Sexta-feira (200403), dirigentes informaram ao G1 que as regiões terão "consultas na rua" e medidas específicas serão adotadas quando houver registros dos casos.

                Para a especialista Eliana Bicudo, da Sociedade Brasileira de Infectologia, não é possível afirmar que não há Coronavírus nas regiões de baixa renda, embora os dados não apareçam nos Boletins da Secretaria de Saúde.

“Se a transmissão já não está acontecendo, pode ser só pela questão da população não estar sendo testada."

                A infectologista explica que, sem saneamento básico, a rotina desses moradores de Brasília-DF não segue o recomendado.

"Uma faxineira, por exemplo, vai para uma residência sem saber se há infectados. Quando ela volta para casa, o certo seria tomar banho, guardar a roupa em um saco plástico e depois lavar bem. Como fazer isso sem água?"

                A especialista destaca que, até o momento, o esgoto a céu aberto não é uma ameaça ao Coronavírus

"A transmissão que temos o conhecimento é aérea, ou seja, por gotículas como espirros e tosse"
                Ainda assim, alerta: 

"é recomendado lavar as mãos com frequência".


Casos de Covid-19 em Brasília

                Até esta Sexta-feira (200403), a região com maior incidência do Coronavírus por 100.000 habitantes, em Brasília, era o Lago Sul-DF. No local, as moradias têm, em média, 13 cômodos, 5 quartos e 4 banheiros, segundo a PNAD 2018
                Já nas regiões de baixa renda, a média é de 5 cômodos, 2 quartos e 1 banheiro.

                Segundo a infectologista Eliana Bicudo, uma das estratégias do governo para prevenir a disseminação do vírus entre a população que vive nas regiões mais pobres, é tirar as pessoas de risco do ambiente aglomerado.

"Nessa população mais humilde, em que o ambiente domiciliar é um cômodo, dividindo tudo, o Estado vai ter que tirar a pessoa infectada ou idoso que ainda não se contaminou e levar para um lugar seguro."

                O Distrito Federal tem cerca de 500 respiradores em UTI; e o governo pretende chegar a 1.300.

                Em entrevista nesta Sexta-feira, o G1 questionou a Secretaria de Saúde sobre a estratégia de isolar essas pessoas. O subsecretário de Vigilância em Saúde Eduardo Hage, não descartou a possibilidade.

"No atual momento, não há necessidade de usar essa estratégia. Mas, caso haja um aumento mais acentuado, não agora, de imediato, podem sim ser adotadas novas estratégias"
                Disse.

"De acordo com o acionamento de cada fase da pandemia, novas medidas poderão ser adotadas."

O que diz o GDF sobre o Coronavírus na periferia?

                O subsecretário de Assistência em Saúde Ricardo Tavares, informou que a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal tem "pedido pareceres técnicos para que a Secretaria de Saúde tome medidas".

"Nós temos consultórios de rua, que nós chamamos, que são consultórios volantes, que vão até as pessoas."

                Em nota, a Secretaria de Saúde informou que, até o momento, "não houve qualquer modificação no atendimento" nessas regiões, e que "as unidades de saúde continuam à disposição".

                Com Informações de: G1.

UNIVERSAL - Você se exporia ao coronavírus como parte de um experimento?

Cientistas dizem que é a forma mais rápida para descobrir a vacina. 
Estudos controlados que incluem exposição deliberada à doença para humanos são uma forma aceitável de acelerar os testes, afirmaram três autores.


               Um estudo científico publicado no “Journal of Infectious Diseases” no dia 31 de Março afirma que o processo de testes para encontrar uma vacina para a Covid-19 precisa ser acelerado, para isso, os autores sugerem expor, propositalmente, os voluntários que aceitem ser inoculados com vacinas em teste ao Sars-Cov-2.

               Muitas vacinas candidatas a combater o Coronavírus estão em desenvolvimento, mas as estimativas para que elas estejam disponíveis são de um 1 a um 1,5 ano ou mais, segundo Nir Eyal, um dos autores que escreveram o estudo. 


               Eyal é diretor do Centro para Bioética Populacional da Universidade Rutgers, nos EUA.

“Sugerimos que, dadas as circunstâncias de uma pandemia global devastadora, estudos controlados que incluem exposição deliberada à doença para humanos sejam uma forma aceitável de acelerar os testes e o licenciamento de vacinas eficazes”
               Afirmaram eles.

               O tipo de estudo que determina se um medicamento é eficiente para combater uma doença é chamado de ensaio clínico.

               Uma das fases desse processo, geralmente a mais demorada, é testar em pessoas, uma parte recebe o medicamento, a outra, um placebo (uma substância inócua, que serve para que os pacientes sirvam de base de comparação).

               Os autores do estudo sugerem fazer essa parte do ensaio de uma maneira diferente.

               Primeiro, seriam comparadas diferentes vacinas de uma só vez, o que não é tradicional. Haveria diferentes grupos recebendo cada possível vacina e um único que receberia placebo, assim, um único conjunto de pessoas que servem como controle estarão expostas.

               Logo após inocular a vacina em voluntários, eles seriam expostos ao Sars-Cov-2.

“Há uma sugestão que uma porcentagem de nós ficarão infectados em algum momento. Não significa que a doença vai se desenvolver, ou que iremos morrer, mas que teremos o vírus”
               Afirmou Eyal em conversa com o G1.

“Nesse tipo de ensaio, podemos garantir com certeza que esses voluntários serão monitorados frequentemente e, ao primeiro sinal [de doença] eles receberão terapias e acesso a apoio médico.”

               Eyal não especifica qual seria o ganho de tempo com esse tipo de procedimento, mas ele afirma que seriam “alguns meses”.

Há precedentes

               Expor voluntários em ensaios clínicos já aconteceu antes, mas com doenças como malária e gripe, que não têm o potencial de letalidade da Covid-19.

               A história da medicina, afirma Eyal, tem exemplos de pessoas que foram expostas a patógenos propositalmente, a diferença é que, nos tempos mais recentes, os próprios voluntários estarão conscientes do processo.

               Os participantes precisam ser pessoas jovens e saudáveis, para quem os riscos da Covid-19 são mais baixos.

Sem receber nada

               Nos Estados Unidos, é possível pagar a quem se submete a esse tipo de teste. Para Eyal, esse não deveria ser o caso, porque o pagamento pode representar um incentivo para que os participantes escondam pré-condições de saúde que sejam comorbidades, portanto, eles não estariam na categoria de baixo risco.

               Além de acelerar o período do ensaio clínico, essa forma de conduzir o procedimento também implicaria uma quantidade menor de voluntários, afirmam os pesquisadores.

               No texto, eles afirmam que o número de vidas poupadas com isso pode ser na casa do milhão.

               Os autores também argumentam que há outras circunstâncias sociais em que pessoas encaram riscos grandes para salvar vidas: bombeiros e doadores de órgãos que estão vivos, citam.

               É uma abordagem não-convencional, eles concluem, mas a força do novo Coronavírus força a encarar esse tipo de ensaio.

               Eyal afirma que já recebeu respostas de pessoas que estão dispostas a encarar o risco: 

“Fomos inundados por mais de cem pedidos de pessoas que querem ser voluntárias”
               Ele disse, ainda que ele mesmo não conduza os ensaios.

               Com Informações de: G1 Bem Estar.

FRANCISCO SÁ-MG - Carreta carregada de polietileno pega fogo na BR-251

Condutor contou que as chamas começaram no motor do veículo e se alastraram; rodovia ficou interditada nos dois sentidos. Motorista não se feriu.


               Os bombeiros de Francisco Sá-MG combateram um incêndio em uma Carreta na BR-251, no início da tarde deste Sábado (200404). O motorista não sofreu ferimentos e contou que as chamas começaram no motor do veículo e se alastraram.

“Houve explosão dos tanques de combustível que estavam cheios e o fogo atingiu a carga de granulado de polietileno. O motorista tentou conter o incêndio usando um extintor, mas o fogo se alastrou rapidamente”
               Explicou o sargento Érico Soares Braga.


               Foram gastos cerca de 5.000 litros de água para conter o incêndio e parte da carga ficou destruída. 
               A carreta saiu da Bahia e seguia para o Paraná.

               O incêndio foi por volta das 13:00 horas e a rodovia ficou interditada nos dois sentidos por 01:30 hora.

               Com Informações de: G1.

VAZANTE-MG - A Secretaria Municipal de Saúde comunica o primeiro caso positivo de COVID-19



                A confirmação não se trata dos pacientes que aguardam resultados da FUNED e sim, de um senhor que deu entrada em um Hospital particular de Patos de Minas-MG e testou positivo.
                Ele está internado e sem previsão de alta.

                O Boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG divulgado nesta Quarta-feira (200401), apontou 11 casos em suspeita na cidade.


Assim Sendo,

11 - Vazante-MG - casos suspeitos, 1 Caso Positivo.


                Com Informações de: Boa Nova FM.

BRASIL - Casos de coronavírus em 4 de abril continua acelerado

O Boletim Epidemiológico Atualizado - BEA, Informa que Secretarias Estaduais de Saúde contabilizam 9.391 infectados em todos os estados e 376 mortos. Bahia registra sétima morte.


                As Secretarias Estaduais de Saúde divulgaram, até as 12:30 horas deste Sábado (200404), 9.391 casos confirmados do novo Coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 376 mortes pela Covid-19
                Apenas três estados ainda não registraram mortes: 

                Acre
                Amapá
                Tocantins.

                Na manhã deste Sábado, a Bahia registrou a morte por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Paciente era uma mulher de 28 anos, que tinha ido a Itapetinga-MG realizar uma cesária. 
                O Amazonas confirmou mais 5 mortes, somando 12.


                Pernambuco registrou mais 4 mortes de pacientes com Coronavírus (Sars-Cov-2), neste Sábado (200404). Com isso, subiu para 14 o número de óbitos de pessoas com a Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Além disso, houve 40 novos casos confirmados, totalizando 176.

                Um boletim epidemiológico feito pelo Ministério da Saúde nesta Sexta-feira (200403), diz que Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas podem estar na transição para uma fase de aceleração descontrolada da pandemia.

                O Distrito Federal registrou 22 novos casos, somando 658. Na Sexta-feira (200403), o ministro da saúde, Henrique Mandetta, demonstrou preocupação com o estado e disse que o Distrito Federal é "o primeiro [colocado], com número bem maior inclusive que São Paulo nessa relação de número de casos confirmados pela população."

                O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de Sexta-feira (200403), aponta 359 mortes e 9.056 casos confirmados de Coronavírus no Brasil.


                O avanço da doença está acelerado: 

                Foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de Fevereiro a 21 de Março). 

                Outros 2.000 casos foram confirmados em apenas seis dias (de 21 a 27 de Março),
 
                Quase 4.000 casos em apenas outros 6 dias, (de 27 de Março a 2 de Abril), quando a contagem bateu os 8.000 infectados.

                Fonte: Ministério da Saúde.

                Com Informações de: G1 Bem Estar.

BRASÍLIA DE MINAS-MG - Idoso que estava na lista de suspeitos de Coronavírus, morre em hospital

Paciente de 77 anos era de Juvenília e foi transferido do Hospital Cristo Rei de Montalvânia para Brasília de Minas no dia 26 de Março.


                Um idoso que estava internado com suspeita de Coronavírus morreu no hospital de Brasília de Minas-MG, nesta Sexta-feira (200403). O paciente era de Juvenília-MG e foi transferido do Hospital Cristo Rei de Montalvânia-MG para o Hospital Municipal Senhora Sant'Ana no dia 26 de Março. Ele estava na lista de casos suspeitos do Estado e o resultado do exame ainda não foi divulgado.

                A Prefeitura de Juvenília-MG informou ao G1 que o paciente, de 77 anos, era hipertenso e cardiopata. Ele procurou atendimento em um posto de saúde apresentando falta de ar e hipotensão, e foi levado para o Hospital de Montalvânia, onde recebeu atendimento e depois foi transferido para a UTI em Brasília de Minas-MG.

                No dia da consulta no PSF, ele relatou que não teve contato com nenhuma pessoa com suspeita da doença e já estava sentindo cansaço há alguns meses.

                O idoso faleceu por volta das 18:00 horas desta Sexta-feira (200403) e o corpo será enterrado neste Sábado (200404) em Juvenília
                Sem velório.

“Segundo a direção do hospital, o paciente apresentou instabilidade hemodinâmica e múltiplas comorbidades, inclusive com disfunção de múltiplos órgãos”
                Diz a nota enviada pela Prefeitura de Juvenília.

                Em nota, o Hospital Cristo Rei de Montalvânia esclareceu que está seguindo o Protocolo de Saúde e tomando todas as medidas necessárias ao atendimento para garantir a segurança de seus pacientes, familiares e funcionários.

Casos

                A Secretaria Municipal de Saúde de Juvenília notificou 05 casos suspeitos, 03 foram descartados. 
                04 casos constatam no Boletim do Estado.

                Já a Prefeitura de Montalvânia investiga 20 casos suspeitos e 15 aparecem no Boletim do Estado.

                Com Informações de: G1.

SÃO JOÃO DAS MISSÕES-MG - Prefeitura notifica primeiro caso suspeito de coronavírus em indígena

Dos 13.000 habitantes, a estimativa é de que 8.000 sejam indígenas da etnia Xackriabá, incluindo o prefeito e a vice. Segundo Prefeitura, o caso suspeito é de um jovem, que estuda em outro estado e retornou recentemente para o Norte de Minas Gerais.


                A Prefeitura de São João das Missões-MG notificou o primeiro caso suspeito de Coronavírus em indígena. Dos 13.000 habitantes, a estimativa é de que pelo menos 8.000 sejam indígenas da etnia Xackriabá, incluindo o prefeito e a vice-prefeita.

                Segundo as informações da Secretaria Municipal de Saúde, o caso suspeito é de um jovem de 23 anos, que estuda em outro estado e retornou recentemente para o Norte de Minas Gerais. Ele vive em uma das mais de 30 aldeias presentes no município e mora com o pai.


                O rapaz apresentou sintomas gripais leves 11 dias após voltar para São João das Missões. Ele teve febre e tosse e está sendo monitorado pela equipe de saúde do município. 
                O estudante já está em isolamento.

                Além do caso dele, a Prefeitura monitora mais dois pacientes com suspeitas da Covid-19. Apenas uma notificação consta no Boletim do Estado. 
                Todos permanecem em isolamento domiciliar.

                Com Informações de: G1.

SALINAS-MG - Motorista perde o controle da direção ao passar por buraco e van cai em barranco na BR-251 e cinco pessoas ficam feridas

Acidente ocorreu na BR-251, entre Salinas e Santa Cruz de Salinas. Feridos foram levados para hospitais de Taiobeiras, Pedra Azul e Salinas-MG.


                 Um acidente com uma van deixou cinco pessoas férias nesta Sexta-feira (200403) entre os municípios de Salinas-MG e Santa Cruz de Salinas-MG

                 Testemunhas disseram ao Corpo de Bombeiros que o motorista seguia pela BR-251, quando perdeu o controle ao passar por um buraco. O veículo com 14 passageiros caiu de um barranco de quatro metros de altura.

                 Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros, várias ambulâncias do SAMU e uma da Prefeitura de Curral de Dentro-MG foram acionadas. Três pessoas foram encaminhadas para unidades de saúde em Taiobeiras-MG, uma para Pedra Azul-MG e outra para Salinas
Não há informações sobre o estado de saúde delas. 

                 Os demais passageiros tiveram escoriações leves e foram atendidos no local. 
                 O trânsito está liberado.

                 Com Informações de: G1.

ARAÇUAÍ-MG - Quatro armas e apetrechos usados na fabricação de armamentos são apreendidos e um homem foi preso

Polícias Civil e Militar realizaram uma operação conjunta na comunidade de Alfredo da Graça. Homem foi denunciado diversas vezes por vender armas, ameaçar moradores e fazer disparos em vias públicas.


               Uma operação em conjunto das Polícia Civil e Polícia Militar terminou com a apreensão de quatro armas e vários apetrechos usados na fabricação de armamentos na zona rural de Araçuaí-MG
               Um homem, que já tinha passagens por ameaça e porte de arma, foi preso.

               A ação teve como foco o homem, que é morador da Comunidade rural Alfredo Graça. Ele foi denunciado diversas vezes por vender armas, proferir ameaças e fazer disparos em vias públicas. As equipes foram ao local para verificar a veracidade das denúncias anônimas.

               Na casa dele, foram encontradas armas, munições, inúmeros apetrechos para fabricação e consertos de armas. 
               Os policiais apreenderam ainda duas redes e 10 tarrafas.

               O homem foi levado para a delegacia junto com o material encontrado.

               Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS