PESQUISA NESTE SITE:

18 setembro 2019

MONTES CLAROS-MG - Homem é preso com 29 tabletes de maconha e R$3.000,00

Segundo a PM, homem tem passagens por homicídio, tráfico de drogas e posse ilegal de armas. Ele disse para os policiais que está cumprindo prisão domiciliar.


                 Um homem de 27 anos foi preso com 29 tabletes e duas porções menores de maconha e cerca de R$3.000,00 em Montes Claros-MG nesta Terça-feira (190917). 

                 Segundo as informações da Polícia Militar, ele cumpre prisão domiciliar e tem passagens por homicídio, tráfico de drogas e posse ilegal de armas. A ação contou com a participação de uma cadela das Rondas Ostensivas com Cães.

                 A prisão ocorreu após o Grupo de Proteção à Vida da PM receber informações de que o homem teria ido buscar drogas em Belo Horizonte-MG para um traficante. Durante as buscas em um casa no Bairro Santos Reis, foram apreendidas porções de maconha em cima de uma geladeira e dentro de uma aparelho de DVD
                 O dinheiro foi encontrado no local e estava no bolso de uma bermuda.

                 Os policiais encontraram duas chaves e descobriram que eram de outra residência no Bairro Renascença. As equipes fizeram buscas no segundo imóvel, que ainda está em construção e apreenderam 29 barras de maconha dentro de um saco, embaixo de uma escada. 
                 Uma balança e uma faca também foram encontradas pelos militares.

                 O homem disse para a PM que estava em prisão domiciliar há mais de um ano. Ele foi levado para a delegacia junto com o material apreendido.

                 Com Informações de: G1.

CABECEIRA GRANDE-MG - Curso de Ações e Operações preventivas e Repressivas


                Nesta Sexta-feira (190917), em Cabeceira Grande-MG, em cumprimento ao memorando nº 30.007/19 - 16ª RPM, bem como em observância ao contido na Instrução nº 3.03.23/17-CG, a Polícia Militar realizou treinamento para os militares de Cabeceira Grande e Palmital de Minas sobre Ações e Operações Preventivas e Repressivas voltadas à explosão de agências bancárias.

                A equipe formada por:
Ten Kátia Analu
Sgt Nunes
Sgt Nivaldo
Sgt Prado
Sgt Elton
Sgt Paulo Cruz
Sgt Hélio, 
Cb Dácio, 
Cb Joilson, 
Cb Mendonça, 
Cb Aquino, 
Cb Barros, 
Cb Gomes, 
Cb Rocha, 
Cb Nascimento, 
Sd Ribeiro, 
Sd Pires. ministraram o curso para os militares de Cabeceira Grande e Palmital que participaram da instrução teórica e prática, tendo oportunidade de praticar a montagem/desmontagem de armamento de alta energia, deslocamento tático da Patrulha Policial Militar e efetuar disparos com munição de festim.

                Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

TRÊS MARIAS-MG - Incêndio danifica casa no Parque nas Nações

Casal e bebê recém-nascido moram no local, ninguém estava na casa no momento do incêndio. Bombeiros usaram quatro mil litros para apagar o fogo.


                   Um incêndio atingiu uma casa no Bairro Parque das Nações, em Três Marias-MG, nesta Terça-feira (190917). Segundo as informações dos Bombeiros Voluntários, um casal e um bebê recém-nascido, de um mês, moram na residência. 
                   Ninguém ficou ferido.

“É provável que o incêndio tenha começado depois de um curto- circuito. A tomada do fogão, que é elétrico, fica perto do botijão, a mangueira acabou aquecendo e houve vazamento de gás”
                   Explica Fabrício Oliveira, coordenador dos Bombeiros Voluntários de Três Marias.

                   O fogo destruiu totalmente a cozinha da casa. Móveis e eletrodomésticos também foram danificados. 
                   Os bombeiros foram acionados por um vizinho.

“Felizmente não havia ninguém na residência no momento da ocorrência. Com o calor das chamas, o forro de PVC caiu e havia muito fumaça, condições que poderiam colocar em risco a vida do casal e do bebê, que é recém-nascido” 
                   Destaca Fabrício Oliveira.


                   A dona da casa estava na residência de vizinhos e esteve no local enquanto os bombeiros trabalhavam, a Polícia Militar também acompanhou a ocorrência. Ela foi orientada a sair do imóvel. Quatro mil litros de água foram utilizados para o combate, que contou com a atuação de quatro bombeiros.

                   Com Informações de: G1.

TAIOBEIRAS-MG - Suspeitos de assaltos são detidos pela PM com motos roubadas

Dois jovens, de 16 e 19 anos, foram detidos com os veículos. Um rapaz de 20 anos foi preso, suspeito de dar abrigo para os criminosos.

                  Dois jovens, de 16 e 19 anos, foram detidos nesta Terça-feira (190917) em Taiobeiras-MG suspeitos de envolvimento com vários roubos. 

                  Outro rapaz de 20 anos, também foi preso; segundo a Polícia Militar, a casa dele estaria sendo usada como esconderijo para os assaltantes. 
                  Duas motos foram recuperadas.

                  Uma equipe da PM seguia de Taiobeiras para Indaiabira-MG quando suspeitou de dois homens que andavam em duas motos moto pela estrada. Os militares deram ordens de parada para os motociclistas, que aceleraram e fugiram.

                  Durante o percurso, um deles caiu e fugiu para um matagal, ele foi identificado como sendo um menor de 17 anos. Segundo a PM, a moto do outro envolvido na ocorrência foi roubada no dia 15 deste mês. 

                  O outro motociclista, de 19 anos, foi capturado. Ao ser questionado, o rapaz contou que roubou o veículo, que estava sem placa e com o chassi picotado, no início de Setembro. 
                  Ele ainda apontou que agiu com dois comparsas.

                  Os policiais fizeram buscas para tentar encontrar os comparsas e conseguiram localizar o adolescente de 16 anos na Comunidade Rural de Benfica, em Indaiabira
                  De acordo com a PM, ele confirmou participação nos crimes. No momento da abordagem ao menor, o rapaz de 20 anos acabou sendo preso suspeito de dar abrigo aos assaltantes.

                  Segundo as informações da PM, o adolescente já foi apreendido anteriormente por ameaça, tráfico de drogas, agressão e roubo. O envolvido de 20 anos já foi preso por porte ilegal e arma. 
                  As duas motos e os três detidos foram levados para a delegacia.

                  Com Informações de: G1.

BRASIL - Quarta-feira (18) Símbolos nacionais são homenageados - A bandeira brasileira pode ser usada em roupas?

Bandeira, brasão, selo e o Hino Nacional são homenageadas nesta Quarta-feira (18). Veja significados e teste seus conhecimentos.


                Presentes em documentos, prédios públicos e até em pontos turísticos, os símbolos nacionais representam a identidade do país. No entanto, muitos brasileiros não sabem quais são eles e seus reais significados.

               Nesta Quarta-feira (190918), data instituída em lei para homenagear os símbolos da República, o G1 ouviu um historiador especialista em História do Brasil e preparou um 'Quiz' para testar os conhecimentos do leitor (veja abaixo).

               Afinal, pode ou não estampar a bandeira brasileira em shorts e camisetas? E quantos hinos nacionais há em vigência no país?

QUIZ: Teste seus conhecimentos sobre símbolos nacionais.

1 - A bandeira brasileira hasteada a meio mastro significa luto?
SIM


               Quando é usada em funeral ou para representar luto no país, a bandeira fica hasteada a meio mastro. Quando conduzida em marcha, o luto fica indicado por meio de um laço de crepe atado junto à lança.

- É proibido usar roupas com estampa da bandeira do Brasil?
SIM.



               Segundo o artigo 31 da lei 5.700, de 1971, é proibido usar a Bandeira do Brasil como roupa, pano de boca, forro de mesa, cobertura de placas, ou revestimento de tribuna, painel, monumento e retrato. 
               A norma prevê pena de prisão ou multa para quem descumprir a regra. Não há restrição quanto ao uso das cores verde e amarelo.

3 - A bandeira brasileira pode ser jogada no lixo quando estiver danificada?
NÃO.



               A bandeira não pode ser descartada no lixo. O exemplar que estiver em mau estado de conservação ou com algum defeito deve ser entregue a qualquer unidade militar. As bandeiras danificadas são incineradas em cerimônia que ocorre em 19 de Novembro, Dia da Bandeira.

4 - As estrelas estampadas na bandeira representam a posição real das constelações no céu?
NÃO.



               As estrelas que estão na bandeira do Brasil correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 08:30 horas do dia 15 de Novembro de 1889, data da Proclamação da República
               Além disso, as estrelas estão invertidas em relação à sua posição original, porque é como se fossem vistas por um observador "situado fora da esfera celeste".

5 - Os ramos de folhas no brasão nacional simbolizam fumo e café?
SIM.



               Ao redor do brasão, fica uma coroa formada por um ramo de café frutificado e outro de fumo florido. Os símbolos representam os principais produtos de exportação do Brasil à época

6 - O Brasil tem apenas um hino nacional em vigência?
NÃO.


               Na verdade, o Brasil tem 5 hinos nacionais em vigor:

               Hino Nacional,
               Hino da Independência do Brasil,
               Hino da Proclamação da República,
               Hino à Bandeira Nacional e
               Canção do Expedicionário.

Bandeira Nacional


               Talvez o mais conhecido dos símbolos nacionais, a bandeira do Brasil foi instituída em 1889, logo após a Proclamação da República. Na época, o novo governo manteve a tradição das antigas cores do, então, Império Português, o verde e amarelo.

               Para o doutor em história Jaime de Almeida, da Universidade de Brasília - UnB, apesar da passagem do Brasil colônia para a República, o desenho da bandeira pouco se alterou ao longo dos anos.

"A principal mudança ocorre com a Proclamação da Independência, quando o escudo da monarquia foi retirado do centro da bandeira e foi introduzido o desenho geométrico, de Debret."

               De acordo com o pesquisador, o verde da bandeira, na verdade, faz referências à Dinastia de Bragança, e o amarelo à Dinastia Habsburgo, de Portugal e Áustria, respectivamente. 

"Isso se usa até hoje, com algumas pequenas alterações"
               Diz.

               A informação, no entanto, diverge do que é ensinado em escolas brasileiras: do verde, em referência às matas, e o amarelo, às riquezas do país.

"A bandeira da república do século XIX eliminou alguns traços da bandeira anterior, que remetiam ao passado português e conservou o que veio da Independência até hoje."

Hino


               Com a melodia composta em 1822, o Hino Nacional brasileiro já teve duas versões oficiais ao longo da história. A primeira foi executada em 1831, quando da abdicação de Dom Pedro I. A outra é do tempo de Dom Pedro II.

               Com a República, o novo governo decidiu eliminar as lembranças do Império e, então, um concurso foi criado para escolher o novo hino. Para agradar, a música foi mantida e uma outra letra eleita. 

               Ganhou a composição escrita por Osório Duque Estrada em 1909, que é a versão que cantamos até hoje.

               Um dos registros mais antigos do Hino Nacional foi escrito a mão pelo próprio autor. O documento está guardado nos arquivos da Academia Brasileira de Letras e é datado de 1922.

"O hino se cristalizou como forma de conciliação entre a tradição imperial e a inovação republicana"
               Explica Almeida.

"A nova letra, rebuscada, no estilo parnasiano, e a música que as tropas das Forças Armadas estavam acostumadas a seguir, representam isso."

Outros hinos

               Apesar de pouco conhecidos, existem também outros hinos nacionais, que representam símbolos importantes para o país:

               O mais antigo é o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I
               O Hino da Bandeira, escrito pelo poeta Olavo Bilac, foi apresentado pela primeira vez em 1906.
               Há ainda a Canção do Expedicionário, o hino cantado pelos pracinhas que lutaram a 2ª Guerra Mundial na Europa.

Brasão da República


               Presente em prédios públicos, o Brasão da República é composto por um escudo azul-celeste apoiado sobre uma estrela de cinco pontas (veja imagem acima). O desenho está disposto na forma da constelação Cruzeiro do Sul, com uma espada em riste.

               Ao seu redor, uma coroa formada por um ramo de café e outro de fumo florido ganham destaque sobre o que o governo chama de "resplendor de ouro".

               O símbolo voltou a ganhar notoriedade em Abril deste ano, quando a Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores passaram a adotar a representação no novo modelo de passaporte comum brasileiro.

Selo Nacional


               O Selo Nacional é baseado na esfera da bandeira nacional. 
               A marca é formada por um círculo com os dizeres "República Federativa do Brasil".

               Entre os símbolos, talvez o com o menor número de informações disponíveis em sites do governo, ele é usado para autenticar os atos de governo, diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais.

               Com Informações de: G1.

PLANALTINA-DF - Ministério Público denuncia Marinésio, o 'Maníaco em série', pela morte de funcionária do MEC

Advogada Letícia Sousa Curado foi assassinada em agosto; promotores qualificaram crime como feminicídio. Acusado é investigado por, ao menos, 10 casos de abuso sexual.


                 O Ministério Público do Distrito Federal denunciou o cozinheiro Marinésio Olinto, de 41 anos, pelo assassinato da advogada Letícia Sousa Curado Melo, de 26 anos. A denúncia encaminhada à Justiça nesta Terça-feira (190917) qualifica o caso como feminicídio.

                 O corpo da funcionária do Ministério da Educação - MEC foi localizado em 26 de Agosto, após três dias do desaparecimento (veja mais abaixo). Na época, Marinésio foi preso preventivamente e confessou o crime à polícia.

                 Um laudo da Polícia Civil apontou que a vítima foi morta por esganamento e não sofreu violência sexual. Até esta Quarta-feira (190918), a delegacia que investiga o caso não tinha informado a tipificação do crime.

                 O acusado foi chamado pelos investigadores de "maníaco em série". O secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, o trata como "serial killer"
                 Ao menos 10 mulheres relataram terem sido vítimas de abuso.

                 Após a denúncia, se o documento for aceito, o acusado se torna réu e vai ser julgado pelo Tribunal do Júri na vara de Planaltina-DF. A pena prevista para crimes de feminicídio varia de 12 a 30 anos de reclusão.


Relembre o caso

                 Letícia Sousa Curado Melo morava no Setor Arapoanga, em Planaltina-DF, com o marido e o filho, de 3 anos. A polícia chegou ao assassino confesso a partir das imagens de um circuito de segurança.

                 As câmeras mostram que às 07:42 horas de Sexta-feira (190823) a advogada entrou no carro de Marinésio dos Santos Olinto, uma Blazer prata. Ela embarcou em uma parada de ônibus, perto de casa.
                 Em depoimento, Marinésio disse que "ofereceu uma carona à vítima".

                 Letícia iria para o trabalho, no Ministério da Educação
                 Ela esperava um ônibus para a Rodoviária do Plano Piloto, quando Marinésio parou a caminhonete.

                 Ele confessou que, no meio do caminho, assediou a advogada sexualmente. Ainda segundo Marinésio, a vítima rejeitou os avanços e ficou assustada.

                 Então, Marinésio enforcou Letícia. O corpo dela foi encontrado três dias depois, dentro de uma manilha, à margem de uma estrada, próximo ao Vale do Amanhecer.

                 O marido também tentou falar com Letícia. Por volta das 15:00 horas ele mandou uma mensagem pelo celular. Como a mensagem não foi visualizada, por volta das 18:30 horas ele foi à delegacia e registrou uma ocorrência.


Maníaco em série

                 Além do assassinato da funcionária do MEC, Marinésio também confessou a morte da empregada doméstica Genir Pereira de Sousa, de 47 anos. O cozinheiro ainda é suspeito de outros dez crimes de violência sexual.

                 Segundo o Instituto de Criminalística da Polícia Civil do DF, foram realizados pelo menos três exames que vinculam Marinésio aos crimes:

                 Laudo do exame do veículo GM-Blazer, que era usado por Marinésio;
                 Laudo do exame do local onde foi encontrado o corpo de Letícia;
                 Laudo do exame do local onde foi encontrado o corpo de Genir;



                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS