Bandeira, brasão, selo e o Hino Nacional são homenageadas nesta Quarta-feira (18). Veja significados e teste seus conhecimentos.
Presentes em documentos, prédios públicos e até em pontos turísticos, os símbolos nacionais representam a identidade do país. No entanto, muitos brasileiros não sabem quais são eles e seus reais significados.
Nesta Quarta-feira (190918), data instituída em lei para homenagear os símbolos da República, o G1 ouviu um historiador especialista em História do Brasil e preparou um 'Quiz' para testar os conhecimentos do leitor (veja abaixo).
Afinal, pode ou não estampar a bandeira brasileira em shorts e camisetas? E quantos hinos nacionais há em vigência no país?
QUIZ: Teste seus conhecimentos sobre símbolos nacionais.
1 - A bandeira brasileira hasteada a meio mastro significa luto?
SIM
Quando é usada em funeral ou para representar luto no país, a bandeira fica hasteada a meio mastro. Quando conduzida em marcha, o luto fica indicado por meio de um laço de crepe atado junto à lança.
2 - É proibido usar roupas com estampa da bandeira do Brasil?
SIM.
Segundo o artigo 31 da lei 5.700, de 1971, é proibido usar a Bandeira do Brasil como roupa, pano de boca, forro de mesa, cobertura de placas, ou revestimento de tribuna, painel, monumento e retrato.
A norma prevê pena de prisão ou multa para quem descumprir a regra. Não há restrição quanto ao uso das cores verde e amarelo.
3 - A bandeira brasileira pode ser jogada no lixo quando estiver danificada?
NÃO.
A bandeira não pode ser descartada no lixo. O exemplar que estiver em mau estado de conservação ou com algum defeito deve ser entregue a qualquer unidade militar. As bandeiras danificadas são incineradas em cerimônia que ocorre em 19 de Novembro, Dia da Bandeira.
4 - As estrelas estampadas na bandeira representam a posição real das constelações no céu?
NÃO.
As estrelas que estão na bandeira do Brasil correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 08:30 horas do dia 15 de Novembro de 1889, data da Proclamação da República.
Além disso, as estrelas estão invertidas em relação à sua posição original, porque é como se fossem vistas por um observador "situado fora da esfera celeste".
5 - Os ramos de folhas no brasão nacional simbolizam fumo e café?
SIM.
Ao redor do brasão, fica uma coroa formada por um ramo de café frutificado e outro de fumo florido. Os símbolos representam os principais produtos de exportação do Brasil à época
6 - O Brasil tem apenas um hino nacional em vigência?
NÃO.
Na verdade, o Brasil tem 5 hinos nacionais em vigor:
Hino Nacional,
Hino da Independência do Brasil,
Hino da Proclamação da República,
Hino à Bandeira Nacional e
Canção do Expedicionário.
Bandeira Nacional
Talvez o mais conhecido dos símbolos nacionais, a bandeira do Brasil foi instituída em 1889, logo após a Proclamação da República. Na época, o novo governo manteve a tradição das antigas cores do, então, Império Português, o verde e amarelo.
Para o doutor em história Jaime de Almeida, da Universidade de Brasília - UnB, apesar da passagem do Brasil colônia para a República, o desenho da bandeira pouco se alterou ao longo dos anos.
"A principal mudança ocorre com a Proclamação da Independência, quando o escudo da monarquia foi retirado do centro da bandeira e foi introduzido o desenho geométrico, de Debret."
De acordo com o pesquisador, o verde da bandeira, na verdade, faz referências à Dinastia de Bragança, e o amarelo à Dinastia Habsburgo, de Portugal e Áustria, respectivamente.
"Isso se usa até hoje, com algumas pequenas alterações"
Diz.
A informação, no entanto, diverge do que é ensinado em escolas brasileiras: do verde, em referência às matas, e o amarelo, às riquezas do país.
"A bandeira da república do século XIX eliminou alguns traços da bandeira anterior, que remetiam ao passado português e conservou o que veio da Independência até hoje."
Hino
Com a melodia composta em 1822, o Hino Nacional brasileiro já teve duas versões oficiais ao longo da história. A primeira foi executada em 1831, quando da abdicação de Dom Pedro I. A outra é do tempo de Dom Pedro II.
Com a República, o novo governo decidiu eliminar as lembranças do Império e, então, um concurso foi criado para escolher o novo hino. Para agradar, a música foi mantida e uma outra letra eleita.
Ganhou a composição escrita por Osório Duque Estrada em 1909, que é a versão que cantamos até hoje.
Um dos registros mais antigos do Hino Nacional foi escrito a mão pelo próprio autor. O documento está guardado nos arquivos da Academia Brasileira de Letras e é datado de 1922.
"O hino se cristalizou como forma de conciliação entre a tradição imperial e a inovação republicana"
Explica Almeida.
"A nova letra, rebuscada, no estilo parnasiano, e a música que as tropas das Forças Armadas estavam acostumadas a seguir, representam isso."
Outros hinos
Apesar de pouco conhecidos, existem também outros hinos nacionais, que representam símbolos importantes para o país:
O mais antigo é o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I
O Hino da Bandeira, escrito pelo poeta Olavo Bilac, foi apresentado pela primeira vez em 1906.
Há ainda a Canção do Expedicionário, o hino cantado pelos pracinhas que lutaram a 2ª Guerra Mundial na Europa.
Brasão da República
Presente em prédios públicos, o Brasão da República é composto por um escudo azul-celeste apoiado sobre uma estrela de cinco pontas (veja imagem acima). O desenho está disposto na forma da constelação Cruzeiro do Sul, com uma espada em riste.
Ao seu redor, uma coroa formada por um ramo de café e outro de fumo florido ganham destaque sobre o que o governo chama de "resplendor de ouro".
O símbolo voltou a ganhar notoriedade em Abril deste ano, quando a Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores passaram a adotar a representação no novo modelo de passaporte comum brasileiro.
Selo Nacional
O Selo Nacional é baseado na esfera da bandeira nacional.
A marca é formada por um círculo com os dizeres "República Federativa do Brasil".
Entre os símbolos, talvez o com o menor número de informações disponíveis em sites do governo, ele é usado para autenticar os atos de governo, diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais.
Com Informações de:
G1.